24 fevereiro 2010

Como se trama um jogador com um bombeiro no incêndio...

A propósito deste livro, que aqui já abordei, e das premissas a encarar no post abaixo sobre o papel e que papel dos "stewards", há uma passagem que o Fernando Mendes conta e importa recordar, até para se saber como se fazem as coisas por outro lado.

Num E. Amadora-FC Porto, em 97 ou 98, o jogo acabou mal, com um penálti no último minuto a dar o 2-2 final aos homens da casa. Houve sururu, polícias em campo e desacatos no túnel em que, alegadamente, um bombeiro se queixou de uma mordidela de Fernando Mendes, lateral-esquerdo portista.
Fernando Mendes foi suspenso, creio que por dois meses.

Até que esse bombeiro gabou-se em público, sim mesmo num almoço num restaurante que não é um sítio privado como alguns podem alegar, de ter inventado a estória e tramado um jogador do Porto. Uma senhora revoltou-se ao ouvir tal coisa, denunciou a marosca, fez saber ao FC Porto e o jogador acabou absolvido.
Para bom entendedor, meia palavra basta.
Para o resto, é ler o livro que vale a pena.
Depois tirem-se as conclusões.

6 comentários:

  1. No dia desse Julgamento estava em diligência no Tribunal Criminal de Lisboa na Pinheiro Chagas - e só não assisti ao julgamento porque estava a fazer outro na sala ao lado. Tive a grata surpresa de cumprimentar e falar com Fernando Mendes e com o Nosso Capitão Jorge Costa que era testemunha. E também com um Senhor Administrador que me ofereceu gentilmente um emblema de lapela que ainda hoje uso em datas especiais.

    Ontem na tasca por debaixo do meu Escritório estavam uns benfiquistas da respectiva Casa da Bairrada a meter uns martinis com cerveja para antecipar o jogo com o Hertha.

    Cheguei-me ao balcão e pedi ao Pereira - que é o dono, meu amigo, e benfiquista - "Oh Pereira, quero um cimbalino à maneira".

    Os gajos da Bairrada riram-se por eu me estar a meter com eles.

    Ainda há benfiquistas que são apenas povo, como nós.

    E neste momento em que a mafia instalada pelo Benfica nos está a tentar fazer a folha como tentaram o ano passado, convém perceber que há benfiquistas que são pessoas normais. Só pecam por ter mau gosto desportivo. Não se pode meter tudo no mesmo saco.

    ResponderEliminar
  2. carneiro, e não poderá dar-nos uma ajuda jurídica com um testo a enquadrar a situação actual? Eu gosto de cortar a direito, mas o Direito deve ser explicado sem togas para todo o povo perceber que não pode ser, longe disso, uma ciência oculta. Aliás, nem sei se é Ciência...

    ResponderEliminar
  3. Há tempos acabou, felizmente bem, um caso horrível que se passou em Inglaterra com um imigrante português, que tinha sido condenado culpado da morte da namorada. Toda a prova se baseou numas imagens de vigilância onde peritos viram a senhora momentos antes e num local pouco distante de onde o corpo foi encontrado, com uma bolsa a tiracolo, que a polícia descobriu no apartamento do imigrante. - Veio-se depois a comprovar que não se via nada na imagem e que o perito que tinha visto a bolsa já anteriormente em outros casos tinha visto o que lhe dava jeito ver! Mas, foi só quando esse perito se suicidou que o tribunal achou que tinha que rever os casos sem outras provas se não as imagens.
    Claro que esta história pelo que implica é de uma gravidade que os castigos do túnel nunca terão, mas, neste caso a prova também não está demonstrada, e acho que o deveria ser. Ninguém põe isto em dúvida, provavelmente porque os jogadores Hulk e Sapunaru têm a consciência que bateram; mas isso não impede que à justiça caiba comprovar... e, se no caso do bombeiro ele não tivesse confessado a tramóia a justiça, por não ter efectivamente feito prova, teria servido um prato estragado... E, é esta falta de objectividade e qualidade que me assusta...

    ResponderEliminar
  4. Zé Luis,

    No meu modesto blog editei um poste em linguagem corrente e acessível sobre o Princípio da Tipicidade e a proibição da analogia em Direito penal e disciplinar.

    A linguagem de direito é ligeira que é para se perceber. E dou exemplos. O texto até era dirigido a benfiquistas, por isso tive que falar simples...eheheh

    Se me der a honra de passar por lá
    http://xiclista.blogspot.com/2010/02/pontape-um-cao.html.

    Espero ter sido util.

    Obviamente que aquela parte do "enxerto de porrada" é um exagero só para picar os meus amigos benfiquistas.

    Vivo e trabalho em Lisboa e o meu portismo é tipo guerrilha, a picar sempre que posso, mas sem esquecer que antes de tudo somos homens e há bons e maus em todo o lado. Se bem que ultimamente os maus se tenham concentrado lá para os lados de Carnide ao ponto de se tornar insuportável o mau hálito. Ainda me lembro do tempo em que ser benfiquista era ser cavalheiro e "palavra de benfiquista" era palavra de gente séria.

    E devo acrescentar que lido diariamente e sou amigo de benfiquistas que são sérios e que até acham esta coisa do tunel um disparate completo.
    O que eles dizem é que agora que finalmente têm equipa para discutir o campeonato de igual para igual é que o Orelhas vem com estas porcarias para roubar o mérito dos golos do Cardoso.

    ResponderEliminar
  5. Já agora, recordam-se quem era o Árbitro desse jogo na Amadora...? ;)

    É só comparar aquela Arbitragem com o que agora escreve n'O JOGO!

    ResponderEliminar
  6. Obviamente que aquela parte do "enxerto de porrada" é um exagero só para picar os meus amigos benfiquistas.

    Atão mas exagero porquê? É só pagar a multa.

    ResponderEliminar