25 fevereiro 2010

Profissionais e escolhidos a dedo


João "Pode vir o João" Ferreira em Alvalade e Lucílio "da cerveja da amizade" no Mar. Avance o profissionalismo...

Enquanto saem aos "bochechos" processos de intenções dos responsáveis do sector, avançando para o profissionalismo da arbitragem portuguesa onde os incompetentes passarão a ser (mais bem) pagos, o Vi-te ó Pereira elencou os árbitros para este fim-de-semana.

Sabe-se que haverá dois centros (em Gaia e noutro lado qualquer) para se treinarem, depois ontem já se indicou que os prémios serão em consonância com o desempenho (afinal é o que vigora, basta que vão para a jarra para perderem cerca de 1000 euros por jogo), serão 12 os apóstolos e pouco mais veio a lume. Alguns apontam a prudente reserva de isto ir aos poucos, mas aos solavancos já anda a verdade desportiva, agora deve entrar em velocidade de cruzeiro.

Sempre contestei a visão de Paulo "ventoinha" Bento na questão das arbitragens em que ele deveria ser o último a falar, mas reconhecendo-lhe frontalidade e coragem para tanto, apoiei a declaração dele sobre transformar "incompetentes em profissionais incompetentes" a partir do momento em que lhes paguem mais.

É impossível acreditar, por muito boa-fé que se queira ter, que os medíocres de agora serão iluminados amanhã. Se tal milagre acontecesse, no que não acredito de todo, ganhava amplo fundamento a suspeição intolerável que campeia sobre o sector da arbitragem. E quando o líder da seita também advoga que os dirigentes do sector, que o secundem claro, sejam igualmente profissionais, o cozinhado está completo e pronto a servir.

Saíram, hoje, as nomeações, ao almoço, com o habitual cheiro a esturro: João "Pode vir o João" Ferreira no Sporting-Porto, não vá dar-se o caso de, no sábado à noite, no Mar, as alfaces não estarem frescas, ainda que o tratador da relva e estrume Lucílio "da cerveja da amizade" Baptista lá esteja, devidamente nomeado por quem de direito, para assegurar que impere a ordem e o respeito pela instituição e zelar para que o vaticínio para a Liga de todas as bostas não saia defraudado.


É curioso (e já agora assegura-se Carlos do Xistrema para o jogo do Braga) que a um dia de anunciar, pensa-se que em defintivo e formalmente, o lote de árbitros escolhidos para a experiência-piloto, dizem, de prossionalização da arbitragem, com 12 homens do apito sendo que há 10 internacionais nos quadros da arbitragem portuguesa, saia este lote de cirúrgicas nomeações.
Já não bastava tudo aquilo que tem marcado, na secretaria e no campo da arbitrariedade, a competição maior até ao momento. E, prometidas as revelações sobre o avanço do sistema para premiar os incompetentes ainda mais do que atribuir-lhes mérito para ostentarem insígnias da FIFA, quando se pensava que tudo se soubesse para as 10 jornadas finais, a partir desta 21ª jornada, eis que a pompa e circunstância ficam guardadas para 1... de Março.
Prognósticos? Não é preciso ver no fim. Atente-se nos árbitros para os jogos de Porto e Benfica, especialmente, ajunte-se a farinha para este fim-de-semana, e fica esboçado o quadro de medíocres que serão "premiados" como mais avançados semiprofissionais da arbitragem portuguesa.
Se o próprio líder do sector encontrou e revelou árbitros que têm faltado com isenção ao seu dever em campo, tratando de forma desigual as equipas e os jogadores de forma que influenciaram flagrantemente a classificação do campeonato, nada pode ser mais claro agora.
Dia 1 de Março conhecem-se os 12 apóstolos e pode anunciar-se o campeão nacional.

E antes da refeição, última, do desagravo cristão, a lavagem dos pés é digna da ironia irreverente e fulminante do "Vermelhices.com" que aqui trago sempre com prazer.
Sejam bem servidos. E água de rosas para todos.
Actualizado (12 horas depois): escrevi isto de rajada pelo meio dia e só de tarde li o JN, onde Manuel Luís Mendes adianta mais uns pormenores, em "off", mesmo tendo uma coluna de perguntas e respostas com Vi-te ó Pereira com as trivialidades e mise en scène. Leio que, afinal, dos 12 prováveis elencados, entre eles André Gralha e Cosme Machado, a questão já nem é escolher pela competência, o que seria improvável e impossível, mas pela disponibilidade. Os que aceitarem treinar diariamente das 14 às 18 horas têm de se libertar do trabalho e não acredito que muitos deixem o emprego. Mas é um sinal do péssimo que aí vem, a partir de 14 de Março para as últimas 7 jornadas. Mas os 12 profissionais à experiência não chegam para as 16 partidas semanais das duas ligas, presumindo que o estatuto destes "pioneiros" imponha a sua chamada todas as semanas. Até porque o líder dos árbitros, garantindo que não vai mesmo haver mais dinheiro para este luxo, deixa antever também que não haverá castigos por más actuações. É inacreditável, alguns ainda querem dar o benefício da dúvida e o JN que lança as ideias principais não tem ninguém para fazer um comentário e dar uma opinião sobre esta porcaria. Estão bem uns para os outros.

10 comentários:

  1. Para ser honesto, há momentos em que eu já nem me consigo sentir revoltado com estas coisas... É tudo tão descarado e tão preparado que nem há palavras. Não há bom senso e o povo, em linha com esta falta de ética e espinha dorsal, acha tudo muito bem. Desde que a equipa do regime jogue bem, o resultado, mesmo com a ajuda do sistema, é justo. No pasa nada.
    Paciência.
    Isto só tem uma solução que é correr com os que lá estão. Para isso, há que garantir que quem for para a liga tenha principios de equidade. Por outro lado, a ideia de impugnar ou recorrer a tribunais civis para comprometer o país como um todo parece-me uma alternativa a considerar. Se é essa a única forma que se encontra para fazer frente a esta roubalheira e marcar uma posição, que seja.

    PS: Acho curioso o Rui seboso Santos andar a abordar este tema. Ele que destila ódio ao FCP (e até anda agora metido nos tribunais com o PdC)... Será que tem medo e está a levantar a lebre para os outros estarem atentos e blindem essa possibilidade? Já o ano passado andou com ideias a dizer que o PdC planeava deitar a liga abaixo com o célebre impasse do jogo em Alvalade para a Taça de Liga...

    ResponderEliminar
  2. Mais umas nomeações provocatórias.

    A juntar às arbitragens, ao andor, ao record, à bola, ao correio da manhã, à PGR, ao ricardo costa, à liga, ao herminio e à grande puta que os pariu a todos, ainda me admiro como ainda ninguém se aleijou a sério este ano.

    Por falar em badalhocos, já leram isto?:

    http://www.record.xl.pt/noticia.aspx?id=fca44004-d8f7-486c-a54a-7bfad86617cb&idCanal=00000124-0000-0000-0000-000000000124

    um abraço

    ResponderEliminar
  3. Donnie Darko,

    Em boa verdade, eu vejo esse artigo (e os comentários dos lampiões em baixo ainda são piores..) como uma coisa boa.

    Imbecis e gente sem sentido de justiça existirá sempre principalmente porque neste país, as pessoas poem o clubismo muito à frente de qualquer valor moral ou de equidade.

    O que me agrada sobremaneira no artigo e em TODAS as reacções que vi por essa blogosfera fora é que a atitude do plantel do FCPorto e também dos SD no jogo do Braga incomodou-os. De outra forma, não se prestavam a toda essa prosa. É lixado que alguém nos chama ladrões, não é?, diria eu aos lampiões...
    Podem estrabuchar à vontade mas eu não me canso de chamar os bois pelos nomes e os Manhas e outros lampiões por aí fora têm de ouvir ao vivo e a cores que os Portistas sabem que os estão a roubar.

    No meio de tão pouco o que tem sido feito por aí, na minha opinião era bom que este tipo de iniciativas continuasse. É uma forma (embora ténue, eu sei) de pressionar os outros a respeitarem o FCP.
    Ponham tarjas no Dragão todos os jogos e façam saber que nos sentimos roubados!

    ResponderEliminar
  4. A SAD do FCP vai voltar a comer a calar se o " Pode vir o " Joao Ferreira inquinar o jogo de domingo?
    Este não é o mesmo que marcou 2 penalties contra o FCP em alvalade e expulsou o Seitaridis?
    ...e aquela patada que o Flavio meireles (Guimarães) deu na cabeça do costinha deixando-o quase inconsciente e nem falta marcou?
    E relativamente ao facto de em alvalade , serem sempre o Lucilio Calabote Baptista e o " Pode vir o " Joao Ferreira a apitar os jogos do FCP?
    NÃO HÁ OUTROS PARA APITAR EM ALVALADE?
    ..
    JÁ ESTOU A IMAGINAR O PROXIMO GAMANÇO...

    ResponderEliminar
  5. louro,

    expulsou o Seitaridis e o McCarthy primeiro por ter-se sentado no Rui Jorge. Foi com 9 que o Porto perdeu 2-0, o 1-0 de penálti por mão do Seitaridis.

    Tenho bilhete para Alvalade, porque mo compraram antes, mas perdi a vontade de ir. Agora nunca se deve fazer planos antes das nomeações de 5ªfeira...

    De resto, como se vê nos comentários, a maioria dos adeptos nem liga, nem comenta, nem protesta e depois acham que tudo se resolve por graças a Deus...

    É por isso que não tenho pachorra para esta porcaria...

    ResponderEliminar
  6. Pro nosso jogo não é preciso comentar...basta ler os comentários acima postados.

    Quanto ao leixões, lanço aqui um desafio... tentem adivinhar quantos penaltys e/ou expulsões vão ser inventados!!

    Porque razão são sempre os mesmos? Para o FCP são sempre os mesmos de um grupo de 5:

    - bruno paixão (ate me mete nojo escrever este nome)
    - carlos xistrema
    - lucilio vigarista
    - joão "pode ser" ferreira
    - olarápio benquerença

    Se alguém tiver paciência, conte quantos jogos estes espécimes, dirigiram um jogo do FCP.

    ResponderEliminar
  7. Afinal tive eu paciencia:

    bruno paixão:
    leixões 0 - FCP 0

    xistra:
    P. Ferreira 1 - FCP 1
    Nacional 0 - FCP 4

    joao ferreira
    FCP 3 - Nacional 0
    Academica 0 - FCP 0

    lucilio
    benfica 1 - FCP 0

    olegário
    FCP 1 - Belenenses 1
    FCP 5 - Braga 1

    Conclusão:
    Dos 8 jogos que estas abéculas arbitraram o FCP não ganhou 5!!!

    Coincidências????

    ResponderEliminar
  8. Regressando ao tema "Hulk"

    Eu penso que o Porto deveria explorar a seguinte via:

    - dado que o Ricardo Costa e o CD consideraram, na sua decisão, que os Stewards tiveram uma actuação questionável e que provocaram e incitaram à violência, tendo inclusivamente condenado o Benfica pelo facto (mas não os stewards) e tendo afirmado que a pena aplicada ao Benfica é insuficiente mas infelizmente aquela prevista no regulamento,

    - dado que eles consideraram que os stewards são outros intervenientes no jogo, e que nesse caso os mesmos são assim considerados seja para situações em que são vítimas ou situações em que são infractores;

    - dado que o regulamento disciplinar prevê, na sua secção VI infracções cometidas por treinadores ou outros auxiliares técnicos, incluindo médicos, massagistas, funcionários e demais agentes,

    - dado que algumas das infracções aí caracterizadas referem-se a “incitação à violência” ou “violência moral sobre jogadores adversários”,

    - então importa perceber porque a CD entendeu que não castigar os stewards:

    > não são considerados outros auxiliares técnicos? Nem funcionários ou demais agentes? Então como diabo são considerados como outros intervenientes no jogo????

    > esqueceram? Então que castiguem agora os stewards e o Benfica (há penas previstas para o clube nesses casos, incluindo a pena de derrota no jogo em caso).

    A SAD não pode deixar este caso cair no esquecimento e que os infractores não tenham as devidas consequências dos actos que instigaram.

    ResponderEliminar
  9. Ó Zenha;
    Você achava que o taberneiro e os amigos da taberna não fazem as contas que você fez?

    Os porcos vivem na gamela e na porcaria, e por isso tentam que a mesma não esteja fria, mas sim quentinha para melhor e mais tempo nela chafurdarem.

    Neste grupinho de 5 faltam mais dois. Um deles até marcou 2 penaltis num jogo do dragão, para nos empurrar para fora da taça da liga. Depois veio o xistrema e aplicou a mesma receita mas em alvalade e fomos mesmo fora.

    Quem estiver atento aos trajectos acaba por perceber que a cartilha é a mesma, para os 10 que se adivinham como profissionais.

    ResponderEliminar
  10. Eu apesar de todas as provocações vou a Alvalade!Temos de ir!Temos de lutar,resistir,mostrar a força e a grandeza doNosso Clube,das nossas convicções e da nossa Razão!
    Meu Caro Zé Luís,volta atraz na tua decisão e espero que estejas em Alvalade para gritares bem alto o nome do Nosso Clube!
    Saudações Portistas!
    duck
    p.s.a última do Sr que dá pelo nome de Santos,ah o F.C.Porto é o maior benfeciado pelo esforço que o Sporting teve de fazer para derrotar o everton!Tenha vergonha de si e do que anda a dizer!Tenha coragem de aparecer no Dragão!

    ResponderEliminar