12 setembro 2007

Emprestados

Na lista dos jogadores emprestados do FCPorto que, na 2ª feira, foi aqui publicada, importa referir uma situação que me pareceu esquecida, e pouco debatida, mas que tenho a convicção de ser um assunto de uma extrema importância para o futuro do nosso clube.

Se bem se recordam, nessa lista que o Zirtaev fez, brilhantemente num grande serviço público aos adeptos do nosso clube, e eu sei o quanto custou reunir aqueles nomes todos por isso tenho que deixar a minha palavra de apreço a quem a fez tão acertada, dizia eu que naquela lista se contam 34 atletas com contrato com o FCPorto, mas que estão a servir outros clubes, espalhados por divisões variadas, desde a nossa 1ª Liga, passando pela 2ª Liga, 2ª Divisão B ( !!! ), e até por alguns campeonatos de todo o mundo.

Mas, a principal questão é, desses 34 atletas quantos irão MESMO servir o FCP jogando pela equipa principal?

Quantos jogadores destes irão ser necessários para o plantel principal?

Como diria o outro, é aí que a porca torce o rabito, sendo que mais de 50 %, concretamente 18 jogadores, nunca fizeram parte do plantel principal e a probabilidade de alguns concretizarem esse objectivo é muito baixa.

Não se dá as devidas oportunidades aos jovens, dirão uns como a verdadeira razão, mas todos nós já discutimos isso muitas vezes, o grau de exigência do adepto do FCP é enorme e nem todos os jovens aguentam o peso de vestir a camisola azul e branca.

Depois temos, ainda, a questão da qualidade própria do jogador, a sua capacidade de se impor num plantel campeão e que aposta sempre em vencer nas várias competições que participa, além da diferença de ritmo de um campeonato de juniores para um campeonato profissional.

Na minha opinião, as verdadeiras razões poderão ser de três situações que irei expor, a saber:
- Primeiro, temos a questão dos contratos profissionais realizados entre o clube e os seus atletas dos escalões de formação. Visto de fora, parece-me excessivo o tempo de contrato, sendo necessário ter um maior cuidado e maior ponderação na duração dos mesmos quando um jogador passa a profissional. Por vezes, o jogador, quando sobe a sénior, acaba por se tornar numa despesa inútil à sua entidade patronal, já que está sob contrato e não a serve. Além do mais, com menos atletas nessa situação, a folha de pagamentos será menos dispendiosa, o que é sempre útil para as finanças do clube.

- Segundo, temos um problema ao nível organizativo das competições nacionais, ou seja a FPF, a falta das equipas B e também o nível competitivo dos campeonatos de juniores. Muitos clubes aderiram às equipas B, mas, entretanto, foram desistindo e hoje poucos são aqueles que têm equipas B nas suas fileiras.

nulos, já que, ao contrário do que se passa lá fora, em Portugal as equipas B não podem subir de divisão, além disso os clubes suportam despesas enormes que, ao longo da época, têm em manter uma equipa B, portanto tanto desportiva como financeiramente é um mau investimento ter equipas B em Portugal.

A maior razão é a falta de motivação dos atletas que fazem parte do plantel, os seus objectivos competitivos são. A já anunciada Taça InterRegional, disputada entre clubes da A.F. Braga e A. F. Porto, poderá ser encarada como uma solução atractiva para os clubes, visto que aí poderão utilizar os seus jogadores de forma a manter um ritmo competitivo que os beneficiem quando forem chamados à equipa principal.

- Terceiro e por fim, temos a questão da falta de competitividade dos campeonatos nacionais dos escalões mais jovens, mas mais particularmente, no campeonato nacional de juniores.

Se estivermos atentos ao calendário júnior, vemos que o nível de exigência é pouco, não raras são as vezes que alguns jogos da fase inicial terminam com goleadas que hoje já não se usam e se realizam em campos sem condições nenhumas, só na fase final é que a competitividade cresce e o equilíbrio entre as partidas é maior.

Como já revelou Paulo Sousa, treinador da selecção nacional dos escalões mais jovens, o sector que sente mais dificuldades quando existem jogos internacionais é a defesa, tudo porque nos clubes os defesas não estão habituados à pressão do adversário e a serem postos à prova e quando defrontam uma selecção que pressiona mais alto, as dificuldades dos defesas em resolver essas situações são imensas.
Concluíndo, parece-me um número excessivo de jogadores emprestados, mesmo que a maior parte deles sejam sub-21 e seja cedo para vermos a sua real valia, penso que a solução ideal seria uma lista mais curta e mais seleccionada para beneficio do clube, tanto financeira, como desportivamente.

23 comentários:

  1. Tirando meia dúzia de casos (Alan, Pitbull, Sonkaya, Mareque, Leandro e Ezequias), a política de contratos e empréstimos do Porto parece-me correcta. A esmagadora maioria dos jogadores emprestados são jogadores jovens, feitos nas escolas do Porto, com contratos baixos (tirando os 6 inicialmente citados + Ibson e Renteria, os restantes têm contratos que juntando 10 dará por 1 dos acima citados) e que estão emprestados a clubes da LigaBwin e bons clubes estrangeiros (17) e da 2ª Liga (9). Ou seja, 26 jogadores estão em clubes que actuam a um muito bom ou bom nível competitivo. Apenas 8 actuam na 2ªB, mas estes penso que são na quase totalidade jogadores muito jovens, provenientes dos júniores, que rápidamente, se mostrarem valor, poderão passar para clubes melhores. Resumindo e concluindo, tirando os 6 de início citados que já não deveriam fazer parte dos quadros do clube, os outros, porque são jovens e ainda podem vir a ser úteis no plantel principal ou como moeda de troca na aquisição de outros jogadores, e porque não custam muito dinheiro ao clube (excepto Ibson e Renteria)
    é correcto que pertençam aos quadros do clube.

    ResponderEliminar
  2. Já anteriormente que defendi uma redução de emprestados, mesmo jovens e criar uma " bolsa" mais curta de jogadores com potencial.
    Depois rodá-los mas em clubes competitivos e aproveitá-los na equipa principal mais tarde.
    E todos os anos deveriam estar no plantel dois ou três mas para irem mesmo jogando.
    Na calha para o regresso, estarão Paulo Machado e Vieirinha. Viram o jogo de ontem???
    Vieirinha partiu a loiça e já o ano passado achei ( e defendi ) uma maior utilização dele mas defendendo-o, não como fez o Jesualdo que o lançou às feras em Leiria e depis não mais jogou. Ainda bem que este ano está num bom clube para rodar.
    E naõ nos podemos dar ao luxo de ter inumeros jogadores a gastar dinheiro na folha salarial.
    Os casos referidos pelo Luís, devem ser rapidamente resolvidos.

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente com o comentário do "luis", os jovens que deixaram de ser juniores este ano, têm ordenados baixos e como tal, o FCP espera o mais que pode para ter uma opinião concreta sobre o valor de alguns destes jogadores,deixando-os rodar em equipas inferiores para não deixarmos fugir um "C. Ronaldo" a troco de nada.. se bem que na minha opinião alguns estão em equipas que lhes retarda um pouco a evolução (mas é impossivel coloca-los a todos em boas equipas).
    Realmente como diz o "jorge aragão", o Vieirinha e o P. Machado deverão voltar na próxima época, talvez o Nuno coelho que ontem também jogou muito bem (e marcou um golo), para aprender algo com o P. Emanuel e com o B. Alves.. Espero também que esta época corra bem ao Helder Barbosa e ao Bruno Gama, que recuperem totalmente das lesões, porque têm ambos um enorme talento..
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Boa análise do sempre atento menphis e acerto de posições do luis e do jorge. O problema é sempre o de encontrar um ponto de equilíbrio, talvez a parte mais difícil da gestão.
    É que estes valores todos são acumulados de vários anos.
    a) os que saem dos juniores durante dois, três e quatro anos seguidos, vão-se acumulando pelos seus contratos serem precisamente de duração relativamente longa. Veja-se o que sucedeu há pouco a vários jovens saídos do Bessa a quem o Boavista não pagava, todos tinham contratos longos, é uma defesa do próprio clube e inicialmente os encargos não são altos.
    b) depois há que fazer prospecção, cá dentro e lá fora. O FC Porto talvez tenha descurado a prospecção em Portugal, favorecendo os países sul-americanos. São apostas de médio-longo prazo e não se pode dizer que está a correr mal.
    No somatório é que resulta este acumular de nomes (e salários) mas é difícil achar quantos são ou devem ser para gerir durante vários anos até achá-los no ponto de regresso e ingresso na equipa principal do FC Porto.
    Parabéns por esta reflexão que resulta do trabalho exaustivo do Zirtaev.
    Mas deve tirar-se conclusões disto?

    ResponderEliminar
  5. Concordo com o que foi dito, hà jogadores que já deviam ter sido dispensados, e à outros que podem ter um futuro risonho. No entanto, a experiência diz-me que alguns destes jogadores promissores têm muita dificuldade em se impôr com regularidade na equipa principal do FCP. Esperemos que daquele "lote" se consigam evidenciar meia duzia deles nos proximos 2/3 anos. (por exemplo penso que o Vieirinha tem tudo "a favor" dele, pois tem qualidade e já sabemos que o Quaresma a jogar assim vai-lhe "abrir" a vaga...)

    Em relação ao SLB (Senhor Lucilio Batista), ja sabiamos que em algum jogo tinha de nos "tocar"... e certamente que podia ser num jogo mais dificil! Desta forma, todos teremos de saber ultrapassar este obstcaulo com inteligência (como já foi dito por alguém)

    Por fim, queria aqui deixar ficar umas pequenas notas para reflexão e estarmos atentos. Penso que os lagartos andam a ficar uns "espevitados", senão vejamos:
    - O Super-Ricardo dos sportinguistas, passado 2 meses já um substituivel na selecção, já é um GR "vulgar", já sofre "frangos, etc etc (penso que a crónica de Jorge Maia é muito oportuna e dá que pensar)
    - os terrenos de Alvalade que andavam há anos "empatados" (e que valem dinheiro), em 2 meses, com alteração de Presidente Camarário, e após umas "visitas" deste na tribuna presidencial a Leiria, Algarve (Torneio do Guadiana) e Alvalade... parece que se conseguiu desbolquear a situação (?!). (Coicidência??)
    - o lance do ultimo Porto-Sporting, ainda dá que falar... até já deu para o "sabe tudo" do Sr. Oliveira e Costa "nomear" o Jorge Coroado, como grande analista e comentador (?!). Estranho?! Parece-me que não! Cheira-me a (tentativa) lançamento deste senhor (Jorge COroado), para algum cargo... (E será que a "mando" de alguém?!)

    Sou um "outsider" que vê as coisas ao longe, mas muitas vezes pensamos que há coincidências... mas que efectivamente podem não ser... o futuro nos dirá.

    ResponderEliminar
  6. Penso que, como em quase tudo, existe um meio termo. Os jogadores enquanto júniores podem ter um rendimento que não terão em seniores e cabe aos profissionais do clube avaliar isso mesmo, dando aos que pensam ser melhores um contrato com pelo menos mais um ano além de júniores para poderem rodar e saber-se ao certo quem terá condições para conseguir entrar no plantel principal.

    Mas isto é mais fácil de dizer do que de fazer e como tal o melhor é mesmo ter contratos duradouros para o jogador não poder fugir para outro clube. Como os valores dos contratos não são altos pode-se sempre desvincular o jogador do clube sem grandes gastos.

    Portanto a minha conclusão é que a atitude do clube parece estar no rumo certo. São muitos jogadores, mas para se achar alguém bom, tem de se tentar com essa quantidade e deixá-los rodar. Tentando, como está a ser feito este ano uma integração com um mínimo de 3 jogadores na equipa principal, que vão tendo aos poucos as suas oportunidade.

    Penso que maior problema não estás na formação e nos jogadores que daí saem, o problema está exactamente nos jogadores já maduros que continuam emprestados e que, alguns, já se sabe que não serão apostas dos clubes. Jogadores estes com grandes ordenados. Por acaso acho que não são muitos, conto 6: o Pitbull, o Sonkaya, o Alan, o Lucas Mareque, o Ezequias e o Leandro. Estes é que fazem a folha salarial ser alta, com estes é o FCPorto negociar. Os outros acho que ainda poderão ser importantes para o clube e não poderemos perdê-los de vista.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. A V I S O

    Já está criada a Liga da Bancada do UEFA Fantasy Football.

    Vão aqui e criem as vossas equipas, aderindo depois à liga Portistas de Bancada através do seguinte código:
    29537-6275

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Na temporada passada, a luta foi intensa mas lá consegui ganhar. No "podium" ficaram três portistas!

    Espero agora conseguir o "bi". Já estou a preparar a equipa para ver se consigo ter o "Pinguim" mais à distância...

    Inscrevam-se neste grande passatempo!
    Um abraço portista.

    ResponderEliminar
  9. Concordo muito com a opinião do Zirtaev. Penso que reunir -embora de uma forma dispersa- um grupo de 20 e poucos jogadores jovens, com qualidade e deixá-los rodar algum tempo 2/3 anos ao mais alto nível competitivo noutros clubes, é bom e permite observar em acção esses jogadores e decidir da sua posterior agregação ao grupo principal. Os jogadores que estão a mais neste lote, serão em princípio os que vieram do estrangeiro com contracto firmado para integrarem a 1ª equipa. Esses é que nos darão maiores dores de cabeça, porque os seus salários serão bem mais elevados que os restantes, sentem-se bastante mais seguros também por isso, podem sempre recusar este ou aquele Clube indicado e ainda porque nalguns casos, não estarão dispostos a fazer o máximo -a partir do momento em que são emprestados- para demonstrarem o seu real valor. Vão deixando rolar o tempo e o contracto, sem qualquer preocupação de maior em evoluir. Por isso defendo que nas novas contratações, deve-se ter em grande consideração a duração do vínculo e atentar muito no carácter das pessoas que se buscam. São dois aspectos extremamente importantes. Os jovens que estejam com acordos de valor mais baixo, farão -em princípio- o que estiver ao seu alcance para se mostrarem capazes de aprimorarem as suas prestações, conseguirem acordos melhorados ou despertarem porventura a cobiça de outros emblemas.

    ResponderEliminar
  10. Também concordo relativamente ao que o Zirtaev disse. Os contratos agora são feitos por muito tempo 4/5 anos, mas também temos que ver que o minimo deverá ser 3 anos, isto porque 2 anos é perigoso para o clube, já que no final de uma época ele poderá não querer renovar o contrato, tudo porque hoje os empresarios querem é " fazerem-lhes a cabeça" e não gostam que os jogadores fiquem muito tempo nos clubes.

    Por isso acho que os contratos de 4 anos, se calhar, é um mal necessário, agora a questão é outra: será que o jogador merece mesmo esse investimento ?

    ResponderEliminar
  11. Ah..neste fim de semana vou estudar a minha equipa, este ano vou participar na Liga e como diz o outro...se não fosse para ganhar...

    ResponderEliminar
  12. Bem, quando o chefi dá o exemplo... Enfim.

    Um abraço.
    PS: Luís Filipe e Menphis, este ano vou-me dedicar mais a sério e vou estar mais atento à Champions, por isso não esperem facilidade :-).

    ResponderEliminar
  13. O mote está dado pelo "sargentão": - Pessoal, a coisa tá preta, agora vai ter de ser a murro!
    Estou curioso de ver qual vai ser o tratamento dado ao "acto cavalheiresco" do xocolari, na comunicação social portuguesa. E, já agora, de ver se a FPF vai castigar xocolari com um castigo ainda pior do que aquele que certamente vai levar da UEFA, como fez com o puto sub20 do campeonato do mundo respectivo.

    ResponderEliminar
  14. o povão só agora está a abrir os olhos em relação ao sargentão.

    ResponderEliminar
  15. vergonhosa a atitude do selecionador no fim do jogo e escandalosa a entrevista ao canal um no fim do jogo a culpabilizar o arbitro pelo mau jogo! penso que é altura de o cristiano ronaldo ir para o banco e só voltar quando decidir jogar para a equipa!
    para mim o melhor jogador foi o bosingwa!

    ResponderEliminar
  16. «Ele (Dragutinovic) ia bater no Quaresma e eu defendi-o. Perguntem-lhe se eu lhe cheguei a tocar no cabelo. Isto começa quando o Quaresma ia ter com o árbitro e o jogador sérvio se colocou à frente.»

    -Não era bem isto que o "senhor" Scolari queria dizer. O que ele queria dizer era que tinha o punho erguido e o Sérvio "Dragutinovic" -algo como Diabo/Dragão em sérvio- deu-lhe uma cabeçada no punho. Portanto o jogador sérvio é que agrediu o punho do "senhor" Scolari. Ainda por cima o homem era Dragutino...Que era o pior que podia ter-se atravessado à frente do "senhor" Scolari naquele momento. Pior, pior, só se fosse o senhor Jorge Nuno Pinto da Costa "Draganovic"!...Lá vai o "desgraçado" do Sargentão, pedir o apoio dos Dragões para poder passar à fase seguinte!...

    ResponderEliminar
  17. O povão ainda vai precisar de um pouquinho mais... Estou a escutar os "ouvintes" na TSF e tem sido cada fellatio ao xocolari...

    O mais engraçado é a explicação da putativa "defesa" do Quaresma, hahahahaahhaha!!! Sim, porque o Quaresma estava num beco escuro, numa zona mal frequentada, sujeito a ser brutalmente espancado.

    (É um homem com um H muito grande - acabo de ouvir! Até podia ter um H maiúsculo, agora um "H muito grande")

    É, é preciso ser muito homem para se atirar ao rapaz e esconder-se atrás da confusão.

    Mas que bem que ele conhece o povão. Desculpa-se com o árbritro e o povão vai todo atrás. Diz que não tocou num cabelinho e, pelo que vou ouvindo (na tsf) muita gente acha que fez muito bem em defender os seus jogadores.

    Vamos ver o que acontece daqui para a frente. Não acredito que o Madaíl tenha tomates para o demitir. Por outro lado, a UEFA é capaz de lhe dar um castigo tão grande que só poderá exercer lá para 2009.

    Saudações portistas

    ResponderEliminar
  18. Exibição vergonhosa da selecção.
    Há jogadores como o puto Ronaldo que pelos vistos têm lugar cativo,pois o rapaz a jogar pessimamente,conseguiu não ser substituido(Viva o sargentão!)
    Defender o resultado a 10,12 mns do fim foi catastrófico(Es o maior Sargentão!)
    Do treinador já todos sabemos o pouco que vale,desconhecia era as suas habilitações para o Boxe(Knock Out Sargentão!)
    Agora que não há margem de manobra, estou com curiosidade de ver o rescaldo deste jogo por parte da comunicação social de Lisboa que tanto o defende nas suas opções ...ah e tambem o que tem o Madail a dizer disto!
    1 ano de suspensão é pouco!
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  19. Fiquei com a impressão, talvez errada, própria de quem pouco sabe de futebol, de que a equipa não estava a contar marcar tão cedo. Pareceu-me que ficaram sem saber o que fazer a seguir, ou tentar marcar outro, ou defender o resultado(!)

    ResponderEliminar
  20. Estou sem palavras. Afinal o homem é mesmo burro! Acabou para Scolari. Exige-se a demissão esta semana.

    ResponderEliminar
  21. O estatuto de São Jorge preserva-o de todos os males no país do povão. Ele já sabia disso quando chegou, por isso a primeira coisa que fez, foi vestir a armadura de São Jorge e investir com fúria contra o Dragão. O povão (o povo anti-dragão), exultou, aplaudiu, gritou - força scolari, força, mata o dragão, mata scolari - e ficou definitivamente conquistado por tanta coragem de tão valente cavaleiro. Por isso não acredito que, tão pouco tempo passado, o povão se vire contra São Jorge Scolari. Eles não esqueceram a fúria dele contra o dragão. A comunicação social uma esponja passará, madail nada fará e tudo como estava ficará. Só a UEFA, que não faz parte desta história, felizmente o castigará.

    ResponderEliminar
  22. Se fosse um treinador de raiz pré-Portuense, estava tramado! Lembram-se do Artur Jorge? Foi agredido -grande Sá Pinto, foi elevado a Santo de Alvalade- e teve que aceitar o despedimento, senão levava mais que já se perfilava o João Pinto no horizonte! Se fosse o Oliveira repetiam as imagens 1.555.412.437.846 vezes na Televisão!!!!...E mostradas à velocidade da luz, para dar mais AGRESSIVIDADE ao acto. Tipo "desenhos animados", Tóin, Tóin, Tóin...Com o proprietário deste bigode foleirote, foi um passar de imagem suave, suavemente, quase ao ritmo de Valsa Danúbio Azul...Como o "homem" é "querido" deles...Tenhamos calma rapazes...Ponhamos estas imagens em ritmo de bailado, parecia a Margot Fontaine de Bigode, braços amplamente abertos e a falar um Português Achinesado...e a raspar leveente pelo rosto surpreso de um mancebo sérvio-montenegrino...Liame, liame, liame, liame...

    -Agora mais racionalmente, o Scolari é simplesmente teimoso como um BURRO! Desde sábado que toda agente pede que a linha da frente da selecção fosse composta por Quaresma, Hugo Almeida e Cristiano Ronaldo. Ele teimosamente -ao seu mais puro estilo- insistiu com murros na mesa na sua hipótese e afirmou: Nàúm "àdjiantá", quérim àssim, ieu vuoó fàzéri àssádu!...E as coisas até começaram bem -para ele, para mim NÉPIA- o golo da "Simoneta Sabrosa" parecia voltar a bafejar acentuadamente o MIJÃO do Brasuca, mas a sorte não dura sempre e desta vez PIMBA, a Nossa Senhora de Caravaggio -ainda bem- decidiu hoje atender às súplicas do Povo
    Sérvio e ignorou as do Sargentão e dos nove milhões e oitocentos e noventa e sete mil...e "uns trocos". Temos de reconhecer que "eles" também têm direito a um milagre de quando em vez! Aconteceu hoje, para nós já aconteceu muitas mais, ponto final, parágrafo.

    ResponderEliminar
  23. Atenção cambada, o País vai Párá...


    «6:42 - Futebol - Selecção AA
    Scolari vai ler comunicado ao fim da tarde
    O seleccionador nacional, Luiz Felipe Scolari fez saber que vai fazer uma declaração, hoje, pelas 18,30 horas sobre o incidente com o jogador sérvio Dragutinovic no final do jogo de ontem à noite entre Portugal e a Sérvia. O comunicado informa que o local escolhido foi o Auditório Manuel Quaresma na sede da Federação Portuguesa de Futebol e que o seleccionador não irá responder a perguntas.»

    Fonte: Jornal o Jogo de hoje...

    ResponderEliminar