24 fevereiro 2010

Ética e as notícias que caem no esquecimento ou passam despercebidas



Anda aí uma discussão de ética e responsabilidade, censura e liberdade de expressão, segredo de Justiça e quem "estou-me cagando" para ele, justiceiros e paineleiros, jornalistas e jornaleiros, padeiros e paneleiros, aguadeiros e taberneiros, que me deixa em pele de galinha, meio em vómitos meio com vontade de gritar vão-se foder!...

Ainda hoje, com o jornalismo e seus intérpretes alheios como apontei em comentário ao próprio António Boronha, as notícias de buscas nos escritórios do Dragão puseram a tropa de élite à cuca a ver se engavetavam alguém do FC Porto, isto até em contraponto com a notícia do JN em papel, logo de manhã, de que aquela cena dos NN Bois, as catacumbas da Luz, a droga e as armas, mais as agressões a claques rivais e o incêndio ao autocarro de adeptos portistas no Verão de 2008 perto da Luz, vai mesmo a tribunal.

Recordo aqui, por causa do post de 28/10/2009 Da jurisprudência III (revisitando o "caso da fruta") a propósito da decisão da Liga acima reproduzida:
"Esta decisão de arquivamento é extraordinária. Tendo sido descoberto nas catacumbas da Luz um arsenal de armas, numa investigação policial que envolveu escutas comprometedoras de conluios de dirigentes com claques do Benfica a implicar, até, tráfico de droga, o facto de este manancial de "armas de arremesso" que já deram para matar com very-lights, incendiar autocarros de equipas e adeptos adversários nas imediações da Luz e provocar desacatos, fumos e foguetes no antro da ladroagem, ter sido mesmo localizado em morada específica e sem ambiguidades, não significou especial atenção por parte da CD da Liga
Recorde-se o teor das notícias de Maio último:
«Cerca de quatro dezenas de elementos da claque do Benfica No Name Boys foram acusados de vários crimes e o presidente do clube, Luís Filipe Vieira, foi alvo de uma participação à Comissão Disciplinar da Liga de clubes por apoiar aquele grupo de adeptos. A certidão foi também remetida para o Conselho Nacional Contra a Violência no Desporto, entidade junto de quem a claque se deveria ter legalizado, identificando todos os seus membros.O mais conhecido grupo de apoiantes do Benfica foi alvo de uma aparatosa acção policial há cerca de meio ano, através da operação Fair Play, desencadeada pela Unidade Especial de Combate ao Crime Especialmente Violento (UECCEV) do DIAP de Lisboa com a colaboração da Polícia de Segurança Pública. Das mais de três dezenas de detidos, três ficaram presos preventivamente, quatro em prisão domiciliária e pelo menos dois proibidos de frequentar recintos desportivos.A acção policial saldou-se ainda na apreensão de armas proibidas, material pirotécnico e mais de dez quilos de haxixe e 115 gramas de cocaína. O libelo sustenta que a claque era financiada através da venda de ingressos para os desafios e de substâncias estupefacientes, nomeadamente haxixe e cocaína. Foram ainda recolhidos indícios da venda e revenda de armas de fogo, nomeadamente de TASER (armas que atingem as vítimas com choques eléctricos), que teriam uma potência superior às usadas pelas forças de segurança.A investigação abrangeu várias situações relacionadas com actos de violência de que foram vítimas adeptos do FC Porto e do Sporting. E ainda confrontos com forças de segurança e apreensões de droga. O inquérito acabou por agrupar factos ilícitos que estavam dispersos por outros processos. Nos casos da suspeita de tráfico de droga e de armas, as autoridades realizaram escutas telefónicas.Através das escutas, recorde-se, a PSP pôde reunir elementos que a ajudaram a identificar a autoria moral e material do incêndio ateado ao autocarro que transportou a claque dos Superdragões, que se deslocou a Lisboa, em 21 de Julho de 2008, para apoiar a equipa de hóquei em patins do FC Porto que jogava contra o Benfica. Na origem deste acto esteve, segundo a acusação, o ódio contra o FC Porto, realçando a premeditação do acto, uma vez que o autocarro tinha sido antes seguido por uma viatura ligada aos No Name Boys. (...)»
in PUBLICO, 16/05/2009
«Luís Filipe Vieira garantiu ao Ministério Público nem sequer reconhecer os No Name Boys, acusando a polícia e a segurança privada por mau controlo de armas e material incendiário nos estádios – mas a PSP, num relatório a que o CM teve acesso, arrasa o presidente do Benfica. Pode ler-se que Vieira reúne com a claque para lhes dar todo o apoio, deixando entrar as tochas nas bancadas da Luz; despede o chefe de segurança do clube por ajudar a PSP a identificar os criminosos – e almoça com o comandante da polícia para lhe pedir que "facilite" na presença policial junto dos No Name Boys. Muitos deles entretanto presos por droga, armas, roubos, incêndios e espancamentos a adeptos rivais.»
in Correio da Manhã, 18/05/2009

Mas o grave da questão é que esta merda, que vai a tribunal, repita-se, portanto em mãos da justiça civil, após investigação exaustiva da PSP e acusação do MP, e até publicitada com alarido na Imprensa, associava o tráfico e o crime dos NN Bois e o presidente do Benfica, com armazém na Luz para droga e armas, mas o Bosta da Liga mandou arquivar.

Eu chamei aqui a atenção em Outubro, num dia de muitas notícias da Comixão Xixiplinar da Liga, quase todas em três linhas, sem contexto e sem ninguém as entender, uma delas era esta, arquivada pela Bosta da Liga, toda a matéria que vai a julgamento e depois se verá.
Muitos palermas fazem por ignorar isto e nem me admira que os próprios jornais remetam estas coisas para o esquecimento, da mesma forma que adeptos e bloggers assobiam para o lado. Se sair uma "manobra de diversão" visando o FC Porto então é folclore pela certa, com o circo em todo o esplendor e o zoológico em festa.

O Insurgente ironizou com isto: http://oinsurgente.org/2010/02/24/desilusao/ sobre o que era indício de algo comprometedor para o FC Porto mas, esclarecido por quem de direito, acabou como um balão subitamente esvaziado ou evaporado.

Adiante.

Para mais, esta noite, com o Inter retranqueiro com o qual Mourinho pensa ir longe na Champions, os serventuários do poder lá escamotearam, até na repetição, que não houve um penálti escandaloso sobre o Kalou mesmo em cima do intervalo. Contra o Barcelona, na época passada, viram quatro e cinco penáltis. Parece que estão a adular o Benfica... Vejo as imagens e ouço os comentários e fico com as meias sensações acima descritas. Claro que o Chelsea, agora, não é de Deco, nem de Bosingwa, nem de Ricardo Carvalho nem do Hilário que acabou por entrar com a lesão de Petr Cech... Viva o Mourinho FC!
Entretanto, só quis ouvir na semana passada a jornalista Felícia Cabrita naquele interrogatório patético na AR, com uma deputada do PS muito divertida com sorriso cínico mas não por causa da deslocação a Paris semanal que quer que os contribuintes lhe paguem para ir visitar os filhotes, que isto de ser deputada pela Europa tem custos, incluindo os 25 kms. de distância, a cobrar pelos 40 cêntimos/km como no funcionalismo público, da sua casa lisbonense até à Portela... Deve ser por isso que insistem em ir para Alcochete, sempre são uns 60 quilómetros a meter nas despesas...
Sobre estas merdas e putifarias, li a chamada de atenção no mesmo Insurgente: viagens a Paris de Inês de Medeiros:
«Na última reunião, o socialista José Lello, que preside ao conselho de administração, argumentou que inviabilizar a deslocação semanal a Paris de Inês de Medeiros põe em causa a livre circulação dos cidadãos europeus.» – no i.
E de ética em ética parece que a confissão do director do Expresso, esta tarde, sobre a pressão de Sócrates a pedir-lhe para não falar da sua licenciatura - um dossié exemplarmente desvendado antes do "jornalismo de investigação" pelo professor António Balbino Caldeira no seu "Do Portugal Profundo", que o Expresso copiou sem citar fonte -, tirou os laparotos da letargia. Os deputados andam ali a perguntar coisas tolas e a ouvir coisas como se não soubessem. E vá lá que alguém chegou e disse alguma coisa em concreto, isto enquanto o director do concorrente Sol adiou de ontem para 6ª feira (decerto depois de pôr cá fora mais alguma mancha da Face Oculta desta República apodrecida mas tomada de assalto porque o poder é sempre bem bom) a sua audiência e essa também vou querer ouvir porque gente importante merece essa deferência.
Entretanto, sempre em ética, anteontem 3ª feira passou-se algo, mas o essencial não teve importância tal a mensagem capciosa que passou.
mas esta notícia, o que tem de importante, é assegurar que nem sequer a Administração da Controlinveste pediu para alterar alguma notícia ou para não dar uma notícia mo JN. Lê-se:
"Não há por parte da administração tentativas de intervir" na linha editorial do JN, assegurou José Leite Pereira à comissão parlamentar de Ética, Sociedade e Cultura. "Não temos nenhuma discussão com a administração para não noticiar isto ou aquilo", afirmou.
A cortina de fumo está feita e tapou tudo e todos. Para falar da anterior Administração da Lusomundo (depois comprada pela PT de Granadeiro), houve que dizer sim senhor, dantes era mau e agora é bom.
Até parece que em finais de 2008 não houve uma página do JN que saiu em troca de publicidade. E não foi "tira a notícia que eu meto publicidade", foi mesmo o patrão "amigo" do visado na notícia mandar tirar a página e pronto. Como foi. Tratava-se de uma figura mediática nacional, um ogre que faz por passar pelos intervalos das gotas de chuva, foi deputado na AR, agora é presidente de Câmara e prepara-se para deixar o poleiro, não político, do qual foi ameaçado ser apeado com a tal notícia que, pouco depois, levou à saída do editor da secção.

Ética. Pois.







1 comentário:

  1. Assertivo, como sempre Zé Luís!

    Infelizmente, em termos políticos estou completamente desanimado.

    Completamnete em baixo!

    Não consigo dislumbrar soluções para este triste País, visto a alteração de mentalidades ser... digamos, utópica!!!

    Caro Zé Luís,

    Apesar de fugir um pouco ao assunto, será que foi o jornalista contratado à RTP que escreveu isto:

    ...O avançado marcou para os visitantes já perto do intervalo...

    (Este texto foi retirado da página do nosso F.C. PORTO, referente ao último jogo da intercalar.)

    marcou para os visitantes???

    E não é que os visitantes, SOMOS NÓS?!?!?!

    Que mau!

    Até a nossa página, nos trata como !!!

    ResponderEliminar