07 setembro 2007

Apitadelas várias na ordem do dia

A Liga descansa para daqui a pouco recomeçar aos soluços, com jornadas entrecurtadas com Selecções e Taça da Liga (no final do mês), depois Champions e mais Selecções. Vamos descansar um pouco os nervos por causa de arrasadoras arbitragens, esta semana nem há nomeações mas é tempo de pôr ordem num tema que vai voltar a ser do dia.

Acabaram as férias e o ano judicial reabriu. Já se lançou o tema, levemente, lembrando casos mediáticos a retomar, da Casa Pia ao Apito Dourado, entre outros.

A Mizé Tung fez o seu serviço e já foi destacada, sem pompa na circunstância, para tratar do lixo que rodeia Lisboa, a Câmara agora rosinha, a EPUL e o Benfica, a EMEL e tantas siglas esquisitas entre negócios pouco claros que mereceu menos destaques do que as vicissitudes das coisas da bola indígena.

Ninguém lançou reptos à Comissária do Povo destacada para o reino da Txircolândia, não houve rezas e votos de boa sorte ou vaticínios sobre o que pode ser a sua carreira profissional em caso de falhar objectivos. Estes, medianamente, foram reduzidos à expressão mais simples: não se lhe exige encontrar culpados, desta vez, mas sim que, veja lá, importa saber se há tramóias ou não, com a condescendência devida aos inocentes até prova em contrário. Vamos para Lisboa, mas com cautela. Sem espalhafato nem anúncio televisivo, porque não estamos a lidar com ladrões, mafiosos ou assassinos. As noites são perigosas noutras paragens recônditas do País que mantemos à distância sob rédea curta e há dias solarengos para aproveitar na capital.

Mas nas férias, feito o balanço do processo que agitou o primeiro semestre, alguém, desinteressado, afastado das lides da tourada que é o futebol na Imprensa Destrutiva, foi alinhavando ideias. Eu, ao chegar de férias, fui lendo coisas dispersas, como as que a seguir se descrevem, de blogues generalistas, logo insuspeitos.

A comissária do povo
Há cinco anos, Maria José Morgado causou sensação mediática em larga escala, ao insinuar interesses duvidosos aquando do seu afastamento da Polícia Judiciária em 2002. Bradou aos céus a sua idoneidade, sendo levada ao colo por todos os meios de comunicação social quando publicou o seu livro “O Inimigo sem Rosto – Fraude e corrupção em Portugal”. Editado pela D. Quixote (coincidências..). Criou-se uma Imagem de marca. Maria José Morgado adquiriu assim a fama de procuradora incorruptível. A Justiceira do povo, Defensora dos cidadãos honestos e oprimidos é tirada a papel químico do Típico Herói Americano, que luta sozinho e por sua iniciativa em duas frentes: contra o crime (a frente do mal) e contra o próprio sistema, que deveria combater o primeiro. Nesse ambiente de cumplicidade, o Espectador português engoliu a pílula, e consumiu a receita hollywoodesca.

Agora reconciliada com o “sistema” que a exibe como troféu, Maria José Morgado e a sua equipa são usados à exaustão como instrumento de propaganda. Independentemente das intenções idóneas de Maria José Morgado, a sua imagem é objecto de aproveitamento político. As suas capacidades de investigação instrumentalizadas, assim como largos recursos de estado que são desperdiçados a investigar querelas desportivas menores e outros assuntos domésticos. Os escassos quadros da PJ são canalizados em massa para investigar pequeno banditismo clubístico, em detrimento de casos graves que são deixados prescrever.

O combate à corrupção que se avizinhava nada passa na realidade da intromissão Inquisitorial do Estado em módicas querelas de alcoviteiras provincianas, caciques buçais de aldeia, recauchutadores de pneus, e animadores de casas de alterne, que se enganam e deixam intrujar uns pelos outros. Pequenos malandros que aceitam entrar no jogo que eles próprios criaram, em manobras pequenas e tacanhas dignas de um enredo de uma radionovela dos anos 80, que por si nunca mereceriam a atenção do público. Assistimos à mediatização de zangas familiares, com a bênção dos meios de comunicação social a proceder a acareações de irmãs em directo em que o pai de ambas contribui com o seu parecer num tom de justiça salomónica. Um modo vulgar de desviar a atenção com megaprocessos mediáticos, de modo a que os portugueses ignorem os desperdícios, desvios e má gestão de dinheiros públicos em larga escala.
Filipe Melo e Sousa, in Small Brother.

A campeã anti-corrupção deixou-se corromper
"Vamos resumir isto em 10 linhas, que esta gente não tem tempo para seguir telenovelas.

Eis Maria José Morgado, a nova justiceira do povo. Uma burocrata de Lisboa, com um batalhão de investigadores a seu serviço. Todos pagos pelo contribuinte português. Abre e reabre processos arquivados. Com base em livros especulativos (Eu, Carolina). Com base em depoimentos encomendados pelo principal interessado na condenação do arguído. E vamos então chamar os senhores pelos nomes. Luís Filipe Vieira é o principal interessado na condenação de Pinto da Costa, ou em alguma sanção ao FCP. Assim, faz todo o sentido que comparticipe com 20.000 € a viabilização da obra pela editora D. Quixote. Quem o diz é a irmã da própria ex-namorada do Pinto da Costa, Carolina Salgado, interessada em denegrir a imagem do ex-companheiro a qualquer custo. Gasta-se milhões aos contribuintes para dar uma chance a um clube lisboeta que ganha um campeonato a cada 12 anos.

Aqui está mais um caso para o qual, no entendimento da PGR, não havia interesse em alocar recursos públicos a investigar. Assim, a equipa da justiceira do povo não perdeu tempo a desvender pequenos trambiques. O que interessa à nação é a idoneidade do árbitro que apitou a final da taça."
Idem, ibidem

O homem não é tão mau assim
"Pinto da Costa é tão bom ou tão mau que teve direito a "documentário" na RTP-1, em horário nobre e com comentários "sociológicos" de Pacheco Pereira e humorísticos de Octávio Machado, entre outros. Só prova que o homem tem, no mínimo, interesse. Mais do que qualquer um - ou uma, a das "meninas" - daqueles que por lá passaram.
João Gonçalves, in Portugal dos pequeninos

Pressões
Num país em que tudo dá inquérito, é, de facto, questionável que a PGR não decida abrir um para investigar as pressões que Luís Paixão Martins diz ter vindo a sofrer nos últimos tempos e que, segundo ele, são tão graves ao ponto de ele decidir romper o contrato que a ligava do Futebol Clube do Porto.

Primeiro ponto: o Apito Dourado já chateia tanto quanto o caso Maddie. Segundo ponto: pelo que se vê e se ouve, o MP tem um caso muito fraco que só muito dificilmente poderá convencer um juiz minimamente competente e - comme il faut - alheado das omnipresentes pressões. Terceiro ponto: o que também facilmente se enxerga é a ineficácia da estratégia de defesa do clube, contra-atacando com os métodos duvidosos (relatórios anónimos, testemunhas duvidosas, etc..) de que se servem os seus detractores. Se o Porto está em minoria como sempre esteve no país e se, de facto, está a ser perseguido como defendem os seus dirigentes e advogados, então pode também esperar que tal estratégia de lançar dúvidas sobre a reputação dos seus adversários no processo terão muito pouco sucesso. O melhor será concentrar-se nas falhas de investigação que parecem ser muitas. O facto de os jogos em causa não provarem minimamente que os árbitros beneficiaram o Porto e ainda o facto de a testemunha principal da acusação ter a credibilidade que tem (nenhuma) deviam ser bastantes para que Pinto da Costa seja ilibado. Isto, claro, a menos que haja alguma coisa no processo que escape à imprensa. Por último, a melhor prova de que a justiça dispensa os justiceiros é precisamente este caso. A acusação parece movida por uma espécie de vingança pessoal que pôe em causa a imagem de imparcialidade a que a PJ e o MP estão obrigados e descredibiliza as acusações a que Maria José Morgado, pressionada pelo dever de apresentar resultados, chegou. A imagem de que a PJ e o MP transmitem de querer à viva força "entalar" o presidente do Porto é preocupante para a justiça portuguesa. E não se diga que é só imaginação: o problema de se nomear alguém que sempre fez gala de ser a única pessoa preocupada com a corrupção no futebol reside no simples facto de essa pessoa estar à espera da primeira oportunidade para provar os resultados das suas especulações. Natureza humana, mais uma vez e sempre.

Primeira tarefa dos políticos e do MP: ensinar às pessoas que o sucesso do MP não se mede pela quantidade de acusações que deduz;

Segunda tarefa (do PGR): não fazer nomeações "mediáticas e sensacionais" de procuradores para os casos badalados; tal só fará crescer a intensidade da pressão sobre o procurador para que mostre serviço, deduzindo a acusação quer haja ou não razões para tal;

Terceira tarefa (também do MP): não abrir inquéritos por dá cá aquela palha; tal levará a que se torne impossível tratar todos os casos pela mesma bitola, o que a curto prazo lançará dúvidas sobre a imparcialidade do MP. Se isso acontecer, o mesmo aparecerá na opinião pública como uma instituição politizada, quando não partidarizada, minando, desde logo, a confiança de que cumprirá a sua função.

Quarta tarefa (do MP): marimbar-se para os "media". Uma coisa é fazer os esclarecimentos necessários sobre cada caso; outra coisa é fazer trabalho para abrir noticiários e dar entrevistas para mostrar serviço. Já se viu o que o actual PGR e Maria José Morgado preferem. Têm boa imprensa, mas já deviam conhecer o ditado: quem vive dos "media", também morre à conta dos mesmos.

Quinta tarefa dos políticos e do MP: seguir as prioridades estabelecidas nas leis de política criminal que, respectivamente, aprovam e devem cumprir: este caso é tudo menos uma prioridade. E, no entanto, foram gastos milhões a investigar bagatelas como o jogo do Porto com o Beira-Mar. Haja paciência.
JB, in Small Brother

Aguardemos pelos novos capítulos. Os tribunais já reabriram.

Zé Luís

SC Maria da Fonte 0-1 FCPorto
Rui Pedro 25'

Equipa titular: Nuno, Castro, Tangarrinha, João Paulo, Lino, Bolatti, Lucho, Leandro Lima, Mariano, Lisandro e Rui Pedro

Entraram: Ventura, Paulo Assunção, Tarik, Edgar e Farias

O FCPorto venceu, no jogo de beneficência de ontem, o SC Maria da Fonte por apenas um golo. Os Dragões foram conduzidos pelo adjunto Carlos Azenha, já que o professor Jesualdo Ferreira se encontra ausente na Suiça, sendo o único treinador português a participar na reunião de treinadores de elite promovida pela UEFA.

Quem se deslocou à Póvoa do Lanhoso pode ver em acção algumas das novas caras do FCPorto, entre os quais Ernesto Farias que já recuperou da sua lesão.

O jogo teve uma excelente receita que reverteu por completo para a AADVDB, tendo esta angariado 15 mil euros.

Zirtaev

20 comentários:

  1. Ainda não há comentários ???
    O que se passa ? :)

    Muito interessantes esses posts transcritos do "small brother". Reflecte aquilo que muitos de nós já comentou aqui na Bancada.

    Muito embora tenha sido um jogo particular, o resultado é escasso.
    Parece que o Farias fez apenas um remate à baliza. Muito pouco.

    ResponderEliminar
  2. Muito bons esses excertos e, sem dúvida, acertando nos alvos certos.

    Entretanto, parece que a amiga de Vieira e de Leonor Pinhão lá foi constituída arguida...

    http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=54406

    Abraço portista

    ResponderEliminar
  3. LOL Offshore, realmente parece que já foi tudo de fim-de-semana.

    O textos estão óptimos e vindos de gente que esteja por fora do futebol ainda têm mais credibilidade, mas no fundo reflectem tudo o que as pessoas que não andem distraídas já se aperceberam. O Apito Dourado é uma farsa que serve para encobrir grandes casos que são muito incómodos para muitas gente. Só os distraídos ou facciosos que não querem analisar as coisas como elas realmente são não entendem esta jogada falsa e que vai entretendo o Portugal dos pequeninos.

    Resta-nos ter ainda alguma fé na justiça dos tribunais, porque do MP já sabemos com o que podemos contar.

    O caso que o GAbel (sê bemvindo ao Portistas sô guarda) aqui traz é um exemplo que pelo menos alguém deverá estar mais um pouco atento, mas de certeza que o DIAP do Porto vai ser pressionado para o esquecer, como tem acontecido com outros casos, já que a Carol é um bem precioso para esse Portugal dos pequeninos.

    Qt ao jogo, o Farias parece ter jogado apenas alguns minutos, precisa de ganhar ritmo como o próprio disse no fim do jogo.

    Gostava era de saber quem aquele Tangarrinha que jogou, por certo será central dos júnior, mas nunca tinha ouvido falar em tal jogador. E jogou já que o BAlves e o Stepanov estão nas respectivas selecções e o PEmanuel está lesionado.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. 1- Porque não largam o Apito Dourado e falam de futebol ? Afinal até têm uma boa equipa, estão à frente. Não percebo.

    2- O que têm contra a Maria José Morgado ?
    É uma simples magistrada, que foi nomeada para um processo que vocês, como qualquer pessoa, deviam querer ver apurado até ao fim. Se Pinto da Costa for inocente, o que não acredito -muitos anos antes do Apito Dourado e da Carolina já havia os "quinhetinhos", os Guimaros, os Calheiros, os Marinhos Neves, os Lourenços Pintos no CA, que vos fizeram ganhar campeonatos de forma criminosa, à vista de toda a gente mas de forma impune, e assim crescer como clube até ao nível que ostentam hoje-, pois que acabe de vez o caso. Se for culpado, que pague por isso e arranjem outro para o seu lugar.

    3- Se se provar alguma vez que Luís Filipe Vieira tenha corrompido árbitros, eu, como benfiquista, serei o primeiro a querer ver tudo esclarecido, e a exigir que ele saia do clube e seja penalizado (estou em crer que a maioria dos benfiquistas pensaria como eu). Se o Benfica também tiver que ser punido, que seja rapidamente, e o assunto seja arrumado, tal como sucedeu em Itália.
    Vocês são diferentes. Vêm o futebol como uma guerra. Aliás, vêm a vida como uma guerra, como os últimos acontecimentos da noite portuense têm demonstrado.
    É aí que encontram a vossa força. Não no talento, nem na qualidade, mas na violência (física, verbal, competitiva, etc) e no fanatismo que colocam em tudo.

    4- Observando o vosso comportamento na questão do Apito Dourado, a forma idiota como defendem até aos mais inacreditáveis limites do fanatismo o vosso presidente (colocando a sua defesa à frente da procura da própria verdade, que parece nem lhes interessar muito), uma dúvida me assalta o espírito: sobreviverá o F.C.Porto à queda de Pinto da Costa ?

    5 - Por fim, continuo também a interrogar-me sobre uma outra questão: será esse fanatismo imanente à vossa cultura, sendo uma marca quase genética do portismo ? ou será esse comportamento induzido por quem pretenda ter um pavloviano exército de alinhados ao dispôr dos seus interesses e motivações ?

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Vocês provocam e pronto, cá estou.
    -Finalmente o "LF" pôs, tal como o caracol, os corninhos ao sol: confessou aquilo que todos nós já sabíamos. Não havia nexexidade, adiante...
    -Também o MP decidiu avançar com uma acusação contra a Carolina Salgado, mas por incrível que pareça a agressão a Ricardo Bexiga ficou em "águas de balhacau"...E para maior surpresa ou nem por isso...o Dantas -advogado da "modelo fotográfico"- diz que as provas contra a Carolina são frágeis e assentam em depoimentos de pessoas que "não merecem credibilidade" e que estão constantemente a alterar as suas versões e posições pessoais!...Tal e qual, ele está a falar de quem?...Quanto ao Post já tudo está totalmente discutido, alguém acredita na imparcialidade da Justiça -aquela estatueta exibe uma faixa a cobrir os olhos- mas a Dona Maria José não precisa de ver, só de ouvir o que pretende -o que mais lhe convém- e depois tira a venda e assina o Auto de Acusação, ou nem isso, põe lá uma cruz!...Ou uma impressão digital, como os iletrados.

    ResponderEliminar
  6. O lf continua a laborar no mesmo erro dos da sua laia. O problema não são as pessoas, nem os clubes. São as várias falsidades que inquinaram o processo, das fugas de informação (só a Mizé se preocupou uma vez com isso e porque lhe disse directamente respeito a ela) e o espalhafato da nomeação (mantido em recato nesta última nomeação para os casos da CML), à credibilidade dada a uma testemunha sem se preocuparem com as contradições desta, ao livro publicado único argumento aduzido para a reabertura do processo e sabemos já como foi maquinado este livro, à formulação ridícula de acusações sem efeito de corrupção para justificar a causa num resultado viciado, acusações que chegarem ao desplante sobre o Nacional-Benfica de dois comparsas estarem a dizer que um terceiro ficou contente (eu, por exemplo, rejubilei), tanta e tanta coisa que estes posts, de gente insuspeita, resumem.
    E o timing foi ditado porque os tribunais recomeçaram a trabalhar (?) e estes assuntos em breve farão parte dos noticiários que antecipadamente já monta a agenda informativa até final do ano.
    Para quem se sente injustificadamente alvo de perseguição, estas coisas sentem-se.
    Porque razão uns são suspeitos e postos sob escuta, como vários elementos constituídos arguidos por servirem, aparentemente, de intermediários, enquanto outros como João Rodrigues não foram e fizeram exactamente o mesmo papel de intermediário e com o objectivo declarado de tirar benefício para o Benfica?
    Isto tirou toda a credibilidade ao processo e a quem o instruiu. A verdade é que a terra da porcalhota esqueceu a Casa Pia, os benefícios camarários ao Benfica pela EPUL, porque havia com que entreter a gentalha.
    O LFV invadiu uma redacção de um jornal com a ameaça de fazer alguém engolir um maço de folhas de jornal só porque o 24 Horas fez um título em que dizia que ele iria ser interrogado pelo caso Mantorras, algo extraordinário passados 3 ou 4 anos após os factos!
    Como extraordinário foi saber que, dois anos após as primeiras escutas, terem sido divulgadas aquelas que envolviam directamente o presidente do Benfica e que nunca foram alvo de processo, metendo no saco gente que, a coberto de um diferenciado guarda-chuva do poder, ficou impune.
    Isto é que nunca vão conseguir explicar: a diferença entre cidadãos perante a mesma justiça...
    E bastou ganhar peso o outro prato da balança, com denúncias anónimas e outra bem identificada como Ana Salgado, para criarem uma luta pelo poder e uma guerra Norte-Sul.
    Quem se sentiu afectado?
    Por acaso o Orelhas já falou, depois de tanto ouvir? Quando tem a entrevista prometida na SIC para falar do conde Redondo? O papagaio perdeu a língua? Já passou um mês e vem só repetir o objectivo que traçou há dois anos dos 300 mil sócios. Para enganar pacóvios!

    ResponderEliminar
  7. A propósito de venda, já repararam no tamanho do relógio da Dona Maria? Ela deve ver mesmo mal...O relógio para além de ter uns números enormes, também deve tocar uma sineta e dizer algo assim: atenção, neste momento são dezoito horas e dois minutos...

    ResponderEliminar
  8. Que eu saiba ainda ninguém foi condenado.
    O processo está a decorrer, e não há nenhum elemento que garanta o grau de credibilidade que foi dado a isto ou aquilo. Tudo foi ou está a ser investigado. Tanto o livro da Carolina (quem deu maior credibilidade a essa senhora foi o próprio Pinto da Costa), como o tal dossier que para aí arranjaram para incriminar Luis Filipe Vieira, e que eu, ao contrário da vossa atitude, muito gostaria de ver também investigado, confirmado ou desmentido (embora preferisse naturalmente a segunda hipótese).

    O que vocês parecem querer é esconder Pinto da Costa atrás da verdade. Que nada se investigue, que nada se apure, para que o vosso lider permaneça impune. Para que o F.C.Porto continue a ganhar. Seja de que forma for.

    Não acreditam na justiça, não acreditam na comunicação social, não acreditam em nada nem ninguém. Mas acreditam, cega e obsessivamente, em Pinto da Costa (!!??!)
    Ou será que no fundo, no fundo...

    ResponderEliminar
  9. Caro Zé Luís,

    Mais um belíssimo post.

    Só mais uma nota,
    Li mais acima um comentário em que alguém diz isto:
    "1- Porque não largam o Apito Dourado e falam de futebol ? Afinal até têm uma boa equipa, estão à frente. Não percebo."

    Ora bem...este apelo a que se fale ... de futebol...e não do apito dourado, vindo de um acólito do Orelhas (que nunca falou desse apito...preferindo sempre a bola..), é de chorar a rir... é mesmo de ir as lágrimas... mas mostra bem a coerência de quem o faz e o desespero que começa a apoderar-se do clube dos 300...

    ResponderEliminar
  10. O LF vem para aqui armado em anjinho mas não passa de um provocador. Tal como diz o Situacionista, agora que apareceu um tal dossier já conhecido por "Tu, Luís", eles querem que se fale em futebol. Esse é que eu gostava de ver investigado, mas agora interessa falar de futebol.

    Aliás o LF poderá perguntar ao seu presidente e demais comandita (comunicação social lisboeta que passa a vida a lamber-lhe os pés) porque pararam de repente de falar do Apito Dourado. Estarão ainda de férias? Enfim.

    Nós queremos justiça e por isso disse o que disse acima. Não acredito num ministério público que selecciona quem quer acusar, ignorando quem tb lhe interessa, qd os casos são muito mais gravosos que as piadas que este MP usou para abrir processos contra PdC. Já agora, o LFV já escolheu o árbitro para a taça da liga? Qual pode ser?

    Claro que acusações de outras pessoas são logo descredibilizadas, a carol tem protecção policial porque é idónea e porque só disse verdades, a irmã já não, é uma bandida, agora, e não tem credibilidade nenhuma, se calhar porque nunca trabalhou num bordel, tal como a professora que assinou o livro e que diz ter escrito um livro diferente do que apareceu nas bancas.

    São os tais adeptos muito isentos dos clubes lisboetas que só encontram justiça qd esta é sempre a favor deles, tanto dentro do campo como fora dele.

    Vir para aqui com provocações e com casos que já foram julgados e em que os acusadores de PdC tiveram que provar em tribunal as acusações que proferiram, tendo sido obrigados a pagar indemnizações a PdC, é prova do que lhes vai toldando a mente.

    Eu quero justiça, quero que a investigação vá até aos tribunais, já que é o único sítio onde eu agora acredito nela e já que este arrasto do apito dourado só é mau para o FCPorto e vai dando jeito aos outros. Mas queria essa justiça para todos, queria que ela fosse cega já a partir do MP, mas isso em Portugal já são sonhos.

    Eu ao contrário do LF acredito na inocência das pessoas até serem condenadas. Mas o LF já condenou PdC. Já agora achas o LFV inocente de tudo o que vem naquele documento anónimo?

    Mede bem as palavras que escreves aqui no blog. Lançaste acusações infames e totalmente desprovidas de provas contra o FCPorto, fazendo já a tua própria justiça, ou seja fazendo o contrário do que dizes, não acreditando que em tribunal é que ela se fará. Não tolelarei que o faças novamente. Já apaguei comentários de portistas por lançarem insinuações, não terei qq problema em fazê-lo consigo.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. Ah! E já me esquecia, quem não sente não é filho de boa gente e por isso não nos calamos contra injustiças, embora isso desse muito jeito, em nós o teu presidente não manda.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. Outra coisa, foi hoje realizado o primeiro sorteio para a nova taça da liga envolvendo os primeiros 8 classificados do anos passado no campeonato. Determinou os seguintes jogos:

    Fátima - FCPorto

    V. Guimarães-Sporting
    Portimonense-Belenenses
    E. Amadora-Benfica
    Beira Mar-Paços de Ferreira
    V. Setúbal-Sp. Braga
    Leixões-U. Leiria
    Penafiel-Nacional

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  13. Mas agora até aqui tenho que levar com estes frustrados?

    ...

    ResponderEliminar
  14. Uma coisa deverá ser esclarecida: não é honesto vir aqui falar da violência existente na noite do Porto e ignorar a violência que existe em Lisboa no Bairro Alto, Madragoa, Mouraria, Intendente ou simplesmente no Arco do Cego ou na Travessa do Poço dos Negros. Todos vemos os telejornais e as verdadeiras cinturas armadas a que são sujeitos certos Bairros de Lisboa. Fazem-nos lembrar o Rio de Janeiro ou São Paulo e as suas famosas favelas. Já agora meu caro "LF" não esqueça que o "caso Casa Pia" também rodou por aí, rodou e continuará a rodar provavelmente e que eu saiba o marido da D. Pinhão não lhe quis dedicar algum filme ou comentário, como muito solícita e prontamente fez agora com a D. Creolina...Talvez lá tivesse que mencionar muita gente ligada ao seu clube do coração e mais vale estar quietinho! Chama-se a isto ter óculos coloridos e selectivos...Se formos a analisar qual a zona do País onde existe maior número de crimes praticados, deve ser possível constatar haver uma diferença abissal entre o número de assaltos, assassínios, violações existentes no grande Porto e os crimes diáriamente praticados em Lisboa e no Vale do Tejo...Quer que eu lhe traga exemplos?...Basta passar os olhos pelo vosso "Correio da Manhã"! Tenha juízo e olhe as coisas com olhos bem abertos. Nós não queremos ocultar nada, queremos sim que sejam TODOS julgados e nesse saco devem estar todos esses senhores que você ataca e todos os que você defende ou finge ignorar, agora só olhar para um lado e tapar o cenário existente no outro, revela DESONESTIDADE e PARCIALIDADE e é isso que contestamos nada mais!...O Vale e Azevedo foi metido no xelindró e nada do que ele tenha feito em prol do Benfica foi tido em consideração para castigar o Clube. Castigou-se o HOMEM e isentou-se o CLUBE. Mas a olhar aos pedidos de imensas famílias relativamente ao nosso Clube o EXEELEBÊ deveria ter sido posto na 2ª ou na 3ª Divisão mas nada aconteceu, até parece que o JOÃO VALE TUDO não foi Presidente do BENFICA e não foi preso exactamente pelas vigarices feitas durante a sua gerência à frente do Clube dos Galinácios!?!...Passou-se uma esponja sobre tudo isso, pura e simplesmente. O Homem foi dentro mas o CLUBE foi perdoado, não teve culpa nenhuma coitadinho...Lembra-se da defesa acérrima feita pela SIC a esse seu ExPresidente? Lembra-se da campanha entre ele e o Vilarinho e a SIC sempre a apoiá-lo? Agora até parece que não teve nada com isso...Rola a Bola! Lembra-se do famoso António Sala?...Dos famosos comícios/reuniôes dentro do vosso lindo Pavilhão -todo Bermelho- em que quem falava contra, levava logo com o Martelo? Lembra-se daquele grupo de apoiantes que iam sucessivamente gritar para a porta do Tribunal o nome de tão Ilustre Senhor? Do Barbas? Da Leocádia...A memória é curta para muitos!

    ResponderEliminar
  15. Já lá vai mais de um mês que o LFV, não manda bitaites acerca do Apito Dourado.
    A razão é simples ... ficou afónico, quando se deu conta de um apito vermelho, intitulado "TU,LUIS".
    A quem tem telhados de vidro não se atiram pedras "diz o POVO e com RAZÃO".
    Até aqui nós éramos os DIABOS e eles os ANJINHOS.
    Como diz alguém --LARGOS DIAS TEM 100 ANOS--
    Continuemos a dar música, o baile continua?
    Saudações Blues

    ResponderEliminar
  16. -Situacionista,
    "(...)dossier que para aí arranjaram para incriminar Luis Filipe Vieira, e que eu, ao contrário da vossa atitude, muito gostaria de ver também investigado (...)" LF
    "Acólito do Orelhas" ?? eu ???
    Com franqueza !!!
    Ao contrário de vós, não sou acólito de ninguém !

    - Zirtaev,
    Tal como vocês são livres de acreditar na inocência de Pinto da Costa, também o sou para crer na sua culpa.
    Infelizmente não despertei para este problema só em 2004 ou 2005 quando o processo começou a ser investigado. Tenho boa memória, e lembro-me bem dos anos 90.
    O que diz ou não diz a Carolina pouco me interessa. O que vi ao longo de muitos anos nos estádios é que me deixa poucas dúvidas.

    - Meireles Portuense,
    Vale e Azevedo foi condenado por roubar o clube. Nós tivemos mais azar com os nosso bandidos.

    ResponderEliminar
  17. Hoje saiu uma noticia que me deixou um pouco baralhado:

    "Ministério Público quis prender Carolina Salgado mas recuou

    Carolina não foi detida por causa do novo Código de Processo Penal

    Uma procuradora do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) do Ministério Público (MP) do Porto ordenou a emissão de um mandado de detenção contra Carolina Salgado na sequência da dedução de uma acusação formal por alegados crimes de incêndio e ofensa à integridade física grave e qualificada, ambos na forma tentada, no âmbito dos casos de fogo posto nos escritórios de Pinto da Costa e do advogado Lourenço Pinto e um solicitador de nome Jorge Vieira Pinto. No caso das agressões, a vítima seria o médico Fernando Póvoas.

    De acordo com informações recolhidas pelo JN, a ordem de detenção e condução para o Tribunal de Instrução Criminal do Porto, onde lhe seriam aplicadas medidas de coacção, foi emitida no passado dia 3. Mas a procuradora, Teresa Morais, acabou por recuar na pretensão, face à iminente entrada em vigor no novo Código de Processo Penal, mais exigente quanto a detenções para aplicação de medidas de coacção.

    Segundo apurou o JN, a ex-namorada do presidente do F. C. Porto é acusada na qualidade de "autora moral" e responsável pelas ordens de execução daqueles supostos crimes."

    Entao carolina salgado é protegida por uma melhoria da lei que ainda nao entrou em vigor?

    ResponderEliminar
  18. Não entrou em vigor, ndiogo, e só vai ter efeitos a partir do dia 15.
    Mas às vezes gostamos de andar à frente da legalidade. A justiça, com letra pequena, funciona assim.
    Aqui d'El Rei!

    ResponderEliminar
  19. Se a senhora fosse detida,onde iria parar a sua "credibilidade"?Isso era a mesma coisa que colocar uma bomba atómica nos alicerces do apito dourado!E depois o que é que se iria fazer a tantos kilómetros de fita entretanto já rodados!E ainda ,com que disposição o amigo LF,iria assistir à estreia do épico"corrupção"superiormente realizado por jonh botleed?Pelo amor de Deus Dragões,é preciso medir as distancias,afinal contráriamente aquilo que eu penso isto não é a républica dos côcos!

    ResponderEliminar