18 setembro 2007

FCPorto 1-1 Liverpool

Lucho 8' (gp), Kuyt 17'
Equipa: Nuno, Bosingwa, João Paulo, Bruno Alves, Fucile, Paulo Assunção, Lucho, Raúl Meireles (Mariano G. 63'), Quaresma, Lisandro e Tarik (E. Farias 63')

41.208 Espectadores

PS: Caros Portistas de Bancada, devido a imperativos de trabalho e também devido ao facto de estar a mudar algumas coisas no blog, o que me vai ocupando o pouco tempo que tenho disponível, não terei qualquer possibilidade de escrever a crónica sobre este jogo. Por tal falha peço imensas desculpas aos leitores do blog. Remeto a minha opinião, logo que possível, para a caixa de comentários e aconselho a todos os leitores a lerem as várias opiniões existentes na mesma.

34 comentários:

  1. Boas amigos!!
    Peço imensa dscp se ferir susceptibilidades mas custa-me muito ver o porto jogar assim..
    Apesar do resultado não ser o pior, acho que o porto devia querer muito mais e sobretudo, devia fazer por isso..
    o porto não tem fio de jogo, não tem estilo de jogo, não consigo ver nem um automatismo, aliás, minto, os únicos automatismos que consigo ver são as perdas de bola do quaresma e os passes falhados pela equipa!!
    Repito, o empate até é um bom resultado, mas da forma que o liverpool jogou, acho que se o porto estivesse em boa forma podia ter ganho nas calmas!!
    A equipa precisa dum abanão, apesar de não concordar com muitos assobios, acho que alguns até são compreensivos, eles que não se queixem
    o meu porto é bem melhor que isto!!
    A ver vamos, haja esperança..

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  2. Primeira, Segunda, Primeira... velocidade em que o Porto jogou.
    Mariano Gonzalez e Ernesto Farias vieram para fazer melhor do que aquilo que mostraram, não?

    ResponderEliminar
  3. Faltou, mais uma vez , coragem ao Professor.
    E não só !

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  5. Realmente mereciamos um pouco mais. Apesar de não concordar com algumas das opiniões acho que o FCPorto devia ter um pouco mais de ambição.
    Para primeiro jogo da Liga dos campeões, fica o empate. Fico á espera de mais.

    marinheiroaguadoce a navegar

    ResponderEliminar
  6. Boa noite,

    Acabado de chegar do Dragão e ainda um pouco a quente vou deixar aqui algumas considerações acerca do nosso FCP.

    1. Na próxima jornada já devemos poder apostar na Bwin o timing de saída do Meireles e do Tarik.
    2. Não sei se deu para ver na TV, mas a entrada dos suplentes foi surreal. O Mariano entrou e ocupou de imediato o lugar do Meireles; O Farias entrou para o centro e o Lisandro foi para a direita. 2 minutos depois o banco do FCP estava desesperado e num canto Lucho foi chamado e recebeu indicações: afinal era Mariano quem devia ocupar a faixa direita e Lisandro jogar à frente de lucho e Assunção, próximo de Farias. Mas o treinador não explicou o que queria, não consegue fazer-se ouvir ou os jogadores são burros? CARICATO.
    3. Afinal, o GR que tirou o nosso grande Baia da baliza parece perder terreno para o Nuno e parece perder a aura para os adeptos. Para ter o Nuno, enfiado na baliza, e sofrer golos de cabeça dentro da pequena área, prefiro o Ventura que nos deu o campeonato dos juniores.
    4. Vacas sagradas: Quaresma e Lucho. Hoje, especialmente o Quaresma, mais interessado em diplomacia com os opositores (quiçá para agradar a gregos, o que impede de agradar a troianos) e em ter a BOLA. Sim ter a bola, incapaz de ocupar o espaço de um colega porque só quer a bola… para a perder. Houve um lance na 1ª parte no qual o Lisandro vai à faixa esquerda, e ele, em vez de ocupar a posição na área (nem que fosse para estorvar), vai ter com ele, pede a bola, e fica parado a reclamar. Pormenores. E não há mais ninguém para marcar livres e cantos? E não se pode concentrar mais no jogo e deixar de bater palmas para o público sempre que vai marcar um canto?
    5. Alguém tem possibilidade de filmar, no estádio, o aquecimento do Bosingwa? É vergonhoso. Uns minutos daqueles no youtube, e ele ganharia vergonha na cara. Atenção, sou adepto do Bosingwa, é um excelente jogador, tem qualidades físicas e técnicas para ser excepcional, mas pode ser muito melhor, o melhor, se mudar a sua atitude. Quem poder apreciar, que o faça.
    6. Na volta, ouvia os comentários do Sr. Coroado enfatizando a má arbitragem em claro benefício do FCP, nomeadamente no penalti e na expulsão, e cujo lance foi reatado com pontapé de baliza ou livre no local da infração. Creio que foi pontapé de baliza. Ou estou enganado, e peço desculpa, ou o Sr. Coroado mentiu, o que lamento.
    7. Para mim FUCILE É O MELHOR JOAGADOR DO FC PORTO.

    Agora vou resfriar as ideias.

    ResponderEliminar
  7. Obrigado Dr. Rui Moreira por comentar o meu mail para o Trio d'ataque e evidenciar os problemas de figadueira do Sr. Coroado.

    Tenho pena que o Sr. Carlso Daniel não o tenha lido todo (era só mais 2 frases) e não me tenha esclarecido totalmente.

    ResponderEliminar
  8. Um jogo á jesuado bem defensivo e com outra equipa defensiva como o Jesualdo tambem gosta...
    Começar bem,entrar a ganhar recuar até sofrer o empate como de costume...
    Depois o escandaloso,entamos já bem defenvisos,3 medios mais defensivos e um avançado que nem é ponta de lança...
    Depois entrar com o Tarik em campo na 2ª parte...e pior com um jogador a mais arriscar tão pouco como ele arriscou...
    Não sei quanto a voces,mas nao gosto de ver o me Porto jogar como joga um Braga,o Porto tem que ser melhor,tem que dominar,tem que jogar com um nº 10 e não tres medios defensivos e quando jogue com mais um jogador tem que esmagar e nao ficar á espera com medo a ver no que dá...
    E o farías já deu para ver que é um flop...
    Assim como todos os reforços,nunca acrescentam nada...Aonde está o dinheiro?70 molhoes?porque contrataram 10 jogadores pa estar no banco e nao gastaram antes uns 15 milhoes num avançado de qualidade e com nome na Europa e um nº 10...?
    Em vez disso andamos com Farias e Bollatis...negócios de empresarios...
    Para isso ao menos deixem jogar o Helder Barbosa,o Vieirinha,o paulo machado e o bruno gama,sao mais baratos e melhores jogadores dos que contratamos...
    E ter no banco o Kaz em vez do Leandro Lima é no mínimo de rir...com este treinador nao podemos ambicionar a nada mais que nao seja vencer o campeonato e sempre com jogos defensivos e a olhar so para o resultado,sem futebol atractivo.

    ResponderEliminar
  9. Acho que o jogo foi muito morno. O Porto começou melhor o Liverpool não quis arriscar, jogou q.b.
    Depois de nos apanharmos em vantagem é inadmissível sofrer um golo daqueles, dois defesas a saltar com o marcador e nenhum deles consegue chegar sequer perto da bola. Embora a nossa equipa tivesse sido a que mandou no jogo, pelo menos foi a que mais atacou, não conseguiu criar situações de desequilíbrio e isso vai começando a ser notório. Mariano Gonzales é um jogador maduro, mas precisa de ritmo e mais jogos nas pernas. Leandro -neste momento- poderia ser mais influente porque é mais repentista, veloz e imaginativo. O empate não se pode considerar um mau resultado mas vistas as incidências do jogo na íntegra, deveríamos ter ganho ou pelo menos ter tentado mais e melhor. O Quaresma esteve mais uma vez excessivamente individualista e isso não deve nem pode continuar. O árbitro marcou o Penalti -foi Penalti pois claro- e logo a seguir mostrou o amarelo a Bosingwa para o tentar condicionar. O amarelo mal mostrado e algumas faltas ou lances mal ajuizados todos na área de acção do nosso lateral direito, deram para perceber que ele estava "muito preocupado" com a acção do Bos...O Quaresma acabou por se anular a ele mesmo. O Prof anulou-se a ele e à equipa...Quem esteve muito bem foi o Fucille,Bruno Alves, Lucho e um Lisandro sempre em enorme esforço. Era irritante notar que ele corria toda a frente de ataque e o Quaresma ficava a vê-lo correr...João Paulo esteve mal, intranquilo. Paulo Assunção também intranquilo -Bolatti?- mas esteve melhor que contra o Marítimo. O Liverpool fez dois remates à baliza do Porto e marcou um golo, o Porto rematou 14 vezes e marcou um golo de G.P. Não vou mais falar do senhor Córneado nem do EXEELEBÊ. Para quê?...Eles que se FUNDAM INTENSAMENTE todos os santos dias!...Eles mais o Dranquilamente...

    ResponderEliminar
  10. Meus amigos,
    O facto é que o Treinador continua a errar.
    Colocar o Mariano Gonzalez a jogar e a atrapalhar foi de facto um erro enorme.
    Sem nº 10 no banco-Leandro Lima não estava e com jorginho emprestado-fez com que Lucho recuasse para junto de P.Assunção e assim ficamos sem fio de jogo.
    Benitez tira El Nino e Babel e joga os ultimos 20 mns em 4*5*1.
    Como o nosso meio campo se atrapalhava e como Bosingwa e Quaresma continuavam a demonstrar muito individualismo,não foi possivel ver um jogo bonito.
    Não concordo com as criticas ao Farias, pois ainda é cedo para tal,mas pelo que vejo e devido á sua baixa estatura, parece-me talhado para um sistema 4*4*2.
    Entendo que no golo dos Ingleses,o Joao Paulo falhou,mas o Nuno hesitou e poderia ter saido naquele cruzamento(em balão)
    Excelentes exibições de Lisandro e Lucho coadjuvados por P.Assunção e Fucile.

    Temos um treinador mediano, algo medroso e o facto é que, contra grandes equipas ,ele não vence um unico.Será coincidencia ou inoperancia?
    cumprimentos.

    ResponderEliminar
  11. Bem, as pessoas quando opinam têm de ter em conta que o Porto não jogou contra o Desportivo das Aves, com o máximo de respeito por esse clube. Jogou com uma equipa que, na época passada, com pior plantel que o que tem agora, goleou fora o PSV Eindhoven e ganhou fora ao Barcelona. E foi finalista da CL. E há 3 anos ganhou a CL. E é uma equipa que na Liga Inglesa ainda só sofreu 2 golos e de penalty e já marcou 11. E já foi campeã europeia 5 ou 6 vezes. Ou seja, foi e é um colosso do futebol mundial. Em relação ao resultado final, queria lembrar que com Mourinho, no ano em que foi campeão europeu, o Porto quase foi goleado em casa pelo Real Madrid (1-3) no 1º jogo em casa.
    Dito isto, há que reconhecer que nem tudo esteve bem mas houve algumas coisas boas, não foi um filme de horror como quase transparece de alguns comentários anteriores. O Porto entrou muito bem, dominando claramente o jogo, criou 2 ou 3 oportunidades de golo e marcou 1 golo. Primeiros 10 minutos excelentes, nada a apontar. Depois encolheu-se um pouco e o Liverpool cresceu e da 1ª vez que foi à baliza do Porto fez golo, com algum mérito próprio mas também com algum demérito da defesa do Porto, não sei bem se mais de Fucile ou mais de João Paulo. A partir daqui o jogo foi sempre mais ou menos equilibrado embora quase sempre com ligeiro ascendente do Porto que teve apesar de tudo mais do dobro das oportunidades flagrantes do Liverpool. A haver uma equipa a ganhar essa teria de ser forçosamente o Porto. Mesmo quando ficou com mais um jogador em campo as coisas não ficaram assim tão fáceis, já que o Liverpool é fortíssimo no contra-ataque e fechou-se muito bem deixando as despesas de jogo completamente para o Porto ficando sempre à espreita de uma oportunidade, de um erro do adversário para marcar "traiçoeiramente" um golo.
    O pior do Porto esteve em pormenores que acabam por ser pormaiores e quase todos da responsabilidade de Jesualdo Ferreira. João Paulo é um bocado trapalhão e nervoso (pode ser por ter poucos jogos efectuados), quase sempre que esteve em jogo complicou e ia dando problema, o Stepanov é de qualidade superior e já está perfeitamente integrado, não se percebe porque não aposta nele o treinador. Quaresma é endeusado (só há palmas, nunca há assobios mesmo que mereça) e depois comporta-se como um miúdo supermimado. Não ocupa espaços soltos que devia ocupar e vai para junto do colega que tem a bola para "exigir" a mesma, estupidez egoísta inaceitável; Tem 3 ou 4 adversários em cima e por via dissa há 1 colega sem marcação em excelente posição e tenta "furar" pelo meio dos adversários quando tinha tudo para passar fácilmnete a bola ao colega, estupidez egoísta inaceitável. E displicência evidente, como se andasse aborrecido, numa série de lances. A sua ida à selecção para ficar no banco ou jogar poucos minutos faz-lhe mal por injusta e por falta desse hábito mas a falta de "mão" de Jesualdo para se impor e "tocar" num "intocável" ainda lhe faz pior. Mariano continua a entrar e a não fazer nada, não se percebe porque não aposta mais o treinador em Leandro Lima e Bollati. A Farias penso que faltam essencialmente ritmo e entrosamento com os colegas mas mostra ser bom jogador, é jogador para continuar a apostar, vai melhorar muito com tempo de jogo. Bosingwa tem que pôr os olhos no Fucile (isto é que é um jogador à Porto, grande jogador, o melhor em campo) e perder as "peneiras" os tiques que às vezes exibe e que prejudicam a equipa. É melhor para o Porto e para ele que o sucesso (ida `a selecção, etc.) não lhe suba à cabeça. Também aqui o treinador pode e deve intervir.
    Concluindo o Porto não tem o plantel do Milão nem do Barcelona mas mostrou que é perfeitamente capaz de jogar de igual para igual com as melhores equipas do mundo. Tem equipa para passar à fase seguinte e com alguns acertos, algum arrojo do treinador e alguma sorte pode ir mais longe. Não é a coisa terrível que li aqui nalguns comentários.

    ResponderEliminar
  12. Lisandro Lopez é também como Fucile um grande jogador à Porto. Se todos os jogadores do Porto tivessem a atitude que eles têm sempre em campo e se deixassem de egoísmos (Quaresma, máximo exemplo) e peneiras (Bosingwa, exemplo máximo) as coisas correriam ainda melhor do que têm corrido. E aqui o treinador pouco pode fazer, é uma questão de carácter. Há que salientar também a importância que teve neste jogo e tem tido noutros Tarik, um jogador pouco amado pelos adeptos mas que tem dado o máximo, jogando bem, com acutilância, com inteligência, estando quase sempre nos melhores lances da equipa e em muitos golos.
    Mudando de assunto, o ex-árbitro Jorge Coroado continua a dar vazão ao seu antiportismo primário agora estendido aos jogos internacionais.
    Como é possível dizer que não foi penalty quando as imagens mostram entrada clara de Reina sobre Tarik com o o braço e parte superior do corpo? E como pode dizer que Pennant foi mal expulso quando ele fez 3 ou 4 faltas para cartão amarelo no decorrer do jogo? Este Coroado cada vez está mais semvergonha.

    ResponderEliminar
  13. meus amigos,terei sido so eu a ver k o meio campo apartir dos 60 min estourou??terei sido so eu a ver k o mariano gonzalez ou ate o lisandro no meio campo é como ter o fernando aguiar a ponta d lança??terei sido so eu a ver k precisava-mos de gente forte e alta no meio campo e no ataque??porque nao por na 2ºparte bollati ou ate kaz em vez de mariano??porque nao ter edgar no banco(é o unico avançado k podia ao menos amortecer as bolas altas na area)??porque nao por por exemplo lucho a extremo direito como fazia na selecçao e no river,asssim podiamos por mais um jogador ou na fente ou no meio campo??e leandro lima??é mais um jogador para desperdiçar-mos tipo diego??

    durante o jogo pensei em mais kestoes mas a esta hora muitas delas ja se varreram da minha memoria.

    mas atençao o jesualdo foi cm a liçao bem estudada para a 1ºparte,tanto k o porto a jogar como fez nos primeiros 15 min pode ganhar sem sombra de duvida a kualker ekipa do mundo.

    ResponderEliminar
  14. Não me vou alongar em comentários pois já foi aqui tudo dito. Temos um FC Porto à imagem do seu treinador..

    Agora já percebo porque o PC telefonou ao Madaíl. Era para despachar o Jesualdo para a selecção..

    ResponderEliminar
  15. Eu acho que Jesualdo é responsavel pelo futebol cinzento da equipa. Mas no jogo de hoje tenho de dar a mao à palmatoria, Jesualdo fez o que pode.

    O Porto entrou bem e asfixiou o Liverpool no primeiro quarto de hora.

    Depois o eterno problema é que nao existe ninguém no meio campo para desiquilibrar um centro apenas com dois homens, Gerrard e Mascherano. Nao temos jogadores criativos no centro.
    Nas alas, Quaresma é muito egoista e o Bosingwa é mimado. Quando tiverem um treinador à altura pode ser que baixem a crista e deem tudo o que devem dar.
    E é nestes dois aspectos que perdemos a chance de vencer o jogo.

    De resto, fizemos 10 remates, o Liverpool 1, tivemos igualmente 10 cantos e o Liverpool 1.
    Cometemos 16 faltas e o Liverpool 23.
    No final Jesualdo arriscou o que pode. Tirou o Meireles e colocou um homem mais para diante.

    Hoje nao culpo o treinador.
    Tiro-lhe antes o chapeu por ter vulgarizado uma equipa que tem jogadores que valem sozinhos o orçamento do Porto.

    Um dos problemas esta na falta de improviso e na existencia de um so sistema de jogo que da pouca flexibilidade à equipa. Mas com tempo pode ser que isto venha a melhorar.
    O Leandro Lima so vai amadurecer com minutos e espero que o Bollati e o Farias comecem também a jogar mais minutos.
    O Raul Meireles desceu muito de forma depois da selecçao e o Lisandro nao é para jogar so na area, ponto final. Ha que começar a experimentar outras soluçoes.

    Para mim o Jesualdo anulou muito bem o Pennant e o Babel nas alas. As bolas nunca chegaram ao Kuyt nem ao Torres (completamente anulado). O Gerrard nao existiu ofensivamente.

    O Benitez conseguiu afunilar o jogo do Porto e tirar protagonismo ao Quaresma (muito por culpa dele proprio), Tarik e Bosingwa.
    No meio nao existe fantasia e capacidade para desiquilibrar. E o Benitez consegue ver isso como todos nos conseguimos ver.

    Falta um jogador explosivo ou fantasista como o Anderson. Com ele teriamos ganho o jogo sem sombra para duvidas. Péssima venda, por muitas razoes.
    O Joao Paulo surpreendeu-me pela positiva.

    Com alguns dos novos reforços com mais minutos e em melhor forma, acho que o futebol da equipa pode subir muito e podemos criar mais sistemas de jogo e mais soluçoes.

    Ou estou muito enganado ou este sistema, apesar de nao ser atractivo, ainda pode dar muitas alegrias mais à frente na fase a eliminar.
    Continuo confiante.

    A ver vamos.

    ResponderEliminar
  16. Podiamos ter ganho mas o Liverpool, sem ter feito nada de especial mostrou que sabe defender muito bem e sabia dos pontos fracos do Porto.
    Não temos um nº 10 em condições e daí a ligação ao ataque ser muito deficiente. Poderia ser o Leandro Lima mas estava na ... bancada. Meter o Mariano que anda perdido, não dá. Não temos um avançado alto e brigão mas também as bolas não chegam à área e por isso nada posso dizer sobre o Farias...
    Há também muita perda de bola e falta de eficácia no passe.
    Quaresma um destes dias tem de levar um banho de humildade e ser retirado do jogo quando abusar dos individualismos estéreis, apesar de saudar o seu axílio à defesa evitando um golo.
    Tarik muito bem e Lisandro enorme. Também Fucile.
    Resumindo, soube a pouco e acho que mostrou que a equipa tem limitações na transição meio campo/ ataque e que teremos de tentar resolver senão na Europsa fica complicado apesar de estar esperançado na passagem à 2ª fase.
    OIs reforços até agopra não são melhores que os miudos que temos emprestados ( Vieirinha, Paulo Machado ... )

    ResponderEliminar
  17. Todos devemos concordar numa coisa - o primeiro jogo de uma competição como a LC é sempre complicada de abordar. Ora, o que aconteceu ontem? Apenas encostamos o Liverpool às cordas durante muito tempo! Fizemos um bom jogo? Não, mas também não estavamos a jogar contra o Maritimo...

    É interessante a perspectiva inglesa sobre o desafio de ontem:

    "This was Liverpool’s worst performance in Europe since their previous brush with Portuguese opposition 18 months ago, yet somehow they emerged unscathed..." THE TIMES

    "It was one of the most dismal Liverpool displays in Europe for years — and Benitez knew it."
    THE SUN

    “We simply could not pass the ball to each other. We could not string three or four passes together but we could have sneaked a win at the end with that chance. Jermaine was unlucky. He just threw himself into the tackle too much. At least we got a draw in what is going to be the toughest game we are going to face in our group. (...) We’ve got to be pleased with the draw because it was very difficult for us (...) “Porto is a really strong team and at least we didn’t lose.”
    KUIT

    “We were playing against a good team with players who have pace and ability."
    BENITEZ


    É a realidade. Conseguimos dominar por completo o Liverpool - apesar do erro do João Paulo.

    (Stepanov, aquece!)

    Não existe clube do mundo que venha ao Dragão (o estádio do campeão) jogar "olhos nos olhos" connosco.

    Estou descontente com algumas coisas? Estou. Mas prefiro neste momento olhar pela perspectiva do copo meio cheio. Sobretudo porque não tenho a mesma opinião do que a generalidade dos comentários iniciais, que culpam o Jesualdo pelo empate. Este, fez aquilo que lhe competia e Benitez percebeu que existe vida depois de Mourinho. Um bom embate táctico com treinadores portugueses não acaba nos jogos da Premier.

    Concordo com a "inexplicavel" ausência do Leandro Lima. O Professor que se deixe de proteccionismos.

    Vamos vencer na Turquia e fazer 4 pts antes dos dois jogos com o Marselha.




    [[]]

    PS: grande tareia que estou a levar na Liga Portistas de Bancada. 9pts!

    Não percebo nada de futebol!

    ResponderEliminar
  18. Gostei muito do Fucile e mais uma vez do Lisandro. Lucho joga sempre bem e o Quaresma, Meireles e Bosingwa têm de ir dar banho ao cão. Este ultimo com a ressalva de aparentemente ter jogado infiltrado.

    ResponderEliminar
  19. Aceito que todos nós temos direito a opinar.. mas agora virem para aqui armados em sábios, e a disparatar contra o Jesualdo, sobre do que pouco percebem.. meus amigos é preferivel ficaram calados.. !! então a táctica de ontem era defensiva? AHHAHA contra o liverpool acho que o Jesulado fez o que podia,e fez bem, encostou-os ás malhas, a única coisa que se podem queixar é de não termos tido o Leandrinho, que PROVAVELMENTE (nunca se sabe) ontem poderia ter dado geito (mas tb quem imaginaria que o jogo ia decorrer assim!?)..concordo quando dizem que falta-nos um nº 10, para chegar com a bola ao ponta-de-lança, e não só com cruzamentos dos alas,que para além de serem todos mal feitos, nem Farias nem Lisandro são altos o suf. O Mariano entrou já sobre pressão do publico (faz me lembrar o Jorginho-mal amado-),é obvio que já condiciona a prestação dele, ainda mais para médio interior direito (sabe mas nao domina esta posiçao, tal como faz muito bem a de extremo esquerdo).
    Mais uma coisa "louro" eles não jogaram os ultimos 20 mns em 4*5*1, porque tavam com 10, jogaram sim num 4+4+1..

    P.S: Prof. ponha o Quaresma no banco, tal como o Adrianse fez.. vai lhe fazer muito bem!!

    ResponderEliminar
  20. Perdemos uma excelente oportunidade de ganhar os 3 pontos.

    Asfixiamos o LFC nos 1º 15 minutos e depois do empate com culpas para defesa não soubemos aproveitar a superioridade numérica.

    os ultimos 20 min. foram muito maus. 2 equipas a jogar para o empate !!! este não é o último jogo do grupo mas o primeiro, parece que o empate garantia a passagem das 2 equipas !

    De resto (como já aqui foi dito), fizemos 10 remates, o Liverpool 1, tivemos igualmente 10 cantos e o Liverpool 1.
    Cometemos 16 faltas e o Liverpool 23.

    só dei conta do Torres 46M quando ele saiu !

    espero que o Mariano e o Farias comecem a jogar mais, não mostraram nada até ao momento.

    Quaresma foi muito marcado. chegou a ter 3 adversarios à volta dele em muitas ocasiões, jogo aquém do que gostaríamos que tivesse jogado e esteve perto de fazer um golo de antologia.

    Pela positiva: Zé e Fucile estiveram muito bem. Lisandro bem como sempre, um jogador À Porto. Tb gostei do Assunção e do Tarik.

    Não quero bater no Jesualdo mas o Leandro teria dado jeito depois da expulsão do pennant

    por fim:
    registo com agrado a enorme azia do Coroado no final do jogo. Sinal de que o Porto foi superior.
    conto que o Tri e uma boa campanha na LC provoquem tamanha crise de figado nesta figurinha que acabe por desaparecer das radios e televisões nacionais.
    Benitez:
    "I've no complaints about the Pennant decision. Hopefully he'll learn from this experience."

    ResponderEliminar
  21. De facto, ainda não acredito que o Porto não tenha ganho o jogo..Perdeu uma hipotese de ouro de conseguir os 3pontos que seriam importantes para o futuro...Jogamos q.b., alias andamos assim desde o inicio do campeonato...Não somos verdadeiramente dominadores e por vezes trememos que nem varas verdes...Gostei do Bosingwa e do Fucile...O Stepanov já merecia uma oportunidade...Espero que não jogue apenas na taça da liga e na taça de portugal...Leandro Lima na bancada...Por amor de Deus, isto foi mau de mais....

    ResponderEliminar
  22. Bem também estou um pouco desapontado com as opções do treinador.

    Era um jogo feito para um jogador rasgar aquela defesa, e, visto que Quaresma anda mais preocupado em agradecer os aplausos dos associados do que jogar à bola, Leandro Lima cabia neste jogo.

    Pôr um extremo a jogar a médio defensivo, assim não. Está bem que O Liverpool defendeu muito e defendeu bem, esteve sempre atrás da linha da bola, mas pareceu-me um dominio consentido, já que se pensarmos bem e com calma, na 2ª parte que oportunidades flagrantes tivemos ?

    E depois aquele golo sofrido, como o futebol é tão simples, 3 toques e está lá dentro.

    é tradicção não começarmos a ganhar na Champions, mas é preciso mais alguma coisinha, mais alguma ambição. E depois Lucho anda de trás para a frente, ele estava tão bem na 1ª parte porquê mandá-lo para trás..enfim.

    ResponderEliminar
  23. Tenho que fazer uma ressalva. Ontem estive a ver o Trio de ataque e finalmente ouvi a opinião unânime embora com variantes, do que aconteceu com o Scolari. Sinceramente até comecei a pensar que estava porventura louco! Então só eu e mais meia dúzia é que viramos o que na realidade acontecera? Tenho que ultrapassar aqui alguma crítica já feita por mim ao António Pedro de Vasconcelos. Foi correcto no que disse, como disse e não esteve com malabarismos linguísticos como aconteceu por exemplo com o Rui Oliveira e Costa, que afinando pelo mesmo diapasão, lá foi dizendo -para compensar- que Scolari é um bom Treinador e quanto ao feitio já sabíamos quem tínhamos comprado! Pois, já sabíamos, melhor o Madaíl já sabia, isto acaba por ser um insulto à maioridade dos nossos jogadores. Foram buscar um bruto porque os jogadores não são capazes de se portarem como homenzinhos.
    Foi ali dito sem contemplações -o único que esteve muito cuidadoso foi mesmo o Moderador- que aquela atitude é vergonhosa e retira qualquer margem de manobra ao Brasileiro dentro do seu cargo, até porque ele mentiu com todas as letras, depois de ter feito aquilo que fez.
    -Que se chegou a pensar e temer que a RTP não iria passar as imagens do que aconteceu, porquê? Porque era tal a dimensão da acção de limpeza sobre aquele acto, que tudo era já imaginável para alguns dos presentes.
    O que nos conduz -inevitavelmente- para o tratamento de outras situações -bem presentes no nosso espírito- que são desagradáveis para certos sectores!
    Falou-se ainda que a notícia de que o JNPCosta teria pedido a demissão do dito e noticiada no RECORD, teria sido passada pelo próprio Sargentão. A que ponto é admitido poder ir tal personalidade...
    Está tudo desmistificado tal como eu já dissera: vale tudo como se percebe nesta guerra que nos movem.
    -Percebe-se também que ainda existem pessoas que embora estejam do outro lado da barricada, sabem ser coerentes com as suas posições e essencialmente gostam de ser coerentes consigo mesmas, com a sua moral e com a sua ética. Por isso o meu destaque para APV!
    O doutor Rui Moreira esteve muito bem e devo confessar que porventura a sua acção -ao longo do tempo- terá sido muito responsável por este retorno à normalidade. Mas para mim, tenho como certo que estas questões, passam muito -senão quase sempre- pelo foro intimo de cada um e pela formação que tiveram quando eram meninos!
    A responsabilidade dos pais é muito grande na formação dos indivíduos. Quando admitimos perante os nossos miúdos -as nossas crianças- ser necessário mentir ou esconder as coisas de vez em quando só para salvar a nossa própria pele, estamos a abrir uma porta que permitirá entrar por ali tudo aquilo que possamos e queiramos imaginar. É preciso saber alimentar valores. E é fundamental aceitar que devamos ser punidos quando erramos.Até para podermos aperfeiçoar-mo-nos com a experiência.
    Sofrer uma punição merecida de quando em vez não faz mal a ninguém, só alimenta a consciência do todo o ser humano e por arrastamento de toda a Sociedade!

    ResponderEliminar
  24. tenho, declaradamente, alguma dificuldade em compreender esta má-vontade contra o Jesualdo. não há muito a dizer sobre o jogo que ainda não tenha sido dito. se o Porto jogou bem? sim. se eu queria a vitória? muito. se acho que a merecia? inteiramente. se acho que o Porto, contra 10, podia e devia ter concretizado as oportunidades que teve? é claro. se fiquei triste no final? muito... 99% por causa das reacções dos adeptos.
    foi um jogo lindo. batemo-nos bem, olhamos os vice-campeões europeus olhos nos olhos e agarramo-los na mão. sobrevivemos a um árbitro que incompreensivelmente ia perdoando o excesso de violência aos ingleses e impusemo-nos. estávamos a jogar em casa... claro que houve falhas individuais de jogadores: muitas. a maior parte já foi realçada aqui: raul meireles, apesar de 3 passes lindos a rasgar para o quaresma, estava em dia não; joão paulo é excelente jogador mas ainda mete uma fífia aqui ou ali - precisa de experiência; o quaresma estava algo apagado e egoísta; o bosingwa esteve igual a si mesmo, mimado e inconsequente. mas no colectivo, a equipa mostrou que está ali para lutar pelo troféu e só por ele: nada mais nos basta. o Jesualdo? eu desisto de lhe entender as críticas que lhe são dirigidas... às vezes acho que o problema dele é ser demasiado sóbrio e não se envolver nas peixeradas que animam a malta. tirou tarik, cansado, e raul meireles, cheio de falhas, e meteu dois jogadores com características ofensivas... é incrível como, apesar disso, o acusam de medroso, e a seguir pedem a entrada de bolatti, um médio claramente defensivo... não percebo. e o Leandro Lima... é ÓBVIO que toda a gente o queria ver jogar, mas eu aposto em algumas razões pelas quais ele ficou na assistência: 1. o homem é metro e meio de gente, enquanto que toda a equipa do liverpool é alta e bem constituída - queiramos ou não, a altura, até ver, é a sua maior limitação - é muito difícil ganhar jogo, especialmente a meio campo, quando se tem metade da altura dos adversários; 2. o Leandrinho é um tecnicista puro, e a equipa do liverpool procura, por excelência, o contacto físico: não só ele ia ter extrema dificuldade em desenvolver o seu jogo, como podia, a qualquer momento, acabar lesionado. se é um risco que se aplica a todos os jogadores, a um pequenino prodígio de meio metro que finta 90% do tempo o risco é claramente acrescido. 3. alguém pensou na idade dele? ele é um puto, gente! ele é um puto em tudo, já o ouviram falar? é um miúdo amoroso que dá vontade de pegar ao colo e embalar até adormecer, não tem a maturidade para assumir a responsabilidade das despesas de um jogo perante um colosso europeu!!!m lembram-se de anderson, quando chegou? toda a gente o pedia em campo, mas ele foi muito protegido inicialmente... provavelmente isso contribuiu para o grande jogador que ele se está a tornar... e lembram-se do quaresma em espanha? ou do carlos alberto, no porto? quantos exemplos há de pequenos génios que foram lançados cedo demais e que, por deslumbramento ou simplesmente pressão, acabaram por ceder? o Leandrinho é a nossa jóia secreta... temos que mimar e cuidar, para que venha a ser um grande jogador e nos dê muitas alegrias. não é estourá-lo agora, ter algumas alegrias momentaneas, mas perder um futuro brilhante. tudo tem o seu tempo. TUDO tem o seu tempo.

    algumas notas extra:
    1. hoje, finalmente, ouvi alguns reparos à atitude (sempre à atitude, nunca à performance) de bosingwa. há umas semanas atrás, quando me atrevi a dizer o mesmo e a receitar-lhe uma ou duas jornadas no banco, disseram-me que eu não percebia nada de futebol. deve ser. mas eu vejo-o em campo a protestar com os colegas sem razão, vejo-o a aquecer complacente, como se estivesse a brincar às casinhas com os amigos, sem qualquer tipo de seriedade ou profissionalismo, vejo-o a desresponsabilizar-se quando as coisas correm mal, em vez de sofrer com a equipa... o homem tem talento, nenhuma dúvida nisso, mas precisa de umas boas apertadelas... mas se o Jesualdo por acaso fizesse isso, ia receber insultos bem piores do que os que me foram dirigidos quando eu os sugeri... porque apesar das críticas que se começam a fazer ouvir, eu aposto que nada do que o Jesualdo faça vai agradar: se o põe a jogar, é porque não o está a disciplinar; se o deixa no banco, é porque não quer ganhar. aguenta Jesualdo... eu estou contigo!
    2. acho ridículo dizer que o Nuno tem culpas no golo sofrido... há dois defesas à frente dele que o deixam o inglês cabecear à vontade. foi erro da defesa, não do GR.
    3. Lisandro: que GRANDE jogador ele é... a correr 90 minutos como louco, a pressionar constantemente, a ganhar em altura a jogadores bem mais possantes que ele... que maravilha. Fucile: apesar de ter comprometido no golo, foi outra grande exibição. excelente.

    4. hoje de manhã, depois de estacionar o katemobile, caminhava cabisbaixa para a porta. um amigo meu, benfiquista cego com quem já tive discussões de não nos falarmos durante dias seguidos, viu-me e deu uma corrida até mim. eu olhei para ele e não disse nada. ele abraçou-me e disse baixinho: "vocês dignificaram portugal. vulgarizaram uma das melhores equipas da europa, encostaram-na às redes, obrigaram-na a demorar 3 minutos a repor a bola em jogo ainda na 1ª parte. vocês jogaram como campeões. e se disseres a alguém que eu disse isto, eu vou negar até ao fim." eu limpei uma lágrima. e concordei: com todas as falhas que são inerentes a qualquer clube, estivemos bem na globalidade. do campo até à relva, jogámos pelo objectivo final: o campeonato da europa. vamos em frente.

    ResponderEliminar
  25. Portistas,

    Li todos os comentários na diagonal, e penso que todos têm um pouco de razão naquilo que dizem, e por outro lado, todos (ou alguns) fazem criticas "destrutivas" (que é o mais facil!), quando deviamos ser construtivos, ou seja, se achamos que algo esta mal, qual a solução que damos para esse problema?

    Assim, minha opinião em relação ao jogo é a seguinte:
    1-Resultado positivo. Foi o primeiro jogo contra o Livepool (cabaça de serie), em casa, num mini campeonato a 6 jogos, em que passam os 2 primeiros. Apenas face às ciscuntâncias, do proprio jogo em si, o resultado foi escasso. Todos pensamos que a expulsão foi positiva, mas no meu ponto de vista não foi, pois fez recuar o Liverpool em demasia. O Fernando Torres deixou de estar junto dos centrais e passou a estar na linha de meio campo, fazendo recuar o meio campo para junto da defesa.
    2-Desta forma deixou de haver espaço entre o meio campo e o ataque, pelo que nº10 (eventualmente Leando Lima) nesta situação nada viria a acrescentar. Temos de assumir que o criativo do Porto é o Quaresma, e não falta um "nº10" qualquer ou inexistente.
    3-Em relação ao Jesualdo penso que esteve bem, com exepção de 3 pontos: 1-O Mariano (5ª entrada em jogo) continua a não me convencer (muito pesado), apesar de neste jogo ter entrado sem saber o que fazer (pelos vistos o jesulado não passou bem a mensagem) 2-a equipa não estava preparada (tacticamente) para jogar contra 10 (é preciso treinar isto!); 3- não havia uma solução (atacante) de area no banco e necesaria para jogar contra dez (neste momento só há o Edgar)
    4-Em relação aos jogadores, efectivamente, o Quaresma precisa de descansar (ser substituido) para reflectir. Apesar de mudar um pouco o sistema de jogo, penso que o Leando Lima é a opção de futuro para o fraco rendimento do Quaresma. O bosingwa (em esforço no final da partida) está com "tiques" mas para já é produtivo, o que é o mais importante... O Stepanov merece (e espero que venha a ter) a sua oportunidade já no próximo jogo, pois ao João Paulo "falta-lhe um bocadinho assim".

    Concluindo, há ilações a tirar, e esperar que os reforços o sejam realmente. Até agora, e de todos (com exepção do Stepanov que não jogou), penso que o Leando Lima, apesar de ser novo e ser preciso disciplina-lo, foi o uncio que mostrou potencial...
    Também é necessário estar preparado para enfrentar todas as situações de jogo que possam acontecer. E penso que neste jogo a equipa não estava preparada...

    ResponderEliminar
  26. Apenas acrescento que uma coisa ao meu comentario, nomeadamente ao final e ponto 3, nº 2 e 3 - Eu proprio não estava à espera de jogar com o Liverpool contra 10!
    Mas eu sou adepto, e o FCP tem uma estrutura para pensar e preparar em todos os cenários..

    ResponderEliminar
  27. Atenção que eu não penso que td esteja mal, que ng joga bem e que td a gente deve ser despachada, antes pelo contrario, fui o primeiro a dizer que o resultado não é mau, mas pelo jogo de ontem, podíamos e devíamos ter tido mais ambição, vulgarizamos o Liverpool cm dizem, mas não o conseguimos ganhar, imaginem se não os tivéssemos vulgarizado....
    o porto é uma grande equipa ninguém tenha dúvidas disso e jogando em casa ou até fora, seja contra que equipa for, nunca pode jogar c a intenção de perder pelo menos possível, tb não acho que sempre que não se ganha algo está errado, há jogos que de facto correm mal ou menos bem, ou a sorte (sim pq ela existe) não está do nosso lado!!
    apenas acho que o porto tem equipa p jogar um futebol mais bonito, nós dominamos o jogo sim, mas era um futebol muito trapalhão, depois há jogadores cm já aqui disseram, que parece que podem jogar mal que ng lhes toca, eu tb gosto do quaresma e do bosingwa mas qd estão mal devem sair, não há nem deve haver lugares cativos, só para os adeptos eheh
    qt às contratações, alguém aqui disse e eu acho que tem razão, em vez de 10 incertezas, pq não gastar o mesmo em 2 certezas!! por outro lado nós não sabemos ainda bem o que compramos pq eles simplesmente não jogam..eu até acho que podemos vir a ter boas surpresas, Stepanov, Bollati, Leandro Lima, e até Farias e Mariano que ainda têm muito mais p mostrar (espero eu)

    Apesar de tudo, cm já disse, apenas não gosto do tipo de jogo do porto, pq os resultados estão aí e não são nada maus, vamos limpar isto direitinho eheh

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  28. Não gostei e saí fulo com o Jesualdo, confesso-vos.
    Agora estou eu no contra, quando tantas vezes o defendi porque compreendi-o. Desta vez acho que falhou em vários domínios.
    Se pudermos o coração de lado, vemos que o Porto nunca ganharia o jogo. Porque está demasiado desgarrado para isso. Acho que tocou o primeiro sinal de alarme.
    Amanhã tentarei explicar, mesmo contra a corrente que, desta vez, apesar de tantas falhas detectadas, protege o treinador.
    Não gostei nem vejo atenuantes para Jesualdo, pela primeira vez o digo. E, partilhando muitas observações aqui deixadas por todos, mas comungando mais da generalidade das questões apontadas pelo louro, continuo fulo!

    ResponderEliminar
  29. Caros portistas, só tenho a dizer o seguinte (tb não tenho muito tempo para mais): se não ganhamos ontem ao Liverpool, quando ganharemos mais?

    Para mim foi uma clara oportunidade perdida de vencer o vice-campeão europeu. Mesmo antes de eles ficarem sem um jogador. Que adianta vulgarizar uma equipa se não a vencemos?

    Mal, muito mal o Jesualdo. A equipa mostra falta de ambição, algo que passa do treinador para os jogadores.

    Empatar com o vice-campeão da Europa é bom? à partida sim, mas depois de ver o jogo, e por culpa próprio, a resposta é um claro não.

    Perdemos uma boa oportunidade de estarmos na frente.

    Qt ao golo sofrido, vejo muitos a culpar o João Paulo, mas quem o estava a marcar era o Fucile, logo este é o culpado em primeira instância, mas quem o coloca a marcar um jogador poderoso no jogo de cabeça é o verdadeiro culpado e aqui não sei dizer bem de quem +e a culpa.

    Um abraço.
    PS: Amigos, o Fantasy Football é como um jogo, não se pode discuti-lo ao intervalo. Amanhã é que veremos que é melhor ou pior ou quem teve mais sorte ou azar. E há mais, ninguém esperava que o Chelsea ou o Milan sofressem golos em casa e isto alterou muiiita coisa.

    ResponderEliminar
  30. Eu gostava de saber a quanto é que estão a alugar aquela zona central do ataque do FC Porto, é que estou interessado em montar uma esplanada!

    É só lateralizar o jogo, até mete nojo! Tirem o Meireles e metam o Leandro Lima, está mais que na altura!

    ResponderEliminar
  31. «3. alguém pensou na idade dele? ele é um puto, gente! ele é um puto em tudo, já o ouviram falar? é um miúdo amoroso que dá vontade de pegar ao colo e embalar até adormecer,»
    Catarina:
    Cada vez que te vejo fazer menções destas fico terrívelmente fulo!Que pena que eu tenha já perto de cinquenta e seis anos. Se pudesse voltar atrás e ouvir assim desses mimos, juro que exigia o cumprimento absoluto dessas promessas...Que o Leandro não saiba disto senão ainda o tens à perna, cara amiga...
    Gostava de dizer por outro lado que tenho adjectivado o Prof de medroso, talvez a palavra mais adequada seja "pouco ousado"...Fica-me quase sempre a sensação de que poderia ser feita mais qualquer coisa, que se poderia ir um pouco mais além. Mas já agora gostaria de afirmar que nunca -no Estádio- invectivei alguém -talvez um ou outro árbitro, um ou outro jogador mais violento- mas gosto de sair do campo sereno, e o facto de ter ali à minha volta milhares de fanáticos ou simples pessoas completamente desequilibradas, faz-me sentir a necessidade de me conter e manter uma postura o mais calma e educada possível. O engraçado é que em casa é-me muito mais difícil fazê-lo, especialmente se estou sem amigos ao lado, para poder trocar opiniões durante o jogo. Fico mais tenso, sinto mais a responsabilidade do jogo e isso faz-me ir mais além...Em campo não, pelo contrário sinto-me sempre de bem com quem está a meu lado e rio-me dos excessos. Quando jogava, mesmo se o jogo era duro eu só "espirrava" se notava a violência à flor da pele dos meus adversários, aí era eu que ia lá e "sarrafava" -entrava um tudo nada mais durinho- só para lhes mostrar a parvoíce que estavam a cometer! Olhava-mo-nos e percebíamos de imediato que a partir dali tinha que haver mais cuidado....Normalmente cumprimentava-mo-nos e seguia-mos em frente sem ressentimentos. No Estádio chega a ser arrepiante a quantidade de parvoíces a que assistimos constantemente. Gritos histéricos, insultos, cuspidelas, olhares enlouquecidos, por vezes até me dá vontade de evaporar...Tento ficar ausente e isso dá-me uma visão mais objectiva do jogo, sem sofrimento e sem grande tensão. Em casa não é de todo possível! Portanto o Prof que fique descansado, de mim ele só ouvirá criticas aqui, nunca irei ao campo ou ao Centro de treinos para o criticar abertamente e de viva voz. Faço-o aqui, porque não o posso fazer de outro modo senão escrevendo o que penso e o que esperava pudesse ser feito durante um determinado jogo! Mourinho era ágil nas soluções a encontrar, mesmo quando elas não resultavam ficava a ideia que tinha sido tentado o possível. Artur Jorge também, assim como José Maria Pedroto, os melhores, os mais completos...Agora Jesualdo, faz lembrar um pouco o Fernando Santos, fica sempre um sabor a pouco...Já não falo de Couceiro, Octávio ou outros do estilo. Por exemplo: Ivic era um treinador terrívelmente defensivo -o pessoal adormecia ou assobiava- mas quando mexia na equipa era eficaz. Havia ali uma concepção de jogo extremamente manhosa, inteligente, sagaz...Carlos Alberto Silva era também um treinador esperto, atrevido, dominava a leitura do jogo, tinha pulso na equipa, sentia-se isso...António Oliveira e CoAdrianse -muitos equívocos na composição das equipas especialmente em jogos importantes- mas eram treinadores abertos e de futebol atacante. Bobby Robson futebol simples, linear, sempre corrido, sem artifícios...
    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  32. Meireles,

    gostei de ler o teu comentário.



    Abraço
    [[]]

    ResponderEliminar
  33. Amigo Zirtaev quem está a marcar o Kuyt é o João Paulo. Basta olhar para a área antes no momento em que o livre é marcado. Depois como a bola vai para o lado oposto e os jogadores deslocam-se é que o Fucile se aproxima do Kuyt e do João Paulo.

    Cumprimentos e parabéns pelo excelente blog.. Vou ver se começo a comentar :))

    ResponderEliminar
  34. Andei aqui a apontar erros ao Jesualdo durante um mes.
    Eu era "maluco" e as minhas frases nao tinham cabimento.
    Como ganhamos os jogos o Jesualdo era o maior.
    Agora nao ganhamos, ja nao presta.

    Sempre estiveram à vista as limitaçoes deste treinador, nao é de agora.

    Acho que temos campo para melhorar e fico bem mais desapontado com as exibiçoes na segunda parte frente ao Sporting, em Leiria (exibiçao absolutamente vergonhosa), ou a total falta de profundidade ofensiva da equipa em Braga. Até a mediocre exibiçao com o Maritimo foi bem pior do que a exibiçao com o Liverpool.

    E o positivo que tiro disto é o seguinte:
    Ficou a sensaçao de que, com mais arrojo poderiamos ter ganho. Quer dizer que a equipa pode dar mais qualquer coisa.

    Para isso é preciso ter mao nos jogadores e como diz o Meireles saber ler o jogo, ter astucia. Para mim falta mais do que um sistema de jogo, falta capacidade de improviso, mao em alguns jogadores e alguma coragem.

    Se tivessemos ganho, Jesulado era na mesma o maior.

    Nao me escandalizo com aqueles que nao gostam do treinador, nem com aqueles que gostam. Eu nao gosto.

    ResponderEliminar