30 agosto 2007

Soren disse...

A ignorância continua. E como o disparate é apanágio dos aziados, a azia é generalizada e o disparate também, porque a liberdade assim o obriga.

A capa do Record, não é surpresa nenhuma, é do mais ridículo, do mais pobre, do mais redutor que há no pseudo-jornalismo desportivo português:"Um caso Sérvio".

Não fica bem maltratar uma pessoa que até teve uma exibição segura, por um erro que só demonstra alguma inexperiência e nervosismo perante um ambiente algo hostil. Se Ricardo fosse ainda o guarda-redes do Sporting, escrever-se -ia certamente, um caso Português. Pois claro.

Isto é quase é um caso psiquiátrico. Sempre pela negativa, sempre pelo medíocre. Em vez de enaltecer o bom jogo deste ou daquele, eleva-se a importância do negativo. Porque a azia assim o dita. Porque o "exterior da escrita" encobre a inveja. Porque esta é a cultura...

Na Bola, o "Porto mereceu o brinde". Mais uma vitória oferecida, leia-se. Mais um titulo negativo, mais um comentário para reduzir, com o intuito de encobrir o mérito.

Chamam a isto jornalismo. Eu chamo a isto ignorância. Incapacidade de libertação mental. Incapacidade de enobrecer o jornalismo, de ser imparcial, factual, justo.

Mas não se trata de justiça, trata-se de inveja e de pequenez.
2a circular, centralismo. Não porque seja o melhor para a nação, (alias é bem visível o que a falta de descentralização tem feito ao pais nos últimos anos), mas alimenta o ego do pobre de espírito, do complexado.

E é aqui que acabam todas as conclusões sobre esta casta invejosa que se diz portuguesa. Este povo é complexado. Este povo é triste, é acabrunhado.

E ao que levam os complexos e a tristeza?... À megalomania. Ao conceito de Dom Sebastião.

Todos os dias se enaltecem feitos nunca vistos, feitos não reais, todos os dias se da favoritismos a quem tem recordes negativos, todos os dias se elevam a heróis ilustres desconhecidos, todos os dias se elevam a Deuses e detentores da verdade os que vestem de Lisboa ao peito.

Sempre favoritos, sempre melhores, sempre "grandes" nas muitas derrotas. Sempre pequenos na atitude.

O caso do Benfica é naturalmente diferente do do Sporting.

Enquanto os feitos fantasma do Benfica enchem o ego da ignorância geral, os feitos fantasma do Sporting enchem a espaços o que os do Benfica não conseguem encher. O Sporting como sempre, continua a ser utilizado, instrumentalizado. Como foi na altura de Salazar.

Há coisas que são genéticas, outras vão-se entranhando no corpo. O hábito faz o monge.

Quando o Benfica se vê relegado para posição confrangedora, como tantas e tantas vezes tem acontecido nas ultimas 2 décadas, aparece o Sporting, qual Dom Sebastião, a defender a união nacional, a defender o espírito da nação, a ocupar o imaginário do triste invejoso.

...é uma espécie de memória colectiva, em que os desgraçadinhos se apoiam uns aos outros, nas horas difíceis, que são muitas.

Esta memória colectiva age como os grupos radicais, com palas e cegueira.

Por isso, coitados, não conseguem vislumbrar penalidades no último minuto em jogos no Dragão, golos em fora de jogo nos últimos minutos em jogos na Luz, nem Preudhomes a tirar bolas de dentro da baliza depois da marcação de cantos.
Mas conseguem ver golos fantasma em lances que depois de vistos e revistos por todas as cameras presentes no local, indiciam precisamente o contrario e agora conseguem também fazer juízos de valor, em relação às intenções deliberadas deste ou daquele, que deitam a bola para traz (atraso) na direcção do seu guarda-redes, que por sua a vez a agarra (falta passível de livre indirecto).
E é isto que estes tristes pseudo-jornalistas desportivos oferecem ao país, a oportunidade de um imaginário cheio daquilo que a cultura imbuiu no ignorante.
Que pobreza meus amigos.

Depois de um empate vergonhoso na Arménia e de mais uma medalha de ouro em campeonatos mundiais de atletismo. A escrita deita-se e acorda infeliz, com a inveja no outro lado da cama.

Porque os pobres alimentam-se assim, de palmadinhas nas costas, vitórias morais e umas sopinhas de milho. Porque grão a grão enche a galinha o papo e até um gato quando tem fome, come uns cereaizinhos.

O Porto esse, vai continuando, sofrido mas sereno, atacado mas firme, demasiado forte porque o Timoneiro não desarma, a ganhar vezes demais. Pelo meio vai representando o pais, com nobreza, e comendo uns bichos papões por essa Europa fora.

Soren em 28/8/07 às 16:15 em comentário ao post "Coroado um dia do Carvalho"

Nota do administrador: Porque há comentários que merecem ser posts, a partir de hoje, e quando for possível, colocarei em destaque comentários que ache que mereçam relevância. Vou assim tentar ampliar a voz de uma das maiores qualidades deste blog, os seus comentadores. E é com este excelente texto do Soren que inauguro este novo espaço no Portistas de Bancada. Espero que todos os outros que façam os excelentes comentários que vão aparecendo, e que por um motivo ou por outro eu não coloque em post, não percam a esperança de um dia os seus textos serem transformados numa das Vozes da Bancada .

Pedia aos Portistas de Bancada que se pronunciassem sobre esta nova iniciativa, já que afinal de contas é deles a autoria dos textos.

PS: Já estão definidos os potes para o sorteio da Champions League a realizar hoje pelas 17H00:

34 comentários:

  1. Fazes muito bem Zirtaev e escolheste ainda melhor. É um excelente comentário do Soren.

    Deixo aqui a minha preferência para o sorteio:

    Real Madrid

    FC Porto

    Schalke 04

    Slávia de Praga



    [[]]

    ResponderEliminar
  2. Zirtaev:
    Faz o que quiseres, com os meus desabafos! Menos dizer que eles são escritos por um tal "joãoamaral" -que me perdoe o falecido João Amaral que muito considerava e admirava!

    ResponderEliminar
  3. Barcelona
    Porto
    Lazio
    Dinamo Kiev

    ResponderEliminar
  4. Do pote 1, Real Madrid ou Arsenal e evitaria a todo o custo o Barça e o Chelsea. Depois evitaria gregos e turcos, bem como os escoceses (infernos autênticos). Que venham o Marselha (o FC Porto ganha sempre aos franceses) ou o Steaua e o Rosenborg ou o Slávia.

    ResponderEliminar
  5. Zirtaev:
    Obrigado pela oportunidade. Sinto -me feliz por poder ter a oportunidade de fazer ouvir um pouco o meu (e penso que de todos os portistas) descontentamento em relaçäo à comunicaçäo social que temos.

    Fica aqui a correcçäo a um dos paragrafos. Foi tudo escrito um pouco à pressa. Se tiveres tempo de emendar:
    "Enquanto os feitos fantasma do Benfica enchem o ego da ignorância geral, os feitos fantasma do Sporting enchem a espaços os que os do Benfica não conseguem encher. O Sporting como sempre, continua a ser utilizado, instrumentalizado".

    O meus adversarios preferidos para o Porto:
    Do Pote 1: O Inter, de caras.
    Pote 3: Steaua de Bucareste.
    Pote 4: Rosenborg.

    Parece-me que o Pote 4 tem equipas com ambientes terriveis. Até acho que ha equipas no Pote 4 que sao mais fortes do que a maioria das do Pote 3.

    ResponderEliminar
  6. Porra!
    "...o que os do Benfica..."

    Irra. Tenho que ler o que escrevo com mais atençao.

    ResponderEliminar
  7. Só uma correcção o sorteio da Champions é hoje às 17 horas.

    E vai-nos calhar Liverpool, Lazio e Besiktas.

    Sobre o post, acho que está um excelente comentário, e apoio 100% esta iniciativa do Zirtaev.

    ResponderEliminar
  8. Meireles, está esclarecido.

    Soren, está emendado.

    Menphis, está corrigido.

    :-)

    Obrigado a todos.

    O meu palpite:
    Real Madrid
    Celtic
    Fenerbahce

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Parabens pela iniciativa e pelo "comentário" transformado em post. É de louvar, pois os bogs perdem a sua razão de ser sem os visitantes e comentadores.

    O comentário merecia esta "promoção" a post! ;-)

    http://fcmangalhoes.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. A minha preferência vai para:
    Barcelona ( Inter será mais fácil mas gosto do Barça )
    Lázio
    Besiktas
    Quanto à ideia do Zirtaev, acho excelente pois aqui há gente de muita qualidade e merece esses destaques.
    Finalmente o nosso jornalismo ... uma tristeza ... sem comentários ... espelha o pequeno país que somos e o nosso atraso.

    ResponderEliminar
  11. são smp os mesmos a calhar (é sina!):
    - Chelsea (ou Real)
    - CSKA
    - Olympiakos

    ResponderEliminar
  12. Boas colegas!!
    belíssima ideia Zirtaev parabéns (e parabéns ao Soren pelo excelente "post")

    concordo com o antunescus, são sempre os mesmos a calhar por isso a minha aposta vai para:
    Manchester United
    Marselha
    Rosemborg

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  13. O melhor grupo para Porto ou Benfica seria:
    Arsenal - Steaua de Bucareste-Rosenborg

    Quanto ao comentário, continuo sem perceber o que os faz tão ácidos.

    ResponderEliminar
  14. Zirtaev,
    Tiro o chapeu à iniciativa.

    Há comentários de grande qualidade que merecem maior destaque.

    E como na LC desejo passar à 2º fase, escolho:
    Arsenal
    Steaua
    Rosenborg

    ResponderEliminar
  15. Excelente iniciativa Zirtaev, muito bem pensado :)

    quanto aos grupos, o meu preferido seria:
    ACMilan
    FCPORTO
    Celtic
    Olympiakos

    - quero vingar a supertaça, quero repetir a final da Uefa, quero os gregos que são uns adeptos loucos e fantásticos e adoro ver os jogos na Grécia que são de tremenda emoção, das bancadas ao relvado.

    Zirtaev, permite-me a publicidade.
    Como sabem, estou de volta, por aqui e já estou a lançar a DURUS LEAGUE, com prémios para os 3 primeiros, o prazo de inscrições é curto por isso todos os interessados que se dirijam ao Blog e leiam o Regulamento e INSCREVAM-SE que vale a pena.

    ResponderEliminar
  16. boa ideia, ZIRT,
    li Soren e ele bem
    diz o que ainda havia
    a dizer dessa cambada

    quanto aos potes, deus,
    é de bruxas o primeiro,
    tão feio, comparando os
    derradeiros, que ao Porto
    dava era alegrar o terceiro!

    ResponderEliminar
  17. Vou lançar aqui um rumor que tenho lido por aí, atenção eu disse RUMOR.

    -Quaresma no Chelsea por 37M de Euros.

    ou

    -Saida do Quaresma para o Chelsea numa proposta que inclui 80% do passe de Kalou e o empréstimo de 1 época de Shevchenko.

    LOL

    Nem vale a pena citar fontes, mas pelo li, pelo menos a primeira proposta, já foi noticiada na rádio.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  18. Outro rumor: Anderson volta ao FC Porto, por empréstimo de um ano!! Fonte: sinceramente não melembro!!

    ResponderEliminar
  19. de volta à luta :)

    leiam
    http://oantilampiao.blogspot.com/2007/08/uma-lamentvel-sucesso-de-presses.html

    ResponderEliminar
  20. A notícia do Quaresma pode ser lido n' O Jogo, em http://www.ojogo.pt/Directo/NoticiaHoraFutebolNacional_fut_quaresmachelsea3008_35336.asp

    Mas o caso do Quaresma, se bem entendi - sobretudo com base num comentário do Daily Telegraph - não será simples.

    Cometendo o risco de cometer alguma imprecisão, parece que o ambiente no Barça é de cortar à faca. Existem dois grupos, o formado por Laporta, e outro feito por um antigo vice-presidente do clube, e que não se entendem. Um dos problemas será o relacionamento entre o Ronaldinho e o Eto'o, que é péssimo. Nesse contexto, o Barcelona deverá fazer uma limpeza do balneário, e um dos jogadores que poderá sair é o Ronaldinho. E entra aqui o Chelsea, que em Inglaterra é apontado como interessado no jogador (e não desmentiu, ao contrário da sua prática nestas situações). Não tenho dúvidas de que o Ronaldinho será uma pretensão de Abramovich. Aqui, faço pura especulação, mas admito que Abramovich queira Ronaldinho, e Mourinho o Quaresma (o Ronaldinho encaixa mal no perfil das aquisições habituais de Mourinho).
    Se recordarmos o defeso do ano passado, as grandes compras do Chelsea (Schevchenko e Ballack), foram opções pessoais de Abramovich...

    ResponderEliminar
  21. o Peter Kenyon já desmentiu.

    A sair alguém que saia o Postiga :)

    Chelsea chief executive Peter Kenyon has insisted there are not likely to be any more arrivals at Stamford Bridge.



    The Blues have been linked with a big-money move for Barcelona playmaker Ronaldinho.


    The Spanish giants have played down talk of a possible switch and Kenyon admits Chelsea have done all their business for this summer

    ResponderEliminar
  22. O que vale é que só é até amanhã à meia noite, já começo a ficar farto de rumores.

    E outra coisa, onde raio está o jogador que o Manchester iria emprestar ? Será que pode ser para o ano, ou é o Quaresma..hehehe..agora sou eu que lanço um rumor...hehehe

    ResponderEliminar
  23. "A edição de hoje do diário britânico The Sun dá como certo que José Mourinho vai durante o dia de hoje fazer uma proposta a Pinto da Costa para a contratação de Ricardo Quaresma para o Chelsea.
    Ricardo Quaresma
    ASF
    O clube londrino, liderado por Roman Abramovich está disposto a pagar cerca de 37 milhões de euros, mas Pinto da Costa já fez saber que não quer falar da saída de Ricardo Quaresma, isto depois de neste defeso ter «deixado» sair Pepe e Anderson."
    in Jornal A Bola

    que acham colegas, o porto já terá fechado a "tasca" nesta época de contratações?

    Liverpool
    FC Porto
    Marselha
    Besiktas

    Não me parece nd mau, aliás, parecem-me boas equipas que vão permitir ao porto fazer uma boa fase de grupos e ao mesmo tempo equipas acessíveis para o porto passar aos oitavos!!

    FORÇA PORTO!!!

    ResponderEliminar
  24. Não sei nada sobre o Besiktas, mas desgosta-me o facto de ter uma deslocação à Turquia. Embora haja uma animosidade muito forte entre Turcos e Ingleses, e o Liverpool terá de ir lá...

    ResponderEliminar
  25. Parece-me uma excelente inciativa. Como na Vida, é com os contributos de todos que o Mundo vai avançando ...

    ResponderEliminar