05 agosto 2007

Uma banheira a transbordar de sucesso


FCPorto 3 - 0 Shangai Shenhua

Tarik 5' e Leandro Lima 39' e 42 '


Equipa titular: Hélton, João Paulo, Stepanov, Bruno Alves, Lino, Bollati, Raul Meireles, Leandro Lima, Mariano Gonzalez, Tarik e Ernesto Farias.

Entraram: Lisandro 30’, Fucile 45’, Quaresma 45’, Pedro Emanuel 60’, Cech 68’ e Paulo Assunção 74’.


O FCPorto acabou a pré-época da melhor maneira possível, conquistando, com toda a justiça, o Port of Rotterdam Tournement, com uma vitória e um empate, e um gool-average de 3 marcados e 0 sofridos dando uma imagem extremamente positiva e motivadora para a época que se avizinha.

Foi um FCPorto com algumas novidades e diferente do habitual aquele que se apresentou neste domingo no estádio mais conhecido como banheira de Roterdão, destacadamente, para a estreia absoluta do sérvio Stepanov, com uma exibição muito positiva faltando apenas um maior conhecimento da forma de jogar dos seus companheiros, principalmente na marcação das bolas paradas, e também do regresso de Hélton, como sempre sóbrio e concentrado, obrigando a fazer algumas defesas espectaculares, ao nível daquilo que nos tem habituado .

Na equipa inicial, ainda destaque para João Paulo a jogar a lateral direito e para a estreia na equipa titular dos reforços Leandro Lima, em destaque pelos golos marcados, e de Ernesto Farias, estreia essa em que o argentino se pode queixar da má sorte já que se lesionou ao fim de meia hora.

O FCPorto encontrou um Shangai ingénuo e fraco técnica e tacticamente, mas muito aguerrido, tendo dominado ao seu bel-prazer durante toda a partida, impondo sempre um ritmo à medida das suas necessidades, conseguindo uma vitória sem margem para dúvidas e decisiva para a conquista do troféu.

Desde cedo demonstrou que queria vencer a partida, impondo uma velocidade alta e rapidez nos passes para os atacantes, com um meio campo mais solto, nele se destacando a grande partida de Raul Meireles, quer a atacar, quer a defender, e não foi com surpresa que, aos 5 minutos, depois de uma grande jogada individual e de uma combinação com Raul Meireles, Tarik deu o mote para uma vitória que se previa descansada.

A partir daí, o Shangai ainda tentou esboçar uma reacção conseguindo, por algumas vezes, criar alguns problemas à defesa portista, mas, mais uma vez, o FCP destacou-se pela sua eficácia defensiva, anulando, quase sempre, com sucesso os ataques da equipa chinesa.

Tarik mostrava-se endiabrado, fazendo mais uma grande partida, mostrando que quer ficar no plantel, e aos 38' depois de uma combinação argentina entre Mariano e Lisandro , o guarda redes não agarra da melhor maneira um remate, Leandro Lima faz o segundo golo da partida, o seu primeiro com a camisola do FCPorto.

Leandro Lima, sempre muito mexido e lutador no meio campo, dando indicações de que talvez seja o jogador com tendência ofensiva que o FCP tanto precisa, o nº 10 tanto desejado, fez o resultado final à beira do intervalo, numa belíssima jogada individual fintando com classe alguns adversários, embora contasse com a ajuda do guarda redes adversário.

Na 2º parte, o jogo perdeu a vivacidade que tinha até ao momento, fruto das muitas substituições e das consequentes mexidas na estrutura da equipa e também do cansaço de alguns jogadores chave.

A partir daí, viu-se um FCPorto individualista, Quaresma em destaque pela positiva quando não exagera, e pela negativa quando só quer jogar para o espectáculo, que se arrastou no campo, mas sempre sem perder o controlo da partida .

Quanto a reforços, além dos já falados anteriormente, destaque para a grande exibição de Mariano Gonzalez que, apesar de me aparecer ainda um pouco longe do seu peso e da sua forma ideal, mostrou pormenores fabulosos, sendo mesmo considerado o jogador da partida pelos organizadores do Torneio.

Em resumo, o FCPorto acaba por deixar a melhor imagem possível neste torneio, mantendo intacto o seu prestigio, acrescentando mais um troféu para o seu palmarés, mostrando um bom futebol, agradável de se ver, seguro do seu valor e com muita margem de progressão .

Relativamente à pré-época que agora finda, o FCPorto conseguiu averbar 8 vitórias, 1 empate e apenas 1 derrota, marcou 30 golos e sofreu apenas 5, não sofrendo nenhum golo nas últimas 4 partidas, provando que defensivamente se apresentou verdadeiramente irrepreensível, dando mostras de uma trabalho fabuloso ao longo dos treinos realizados.

Os números, numa pré-época, valem aquilo que valem, mas não deixa de ser sintoma de uma verdadeira pré-época à campeão, sendo bastante positiva a imagem dada pela equipa e pelos seus reforços, certamente, aumentando, ainda mais, a expectativa para mais uma época que se espera vencedora.

Agora, resta trabalhar afincadamente para sábado, onde irá ter o primeiro grande teste, frente ao Sporting, mas desta vez para a disputa do primeiro troféu oficial da época.


Resultados da pré-época

FCPorto 6 – 3 Tourizense

SC Irene 0 – 10 FCPorto

FC Den Bosch 0 – 4 FCPorto

Genk 1 – 0 FCPorto

FCPorto 2 – 1 Mónaco

Estrela Vermelha 0 – 1 FCPorto

Atalanta 0 – 1 FCPorto

Boavista 0 – 3 FCPorto

Feyenoord 0 – 0 FCPorto

FCPorto 3 – 0 Shangai Shengua

Lista de marcadores da pré-época ( 30 golos)

Postiga – 6

Tarik - 4

Adriano – 4

Lisandro - 4

Quaresma – 3

Leandro Lima- 2

Edgar – 2

Luís Aguiar – 2

Renteria – 2

Bruno Alves – 1

21 comentários:

  1. boas!
    acabei de ver o jogo para ser sincero devo até ter adormecido de vez em qd eheh

    o porto esteve bem na primeira parte, acho que não há dúvidas de q o porto tem que jogar com Leandro Lima, jogar com 3 trincos só qd for necessário defender resultado..

    foi pena o Ernesto se ter lesionado queria ver mais dele! o Stepanov não me pareceu nd mal mas precisa ainda de maior entrosamento..

    A partir de determinada altura a equipa relaxou e anda ali no campo mais parecia estar a jogar ao meiinho..o quaresma aproveitou p tentar fazer toques bonitos só espero que ele saiba que nos jogos a doer não poderá andar por ali a brincar da mesma forma, mas que o cigano é bom é!!!!!

    a ver vamos amigos, o Lucho faz falta sim mas a ir embora precisamos de outro grande senhor p lugar (digo eu)

    Temos matéria prima agora só temos de a trabalhar!

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  2. Ganhámos o Torneio... mais um. Sábado espermos dar continuidade. FORÇA PORTO!

    ResponderEliminar
  3. Não foi um grande jogo mas a verdade é que nenhuma das outras equipas fez melhor e a nossa mostrou mais soluções e coesão de jogo...Falta-nos ainda o matador, um homem que imponha respeito na área. O Farias saiu sem mostrar praticamente nada...Falta experimentar o miúdo Rui Pedro e acreditar no Adriano, Edgar e no Postiga. O Lisandro está sem rotina do lugar, mesmo assim criou o suficiente para que o miúdo marcasse, miúdo que tem muitas qualidades, faz-me lembrar o Juninho -creio que não estou a cometer nenhum erro grosseiro- que jogou no Atlético de Madrid e tem semelhanças físicas com o Caetano que jogou no Porto e no Tirsense! Só tem um defeito, tem umas orelhas à Luís Filipe Vieira! O Mariano é um senhor jogador e faz muito bem os flancos, juntamente com Quaresma vai ser difícil aguentá-los...Depois temos o Stepanov, com uma boa presença na área, oportuno e a prometer também bastante. Até o Helton -fez cá uma defesa- hoje esteve soberbo! O João Paulo está um pouco malandro, tem que ser mais profissional...Com o Lucho será mesmo uma equipa de Luxo!

    ResponderEliminar
  4. Esquecia-me: já cá cantam dois troféus, embora este Santo Deus, que calhamaço do caraças! Aquilo parecia uma organização Terceiro-Mundista, a entrega das medalhas foi cá de um amadorismo...Sai caixote!!!

    ResponderEliminar
  5. Alguém pode confirmar que Pinto da Costa vai dar uma entrevista à Sic Notícias, Quinta-Feira à noite?

    disseram-me mas não vi referência a isso em lado nenhum.

    ResponderEliminar
  6. ihihih... é a chamada dobradinha da pré-época:)

    ResponderEliminar
  7. bem , nao vi o jogo , mas pelo que li, tarik voltou a jogar mt bem.

    gostava que ficasse no plantel , apesar de ter duvidas sobre que seja essa a vontade da admin do fcp.

    acredito e muito no KAZ... nao é para daqui uns meses dizer " eu bem vos disse que ele éra bom " mas acredito nele !

    o lucho nao é fundamental ficar na equipa , mas se ficar , cria uma solidez imensa, especialmente num sector que temos mts e excelentes jogadores , mas maior parte novos ou novos no fcp/europa.

    acredito também que o jesualdo é um excelente treinador. poderá nao ser um mourinho , claro , mas sabe o que faz e o que quer. também trabalha muito para isso e nao deixa as coisas em mãos alheias ( dai compreender tanto os cuidados defensivos... de lembrar por exemplo camacho ( que se quiserem explico melhor ) )

    o porto este ano é claramente o melhor. mas temos que nos deixar de pensar só em nos internos , e pensar na figura no exterior. nesse caso , ai o desafio é outro.

    ResponderEliminar
  8. Henrique,confirmo-te eu, já vi publicidade à entrevista de Pinto da Costa, mas as horas não tenho muita certeza mas acho que será às 22:30.

    Mas também depois digo algo por aqui.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. entrevista é mesmo 5º feira mas tenho ideia que será no jornal das 9.

    grande pré-época à CAMPEÃO !!

    rasgados elogios de lippi a Quaresma numa entrevista à Gazetta:
    C’è un calciatore che può spostare gli equilibri?
    “Uno dei miei pallini è Quaresma. Il giorno che tornerò ad allenare farò di tutto per acquistarlo. Quaresma potrebbe far fare un ulteriore salto di qualità a un grande club”.
    È corteggiato da Chelsea, Real e Fiorentina.
    “Quaresma è da comprare subito"

    ResponderEliminar
  10. já cá cantam 2 troféus, venha o próximo (supertaça) :)

    ResponderEliminar
  11. Mais um...
    E lá diz o ditado ... Não há duas sem três, pelo que sábado espero que se confirme.
    Daqui a duas semaninhas regresso ao Blog, agora vou fazer umas fériazinhas.
    Até lá e saudações portistas.

    ResponderEliminar
  12. Interessante as declarações de Jesualdo Ferreira :

    Começámos sem o Anderson; íamos para começar e saiu o Pepe; o Bosingwa tem propostas; o Lucho estava para sair ontem e ainda não saiu; o Quaresma já foi posto numa série de sítios; o Bruno Alves teve não sei quantas. Tudo isto provoca instabilidade. São situações perturbadoras, mas temos de continuar a manter o equilíbrio anímico. Os jogadores têm sido muito fortes porque conseguem ter uma postura equilibrada e profissional.

    Hoje, mais uma vez, um jornal põe Quaresma no Real, e esta semana irá ser mais 5 vezes porque a semana tem 5 dias.O que interessa é que o Quaresma esteja concentrado para sábado.

    ResponderEliminar
  13. Mas a verdade é que os boatos e rumores vêm todos(ou quase todos) de fora (Espanha,Inglaterra..).

    quanto ao Lucho compreendo que seja o dossier onde o Porto tenha menos margem de manobra para acabar com novelas.

    Mas quanto ao Quaresma,por exemplo, falou-se numa renovação de contrato..parece que ele se mostrou disponível para aceitar uma negociação nesse sentido.
    ele não tem feito choradinhos e tem-se mostrado empenhado e satisfeito no Porto..
    Não seria "fácil" acabar ou pelo menos pôr muita água na fervura nestas novelas renovando o contrato...?

    ResponderEliminar
  14. Nota-se bem que bem que há mt gente de férias, o blog está mt calmo eheh
    bem, amanhã, e para não fugir à regra sou eu q vou de férias, vou sentir falta do blog, só espero é que qd voltar as notícias sejam boas, mais um troféu no "museu" e todos estes impasses qt aos jogadores resolvidos..

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  15. Mas o que vem a ser isto?

    Vocês já viram o que a Tap fez?

    ResponderEliminar
  16. Para quem ainda não leu:

    De acordo com o que Maisfutebol apurou, o voo partiu com mais de duas horas de atraso da cidade holandesa e, quando se aproximava do Porto, os passageiros foram avisados que, afinal, iriam para Lisboa. Aqui chegados, foram obrigados a trocar de aparelho. Mas acontece que mudaram para um mais pequeno, por isso sem lugar para todos.

    Foi então que os responsáveis portistas manifestaram a sua indignação pelos sucessivos atrasos e pelo desvio da rota que devia ter deixado a equipa às 16.30 horas no Aeroporto Francisco Sá Carneiro. A confusão manteve-se e a comissária de bordo responsável pela tripulação acusou um dirigente do F.C. Porto de a ter insultado, acusação essa que os responsáveis azuis e brancos refutam por completo.

    Foi então que a mesma comissária de bordo chamou a polícia, que entrou no aparelho e levou o dirigente do clube para identificação. Em solidariedade com o responsável do clube, a comitiva (incluindo os jogadores) abandonaram o avião. Por esta altura toda a comitiva aguarda na Portela que seja encontrada uma solução para o inesperado problema. Até ao momento, porém, não houve qualquer palavra da TAP para com o clube.
    in maisfutebol

    Isto é de facto inadmissível, que ao menos não atrapalhe na preparação do próximo jogo..

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  17. Até a TAP parece que o Luís Filipe Vieira já domina.lololol! Vejam o que se passou no regresso da Nossa Equipa da Holanda. Só mesmo com o Porto é que isto acontece. Porque será? FORÇA PORTO!

    ResponderEliminar
  18. Atraso 2 horas+aterragem alterada para Lisboa+mudança para avião onde não havia lugar para todos...

    depois freta-se um autocarro e chega-se ao Porto de Madrugada!

    Eu só espero que o Porto não se cale..

    ResponderEliminar
  19. Esta época vai valer tudo..vai ser a palhaçada total.

    Preparem-se!

    ResponderEliminar
  20. Estas coisas só acontecem em Lisboa com a equipa do FC Porto
    Porque será?
    Coincidencia...ou não!
    Pelos vistos vêm de autocarro, para chegarem de madrugada... não á direito..
    E se fosse um clube da capital a não ter avião do Porto para Lisboa?A esta hora estavam lá em directo a SIC,TVI e os jornais da capital em peso...

    ResponderEliminar