22 fevereiro 2010

Uma onda que afogou o Belenenses em 1978


Também os azuis chegaram às Antas, à 22ª jornada, só com oito golos sofridos. Naquela tarde levaram seis secos...
Há dias assim e o que aconteceu ao Braga na visita ao FC Porto, sofrendo 5 golos defesa que tinha apenas 8 encaixados em 19 jornadas, já sucedeu ao Belenenses.
Há tempos, a propósito de qualquer coisa, trouxe aqui essa memória. À 22ª jornada de 1977-78, com oito golos sofridos até então, os azuis apresentaram-se nas Antas, de tarde naquele tempo, com uma superdefesa, Jorge Martins na baliza salvo erro, que tinha encaixado golos em apenas 4 jogos: 2-0 do Benfica e do Braga (2ª e 4ª jornadas, respectivamente), 3-1 do Sporting e um golo do Estoril (2-1).
Pois esse recorde levou seis rombos, depois de Pedroto tirar Gabriel, o defesa-direito, e lançar o "foguete" Seninho" logo aos 15'. O Mestre não pactuava com ferrolhos alheios e a gaiola abriu logo, acho que chegou a 2-0 ou 3-0 ao intervalo e acabou na meia dúzia, pelo que me lembro.
O lance magistral de contra-ataque deu o 3-0 no domingo, com a bola sacudida da área, Álvaro Pereira a sair a jogar, tabelar e lançar Varela para a fuga que permitiu a "assistência" para Falcao carimbar.
Um golo, então em 1978, o 4-0 ou 5-0, surgiu na sequência de um canto do Belenenses, a bola sacudida para fora da área, um lançamento subsequente para a direita e a fuga de Seninho até à linha para cruzar e Gomes encostar. Foi um festival do FC Porto que marcaria 81 golos em 30 jornadas, superaria o Benfica por abismal diferença de golos e ainda levou o Belenenses, nas restantes jornadas, a acabar com 21 golos sofridos, tantos quantos os encaixados pelo FC Porto.
Gomes fez 25 golos, Seninho apenas 5 mas era o abono de família do bi-Bota de Ouro, saltando quase sempre do banco apesar de perfazer 28 presenças nesse campeonato em que venceu o título, marcou pelo meio os dois golos ao M. United em Old Trafford (2-5) e saiu para o Cosmos de Nova Iorque.
Boas memórias. Para quem se lembrar e quiser recordar faça favor.

4 comentários:

  1. Já que estamos em tempo de efemérides, o Record hoje na sua edição On-line traz a seguinte pérola:

    "Neste dia 22 de Fevereiro....

    2004: Confusão no túnel no final da partida entre o Benfica e o Nacional com Nuno Gomes e Casemiro Mior como principais protagonistas"

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. E já agora continuando a lista de como se "fazem as coisas pelo outro lado" temos os seguintes jogadores que levaram o 5º amarelo ou foram expulsos antes de jogar com os encornados:

    Maritimo - SLB (Bruno)
    SLB - Guimarães (Sereno)
    SLB - Leiria (Ronny)
    Setubal - SLB (André Pinto; Ney e Sandro)
    Leixoes - SLB (Hugo Morais)

    isto tudo só nos últimos 6 jogos. Só contra o Belenenses é que não houve nenhum impedido de jogar.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Meu Caro Zé Luís,
    Apartir dai o Belenenses apanhou algumas goleadas na Antas,estou a lembrar-me de 5-1 na temporada,1984/85,jogo no qual festejamos o titúlo,houve invasão de campo quando o Futre marcou o último golo e 7-0 na temporada 87/88,onde o Madjer voltou a marcar um golo de calcanhar.
    Saudações Portistas
    duck

    ResponderEliminar
  4. dj, vivi esses todos, até um 8-0 também.

    donnie darko, isso é tudo imprudências, como agora se diz por causa dos penáltis, dos prevaricadores. Nada de suspeitar que os árbitros fazem (mais) esse favor ao benfas... credo, como poderia imaginar-se tal coisa?

    ResponderEliminar