21 fevereiro 2010

Ser Dragão é isto

FCPorto 5 - 1 Braga
Marcadores: Raul Meireles (16'), Alvaro Pereira ( 35'), Falcão (36' e 73´) Belluschi (83') e Alan 90'+1

Equipa : Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves e Alvaro Pereira; Raul Meireles, Fernando e Ruben Micael; Mariano, Falcao e Varela
Substituições: Rúben Micael por Tomás Costa (68m), Varela por Belluschi (77m) e Fernando por Valeri (78m)

O FCPorto demonstrou, para quem quis apreciar, o porquê de ser Tetracampeão e do porquê de ser um alvo, sistematicamente, a abater nas manobras de bastidores de quem manda no futebol português.

Contra a equipa que, regularmente, melhor praticava futebol nos campo
s nacionais, aquela equipa que ainda não tinha sofrido mais do que 2 golos numa partida, e uma das candidatas à discussão do título de campeão, o FCPorto realizou uma exibição demasiada perfeita para quem quer pôr em dúvida a justiça da vitória portista.

São nestas alturas, nas alturas onde mais nos atacam, onde mais ratoeiras nos colocam no caminho, que o FCPorto se agiganta e demonstra qual é a sua força, uma força que mete receio aos nossos inimigos. E quase como adivinhando esta exibição plena de raiva, de ambição, de união e de magia, o FCPorto, nos anúncios de lançamento desta partida, já dizia que “ Ser Dragão é isto” e o que se passou no relvado foi a imagem do que é ser Dragão.

Foi com camisolas com os nomes e números de Hulk e Sapunaru que os jogadores entraram para o aquecimento e foi para eles, e em nome da injustiça que eles foram vítimas nesta semana, que a equipa se uniu com o pensamento de vencer uma partida que poderia ditar o fim das esperanças do revalidar o título. Mas, pelo menos para já, o F
CPorto ainda pode acalentar esperanças no Penta campeonato, continua a ser muito difícil, continuamos a estar atrasados, mas ainda estamos na luta.

Quanto à partida, Jesualdo Ferreira lançou a equipa esperada, e o FCPorto dominou tacticamente a partida desde o primeiro minuto, nunca deixando que o Braga tomasse conta do jogo, e quando o fez foi um domínio consentido e controlado pelos azuis e brancos.

A equipa portista demonstrou raiva e muita ambição de fazer um resultado positivo, tendo sempre muita posse de bol
a desde o inicio, marcando sempre nas alturas certas, indo para o intervalo já com o resultado quase decidido.

Tudo saiu perfeito, aos 16 minutos, depois de um belo trabalho de Varela na esquerda, Raul Meireles deu o mote para uma noite que viria a ser de gala. Aos 35 minutos, Álvaro Pereira fez um golão, um remate fora da área, colocado e sem hipóteses para Eduardo que apenas iria buscar no fundo das redes. Mas o intervalo ainda não iria acontecer, até que Falcao respondesse a mais um cruzamento perfeito de Varela, antecipando-se a tudo e todos, fazendo o terceiro golo para a equipa portista, perante um Braga estupefacto para tanto Porto.

Na segunda parte, o FCPorto baixou o ritmo, com isso o Braga equilibrou um bocadinho, mas ficou-se sempre com a sensação que o FCPorto tinha consentido esse domínio aos bracarenses, para, em qualquer altura matar, ainda mais, a partida.

Isso aconteceu aos 73 minutos, através de um canto marcado de forma perfeita por Raul Meireles, Falcao iria se erguer no meio de todos e marcar de cabeça. Mas, o FCPorto ainda queria mais, a raiva ainda não se tinha desvanecido e aos 81 minutos, depois de um trabalho incansável de Mariano Gonzalez, a bola sobraria para Belluschi que rematou forte par ao fundo das redes.

Ainda houve tempo para uma única desatenção na defesa portista, que Alan aproveitaria para fazer o tento de honra.

Os pontos de atraso ainda são alguns, com a dificuldade de estarem duas equipas à nossa frente, mas são estas exibições que nos fazem acreditar neste Porto. Uma vitória em Alvalade será essencial nesta caminhada, mas com esta reacção, esta união, esta crença e vontade dos seus atletas, os adeptos portistas ainda podem acreditar num final feliz.

16 comentários:

  1. Parabéns, FCP!!!

    Que o Braga não desarme... ainda tem que ir ganhar à lixeira... se o deixarem, claro.

    ResponderEliminar
  2. Mais um espectáculo ao nivel da Scala de Milão, o meu muito obrigado aos atletas e técnicos, por mais uma noite magnífica que passei no DRAGÃO
    VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

    ResponderEliminar
  3. É isto a força do Futebol Clube do Porto!!!

    Quanto mais nos tentam fod***, mais provam do seu próprio veneno.

    Só tenho pena de não apanhar os "encornados" já para a semana.

    Agora só temos de ganhar os jogos todos!!

    SLMerda ainda tem de jogar fora com:
    -Leixões
    -Nacional
    -Naval
    -Académica
    -FCPorto
    ... e em casa com Braga, Sporting, Rio Ave, etc...

    Ainda muita água vai correr, e com o que nos fizeram só serviu para nos unir ainda mais.

    É preciso o estádio sempre cheio, a puxar por esta equipa.

    EU ACREDITO!!! SOMOS PORTO!!!!

    ResponderEliminar
  4. O Falcao já começa a sentir o cheiro a borra do cardozo!!

    Penta e melhor marcador!

    EU ACREDITO! SOMOS PORTO!!

    ResponderEliminar
  5. Só quero destacar as fintas estonteantes e as assistências inteligentes do Varela, a capacidade goleadora e lutadora do Falcao que, de costas para a baliza não perde uma bola! e o regresso do novo Mariano , aquele que tem andado escondido nos outros jogos ,não só a atacar como a defender!



    De resto, foram cinco golos, como poderiam ter sido sete ou oito,mas claro que o golaço do Alvaro Pereira (2-0), merece ser destacado como o momento do jogo.

    ResponderEliminar
  6. Banho de bola em noite de gala.

    Foi preciso uma declaraçao conjunta do teor da de ontem para que toda a naçao Portista se unisse. Nao deveria ser assim. Mas é. E faixas politicas, nada.

    Vejo uma equipa técnica e um balneario preparados para o que der e vier.

    Varela mais uma vez em grande, como eu disse em Agosto, vai estar no Mundial. Tal como o Rubén que eu queria também em Agosto mas alguém resolveu comprar esse monstro chamado Prediguer e manter o Tomas Costa no plantel.
    Sao opçoes e nem todas podem ser acertadas. Todos cometemos erros. Mas ha erros de palmatoria.

    A resposta aos problemas do Porto foi e esta a ser aquela que sempre apontamos, falta de médios com explosao, criativos e de futebol ofensivo. Ruben Micael é a soluçao e representa a reviravolta do futebol Portista.

    Hulk que teve mais uma exibiçao miseravel contra o Arsenal (o tempo de passe é proprio de um jogador dos infantis - absolutamente ridiculo num jogador da sua capacidade), olhe e aprenda.
    Aprenda que quando se joga em equipa ganha-se. Quando se solta a bola no tempo certo equilibra-se a equipa. Quando ha uniao e entre-ajuda ha vitorias.

    Ha que trabalhar muitissimo a finalizaçao e o posicionamento defensivo nas bolas paradas que é absolutamente suicida.

    De resto, vejo um grupo bem fisicamente, preparado para o campeonato e para a Champions e sempre com a mesma vontade de ganhar. O espirito do Porto esta la e os proximos 4 jogos vao ditar o rumo do campeonato.

    ResponderEliminar
  7. Grande vitória!

    Todos jogaram muito bem e tiveram de Parabéns mas destaco 3 nomes.

    A ala esquerda do FCP que aproveitou bem as fragilidades de um sofrível Filipe Oliveira. O Varela (a melhor aquisição deste ano custo o) eo Palito desbarataram o lado direiro da defesa bracarense. O terceiro nome é o Falcão que me faz lembrar no seu melhor o saudoso Gomes. Além de ser um terrível finalizador e um predador dentro da área, recebe roda abre na ala sempre com a inteligência de procurar o companheiro livre. O jogo em Alvalade é super decisivo, temos forçosamente de ganhar para estar na luta, eles estão fracos mas tÊm o orgulho ferido não os podemos subestimar.

    Ps- O Olegário é mau demais para ser verdade, no SCP lampiões não teve pejo em expulsar o J.Pereira nos primeiros 10 minutos e oferecer de bandeja a final da taça da liga aos lampiões , ontem presenciou a menos de 50 cm uma entrada assassina do Rafael Bastos que poderia ter acabado com a época do Belluschi e incrivelmente apenas deu amarelo...Que dualidade de critérios gritante!

    Saudações (des)portistas!

    ResponderEliminar
  8. Gostei da união e da raça do grupo. É este o espirito que há muito procurávamos. Vamos para cima deles e vamos papá-los!!
    Grande jogo!! Aquela ala direita é simplesmente formidável e para o Falcao não há palavras!!

    ResponderEliminar
  9. Grande FCPorto.

    Agora vejam este texto para entender onde o benfas vai buscar a nota.


    O SOL E O BENFICA

    Raul Lopes em Novo Benfica

    Felícia Cabrita, jornalista do semanário SOL, ouvida na Assembleia da República, disse de uma forma clara e inequívoca, que houve uma entidade bancária que quis estrangular economicamente o seu jornal.

    Obviamente que cortando a linha ou linhas de crédito o jornal iria encerrar. A sua administração lutou e conseguiu encaixar dinheiro proveniente de Angola. Para o efeito integrou dois empresários angolanos que contribuiram com dinheiro para manter o SOL activo e assim continuar a sair para as bancas.

    Vem tudo isto a propósito da situação financeira do BENFICA. Se for verdade o que se diz o nosso GLORIOSO tem, actualmente, um passivo de cerca de 500 milhões de euros. Sim disse bem: 500 milhões de euros.



    Na última Gala do nosso clube, realizada no Casino do Estoril, LFV deu grande ênfase à presença de Isabel dos Santos, filha do Presidente Angolano, José Eduardo dos Santos. Isabel subiu ao palco e foi fortemente aplaudida.

    Tal facto indicia nitidamente que existe ajuda de Angola nos gastos do Benfica. Indicia também que LFV pode contar com um grande aliado nas despesas do BENFICA e também pode contar que, existindo algum estrangulamento nas linhas de crédito nacionais, Angola irá responder presente.

    Penso que Pinto da Costa fica com o "mistério do petróleo" desvendado.

    Sabemos que o nosso GLORIOSO é o maior clube nacional e um dos maiores do Mundo, mas ter ou manter um passivo de cerca de 500 milhões de euros é, com franqueza, um valor exorbitante,

    mesmo tendo em conta que pode contar com receitas que outros nem sonham conseguir.

    Imaginemos que os resultados desportivos não correspondem ao investimento. Quem irá pagar a factura? Será Isabel dos Santos?

    ResponderEliminar
  10. Gostei bastante do jogo e ainda mais do resultado. Fiquei em parte com pena da humilhação ao Braga clube que, sem dúvida, tem sido um pouco irmão de armas contra os fdp's lampiões da Liga.
    Dou um merecido destaque a Mariano que mais uma vez fez uma excelente exibição. Não consigo perceber como é que este jogador me consegue irritar tantas vezes em que me parece displicente e afastado do jogo e noutras rubrica óptimas exibições...

    Outro jogador que me dá um gozo enorme é o Varela.
    Os meus amigos sportinguistas sempre me gozaram com a sua contratação quando eu referia que era um excelente jogador e que achava inexplicável o scp o ter dispensado. É o 2º melhor marcador da equipa e um verdadeiro rei de assistências. Por acaso, gostava até de comparar o seu perfil (média de golos e assistências) com, por exemplo, quaresma.

    Também não consigo perceber como é que um golo como o que o Álvaro marca não tem logo destaque como um golo magistral... Já viram a distância a que o homem coloca a bola? Dos comentários parece que foi coisa pouca mas se tivesse sido o ai maria já era vídeo que tinha corrido a Europa... tristeza.
    Faltam 30 pontos, é certo, mas, como já escrevi, não sei se ainda vamos a tempo.

    Em condições normais diria que facilmente nos aproximaríamos dos 2primeiros lugares (não sei se o suficiente para sermos campeões) mas este campeonato é tudo menos normal e não tenho dúvidas nenhumas que, seja pelo lastro que nos venham a colocar seja pelo andor que vai continuar para os lados da luz, é dificil recuperar 6 pontos. Temos agora uma grande final em Alvalade. Em condições normais um empate seria um bom resultado, mas neste caso, será a morte do artista e convenhamos que, mesmo não estando bem, ganhar em Alvalade será muito difícil. Não só pela equipa que lá está mas também porque basta por lá um lucílio qualquer para resolver a coisa. Não me esqueço de um célebre SCP-0 FCP-1 nos tempos de Mourinho onde esse senhor conseguiu a proeza de não assinalar pelo menos 3 penalties claros a favor do FCP...

    ResponderEliminar
  11. Uma sinfonia de futebol. Não fomos muito pressionantes, não fomos sufocantes na luta pela bola, mas a qualidade do futebol ofensivo foi transbordante. Muita qualidade.


    Helton - Noite tranquila até receber um golo que ninguém merecia.

    Fucile - Adorei a forma como ganhou o duelo com o Evaldo logo nos primeiros minutos. O Evaldo deu tudo, mas o Fucile ganhou o lance e matou a jogada. A partir daí o flanco foi seu. Bem jogo.

    Alvaro - Parece que engoliu uma turbina da airbus. Um jogo monstruoso. A defender foi implacável, a atacar sustentou o jogoão do Varela, alimentando-o, dando-lhe apoio na progressão e linhas de passe. O melhor em campo.

    B. Alves - controlou a sua área, embora o "escorregadio" P. César tenha dado trabalho. Nos lances de bola parada defensivos tem que impor a sua autoridade.

    Rolando - O melhor central da noite, só classe. Tem lá um corte que é um hino.

    Fernando - Para mim foi o seu melhor jogo de há muito tempo. Controlou bem o Mossoró as trocas posicionais na sua zona, não ficando amarrado à marcação de um só jogador. Não incorreu na tentação de jogar perto dos centrais e empurrou a dupla RR para a frente. Quando saíu a equipa já não precisava dele, pois o Braga já estava KO.

    Meireles - Ei-lo de volta. Grande jogo e muita disponibilidade. Enquanto esteve na direita até deu criatividade ao flanco...um jogão à Meireles de antigamente. Após a chegada do Rúben...o "reforço" que faltava no meio-campo.

    Micael - Muito jogo. Tanto jogo. É um senhor jogador. Com técnica, com garra, com inteligência. Olberdam devia agradecer a poupança efectuada por Jesualdo.

    Varela - aquilo que pedi no último jogo da champions: trabalho para aumentar a sua eficácia nas suas acções. E hoje este letal. Quase tudo bem feito, quase tudo com veneno. Velocidade de ponta sustentada por um Alvaro supersónico. Tem técnica, tem força, tem velocidade...e que mantenha as mesmas doses de veneno na ponta das chuteiras. Quando fosse eficaz...arrasaria...nem que fosse a melhor defesa da Europa.

    Mariano - Muito trabalho, muita entrega ao jogo. A fasquia hoje colocada pelo Varela era demasiado elevada, nem é justo fazer comparações. Pena não ter estado muito inspirado quando em posse...e pena por aquela perdida. O lance do 5-0 resume o seu jogo, trabalhou bastante para chegar à linha de fundo, uma vez lá chegado falha o centro, mas na raça ganha o ressalto e coloca a bola jogável...

    Falcao - Não sei mais que dizer. É o melhor PdL em Portugal, mas de longe, de tão longe! Golos à craque...trabalho na frente e muito classe nas tabelas. O melhor PdL em Portugal!

    T. Costa - Hoje todos os suplentes entraram bem, o que não admira. O jogo estava completamente aberto. Gostei da forma como o T. Costa se meteu no jogo e do trabalho que fez nas compensações.

    Belluschi - Para frente é bom jogador, todos sabemos. Está a melhorar, mas de momento não pode ser titular.

    Valeri - Acho que acordou! Finalmente parece que se libertou do turpor! A sua melhor entrada desde que está no FC Porto.



    Ps: As bolas paradas defensivas merecem revisão!

    Ps1: Sempre o disse, a forma do H. Viana não se podia dissociar do Vandinho. Sem o "muro" lá atrás, toda a ofensiva do Braga sofre.

    Ps2: Mossoró? Maçaroca! e piscineiro...nos tempos livres.

    ResponderEliminar
  12. cm, também fiquei eis...tasiado.

    E a propósito de sinfonia de futebol, amanhã meto algo sobre isso.

    ResponderEliminar
  13. Fui ao dragão, como não me apetece falar do jogo em si destaco 4 momentos a provarem a medicriocidade destes 2 clubes irmãos.

    1-Adeptos do Braga ainda antes do jogo começar começam a gritar "e quem não salta é lampião"

    2-Adeptos do Porto no inicio do jogo começam a gritar "e quem não salta é lampião", apelo prontamente atendido pelos adeptos do Braga que também começam a saltar

    3-Adeptos do Porto gritam "em cada lampião", e os do braga respondem "há um cabrão"

    4-Adeptos de ambos os clubes cantaram varias vezes simultaneamente o seu famoso cantico de eleição(dirigido ao nosso Grandioso clube)


    Estes 4 momentos valeram a pena o dinheiro do bilhete, primeiro porque foram hilariantes, depois porque só mostram que em Portugal só existe mesmo o BENFICA!!!

    ResponderEliminar
  14. "como não me apetece falar do jogo em si".

    Parabéns, André Pinto. O jogo mais bem disputado da temporada não merece de facto mais comentários. Ou é só mesmo para apreciadores.

    Eu, que mal dei conta de cânticos repetitivos e enjoativos a que há muito deixei de ligar, fiquei com o jogo na retina. É para recordar.

    Já agora, André Pinto: quanto pagaste de ingresso para te desinteressares do jogo e focares a atenção em coisas marginais que já nem história são?...

    Ainda bem que valeu a pena o bilhete, mas quanto foi?

    ResponderEliminar
  15. Amigos,
    Excelente jogo e excelente vitória!
    Agora gostava de falar de outro assunto,na minha opinião devia ser convocada uma Assembleia Geral para os Sócios decidirem se devemos ir jogar a final da taça da cerveja e se a decisão for no sentido de jogarmos se vamos com os Séniores ou com os Júniores.Também devia ser discutido e proposto aos jogadores e dirigentes não prestarmos declarações antes e depois do jogo e não recebermos nem as medalhas de participação e a taça de vencedores,ou seja mal terminada a partida recolhermos aos balneários e partirmos.
    Na minha opinião a Liga não nos merece respeito algum pois tratam-nos a baixo de cão e sempre que podem gozam com o nosso Clube!
    Temos de nos mantermos unidos pois os ataques vão continuar,especialmente agora que voltamos a mostrar que estamos a jogar futebol.Não podemos deixar de estar atentos nesta semana em que vamos a Alvalade!
    Saudações Portistas
    duck

    ResponderEliminar