26 agosto 2007

A lei do mais forte

FCPorto 1-0 Sporting
Raúl Meireles 53'

Equipa: Helton, Bosingwa, P. Emanuel, B. Alves, Fucile, P. Assunção, R. Meireles (Mariano Gonzalez 67'), Lucho, Quaresma, Lisandro (Bolatti 85´) e Tarik (Postiga 45')


49709 Espectadores

Todos ficamos com um grande amargo de boca no jogo da SuperTaça. Todos ficamos com a impressão que o FCPorto mesmo estando longe do seu melhor era muito superior ao adversário em questão. Todos vimos que o clube de Alvalade nesse jogo apenas defendeu e por mero acaso teve um jogador que inspirado e no momento certo resolveu o jogo em favor da sua equipa. Só que estas histórias são difíceis de se repetir e ontem, apesar de a táctica de Paulo Bento ter ser muito parecida, ou seja, ir defendendo e esperar um milagre, prevaleceu a lei do mais forte.

Um estádio cheio assistiu a uma primeira parte quase completa de total domínio do FCPorto. A toda a linha os Dragões inviabilizaram qualquer jogada mais perigosa do adversário conseguindo fazer com que este pouco passasse do seu meio campo. Para isto contribuiu a táctica adoptada por Jesualdo Ferreira que surpreendeu ao colocar Lisandro no eixo do ataque e Tarik numa das alas, de resto a equipa foi a esperada. Mas Lisandro não era bem um ponta de lança, sem a posse da bola, o FCPorto, tinha nele o primeiro homem do meio campo a fazer pressão sobre Miguel Veloso e não deixando este jogar com o à vontade que tinha feito no jogo do ano passado. Outra grande diferença foi um meio campo com um Lucho de luxo. De tudo isto se ressentiu o adversário que não conseguia criar jogo, apenas rematando de fora da área esporadicamente, sendo que o primeiro remate surgiu apenas depois da meia hora de jogo. Mas o ataque portista também se ressentiu, já que quase não tinha ponta de lança, Lisandro não podia dar para tudo. Ainda assim as oportunidades de golo não deixaram de surgir. Ora Quaresma, ora Tarik, que esteve quase imparável, deram muito que fazer à defensiva verde e branca e foi daí que surgiram as maiores oportunidades. Num lance individual do marroquino, Raul Meireles a boca da baliza quase inaugurava o marcador, assim como depois Quaresma num dos seus, este ano, já habituais livres, enviando a bola à trave já com o guarda-redes adversário batido.

Para a segunda parte, e vendo que Lisandro para defender bem não poderia atacar tão bem, o professor resolveu sacrificar Tarik, colocando Lisandro no seu lugar, posição mais rotinada pelo argentino, e Postiga era agora o ponta-de-lança. O FCPorto surgiu assim com homens de características diferentes, mas a jogar quase da mesma forma, sendo que Postiga fazia pressão mais em cima dos defesas. E num lance em que o guarda-redes verde-e-branco comete um erro de amador, agarrando uma bola endereçada com os pés por um seu defesa, surge uma oportunidade de ouro para o FCPorto dentro da área leonina. Na marcação do livre, a 5 metros da linha de baliza, Lucho inteligentemente, e quando todos esperavam um remate de Quaresma, passou de calcanhar para Raul Meireles que fuzilou a baliza adversária, colocando finalmente justiça no marcador.

A partir do momento do golo, foi com naturalidade que o Sporting tomou conta das operações, já que o FCPorto deu (?) a posse de bola ao adversário, não conseguindo mais tê-la em seu poder. Mas a capacidade de sofrimento e a união da equipa, tal como em Braga, foi enorme, e defensivamente foi quase irrepreensível, tirando Helton que me pareceu novamente algo inseguro, levando assim, finalmente, de vencido este adversário. Ainda assim em vários lances de contra-ataque e com os jogadores leoninos quase acampados no meio-campo portista, quase sempre com Raul Meireles, que fez um enorme jogo, a levar a bola para o ataque, o FCPorto poderia ter ampliado a vantagem, já que surgiu por variadas vezes em vantagem numérica perto da baliza sportinguista.

Continuo a achar que o FCPorto ainda pode melhorar muito, principalmente no que diz respeito ao controlo de bola depois de estar em vantagem e depois de um maior forcing atacante do adversário, mas a vitória foi mais que justa da equipa que mostrou mais argumentos para vencer, da equipa mais determinada, como já tinha demonstrado noutros jogos e em que neste ainda mais o fez. As equipas com menos capacidades por vezes surpreendem as mais dotadas, mas normalmente a lei do mais forte prevalece, no jogo de ontem foi reposta a normalidade.

45 comentários:

  1. Ao intervalo temo que este jogo seja uma repetição da Supertaça.

    Ou seja, ainda vamos mandar mais uma bola ao poste, vai ficar um penalty claro para o Porto por marcar e depois estes retranqueiros do zbordem marcam um golito por acaso e ganham sem saber ler nem escrever.

    *lagarto, lagarto, lagarto*

    ResponderEliminar
  2. Penso que ganhámos bem mas podíamos ter jogado bem mais. Acabou por ser melhor o resultado que a exibição. Mas pronto... 6 pontos bem importantes. FORÇA PORTO!

    ResponderEliminar
  3. Banho de bola na primeira parte.
    Quatro ocasioes de golo clarissimas, uma do Meireles, outra do Tarik, outra do Lisandro e outra do Quaresma.
    A atitude ofensiva foi muito diferente daquela que vimos em Braga. Os laterais subiam constantemente a apoiar o ataque deixando nos trincos a responsabilidade de fechar em caso de perda de bola.
    Nesse aspecto mudamos e de que maneira. Muito mais acutilantes.
    Os jogadores foram muito solidarios tal como em Braga.

    Jesualdo Ferreira esteve muito bem na primeira parte, anulou o Miguel Veloso, graças às movimentaçoes do Meireles e do Lisandro. Explorou bem as faixas que era onde a debilidade do Sporting estava.

    Na segunda parte as habilidades do treinador voltaram. Sempre que mexe na equipa é para destruir ou para nao mudar nada. Neste caso destruiu, entrou o Pastelao, nao ganhou um lance num lançamento longo. Preso de movimentos como sempre, a perder bolas infantis como sempre.
    Mas estava no contrato que ele tinha que entrar, porque os olheiros estavam na bancada e o Porto esta a tentar vende-lo.

    Depois tirou o Meireles e em vez de puxar o Lisandro para o meio, deixou o Miguel Veloso liberto para jogar com o Moutinho e com um tal de Simon.
    O Porto perdeu o controlo do jogo para nao mais o voltar a ter.

    Merecemos ganhar. Fizemos uma grande primeira parte e o Dranquilidade Man, agora que va tranquilo para casa.

    Aquilo que escrevi na semana passada confirma-se. O Jesualdo prepara bem a equipa e quando nao é medroso ganha ascendente porque a equipa nao perde a identidade.
    Quando tem que mexer na equipa é para provocar ataques cardiacos no pessoal.

    Rumo a mais um titulo! Com Dranquilidade ou ataques cardiacos.

    ResponderEliminar
  4. A SPORTTV, num daqueles comentários não assinados, inventou 3 expulsões contra o FC PORTO!

    Só me dá vontade de rir pela idiotice e de desligar a assinatura do serviço. Depois admiram-se de haver pirataria.

    ResponderEliminar
  5. Depois de bem discutido este jogo deixo um repto ao ZIRTAEV:

    Um post acerca da cessaçao unilateral do contrato entre a LPM e o FCPORTO, que é, um dos maiores escandalos que tenho memoria no meu pais.
    Isto num pais democratico dava para fazer rolar muitas cabeças.

    Os entendidos do ministério publico que investiguem este caso. Na carta que revela a cessaçao do contrato escreve-se: "(...)existe uma anormal coligação de interesses que procura impedir a expressão pública da vossa instituição, mesmo quando se trata de situações que poderíamos descrever como de legítima defesa."

    Isto é vergonhoso. Isto é um estado de direito?

    ResponderEliminar
  6. Excepcionalmente o Pedro Proença fez a vontade ao Paulo Bento.
    Teve coragem.
    Teve coragem de ver que aquele lance só podia ter aquele desfecho. Deu o golo da vitória.

    Na SIC Notícias o Rui Santos deu-lhe nota 3 para ter marcado aquela falta e por causa de não ter expulso Quaresma.
    Temo o que aí vem...

    Aliás, se Carolina disse que alguém lhe disse que ouviu alguém a comentar com alguém que o árbitro esteve dois minutos sózinho no quarto de banho e que, nesse lapso de tempo ninguém viu Pinto da Costa, ainda vamos ter mais um inquérito. Isso e outro para saber porque é que Camacho fez o mesmo resultado que Fernando Santos...

    Soren... que história é essa?

    ResponderEliminar
  7. É essa relação anormal de cumplicidade entre os diversos poderes para eliminar o FCP que tenho vindo a falar. A LPM é uma Empresa de prestígio e o que diz é tomado como credível, ainda bem. Acho que esta denúncia, foi mais isso que outra coisa -a ver vamos- vai ter que dar resultados, as pessoas com responsabilidades têm que tomar posição, não podem meter a cabeça na areia e fazer de conta. É isso que a LPM diz: nesta conjuntura, o Porto nem direito tem a defender-se como qualquer outro cidadão...Há uma conjugação anormal de forças todas a remar no mesmo sentido, PJ incluída.
    Fim do jogo: entrevista ao Postiga, então você é titular da Selecção e aqui é suplente, acha bem? Tarik, você estava a jogar tão bem e saiu, acha justo?...Não resultou completamente -que o Postiga continua a dar-lhes o flanco, na rota dos outros seleccionados agora abandonados por Scolari- e há que lançar as "baterias" para o Pedro Proença: não foi atraso de bola foi corte, o árbitro influenciou o resultado, que pensa disto Paulo Bento, "fomos" roubados? -Depois abandonaram a tese do erro do árbitro por eles escolhido -que mais queriam? O Dias Ferreira a arbitrar?- bom, mas o Porto merecia ver dois /três jogadores expulsos -só na Primeira Parte- entradas "brutais" do Bosingwa, Quaresma e Pedro Emanuel, todos "deveriam" ir para a Rua...Os "zportins" são uns verdadeiros "santinhos", jogam futebol como quem dança ballet, Moutinho, Veloso, Tonel, Abel, Derlei é só meiguices. Viram o Tonel a dar um beijo na boca do Postiga?...É só AMOR e DRANQUILIDADE....Depois a "questão" dos "primeiros trinta minutos" -repisa, repisa- após o que, o "Zporten" dominou sempre e foi apenas infeliz, um remate e um golo! Que sorte do caraças...IDE....

    ResponderEliminar
  8. Este Jorge Coroado está ao seu nível no programa da TVI! Defende com unhas e dentes que aquilo q o Polga fez não foi um atraso. Até o J. Q. Manha discordou, mas foi ve-lo a esgrimir argumentos cheio de convicção e alguma mágoa pelo seu "sportém" ter perdido, As tantas ele até diz c um sorriso malandro: "estou a dizer isto e não é por ser o Polga"... para bom entendedor...! Depois diz que o Quaresma tinha q ser expulso e o Pedro Emanuel também. Mas que grande palhação. Estou de acordo com o comentário em relação à criação de um post acerca do caso com a LPM. Li a notícia no JN, e Zirtaev, posso garantir-te que o que retirei da notícia é q as "pressoões ilegítimas" q esta empresa diz ter sofrido foram feitas por elemsntos ligados à PJ. Digo-vos, se isto se confirmar, eu penso seriamente em mudar de nacionalidade e prometo a mim mesmo não voltar a ver um joguinho da selecção porque isto é um país anti-Porto. Mete-me nojo toda esta promiscuidade. Já vale tudo! É uma campanha vergonhosa que tem q revoltar todos os portistas. FORÇA PORTO!

    ResponderEliminar
  9. O estranho conformismo de Bento

    Paulo Bento era hoje um treinador (demasiado?) conformado no final do FC Porto-Sporting. Sim, os portistas foram melhores. Sim, Stojkovic podia, na dúvida, ter chutado a bola para longe, embora me pareça discutível a decisão de Pedro Proença (deixo o debate para os especialistas). A realidade é que o Sporting perdeu bem, porque não quis ganhar. E é bom lembrar que Paulo Bento abdicou o ano passado de ser campeão nacional no jogo da segunda volta com o Benfica, contentando-se (...)
    Continua em:
    A Tribo do Futebol

    ResponderEliminar
  10. Quanto ao jogo eu desejava uma vitória categórica. A exibição não foi má,mas as bolas não entraram na primeira parte.

    Continuo a não perceber o que se passa entre Jesualdo-Postiga-Direcção. Se não o conseguem vender, não vejo um ambiente muito bom entre eles.

    Quanto à LPM, o Porto precisa falar sobre o assunto. É demasiado grave e ficar calado não pode ser solução!

    ResponderEliminar
  11. Sem ler os comentarios anteriores, depois de ter ido ao dragão e vistos os resumos da Sportv e da TVI acho que:
    1º- Vitoria da melhor equipa
    2ºMas que raio de imprensa é esta?
    Viram o jogo?
    Vêm 3 expulsoes em lances normais de futebol,mostram 4 5 casos instrumentalizados pelas televisões claro!
    Quem não viu o jogo e viu o resumo dirá o qué? fomos Beneficiados?
    A regra do atraso ao guarda redes não existe ou será como aquela questão de bola na mão ou mão na bola?
    Eu vi o P.Bento gritar:" não agarres a bola!!"
    O Quaresma entrou de pé em riste,mas com o pé de lado e não com a sola levantada correcto?
    Ou foi uma entrada á simão ou á petit?
    Então e na primeira parte quantas entrads feias fizeram o M.Veloso,Moutinho e Tonel?
    e a entrada do polga é de amarelo ou vermelho?
    e a bofetada no Quaresma?
    Deu alguma destas entradas nos resumos encomendados?
    Um tipo fica nas horas com estas merdas-depois queixam-se que não os deixam entrar nas instalações ,no centro de estagio e nas conferencias de imprensa.
    Black out,TV Dragão,sei lá!.. acabem com estas palhaçadas,a perseguição é como se estivessemos numa DITADURA..Temos de dizer basta!
    3º- o professor Jesualdo é de facto algo lento!..os verdes tiram dois laterais e só 10 mns depois e a 5 mns do fim! se lembrou de por o Bolatti..pois aí mesmo nesse instante recuperamos o meio campo..
    4º- exibição moderada onde o melhor em campo foi o P.Assunçao,bem acompanhado pelo Fucile e pelo Meireles,o Lucho esteve mal na 1ª parte, o Postiga fez um remate do meio campo,pressionou o GR no lance do golo ..mas perdeu todas as disputas de bola, como habitual.
    Helton,Bosingwa e Quaresma oscilaram entre o bom e o mau.
    P.S. Wason Renteria marcou 3 golos em 5 jornadas pelo Estrasburgo..estou curioso...
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  12. "3º- o professor Jesualdo é de facto algo lento!..os verdes tiram dois laterais e só 10 mns depois e a 5 mns do fim! se lembrou de por o Bolatti..pois aí mesmo nesse instante recuperamos o meio campo.."

    concordo plenamente... mas por acaso querias que o moço entrasse sem aquecer?

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  14. Olá a todos.
    1. Gostei do Porto da primeira parte. Bom jogo do Tarik... elemento com personalidade à Porto, quando joga, o quaresma rende mais. O Mariano Gonzalez hoje já deu boas indicações.
    2. Quaresma e mais dez... foi bom que pensassem assim e se atirassem todos ao quaresma no livre que dá o golo.
    3.Que figura, a do Coroado na TVI... ainda a recuperar da azia do chaves-scp. Qualquer um que tenha jogado futebol sabe que pode fazer passes aos colegas dos lances que ganha aos adversários i,é «em vez de tentar ser dono do lance passa a um colega» ( a teoria do Coroado é de bradar aos céus... até o Querido Manha se indignou).
    4. Foi bom para o Dranquilamento, " agora tenho os níveis todos de treinador" lol... está um papagaio feito, mas desses gostamos nós.
    5. Força Porto, rumo ao Tri. Só tenho medo do Jesualdo na segunda volta. tenho a sensação que as equipas dele, começam bem, mas quebram sempre.
    Saudações

    ResponderEliminar
  15. Que pais de aziados.
    O Rui Lambidinho Brilhantina diz que nao é falta e que o Porto devia ter acabado no minimo com 8, embora tivesse sido "a unica equipa que procurou a vitoria". O Coroado so faltava chorar...

    ...é a prova de que a cegueira é contagiosa por entre as aves e é extensiva à lagartagem.

    Quintino: Esta empresa, Luis Paixao Martins, é uma agencia de comunicaçao que trabalha que trabalha com mais de 50 empresas, algumas delas ja com algum peso. Nestas até hà bem pouco tempo incluia-se o Futebol Clube do Porto.
    Mas a LPM viu-se obrigada (segundo o seu proprio comunicado) a rescindir com o Porto. Li esta noticia no Expresso.
    Nao sei se a podes encontrar em mais algum 'sitio'.
    Espero que a comunidade portista nao deixe esta noticia cair no silencio.
    Principalmente numa semana em que as galinhas jogam para a Champions e os restantes 'trabalhadores do sistema' irao perder toda a sua energia com o atraso para o Stojkovic.

    ResponderEliminar
  16. Para conhecimento e uso em post a colocar, se for caso disso, o blog de Luís Paixão Martins: http://bloglpm.lpmcom.pt/index.php (ver "A carta a que se refere o Expresso", "Distracções judiciárias" e "Para memória futura", para já). Pessoalmente (e, para dizer a verdade, profissionalmente) estou com uma série de mixed feelings em relação a isto, mas deixo os meus comentários para o futuro post.

    Por agora, interessa comemorar, mais aliviado do que eufórico, a nossa vitória de ontem. As duas equipas são muito equilibradas e não percebi, por isso, a saída de Raul Meireles (não creio que a relação de forças estivesse a pedir uma estocada final) mas o tiro foi corrigido, felizmente a tempo, com a entrada do Bollati. De resto, a reacção da imprensa e dos comentaristas é a expectável mas gostei da compostura analítica do Paulo Bento. Já sabemos que durante a semana o cerco de perguntas nas conferências de imprensa à espera de soundbites mais "futebolisticamente correctos" irá pôr este jogo de volta nas primeiras páginas, de onde esteve arredado por causa das contratações do Benfica (treinador e jogadores). Para este lado durmo eu bem.

    ResponderEliminar
  17. Falemos de futebol, temos tempo de falar em "fait-divers": mais uma vez o FCPorto demonstrou garra, solidariedade entre todos e uma enorme vontade de ganhar.

    Quero lá saber do Coroados, das Manhas, dos Rui Santos, dos Joel Netos, o quero saber é que Raul Meireles pôs justiça no resultado e calou os papagaios que esvoaçaram durante estas semanas.

    Grande Paulo Assunção, fabuloso Paulo Assunção, excelente Lucho " o eterno cansado" como já aqui lhe chamaram, no jogo em que o FCPorto não perdeu a sua identidade e demonstrou não ter medo do Sporting...ganhou, sem espinhas.

    A partir de hoje, já não tenho receio de nada, já temos mais 6 pontos do que a época passada, e estamos a jogar bem.

    mais uma vez, Grande Capitão, Bruno Alves e Quaresma dizendo ao brasileiro de Cascais que são os melhores na posições deles.

    Poderia ter sido 3/4, uma 1ª parte muito boa, bem jogada,e com oportunidades várias para fazer uma 2ª parte mais tranquila.

    Agora que falem do atraso, que falem do que quiser, estes 3 pontos já cá cantam e até o Paulo Bento pareceu-me conformado.

    Não sei porquê mas hoje acordei com a boca fresquinha, parece que estive a lavar os dentes toda a noite.

    ResponderEliminar
  18. Fui ao Dragão ver o jogo, na bancada norte, e num lance na área entre Fucile e Izmailov, pareceu-me que foi penalti. o arbitroassinalou canto a favor do Porto, mas tenho quase a certeza que o russo não toca na bola (acho que ficou a meio metro da bola!) e o Fucile caiu e esbracejou. Alguém viu alguma coisa destas? Não há por aí um video do lance?

    ResponderEliminar
  19. Só uma coisa: não nos deixemos enganar com o desportivismo do Paulo Bento, cheira-me muito a falso, estou atento à próxima conferência de imprensa dele.

    ResponderEliminar
  20. Bom dia a todos

    Paulo Bento pediu "muita coragem" e o brilhantina assim o fez...

    Jogo muito tactico com um vencedor justo.

    Abraço a todos

    PS: Estaremos na presença de um novo Ricardo na baliza leonina???? :)

    ResponderEliminar
  21. Jesualdo ganhou a Paulo Bento, tacticamente e estrategicamente. O Tarik baralhou a defesa leonina e a posição de ponta de lança recuado do Lisandro fez o mesmo aos centrais e neutralizou o Miguel Veloso. O Porto, assim, não ficou em 3-4 no meio-campo, ficou 3-3 e foi muito melhor. Grande 1ª parte, 3 bolas de golo (a RR só falava do remate do Quaresma à barra, enfim...), domínio, personalidade, identidade.
    Fiquei aliviado: o ataque pela positiva, o 4x3x3 é isso de "jogar" em todo o campo, ganhava ascendente à especulação do "jogar" que é o 4x4x2 sem amplitude, só os dois avançados dão profundidade porque lá estão, jogo não á nenhum e obriga os médios a correrem muito mais para se lhes aproximar.
    Mas era preciso presença na área. Bem Jesualdo outra vez. É claro que Postiga não é Drogba, para segurar sozinho a bola, aguentar os defesas e virar-se para romper ou passar na subida de um colega. Infelizmente, já sabemos disso á muito tempo e Postiga é muito fraco, só serve ao Scolari da treta.
    Lisandro na sua posição mais habitual, o Porto na mesma em cima. Com a vantagem, pois... com a outra equipa em desvantagem é que se vê como é ter de ir atrás do prejuízo. E o Sporting foi mais a despejar bolas do que a jogar. Aí, pelo maior número de jogadores em 3x5x2, houve alguma atrapalhação organizacional do FC Porto, mas Bolatti entrou bem e o Mariano escorou aquilo também. O Meireles jogou os 90' na 4ª feira, naquele piso horrível, andou atrás e à frente na Selecção sem rei nem roque, era suposto estar desgastado e foi uma substituição bem feita. Pediam-se centímetros e quilos para esperar o ímpeto leonino.
    Vitória sem espinhas, um atraso ao guarda-redes devidamente punido e do qual espero falar disso amanhã, Porto mais forte ainda, ganha dois jogos que perdera na época passada, segue-se Leiria cujo estádio tem trazido algum azar...
    A azia servida avulso pela lagartagem que na Supertaça assobiou para o lado vai durar uma semana. E, claro, quem se vai lixar será o Belenenses, é sagradinho.
    Também acredito que o Paulo Bento voltará a falar do livre indirecto - um livre indirecto, meu Deus! -, porque só uma semana depois da Supertaça veio dizer que discordava da forma como os portistas viram a m
    ao do Tonel, o costume com os pés de microfone do regime como também aqui já foi citado e amanhã darei mais umas achegas.

    ResponderEliminar
  22. Regressado de férias, nada melhor que ver logo uma vitória do meu Clube sobre a lagartada.
    De resto não gostei muito do jogo, muita bola fora e passes falhados, mas foi uma vitória indiscutível, o sporting nada fez para ganhar, a única oportunidade proveio de um deslize do Helton.O livre foi sem espinhas por mais que o coroado da pouca vergonha não o queira ver.
    Gostei do Tarik, dos centrais e acima de todos do Paulo Assunção.

    ResponderEliminar
  23. Duas jornadas. Seis pontos.

    O SCP demonstrou mais uma vez que para tentar ganhar ao nosso FCP tem de defender, defender, defender e depois acreditar num tiro de sorte.

    O Professor Jesualdo esteve muito bem e só não venceu com maior margem porque o Postiga (tal como o Zé Luís afirmou) não é o Drogba.

    Que falta nos faz um ponta de lança com mais qualidade que o Postiga. Sermos obrigados a jogar com um avançado que só gosta que lhe dêem a bola no pé e que pressiona pouco e mal na frente, e ainda assim vencer é obra. Mais "ingénuo" do que o nosso 23 só mesmo o novo "Ricardo" de Alvalade.

    Assistir na TVI ao Manha a defender que é atraso de Polga perante um Coroado que já não esconde o seu ATRASO mental, é dose demasiado elevada para qualquer (des)portista que se preze. Então a imprensa e Coroado entendem que deviamos ter acabado o jogo com 8? Porque não com 6 para assim o SCP vencer de uma vez e logo por 3-0?

    Era a única chance dos verdes, pois penalties fantasma não poderiam ter sido inventados, tal foi a inexistência de presença sportinguista na área de Hélton...

    Siga para bingo. Estamos muito fortes.

    PS: destaco Assunção, Fucile, Lucho e P.Emanuel apesar de ontem terem estado todos (postiga não incluido) a um nível muito interessante para um Agosto que apesar de chuvoso não deixa de ser...Agosto.

    "Eu disse Agosto? Eh pá, então aproveite-se para vender o Postiga!" :)



    Abraços
    [[]]

    ResponderEliminar
  24. Axo k o FCPORTO foi sem dúvida 1 justo vencedor.. Foi a melhor equipa em campo!
    Jesualdo sem dúvidas k ganhou tácticamente, e as suas substituições não foram infelizes coomo em jogos passados.. e ainda bem!! =)
    Kuanto ao "polémico" lance, eu ñ tenho dúvidas k é um atraso.. msm sem esse lance, tenho a certeza k acabariamos por vencer o jogo de outra forma!
    Kuanto à questão k agora se fala da LPM e do FCPORTO, deixo aki 1 excerto do k li:

    Agência de comunicação rompe com FC Porto..

    "A agência de comunicação de Luís Paixão Martins (LPM) rescindiu o contrato com o FC Porto para prestação de serviços de assessoria mediática. Numa carta enviada à SAD portista, a que o Expresso teve acesso, a LPM afirma que, devido à sua ligação com o FC Porto, tem "sofrido uma lamentável sucessão de pressões ilegítimas".

    No documento, a LPM, uma das maiores agências de comunicação do país, declara ainda que "existe uma anormal coligação de interesses que procura impedir a expressão pública" do FC Porto, "mesmo quando se trata de situações que poderíamos descrever como de legítima defesa".

    Por outro lado, o aparecimento de dossiês anónimos sobre o processo Apito Dourado e a acusação lançada pelo presidente do Sindicato da Polícia Judiciária, Carlos Anjos, de que alguns clubes tinham contratado agências de comunicação, levou de imediato à associação do nome da LPM à divulgação de tais documentos. "Tememos que a continuação do contrato que nos liga ao FCP possa colocar em risco a normal actividade da empresa, em prejuízo dos 70 colaboradores que empregamos e das cerca de 50 instituições que representamos", escreveu Luís Paixão Martins na carta que endereçou a Pinto da Costa."

    Como é k xte tipo d situações acontecem na Sociedade Actual?! Não entendo..

    Saudações Portistas*

    ResponderEliminar
  25. Meus caros, eu fui ler lá ao blogue do LPM o que eles escreveram.
    Li e não acredito... pressões de poderes públicos?
    Desculpem o desabafo, mas que sociedade é esta em que vivemos?

    Quanto ao lance, o Público de hoje, por acaso, traz uma peça que convém guardar. Transcreve as declarações de Paulo Bento na spot interview. Vamos ver o quanto as mesmas vão mudar...

    ResponderEliminar
  26. Saborosa vitória do FCP, merecida pelo que fizemos nos 90 min. Conforme já referido, os 3 primeiros jogos do campeonato repetem derrotas do ano passado. O que significa que, neste momento, temos 6 pontos em jogos em que não pontuamos na época passada. Cheguei a referir, antes do início do campeonato, que poderíamos ter 7 a 9 pontos nesses jogos. Espero que cheguemos aos 9 pontos, agora que falta o jogo teoricamente mais simples do início de época.
    Algumas crónicas referem que o FCP tem feito exibições menos convincentes. Essas crónicas esquecem, propositadamente ou não, que não é vulgar começar o campeonato com uma deslocação a Braga seguida de recepção ao Sporting. E nos dois jogos o FCP conquistou merecidas vitórias. Não encheu o olho? Estes jogos são sempre muito competitivos, decididos nos pormenores. E, no início de época, não seria justo pedir mais. Seria mais fácil começar jogando com o Leixões ou o Guimarães, mas não foi o que o sorteio determinou.

    ResponderEliminar
  27. Assim como o Pedro, tambem fiquei com impressao que seria penalty no lance entre Ismailov e Fucile. Nao me pareceu q Ismailov toque na bola e Proença optou pelo canto para ser o mal menor.Seria bom alguem conseguir imagens do lance de forma a contribuir para a memoria futura dos lagartos. Os lances das supostas agressoes e supostas consequentes expulsoes tambem seriam bem vindas. Ja n ha paciencia para o discurso dos viscondes falidos.

    A respeito da LPM, ja ha alguns dias que publiquei essa noticia no meu blog, e aparentemente as tais pressoes ilegitimas no sentido de terminarem a prestacao de servicos ao FC Porto têm partido da propria judiciaria. É vergonhoso o que se está a passar.

    A minha dúvida é, face à falta de rigor e isenção da justiça portuguesa, será que podemos recorrer aos tribunais europeus para combater esta "anormal coligação de interesses que procura impedir a expressão pública" do FC Porto?

    http://fcmangalhoes.blogspot.com

    ResponderEliminar
  28. Se era para refrescar e pôr centímetros e quilos onde não os havia, então a substituição natural seria Meireles por Bolatti. A atrapalhação organizacional que se seguiu não é de geração espontânea, nem a entrada posterior de Bolatti um capricho anódino: serviu para corrigir uma desorientação escusada.

    Na minha opinião, Jesualdo Ferreira é um treinador extremamente profissional, com um trabalho de semana muito cuidado e impecável, mas não tem os wits de um Mourinho ou de um Co Adrianse. Não tem, nem precisa de ter. Sentir-me-ei sempre muito mais seguro das vitórias se se mantiver fiel ao seu espírito de organização sólida, como acredito que normalmente ocorrerá.

    É por isso que também acredito, suportando-me no carácter e qualidade desta equipa técnica e deste plantel, que a porta do título está aberta, apesar da perda extraordinária de Pepe.

    ResponderEliminar
  29. xas disse...
    "3º- o professor Jesualdo é de facto algo lento!..os verdes tiram dois laterais e só 10 mns depois e a 5 mns do fim! se lembrou de por o Bolatti..pois aí mesmo nesse instante recuperamos o meio campo.."

    concordo plenamente... mas por acaso querias que o moço entrasse sem aquecer?

    ---

    o moço ja tava a aquecer durante a 2ª parte quase toda!! e voces podem nao ter reparado senao tiveram no estadio, mas ele so pos o bollati poruqe o Lucho foi ter com ele e "exigiu" mais alguem no meio-campo!!! como isto é possivel! o ano passado era o baia o treinador..este ano passou a ser o Lucho pelos vistos lol tristeza de treinador

    ResponderEliminar
  30. Há uns tempos atrás eu até dava alguma importância aos comentários destes senhores da TVI, SIC, SportTV, Bola, RR, etc...Eram tantos a dizer coisas tão semelhantes, tudo tão certinho que eu até me sentia mal em determinadas situações. O Processo Apito Dourado -por incrível- veio desmistificar essa conversa toda e revelar a estratégia em que se inseria. Joôes Queridos Manhas, Ruis Santos, Coroados ou simplesmente Córneados -de Córnea- Davides Borges, Searas, Ferreiras com cabelo ou carecas, Elmanos, Marias Josés, Pinhões com ou sem casca, Kadafhis, Victores Fininhos, Oliveiras e Costa, Realizadores de cinema, Críticos de Teatro, Presidentes de Câmara de Lisboa, Porto ou Sintra, Presidentes da República com ou sem penteado à Francesa, Sindicatos da PJ ou seus simples associados, Magistrados, Economistas, Borralhos, Bugalhos, Morgados ou Morgadinhas, Viscondes de Setúbal ou de Alvalade, Fiscalistas de Pneus ou de Cocaína emborrachada, Ladrões de Gatos ou de Elefantes, Clandestinos de autocarros, eléctricos ou de Fronteiras Nacionais, árbitros, ex-ábitros, comentadores futeboleiros, ciclistas, comedores de Iscas ou pastilhas elásticas, Fazedores de fortunas rápidas, Bacocos, Broncos ou Parvos, Bonitos, gelosos, Feios ou Porcos, todos juntos...Sanita e Autoclismo, ZÀS! Rio Douro!...

    ResponderEliminar
  31. Por isso é que o Douro anda tão Poluído, mas a culpa não é minha é do Saneamento!

    ResponderEliminar
  32. meirelesportuense, eu na brincadeira digo que isto resolvia-se à moda dos Sopranos...mas na brincadeira diria eu, ando a pensar que isto deve ser mesmo preciso, já que temos a fama.

    ResponderEliminar
  33. O árbitros contnuam a fazer cagada atrás de cagada. Ninguém pede desculpas como em Inglaterra. A Liga diz que está a moralizar isto tudo. Na 6ª feira sai o comunicado oficial: Leiria-Porto, 21.30h (sem tv). Hoje, a sporttv anuncia Leiria-Porto às 20.30h de domingo, na 2. A sporttv 1 dá às 21.15h o nacional-benfica. Quem manda no futebol? Como a LPM pode funcionou no contexto deste futebol "atanazado" por interesses vários e, pelo visto, inconfessáveis?
    Não acham que isto está tudo ligado à mesma porcaria? Se a LPM deixou no ar as interrogações que já eu vislumbrei nos comentários de sábado, o que há-de pensar-se disto tudo?
    Ah, o presidente da Liga, saiu numa breve num pasquim qq, viu o Olhanense-Freamunde. Estamos descansados...

    ResponderEliminar
  34. E com esta já são duas vitórias em dois jogos muito complicados.

    A continuar assim vamos de certeza ser campeões.

    Força FCPorto.

    marinheiroaguadoce a navegar

    ResponderEliminar
  35. Fredy: So nao ve quem nao quer.
    O treinador perde o norte durante os jogos e pelos vistos nao tem ninguém à altura para o aconselhar, porque é preciso vir o Lucho do relvado pedir gente para o meio campo.
    E mesmo com a entrada do Bolatti nao ganhamos o controlo do meio campo tal era ja a desorganizaçao, o desgaste acumulado nesse sector e o chuveirinho do Sporting.
    A entrada do Postiga eu até compreendo, porque 'valores mais altos (vindos da bancada) se alevantavam' e o mercado fecha no fim da semana, mas a segunda substituiçao... enfim.

    No fim olha, ganhamos e os Viscondes mais falidos ficaram. Mais uma semana de vendas acima da média para as pastilhas Rennie.

    Meireles, esse é um dos melhores comentarios que ja li aqui no blog, obrigado.

    ResponderEliminar
  36. A propósito da congregação ilegítima de várias forças políticas juciciais e económicas contra o Nosso Grande Clube e os comentários facciosos e doentiamente anti-portisas do Jorge Coroado, do Rui Santos e de muitos outros, apesar de o tema estar mais do que discutido, e reconhecido, apeteceu-me retirar de um outro blogue um comentário e descrição das hostória do futebol em Portugal e colocá-lo aqui à vossa consideração:

    A Verdadeira Historia do Futebol Portugues - Corrosivo 2007-08-27 16h21m

    A Verdade
    A Verdadeira Historia do Futebol Portugues

    1º Período até ao 25 de Abril de 1974, onde o Salazar amigo separava Lisboa do resto do país, concedendo aos clubes da capital do império: SCP e sobretudo, SLB - o clube da águia imperial fascista (e nazi!), todas as condições materiais e humanas com o sacrifício e prejuízo dos restantes clubes, especialmente o FCP, que era o único que, com muito menos meios, fazia alguma frente aos senhores de barriga cheia, favorecidos pelas benesses do Ditador.

    Por isso dizia o Pedroto que um título do FCP valia por dois ou mais do que o de um clube de Lisboa, uma vez que não era uma competição em igualdade de circunstâncias

    - sabias que, entre outras regalias, os árbitros da FPF eram todos da região de Lisboa?... quando não chegassem os jogadores, lá estavam eles para garantir os "serviços mínimos" para as "suas cores", e nem era preciso pagar-lhes viagens ao Brasil, pois corriam o risco de perderem os seus empregos , uma vez que eram funcionários públicos!....

    Sabias também que a federação mandou adiar um jogo Porto-scp devido a um atraso num voo de um jogador do sporting?

    Sabias que um árbitro no dia seguinte a um polémico jogo entre Porto e lagartos, em que o FCP foi prejudicado, viajou a convite do presidente dos lagartos a uma deslocação da equipa ao estrangeiro?

    Quanto ao célebre CALABOTE não é preciso dizer nada quanto ao tempo de desconto, ou a substituição do guarda redes ou os penalties inventados. Só gostaria de perguntar se têm consciência da quantidade de Calabotes que existiam na época para beneficiar lagartos e vermelhos??

    Sabias que a federação, já na década de 80, quis adiar uma final da taça, anteriormente marcada para as Antas só porque os clubes finalistas eram o Porto e os vermelhos?

    Sabias que o Humberto Coelho tinha a alcunha de fiscal de linha? Sabes porquê? Quando levantava o braço a bandeira do fiscal de linha também se levantava!

    A imprensa era, como sabem, manipulada pelo regime, e por isso completamente centralizadora. Todos estes escândalos passavam completamente ao lado dos senhores da bola, record, RTP, TSF, renascença, etc....

    Curioso é verificar que alguns deles continuam a trabalhar como se nada fosse, mas continuando a mostrar que a isenção não é o seu forte!

    Penso que é suficiente ..!!!

    Deste modo as "mãos-cheias" de títulos desse período dos clubes da capital, mais concedidos pelo "Sistema Político Fascista e Centralista-Salazarista", do que verdadeiramente conquistados por mérito ou real capacidade dos clubes de Lisboa, tem pouco mais que mero valor estatístico

    2º Período - Pós 25 de Abril, acabou e o Regime Salazarista acabou-se a mama, cada um por si e foi o que se viu!: Não são precisos 100 anos para o FCP chegar aos calcanhares de um clube de freguesia (Benfica) SLB.

    FCPorto é um clube conhecido, admirado e temido de norte a sul do País e nos 4 cantos do Mundo, com adeptos em todos os continentes - só é reconhecido lá fora quem ganha, não quem nem sequer aparece, ou quando aparece se cobre de ridículo nas competições europeias (SCP /SLB), com prestações miseráveis.

    De 1974 a 2004:

    FCP- 15 títulos de Campeão Nacional (tantos como todos os outros juntos!), 8 Taças de Portugal (em casa do adversário), 12 Supertaças de Portugal. Somos ainda o unico clube Penta Campeão Nacional !

    A nível internacional temos 2 Taças dos Campeões Europeus, 1 Taça UEFA, 1 Supertaça Europeia e 2 Taças Intercontinentais (Campeão do Mundo de Clubes).

    O FCPORTO tem 9 finais internacionais e ganhou 6 ! Os lagartos têm uma taça das taças e os vermelhos ganharam 2 taças dos campeões europeus - todos juntos têm metade dos nossos títulos internacionais.

    Somos ainda os únicos que têm as 3 principais modalidades na primeira divisão (Basquet, Hóquei e Andebol).

    Penso que estes números dizem tudo ...

    Já agora, somos e seremos orgulhosamente Portistas antes de qualquer orgulho parolo numa equipa treinada por um brasileiro que não convoca os melhores jogadores, porque ............. ??????? (nunca justificou porquê e em Portugal a imprensa dos vermelhos prefere não falar do assunto)

    Quanto ao nº de adeptos não temos pretensões em ganhar esse campeonato, mas gostava que reflectissem mais um pouco:

    - Somos a equipa que mais adeptos LEVA aos jogos com os nosso inimigos (disse bem, inimigos) da 2ª circular. Conclusão: somos menos mas somos melhores (os meninos têm medo de vir à casa do Dragão).

    - Somos a equipa com melhor média de adeptos nos jogos em casa.

    - Somos o Clube com mais lugares anuais vendidos (e não são os mais baratos).

    Como diria o outro, Porque será ?


    in zerozero.pt

    ResponderEliminar
  37. Poderia algum dos meus amigos fazer o favor de me informar,se é que alguem sabe,se alguma vez o FCP ganhou bem aos atrasados mentais lá da capital?Aguardo ansiosamente uma resposta,pois esta de ganhar sempre com polémicas á mistura,teem de concordar,é um bocado traumatisante!Quanto á tal agencia de comunicação,se foi alvo de pressão para deixar de trabalhar com o FCP,pois que as denuncie!No entanto,quer cá parecer-me que o FCP com agencia sem agencia,com polémicas sem polémicas,será sempre uma dôr de corno para a mediocridade lá de marrocos!

    ResponderEliminar
  38. gostei de quase tudo o que vi ontem no jogo. se há boas entradas na época, esta foi uma delas. gostei do trabalho do jesualdo, gostei da entrega dos jogadores, e quanto àquele livre, cuja responsabilidade o Jesualdo passa ao Lucho e o Lucho passa à equipa, foi maravilhosamente planeado. ainda mais saboroso é quando vemos que ninguém assume os louros, e antes os atiram uns para os outros: bom espírito de equipa. uma baixa no rendimento após o golo da vitória, em parte devido a um aumento de pressing por causa do sporting, que acho que é desculpável APENAS porque admito que a forma física dos jogadores ainda esteja longe do seu ponto alto, já que a época ainda agora começou e as pernas estão pouco rotinadas. (mas atenção: 1-0 quando faltam 40 minutos para o final de um jogo contra o sporting é tudo menos uma vitória assegurada.) enfim: gostei de quase tudo do que vi. mas, e já que os elogios foram já todos feitos, também há que dizer que achei que alguns jogadores de ambos os lados abusaram na dureza das entradas. fizeram-no, por exemplo, o derlei e o miguel veloso, mas desses eu não quero saber, porque não são "os meus". que os outros se portem mal não é comigo. mas não gosto de ver os meus a fazer má figura. e, particularmente na segunda parte, Bosingwa e Postiga assumiram uma agressividade (ou "virilidade", como diria o Pacheco) que não lhes é natural e que não lhes fica nada bem. e que ninguém me diga que eles só estavam a responder a provocações do outro lado: ainda que isso seja verdade, o profissionalismo deve ser superior a tudo isso.

    só mais uma palavra para Tarik, que de facto me têm deslumbrado: dou o braço a torcer - há muito que o tinha riscado da lista. nunca o assobiei porque nunca faço isso - pelo contrário, tento sempre dar o máximo apoio à equipa, principalmente quando vejo que há muito esforço em causa, e esse foi sempre nitidamente o caso dele. mas julgava-o um trapalhão irrecuperável. e ei-lo aí, para provar que me enganei: a cruzar, a fintar, a pressionar, a correr como uma seta a ala dele, a combinar bem com os colegas, enfim... a merecer a titularidade inteirinha.

    ResponderEliminar
  39. Condor, não penses mais nessa cambada de maltrapilhos e vendedores de ilusões. Se pensares um pouquinho mais em que estamos completamente sós, compreenderás tudo! Eles não tem "córneos", ninguém os têm, são simplesmente "infidelizados" -palavra Brasuca- por quem tanto os (des)ama...Eles são os chicos-espertos deste País, são os perpétuos membros da corte, partiram de Lisboa quando as coisas enegreceram, estiveram no Brasil do século XIX, regressaram a Portugal se estavam menos endinheirados, ficaram por lá se conquistaram benesses, voltaram quando os negócios faliram ou a sua segurança correu perigo pedindo apoio e protecção ao seu País natal -aos homens das chancas, aos Bimbos- e andam assim, sempre ao sabor das suas conveniências. Os outros aguentam o bom, o mau e os vilões que constantemente nos aparecem a propor OPAs a este pobre País de oportunistas...São portugueses agora, espanhóis amanhã, foram franceses no passado, americanos, suíços, alemães ou luxemburgueses, serão o que fôr preciso nos dias que virão. Trazem sempre no bolso uma caterva de Passaportes como reserva, ao lado da lâmina que te hão-de cravar se lhes pagarem o suficiente para isso!

    ResponderEliminar
  40. tava a ver k tinha sido so eu a reparar k kuando saiu o raul meireles devia ter entrado o bollati.é k cm a entrada do mariano perdemos totalmente o controlo do meio campo.se ele keria ter metido o mariano tinha tirado o lisandro...mas nunca o raul meireles.

    ResponderEliminar
  41. Espero que em resposta à falta de Quaresma (que para mim merecia cartão vermelho), o Dr. Rui Moreira não se esqueça do lance Pepe-Polga,no ano passado, e que foi esquecida pela comunicação social. Aliás o Dr. Rui Moreira até deveria chamar a atenção que individuos como Rui Santos, Dias Ferreira, Jorge Coroado e Manha nem se quer colocaram a hipotese de penalti.E isto porque somos "obrigados" todas as semanas a ter que ouvir comentários televisivos clubisticamente selectivos!!

    P.S.- Onde posso ler o comentário de MST? E agora nem o Pato?

    ResponderEliminar
  42. O que o amigo Meireles quis dizer,é que esses gajos são uns parasitas!digo eu!Oh amigo Pedro,até eu estou com saudades do "pato"!Acho que o"pato"estava a incomodar a linha editorial de "O Jogo"e se calhar decidiram acabar!É que ou é impressão minha ou o jornal anda a misturar muitos "Tadeias"e eu para ser sincero nunca fui muito apreciador do genero!Espero sinceramente estar equivocado!

    ResponderEliminar
  43. Incrível, mais uma vez, a manipulação da opinião pública pelos orgãos de comunicação social, pois mais uma vez só se discute sobre imagens que pressupostamente o nosso clube é beneficiado.
    Bem Haja Rui Moreira, pois de todos os comentadores de painel é e foi o único que ataca e atacou os critérios mais que duvidosos das televisões deste pais, cada vez mais inclinado para a capital. VERGONHA!!!

    ResponderEliminar