11 fevereiro 2010

Antecipa-se para a SIC ou adia-se como manda o regulamento da Liga?

Allgarve, all problems: a Taça da Treta é a 20 de Março, dois dias após uma eliminatória europeia previsivelmente com o Benfica, ou a 21 como está no calendário de competições? A antecipação com o Leiria é mais uma forma de fazer as coisas por outro lado: se tivessem jogado na Taça de Portugal no dia 3, só poderiam encontrar-se no campeonato a 24 de Março.





imagem, sempre picante e irreverente, do Vermelhices.com

Está aí mais um "caldinho" a pedir tempero, mas o ogre da Liga lá aparece de vez em quando para bolçar banalidades e preocupar-se com patrocinadores e apostas desportivas. Os basbaques aplaudem a inexistência de "governo" da Liga dos conluios, onde a separação de poderes deve ser preservada mas uma "magistratura de influência" não deve ser desprezada a não ser que o cenário seja mesmo uma tasca mal frequentada com um taberneiro a condizer.
E o que se desenha, desde já, para a Taça da Treta antes da intervenção do CEMFA em vez da pacífica PSP lisbonense?
Sobre a final da Taça da Treta: a Liga comunicou esta semana que a final da Taça da Treta será no Algarve.
Mais nada. Não falou em data, apontou só o estádio.
Quanto a data, está marcada 21 de Março no calendário de competições.
A SIC, por ter os direitos tv da prova, propaga que a final é a 20 de Março. São os novos donos da bola.
Há uma eliminatória da Liga Europa a 11 e 18 de Março. Se o Benfica passar, como espero e desejo (mas não que ganhe na Alemanha...), agora frente ao Hertha, jogará essa eliminatória. Dia 18 a 2ª mão. Acreditam que a final do Algarve será a 20 de Março?
Neste caso adia-se. Com o Leiria, para o campeonato, antecipou-se.
Curiosamente, o regulamento de competições não fala em antecipações, como bem notou José Guilherme Aguiar no Dia Seguinte esta semana.
Não fala mesmo. Leia-se o nº 3 do artigo competente:
Depois do início da segunda volta, os jogos adiados têm de ser realizados no decurso da mesma semana, ou nas duas semanas seguintes, caso um dos Clubes tenha de realizar nessa semana outro jogo das competições oficiais nacionais ou internacionais da U.E.F.A. ou da F.I.F.A. e ainda no caso de se realizar um jogo da Selecção Nacional e qualquer dos Clubes intervenientes tenha jogadores convocados.
Ora, a verdade é que, com a Liga Europa à porta, mais o jogo da selecção dia 3 com a China em Coimbra, não há datas "nas duas semanas" seguintes à data prevista, dia 21, para o Benfica-Leiria, no calendário. Mete-se sucessivamente, a meio da semana, a 2ª mão dos 1/16 da Liga Europa, Portugal-China, mais Liga Europa a 11 e 18 de Março, Taça da Treta a 20/21 e só a 4ª feira seguinte, 24 de Março está livre. Logo, o Benfica-Leiria só teria de jogar-se aí, curiosamente uma data reservada para a Taça de Portugal (1ª mão das meias-finais).

No limite, poderia o dia 3 de Março ficar livre. Face ao calendário, se Carlos Queiroz não convocasse algum dos raros benfiquistas de vez em quando chamados para os treinos da Selecção, o Benfica-Leiria seria jogado dentro dos prazos estipulados pelo regulamento.

Recorde-se que até Scolari, curiosamente para um jogo em Coimbra, com a Suécia em Abril de 2004, de preparação para o Euro-2004, dispensou da convocatória jogadores do FC Porto devido a sobrecarga de jogos e por se aproximar, então, a semifinal com o Corunha, na Champions.

Mas estas coisas devem fazer-se com sentido de Estado, mas como na Liga não há nada além de serrim, pouco resta a fazer senão varrer o lixo para debaixo do tapete. Assim a modos que o sonso PGR sobre as escutas da Face Oculta deste regime putrefacto com leis à medida dos poderosos e mesmo assim com salvaguardas...

Porque se o Benfica, ou o Leiria, tivessem jogado a Taça de Portugal a 3 de Fevereiro, na ronda dos 1/4, a verdade é que o Benfica poderia, e deveria, adiar o jogo com o Leiria e só o jogaria a 24 de Março. Nunca teria podido antecipá-lo e limitar-se-ia às datas disponíveis. Curiosamente, data reservada para a Taça de Portugal, quando o FC Porto visitar o Rio Ave.
Mas, ó diabo, abriu-se a excepção. Só por conluio, ao arrepio dos regulamentos.
Porque para fazer as coisas por outro lado só com a conivência da Liga dos conluios e do próprio adversário, sendo que o Leiria também "apanhou" os efeitos do Apito Dourado desencadeado pelas influências mefistotélicas do clube do regime e devia ter cuidado com quem se mete sob pena de levar...
Com o falsear da verdade desportiva continuamos todos a levar por tabela. Ai, ai, ai, quem nos acode?...

Sem comentários:

Enviar um comentário