03 agosto 2007

Crescer em ritmo lento

Feyenoord 0 - 0 FCPorto

Equipa titular:
Nuno, Fucile, Bruno Alves, Pedro Emanuel, Marek Cech, Paulo Assunção, Raúl Meireles, Kazmierczak, Quaresma, Lisandro Lopez e Adriano


Entraram :Bollatti 68’, Mariano Gonzalez 75’, Ernesto Farias 75’, Leandro Lima 79’ e Tarik 85’.


O FCPorto fez a sua estreia no Port of Rotterdam Tournement com um empate sem sal frente à equipa da casa, numa partida jogada a ritmo de passeio de Verão, tornando-se, por vezes, num longo bocejo para quem assistia, sendo um jogo, claramente, típico de pré-época .


Apesar de tudo, acabou por ser uma partida onde o domínio do FCPorto nunca esteve em causa, mais por culpa de uma enorme consistência defensiva, consistência essa que tem sido a maior imagem de referência deste FCP, versão 2007/2008, e também por ser, claramente, a equipa com sinal mais, criando algumas oportunidades para vencer o encontro.

Jesualdo Ferreira escalou uma equipa onde apenas dois reforços, Kaz e Nuno, entraram de inicio, apostando num 4x3x3x mais rotinado, faltando apenas uma maior rapidez nos movimentos de transição defesa-ataque que quase nunca foram feitos com a velocidade desejada para criar dificuldades defensivas no adversário, sendo a maior razão para tal a presença de um meio campo de combate, mas muito pouco imaginativo e muito tímido nos seus movimentos ofensivos, parecendo que os jogadores ainda estão presos de movimentos devido a uma dura pré-época.


O Feyenoord entrou na
sua máxima força, querendo deixar a sua marca no torneio que organiza, mas apesar de ser dominado durante os primeiros 15/20 minutos o FCPorto tomou logo conta das operações, apesar de ter imposto um ritmo lento e entretido no meio campo, notando-se a falta de alguém que transporte a bola com rapidez, objectividade e até um pouco de magia para a zona de ataque.

Apesar da clarividência habitual de Paulo Assunção, Raúl Meireles e Kaz nunca foram capazes de construir jogadas de perigo na baliza adversária, tendo Quaresma, como quase sempre nesta pré-época, a missão de inventar as jogadas mais perigosas, apesar de ser alvo de uma enorme marcação por parte do adversário.

Na 2ª parte, o FCPorto entrou mais rápido e mais vivo, com trocas de bola constantes e mais perto da área adversária, tendo Adriano, aos 48 minutos, uma oportunidade de ouro para inaugurar o marcador, falhando quase escandalosamente o que até nem tem sido habitual nele.

O meio campo continuou a ter dificuldades de organizar rapidamente os ataques, perdendo-se em passes entretidos no meio campo, isto sem, perder a eficácia habitual a defender.

Tardiamente, Jesualdo Ferreira mexeu na equipa, fazendo entrar os reforços, mas mantendo o sistema de jogo já enraizado na equipa, notando-se uma rápida e agradável, assimilação dos reforços portistas ao mesmo, apesar das suas chegadas mais tardias ao seio da equipa.


Destaque ainda para a estreia de Eduardo Farias, mostrando, no pouco que se viu, bons pormenores, parecendo ser um jogador com muita mobilidade, e um bom tempo de salto, além de mostrar uma garra caracteristica dos jogadores sul americanos, mas com o desenrolar da época será mais fácil provar a fama de grande jogador que já vem rotulado.

Por fim, uma palavra positiva para um grande Fucile,
sempre irreverente, com muita raça, dando sempre luta a Drenthe, um dos jogadores mais promissores da equipa holandesa, a defender esteve sempre certinho e até aventurou-se bem no ataque, mais uma vez, provando-se que a descoberta deste uruguaio, o melhor lateral direito da Copa América, foi feliz.

Resumindo, foi um FCPorto, ainda lento e preso de movimentos no meio campo que se apresentou hoje, mas a defender esteve excelente, com uma enorme segurança e confiança no seu valor, acabando por ser, globalmente, um teste positivo, dando mostras que este ano podemos contar com um plantel recheado de muitas e boas soluções para a época que se avizinha, longa e dificil, embora falta mais audacidade e irreverência atacante, mas isso, espera-se, virá com o tempo e com o trabalho que ainda falta ser realizado até o ínicio dos jogos oficiais.

No domingo,o FCPorto irá jogar a última partida deste torneio, contra o Shangai Shenhua, claramente menos forte e mais ingénua do que o Feyenoord, esperando que se apresente com uma equipa com mais reforços a alinharem de início, destacando-se a curiosidade para a estreia do último reforço, Stepanov, além do regresso de Helton à equipa titular.

Resultados da pré-época

FCPorto 6 – 3 Tourizense
SC Irene 0 – 10 FCPorto
FC Den Bosch 0- 4 FCPorto
FC Porto 2 – 1 Mónaco
Estrela Vermelha 0 – 1 FCPorto
Atalanta 0 – 1 FCPorto
Boavista 0 – 3 FCPorto
Feyenoord 0 – 0 FCPorto

Lista de marcadores da pré-época (27 golos)
Postiga - 6
Adriano - 4
Lisandro - 4
Quaresma - 3
Tarik - 3
Edgar - 2
Luís Aguiar - 2
Renteria - 2
Bruno Alves - 1

28 comentários:

  1. A 1ª tentação é falar em desilusão. Mas a 1ª parte ora terminada é só uma das fracções do treino do torneio de Roterdão. Jogou a equipa titular campeão, fora o Helton e o Lucho. Falta a classe de Lucho, contra um Kaz sempre sem se desamarrar e um Meireles também pouco solto. Mesmo assim chegou para dominar o jogo, ter a bola, tirar a iniciativa ao adversário que joga em casa e tem bons jogadores. Foram 45 minutos algo sem sabor, com ritmo lento e pouca afoiteza no ataque, mas também só o FC Porto se viu em campo. Não muito, mas chegou.
    Esperemos ver mais dinâmica, outro ritmo, mais jogadores para não ser um tédio completo.
    Para efeitos de treino, serve perfeitamente. Vê-se movimento colectivo, jogadores bem posicionados, tacticamente a equipa está muito bem: faltou ser mais incisiva, mas procuraram-se boas saídas no ataque e o meio-campo tem estado tranquilo, a defesa sem sobressaltos e o Nuno a ver o jogo sem pagar bilhete.
    Uma equipa, ainda que sem brilhantismo, segura de si. As movimentações e as compensações parecem ser o que de melhor ressalta do jogo do FC Porto, talvez encontrando os objectivos de Jesualdo. Veremos a 2ª parte.

    ResponderEliminar
  2. eu da ekipa titular so tirava o kaz e punha o leandro lima

    ResponderEliminar
  3. 2ª parte de toada mais viva, também com mais presença portista no ataque mas sempre com o bloco e as linhas sempre perceptíveis numa boa organização colectiva. Pena foi só as substituições atacantes surgirem a 15' do fim, depois de Bolatti ter trocado com P. Assunção. Mas ao entrar Mariano por Lisandro e Farias por Adriano -- que devia ter facturado ante Timmer, lançado pelo sempre provocador Quaresma -- percebeu-se que, qual 4x4x2 qual quê, o 4x3x3 está para durar e vingar. O tridente ofensivo ficou igual. Não houve foi muito tempo para a fluidez de Mariano e o estreante Farias surtirem efeito. Menos tempo ainda teve Leandro Lima para esticar um pouco mais o meio-campo ao render Raul Meireles.
    Ou seja, o sistema será o mesmo, as opções de banco são mais e mais variadas. Esperemos que a época dê mais e melhores momentos e troféus.
    Globalmente, uma boa imagem... do plantel. Chegou, impôs-se e podia ter ganho mas foi superior ao anfitrião que não vai jogar na Europa mas tem reforços de vulto e vários campeões europeus de sub-21: Vlaar, Hofs, Drenthe que espantou Portugal no Europeu mas mal se deu com Fucile.
    Viu-se pouco dos reforços, com pouco tempo de jogo, à parte Kaz. Também chegaram algo tarde ao Olival. Mas quando entraram deram mostras de conhecerem já os mecanismos colectivos e o posicionamento que cabia a cada um. Mesmo assim, gostei do Farías: um cabeceamento com tempo de salto e entre dois defesas mais altos, um domínio de bola em condições difíceis, um passe longo para Tarik. Temos homem. Temos equipa, sem dúvidas.

    ResponderEliminar
  4. Boas! admito que não acompanhei o jogo da melhor maneira, mas do que vi destaco sem dúvida farias e mariano, apesar do pouco tempo em campo deu p ver, tal como o Zé Luís disse, o 4-3-3 está aí, está melhor e está p durar eheh
    continuo a apostar em
    Helton
    Bosingwa
    Bruno Alves
    Pedro Emanuel (Stepanov)
    Fucile
    Bolatti (P. Assunção)
    Lucho
    Leandro Lima
    Mariano
    Farias
    Quaresma

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  5. Gostei mais uma vez do colectivo do nosso FCP ainda que numa toada demasiado lenta - coisas da pré-época.

    Kaz demora a assegurar um lugar que me parece ser seu no lugar de um Meireles que me pareceu também demasiado preso. A defesa esteve mais uma vez muito segura não se dando conta que Pepe saiu a não ser nos cantos quando é evidente para já que nos falta a cabeça incisiva do "careca". A seu tempo teremos um substituto para essa função...

    O Feyenoord apesar de não ter assegurado na época passada qualquer lugar nas competições europeias reforçou-se muito e bem.

    Drenthe, e ao contrário da apreciação do Zé Luís - que concordo na sua apreciação global - acho que o holandês provou que vai ser seguramente um dos grandes jogadores da nova geração. Fucile "aqui mal e ali bem" demonstrou ele também que é uma excelente promessa e é sem dúvida um titular absoluto deste plantel.

    Na frente nada de novo. Estamos bem servidos.

    Aliás o FCP desta época e como já referi em anteriores comentários é o mais forte desde Mourinho.

    Os últimos 15 minutos não pude ver por força de um acordo com o meu pai (hoje vi o jogo na casa dele) em que já que não víamos o telejornal tínhamos forçosamente de ter que começar a assistir ao "cansado" SLB. É, em casa do meu pai desde cedo tive que levar com o seu benfiquismo. E as suas raízes no dirigismo lampião nunca me deram grande margem de manobra na altura de escolher na sua casa o visionamento entre um grande FCP e um fraquinho, fraquito, benfica. Nem a minha Mãe me safa, porque já se sabe que um benfiquista ou "usa bigode ou é um grande chefe de família". Ainda bem que dentro do mal se safou a parte do chefe de família...

    Portanto não vi o final. Espero por domingo para poder aferir da qualidade de um Farias e de um Stepanov vestidos de azul e branco. Com outras camisolas já lhes vi o suficiente para entender que em Outubro no máximo serão titulares. Temos um FCP muito forte e isso vai ser visivel no decorrer da época. Tácticamente e como o nosso Zé Luís referiu estamos muito bem. A continuidade de Jesualdo é um dos melhores "reforços" para a próxima "saison"

    Abraços
    [[]]

    ResponderEliminar
  6. eu só tenho medo do Jesualdo!

    O gajo é cagão por natureza. Espero bem que se tenha mentalizado que cagões não podem ser treinadores deste clube!

    Para mim nem Nuno,Cech,Pedro Emanuel,Meireles,Assunção,Adriano vão ser titulares.


    O Onze que eu escolheria a breve prazo seria:

    Helton

    Bosingwa
    Bruno Alves
    Stepanov
    Fucile

    Bolatti
    Lucho
    Leandro Lima

    Quaresma
    Lisandro
    Mariano Gonzalez


    O Jesualdo que não invente com Kaz. O gajo serve para jogos muito físicos ou para fazer uns minutos aqui e acolá. Não é jogador para ser titular do Porto!

    E o Jesualdo que nem pense andar a jogar com 3 trincos!

    A primeira parte foi má porque andavam 3 trincos a jogar para os lados e para trás.

    E Leandro Lima é bom jogador e joga para a frente!Tem que jogar!


    sinceramente acho que temos um grande plantel, infelizmente julgo não termos treinador à altura...


    espero estar enganado!..

    ResponderEliminar
  7. Eu fiquei um pouco desiludido com o jogo, especialmente quando pensei que o Porto da segunda parte iria ser muito mais atrevido e partiria a loiça toda com "banheira incluida"...Gostei da forma como a equipa trocou a bola especialmente na defesa e meio campo sem precipitações e com muita classe. A bola saía sempre muito redonda, facto a que a qualidade do relvado não será também estranha. Depois faltou algo mais à equipa para ganhar o jogo, talvez algum atrevimento e audácia especialmente com a colocação do Mariano. Deveria manter-se Quaresma para que um de um lado e o outro pelo extremo oposto, abrissem completamente aquela defesa. Vamos aguardar pelos próximos episódios, pareceu-me também que os comentadores da SportTv estavam ali mais para analisar a equipa e poderem descobrir e fornecer elementos ao Sporting, do que para comentar propriamente o jogo. Se o Jesualdo percebeu isso e lhes deu a volta fez muito bem! Gostei da defesa, embora goste mais do Fucille na esquerda e ele para corroborar este meu pensamento nos últimos minutos fez-nos passar por duas situações muito complicadas, criadas unicamente pela vontade que sentiu em mostrar-se superior aos seus adversários mais directos. Aquele toque de calcanhar carregado de desdém resultou em canto, intervenção menos certa do Nuno e bola na barra sem qualquer necessidade, bastava tocar simples pela lateral...Um lançamento é sempre menos perigoso -por regra- que um canto e para além disso a brincadeira e o facilitismo é contagiante. A direita deve ser entregue ao Bosingwa e a esquerda ao Fucille, os centrais pareceram-me certos embora o Bruno Alves continue a necessitar de controlar os seus ímpetos. Algumas entradas eram desnecessárias, mesmo que use o físico deve fazê-lo de forma menos exuberante. O meio-campo esteve quase sempre muito defensivo -Assunção, Meireles e Kaz, depois Bolatti, Meireles e Kaz- e quando entrou Leandro Lima já o tempo se esgotava rapidamente...Se o Lucho ficar, a solução do problema meio-campista passa muito por ele. Domingo temos todas as possibilidades de brilhar...Vamos lá ver!

    ResponderEliminar
  8. Se ontem Jesualdo tivesse optado por colocar Mariano e Leandro no 11 titular tinhamos perdido o jogo. O resultado não importa muito neste momento mas alguém gostaria de ter perdido?

    Jesualdo está a optar muito bem por consolidar os aspectos defensivos antes de se meter em aventuras desnecessárias. Tranquilidade, que para termos uma equipa competitiva para a Liga dos Campeões temos de saber defender.

    Tranquilidade.

    Henrique,

    acreditas mesmo que o Professor vai jogar habitualmente com três trincos? Eu não.


    Abraços
    [[]]



    PS: FC Porto quer Carlos Eduardo


    A afirmação pertence ao empresário do jogador e teve eco em Portugal. "Tenho três ofertas oficiais, o Paris Saint-Germain, o FC Porto e um clube alemão". Jorge Machado, responsável pela transferência de Renteria para o FC Porto, refere-se a Carlos Eduardo, do Grémio. O jovem esquerdino,da selecção brasileira de sub-20 - tal como Leandro Lima e Edgar - está preso ao Grêmio de Porto Alegre por uma clausula de rescisão de 18,5 milhões de euros.

    O JOGO


    O adeus a LUCHO?

    ResponderEliminar
  9. Acho que, neste momento, o FCPorto é um clube apetecível para valorizar passes de jogadores, principalmente do meio campo,e os empresários estão a aproveitarem-se disso por isso não ligo muito a essas noticias e estou com fé que Lucho fique aqui, mas até ao fim do mês muita água vai correr

    ResponderEliminar
  10. Teixeira : O Jesualdo é medroso.Quantas vezes não pensas que ele está a treinar o boavista?

    Eu acho que temos um plantel forte. com todas as condições para jogar bom futebol e jogar para vencer.

    O Jesualdo parece ir outra vez na cantiga de defender com sete gajos e depois esperar que Quaresma resolva...

    Isso é alguma coisa?

    E que raio faz o Kaz a titular do Porto?
    Além de estar a queimar o homem, mostra ser teimoso.

    vimos isso há pouco tempo com o Jorginho. COmo o Adriaanse a insistir e a queimá-lo. TOrnando-o no jogador mais atacado pelos adeptos.


    O jogo de ontem vale o que vale, mas a mim fez-me lembrar o Jesualdo cagão do ano passado.

    E isso preocupa-me imenso.

    ResponderEliminar
  11. relativamente à maior parte dos jogadores, quase tudo já foi dito. resta-me destacar o cech, que na minha opinião esteve impecável e que, embora sabendo que vou contra a opinião da maioria, acho preferível ao Bosingwa. tem menos velocidade, mas defende incomparavelmente melhor e é mais constante. a principal função de um defesa é defender - se souber incorrer bem no ataque, tanto melhor. o Bosingwa tem tendência a subir demasiado no terreno, e a deixar aberto o flanco. recordo que quando ele está em campo, a maior parte dos ataques contra nós são pelo lado dele.
    destaco ainda o Nuno. embora sem nenhuma defesa que o tenha feito brilhar, à excepção de um descuido nos últimos minutos, esteve seguríssimo a sair dos postes, a agarrar a bola nos cantos, a entregar a bola rapidamente e em segurança aos companheiros. esta última característica é, na minha opinião, a pior falha de helton, que gosta demasiado de brincar com a bola... neste momento tenho sérias dúvidas quanto ao GR titular.
    uma palavra final para o Jesualdo: já me ouviram aqui defendê-lo desde há sensivelmente um ano atrás, desde que ele foi contratado. mantenho a minha posição: é um bom treinador e capaz de levar o Porto muito longe. não joga excessivamente à defesa, mas está a construir uma equipa defensivamente intocável. não é demasiado atrevido, mas não descura o futebol de ataque, bem trabalhado e bonito. não é medroso: é tradicionalista. se eu treinasse o porto, fa-lo-ia de uma forma diferente, com toda a certeza. mas nós somos pessoas diferentes. o Jesualdo é um excelente profissional e, com a escola dele, se o deixarem, vai levar este porto (o mais forte desde a conquista da champions) muito longe.

    ResponderEliminar
  12. Catarina,

    Parece que discordámos em algumas coisas.
    Mas o que eu não percebi foi a preferência do Cech em detrimento do Bosingwa.

    Se o Bosingwa é defesa direito e o Cech defesa esquerdo... onde é que são concorrentes?

    ResponderEliminar
  13. Henrique:
    tens toda a razão... tenho esta tendência de me embrulhar demasiado no meu raciocínio e ajo como se as pessoas soubessem o que se passa dentro da minha cabeça, o que muito raramente acontece:) de facto, cech e bosingwa não são concorrentes directos... mas a verdade é que o fucille pode jogar à esquerda (apesar de ser quase ambidextro, o rapaz tem tendência para o pé esquerdo) e isso mandaria o bosingwa para o outro lado da defesa e deixaria o cech no banco...:) ok, admito que era um raciocínio com demasiadas voltas para se poder depreender das minhas palavras:)
    quanto ao Jesualdo, parece que sim, parece que discordámos... mas até ver, desculpa mas estou a ganhar: 1 campeonato o homem já conseguiu:) vamos a ver o que nos reserva o futuro...
    acho que é importante a pluralidade de opiniões, desde que esta sirva para uma troca de ideias saudável e não para dividir os adeptos...:)

    ResponderEliminar
  14. A experiencia de jogar no meio campo com 3 jogadores com caracteristicas defensivas, serviu para testar a equipa num jogo da champions na qualidade de visitante, mas revelou-se inofensiva a sair para o ataque, uma vez que a creatividade de todos eles é quase nula.
    Considero que o kAZ vai ter de pedalar bastante, pois revela-se algo lento,mas acho que nos poder ser muito util devido ao fisico que apresenta.
    Apesar de o Raul Meireles jogar sempre para o lado e para tras ,entendo que neste jogo esteve bem.
    A entrada de Lucho ou Leandro Lima vai ao encontro das nossas expectativas.
    O FUCILE foi um dos melhores em campo (juntamente com o P.Emanuel)e como lateral direito mete o Bosingwa a um canto, pois perante o rapidissimo Drenhte ,mostrou estar á altura das dificuldades.
    O cech em boa forma faz muito bem a posição de lateral esquerdo,mas rende mais no meio campo,pois alia a sua força de vontade e abnegação á rapidez a sair para o contra-ataque, no entanto deveriamos ter contratado um lateral esquerdo de raiz com qualidade.
    Foi uma boa exibição nos primeiros 35 minutos da 2ª parte,mas a 1ª parte foi muito fraca para ambas as equipas.
    Estamos FORTES e para inicio de epoca, acho que devemos estar satisfeitos.
    Cumprimentos do Louro

    ResponderEliminar
  15. Calma pessoal... estamos só no início e já se está a pôr tudo em causa. Quando ganhámos o torneio em Atlanta choveram elogios, agora por uma exibição menos conseguida ja está tudo mal? Calma! Outra coisa que me impressiona é que parece que muita gente já se esqueceu o peso que o Bosingwa teve nas ultimas duas épocas, especialmente na parte final da ultima época, em que na recta final do campeonato andou com a equipa às costas em alguns jogos. Não percebo o porquê destas opiniões acerca do Bosingwa que foi o melhor lateral do ultimo campeonato e neste momento é um dos nossos maiores activos e sério candidato a assumir a titularidade na selecção. Memória curta ou ingratidão?

    ResponderEliminar
  16. Catarina o Cech defende melhor que o Bosingwa??? Discordo completamente! E quando o Bosingwa está em campo o adversário ataca mais pelo lado dele? O Bosingwa é quase intransponível no 1 contra1. E sobe demasiado? Mal de nós se em muitos jogos não fosse ele a funcionar como extremo e a desequilibrar lá na frente. Como somos precepitados a avaliar!

    ResponderEliminar
  17. Daniel:
    tal como referi, acho que a pluralidade de opiniões faz parte do esquema quando se tem um plantel tão rico e tão largo em opções como o nosso. tens a tua opinião, óptimo. eu acho que o Bosingwa é um jogador muito bom. mas pessoalmente, acho que dizer que o bosingwa foi o melhor lateral da época transacta é claramente exagerado, tal como o é dizer que ele andou com a equipa às costas. mas isso, repito, é a minha opinião. respeito que vejas as coisas de maneira diferente... e espero o mesmo tipo de respeito de volta:)
    cumpts

    ResponderEliminar
  18. Bosingwa foi de longe o melhor da época passada.
    Até lampiões e lagartos admitem.

    vês as coisas de maneira diferente,tudo bem.

    Para mim Fucile está também a evoluir imenso. Grande jogador que está a ficar!

    ResponderEliminar
  19. Catarina, não fui só eu a utilizar o termo "andar com a equipa as costas" em relação ao Bosingwa. Vários meios de comunicação social referiram isso mesmo, textualmente. Lembro-me por exemplo do jogo com o Nacional em casa e de grande parte do jogo com o Paços de Ferreira fora em que foi ele quase sozinho a empurrar a equipa para a frente. Depois clarificar que não faltei ao respeito a quem quer que fosse e jamais o farei num espaço de discussão deste tipo. Fucile é sem duvida muito bom jogador, e ja deu para ver que esta época fará ainda melhor que na anterior, mas no lado direito, Bosingwa é Bosingwa. Compará-lo com Cech é que não faz nenhum sentido. Cumprimentos

    ResponderEliminar
  20. Já agora, e apenas por curiosidade Catarina. Quem foi então para ti o melhor defesa lateral do campeonato? Cumprimentos

    ResponderEliminar
  21. o bosingwa é um fabuloso atleta !

    tem melhorado incrivelmente o seu jogo de futebol defensivo. sendo que á uns anos, era um MAU defesa lateral ,mas melhorou mt

    sua jogada preferida de á uns anos era correr como um louco com a bola para a frente e depois fazer um mau passe curto ( ou bom passe para o adversario ) que dava em contra ataques perigosissimos.

    já nao o vejo a fazer essa jogada á mt tempo ... é bom :)

    agora , para os demais só tenho estes comentarios :

    JF empatou no primeiro jogo em roterdão : RUA !

    o farias ainda nao marcou um golo : RUA

    o kaz corre pouco : RUA

    o luis aguiar é a primeira vez na sua vida na europa : RUA

    o pedro emanuel esteve mal numa jogada ( penso que contra o genk ) RUA

    o bruno alves é temperamental : RUA

    o fucille é pequenito : RUA

    o assunção falou-se que teve problemas com o JF : RUA

    o bolatti é loiro e eu nao gosto de loiros , só loiras : RUA

    o raul meireles faz mts passes errados : RUA

    o quaresma algumas vezes é individualista : RUA

    o lucho demorou mt a chegar a portugal : RUA

    o leandro lima é baixo e feio : RUA

    o adriano falou um golo claro : RUA

    o mariano gonzalez nao se deu bem no inter : RUA

    o tarik vai ser um problema no ramadão : RUA

    o stepanov ainda nao o vi a jogar e nao sei nada dele : RUA

    cech tem um nome parecido com um grande guardiao , mas este nao sabe defender na baliza : RUA

    o lizandro já temos mts jogadores argentinos : RUA

    a todos os outros que ainda nao falei , como ainda nao falei deles : RUA !!!


    se o porto nao ganhar por 20-0 hoje , administração RUA e peço que a instituição FC Porto deixe de existir !!!


    VAMOS TODOS BASEAR IDEIAS EM JOGOS DE PRE EPOCAS E COM JOGADORES QUE É A PRIMEIRA VEZ QUE ESTÃO NO FCP OU QUE AINDA ESTÃO A GANHAR INDICES FISICOS E/OU TACTICOS !

    ResponderEliminar
  22. Concordo plenamente com o comment irónico do iori! FORÇA PORTO!

    ResponderEliminar
  23. Vamos ter calma, nem podemos ficar excitados por termos ganho o Torneio de Atalanta, nem podemos ficar desiludidos por um empate, que, apesar de não termos estado perfeitos, até foi positiva a imagem que deixamos.

    Ainda é pé-época e,como todas as préépocas, serve para fazer experiências . é necessário dar tempo ao tempo, até eu que tinha fé no Kaz e ele está a desiludir-me nesta pré-época,dou-lhe tempo para se adaptar é que isto não é o grupo de Zés Pereiras onde ele jogava.

    Um abraço à Bancada

    ResponderEliminar
  24. Também sou dos que não entendo algumas criticas ao desempenho do FCP neste torneio.

    Sobre o Bosingwa apenas tenho a dizer que ele não só é o melhor lateral a jogar em Portugal como está seguramente entre os melhores a jogar na Europa.

    Fucile foi uma excelente descoberta mas garante o lugar na esquerda.

    Catarina, essa do Cech ser melhor defesa do que o Zé Bosingwa...o eslovaco vai ter muitas dificuldades para sequer ser convocado. Simplesmente tem demorado muito a passar de nivel.

    Gosto muito do Nuno e fui dos poucos que aqui defenderam a sua contratação mas afirmar que Hélton poderá ter o seu lugar em perigo...enfim. Pluralidade de opiniões mas não podemos esticar a corda com algumas apreciações. :)


    Como já disse num comentário anterior vamos ter tranquilidade. O Professor está a fazer aquilo que tem de ser feito.


    [[]]

    ResponderEliminar
  25. Catarina esse nó -argumentativo- cego dado ao Henrique só mesmo de ti...Para mim estão cumpridos os requisitos, tens um lugar garantido na equipa...Já agora porque não pensar em fazer um convívio e solicitar ao NGP um joguito entre nós só para brincar aos futebóis no Olival...Sentir o cheiro da relva e o peso das distâncias a cumprir para se chegar de uma baliza à outra. E a Catarina tinha de jogar mas de caneleiras até ao pescoço, porque ela já começa a sentir o que é estar em campo! Depois das pernas cansadas, íamos dar ao dente por perto -comíamos umas francesinhas- e beber uns refrigerantes fresquinhos! Força miúda -já agora aos 45 mimutos 1-1 no MU-Chelsea...Só tenho saudades do Ricardo Carvalho.

    ResponderEliminar
  26. Daniel:
    em resposta à tua pergunta, tenho alguma dificuldade em destacar um defesa lateral da época passada. aliás, geralmente tenho dificuldade em destacar um único jogador para uma determinada posição, a não ser que acha uma diferença abismal entre ele e os restantes representantes (caso do Pepe, como DC). nas laterais, houve vários jogadores que gostei de ver: entre eles o Bosingwa, como é evidente, o Cech, e viajando por outros clubes, acho que o Alonso esteve muito bem (também gostava anteriormente de Rossato, embora a sua passagem pelo Porto não tenha sido nada bem sucedida), assim como Amaral, Tello ou Mário Silva, só para mencionar alguns. Se realmente fosse obrigada a destacar algum, a minha escolha recairía sobre fucille, não por aquilo que ele fez, mas pelas promessas que deixou no ar. estou convencida que, à esquerda ou à direita, este ano o rapaz vai-se afirmar como titular indiscutível.

    Teixeira:
    sempre gostei muito do Hélton, mesmo:) desde a sua disponibilidade em campo até à sua boa disposição. desde o início defendo que ele é um excelente GR, tem imenso espaço para evoluir ainda (o que é bom), mas precisa de se concentrar mais, de se colocar melhor nos livres, e de largar a bola com maior rapidez. gosto de ser racional e, acima de tudo, constante nas minhas avaliações. gosto muito dele, acho que tem esses defeitos, ponto final. a seguir à derrota com o chelsea, durante SEMANAS, tive que aturar metade do estádio a insultá-lo. bolas... estas passagens ultra-rápidas de bestial a besta dão cabo de mim, eu mantenho a minha opinião sobre ele, e muitas vezes, nesses jogos em "crise", levantei-me eu a aplaudi-lo... eu, que tinha passado o resto da época a dizer que ele não era tão perfeito como o pintavam!! repito: gosto muito dele. só acho o Nuno mais maduro em alguns aspectos. mas é uma opinião temerária, eu sei disso:) esticar a corda tem a sua piada, confesso:)

    meireles:
    essa questão é bastante interessante, nada que eu não tenha já sugerido ao Zirtaev... deixa o "patrãozinho" voltar de férias, e a gente logo conversa:)

    ResponderEliminar
  27. Catarina tu estás a pôr o Bosingwa ao nível de um Alonso, Mário Silva ou Amaral?? Bem, vais-me desculpar, mas concerteza não viste o mesmo campeonato que eu! Cumprimentos

    ResponderEliminar