06 julho 2007

4-3-3 ou 4-4-2?

Mesmo sabendo que o plantel não está fechado, mas assumindo que pelo menos estes jogadores ficarão no plantel, proponho aos Portistas de Bancada que tentem imaginar o FCPorto nos dois esquemas tácticos que serão com toda a certeza os mais utilizados na próxima época.

4-3-3
Sobre este esquema pouco haverá a dizer, já que o FCPorto poderá usar praticamente a mesma equipa que foi bi-campeã, dado que apenas saiu Anderson, com a diferença que agora existem mais opções para o meio campo, portanto seria até caso para dizer que ainda estamos melhor.

O grande problema é que mesmo depois de tantas contratações efectuadas, extremos de raiz continuam a existir poucos, apenas se saudando (ou não, depende da opinião de cada um) nesse aspecto o regresso de Tarik que terá servido apenas para colmatar a saída de Alan.

4-4-2
Adaptando o plantel ao esquema preferido de Jesualdo Ferreira, salta desde logo à vista o facto de Quaresma poder não se encaixar nele. Mas será mesmo assim? Apesar de ser um avançado, num esquema em losango no meio campo, como o que utilizei aqui, ou mesmo com todas as variações possíveis que um esquema com quatro jogadores no miolo pode ter, Quaresma poderá dar o seu contributo em várias posições, além de que poderá ser o colega do ponta-de-lança, variando para qualquer lado do ataque, aliás como se chegou a ver na época transacta. No entanto fica a grande questão: não perderá Quaresma todo o seu fulgor se não jogar apenas nas alas como no esquema usado pelo bi-campeão?

Outra questão que se pode colocar em relação a este esquema é, por exemplo, se terá Leandro Lima o valor suficiente para ser o jogador influente no ataque que é necessário a um nº10 num esquema destes. Não o coloquei a titular porque não o conheço bem o suficiente, é novo em Portugal, sujeito a todas adaptações necessários, tanto ao futebol, como ao país, etc., tal como Luís Aguiar, e assim sendo, e presumindo que ficará no plantel, Jorginho é ainda o jogador que naquela posição tem mais condições para se sair melhor. Já agora fica outra questão, não seria Ibson um excelente elemento para enriquecer o meio campo neste esquema?

Na frente de ataque requerem-se avançados mais móveis e além da opção de um ponta-de-lança mais fixo (Adriano?) juntamente com Quaresma, a opção pela dupla Lisandro ao lado de Adriano seria a que daria mais garantias.

Para quem acha que um esquema destes é mais defensivo, eu relembro que normalmente os defesas laterais tem mais liberdade de ataque já que a defesa tem mais protecção dos médios, funcionando os laterais muito mais vezes como extremos, assim sendo Lino, como lateral ofensivo que dizem ser, ganharia o lugar a Fucille.

Jesualdo Ferreira saberá melhor que ninguém o que fazer com este plantel. Cada adversário determinará até qual o esquema a ser escolhido, mas por enquanto têm a palavra os Portistas de Bancada.

Nota: As minhas opções como titulares (a azul mais claro) não serão necessariamente e como é óbvio as escolhidas pelo treinador ou por outros Portistas de Bancada. São apenas meras escolhas mediante o que tenho visto ou lido sobre os jogadores e que se baseiam apenas no senso comum, assim como os possíveis substitutos (a azul mais escuro).

29 comentários:

  1. Eu sou um fã do 4.3.3 . É o sistema que mais me agrada.

    Temos o melhor extremo da Liga Portuguesa e um dos melhores do mundo e uma série de jovens extremos com enorme portencial que andámos a desprezar....

    Neste panorama o 4.4.2 parece-me ridiculo.

    Ainda ninguém sabe como se adaptarão e o que poderão fazer jogadores como Leandro Lima ou Luis Aguiar(nem o próprio Jesualdo...)

    Acho o plantel desiquilibrado e acho que foi mal planeado.

    A Juntar a tudo isto temos novelas que poderão estender-se até Agosto sobre a saída das nossas 3 maiores estrelas.


    Um começo assim aos trambolhões cheio de dúvidas e incertezas não é bom pronúncio.


    Deus queira que corra tudo pelo melhor.

    ResponderEliminar
  2. Prefiro o 4-3-3 um esquema que proporciona um futebol mais bonito.
    E ter Quaresma um dos melhores extremos da Europa e o melhor jogador do campeonao e nao o aproveitar é um crime...
    Quaresma tem que jogar na linha,ja se jogou com ele em 4-4-2 e ele desaparece do jogo,e o ponto forte dele reside em jogar na ala esquerda para tirar as trivelas e para flectir para o meio.
    E em 4-4-2 a equipa fica menos criativa e tería que perder Lisandro...
    Porto em 4-4-2 nao tem magia,nao tem arte e perde Quaresma.
    Por isso 4-3-3
    E o regresso do tarik é uma piada de mau goste e nao algo de se saudar..
    Porquê trazer tarik quando se dispensam bruno gama,vieirinha e helder barbosa?Nao entendo,a sério que nao...
    E alguem acredita que um luis aguiar que nem joga na seleçao do país dele é jogador para o Porto?
    Com 30 milhoes ganhos nao ha dinheiro para investir em jogadores de qualidade...?
    E aonde está a prometida aposta na formaçao...?
    Porque o excelente Zequinha nao fica no plantel em vez de jogadores desconhecidos e de qualidade duvidosa vindos da america do sul?

    ResponderEliminar
  3. 4-3-3 tem mais magia, tem quaresma, tem mais jogadas de golo, um 4-4-2 é mais seguro, apropriado perante algumas equipas do nosso nível ou + fortes. O FCP precisa de 1 extremo, virá algum do Manchester?

    ResponderEliminar
  4. No meu entender o plantel está desiquilibrado, a planificação do mesmo ainda anda à deriva, desde aquisições a dispensas, falta um extremo e um bom avançado, Carew não era mau mas acho que não vem.
    Prefiro o 4-3-3, acho mais interesante mas a indefinição continua e os novos jogadores ( alguns ) são uma incógnita. E lá continuamos a ter uma quantidade de médios faltando soluções credíveis para outras posições.
    Esperemos que ainda se vá a tempo de emendar.

    ResponderEliminar
  5. Primeiro de tudo, o plantel ainda não está completo, longe disso, só poderemos dizer se está equilibrado ou não à meia noite do dia 31 de Agosto que é quando se fecha as inscrições.

    Também vou pelo 4-3-3, mas falta um bom extremo esquerdo, talvez Rossi, talvez Eagles, não sei, mas acho que ainda estamos à espera do manchester united para vermos se ele nos arranja um extremo.

    Se, por acaso, o Quaresma sair aí poderíamos pensar no 4x4x2, com liberdade para o nº 10 e com 2 homens na área, até acho que o Lisandro era capaz de funcionar ainda melhor, mas certamente que, nesta altura, o prof. Jesualdo saberá o que fazer.

    O que me parece é que as contratações são polivalentes, podem jogar em várias posições, o que é muito bom para o treinador.

    ResponderEliminar
  6. Já agora, fomos campeões europeus em 4x4x2, sem extremos.

    ridiculo ?

    ResponderEliminar
  7. Não entendo a fixação em alguns sistemas tácticos.

    Pessoalmente, acho que o FCP deve estar preparado para jogar nos dois sistemas de jogo. No ano passado viu-se a necessidade - sobretudo na Champions"- de saber jogar de forma "rotinada" no 4-4-2. Não esquecer que todas as grandes equipas jogam nesse sistema - será por algum motivo.

    Em Portugal basta jogar em 4-3-3 (90% dos casos).

    A falta de peso, a falta de rotina para desmanchar um sistema durante o jogo foi evidente no ano passado e foi mal de muitos pecados.

    Este ano confio que o Professor vai conseguir impor a diversidade e quanto a mim, tem sabido reforçar o plantel nesse sentido.

    Quaresma terá de saber evoluir para esse nível. Jogar com Quaresma em 4-4-2 pode tornar-se muito positivo assim saiba/queira o 7 de partir para um padrão de jogo que o reconheça finalmente como um dos grandes génios do futebol actual. Viu-se em Londres contra o Chelsea...

    Mas enfim, esta prosa perde todo o sentido se o Liverpool der os milhões que o FCP exige - ao que parece 25 milhões. Manifestamente por um dos melhores extremos do mundo a chegar à linha...talvez o melhor.

    Sem ele, perdemos criatividade, explosão, receio nos defesas, amplitude...bom, uma mão cheia de coisas que faz com que todos queiramos ver a magia das trivelas do Potter - seja na TV ou Estádio. São raros os jogadores assim.

    Com a saída de Quaresma o 4-3-3 deixa de fazer sentido. Simplesmente não temos mais extremos que dêem garantias.

    Liverpool é o tipo de clube que qualquer jogador quer sentir. Não vai ser fácil segurar. Irá PdC faltar à "promessa" de não sair mais ninguém?

    Lucho também está a ser muito pressionado. Convenhamos que não será difícil ao Valência pagar os 20 milhões exigidos. Para mais com o empresário a trabalhar género formiga para o levar daqui para fora.

    Especulação. Especulação. Especulação.

    Ainda assim, bem longe da dos nossos adversários que equipam de rosa. Parece que para aquelas bandas andam a ficar de olhos em bico...



    Abraços
    [[]]

    ResponderEliminar
  8. Miguel é evidente que os dois sistemas tácticos até podem ser usados no mesmo jogo. Como dizes o FCPorto tem de estar preparado para jogar em qq um deles. O que tento questionar aqui é, com os jogadores que o FCPorto tem, em qual deles se dar melhor.

    Está mais que visto que para o 433 existem lacunas, falta de extremos de qualidade, mas já não existia o ano passado?

    E o que se vai lendo pela imprensa não é nada animador, Se o Liverpool quiser mesmo, Quaresma sai, tal como o Lucho e aqui começa-se a questionar em grande a qualidade do plantel que era evidenciada por estes 2 jogadores . Se eles saiem... nem quero pensar.

    É evidente que aí o FCPorto tem de atacar em força o mercado, mas entretanto começa a ser tarde e terá de procurar o que chamam refugo. A ver vamos como diz o cego, já que como diz o Menphis o plantel está longe de estar fechado.

    Um abraço.
    PS: Agora foram os chineses que atacaram as acções dos vermelhos, dão o dobro do outro. Especulação? Por via das dúvidas a CMVM suspendeu as accções. Pois.

    ResponderEliminar
  9. O Miguel explanou bem a situação, pegando na deixa do Zirtaev. E o menphis destaca bem que ainda é cedo para conjecturas finais.
    A mim ainda me faz confusão dizer-se que o Jesualdo prefere o 4x4x2. Em 3 anos de Braga jogou sempre em 4x3x3, na época passada de facto faltou alguma rotina para mudar de sistema. Quaresma no 4x4x2 serve sempre, qualquer grande jogador integra qualquer sistema. O losango poderia ser rombudo, mais na largura, como gosta o professor, menos em profundidade e aí depende do fôlego que a posição 10 tiver. Um losango rombudo dá consistência ao meio-campo. Se os laterais forem ofensivos, como garantem Bosingwa e Lino, quem joga nas alas sobe mais facilmente e a equipa instala-se rapidamente no meio-campo adversário, as linhas defensiva e média actuam mais juntas e com os centrais velozes que temos encurta-se o campo ao adversário e toda a equipa sai em bloco, com armas e bagagens em terrenos bem adiantados. Por isso, talvez sejam menos importante os extremos típicos do 4x3x3 e, no cômputo geral, a equipa está equilibrada, ao contrário do que alguns admitem.
    Como está muita coisa ainda em aberto, e reitero a minha confissão de gostar pouco de partir de premissas teóricas, vamos com calma. As apreciações nesta altura da época fazem sentido, mas sem algo de definitivo. Não incompatibilizo o Quaresma com o 4x4x2, mas ele vai ter de pensar o jogo mais em função do colectivo do que na parte que lhe diz respeito, esperar a bola em zona avançada e no último terço do campo partir a loiça ao adversário.
    Nesta medida, considerando o Luís Aguiar e o Leandro Lima para aproveitar um, e ainda não é dado adquirido que Jorginho saia, o Lucho perderia o lugar, até por estar a ser efectivamente cobiçado.
    Este é um dado novo que importa pensar: Lucho não faz a ala direita como Quaresma, tem tendência para o meio, nunca iria à linha. Pisa terrenos de um 10 clássico. E, last but not the least, é um jogador que abusa da disponibilidade para jogar. Quem está cá há 2 anos e não gozou férias mesmo desde o tempo anteriro à sua vinda, é preocupante pensando no curto prazo. Em 2004 teve os Jogos Olímpicos, em 2005 a Copa América, em 2006 o Mundial, em 2007 a Copa América, em 2008 os Jogos Olímpicos talvez. Se pagarem bem, por mim seria o candidato óbvio à saída. É que ficando o preço poderá sair caro. Eu gosto dele, mas um sul-americano está muito sujeito a isto. E estes factores não são de desprezar. Pagando em dinheiro (e não com Hugo Viana para baixar o preço), Lucho é bem vendido e o FC Porto se perde um grande jogador já tem muitas opções de meio-campo e livra-se de potenciais problemas de sobre-utilização deste excelente internacional argentino.
    Acho que Quaresma não deve sair, na iminência de se perder Lucho. Mas o mundo não acaba se saírem os dois, já que a existir uma proposta do Liverpool será bem difícil segurar o cigano.
    Mas acredito que a SAD pensará um de cada vez e já estabeleceu a prioridade de luxo.

    P.S. - como alvitrei há dias, já há adeptos mais volúveis que, se dantes pediam para abater-se o passivo, hoje já perguntam que é feito dos 30 milhões de Anderson. Sol na eira e chuva no nabal?

    ResponderEliminar
  10. epá, saiu Miguel* - TEIXEIRA carago

    usei outra conta

    ResponderEliminar
  11. bem, lá vou eu para benidorm, depois sou noticias de lá.

    Lá vou comprar o sport, sempre é mais interessante do que alguma imprensa portuguesa, espero é que não assista à apresentação do Quaresma pela televisão, como assisti quando ele foi para o Barça.

    um abraço, e pode ser que ainda comente de lá, visto que não faltam cyber cafés. Ainda venho a tempo da apresentação.lol.

    ResponderEliminar
  12. eu queria dizer depois DOU e não SOU...um abraço

    ResponderEliminar
  13. boas férias !

    "A CMVM vai investigar se as declarações de Vasco Pereira Coutinho sobre uma possível OPA ao Benfica violaram as obrigações de transmitir ao mercado informação verídica e de manter segredo sobre a preparação de uma OPA. Vasco Pereira Coutinho pode ser multado entre 25.000 euros e os 2,5 milhões de euros."

    não será este mais um caso de polícia ??

    ResponderEliminar
  14. memphis_child : Boas Férias!

    offshore: A Polícia existe para servir o Benfica,tal como o MP e os tribunais.

    ResponderEliminar
  15. Boas férias menphis!
    Eu também estou, mas por aqui, no Norte.
    Off-shore, já é a 2ª, antes foi o Berardo. Cheira-me que andam a fazer publicidade, não só enganosa, mas de borla. A CMVM não sabe lidar com estes marmelos. Gente daquele clube realmente tem falta de nível igual à incapacidade de os tratarem como deliquentes comuns. Fazem o que querem e lhes apetecem, sobra-lhes tempo e alguém vem dar avisos à navegação... Polícias de maus costumes, henrique, bem dito.

    ResponderEliminar
  16. Menphis boas férias, mas mesmo em Espanha não deixes de aparecer.

    Qt aos vermelhos, eles fazem e desfazem, mentem, gozam, fazem o que querem e lhes apetece porque sabem que gozam de impunidade total. É na CMVM, é com a polícia, é com o estado, é com a CSocial, é com tudo. Todos parecem ter medo deles, todos menos uns aqui a norte que onde se metem com eles saem sempre a ganhar e isso é que lhes moi o juízo. LOL

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  17. Não sei de onde se tirou a ideia do 442 ser o preferido do Jesualdo, já que quando estava em braga deu preferência ao 433, no entanto e no caso do 442 aplicado ao nosso caso, não acho que o losango seja a melhor configuração, adaptando um sistema aos jogadores e ano ao contrário(opção discutível), talvez não fosse de todo absurdo aplicar um 442 "inglês" como faz o man utd e ainda fez a Inglaterra no euro sub-21, em que deixávamos na frente dois pontas de lança, um "post" Adriano(nugent/a.smith) e outro mais vagabundo no apoio e a entrar em diagonais como o lisandro(lita, rooney), depois no meio campo, uma linha de quatro, com o quaresma no papel de ronaldo só que na esquerda e a direita podia ser feita pelo lucho como nos tempos do river, ficando o meio para um trinco e talvez um "8", sendo as alternativas assunção/bolatti/r.meireles e kaz/aguiar/l.lima, estando o problema na previsível pouca capacidade de recuperação do aguiar e do l. lima, podendo o lucho então fazer de "8" e o l.aguiar fazer o lado direito do meio campo. Quanto à defesa, parece o sector mais estruturado e equilibrado da equipa, havendo a duvida do quanto poderá render o lino num clube desta dimensão e se o p. emanuel se conseguirá novamente impor.

    ResponderEliminar
  18. Eu sou também adepto de um sistema que repouse em dois extremos rápidos, que saibam rasgar a defesa e proporcionar a intervenção de um avançado mais ou menos fixo e concretizador ou a entrada de um qualquer médio que remate bem à baliza. O sistema de 442 parece-me mais adequado a quem jogue em contra ataque com dois avançados do tipo do interior clássico que sejam velozes e rematem com facilidade. Aqui o meio campo segura a bola e solta-a sempre em passes a rasgar a estrutura defensiva contrária...Nos jogos fora com equipas mais fortes é o ideal se o resultado em questão não tiver que ser obrigatoriamente a vitória...Resguardar melhor a defensiva e partir rápido para matar o adversário no lado de lá...Em casa terá que ser obrigatório utilizar um esquema mais ofensivo e alargado que obrigue o outro a cometer erros sucessivos para serem aproveitados de imediato nem que seja em livres próximos da área contrária...Mas no fundo são sempre necessários jogadores rápidos e criativos para fazer a diferença do meio campo para a frente. Para estes raciocínios é indispensável ter Quaresma I e Quaresma II -um outro jogador rápido e muito criativo. E aqui pareceu-me serem aproveitáveis Bruno Gama e Hélder Barbosa. De Bruno Gama não conhecia praticamente nada e agora surge-me como uma opção muito válida como extremo. Bons dominadores, rápidos e com facilidade no remate...

    ResponderEliminar
  19. "Heróis do mar ó Lisbonenses somos nós Portucalle, nação valente una e imortal...
    Porfiai vós em levantar hoje de novo o bom nome ido da Capital, mas honestamente...Entre as brumas da Glória passada, há mais de trinta anos só se sente aqui a Voz
    dos Farinhas, dos Orelhas e dos seus netos ou avós e bisavós ressabiados?!..Às armas, às armas gritais desalmadamente, co'a Morgado, c'a Carolina e c'o Santós, com todos contra os Dragões, marchar, marchar!...Mas atenção, se aqui a "gente" estiver dormindo ou então disposta para vos aturar!"

    Atendendo ao "palpite" do Zirtaev dei um pequeno retoque no hino colocado no Post anterior...Gostaria de sentir a vossa opinião!

    ResponderEliminar
  20. "-Heróis do mar ó Lisbonenses somos nós Portucalle, nação valente una e imortal...
    Porfiai vós em levantar de novo o bom nome ido da vossa Capital, mas honestamente...Entre as brumas da Glória passada, há mais de trinta anos só se sente aqui a Voz esganifada dos Farinhas, dos Orelhas e dos seus netos ou avós e bisavós ressabiados!?!..Às armas, às armas gritais desalmadamente, co'a Morgado, c'a Carolina e c'o Santós, com tudo e todos contra os Dragões, marchar, marchar!...
    -Mas atenção, mais devagar, só se aqui a "gente" estiver dormindo ou então enfim (in)disposta p'ra vos aturar!"

    ResponderEliminar
  21. No JN de hoje:

    FC PORTO tem 63(!!!!) jogadores cob contracto.


    SESSENTA E TRÊS ,MEUS AMIGOS. DÁ QUASE PARA 3 PLANTÉIS !!!!

    ResponderEliminar
  22. entretanto as novelas Pepe,Lucho e Quaresma continuam....


    ai,ai,ai,ai ai

    ResponderEliminar
  23. FC PORTO tem 63(!!!!) jogadores cob contracto.


    SESSENTA E TRÊS ,MEUS AMIGOS. DÁ QUASE PARA 3 PLANTÉIS !!!!


    Isto, por si só, diz muito pouco. Acho que faz sentido dividir os jogadores entre jovens promessas e restantes (24 anos para cima).


    Dentro daquela facção que eu considero potencialmente mais gravosa, a de jogadores com 24 anos ou mais, por ter custos financeiros altos e o retorno desportivo futuro ser mais que dúbio, estamos a falar de 7 jogadores, eventualmente 9:

    Sonkaya
    Ezequias
    Pitbull
    Alan
    Maciel
    Leandro
    Mareque

    e, provavelmente,

    Ibson
    Tarik

    O resto são 20 e tal jovens jogadores, entre os quais alguns com salário mais elevado (D. Valente, Barbosa, Gama, Vale, Vierinha, Paulo Machado, Fernando, Paulo Ribeiro), mas com idades entre os 19 e os 23 anos - uma média de 6/7 por cada ano de formação, o que, francamente, não me parece demasiado.

    ResponderEliminar
  24. Faltou o Bonfim, que deve ser dos mais caros. Que é feito dele, alguém sabe?

    ResponderEliminar
  25. "As pulgas saltam, as pulgas gritam, ora ide embora ó pulgas malditas, ó pulgas malditas, ó filhas da pulga..."

    ResponderEliminar
  26. É do senso comum que Jesualdo gostará mais do 442, mas poderá até nem ser. Uma coisa que sei que ele gosta, aliás como qq um, é de vencer, seja em que esquema for.

    Aqui há uns tempo falei em 70 jogadores emprestados (não foi Meireles), exagerando claro. Mas, como se vê, o exagero não foi assim tão grande e nem vale a pena acrescentar mais nada, apenas que para mim não é novidade nenhuma.

    Qt ao hino Meireles, está melhor, mas tem de colocar isso de modo a enquadrar-se na musica.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  27. è verdade recordo perfeitamente essa questão dos setenta jogadores...Eu também o disse que a ser assim seria o suficiente para formar três planteis distintos...Agora a nível dos outros clubes já se sabe quantos jogadores eles têm espalhados pelos quatro cantos do Mundo? E depois há que perceber como é que isto se processa, que tipo de jogadores são, se ex-júniores com ligações contratuais mais extensas e que permitem fazer em tempo útil uma apreciação mais profunda ou se são jogadores já com ligação definitiva ao plantel Profissional...Não quero estar a arriscar mas se estiverem com atenção ao que se passa à nossa volta talvez percebam melhor a situação. Posso adiantar, porque moro em Gondomar e de vez em quando escuto aqui ou ali conversas ditas em tom mais alto, que uma boa parte do plantel Gondomarense tem ligação contratual ao Boavista, ligação esta que já vem de longe e também é sabido que o Tourizense tem uma relação privilegiada com o FCPorto...Não quero estar a perder muito tempo a pensar nos jogadores espalhados por outras equipas e que têm ligações com os outros grandes, mas sem esforço encontro de imediato uma mão bem cheia de exemplos, até o Braga, lembram-se do Diego emprestado ao Penafiel?...Portanto temos que ler tudo isto de uma forma muito enquadrada e por isso acho que estas notícias têm como função quase exclusiva picar o Clube e aproveitar estes espíritos mais "ligeiros e instáveis" que estão constantemente a vogar de acordo com os ventos e as marés e não sossegam um bocadinho!

    ResponderEliminar
  28. Não tenho certeza mas o PC não disse à duas semanas atrás que o FCP tinha 43 jogadores seniores sob contrato?

    ResponderEliminar
  29. E que tal fechar o plantel com Adu (usa) e Suazo (chile) a substituir Tarik e Postiga?

    ResponderEliminar