12 agosto 2007

Falta de sorte, de audácia e...um hábito

FCPorto 0 - 1 Sporting C. P.
( Izmailov 75')


Equipa titular: Helton, Bosingwa, Fucile, Bruno Alves, Pedro Emanuel, Paulo Assunção, Raul Meireles, Marek Cech, Lisandro Lopez, Quaresma e Adriano


Entraram: Kaz 74', Mariano Gonzalez 77' e Leandro Lima 83'


O FCPorto reprovou no seu primeiro grande teste da época 2007/2008. Reprovou por vários factores mas, essencialmente, por culpa da falta de sorte, tão necessária para vencer jogos, da falta de audácia do seu treinador não arriscando no momento certo e também ao aparecimento de um hábito que ultimamente é tão normal, como o hábito da higiene oral de Jesualdo Ferreira: uma arbitragem infeliz e tendenciosa prejudicando sempre o mesmo.

Mas vamos por partes, o FCPorto apresentou em Leiria uma equipa completamente bicampeã, sem reforços a alinharem de inicio, com Helton na baliza, com a defesa e o ataque habitual, e com Cech no meio campo a tentar fazer de Lucho.

O jogo começou com um Sporting melhor, mais ofensivo, mas cedo se percebeu que ao FCPorto faltava o tal jogador que fazia a ligação defesa-ataque, o tal elemento menos guerreiro e mais irreverente para tentar surpreender uma defesa fechada.

O FCPorto, à medida que o tempo foi passando equilibrou a partida, conseguindo ganhar o meio campo e empurrando o Sporting para a sua zona defensiva, no entanto nunca conseguiu chegar com sucesso à área adversária, e poucas vezes criou lances de perigo, excepção quando Quaresma, num lance de bola parada, fez a bola embater no poste da baliza de Stojkovic.

Na 2ª parte, tudo começa igual, o FCPorto sempre superior ao seu adversário, mas também com pouco perigo a rondar o seu alvo principal, sendo aí que entra a tal falta de audácia do seu treinador.

O FCPorto dominava a partida a seu bel-prazer, sentia-se que o golo poderia surgir a qualquer momento, mas faltava algo, um chama que pudesse acender o lume da vitória, e Jesualdo Ferreira teimava em não arriscar, em esperar pelo erro do adversário para que o golo, merecido até à altura, surgisse caído do céu .

Num meio campo combativo, que até tinha conseguido, até ao momento, controlar as operações manietando o adversário, o FCPorto necessitava de alguém com capacidade de improviso, de magia, com um pouco mais de ambição ofensiva.

Lisandro e Adriano lutavam na frente sozinhos, Quaresma, sempre bem vigiado, não conseguia pegar no jogo, e o Sporting tentava fechar os caminhos da sua baliza, não havendo ninguém capaz de furar e de desequilibrar, tal a forma que as equipas estavam encaixadas.

Fucile bem tentava surgir na frente, mas teve sempre falta de apoio e Bosingwa esteve irreconhecível, não conseguindo ter êxito nos seus cruzamentos.

No entanto, Jesualdo Ferreira mexe na equipa, tarde demais e erradamente, como se veio a provar, Kaz entra para o lugar de Cech, mas, quase no minuto seguinte e sem nada que o fizesse prever, o Sporting num remate tão espectacular como feliz ,marca o golo, que viria a ser o golo da vitória, tão injusto como foi o resultado final.


A partir daí, Jesualdo mudou a estrutura da equipa, arriscando tudo, pôs Mariano Gonzalez e, muito tardiamente, pôs Leandro Lima, mas a equipa teve pouca capacidade de reacção
.

Kaz ainda enviou uma bola ao poste, na melhor jogada do encontro portista, mas o FCPorto nunca foi capaz de se erguer, perante o golo que o deixou KO, ele nunca teve a lucidez suficiente para tentar virar o rumo dos acontecimentos.

Por fim, temos o hábito, aquele hábito que, ultimamente, temos visto nas partidas do FCPorto: uma arbitragem infeliz, completamente tendenciosa e a prejudicar-nos.
Uma mão de Tonel na grande área, quando o jogo estava 0-0, não foi sancionada, mas também se viu um critério desigual na atribuição dos amarelos, mostrando um arbitro sempre preocupado em condicionar os jogadores portistas.

Nada que não estejamos já habituados e avisados, este ano os critérios ainda vão ser mais desiguais, e a pressão e o condicionamento nas decisões dos árbitros para não beneficiar o FCPorto vai ser enorme, mas para isso necessitamos de ser ainda mais fortes do que aquilo que somos.

O FCPorto apenas perdeu uma partida, ainda que injustamente e devido a vários factores, com os quais, futuramente, poderá contornar, tem muito caminho pela frente, mas por esta derrota, sempre incómoda e amarga, e porque na 2ª jornada o FCPorto enfrentará, novamente, o Sporting, o jogo de sábado, contra o Sporting Braga é duma extrema importância para a confiança e para a motivação dos seus jogadores, havendo aí um único resultado possível: a vitória, tudo para que não surja logo uma cárie no inicio da época que lhe possa prejudicar a época.

36 comentários:

  1. Estou extremamente agastado com a exibiçao...deste treinador.

    Perdemos com uma equipa inferior tecnicamente.

    O que é facto é que esta equipa do Porto esta praticamente a começar do zero e vai levar tempo até se encontrar, especialmente quando se joga com sete jogadores defensivos mais um guarda redes.

    Jesualdo nao é um bom treinador, nunca o foi. Mas é o que vamos ter esta época. Medroso, sem coraçao à Porto e demasiado convencido.

    Pode-se ser convencido quando se tem talento (nao quer dizer que sejamos arrogantes e desrespeitadores), mas quando nao temos garra, nervo, capacidade de liderança nem talento para treinar uma equipa como o Porto, nao podemos ser assim tao convencidos.

    Mais uma vez perdemos contra o Sporting, equipa inferior, porque temos um treinador sem qualidade. Ja tinhamos visto este filme na época passada.

    Nao vou por em causa o que se fez na pré época mas mais uma vez, os 'falhanços tacticos' e a falta de ambiçao na hora certa, voltaram a hipotecar uma vitoria que estava completamente ao nosso alcance, contra uma equipa, fraquinha, sem laterais, nem fisico para se impor no meio campo.

    E é uma pena ver jogadores superiores tecnicamente, com garra, perder titulos porque nao se arrisca na altura devida, nem se mexe quando se deve mexer.

    Jesualdo até pode preparar bem uma equipa, mas quando chega o momento de decidir sobre pressao, de mostrar garra, convicçao e nervo de campeao, falha sempre. Constantemente.

    Mais uma vez nao ouvi nem uma critica veemente em relaçao à vergonhosa escolha do arbitro.
    Ou o Presidente so vai à SIC falar da vida pessoal?

    ...é verdade que se nao tivessemos sido roubados tinhamos festejado mais um Penta, mas, algumas coisas vao mal no reino do meu Dragao, a começar no treinador e a acabar nas comissoes.

    Tenho a certeza absoluta, de que com este treinador e com esta direcçao silenciosa que fala depois quando deve falar antes, nao seremos campeoes esta época.

    Espero que os juizes que analisam agora o caso MitzéTung, mandem investigar este jogo.
    Estou à espera da classificaçao do arbitro e da respectiva puniçao que nao acontecerà.
    Que miséria de futebol, à imagem do pais.

    ResponderEliminar
  2. Acho que a equipa não jogou mal, existindo jogadores a muito bom nível e outros quase inexistentes.

    Nos de bom nível estiveram o Fucile e o Licha. Paulo Assunção, nem existiu e a meu ver é o responsável do lance do golo.

    O que me custa mais foi, antes do jogo, ver um vice-presidente do FC Porto (com um ar muito duvidoso) a dizer que o Bruno Paixão é um jovem árbitro e que temos que ter confiança no trabalho dele. Nota-se no que resultou a confiança nesse energúmeno de primeira apanha que não perde uma ocasião para nos prejudicar. Em memória de muitos momentos negros do FC Porto para os quais o palhaço do Bruno Paixão já nos empurrou, esse vice-presidente do FC Porto deveria ter vergonha na cara e demitir-se face ás declarações que proferiu.

    ResponderEliminar
  3. Eu estou de férias fora de Portugal e não pude assistir ao jogo.
    Recebi uns telefonemas e fiquei a saber da péssima notícia.
    Parece que o Jesualdo mantem-se cagão e a pensar que está a treinar o Boavista.
    Eu acho que ele ainda deve estar a chorar-se para o Pinto da Costa comprar mais 3 trincos. Assim ele joga com 9 lá atrás e manda o Quaresma sozinho lá para a frente, porque a táctica dele é trincos para fechar tudo e bola para a frente,pode ser que o Quaresma resolva...

    Tirem-me deste filme.

    ResponderEliminar
  4. Concordo plenamente com as criticas a Jesualdo.
    Medroso, medroso, medroso!
    é tao medroso que chega a irritar.
    Depois de uma primeira parte que chegou e sobrou para ver que o Porto era superior ao Sporting, mas que lhe faltava apenas um 10, nao fez nada. Ficou tudo na mesma. Levou com um golo a 10 minutos do fim e ja nada havia a fazer. Meter toda a equipe na frente e fe em Deus e digno de um maçarico.
    Jesualdo...arrebita homem que ja te disse que nao estas no Braga nem no Boavista. No Fc Porto nao se gere resultados...GANHA-SE!

    ResponderEliminar
  5. Já decidi!!! Esta época não vou ver nenhum jogo que não comece com um jogador nº10. E não é 10 só na camisola, é um playmaker...Estou farto! Sem isso, arriscamo-nos a ganhar os jogos à sorte, ou na inspiração do Quaresma, para mim não chega...

    Chega de "cagufos"!!!

    ResponderEliminar
  6. Quanto ás opções do treinador, prefiro nem dizer nada, apenas dizer que Postiga e Ibson fizeram falta..com tantos médios nos quadros do FCP, preferem dispensa-los para fazer adaptações.. parece mentira!!
    É verdade que mesmo com adaptações, conseguimos jogar melhor, o que ainda me entristeces mais, que se não fosse este treinador, teríamos ganho como ganhamos a super-taça no ano passado, com muita tranquilidade. Resta-nos esperar que o jogo com o Braga, o juju não tenha outra vez medo, conseguindo uma vitória, para motivar os jogadores a fazerem a vingança na 2ª jornada contra os lagartos.

    ResponderEliminar
  7. «Morgado vai investigar elemento da sua equipa
    -Uma investigação ao teor das declarações da irmã gémea de Carolina Salgado - em que esta é alvo de graves acusações - foi esta semana retirada ao Departamento de Investigação e Acção Penal do Ministério Público do Porto pelo vice-procurador-geral da República e remetida à equipa de coordenação do “processo Apito Dourado”, dirigida por Maria José Morgado.»

    Também quero! Quando for a Tribunal -espero que isso nunca aconteça, mas nunca se sabe- quero ser eu a decidir quem tem razão. Sinto-me bem na pele de Juiz! Não há nada como poder analisar os meus próprios crimes, pelo menos segundo Freud, terei a possibilidade de "consciencializar" os meus erros e assim impedir -se eu quiser- que eles voltem a acontecer...

    ResponderEliminar
  8. O jogo foi fraquíssimo. Parece-me, aliás, que quer o nosso clube quer os seus mais directos adversários vão ter um ano bem pior. A racionalidade das vendas, porque a penúria do nosso campeonato a isso obriga...
    É verdade que tivemos azar. É verdade, também, que tivemos um árbitro "à medida".
    Mas há coisas que a gente, apesar de tudo, não pode ignorar.

    1) Jesualdo e esperar para ver

    Pareceu-me, desde o início, que o Sporting estava mais vulnerável na defesa do que no final da época passada. O Veloso ainda não emagreceu uns quilitos e isso influencia o jogo dos verdes. Por isso, fazia falta ali no nosso meio campo alguém que jogasse com a bola no pé. Não havia, porque estávamos a jogar com 3 médios defensivos. Quer-me parecer que a razão disso é que Jesualdo percebe que já não tem dois centrais rápidos. O Pedro, que jogou muito bem, joga mais atrasado do que o Pepe jogava, naturalmente não tem o mesmo pique. Alías, viu-se com a amostragem do cartão amarelo (uma das poucas decisões aceitáveis de Paixão). Vai daí, Jesualdo joga com o meio campo mais atrasado, uns 10 metros pelo menos. O problema é que, depois, não há volume de jogo a não ser quando o Quaresma consegue fugir ao defesa, ou quando o Fucile dá um ar da sua graça, porque ontem o Bosingwa estava uma lástima. Há um problema com JF: prefere o 4-4-2 mas tem o quaresma... por isso, e como não pode jogar com 4-4-2 + quaresma porque seriam 12, sacrifica a criatividade do meio campo. ficamos totalmente dependentes dos laterais para subirem, ou das escapadelas do quaresma, ou então temos o lisandro a vir buscar jogo e o adriano a ficar muito só... foi isso que eu vi ontem.

    Mas, pergunto-me, não compramos nós uma data de jogadores? Poruq é que o Jesualdo não os utiliza? È que , assim, jogámos com a equipa do ano passado menos o Lucho e o Pepe, sem o recuro ao Anderson, com o Bosingwa sem rotina... É difícil ganhar assim, não é?

    Depois há a questão do árbitro. Dizerem bem dele, antes do jogo... Teriam a intenção de esperar que ele agradecesse, comovido? Continuo a achar que a direcção ainda está demasiadamente condicionada por muita coisa, que não se sente à vontade para falar alto e bom som da arbitragem... Ontem, foi uma vergonha, nõ só pelo penalty mas pela dualidade de critérios. O cartão a Paulo Assunção, que claramente escorregou e não conseguiu atingir a bola, foi um exemplo disso. A interrupção "derleiana" foi inimaginável.... Paixão no seu melhor. Mas, há 3-4 anos atrás, não haveria a "lata" de nomear este árbitro para uma final. houvesse, teria havido protestos, reclamações. Agora vamos jogar a Braga, e temos de ganhar porque a seguir temos outra vez o Sporting...e, "dranquilamente", o Paulo Bento tem arrumado sempre com Jesualdo...

    Mas a razão da minha vinda aqui foi para desejar a todos uma grande época de futebol, em que o melhor (que é o FCP!!!) ganhe, é claro.

    Rui Moreira

    ResponderEliminar
  9. MENPHIS CHILD :

    Muito bem (e justamente )observado!
    É isso !

    ResponderEliminar
  10. Existe uma imagem de marca que a equipa está a transmitir, a falta de velocidade nas transições ofensivas. E não me venham com problemas da pré-época, estive a ver o Arsenal e a espreitar o Chelsea o ritmo imposto ao jogo e a velocidade dos ataques já é grande.

    O que me parece é que Jesualdo é do género "olha para o que eu digo, e não para o que faço", já que, e no ano passado ele fez isso muitas vezes, veio sempre com um discurso ambicioso a dizer que somos os melhores, mas depois chega ao campo e...nada...tem medo de assumir esse discurso.

    Mas se houvesse derrotas boas, esta seria certamente uma delas, porque Jesualdo terá de ver que precisa de apostar em outros elementos e precisa de se assumir mais no jogo. Nada melhor do que ir a Braga depois de uma derrota destas.
    Abraço à Bancada

    ResponderEliminar
  11. Muito má exibição principalmente do treinador, chega a ser incompreensível como se joga tão defensivamente sendo campeão nacional.

    Só nos podemos queixar de um penalty por assinalar e da falta de sorte que é levar 3 bolas aos postes.

    ResponderEliminar
  12. Estou substancialmente de acordo com a opinião do RM. Muito lúcida e incisiva! Apesar de tudo acho que ainda vamos a tempo, pois com uma atitude e táctica diferentes mais atacante e de construção de jogo e com mais 2 alterações( Stepanov por PEmanuel, e saida de MarecheC por Lucho) e com 2 reforçositos como por ex. o Huntelaar pelo adriano e o Matias Fernandes pelo RMEireles...e pronto lá teriamos que lutar pela champions outra vez!
    Que a SAD e o treinador nos oiçam...

    ResponderEliminar
  13. Atitude à Couceiro:
    Um penalti por assinalar, a falta de sorte...
    Que discurso é este para a equipa?
    Muita parra, pouca uva.
    Somos "tugas". Desgraçados. Não há remédio. Vamos defender mais da próxima vez.

    Sinceramente, não me espanta que Jesualdo na sua longa carreira só tenha ganho alguma coisa no nosso mágico clube. Sa ao menos tivesse um décimo da coragem e da categoria de Adriaanse...

    Atitude à portista:
    Futebol de ataque, ao primeiro toque, sem individualismos. Ninguém vale mais do que o conjunto. Categoria. Atitude competitiva. Convicção.
    Sem desculpas.
    Capacidade de aprender e de corrigir.

    Prevejo que iremos sofrer muito nesta época. Iremos receber equipas mais fracas no Dragão sempre com o credo na boca, tal como no final da época passada. Iremos esperar pela oportunidade de golo, uma por jogo. Tudo para depois de sofrer enrolar a bandeira e sair do estádio sempre com a mesma pergunta: "porquê?".

    Sim, porquê a mediocridade se o Porto é o clube com maior orçamento para o futebol em Portugal? Quem é o elo mais fraco?

    Assistimos ao futebol do compadrio, menor esforço, da "contenção", da trapalhice. É a negação do futebol.

    Mas o que é inacreditável e já ninguém compra é a falta de categoria de afirmar que a culpa é do relvado, do árbitro, dos outros.

    Um abraço portista.

    ResponderEliminar
  14. Há aqui dois pontos neste Porto do Jesualdo que me fazem um bocado de impressão.
    Primeiro, parece-me claramente que a curto prazo o Lucho será o mais "criativo" do meio campo,à frente do Meireles e do Assunção, o que é muito mau, para uma equipa como esta, com o nosso estatuto e objectivos um playmaker é essencial para não nos basearmos em bico prá frente e o Quaresma que resolva.
    Segundo, e especialmente irritante, é esta cantiga da qual eu ja começo a estar muito farto do "é um prodígio mas tem 19 anos, por isso vai pró banco porque eu tenho aqui matulões que só sabem destruir jogo que por cá vão andar enquanto o miúdo não se lesionar ou for pro manchester, porque aí vai fazer falta", tá tudo dito.

    PS - O Braga por ser uma das melhores equipas deste campeonato e por jogar em casa faz com que eu já me vá preparando para os 5 trincos que vão aparecer a titulares.

    ResponderEliminar
  15. começa cedo estes ano a roubalheira. Os lampiões, como não conseguem de outra maneira, lá conseguiram meter um lampião a apitar o jogo para roubar o FCPORTO, pois claro. Parece que as mãos na bola só são sancionadas fora da área, ou se forem dadas por jogadores de azul-e-branco. E já agora, alguém me explique como é que o paneleiro que deu aquela troçadela, por trás, sem sequer chegar à bola, ao Fucile, continuou em campo!!!!!!!
    Preparem-se portistas, aí está uma amostra do que nos espera!!!!!

    ResponderEliminar
  16. Infelizmente o treinador Jesualdo Ferreira não vai ser despedido tão cedo... e quando o for já vai tarde. A conversa é sempre a mesma: um plantel à medida do treinador. É este o plantel que o JF quer? 7 jogadores de campo defensivos... Claro que todos queremos que o Porto ganhe, mas este senhor não tem a minima qualidade para ser o treinador do nosso clube. Foi campeão o ano passado pela vantagem que conseguiu com o Postiga a marcar golos. Como se compreende um jogador que faz parte do plantel - Postiga não seja convocado? Se o JF estivesse no Boavista ou no Braga andava a pedir ao presidente respectivo a contratação do Postiga. Vejam a quantidade de jogadores de qualidade que a SAD comprou ao longo destes anos e são "destruídos" pelos treinadores. Não gosto do Jesualdo e vai ser muito dificil suportá-lo à minha frente nos jogos no Dragão.... tanto treinador sem peneiras que poderia ser perfeitamente treinador do nosso clube e trabalhava com aquilo que lhe colocassem à frente...
    Um bom ano desportivo a todos

    ResponderEliminar
  17. Gil:
    O que me surpreendeu ainda mais não foi o TonelMartelada ter continuado em campo, foi o árbitro ter marcado falta ao Fucille! Aliás o Tonel teve mais uma entrada do mesmo tipo pouco tempo antes sobre o Quaresma ou o Lisandro que também ficou impune! Só temos de denunciar esta vergonha e de forma veemente, eles têm de aprender de vez que mesmo que contem com a "protecção" do CJ, da PJ ou não, não podem roubar-nos assim descaradamente sem que façamos nada! Também gostei do facto do actual Presidente da Câmara de Lisboa ter ido a Leiria propositadamente apoiar o Sporting enfatizando o facto de querer que este ganhasse, porque era uma equipa de Lisboa que estava em causa! Então aqui já não se coloca a questão da promiscuidade entre o Futebol e a Política, "meu caro", "caríssimo" ex-MRPP fiscalista Saldanha Sanches?...Ou será que esta "noite" lhe confessaram ser melhor fechar os olhos a toda esta promiscuidade?
    Ali na bancada muito encostadinhos e apertadinhos, António Costa e o "ilustre e bem falante" Presidente do SCP, que lindos que eles estavam, que românticos, quando vai ser o casamento? Só faltava estarem de mãos dadas para o quadro ser idílico!

    ResponderEliminar
  18. "... a pressão e o condicionamento nas decisões dos árbitros para não beneficiar o FCPorto vai ser enorme"

    Menphis, nós não necessitamos nem queremos que os árbitros beneficiem o FCPorto.

    Exigimos que as leis sejam iguais para todos, de forma que não haja benefícios para ninguém.

    Se tal se tivesse verificado neste jogo talvez o resultado fosse outro.

    Isto não serve de desculpa para o insucesso que também é da responsabilidade dos atletas e equipa técnica. Mas o que fica deste jogo é que objectivamente a arbitragem beneficiou o Sporting.

    Temos que nos insurgir contra a manutenção de critérios que nos prejudicam ao não serem cumpridas as leis do jogo.

    Estou convencido que esta época a perseguição será maior e mais eficaz, por isso a equipa técnica tem que ser mais arrojada!

    ResponderEliminar
  19. Meirelesportuense, acho que a entrada a que o Gil se refere nao foi da autoria do Tonel. Eu, pelo menos, lembro-me de outra do Abel sobre o Fucile tambem, em que entrou por tras sem qualquer oportunidade de chegar a bola. Tanto quanto sei, a UEFA da indicacoes p a mostragem de cartoes vermelhos nestes casos. M se a entrada sobre o Anderson o ano passado nem falta foi... entao ja nem vale a pena dizer nada...

    Fiquem bem.

    http://fcmangalhoes.blogspot.com

    ResponderEliminar
  20. dragaopentacampeão, concordo plenamente contigo, ainda hoje estou para perceber o lance que o Adriano ia isolado e ele interrompeu a jogada.

    Por isso, digo que a derrota se divide em 3 factores: falta de sorte, culpa do treinador e do árbitro.

    E já agora, temos que exigir leis iguais para todos, como diz o Rui Moreira, não podermos andarmos condicionados por causa do Apito Dourado, mas para isso é necessário muita união e sabermos que temos que jogar 3x melhores do que as equipas.

    ResponderEliminar
  21. Já comentei no post anterior o jogo, rubricando a opinião do louro. Há críticas algo exacerbadas, mais um vez, numa derrota imerecida e fruto do acaso.
    Estou convicto que o FC Porto ganhará mais jogos do que o Sporting. Embora com arbitragens deste nível seja complicado, muito complicado, complicadíssimo. Era impossível ganhar a Supertaça, com a predisposição inicial do Bruninho, mais do que a táctica de Jesualdo. Se crítica há ao treinador deve ser o "respeito" que quis mostrar pelos bicampeões, mantendo a equipa. Sem Lucho, não acreditei que fosse meter Leandro Lima, é muito verde e naquela altura nada adiantava, era preferível jogo directo com homens altos na área. Para mim faltou... Edgar na hora da aflição, estava na bancada... Mas sobrará tempo para pôr tudo no seu lugar. As alternativas são válidas mas não iam pegar de estaca de início. Nos torneios não pegaram... É bom ter noção das coisas. E, além do triste árbitro, perdemos por um golo fabuloso, que dá gosto ver mas acontece raramente. Nada a fazer.
    Esta derrota não afecta. Em Março foi pior, porque a equipa perdeu em casa e jogou pior. Esta derrota tem de acicatar os ânimos, não pensar pelo menos que os árbitros são bons e isentos. Mas não pesa, porque o FC Porto até foi superior e só o FC Porto quis ganhar. O Bentinho da sorte fechou a defesa, joga mais atrás e saiu-lhe a sorte grande. Está com a vaquinha no altar, tudo bem. Faz-me lembrar o chouriço ao Inter de Milão: iam ganhar a Champions e acabaram eliminados.
    Se há quem ache que Jesualdo confia que Quaresma resolva, pois quero ver o Sporting a ganhar muitos jogos com o máximo de 4 jogadores nas jogadas ofensivas. Embora com os árbitros tudo seja possível e depois do Guadiana não se esqueçam que o choradinho já deu resultados.
    Não pensava que o cenário ia ser tão mau de início, mas de facto vamos começar a jogar contra 14.

    ResponderEliminar
  22. Gosto das opiniões do Rui Moreira. Tanto aqui como no Trio D'Ataque. Continue assim que portistas como você fazem falta.

    ResponderEliminar
  23. Quando acabou o jogo pensei logo para os meus botões que os opositores ao Professor iam ter com esta derrota muito espaço para sublinharem as suas razões.

    É verdade que o professor foi demasiado expectante mas não me surpreendeu a sua estratégia e eu pessoalmente também teria ido pelo mesmo caminho ainda que nem sequer me passasse pela cabeça convocar Cech...

    Existem derrotas que fazem bem a uma equipa e esta apesar de ter custado um troféu ainda vai servir para corrigir eventuais sobrancerias. Não basta ter o melhor plantel, o melhor 11 e o controlo da maioria dos 90 minutos - aparece um russo qualquer e marca um golo de levantar um estádio. Paciência. Existem batalhas mais importantes para serem ganhas e continuo com a convicção que as iremos vencer em quantidade suficiente para no final sermos mais uma vez campeões.

    Parabéns ao SCP e o árbitro que vá à mer**!


    [[]]

    ResponderEliminar
  24. Zé Luís, Rui Moreira e restantes comentadores, também penso que foi melhor perder agora da forma que perdemos do que noutra altura em que a situação fosse mais difícil de reparar. Serve de aviso à navegação! Mas o Professor cometeu o erro de não colocar na linha média pelo menos um jogador que pudesse desequilibrar o jogo na direcção da baliza do Sporting! Bastava em última estância que colocasse três jogadores criativos na frente: Quaresma, Tarik e Mariano ou Quaresma, Lisandro e Mariano. E assim estou convencido que a defesa do Sporting era igualmente colocada em respeito e o meio campo do Porto estaria completamente disponível para destruir jogo e afastar o Sporting da nossa área. Assim nem uma coisa nem outra, ficou tudo entregue ao lado esquerdo com Fucille, Mareck e Quaresma a tentar abrir o Sporting, só que o Quaresma esteve bem amarrado, lícita ou ilicitamente meteram-no num colete de forças de que não se conseguiu livrar. As arbitragens vão continuar assim, não existem razões para acreditar que possam mudar, as apreciações feitas ao longo do defeso pela generalidade da Comunicação e pelos responsáveis da Liga, levavam a pensar que tudo esteve bem na época passada e daí...Melhorar para eles significaria roubar ainda mais o Porto, reparem na final de ontem, para os jornalistas todos os erros do Bruno Paixão foram justificados e seriam sempre justificáveis desde que não prejudicassem o "SPORTEN"...Assim vai o nosso INTEGRO País! Já disse e reafirmo este é um País de CORRUPTOS, nada se consegue sem CUNHAS, mas pior do que isso é que se calhar os Portugueses se julgam mesmo SÉRIOS, até roubam com um sorriso nos lábios, tal como faz BRUNO PAIXÃO! Olhem bem para aquele "postal" de Setúbal! E não consigo também "compreender" porque há tantos árbitros de Setúbal nas divisões principais, ainda estou para PERCEBER aquela inclinação Sadina...Aquela região é mesmo uma autêntica Maternidade da Arbitragem Nacional, os miúdos daquela zona quando nascem querem logo ser árbitros, também não admira, logo que saem da "toca" metem-lhes um apito na boca para os calar! Um apito ou um copo de vinho de Palmela ou José Maria da Fonseca!

    ResponderEliminar
  25. E para que não digam que não falei antes aqui está o meu comentário -parte dele- feito ontem de manhã, portanto muito antes do jogo começar:

    "Claro que a estratégia continuará a ser aplicada...Árbitros declaradamente "inclinados" a prejudicar sucessivamente o Porto, nomeadamente nos jogos cruciais, vão continuar a ser nomeados exactamente para esses jogos cruciais! Vamos ter Lucílios Baptistas nos Benficas e nos Sportings, o Pedro Proença idem, idem, aspas, aspas...Porém uma coisa temos que colocar na nossa triste cabeça, quem são os árbitros que se possam considerar isentos -neste momento- em relação ao nosso Clube? Para mim nenhum, até porque a conjuntura indica que eles -todos eles- para se limparem de qualquer tipo de associação ao FCP vão dar o "litrinho", para mostrar em campo essa enorme distância... O que na prática acaba por resultar sempre em nosso prejuízo. Lance duvidoso na área do Porto Penalti assinalado, se acontecer o mesmo na área de um qualquer adversário -seja ele qual for- perante quem estejamos siga a rusga! Jogada mais viril do Porto amarelo! Se for praticada por um adversário, rola a música..."

    -Até pareço BRUXO!

    ResponderEliminar
  26. Nao keria começar por arranjar desculpas p a derrota, mas recordem-me lá: na última x k o Professor utilizou Meireles, Cech e Paulo Assunção ñ foi contra o Arsenal e levamx 1 banho d bola?! Pk é k ele teme em jogar assim c xtes trincos é k ñ entendo..
    A equipa já ao intervalo estava desorganizada e parece k só kuando se sofre 1 golo é k se resolve mexer na equipa.. isso é medo?
    Por Leandro Lima a 5min do fim só pode ser receio de arriscar! E isso faz-me concordar c o k ja foi dito neste blog, de k o Professor parece k ta a treinar outro clube..
    Tenho de destacar + 1x a falta d concentração de Quaresma que contra o SCP parece tar sp ausente.. e destacar pla positiva Lisandro, que passou o jogo a fazer marcação cerrada na defesa, o k desiquilibrou o nosso ataque.. mas fez o k lhe foi pedido e devia tar de rastos! Outro destaque para o excelente jogo de Fucille, e o mau rendimento de Bosingwa..
    Não keria admitir, mas faltou mt Pepe a fazer akelas transições defesa/ataque.. xpero k Jesualdo consiga arranjar alternativas..
    Tivemx azar c akelas bolas ao poste e o scp teve sorte pk foi praticam 1x à baliza, mas conseguiu marcar, apesar de ñ ter feito 1 jogo nd d especial!
    O árbitro foi injusto p nós (o k já começa a ser habitual) mas ñ foi por causa disso k perdemos..
    Acima de td fikei xateada c a falta de equipa k tivemx, pk ninguem se entendia!
    Começamos mal a época, mas ñ vale a pensa desanimar! Agora contra o Braga (que pla minha opinião tem 1a boa equipa) iremos ver o que acontece..
    Saudações Portistas!

    ResponderEliminar
  27. Eu perdi a esperança. Não foi só uma partida, não é apenas o inicio de época. Não tenhamos memória curta! Fomos campeões o ano passado, mas a angústia de uma equipa pouco ambiciosa, sem criatividade e expectante foi a mesma.
    Nessa altura já o Porto jogava com 2 médios "presos" no meio campo e, nos jogos grandes, o professor não hesitava em colocar lá o Marek, pelo sim pelo não. É um desespero ver o jogos deste porto... É um desespero ver os artistas a serem dispensados ou então colocados na fogueira a 10 minutos do fim. Para ele mais vale começar com medo e a 15 minutos no fim meter 3 avançados. No fim do jogo é só dizer: "Fiz tudo o que podia para ganhar o jogo, mas não tivemos sorte". Detesto aquele discurso "à Couceiro", em que não se justificam opções tácticas nem se responsabilizam escolhas estranhas, só se fala boa atitude, da falta de sorte e do árbitro.

    Quando vi a mão do Tonel fiquei triste. Triste porque estava encontrado mais um bode espiatório para uma péssima exibição...

    ResponderEliminar
  28. Eu dificilmente perco a esperança, espero que esta derrota tenha mostrado ao Professor que não podemos jogar assim, temos que ser mais ousados ou então não vale a pena adquirir jogadores novos para suprir dficiências, colocamos os que cá estão e com sorte ganhámos, com menos sorte perdemos e tudo vai dar ao mesmo e de uma forma muito mais económica! Se queremos ser aquilo que diz sermos -habituados a ganhar- temos de mandar no campo e não nos preocuparmos muito com o adversário. Jogarmos assim com o Chelsea já vimos não resulta, podemos perder por poucos mas mais tarde ou mais cedo perdemos! Agora a nível Interno não pode ser, temos que ser mais ousados e não me venham com essa do não querer queimar os estreantes, quando a aflição apertou o senhor mandou o miúdo para a fogueira, quer queiramos ou não na ficha de jogo ele está lá e o resultado será sempre de 0-1...A querer tentar resultados diferentes então que o faça mais cedo porque o puto parece ser melhor que o russo Ismailov e o Paulo Bento colocou-o sem titubeios, assim como colocou um defesa esquerdo novo, que por acaso era defesa direito! Resultados?...Para mim foi uma questão de querer teimosamente mostrar uma superioridade que lhe ia na alma e teve azar, aliás o seu rosto incrédulo no fim do jogo mostrava mesmo isso! E depois a questão de "lavar os dentes todos os dias" vai ser motivo de brincadeira durante muito tempo, eu também os lavo diariamente -se calhar mais de três vezes- e infelizmente não os consigo pôr completamente brancos nem com elixir oral ou fio dental! A natureza é imutável. Professor ponha na cabeça, já deixamos de ser Andrades há muito tempo!

    ResponderEliminar
  29. O nosso treinador é infeliz mente o elo mais fraco!
    Saudações

    ResponderEliminar
  30. Independentemente da habitual roubalheira ''à Paixão'' e do azar das bolas no poste.
    Jesualdo Ferreira tem, de uma vez por todas perceber que ser 0 Treinador do F.C.Porto , não só não é o mesmo que ser treinador do Braga ou do Boavista, como também não é o mesmo que ser o treinador do Benfica ou Sporting. Ser treinador do F.C.Porto é não se contentar em ''suster e controlar o adversário'', mas sim tentar sempre asfixiar, massacrar o adversário e jogar deliberadamente ao ataque, pelo menos a nível nacional, mesmo quando jogamos na Luz e/ou Alvalade.
    Tem que aprender a agir nessa conformidade e não a reagir como infelizmente tem sido a regra. O Leandro Lima deveria ter entrado ao intervalo, no mínimo.
    Tanta covardia já mete nojo!
    Viva o Porto!

    ResponderEliminar
  31. O FC Porto perdeu porque não teve a sorte que sobrou ao Sporting, mas custa-me perceber aquele meio-campo do FCP com muito músculo (Assunção, Meireles, Cech) e pouca criatividade. O que temia Jesualdo Ferreira?

    Visitem-me aqui: http://tribodofutebol.blogspot.com/

    Todos os credos são bem vindos

    ResponderEliminar