02 setembro 2007

Stepanov avança

"Stepanov vai estrear-se oficialmente pelo FC Porto no jogo de amanhã [hoje] em Leiria. O internacional sérvio fará dupla no centro da defesa com Bruno Alves, depois de Pedro Emanuel se ter lesionado(...). O capitão dos bicampeões nacionais sofreu uma entorse de média gravidade no tornozelo direito - num lance em que tropeçou e se lesionou sozinho - e ficará afastado dos relvados durante os próximos dias. Colocada de parte a possibilidade de recuperar para Leiria, o objectivo do departamento médico do FC Porto passa agora por colocar Pedro Emanuel à disposição de Jesualdo Ferreira para o jogo do Marítimo, que se seguirá a uma paragem no campeonato para compromissos das selecções nacionais. Esta lesão do central não está, no entanto, relacionada com a rotura do tendão de aquiles sofrida há mais de um ano, até porque essa foi no pé esquerdo, enquanto esta afectou o lado direito, como explicou Jesualdo Ferreira em conferência de imprensa. "Pedro Emanuel magoou-se no treino e vai ficar de fora uns tempos. Tem uma entorse de média gravidade que, felizmente, nada tem a ver com a lesão que o afastou durante muito tempo. É uma pena, mas a vida continua", referiu o treinador.

A ausência do capitão abre a porta da titularidade a Stepanov, a segunda contratação mais cara do FC Porto para este temporada, ultrapassada apenas pela do argentino Ernesto Farías. O central foi resgatado aos turcos do Trabzonspor já com a pré-temporada em andamento, tendo, por isso, realizado apenas um jogo amigável: foi no torneio de Roterdão, frente aos chineses do Shangai Shenhua, numa partida em que fez dupla com Bruno Alves. Agora, vai poder estrear-se oficialmente, relegando João Paulo para o banco de suplentes. (...)

Finalmente... os reforços
As lesões de Helton e Pedro Emanuel vão obrigar Jesualdo Ferreira a mexer no onze inicial para o jogo de Leiria e, mais do que isso, a estrear dois dos dez reforços contratados para este época. Depois de ter vencido os primeiros embates do campeonato - Braga e Sporting - com uma equipa inicial preenchida apenas por "repetentes" do ano passado, o treinador dos bicampeões nacionais vai ter de lançar Nuno e Stepanov no onze para Leiria. Tudo porque o guarda-redes brasileiro não recuperou de uma entorse no joelho direito sofrida no jogo com o Sporting (...). Dois contratempos que obrigam a mexidas na equipa, nomeadamente no sector mais recuado, que se vai apresentar em Leiria com uma configuração inédita. Bosingwa, Bruno Alves e Fucile mantém-se na equipa, assim como, em princípio, os restantes seis jogadores que defrontaram o Sporting, mantendo-se, deste modo, Tarik entre os titulares. (...)"
In O Jogo

A provável equipa para hoje
U. Leiria - FCPorto, 20H30 - SportTv2

6 comentários:

  1. Zirtaev, esqueceste-te do V no título, o homem chama-se Stepanov.

    Realmente a única dúvida que tenho em relação ao onze é se o Jesualdo aposta no Stepanov ou opta por João Paulo.

    Qualquer outra alteração no onze será uma enorme surpresa.
    É importante começar bem e não deixar que haja muitas opurtunidades para a equipa de arbitragem brilhar...

    ResponderEliminar
  2. Porque é que eu acho que o Jesualdo vai por o J. Paulo?
    Este ano até já nem joga o Tixier...

    ResponderEliminar
  3. eu tb quase q aposto que o otario do jesualdo mete o joao paulo.. nao que o joao paulo seja mau mas desde que vi o stepanov no europeu aki em portugal que fikei fã deste jogador e acredito que nos vá dar grandes alegrias :)

    ResponderEliminar
  4. Para mim, Stepanov ou J. Paulo, é me indiferente, confio em ambos, e sei que qualquer que seja o titular dará o máximo para não mais perder o lugar, porque sinceramente, acho que o P. Emanuel já não serve para os confrontos da Champions, com avançados muito rápidos e velozes (viram o jogo do liverpool ontem? uaii). Quanto à não convocatória do Postiga, penso que tenha sido devido ao facto do Postiga imaginar que iria mesmo sair do FCP, e não deu tudo nos treinos desta semana..
    Boa sorte para FC Porto, só queremos vitórias..

    ResponderEliminar
  5. O sr. Jesualdo vai colocar a ponta de lança quem, se o jogo correr mal? O Lucho, o Kaz ou o "alto" Leandro Lima? Francamente há que ter honestidade e dizer à SAD não quero o Postiga e venda-no ou emprestem-no... e não me venham dizer que a culpa é do Postiga, pois eu faço uma nova pergunta relativamente ao Adriano, há um ano atrás também era dispensável e só não saiu porque "fez finca pé" e agora já é imprescindível? Quem não presta e não tem valor é o sr. Jesualdo. Quanto ao central que irá jogar penso que será o Stepanov... mas também pode ser o João Paulo, pois está há mais tempo no clube. Que seja um bom jogo e que acabem as boles ao poste do FC Porto no estádio do Leiria, pois já são 7 em dois jogos (liga do ano passado e supertaça deste ano) e sem um golo marcado. Um abraço a todos

    ResponderEliminar
  6. Se Jesualdo optar pelo João Paulo, é por este conhecer o nosso campeonato e em particular os ex-colegas de Leiria. Se for pelo Stepanov, é porque um dos reforços já está apto a entrar na equipa, o que não vinha acontecendo.
    Qualquer deles dá garantias e eu também tenho a expectativa pelo sérvio de quem gostei bastante no Euro sub-21 em Portugal.
    Sobre o Postiga, não adianta conjecturar. Porém, quanto a semelhanças com o Adriano, parte-se de um princípio errado.
    O Adriano nunca esteve dispensado. Lesionou-se após começar a Liga em que fez o 1º golo à U. Leiria. Parou dois ou três meses e, a chegar a Dezembro, é natural que tenham crescido dúvidas: estará bem ou não? Nunca foi dispensável, aguardava-se uma proposta que poderia satisfazer clube e jogador. Não surgiu, ele até recusou o Braga e mostrou que ao ficar queria brilhar. E brilhou.
    A persistência de Adriano, uma das suas principais características, colheu frutos. Ninguém quis empurrá-lo, ao contrário do Postiga, este sim, menos desejável.
    Se, nesta conformidade, Postiga se baldou, até pode ter sido como o Jorginho que, claramente, mostrava em campo pouca vontade de agarrar um lugar. Pode ter sido esse o pecado do Postiga, depois absolvido face às lesões de Adriano e Farías. Talvez em Dezembro, jogando e marcando, Postiga tenha mais mercado. Se, entretanto, os outros reaparecerem. Na conjuntura dos avançados disponíveis, Postiga tinha de ser mantido. Mas estas opções a posteriori fazem parte da gestão a fazer dentro dos limites temporais do mercado e do sentido profissional que o jogador tem de vincar.
    Não façamos um drama disto. Eu pelo menos não faço, analisando todas as circunstâncias a 31 de Agosto...

    ResponderEliminar