06 fevereiro 2010

Manuel do jornalismo


Vi o Porto 5estrelas-5golos com o Sporting eterna juventude, cantera e blá, blá mais o golo inútil mas único do Liedson no Dragão. Estava longe mas, no dia seguinte, acedi à bolha. Eu já estranhava a presença do balde mar, da TVI, e a sua passagem pelo Porto incólume, ninguém deu por ele ou por ser insignificante ou por não ter estaleca para levar um estalo. Não estranhava a ausência do manhoso do querido João, depois daquelas peripécias (de ambos) do jogo da Taça em Belém, na ronda anterior. Mas já seria muita novidade saber que o intestino Delgado teria ido ao jogo, pois acedi à bolha e a sua crónica lá estava, no day after do terramoto de grau 5 que arrasou com a equipazinha deixada por Paulo ventoinha Bento.
Parece que corre por aí que, tendo sido vedada a entrada da equipa da bolha no Dragão, o intestino Delgado se limitou a fazer a crónica pela tv. Não sei, mas admito que sim, porque na edição do dia nada li, ou não se passou nada disso que contam, ou acobardaram-se para nada revelarem do sucedido se tal sucedeu, ou eu sou mesmo distraído a ler a bolha e passo ao lado de muitas coisas. Depois, só depois parece que os paladinos da verdade desportiva se queixaram em qualquer tasca que foram mal servidos... Ah, e entretanto meteram-se numa guerra a bolha com o nojo por causa de quem vê melhor as imagens dos túneis...
Bom, o forróbódó que aí vai com a bolha do lado de fora do estádio e o gozo de o intestino Delgado ter cagado postas de pescada ao longe (como eu), pela tv.
Mas ninguém terá dado conta do que ele escreveu, verdadeiramente. Pois a sua crónica, fosse in loco ou pela tv - já que tem-se entretido a ver muitas imagens de circuito fechado... -, foi um atentado ao jornalismo, autêntica obra de escória esportiva em manual brasileiro do Sertão ou manha digna de "ugandês"...
Eu li, relutante mas li, só para ver, enquanto esfregava os olhos por não crer que ele tivesse mesmo ido ao Dragão, por falta de coragem. E o que li?
O melhor que escreveu do FC Porto foi que "jogou a seu bel-prazer" (não sei se tinha hífen...), cito de memória. No total, nem dois parágrafos.
Falou tanto do Sporting, sem mencionar "humilhação", que ocupou, por certo distraído, 95% da crónica a falar do que o Sporting (não) fez, blá, blá, blá, blá.
Foi uma lição de manual de jornalismo, feita pelo Manuel Delgado.
Não lhe devem ter dito que o jogo ficou em 5-1, melhor 5-2 porque o golo final de Liedson (saravá!) serviu-lhe para uma croniqueta, tão pessoal como a crónica do jogo, a lembrar uns 5-1 que o Porto levou em Alvalade há 35 ou 36 anos depois de Cubillas ter aberto o activo "ladeando Damas" como se tivesse visto esse jogo. E foi nesse recanto, por natureza intimista, que o intestino lá falou da "humilhação" do Dragão e de como o 5-2 foi pior, apesar de tudo, que o 5-1 que a sua memória logrou evocar numa noite de gala do FC Porto que ele desprezou na crónica do jogo.
Mais patético e caricato que isto é difícil. Embora eu lembre uma do Manha, mas aí o benfas ganhou, em que no antetítulo, títulos e pós-título não falou do FC Porto. E foi naquele jogo do canto directo do Clayton, que o Bossio tirou a bola da baliza, que o Manha obviamente não viu e só no day after logrou perceber que as imagens virtuais da RTP denunciaram que nem sempre o Martins dos Santos beneficiava o FC Porto...
Esta é a escola da escória desportiva. Também pela TV.
Quanto ao tipo que substituiu, ao lado do balde mar, Manuel Queiroz anunciado como comentador para o Dragão, não sei e mal ouvi. O Manel, esse, apareceu no dia seguinte, no Braga-Rio Ave... Importâncias...

5 comentários:

  1. -

    Da escória, ralé dessa escumalha de eunucos rabudos (Delgados, Pinonas, Goberns, Manhosos, Mauzinhos...) há que salientar hoje mais um panão, penedo com dois olhos:

    Otávio (Otelo, (chifrudo) Lopes do Correio da Maralha... a dizer que as águias (fala por ele) desconfiam do árbitro (benfiquista) Jorge Sousa, isto só porque PC em 2004... disse qie ele era um bom árbitro!!!!

    Bando, corja de vermesLHUSCOS

    ResponderEliminar
  2. Zé Luís, esses mestres do escárnio, essas amostras de jornalistas que abatem constantemente o FCP jamais levarão a melhor, podem fingir-se de imparciais (que gargalhada) que nunca nos enganarão. São demasiados anos a levar com eles, já nem é possível identifica-los a todos. Não existe imparcialidade em lado nenhum, não conheço ninguém imparcial, muito menos no jornalismo. Todos tomamos posições, baseadas nas nossos gostos. E agora uma pergunta: a quem é que nos queixamos destes vexames a que somos constantemente sijeitos por essa corja ? a quem pedimos justiça pelo mal diário que nos causam ?

    ResponderEliminar
  3. Este intestino delgado como guarda redes foi uma merda,como comentarista merda é.O nome está bem dado.

    ResponderEliminar