17 fevereiro 2010

Saboroso, mas muito perigoso

FCPorto 2 - 1 Arsenal
Marcadores: Varela ( 11´) e Falcao ( 41') e Campbell ( 18´)

FC PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves «cap» e Alvaro Pereira; Fernando, Ruben Micael e Raul Meireles; Varela, Falcao e Hulk
Substituições: Raul Meireles por Tomás Costa (68m), Hulk por Mariano (81m), Ruben Micael por Belluschi (85m)

O FCPorto deu um passo positivo na direcção aos quartos de final da Champions League. Se bem que é um passo bastante perigoso, a vitória alcançada não lhe permite descansar sobre os louros conquistados, muito antes pelo contrário, o FCPorto terá que estar bastante atento na segunda mão e para passar esta eliminatória necessita de uma enorme dose de coragem, valentia, e terá que estar muito bem fisicamente, porque no Estádio do Dragão o Arsenal mostrou a sua classe e que não é equipa de se deixar levar vencida facilmente.

Com os esperados regressos de Hulk e Raul Meireles à equipa, o FCPorto começou a partida muito forte ofensivamente, aliás a mesma começou muito rápida de parte a parte, e com sucessivas falhas defensivas, tendo a equipa portista, aos 11 minutos, beneficiado da maior falha da partida, depois de um trabalho fabuloso de Varela, o português cruzou e conseguiu a enorme ajuda do guarda-redes do Arsenal que muito atrapalhadamente meteu a bola na baliza.

Mas, passados poucos minutos, o Arsenal viria a empatar a eliminatória, num canto onde os jogadores portistas estiveram a ver jogar, Sol Campbell aproveitou as falhas de marcação e empurrou para a baliza portista.

A partir daí, o FCPorto sentiu muito o golo sofrido, tendo o Arsenal pegado no domínio da partida não mais o largando até ao final da primeira parte. O carrossel ofensivo dos ingleses era uma realidade da qual o meio campo portista não conseguia estancar, tendo imensas dificuldades em conseguir controlar o ímpeto ofensivo dos ingleses.

O tridente do meio campo portista perdia imensos lances e coleccionava passes errados, apenas Varela e Falcao lutavam no ataque tentando puxar a equipa para a frente, mas quase sempre sem sucesso.

Na segunda parte, o jogo começou da mesma forma, embora o FCPorto começasse a equilibrar mais no meio campo, mas o minuto 51 iria ser o momento chave da partida com o FCPorto conseguir marcar de forma rápida um livre indirecto e ganhar vantagem no jogo e na eliminatória.

Felizmente, o árbitro que andou todo o jogo a inventar faltas e faltinhas, com um critério muito estranho, teve coragem para não repetir um lance que nada tem de ilegal. Como a memória dos fracos e dos medíocres é curta, convêm não esquecer num lance semelhante que aconteceu em 2004, mas desta vez com o Arsenal a se beneficiado, dessa vez Wenger não se queixou.

A partir daí, o FCPorto melhorou, o golo abanou a estrutura dos ingleses, com a saída de Raúl Meireles, que sentiu muito a falta de ritmo e a sua paragem por lesão, o meio campo começou a jogar mais claramente, Fernando começava a acertar nos cortes e nos passes, a equipa saia da teia montada pelos ingleses e o FCPorto começava a criar tinha mais oportunidades para matar a eliminatória, o que por pouco não aconteceu.

Mas, o Arsenal veio para a frente à procura do empate e também por pouco não conseguiu, o FCPorto acabou a partida com o credo na boca e de rastos fisicamente, o que poderá prejudicar a equipa para a preparação da partida importante contra o Braga.

Primeira parte está ganha, meio caminho está traçado rumo aos 4ºs de final, apesar do resultado perigoso, é melhor vencer do que perder ou empatar, agora daqui a 15 dias vai ser necessário saber sofrer e estar bem fisicamente para dar o passo mais decisivo da eliminatória.





9 comentários:

  1. valeu a vitória.
    e antes que se deixe propagar a polémica aqui fica o reavivar da memória: http://www.youtube.com/watch?v=gCWjioIR5MM&feature=related

    e porque é o meu primeiro "comentário", parabéns pelo blog

    ResponderEliminar
  2. Não estive no DRAGÃO, desde o último jogo fiquei com muita azia,apesar do resultado com o arsenal, ainda estou com mais azia, podiamos e deviamos ter resolvido desde já a elimatória a nosso favor, continua a haver invenções, porquê do meio campo ter sido mudado?

    ResponderEliminar
  3. e que tal..1º jogo que jesualdo não inventa e o Porto ganha na boa!

    só não fez mais porque após o 1-0 a equipa parece que só queria defender o resultado (nem com 10 jogadores na grande área nos cantos serviu de nada, ouviste coninhas do jesualdo)

    espero que em Londres a equipa seja a mesma ou o mais parecida possivel! sem guarin e só com um trinco (fernando ou tomas costa). pois se ele volta a ser coninhas ainda nos lixamos!

    ResponderEliminar
  4. Satisfeito com a vitória e com os 15 mns iniciais...mas o professor nao foi muito feliz outra vez....No Golo sofrido parecia uma equipa dos iniciados: tres jogadores do Arsenal sem marcação na pequena area? isto sem falar no Meireles completamente apático no meio campo, o que nos provocou alguns calafrios na 1ª parte!Porque não tentámos o terceiro golo?...
    Vencemos bem e com um arbitro que não foi nada amigo, ao contrario do que possam dizer..
    http://www.youtube.com/watch?v=gCWjioIR5MM
    agora que venha o proximo arsenal!
    (...)
    Ah.. e as televisões não fizeram rescaldo do jogo , com entrevistas e comentários da treta... obviamente que amanha as bolas de berlim terão outro interesse pelos media!

    ResponderEliminar
  5. Jogo de grande intensidade,excelente ambiente no Dragão e uma boa vitória!Espero que o Prof.Jesualdo não jogue com dois trincos em Londres!A equipa mostrou que têm futebol para a Europa e posso estar enganado mas infelizmente o Ruben Micael não fica cá na próxima temporada!
    Saudações Portistas
    duck
    p.s.sai do Dragão,acreditar que vamos passar esta eliminatória!

    ResponderEliminar
  6. Pessoalmente considero que Meireles fez talvez o melhor jogo desta temporada. Correu, lutou,jogou e fez jogar. O Fernando é que esteve irreconhecivel, pelo menos até ao 2-1. Meio-campo para ficar, sem dúvida. Quanto ao resultado, parecem esquecer-se que jogávamos contra o Arsenal, não contra um Herta qualquer. Culpa nossa o golo do Arsenal? Claro. Bolas paradas têm que ser bem mais trabalhadas. Mas foi uma equipa personalizada que vi em campo, (apesar das contrariedades, como Hulk nao jogar há 2 meses, Meireles há 6 jogos) e só assim foi possivel esta grande vitória. Assim como em Londres só vai ser possivel passar se tivermos esta atitude. FORÇA PORTO!

    ResponderEliminar
  7. Aquilo que me deu mais prazer foi ver o Wenger fora de si... O wenger é daquelas personagens que eu simples detesto. Se fosse português era lampião de certeza. É um lobo com pele de cordeiro, supostamente é o paladino do fair play e do futebol espectáculo mas na prática quando toca a ele assobia para o lado (ver golo de Henry ao Chelsea há 5/6 anos atrás). Aquele sorriso amarelo e aquela hipocrisia fazem-no ser o 2º treinador mais detestável que eu conheço, só batido pela figurinha do Domenech.

    Quanto ao jogo propriamento dito, faltou-nos dar o xeque mate depois do 2-1. Devíamos ter sido mais ousados e tentar mais um golo, porque este resultado é curto. eles tem um meio campo fantástico e se voltarem o Arshavin e o Van Persie vamos sofrer lá atrás. contudo acho que os centrais (ao contrário dos excelentes laterais) são permeáveis aos nosso contra ataque e é por aí que pode passar o nosso sucesso.

    Destaco a exibição do Rolando e do Fernando na 2ª parte porque na 1ª revelou todas as insuficiÊncias na saída de jogo. O Hulk e o Meireles acusaram a falta de ritmo. O Varela e o Micael parecem que já joguam nestas lides há n temporadas. Não gostei do Fucile, não esteve tão certinho como costuma estar.

    Ps- O Fabregas é um jogador fantástico, mas ontem estava-me a irritar solenemente,sempre a provocar e a chorar cada toque que levava.

    Ps2- Independentemente de tudo, acho inadmissivel como este árbitro e o seu colega do Bayern-Fiorentina continuam a apitar jogos a este nível, a incompetÊncia (será) tem limites.

    Saudações (des)portistas

    ResponderEliminar
  8. OFFTOPIC:

    Olarápio Benquerença no FCP-Braga.

    Já não paciência!! Mas será temos de levar só com árbitros que nos roubam?!?

    ResponderEliminar
  9. Foi um jogo com um Golo de Varela muito esquisito do qual até o seu autor se riu e outro que mostra a Classe e Maturidade que o Madeirense Micael trouxe á equipa Portista. Ainda estou para perceber porque razão o FC Porto não o contratou logo no incio da temporada.

    Foi uma vitória que soube bem á generalidade dos Portugueses e dos Portistas, pois muitos ainda tem na memória a cara de gozo que o Treinador Françês fez quando goleou o FC Porto em Londres há umas épooas atrás.

    Não entendo o porque de tanta Critica a Jesualdo e à equipa Azul e Branca que na Europa do Futebol tem de jogar desta maneira e não á "mandão" como muitos querem. É a realidade do nosso Futebol e da equipa que temos. E muito mérito tiveram o Treinador e os Jogadores que estão no intervalo a vencer uma equipa que é de um Campeonato doutra galáxia.

    Uma palavra final para os Parolos de Encarnado vestido que tentam minorizar esta importante vitória do Porto e de Portugal:

    Internen-se numa Instituilção Psiquiatrica o mais rapidamente possivel, pela vossa Saúde e pela Saúde dos outros que tem de vos aturar.

    Cumprimentos e saudações Portistas!!!

    ResponderEliminar