29 setembro 2007

FCPorto 2-0 Boavista

33 comentários:

  1. Jogo assim assim, bons golos, grande Lisandro, árbitro também a necessitar de ir ao oculista -sempre a tentar auxiliar o Boavista a chegar à área do Porto- e muita confusão táctica na nossa equipa. Leandro um pouco perdido na direita, melhor quando colocado sobre o centro esquerda, Bosingwa tal como Quaresma a abusar dos individualismos e as últimas entradas (Bolatti e Adriano)a acertarem definitivamente a estratégia da equipa. Não percebi bem porque Jesualdo não colocou Edgar...Adriano entrou a fazer esse lugar, mas está sem ritmo, era preferível -na minha óptica meter o "pretito"- e depois se fosse necessário colocar então o Adriano. Globalmente a equipa esteve coesa com espaços de tempo grandes em que parecia apenas querer deixar passar o tempo. Bem a nível defensivo com alguns senãos de Stepanov, que foram emendados à medida que o jogo decorreu. Helton entrou bem, mas devia ter sido dada a possibilidade a Nuno de manter o lugar. -OK, vem aí a Champions, mas é injusto tirar um jogador que tem feito sempre bem o lugar. Lucho também esteve a um nível muito razoável e um Quaresma intermitente, mas mais cooperante do que o habitual...Leandro, mais uma assistência para golo!
    -Lisandro o melhor, está em todo o lado!
    Quanto aos "sujeitinhos" lá de baixo mais uma vez a contarem com o proteccionismo do árbitro. O líner diz: É mão -todos vimos, ouvimos e lemos na Televisão! O árbitro pára o jogo, vai conversar com o juiz de linha -cala-te pá, senão levas no focinho- decide -que remédio tem ele, a MJM estava na Bancada- que não é penaltie e dá bola ao solo, melhor, oferece a bola ao Benfica! Na Reboleira foi ao contrário? Não, estão enganados, foi também assim, isto é, o beneficio é sempre para os mesmos!
    "InBestigar MJM InBestigar"...Isto é uma VERGONHA NACIONAL, não foi um, foram dois penalties, feitos pelo senhor Katsouranis, que está autorizado a fazer tudo o que lhe vier à cabeça! O cabeça de "ninhos de melros" é mais um a alinhar nesta PALHAÇADA...O Pedro, o Pedro também pode ser, é militar, gosto do homem, especialmente porque ele é de Comunicações Seguras e Acertadas!...De qualquer modo já lá vão a sete e oito pontos respectivamente, agora espero é que a experiência do passado ano, nos sirva de lição! Professor, meta na cabeça, não se pode facilitar nem um milímetro...18 pontos!

    ResponderEliminar
  2. concordo contigo meireles, menos quando dizes que devia ser dada oportunidade ao nuno. o nuno tem estado bem mas o helton é claramente melhor, saídas da baliza, rapidez, reflexos, no fundo faz a diferença... cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. OK Miguel aceito a tua opinião, sei que o Helton tem mais qualquer coisa, mas eu falava apenas por uma questão de respeito para com o jogador e para evitar o desânimo que se pode instalar na mente de um profissional, só isso! -Acho importante um Treinador marcar a ideia de que não há titulares indiscutíveis, um lesiona-se entra outro e cumpre, deve manter o lugar enquanto corresponder, assim todos os outros elementos do plantel sabem que podem lutar por um lugar pois não há insubstituíveis...Todos somos susceptíveis de interpretar mal uma decisão, mas nestes casos, só podemos aceitar, ficamos de fora por um acidente de percurso não por vontade do treinador, voltaremos a entrar na equipa se o nosso colega estiver a falhar na sua missão e nós mostrarmos vontade e valor durante o período de recuperação!...
    Os meus cumprimentos também para ti!

    ResponderEliminar
  4. Bons 15 mns até ao golo..depois exibição mediocre!
    Grandioso Lisandro ao nivel de um Raul Gonzalez e um Lucho esforçado a levar a equipa para frente.
    Mais uma assistencia de Marec Chec(2º golo) e o individualismo do costume dos habitues de serviço...
    O Meireles merece um banco só para ele e o Tarik esta a sofrer os efeitos do Ramadão-dêem uma sandes ao homem antes dos jogos!
    Do treinador sou suspeito..mas faz duas substituições a contar com o milagre do santo Lisandro!e não ve aqueles vinte minutos da 2ª parte onde não havia tactica alguma...
    quarta feira temos de jogar muito melhor e o Besiktas esta claramente ao nosso alcance...
    Chega para consuno interno,pois os rivais são fracos e devido á nossa vantagem, os arbitros confundem-se e já nem sabem quem beneficiar!
    Cump.

    ResponderEliminar
  5. Pelo 2º jogo seguido, os substitutos entram com a lição mal estudada. Serão burros ou o treinador não lhes consegue explicar as alterações?

    No outro jogo, e como já aqui deixei escrito, entrou Farias e Mariano. o 1º para PL e lisandro fechou na direita; o 2º para o lugar de Meireles. 2 minutos depois estava o banco do FCP louco, a chamar Lucho para dar as indicações. Afinal Mariano deveria ter entrado para a direita e lisandro ficava no apoio a Farias.

    Hoje ainda foi mais bizarro. Entra Bolatti para substituir Lucho, indica a Meireles que fica no seu lugar e que este deve ir ocupar a posição do argentino (indicou com o braço o outro lado do meio-campo). Meireles desloca-se para a sua nova posição e, para espanto, sobe a placa 16 para ser substituido!! 20 segundos depois da indicação de Bolatti, sai Meireles!!

    Mas o que se passa naquele banco do FCP?

    ResponderEliminar
  6. @meirelesportuense:
    Sabes o que é educação? O que é discriminação sabes de certeza. Vê as noticias sobre o FCP, sempre secundado pelos de Lisboa. Explica lá então essa linguagem:
    “mas eu falava apenas por uma questão de respeito para com o jogador e para evitar o desânimo que se pode instalar na mente de um profissional” dizes tu em relação ao Nuno. Sobre o Edgar referes: “(...) mas está sem ritmo, era preferível -na minha óptica meter o "pretito"... ?????!!!!!!
    Sobre o jogo:
    - Mais uma vitória. Vejo uma equipa em progressão, com uma boa contabilidade 6 jogos=6 vitórias. Nos próximos meses, penso que vamos melhorar cada vez mais.

    ResponderEliminar
  7. O Porto a praticar um futebol muito cínico, com pouco espectáculo, mas eficaz.
    Fui ao estádio ver o jogo, houve lá partes que foram uma valente seca mas... resultado a resultado lá vamos avançado! Este ano é para ganhar tudo :)

    Estamos com sorte...

    ResponderEliminar
  8. Para a história fica um primeiro quinto de campeonato perfeito apesar das muitas críticas: 6 vitórias em 6 jogos, 1º lugar destacado, melhor ataque, melhor defesa e melhor goleador.

    ResponderEliminar
  9. Das duas uma... ou eu nao percebo patavina de bola ou aquele 4-4-2 em losangulo e uma barafunda total la para os lados do dragao.
    Nao sei o porque da insistencia num sistema no qual os jogadores do Porto nao se entendem. Aqueles primeiros 25 minutos da segunda parte sao de bradar aos ceus.
    O 4-3-3 e mais simples de movimentos e mais mortal...um bocadinho! Isto porque continuo a achar o Porto uma equipe bastante atabalhoada. Ainda nao existe fluidez futebolistica daquele meio campo para a frente.
    Fica o resultado que e positivo e o aumento da distancia para a mouraria que e excelente.

    ResponderEliminar
  10. Meu caro "mfernandes" -cheira-me que conheço este senhor (Marechal Gomes da Costa?)- explique lá onde é que eu faço descriminação? Ao chamar "pretito" ao Edgar? -Quer que eu lhe chame "cara-pálida"? Talvez você prefira esse tratamento, é isso? -Sinceramente, não vejo aí onde eu faça descriminação, nem vislumbro falta de educação, temos de aceitar a verdade dos factos, olhemos as imagens, viu o jogo, o rapaz é preto ou não é preto? Até acho que fui -como direi, "carago, tenho que escolher as palavras"- digamos "carinhoso", ao tratá-lo assim, mas enfim, há pessoas muito susceptíveis e sensíveis...Demasiado sensíveis quanto a umas coisas e capazes de chamar F...daP... a quem lhe aparecer pela frente com a maior das calmas só porque lhe calcaram os sapatos envernizados! É só esperar pelas reações, é uma questão de tempo... -E por falar em educação -já que é tão sensível com estes aspectos- explique lá porque me trata por tu?...Bom dia e um bagaço!
    -Desculpe, bom dia e um abraço!...RAIOS!!! Carago!!! Carago não, carago!...

    ResponderEliminar
  11. «"JORGE COROADO"
    -
    Os dois jogadores entraram na área a disputar a bola. Stepanov, com o braço esquerdo, já agarrara a camisola do boavisteiro, numa posição difícil para o árbitro observar. Um instante mais tarde o braço esquerdo de Stepanov afastou e derrubou o adversário. Motivo para grande penalidade que o árbitro assim não entendeu.

    +
    Diakité havia feito falta sobre Raul Meireles, que caiu nas suas costas. O jogador boavisteiro, desamparado pelo movimento e quando recuava, pisou ocasionalmente Raul Meireles, não havendo por isso razão para acção disciplinar.»

    -Este Jorge Córneado -de córnea, mfernandes, de córnea- é o maior, vê Penalties contra o Porto em tudo, percebo porque ele gostava muito do "Negro" -negro, mfernandes, negro- devia andar de luto, devido às vitórias do Porto ao longo de toda a sua carreira como árbitro...AZIAS!

    ResponderEliminar
  12. «"JORGE COROADO/2"

    -
    Rodriguez ia no alcanço da bola e Ronny sai-lhe ao caminho, ligeiramente atrasado, e põe-lhe a perna à frente, contribuindo para a queda. É um lance veloz, que o árbitro entendeu ser normal, mas, visto pela televisão, conclui-se que devia ter sido marcada grande penalidade.

    +
    Katsouranis antecipa-se ao adversário e, com o pé direito, tira-lhe a bola sem qualquer infracção.

    -
    Não foi na Reboleira, foi na Luz. Desta feita, não foi a cabeça mas o braço. Esteve certo o assistente ao assinalar a infracção mas o árbitro, no propósito de "de não passa nada, não me comprometer" deu bola ao solo, revelando a sua valência e apetência.»

    -Este expert, é o máximo -estou a repetir-me, mas é preciso salientar os problemas de córnea deste senhor. Especialmente no 2º lance -1º em termos cronológicos do jogo- apreciado pelo senhor AZIÁTICO -de azia, mfernandes, de azia...

    ResponderEliminar
  13. Para a história, 6 jogos, 6 vitórias, um avanço bom em relação à concorrencia.
    Mas ...É peciso mais e o Jesualdo fala em mais trabalho !! Algo não vai bem!!
    A jogar malzinho embora ache que houve alguma poupança, errada pois após o 1-0 não se procurou a tranquilidade e o boavista esteve perto de poder marcar, um dia dstes, com essas manias lixamo-nos.
    Helton regressou bem com excepção de um cruzamento falhado, Bosingwa jogou sózinho e tem de aprender a cruzar, embora esforçado, Stepanov tranquilo mas não deu para ser posto à prova embora me pareça bom jogador, meio campo fraco - aqui está o nosso problema - e Quaresma sempre o dono da bola, apesar de estar em lances capitais estraga jogo, quer sempre a bola ( falha a trivela, Cech cruza para gola mas se virem as imagens, o quaresma já lhe estava a pedir a bola ), jogou a passo na primeira parte e deveria levar um puxão de orelhas publico e ser substituido após um deses lances inconsequentes de que é useiro e vezeiro.
    E LISANDRO, sempre Lisandro, o único que não dorme. Fantástico.Seria esta a atitude que todos deveriam ter. Um exemplo a seguir de um jogador exemplar.
    Na 2ª circular, moquitos por cordas na arbitragem, que se lixem os dois. Não andaram os presidentes a beber em conjunto???
    Vamos ver a polémica. Mas se fosse com o noso FC Porto era para três meses no mínimo.
    E com isto os lampiões vão em frente na liga e ontem não perderam, o que para nós não foi mu pois o empate foi o melhor resultado.Investigar mizetsung!!!

    ResponderEliminar
  14. Fui ver o jogo com o meu filhote, irmão e pais, estes já de uma certa idade.
    O tempo como sabem era mais apelativo a estar em casa de pantufas a beber um tintol para aquecer o coração e ver a bola na TV.

    Mas não, ainda somos daqueles que achamos que nada melhor do que ver o espectáculo in loco, sentir o cheiro da relva, vibrar com o som que invade o recinto, o calor humano enfim, fomos TRINTA e tal mil a apoiar!!!

    Pois é, depois queixam-se que o público não acorre aos estádios para verem "bom" futebol, que estes grandes investimentos, os estádios (em Coimbra já falam em fazer um estádio novo, haja paciência) , foram um erro crasso!!! Meus Senhores!!! Mas quem gosta de ir ao futebol e assistir a espectáculos desta índole?
    Pelo Amor de Deus, acordem (treinadores e jogadores) e entendam de uma vez por todas que têm a obrigação de respeitar o público que se desloca ao estádio para ver aquilo que é vossa profissão e a qual vos obriga a desempenhá-la bem porque pelos vistos não sabem fazer mais nada!!!

    Respeitem os adeptos que vão assistir antes de mais a um bom espectáculo e depois, bem, depois que ganhe o melhor!!! Mas infelizmente no nosso campeonato quem normalmente acaba por ganhar é o menos mau ou como noutras zonas do país não ganha nenhum!!!

    Bom, desculpem o desabafo, mas julgo que em Portugal ainda não se dá o devido valor ao espectador!!!

    Agora indo ao jogo, o nosso FCP lá ganhou e de forma merecida, e em termos de pontuação, na Liga pois claro, não se pode exigir mais, a verdade seja dita. A minha dúvida no entanto, e chamo a atenção para isso, será que a equipa técnica será capaz de não permitir que o grupo facilite perante tanta distância em relação aos adversários directos e não entraremos lá para frente numa crise de resultados idêntica à época passada? E isto por puro FACILITISMO!!!

    Não é por falta de experiência, mas como este ano já passamos por quadros idênticos, o de não aprendermos com erros nossos, vide “Atlético e Fátima”!!!

    Meus abraços Portistas!!!

    Força FCPORTO!!!

    ResponderEliminar
  15. Portistas,

    Umas pequenas considerações sobre o jogo:
    - manteve-se a equipa, tal como previa, com excepção do GR. Jesualdo, mantendo os seus principios, aguardou que Helton recuperasse totalmente e devolveu-o ao seu lugar. Injusto do ponto de vista de que o Nuno vinha a fazer, mas justa do ponto de vista de grupo e equipa. E digo isto porquê? Porque o Nuno sabe muito bem que veio para ser o nº2! Em todo o caso temos de reconhecer o seu trabalho, e estamos confiantes que é uma excelente opção, para quando for necessário (e eventualmente taça de Portugal). O mesmo se passou com os defesas centrais (deu 1º oportunidade aos que já cá estavam): P. Emanuel, depois J Paulo, e só no final Stepanov.
    - jogo Q.B. Primeiros 15 minutos (até ao golo) de acelaração, restante 1ª parte de controlo a pensar na Champions!
    - 2º parte: deixa o 4x3x3 para o 4x4x2, pelo que a equipa perde-se um pouco. Penso que a equipa não está preparada para o 4x4x2, e tem poucas opções válidas para substituir a base da equipa do 4x3x3.
    - depois do segundo golo, volta ao 4x3x3, e a equipa torna-se a encontrar e a equilibrar-se dentro do campo. E á que dize-lo também, que nesta fase o Boavista dá-se como um adversário vencido, o que ajudou.

    Por fim, quero destacar 2 jogadores:
    1- LISANDRO - Imparavel, super motivado, e fenomenal.
    2- NUNO - grande GR e homem, e contamos sempre ctg!

    ResponderEliminar
  16. Mais um jogo semelhante aos anteriores do FCP, como alguém aqui disse e bem, um jogo cínico, atabalhoado mas eficaz, espectáculo é que nem vê-lo!!
    Por outro lado acho que foi melhor do que alguns jogos anteriores, o quaresma apesar de "alguns" individualismos mostrou-se, tal como o meireles disse, mais cooperante do que habitual.
    Vamos ver agora na Turquia, não vamos encontrar nenhum boavista..

    Temos ainda muito que melhorar, mais profissionalismo de alguns jogadores, mais entrega, mais automatismos, maior fluidez de jogo, melhores transições e sobretudo, mais ESPECTÁCULO!! Mas temos 6 vitórias em outros tantos jogos e por isso o FCP está de PARABÉNS!!

    Quanto ao Corneado, nem vale a pena perder tempo, o gajo não tem vergonha na cara..

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  17. por falar em injustiças com jogadores, destaco a ENORME injustiça que estamos a fazer com o Postiga!!
    mau ou bom jogador, o porto deve-lhe respeito, se não era p contar com ele que o tivesse vendido, por mais ou menos dinheiro!!
    Isso sim eu não concordo e de certeza que não é bom para o balneário!!

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  18. Será relevante quando se fala de um jogador de futebol mencionar a cor da pele?

    Algo como: “ o preto joga no lugar do Nuno”. Os politicamente correctos diriam: “ o preto joga no lugar do branco”. Branco, cor de rosa ou outra, porque cores há muitas. Já repararam como alguns ficam “vermelhitos” quando se enchem de cólera?

    Pretos? “pretitos”? Porque não: Cubillas, Pelé, Ronaldinho ou Edgar.

    Fiquem bem, enganei-me na bancada.

    ResponderEliminar
  19. Não é que tenha importância por aí além. Eu não a relevo, é bem mais singificativa a vitória, inatacável, do FC Porto. Mas vamos precisar um pouco a questão dos sistemas utilizados.
    Talvez quem vê pela TV não tenha a percepção que melhor se obtém no estádio, com a amplitude do campo e os jogadores distribuídos é vê-los de um só golpe de olho que a TV não permite.
    Sai Tarik, entra Leandro. Sai o 4x3x3 formal, fica um 4x4x2? Não me pareceu. Quem eram os dois da frente? Só o Lisandro. Em rigor, creio eu, era um 4x3x2x1, com Leandro e Quaresma mais interiores a tentarem chegar ao Lisandro.
    Porquê? E porque nasce alguma confusão, perceptível, que faz exaltar a massa ssobiativa?
    Com 1-0 aos 15', o Boavista atacou? Não, sempre 11 atrás da linha da bola, Edgar ponta-de-lança recuado, Mateus e Zé Kalanga nos extremos, abertos, para as saídas preferenciais. Boa ideia do Jaime Pacheco, mas sem bola não tem profundidade, os jogadores não vão longe.
    O que faz Pacheco após o chove-não molha da 1ª parte do Boavista? Adianta a equipa, sobe Edgar, o 4x3x3 é mais nítido, tem de recuperar no marcador.
    Jesualdo prevê e acautela-se. Daí o 4x3x2x1, em que Leandro anda perdido entre defender e atacar, não acerta uma posição, não acerta uma transição (defensiva/ofensiva), não acerta um passe. A equipa não sai do bloco atrás.
    Pode ter sido por acaso, até só por simpatia, mas os SuperDragões etoam, pela 1ª vez que tenha ouvido, "Jesualdo, Jesualdo, olé".
    Jesualdo faz muito bem. Cabe ao Boavista atacar. O Porto espera, pacientemente, sem grandes riscos, a saída para o ataque, as famosas transições rápidas em que o FC Porto é forte, letal e... deu o 2-0. Jesualdo rejubila, sente que a equipa conseguiu o objectivo que antes, por isto ou aquilo, não logrou. O problema de falta de cultura táctica de Leandro Lima. O tal trabalho que o treinador diz estar por fazer, com poucos treinos e muitos jogos.
    A massa assobiativa, mais uma vez, não percebe. Acha que do 1-0 tem de se ir para 3-0 de uma só vez. Mesmo quando o adversário, a perder, não sai da toca.
    Lembram-se do Marítimo?
    1-0 aos 50', Marítimo sempre atrás e arrisca nos 10' finais. Assobios...
    Pacheco põe um ponta-de-lança verdadeiro, Bangoura, manda Edgar para um flanco, tira Zé Kalanga.
    Jesualdo reforça o meio-campo com Bolatti por Lucho e Adriano para a frente.
    Objectivo? Resguardar atrás, procurar a transição que está a falhar. Porquê?
    Leandro não dava conta do recado. São as coisas da imaturidade, juventude, inexperiência de um futebol mais racional, pensado, organizado, metódico.
    Leandro recua, Lisandro cai para um flanco, há um 4x3x3 de novo, claro, mas com o triângulo invertido no meio-campo. P. Assunção e Bolatti na meia defensiva, Leandro no vêrtice. Quaresma e Lisandro podem explorar melhor as faixas e os corredores interiores, estes para deleite de Bosingwa e Cech nas laterais. Adriano espera na área.
    O Boavista está balanceado, é o momento de sair o 2º golo. Sai mesmo, com naturalidade. Quaresma perfura, não sai o 1º cruzamento, Cech vai no apoio e de primeira cruza, a defesa boavisteira está desposicionada, é o lateral Rissutt quem falha a intercepção no meio da área e Lisandro mata o jogo de forma magistral.
    Para um jogo cínico, segundo certos cânones, um golo MAGISTRAL.
    Parece pouco, decerto não é espectacular.
    Mas é assim que, numa sucessão vertiginosa de jogos, as grandes equipas da Europa gerem os seus calendários.
    Às vezes com sacrifício desta ou daquela prova. Jesualdo sacrificou, ou arriscou demasiado, na Taça da Liga. Retirou, de repente, dois jogos inconvenientes em Outubro, após paragem da Liga para o duplo compromisso da Selecção e com outra jornada da Champions pelo meio, em Marselha. Pelo sorteio realizado, digamos que se evitou um duplo Sporting-Porto em 20 e 30 de Outubro. Vamos ver a quem faz bem ou mal esta gestão criteriosa do calendário imbecil que a Liga montou...
    Esta foi a minha leitura do jogo, a perceber a ideia do treinador (à distância), as capacidades de os jogadores (Leandro Lima) as executarem. E irritei-me com a massa assobiativa. Também se calhar na rádio nenhum comentador do costume foi divulgando que o alegado cinismo de várias equipas hoje em dia advém de leituras e realidades que é preciso ter sempre presentes, desmistificando a obrigatoriedade de dar espectáculo que só era exigível domingo a domingo.
    Quem o exige não deixa de ter razão. Mas deve, para ficar satisfeito, compreender que jogo se joga hoje em dia, em que circunstâncias e que gestão fazer dos jogadores, das competições e... dos resultados.
    Com o 0-0 da Luz, o 1-0 do Dragão, o Porto teria de arriscar? Desgastar-se? Abrir-se para eventualmente sofrer um golo, como um... pastorinho de Fátima?
    Não foi brilhante, concordo, mas não me mereceu reparos. A equipa foi sólida, cumpriu, ganhou de novo e há-de ganhar muitas vezes, como vaticinei mesmo a perder a Supertaça.
    Agora estou ao contrário do Camacho: o que não gostei foi da massa assobiativa. Quer dar trunfos ao adversário? Arriscar para se deleitar na bancada? E se perder? Os adeptos do FC Porto podem estar, como eu, habituados a muitas vitórias e às mais retumbantes. Mas não significa terem de pedir mais do que é exigível. Nós pensamos no jogo seguinte, 5 horas de viagem, ambiente adverso, jogo crucial, Europa em questão.
    O Boavista criou perigo relativo, mais em jogadas individuais do que pela força do colectivo. Não me incomodei para além do desacerto posicional e funcional dos primeiros 20' da 2ª parte, mas por nossa causa, não por mérito alheio.
    Jesualdo acertou em cheio e está de parabéns. A equipa também: temos uma série de vitórias que só a intervalos se conseguiu nos anos do penta. Com Robson, com Oliveira, mas nunca assim de início.

    p.s. - As incidências do dérbi da Luz deram mais barulho do que mereciam. Quando muito, e com boa vontade, um penálti para cada lado ficou por marcar: Katsouranis sobre Romagnoli e, mais evidente, Moutinho sobre Adu. A alegada mão de Katsouranis não é passível de falta.
    Lembro-me, quer para os que agora reclamam penálti, quer para os que antes reclamaram penálti em lance idêntico, uma jogada do Académica-Porto da época passada, um defesa do FC Porto (R. Costa, creio bem), vê a bola bater-lhe no braço colado ao corpo, Carlos Xistra nada marca. Não há movimento do braço que está colado ao corpo. Não é penálti. O meu critério é sempre igual. O do Manha, que então comentou na TVI ter havido penálti, difere muito. Pelo visto, a opinião do amigo meirelesportuense também.
    Zirtaev, andas muito ocupado pelo que me apercebo, queres fazer disto a crónica do jogo?

    ResponderEliminar
  20. Boas..

    Meireles e que me diz da análise do Soares Dias ao lance entre o Katsouranis e o Romagnoli:

    " Não me parece haver qualquer falta. Katsouranis tenta jogar a bola, não o consegue e o contacto é inevitável, mas normal."

    Mas não é isso que acontece quase sempre????????
    O jogador tenta jogar a bola e como não consegue acaba por derrubar o adversário..... E assim comete falta....

    Não me admira as arbitragens que temos semanalmente....
    Cada vez percebo menos...

    Cumprimentos,
    Bruno Costa

    ResponderEliminar
  21. Zé Luís,

    na mouche o teu comentário. E quanto à massa assobiativa, ainda mais de acordo. Diria que foi a mouche da mouche. :)

    18 pts. A equipa está a preparar-se bem para a Champions.

    Não podia deixar de fazer uma referência para o Lisandro, que independentemente dos golos marcados tem demonstrado um espirito guerreiro bem à imagem dos melhores que passaram pelo FC Porto.

    Abraços
    [[]]



    PS: não entendi as criticas pelo facto do Meireles ter adjectivado o Edgar de "pretito". O racismo nota-se ao longe e não creio que seja o caso.

    ResponderEliminar
  22. Especialmente dirigido ao senhor "mFernandes:
    Quando me saiu o adjectivo "pretito" ao mencionar Edgar, foi simplesmente uma questão instintiva. Na minha mente "vi" o jogador, com aquela figura tão franzina, normalmente sentado no banco de suplentes, com ar muito triste e carinhosamente ocorreu-me a palavra. Lancei-a nesse texto -como faço sempre- sem temer ferir susceptibilidades de terceiros -a que me deveria verdadeiramente preocupar seria inevitavelmente do próprio Edgar- e muito menos a do jogador. Mas há pessoas que parecem querer arranjar formas de criar conflitos e vêm em tudo intenções malévolas. A língua Portuguesa é o legado mais rico que possuímos -Fernando Pessoa destacou-o- porque é uma síntese de várias correntes linguísticas distintas, perfeitamente conjugadas, sempre em constante actualização, sempre em constante valorização. A palavra é ela mesma e mais nada, a intenção que lhe é colada, mora na cabeça de quem a profere e na maior parte das vezes apenas na de quem a escuta. Sofre um processo de filtragem e catalogação que lhe é totalmente alheio. Admito perfeitamente que existam pessoas, que fazem da sua vida um processo de aperfeiçoamento constante e devem -ao fim de muito tempo a fazer correcções constantes, porque isto de se nascer assim é outra coisa de que duvido- atingir patamares de qualidade bem mais elevada que o meu. Mas daí a sentirem Xenofobia em tudo o que se diz vai uma certa distância...É verdade concedo-lhe, que eu poderia ter escrito como sugeriu: "o "pretito" deveria jogar no lugar do "branquito" e depois o "branquito" entrava a substituir o "pretito" e por aí fora, mas tem de me dar o crédito de que seria muito difícil saber a quem me estava a referir até porque "pretitos" e "branquitos" é o que mais há nas equipas de futebol. Agora já aparecem uns "amarelitos" e sempre é mais fácil de os mencionar e definir, mas mesmo assim faltaria sempre saber quem era o "pretito" ou o "branquito" que seria prejudicado com entrada do "amarelito" e a confusão certamente aumentava se ele substituísse outro "amarelito"!
    -Eu não me sinto nem nunca me senti Racista no sentido mais negativo e prejorativo que lhe é apenso. Nunca pensei assim, não pensavam assim os meus familiares e olhe que lhe posso adiantar alguns exemplos que lhe poderão mostrar que é bem verdade o que lhe estou a dizer. Eu próprio, já passei por situações em que era notório o aproveitamento extremo, feito em relação a certas camadas populacionais, que lutei por corrigir e por isso fui censurado pela maioria dos que me rodeavam e se sentiam atingidos com as minhas atitudes, até porque é mais fácil não fazer nada, do que abdicar de alguma coisa para assim melhorar a condição dos outros! -Mas aquilo a que o "mfernandes" não respondeu e pretendeu dar sumiço ao abrir a porta para sem mais, se ir embora, é a explicação -dentro dos seus exigentes parâmetros educacionais- para me tratar por tu se não me conhece de lado nenhum. Isso é INADMISSÍVEL numa pessoa tão bem educada como o senhor. No mínimo deveria pedir-me desculpa pelo atrevimento!...Mesmo assim, tenha um bom Domingo!

    ResponderEliminar
  23. Zé Luis,

    Em relação ao comentário:
    - 4x4x2, ou 4x3x2x1, ou até 4x3x1x2... é muito relativo. Verdade é que o Quaresma deixou de estar encostado à linha e juntou-se ao Lisandro. Concordo sim, é que o Leandro Lima andou "perdido".
    - Parece-me que no comentário se dá a entender que o golo foi depois das substituições, já com o Adriano e Bolati em campo. Mas não foi! Não existem jogadores no FCP para substituir Lucho, por isso mesmo condicionado, Jesualdo só altera quando tem a certeza no resultado!

    Em relação aos adeptos, isso concordo pelanamente.

    E os mais cépticos... vejam o Man Utd, que a jogar mal e "porcamente" lá se safou, com um golito, com a bola a parar e chamar pelo CR...

    ResponderEliminar
  24. Uma correcção no coment anterior eu deveria ter escrito pejorativo e saiu prejorativo, coisas próprias de quem escreve de supetão! -Em relação à mão ou não do Katsouranis, aquilo que é perfeitamente perceptível é que a bola percorre o braço do "Grego" -desculpe "mfernandes"- e ele utiliza sem sombra de dúvida o apêndice para melhor dominar a bola! A zona em que o faz é zona de alto risco e tal como o guarda redes do Sporting, não teve todo o cuidado que deveria ter tido. O que é também perfeitamente visível nas imagens a que eu assiti, é o líner dizer para o árbitro através do auricular: É mão, é mão! -Logo o senhor "ninho de melros" deveria ter marcado o Penaltie ou -se estava tão certo que não era assim- nem deveria sequer interromper o jogo. O primeiro lance do Katsouranis é semelhante ao do Dubai no final da partida...Embora ~e isto é subjectivo- o do Grego fosse mais evidente. Por exemplo: no lance do Porto Boavista, o jogador do Boavista cola-se ao Stepanov e agarra-o, este como tem mais corpo consegue aguentar a investida e corta a bola com o pé, o movimento rotativo que faz para cortar a bola para fora da área, leva a que o jogador do Boavista a ele a agarrado caia na relva! Foi uma espécie de golpe de Judo em que o Stepanov apenas utiliza -inconscientemente- o movimento e a força do adversário a ele colado! No lance de Katsouranis o Grego não toca na bola e sim no Sportinguista. O movimento é semelhante ao de Stepanov mas não há agarrão e ao fazê-lo o Katsouranis, na tentativa de tocar a bola falha e inevitavelmente "bate" no Romagnolli, é falta! É o que acontece com os lances dos guarda-redes que saiem à queima, tentam tocar na bola mas muitas vezes, só conseguem tocar no adversário e é falta, sem intenção de ser cometida mas é falta...

    ResponderEliminar
  25. Já agora e porque não o fiz há pouco, devo reconhecer todo o mérito na leitura feita pelo Zé Luís ao jogo de ontem. Uma leitura simples e fácil de compreender, como simples e fácil é ou deve ser o futebol! Realmente a primeira parte de Leandro é de alguma dificuldade em se posicionar correctamente no campo. Sentia-se que ele demorava em acertar com a sua posição e quando foi arrastado para uma zona mais central do terreno, encontrou o equilíbrio e a sua produção cresceu notoriamente. Bolatti dá realmente a sensação de jogar numa área de acção curta, mas é um bom complemento de Paulo Assunção e os dois juntos asseguram na perfeição o meio-campo defensivo libertando totalmente o Lucho para tarefas de construção mais claras e constantes! Fica-nos a sensação de que o Raul Meireles poderia ser experimentado num quadrado meio-campista muito compacto. Tem como Lucho um excelente remate e pode perfeitamente desiquilibrar a luta pela supremacia naquela zona. Em jogos de responsabilidade elevada apostava nesse quarteto de meio-campo. Com um Fucille activo na zona lateral esquerda e o Bosingwa na ala direita, tínhamos o caminho e as soluções para alimentar o eixo do ataque entregue a Quaresma e a Lisandro! Acho que pode ser uma boa hipótese nos jogos da Champions realizados fora do Dragão!

    ResponderEliminar
  26. Meireles,

    esse quarteto de que falas é o que eu espero que o Jesualdo faça na Champions, e acredito que é exactamente isso que ele está a preparar. Pacientemente como é seu apanágio e que alguns adeptos infelizmente não entendem.

    Em relação ao Leandro, percebe-se que ainda necessita de ser muito trabalhado tácticamente mas acredito que vai chegar a hora dele. Continuo ainda a ter a opinião que com jogos e as lições do Professor, o "pulga" ainda poderá render muito numa das alas. Não se sente à vontade mas tem quase tudo para dar certo. No meio falta-lhe peso para o contacto fisico. Nunca será um 10. Ele que aproveite para em ultimo caso pedir umas cassetes dos jogos do Rui Barros...



    [[]]

    ResponderEliminar
  27. Andava toda a gente a pedir um grande PL para o FCP e afinal ele já lá morava e chama-se Lisandro López. Pequeno só no tamanho. E ainda por cima também é extremo e 2º avançado e defesa avançado e nunca lhe acabam as pilhas. Até parece que joga no FCP desde que nasceu. Uma pequena maravilha.

    ResponderEliminar
  28. O Lisandro com mais 15cm era um dos 3 melhores pontas de lança a nível mundial.

    Abraço.
    Futebolar

    ResponderEliminar
  29. No jogo Guimarães Braga mais uma vez o trio de arbitragem influenciou o resultado! A bola entrou, não entrou, fica-se sem saber, na dúvida o árbitro não pode marcar. Mas como gostam de ser protagonistas aproveitam todas as oportunidades para dar nas vistas...São mesmo muito maus!
    O defesa do Braga é literalmente levado para dentro da baliza pelo Flávio Meireles. Não pode fazer um corte acertado devido a esse arrastamento e não contentes com não terem percebido -ou não quererem perceber- o que estava a suceder -o juiz de linha e o árbitro- marcam um golo sem ter a certeza absoluta de que ele aconteceu. Mesmo depois de uma série de repetições ficamos sem saber, os comentadores falam em recorrer aos meios tecnológicos para eliminar as duvidas, mas eles não, NUNCA TÊM DÚVIDAS, só que ao contrário da "velha e histórica personalidade" estes ENGANAM-SE SEMPRE!...Não há pachorra...Mais um caso para InBestigar, dona MJM...Um fim de semana em grande para si, minha cara senhora...

    ResponderEliminar