31 julho 2007

Opções

"Parte I
Peter Ustinov, um conhecido actor britânico, disse uma vez que em certos países, como nos Estados Unidos, por exemplo, a pressão para uniformizar tudo é tão grande que, apesar de haver liberdade de escolha, não há nada para escolher simplesmente porque é tudo igual. Um só tipo de queijo de cem marcas diferentes, o mesmo hamburguer com nomes distintos, o mesmo filme todos os anos com um realizador diferente, a mesma casa, com o mesmo jardim e o mesmo carro estacionado à porta em ruas sucessivas e por aí fora. Ora, neste momento, Jesualdo Ferreira tem liberdade de escolha, mas o objectivo do treinador do FC Porto é ter efectivamente por onde escolher. Para isso, precisa de jogadores com características diferentes para cada posição, jogadores que se complementem em vez de se sobreporem e que multipliquem as soluções em vez de repetirem as respostas. Ora, deverá ser precisamente essa necessidade de escolha a ditar a selecção do plantel e é por isso que a observação localizada e parcial do rendimento demonstrado num ou outro jogo é pouco menos que irrelevante. Os golos que Postiga e Tarik marcaram ao Boavista não são indiferentes para o técnico, mas podem não ter sido o suficiente para lhes garantir um lugar no plantel. Em contrapartida, também não foram os golos ou os passes ou os dribles falhados noutras ocasiões que os aproximaram da porta de saída. Aquilo que eventualmente pode tornar Postiga e Tarik excedentários no plantel do bicampeão nacional, é a existência no grupo de jogadores com as mesmas características, mas melhores. Isso e o facto de, eventualmente, a sua saída poder representar um bom negócio para o clube, como pode ser o caso do ponta-de-lança.
Parte II
Na entrevista concedida ao Expresso no último fim-de-semana, Laurentino Dias, Secretário de Estado do Desporto, defendeu-se da acusação de perseguição ao Benfica e a Nuno Assis no caso de doping daquele jogador dos encarnados, revelando que na última temporada foram realizados 11 controlos ao Benfica, 18 ao Sporting e 30, isso mesmo, 30 ao FC Porto. Por outras palavras, Laurentino Dias não se limitou a garantir que ninguém persegue o Benfica, como deu a entender que há quem persiga o FC Porto. Assim, sim. Afinal, se há uns telefonemas que se impõe investigar e outros não, se há depoimentos que se impõe investigar e outros não, porque raios deveria haver alguma preocupação com o equilíbrio nas questões do doping?"
Jorge Maia in O Jogo

16 comentários:

  1. Excelente artigo do Jorge Maia, e de facto é mesmo verdade o FCP tem jogadores com as características do Tarik e do Postiga mas bem melhores e, nesse caso, se calhar mais vale dispensá-los.

    Quanto ao doping, além das 30 vezes que fomos controlados, temos aquelas vezes em que foram controlados na Champions League.

    Por fim, o caso Lucho está a complicar-se, se calhar como a vontade de ficar parece ser pouca, infelizmente, mais vale mandá-lo embora.

    ResponderEliminar
  2. Eu sou a favor da permanência do Tarik. Apenas temos dois extremos no plantel (Quaresma e Mariano), sendo que Lizandro é uma adaptação.

    Assim, penso que Tarik poderá ser útil. Aliás, convém não esquecer que este ano há mais uma competição: a taça da liga. Um plantel com soluções fará toda a diferença.

    Relativamente ao Postiga, a questão da sua dispensa (ou não) parece-me estar resolvida desde o momento da contratação do Farias.

    ResponderEliminar
  3. Afinal o Lucho vai, fica, vem, não vem... isto já está a parecer uma novela mexicana!

    Postiga e Farias irmãos gêmeos? Às tantas...

    ResponderEliminar
  4. Aquelas trinta visitas ao reino do Dragão não foram intencionais nem fruto de alguma tentativa de perseguição, não pensem nisso, os homens do "Instituto de Controlo a Náufragos" para saberem quem vai ser visitado no próximo fim-de-semana têm um programa instalado no seu computador devidamente "preparado" com ingredientes mais para o azul, do que para o verde ou vermelho! Não sabiam que os computadores também têm simpatias? É verdade que têm acreditem, por isso nós compramos uns e não outros. Por isso -por exemplo - no meu caso o meu computador está sempre conectado ao site Portistas de Bancada e ao www.fcporto.pt...Duvidam disso? E os canais de televisão? Até os jornais nos escolhem, em vez de sermos nós a escolhê-los a eles, reparem vou à bomba de gasolina e diz-me o senhor que lá está a atender: estão aqui os seus jornais! -E eu fico surpreendido com aquele fidelização à minha pessoa, porque na verdade gosto mais daqueles jornais do que dos outros...Como sou feliz!...Portanto no caso comentado pelo secretário de Estado Laurentino Dias acontece exactamente a mesma coisa, aquele programa escolhe por afectos -lá estamos nós na mesma área de discussão- em cada 50 escrutínios de visitas, 30 são para o Porto, 18 ao Sporting, 11 ao Benfica e 1 ao Boavista só no fim do Campeonato quando tudo estiver já resolvido e as urinas purificadas e uma coisa é certa, nunca antes de um Boavista-Porto!

    ResponderEliminar
  5. Espionagem» em pleno balneário do F.C. Porto
    Malgrado as suas 14 primaveras, Francisco Moreira já tem estórias para contar. Gaba-se, por exemplo, do dia em que se escapuliu para o balneário do F.C. Porto, numa partida contra o Candal. «Pedi a ficha de jogo aos responsáveis e disse-lhes que escrevia num blog. O pior foi que durante o jogo fiquei mesmo à frente de um director do Porto e ele viu as fichas que eu tinha com o símbolo do Benfica», relata, por entre um sorriso malandro.»
    Do site "maisfutebol" 31/07/2007.

    -Como vêm eles são todos iguais, começam cedo a ser malandros e vígaros, é a sua natural escolinha, embora eu saiba que a culpa à partida é dos paizinhos que gostam de transformar os seus miúdos em "xicos espertos"!

    ResponderEliminar
  6. Sinceramente esta história do Lucho (vai e vem) não está a ficar nd bem..isto não é nd profissional, não sei de quem é a culpa e mt menos se o Lucho quer ou não ficar no porto, mas a verdade é que com a sua saída ficamos tds a perder!! o porto pq perde um grande jogador e que pelo que temos visto nos últimos jogos, apesar das novas contratações (boas não digo o contrário) não há ng que faça tão bem a transição defesa ataque como o Lucho, é de facto um pilar essencial da dinâmica da nossa equipa! Além disso é mt importante p treinador saber com quem pode contar para preparar a equipa de forma adequada!!
    por outro lado, se o Lucho sair, pode ter a certeza que tb vai perder com isso, afinal de contas o porto não é uma equipa qualquer, e uma saída prematura pode-lhe estragar o futuro..

    A verdade é que se o Lucho sair acho que o porto precisa de comprar outro jogador para aquela posição e com experiência (um titular de caras) mas é só a minha opinião..

    a ver vamos, só não quero que o porto saia prejudicado (ou mais prejudicado do que já está)

    Quanto à questão dos controlos anti-doping nem vale a pena falar, ou melhor, vale sim, o porto tem msm que fazer barulho e pedir explicações por esta diferença de critérios..uma VERGONHA!!

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  7. Descansem q n saio. Chego hj ao fim da tarde ao Sá Carneiro. Amanhã já treino.

    ResponderEliminar
  8. mais uma fraude com passaportes ?
    http://oantilampiao.blogspot.com/2007/07/o-que-tem-mantorras-e-adu-em-comum.html

    ResponderEliminar
  9. Alguém tem uma informação sobre se o Lucho vem hoje ao final do dia?

    Eu acredito que ele não é desse tipo de jogadores que utiliza estes esquemas para forçar a saída e por isso mantenho-me convicto da sua chegada.

    A partir daí, se o clube entender vendê-lo, o Lucho tem tanto direito de sair como todos os outros jogadores, por mais desiludido que eu fique.

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Sem muito tempo para comentar mas ainda assim com o suficiente para escrever que o FCP tem de se deixar de contratos como o que foi feito com o o fundo de investimento. Estarmos nas mãos de um grupo de pessoas que só quer dinheiro não tem lógica nenhuma. Há muito tempo que deviamos ter pago os 3 milhões de euros respeitantes aos outros 50% do passe. Agora esses 50% significam quanto? Não sei, mas a avaliar pela idade do argentino se calhar a SAD devia pensar em adquirir o jogador por inteiro. Quanto às férias prolongadas até sou da opinião que o Lucho as merece.

    Abraço
    [[]]

    ResponderEliminar
  11. Acho que o Teixeira focou o cerne da questão qt a este caso. O facto de o FCPorto adquirir jogadores em parceria com os denominados fundos de investimento tem muito que se lhe diga. Se por um lado poder-se-ão conseguir jogadores que à partida não seriam possíveis dado o seu valor, o que não acho ter sido o caso, por outro fica-se na mão desses fundo, porque se já é difícil segurar um jogador que está totalmente ligado ao clube, assim, com estas parcerias, pior se afigura o caso.

    Quanto ao Lucho, não sabemos ao certo o porquê do seu atraso, podem ser realmente questões pessoais, mas se por acaso for um atraso propositado na tentativa de forçar a saída do clube, apesar de ficar desapontado com o homem, que faça boa viagem. Tal como dizia do Pepe digo dele. Mais vale ir-se, não devemos querer jogadores contrariados. Mas por enquanto vamos apenas aguardar.

    Em relação às visitas do CNAD, estou como o Meireles, os programas de sorteio do computador são facilmente manipulaveis e não me admirava nada que este o FCPorto tivesse o mesmo "azar". Mas como quem não deve não teme, não há problemas e mesmo contra dopados somos melhores e ganhamos e isso deve-lhes fazer uma comichão...

    Meireles e qt ao facto do seu PC estar formatado para o Portistas de Bancada, isso não tem mal nenhum, aliás só demonstra a excelente máquina que tem :-).

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. Sobre o controlo antidoping, nada de novo: desde sempre, sempre, sempre que os controlos foram "metodologicamente" instituídos, com regularidade regulamentar, o FC Porto foi SEMPRE o clube mais "controlado". De qualquer forma, mais um bom texto do Jorge Maia.
    Por falar em bons, textos e jornalistas, Rui Cerqueira é o "tal" director de comunicação do FC Porto. Pelo menos em relação a um bardamerdas de quem se falava para o cargo, este é não só sócio como tem cadeira anual, é portista mesmo apesar de o ter "escondido" no seu trabalho jornalístico, especialmente nos relatos dos jogos na RTP, o que me surpreendeu e desagradou. Mas conheço-o bem e, além das qualidades do portista, é uma boa pessoa, tudo ao contrário do tal bardamerdas de quem se falava.
    Sobre o controlo, quer do doping quer da informação, é muito alto o nível de exigência do FC Porto.
    Já aqui falámos disso, ou eu falei disso, mas proponho, ainda, outro ângulo de análise. Ainda agora cheguei de férias mas começo a tirar algumas ideias certas: quem não via os treinos do Olival, mas percebia o rendimento em campo; quem palpitava um ou outro jogador como bom para o plantel; pois que aproveite e vá ver, de borla, os treinos do... Leixões.
    No Mar encontrarão o que alguns achavam ser trutas. Poderão vê-los treinar e... tirem as vossas conclusões. Não lancem palpites para o ar sobre o Paulo Machado, o Vieirinha ou Diogo Valente e Ezequias. Vejam-nos a treinar e digam alguma coisa para ver se percebem porque não "calçam" de azul e branco, tenham escola daqui ou dali. É um repto para os amigos da bancada...
    Vou pondo a leitura em dia e acabei de ficar estarrecido com o que li de um jornal de há dias e de um velho cromo do futebol luso, aquele à flor da relva e ao pé da boca. É que nas férias as coisas passam-nos a correr, e não parece... Gosto de estar atento, sou como o amigo meirelesportuense.

    ResponderEliminar
  13. Sobre o controlo antidoping, nada de novo: desde sempre, sempre, sempre que os controlos foram "metodologicamente" instituídos, com regularidade regulamentar, o FC Porto foi SEMPRE o clube mais "controlado". De qualquer forma, mais um bom texto do Jorge Maia.
    Por falar em bons, textos e jornalistas, Rui Cerqueira é o "tal" director de comunicação do FC Porto. Pelo menos em relação a um bardamerdas de quem se falava para o cargo, este é não só sócio como tem cadeira anual, é portista mesmo apesar de o ter "escondido" no seu trabalho jornalístico, especialmente nos relatos dos jogos na RTP, o que me surpreendeu e desagradou. Mas conheço-o bem e, além das qualidades do portista, é uma boa pessoa, tudo ao contrário do tal bardamerdas de quem se falava.
    Sobre o controlo, quer do doping quer da informação, é muito alto o nível de exigência do FC Porto.
    Já aqui falámos disso, ou eu falei disso, mas proponho, ainda, outro ângulo de análise. Ainda agora cheguei de férias mas começo a tirar algumas ideias certas: quem não via os treinos do Olival, mas percebia o rendimento em campo; quem palpitava um ou outro jogador como bom para o plantel; pois que aproveite e vá ver, de borla, os treinos do... Leixões.
    No Mar encontrarão o que alguns achavam ser trutas. Poderão vê-los treinar e... tirem as vossas conclusões. Não lancem palpites para o ar sobre o Paulo Machado, o Vieirinha ou Diogo Valente e Ezequias. Vejam-nos a treinar e digam alguma coisa para ver se percebem porque não "calçam" de azul e branco, tenham escola daqui ou dali. É um repto para os amigos da bancada...
    Vou pondo a leitura em dia e acabei de ficar estarrecido com o que li de um jornal de há dias e de um velho cromo do futebol luso, aquele à flor da relva e ao pé da boca. É que nas férias as coisas passam-nos a correr, e não parece... Gosto de estar atento, sou como o amigo meirelesportuense.

    ResponderEliminar
  14. Como refiro no meu blog, parece-me boa altura para o Porto se "desfazer" do Postiga. Julgo até que 4 milhões pelo jogador é um negócio fabuloso, já que o jogador se encontra numa fase de saturação no FC Porto. Não tem as mínimas condições de se apresentar como titular, além de que o clube ainda está a "pagar" o facto de o ter ido repescar ao Tottenham, num investimento altíssimo associado a um ordenado também ele alto. A falta de eficácia e eficiência ofensiva deste jogador é gritante, e é alto que já há muito tempo me deixa irritado!

    Visitem o meu blog desportivo "Jogo de Área":
    http:/jogodearea.blogspot.com

    ResponderEliminar
  15. Quem vai, quem fica...

    Santos da casa não fazem milagres...
    Jorginho é bem melhor que alguns reforços, mas já estava "em casa".

    Mais vale prevenir que remediar.
    Tarik é necessário para que os jogos sem Quaresma não sejam para esquecer. Quatro extremos não é muito! Nunca compreendi a massa assobiativa que nunca deu uma oportunidade ao Tarik. O Postiga já teve...quantas?

    A cavalo dado não se olha o dente.
    Emprestado, neste caso, mas Luis Aguiar vai ter que mostrar mais futebol...

    Nem tudo que reluz é ouro...
    A altura não é tudo. Kaz é um claríssimo erro de casting. Manias de Jesualdo. No entanto, se não der no futebol, pode dar para o basquete.

    Há mais marés que marinheiros...
    O marujo Bolatti, para já, não tira o lugar ao couraçado Assunção.

    Quem andou não tem para andar...
    Pedro Emanuel. Grande jogador. Experiente, útil. Apesar disso, espero que se dê lugar aos novos.

    Gostos não se discutem...
    Mas o Postiga tem à sua espera uma óptima carreira...noutro clube, espero. Vou ter saudades dos fora-de-jogo consecutivos.

    Atina, Jesualdo. Não há pior cego que o que não quer ver.

    Um abraço portista.

    ResponderEliminar