02 setembro 2007

Três vezes três

U.Leiria 0-3 FCPorto
Tarik 37', Lisandro 48' e João Paulo 64'

Equipa: Nuno, Bosingwa, João Paulo, Bruno Alves, Fucile, Paulo Assunção (Leandro Lima 68'), Lucho, Raúl Meireles, Quaresma, Lisandro (Edgar 74') e Tarik (Mariano Gonzalez 65')

4.419 Espectadores

Foram 3 os golos que coroaram a 3ª vitória, na 3ª jornada do campeonato do rumo para o tri, em 3 jogos que no ano passado tinham resultado em 3 derrotas. 3 fantasmas derrubados num início de campeonato que se previa difícil, mas que com pragmatismo, coesão defensiva, eficácia nas bolas paradas, mas sobretudo com a manutenção de uma equipa campeã, que com trabalho tem demonstrado a sua superioridade e que devagar vai crescendo de jogo para jogo, mesmo ainda sem deslumbrar no seu futebol.

A manutenção da equipa dos dois jogos anteriores era mais que previsível, tendo na defesa o FCPorto mostrar que teria alternativas credíveis para a lesão de Helton e do capitão Pedro Emanuel. Se a entrada de Nuno era consensual e mais que natural para a baliza, dando-nos à partida segurança pelo que tinha demonstrado na pré-epoca, já no centro da defesa existiam dúvidas sobre quem Jesualdo colocaria no lugar do azarado Pedro Emanuel. Stepanov, até pela qualidade reconhecida que tem, seria uma grande hipótese e todos previam a sua estreia, mas todos sabemos que Jesualdo é conservador não sendo muito dado a muitas novidades e, não fugindo da sua linha de coerência, preferiu não arriscar e colocar mais um campeão da época passada, João Paulo que, além de conhecer bem os seus adversários, daria garantias suficientes para justificar a sua escolha.

O FCPorto entrou a um ritmo alto e logo aos 3 minutos marcou o seu primeiro golo que acabou por ser mal invalidado, tendo então de continuar à procura do tento inaugural. O ritmo alto inicial foi aos poucos, talvez também por culpa e interesse do adversário, diminuindo, mas apenas uma equipa procurava verdadeiramente a vitória. Tarik, que está em grande forma e que em três jogos já calou (ou deveria ter calado) muitos adeptos, digamos, algo exigentes, ia acordando o pouco público no estádio, com jogadas rápidas. Raul Meireles que também está em excelente forma, tendo sido um dos melhores em campo, estava em todo o lado, ora cortando lances de ataque do adversário, ora aparecendo perto da linha da frente à procura do seu forte remate. Foram criadas algumas oportunidades e quando o jogo parecia adormecido, tal como Quaresma, este cruza para a área e Tarik inaugura o marcador num bom lance de antecipação, colocando assim justiça no marcador ao intervalo.

Para a 2ª parte e sem alterações na equipa, logo ao começar, numa jogada de insistência de Bruno Alves depois de um canto, este cruza já fora das quatro linhas e com a defesa leiriense praticamente parada em protestos, Lisandro aproveitou para marcar o segundo golo, dando assim ainda mais tranquilidade aos bi-campeões nacionais, que foram mantendo a bola longe da sua baliza, não tendo Nuno sequer uma oportunidade de brilhar. Era tempo do professor colocar em campo as 2 duas aquisições mais utilizadas neste início de campeonato. Primeiro Mariano Gonzalez que substitui Tarik, pouco ou nada acrescentando de novo ao jogo, depois Leandro Lima entrou para o lugar de P. Assunção, recuando Raul Meireles para médio defensivo. Apesar de mostrar excelente técnica, não deu o safanão esperado no jogo, nem a magia que se poderia esperar, mesmo perante uma equipa que demonstrava muitos sinais de cansaço. Ainda terá muito que crescer para demonstrar que poderá tirar o lugar a qualquer um dos titulares. Edgar também teve oportunidade de poder demonstrar algum do seu futebol, mas a partida não estava em seu favor.

O FCPorto ia, mesmo a um ritmo entre o devagar e o parado, criando algumas oportunidades, faltando saber apenas por quantos mais golos venceria o encontro. Já perto do final e depois de mais um livre muito bem marcado por Quaresma, João Paulo acabou por marcar no seu regresso a "casa" um bonito golo e justificar em definitivo a sua chamada ao onze, colocando o marcador nos três a zero com que terminou o jogo.

O FCPorto, tal como já tinha dito em jogos anteriores, continua a não deslumbrar, mas nota-se que é uma equipa, onde a entreajuda entre os jogadores é mais que notória, como muita coesão defensiva, dando poucas oportunidades aos adversários e ontem isso continuou a acontecer mesmo depois de marcar o primeiro golo. Segue-se mais um jogo difícil no Dragão, desta vez é com o único clube da liga, além do FCPorto, que venceu todos os jogos. Encontro de lideres no Dragão com o surpreendente Marítmo, sendo a melhor oportunidade para finalmente ficarmos destacados na frente, e candeia que vai à frente...

38 comentários:

  1. Siga a festa para o embate de líderes com o Marítimo.
    Jogo normal do FC Porto, gerindo a bola e os espaços, forçando o desgaste dos leirienses que, assim, têm a aprendizagem mais real do que é jogar na Europa e na Liga.
    Uma boa ocasião para estarem calados, num dia em que a tónica voltou a ser a polémica por o Porto não ter anuido a adiar o jogo, pelo que ouvi logo de manhã na SIC-N.
    Para terminar, o pé-de-microfone que já se evidenciara por perguntas patetas no Porto-Sporting, Marco Aurélio Carvalho, faz sorrir Jesualdo ao lembrar que quer Tarik quer João Paulo eram dados como dispensáveis. Logo o Tarik que se percebeu desde o início ser jogador para ficar e para mim foi o melhor da 1ª parte mas o Meireles o melhor portista em campo.
    Bem o João Paulo, como já nos vai felizmente habituando, mas não gostei dos substitutos, parecia que não entraram para jogar "com" a equipa, apenas correrem e gastarem minutos.
    O Mariano já me começa a enfastiar, pelo ar de frete que leva para o campo e uma flagrante ocasião desperdiçada.
    Leandro Lima não quis jogar com ninguém e Edgar é que pagou, ficando sem jogo lá na frente porque a equipa andou ao ralenti.
    Jogo em ritmo brando-alto que foi demais para a U. Leiria. Agora pode descansar e os jogadores do FC Porto vão continuar a competir, apesar de muita gente mal-intencionada o esquecer... deliberadamente.

    ResponderEliminar
  2. O campeonato é longo.

    O F.C.PORTO jogou
    ( como lhe competia) para ganhar.

    É assim que deve ser !

    ResponderEliminar
  3. Uma primeira parte muito pobre, mais uma vez profundidade ofensiva: zero.

    Jogamos com tres médios defensivos e sem ponta de lança de raiz contra uma equipa como o Leiria. Coisas à Jesualdo.

    Na segunda parte beneficiamos do desgaste claro do Leiria e da lesao do seu melhor jogador.

    De qualquer maneira, o Porto trocou bem a bola a espaços e aproveitou bem o desgaste dos homens das operaçoes especiais em Israel.
    Também gostei da forma como mais uma vez os jogadores foram solidarios a provar que ha espirito de equipa e o trabalho nas bolas paradas vai-se notando.

    O Leandro Lima e o Edgar entraram ja com a equipa em descompressao e por isso mesmo nao se viram muito se bem que o Leandro Lima fez mexer o jogo e fez boas aberturas. O Edgar nao teve hipotese de fazer mais, dada a inoperancia do Mariano e as 10 fintas por jogada que o Quaresma teve que fazer toda a segunda parte antes de cruzar qualquer bola para a area.

    Mau jogo do Fucile em termos defensivos, Lucho muito abaixo do pode fazer e grande jogo do Meireles e do Joao Paulo.

    Precisamos desesperadamente de um ponta de lança de qualidade. Senao vamos andar a desgastar o unico avançado de nivel mundial que temos, o Lisandro. Ou o Farias é mesmo bom ou entäo vamos ter muitos amargos de boca esta época.

    Mais um amarelo inventado desta vez ao Quaresma.

    9 pontos em 3 jogos, espero que este espirito de trabalho se mantenha.

    As galinhas por sua vez, provam agora, que até podem agredir arbitros sem serem expulsos. Kacetouranis, pois quem haveria de ser, depois de partir pernas em entradas assassinas que nao dao sequer lugar a falta (coisas à Imbecilio Baptista), da-se ao luxo de empurrar o arbitro e so levar amarelo. Gostaria de ver o que se passaria se fosse um jogador do Porto. Enfim, coisas à Bruno Ladrao Paixao...é o futebol que temos.

    ResponderEliminar
  4. Mais um jogo idêntico aos anteriores. Muita segurança e objectivos perfeitamente controlados.

    O Professor Jesualdo está definitivamente a construir um grupo muito forte. Iludiu-me com a entrada de João Paulo ao invés do Stepanov, mas na verdade optou pela solução mais justa.

    O Mariano Gonzalez tarda para merecer ser opção mas ainda tem margem de manobra. Leandro Lima a espaços também fez aquilo que mais me encanta nele - as suas aberturas. O miúdo tem um talento natural para fazer respirar o jogo. Mas entende-se a opção de Jesualdo porque na verdade não se pode pensar de ânimo leve retirar Meireles ou Lucho do 11.

    Lisandro. Este se quiser faz carreira no Porto. É aquele jogador que qualquer treinador gosta de ter à disposição. Temos ali "Capitão".

    Destaco o Nuno, Meireles, Quaresma (finta finta mas já lá estão mais duas assistências).

    Que acharam do campeonato de velocidade que o Bosingwa e o Sougou proporcionaram?

    "Ah ganda Zé!" - temos o lateral mais rápido da Europa!


    O Leiria está cansado?


    Também eu!


    [[]]

    ResponderEliminar
  5. Penso que foi um jogo sofrível muito por responsabilidade do Leiria que jogou sempre em contenção. Mesmo a perder por 3 a 0 jogava dessa forma e o único jogador a desequilibrar era o avançado que acabou por sair lesionado! O jogo foi um pouco mais do mesmo com o árbitro a anular um golo limpo e os jornalistas a tentar anular os golos do Porto através de tudo o que tinham à mão. Sempre que o Porto criava perigo lá aparecia a "risquinha" para mostrar se era off-side ou não. Se o árbitro anulava as jogadas a "risquinha" ficava no saco não fosse o diabo tecê-las, como no caso do golo anulado! Gostei do Nuno, Bruno Alves, João Paulo, Paulo Assunção, Meireles e do Lisandro. Tarik muito bem no 1º golo, fez tudo bem e libertou a equipa definitivamente, precisa de rapar o cabelo, vai fazer-lhe bem pôr a respirar o cérebro. O Quaresma muito individualista, demasiado individualista, Fucille em dificuldade face ao rápido ponta direita que lhe tocou, Mariano pouco alegre. Lucho esteve discreto mas pareceu-me sempre eficiente. Leandro entrou pareceu querer surgir no jogo mas de repente apagou-se -vamos esperar- e Edgar sem grandes possibilidades de poder mostrar serviço. Bosingwa esteve razoável, mas insiste muito -talvez por confiar demasiado na sua velocidade- naquela "variação" de andar para trás e de repente querer dar a volta e chutar contra o adversário o que às vezes resulta bem, outras nem por isso, como muito recentemente aconteceu, sem querer colocou a bola nos pés do adversário mais directo bem perto da área e depois teve que fazer falta desnecessáriamente. Portanto caro Zé, ali naquela zona é "bola p'rá frente que ai vem gente" e nada mais...Longe da baliza pode brincar à vontade "ao gato e ao rato" com o "caramelo" que lhe tocar em sorte. Ali não, nunca, jamais. Forever and ever...Dizem que o cruzamento do Bruno Alves é feito para lá da linha, ficam dúvidas e elas só se dissipam se forem mostradas imagens inequívocas que o mostrem. Aquelas que nos foram "oferecidas" apenas dão a sensação que a bola está a dez centrímetros do relvado - em termos de altura- quando ele a toca e nada mais. Cria no entanto a ilusão que o pontapé é desferido já fora do campo o que pode não ser verdade. Mas se árbitro pode errar como errou antes, ao assinalar fora de jogo inexistente ao Bruno que resultou em golo do Bosingwa, também aqui deve dar-se o benefício da dúvida, ou não?...E depois o pormenor da linha de recurso a aparecer e a desaparecer tipo OVNI sempre que dá algum jeito...E vão 3+3+3 pontos! Toma lá, chupa que é cana-doce...

    ResponderEliminar
  6. Obviamente que em dia em que jogam os 3 grandes, aqui no Canadá quem se fode é sempre o Porto e os seus adeptos!!!
    Não vi o jogo, apenas ouvi o relato.
    O Porto pode ainda não ser um explendor a jogar mas é seguro e ganha.
    Otimo trabalho do Professor...até agora.

    ResponderEliminar
  7. Exibição menos conseguida na 1ª parte, mas segura na recta final.
    Muito bem ao nivel das transições e posse de bola, faltou no ultimo terço do campo, um maior aproveitamento do volume de jogo criado,isto porque o Quaresma resolvia recriar-se com a bola e com o jogo resolvido, não lhe apeteceu jogar para a equipa.
    No entanto temos de realçar que fez 2 assistencias para 2 golos,mas a exibição foi entre o bom e o sofrivel.

    O fiscal de linha errou uma vez a nosso favor(2º golo irregular),mas no computo geral em caso de duvida,o arbitro apitou sempre contra.
    O outro fiscal de linha anulou um golo limpo e interpretou a lei da maneira que já habituou os nossos jogadores(em caso de duvida, apitam sempre contra)
    Não gostei nada da exibição no Mariano(nariz no chão,faz-me lembrar o Folha)e acho que o Leandro Lima é de facto um bom trunfo.
    Em relação á jornada de destacar o destaque dado á vitoria dos vermelhos pela sport TV e TVI..como sempre.
    Expulsão perdoada ao Maxi que nem amarelo valeu e que nem foi alvo de comentario pelos destacados orgãos comunicação social.
    Lembram-se da expulsão do Zezinho no Canadá que tirou o cartão ao arbitro e foi expulso?...pois o Katsouranis fez pior!(empurrou o arbitro e levou amarelo! com o resultado em 0-1 !!!Comentarios...ZERO
    Destaque para o Diego Benaglio que Ofereceu dois golos aos vermelhos- devia receber um premio!

    O sr. Jorge Coroado não suporta o Porto,isso já todos sabemos,mas daí a ver vermelhos para o Quaresma em todas as jornadas é demais! Raios f.. o pastel de belem!
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  8. Caro Miguel_canada, é possível ver grande parte dos jogos do FC PORTO através do computador. Hoje fui a Leiria, masamigos meus viram pela net.

    Uma nota para o pouquíssimo público que esteve em Leiria. Os Leirienses estavam todos a ver os seus clubes pela tv, mas esperava muitos mais Portistas em Leiria!!!
    Não fiquem em casa!

    O jogo não foi muito entusiasmante,mas o que importa são os 3 pontos conquistados. Nós com o tal começo assustador vamos com 9 pontos em 3 jogos e os outros,como de costume, já têm de correr atrás do prejuízo.

    Nota-se uma grande diferença para a época passada,a equipa está menos compacta no terreno. A presença de Pepe fazia com que a defesa estivesse mais avançada no terreno. A equipa hoje foi macia e lenta. Quaresma esteve desinspirado e individualista, mas fez 2 assistências para golo. É imprescindível!

    Agora temos 15 dias para o próximo jogo e podemos ter os 2 avançados recuperados e preparados para jogar.Esperemos que esta jornada de slecções não nos lesione nenhum jogador..

    O Porto hoje jogou q.b. para ganhar,e ganhou bem. Mas vai ser preciso jogar bem mais e melhor para vencer os próximos jogos!

    Todos ao Dragão!!!

    ResponderEliminar
  9. o Porto continua a nao jogar nada mas la vai ganhando.. contra liverpool a jogar assim, ou é "alá quaresma alá" ou bem que vamos tar fudidos!

    ResponderEliminar
  10. Para o Miguel_Canada: Setanta Broadband (este tens de assinar, mais ou menos 20 dolares por época! bastante barato), mas na Broadband 2 podes ver quase todos os jogos do Porto no campeonato. O ecra é razoavel e a qualidade de imagem também.
    No site da Betandwin também podes ver todos os jogos do Porto para o campeonato. Neste site so precisas de fazer 'sign in' e ves os jogos todos de graça, mas o ecra é muito pequeno.

    Ao menos podes ver os jogos.
    Muitas vezes vejo na Setanta porque a miséria que é o nosso pais resolve sempre relegar, a unica equipa que representa bem Portugal no estrangeiro, para segundo plano.

    Repara por exemplo na pagina de desporto do DN de amanha. Nem uma mençao ao Porto. O Benfica faz primeira pagina.

    Esta tudo dito. Olha se calhar às vezes até é bom nao vivermos na nossa terra, nao nos chateamos tanto.

    ResponderEliminar
  11. Ó soren,
    "Mais um amarelo inventado desta vez ao Quaresma."

    Pois olha que o FDP do Coroado também não concordou com a amarelo ao Quaresma... Queria VERMELHO !!!

    Estes FDP's não têm veronha na cara ?!

    Mas a verdade é que nos vai dando um gozo desgraçado nos rescaldos dos jogos as suas caras de enjoados e revoltados com o mundo...

    VIDA LONGA AOS NOSSOS INIMIGOS PARA QUE POSSAM ASSISTIR A TODAS AS NOSSAS VITÓRIAS !!

    ResponderEliminar
  12. O Jorge Coroado consegue ser pior que o Leonor Pinhao... ou quase... por ele, Quaresma nem entraria em campo, ou seria expulso todos os jogos e o Porto perderia sempre, nao ha volta a dar.

    Relativamente aos reforcos, ao contrario do que o Ze Luis disse, gosto do Leandro Lima, e foi sempre rapido a soltar a bola. Mariano e Edgar, por outro lado nao me convencem. Pelo menos para ja. N se percebe a n convocacao de Postiga p se dar o lugar a Edgar. Isto e gozar com a cara dos adeptos e dos jogadores.

    http://fcmangalhoes.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Foi um jogo daqueles à moda antiga, como o FCP fazia em épocas anteriores antes dos jogos europeus, jogar QB, não precisar de acelerar muito, mas sempre a pressionar forte e a ser eficaz quando foi necessário.

    Pensava eu que Stepanov iria jogar, mas João Paulo entrou bem na partida, mostrando que na defesa podemos estar descansados.

    Meireles esteve excelente e, mais uma vez, grande Lisandro a lutar muito, embora ache que ele não seja mesmo um ponta de lança, mas sim um avançado. A jogar em 4x4x2, ele era capaz de brilhar ainda mais, mas de facto ele está bem.

    9 pontos a mais do que o ano passado e a possibilidade de, na próxima semana ( um jogo que se vai realizar a uma hora excelente), repetirmos o filme da época passada, ir para primeiro lugar cedo e depois não mais lá sair.

    ResponderEliminar
  14. Porque é que nas noticias, eu hoje tou sintonizado na sic noticias, o o resumo do FCP aparece em terceiro ( Benfica,Sporting, FC PORTO)? Por ter sido o ultimo jogo? NÃO. Por ter havido menos golos? Não. Por ir atrás na classificação? Não. Porque raio será, que vejo sempre o Porto no fim. Tacticas de COMUNICAÇÃO: há sempre uma despromoção implicita, um remeter para segundo plano.

    ResponderEliminar
  15. vinha para o trabalho e como é habitual fui ver as capas dos jornais e já fiquei irritado.
    filhos d p dos gajos do record !!

    que raio de título é aquele

    "triunfo com golo irregular" ?!?!?!

    e Logo aos 3', o golo anulado ao FC Porto é mal anulado.

    esse não conta ???? não é importante ???
    palhaços


    já volto

    ResponderEliminar
  16. Surpreendente Marítimo? só para quem não tem acompanhado...

    Valeu-nos a Expulção do Makukula...

    o Marítimo tem um meio campo fortissimo... cuidado...

    realmente esta comunicação social, simplesmente mete nojo...

    Parabéns ao FCP...

    ResponderEliminar
  17. engraçado é ver que os comentários ao jogo concluíram que o Quaresma fez um mau jogo, um péssimo jogo.

    Ora bem, ele fez 2 assistências para golo, se isso quer dizer que fez um jogo péssimo, então que assim seja, que faça mais jogos assim.

    ResponderEliminar
  18. Ia fazer um comentário semelhante ao do Menphis.
    Quaresma pode não ter feito um grande jogo mas com 2 assistencias para golo nunca pode ser considerado um mau jogo !

    Vitória tranquila não obstante o erro de apreciação no golo aos 3 minutos. Acabou por não ser relevante mas chegou a ser o suficiente para relembrar a arbitragem em Leiria na época passada.

    Bom golo do Tarik mas pouco ou nada jogou.
    Gostei do Lucho e do Lisandro.
    João Paulo acabou por ser titular como tinha desejado e jogou bem.

    A lampionada já fala no Makukula que foi CORRECTAMENTE expulso.
    Irá ter o mesmo destaque que o castigo de Rodrigo Silva do Nacional e da subita ida para o banco de João Coimbra ou até a expulsão de Gilmar da Naval ??

    claro que não, mas aqui fica o registo.

    ResponderEliminar
  19. Caro Soren:
    qual é o url desse Broadband2?
    Ontem vasculhei vários sítios e não encontrei nada....

    ResponderEliminar
  20. A campanha continua e cada vez está mais forte.
    Vergonha não existe e está aberta a via verde para qualquer um fazer o que quiser desde que nos "agrida".

    Vejo os Portistas calados, quietos. A Direcção à imagem do ano passado também continua calada..,uma entrevista à Sic não chega.
    É preciso mobilizar os Portistas e combater esta pouca vergonha.

    Ficar sem reacção só os faz sentirem-se mais realizados. eles querem acabar conosco de vez, vale tudo, e ninguém se mexe.

    Façam-se reais boicotes, protestos,..


    Desculpem o desabafo, mas isto já ultrapassa tudo..

    ResponderEliminar
  21. Aquela do Record aludir ao golo irregular é mesmo digna da casa... Dentro é explicado que há um golo mal anulado e outro mal validado.
    Vale só o lado negativo...
    Lembro, agora, um excerto de "porrada" no FC Porto aqui há uns anos, ainda sobre erros de arbitragem. Em geral era assim: o Porto teve 4 jogos beneficiado, 2 sem influência e 4 jogos prejudicado. Conclusão do merdilheiro de serviço: o Porto foi beneficiado!!!
    gm, eu também gosto do Leandro Lima, e não disse que ele não joga nada, disse que jogou para ele e em geral cada um jogava para si, com a descompressão de toda a equipa. Houvesse vontade, fosse mantida a velocidade, aumentasse o ritmo e o resultado chegaria a 6-0. Os que entraram não beneficiaram dessa atitude, foi a alusão que quis fazer.
    Começamos todos a ter a mesma ideia do Mariano. Há que ser agressivo. Parece pastoso. Tudo ao contrário. E falha um golo de caras, mau para um campeão olímpico!
    Sobre o Katsouranis, independentemente do "respeito" a Bruno Paixão, a verdade é que o grego corta um lance com a mão, em frente à área, na 1ª parte. Há livre directo e tudo, mas nada de amarelo. Nunca vi nada assim, a não ser o Bruno Paixão na Supertaça... Ou seja, Katsouranis continua impune.
    Também notei a azia do Coroado. Agora até a fazer fintas o Quaresma devia ter sido expulso. Ao rodar, num movimento natural das pernas, toca de raspão no Tiago, que grita e o árbitro dá amarelo. Coroado queria vermelho. Para ele, que gostava de ser líder da arbitragem e dar instruções a seu gosto, a protecção aos criativos não existiria na Liga. Quem fintar demais, com o risco de agredir um adversário, tem de ser punido. Foda-se que é burro!!!
    O lance do Porto-Sporting voltou á baila. O burro do Coroado dá na mesma. Usa um lance parecido do Sporting-Belenenses. Manha contraria-o. De facto, em Alvalade, há uma disputa de bola entre um azul e um verde. Vão os dois à bola, nem se percebe bem quem toca nela, Costinha vai apanhá-la bem afastado da baliza e toda a gente fica a reclamar falta. É totalmente diferente do caso do Polga, único que tinha a bola debaixo de mira, único capaz de a jogar sem pressão para onde quisesse. Postiga estava fora do lance.
    É confundir mijo com água de colónia, como é hábito na Imprensa Destrutiva...
    Já agora, quanto a castigados na próxima jornada, não sei se alguém levantou a questão do Makukula, que não tem remissão. Mas o Chaló, da Naval, já disse que não percebeu a expulsão de Gilmar (90+6'!!!) e perguntou que ele, treinador da Naval, ainda não tinha começado a preparar o próximo jogo. Mas que alguém já começara a fazê-lo. Sintomático e parece-me uma das frases mais felizes do que vai desta época...

    ResponderEliminar
  22. Boa tarde!!
    Acabei de ver o jogo (repetição, não vi em directo), e também de ler alguns comentários..
    No que toca à questão de uns dizerem que o Quaresma jogou bem e outros dizerem que jogou menos bem, estou do lado dos que,
    apoiam que o menos bem, e isto porquê? por dois fundamentos essenciais, mas que ambos têm a mesma base, isto é, a «MENTALIDADE PORTUGUESA». Todos nós e mais meio mundo sabe que os jogadores portugueses, são muito tecnicistas, e como tal não podem fazer um ataque que seja, sem fintarem um/dois/três/quatro/ jogadores adversários, mesmo até quando têm o corredor livre, como foi o caso do Quaresma (neste jogo concretamente), reparem que ele até num lance de puro contra-ataque nosso (dos poucos que tivemos), com a bola nos pés, abrandou, para esperar pelo jogador do Leiria para o poder fintar, é certo que o fintou, e fintou o segundo, mas o terceiro já fez a dobra..isto para mim é pura palhaçada, NÃO É FUTEBOL, quebrou uma jogada perigosa, a questão é que a este lance sucederam outros, ora se contabilizarmos estas bolas todas perdidas, cantos e livres mal marcados, etc. etc., denotasse um défice de aproveitamento/ eficácia, que as duas assistências não quebram (não estou a dizer que ele não pode falhar uma vez ou outra).
    O outro fundamento espelha sensivelmente toda a equipa, quando marcamos o 3º golo o comentador diz: “o jogo acabou”. É aqui que entra a nossa pobre mentalidade, que contrasta fortemente com o inglesa (no que toca ao futebol), vou referir o exemplo do Liverpool vs. Derby, que ganhou 6-0, houve futebol objectivo até ao último segundo, meus amigos nós ontem não éramos capazes de ganhar por 6 também!? O Leiria, estava completamente quebrado.
    O Raul Meireles a persistir a jogar desta maneira, não faltaram interessados nele, já no Natal..
    Parabéns ao J. Paulo, mostrou mais uma vez, que o Sporting enganou-se quando o mandou embora.

    Abraço Portista!

    ResponderEliminar
  23. Devo dizer que concordo em absoluto com o comentário do Adezivo. O Quaresma é realmente um grande jogador e faz coisas maravilhosas, se por um lado ele tem de arriscar fazê-las para elas poderem sair, por outro exagera muitas das vezes não jogando em prol da equipa. Enerva-me profundamente isso. Quantas vezes o futebol simples sem rodriguinhos não é tão bonito como toda a técnica dos grandes jogadores?

    Qt ao facto de estar 3-0 e a equipa não fazer mais nada, gerir apenas, talvez seja uma boa justificação para o estádios estarem cada vez mais vazios, não falo no caso concreto do FCPorto, falo do futebol português em geral. Para defender os interesses dos clubes, a maior parte das vezes esquece-se o publico que é quem sustenta o futebol.

    Já que falam em casos, que me dizem ao facto do Katsouranis dar um empurrão ao árbitro e este apenas lhe dar amarelo? Só mesmo em Portugal. Enfim.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  24. A desaceleração do Porto já a tinha comentado. Lembro, zirtaev, que o Robson apelava aos jogdores para entreterem o público, depois de 3-0 procurar o 4, 5 6º golos se possível. São filosofias.
    Como alguém aqui observou, eu também gostei de ver o Liverpool a perseguir a goleada como se precisasse dela. São filosofias.
    Concordo com a crítica a Quaresma, ainda que suavizada pelas duas assistências. Mas Quaresma é assim: ame-o ou deixe-o. É pena, porque podia fazer mais, penso eu de que...

    p.s. - acabei de ouvir mais do choradinho recorde, o Laranjeira, decerto fodido pela falha no 0-1, a dizer que o 0-2 matou o jogo e foi irregular. Pois, o golo mal anulado logo aos 2' passou à história de alguns, mas tenho-o nos meus apontamentos.
    Nsta matéria, estou com o louro, quer a apreciação ao jogo quer ao árbitro. Enquanto pôde travar o FC Porto, na dúvida o Vilas Boas marcava contra o Porto. Depois do 3-0 eram só facilidades: um cartão injustificado a João Paulo, depois outro a Quaresma e mais umas faltas que em fase complicada do jogo duvido que o bracarense ousasse marcar.
    É o eterno problema da incapacidade e incompetência próprias dos árbitros portugueses.
    Por mim, nenhum apitava o FC Porto. Só estrangeiros.

    ResponderEliminar
  25. Tem havido muitos portistas a depreciarem o Sektioui, o que é, para já, de uma ingratidão a raiar o absurdo! O Tarik, tem sido, enquanto pode (já tem 31 anos), o jogador + empenhado em campo conjuntamente com o Lisandro Lopez e tem realizado magníficas 1ªs partes, fazendo muito bem tudo aquilo que se exige a um extremo: Deixar os adversários para trás em velocidade e em dribles, ir à linha ou inflectir para posições um pouco + interiores e efectuar excelentes cruzamentos! E também posicionar-se bem na área ou próximo dela, quando a bola é do outro extremo para ter oportunidade de rematar e fazer golos, como aliás aconteceu no excelente e importante 1º golo contra a União de Leiria! O Sektioui é um exemplo para todos, mas particularmente para jogadores moles e ausentes como o Postiga e com ego a mais como o Quaresma! Se o Postiga "copiasse" o Tarik, teríamos no plantel do Porto um avançado de nível europeu! Se o Quaresma fizesse o mesmo, neste momento, seria já o melhor jogador do mundo!

    ResponderEliminar
  26. Relativamente à discussão aberta em torno da entrada, ou possível entrada de Quaresma que, segundo o senhor Córneado -de córnea com defeito bem explícito- merecia expulsão, recomendo a quem quiser, especialmente aos "nossos ilustres representantes", nos debates que se vão desenrolar hoje e amanhã, para recolherem na "galeria de fotos" que está como "link anexo" ao resumo do jogo no "site do FCporto", uma "exemplar" entrada de um Leiriense sobre Fucille! É suficientemente esclarecedora para os menos crentes!...Toma e embrulha Jorginhocabeloespetado...Zirtaev, desculpa mas aquilo não foi um empurrão, foi apenas um segurar o árbitro para que ele não caísse, já que o homem estava desamparado e cheio de tonturas devido às alturas !...O amarelo foi apenas para o jogador Grego ser merecedor de destaque televisivo, foi um amarelo em tons de "dourado"...

    ResponderEliminar
  27. eu concordo com o Coroado, o Quaresma devia ter sido expulso, é mais que óbvio que o ciganito queria era foder as pernas ao tonito!!!!! Quem se lembra sabe bem porquê (a camisola do "outro" era axadrezada!)

    Claro está que o contrário os palhaços do costume não vêem, e o Coroado é um dos maiores palhaços... Se os arbitros protegessem os artistas, como o Quaresma, que levam sarrafada o jogo todo, como o Quaresma, que são empurrados e esmurrados, como o Quaresma, que são tapados e agarrados, como o Quaresma, não tinham que se preocupar com o facto de a artistas, como o Quaresma, lhes saltar a "tampa" e decidirem vingar-se, como o Quaresma!!!!! Só apra lembrar, o Quaresma, neste jogo, teve 4 marcadores diferentes, e todos os 4 arrearam a bem arrear, e nenhum dos quatro levou um amarelo de recordação... isto o palhaço do Coroado não vê, mas não faz mal, o PORTO continua a ganhar e eles a comer e calar... mai'nada :)

    DURUS CALADH

    ResponderEliminar
  28. Realmente são filosofias, como diz o Zé Luíz.eu prefiro o espírito Robson, estão 3, vamos para o quarto e asim sucessivamente.Ele foi para mim o treinador que mais gostei, mesmo mais que o Mourinho apesar deste ser mais seguro.Marcavam-se golos de todas as maneiras.

    ResponderEliminar
  29. Caro Soren:
    tem lá paciência e indica-me um tutorial em modo "for dummies" para conseguir ver os jogos naquele setanta.com
    Aquilo logo de início pede para escolher a plataforma e depois parece-me que é só para quem está no UK.
    Futebol parece-me que só tem a liga inglesa, escocesa e irlandesa. Ou a portuguesa está lá escondida em algum link marado?
    Epá tem lá paciência...

    ResponderEliminar
  30. Luís,

    o Tarik "surpreende" pela positiva, mas repara que durante toda a 1ª parte ele não fez um único centro.

    O marroquino está nitidamente a beneficiar do fraco rendimento do Mariano e do desvio do Lisandro para o centro. Assim que vier Adriano ou Farías vamos vê-lo menos vezes no 11. Para mudar isto vai ter que jogar muito mais.

    Pessoalmente gostaria de ver o Leandro encostado a uma das alas, mas isso sou eu que também tenho a minha dose de maluco.



    [[]]

    ResponderEliminar
  31. Teixeira,

    sim, de facto não fez mas marcou um golo importante (aposto que o Postiga na mesma situação ou deixava que lhe tirassem a bola ou rematava muito mal ou coisa parecida)! No jogo com o Sporting tinha feito 2 ou 3 excelentes cruzamentos para golo só que aí foram Meireles e Lucho que falharam na finalização! É claro que Lisandro dá outra consistência defensiva ao flanco, sem dúvida nenhuma! Mas é bom ter alternativas que se revelam válidas em vez de "coxos" como na época passada era o Alan que não acertava uma!

    ResponderEliminar
  32. Também já pensei nessa possibilidade, encostar o Leandro a uma das pontas, esquerda ou direita, provavelmente à esquerda porque sempre que o vi jogar, mostrou mais desenvoltura nessa zona que na contrária. Tenho também alguma fé na prestação futura do Farias, como jogador Internacional que é pela Argentina não pode ser mau jogador. Vejam o caso do Cardozo, as suas características estão bem definidas, jogador muito pesado, sem grande velocidade mas como um belíssimo pé esquerdo e depois muita dificuldade sempre que o fazem encostar à zona direita, onde perde 80% da sua capacidade. O Farias não teve ainda oportunidade de mostrar o que realmente vale. Aguardemos...Sendo como é -repito- jogador de selecção, tem que ser um jogador com qualidade acima da mediania! Acabei de ver o SICComédia das 2ªs. Feiras e gostei da "história" repisada da necessidade de expulsar o Quaresma. Depois de afirmarem a opinião que perfilham da dependência do Porto em relação a Quaresma, esta "fobia" persecutória de verem em tudo intenção malévola do nosso extremo, não permitem dúvidas quanto às suas motivações.A semana passada o toque de Polga não era falta, agora o corte do defesa Belenense já teria de ser marcado como tal. O Quaresma é "maldoso" o defesa do Benfica é "ìmpetuoso", o corte de Polga é corte não é passe, o corte do Azul de Belém é passe não é corte. O Meireles provoca o contacto, o Liedson é derrubado...Num caso devia ser mostrado amarelo -talvez vermelho- ao Raul, no outro deve ser vermelho para o Costinha. Aqui o que conta é a questão Geográfica dos intervenientes, a Sul de Coimbra há um critério, a Norte existe outro! É o velho e difícil problema de saber se o copo está meio-vazio, ou pelo contrário estará meio-cheio. O alcoólico julgará sempre que o copo está a esgotar a reserva e que garrafas cheias -de vinho claro- nunca serão demais para alimentar o seu vício. Mesmo caído de borco não largará nunca a botelha...seu grande e profundo amor. Há grande "ganadero"...Está boa, não estava?...

    ResponderEliminar
  33. O Coroado não pode ver o Vitor Pereira e aproveita para dar lenha no homem sempre que pode,mas tambem é evidente que não gosta do porto.

    ResponderEliminar
  34. Dragao de Agueda:

    Como eu estou na America do Norte este link funciona. Nao sei se consegues aceder da Europa Continental.
    De qualquer maneira tenta este link:

    http://play.www.setanta.servecast.net/setanta/us/default.aspx?aff=1

    Isto liga-te ao Setanta Braodband, fazes a assinatura e depois ligas-te à Broadband 2 onde dao os jogos da Super Liga.
    Se estiveres em Portugal penso que o site detecta o teu IP Portugues e nao te deixa ligar.

    De qualquer maneira tenta e boa sorte.
    E nao tens que pedir paciencia, que eu um gajo paciente por natureza.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  35. adezivo:

    Quando dizes "O outro fundamento espelha sensivelmente toda a equipa, quando marcamos o 3º golo o comentador diz: “o jogo acabou”" esqueces uma coisa: o comentador confessa que "para ele" o jogo terminou, isto é, perdeu a esperança que o Leiria pudesse anular a diferença no marcador. Foi uma confissão de impotência e pouco mais que isso.É evidente que no futebol Português existe essa mentalidade de alcançar um golo e depois recuar no terreno e abrandar a busca de um novo tento. Mas neste caso -se calhar é mania- o comentador alinhou no diapasão dos demais, que é considerar que um jogo só ganha interesse quando o Porto está em desvantagem...Se estamos em vantagem alargada eles gostariam de poder acabar de imediato o jogo e partirem para outra para não terem de sofrer mais. Gosto sobremaneira do que tem sido dito relativamente ao 2-0 em Leiria: normalmente consideram que 2-0 é um resultado perigoso, se os outros marcam um golo (2-1) ganham uma moral forte e podem transformar o jogo -esperança é coisa que não lhes falta- este Domingo, consideraram que o 2-0 matou o jogo, não foi o 1-0, nem o 3-0, foi o 2-0 que arrumou a questão, sim aquele de Lisandro -a passe de BAlves, percebem?- e mais nenhum. O golo anulado aos 3 minutos é um facto sem qualquer importância, é perfeitamente normal, perfeitamente normal...Se fosse anulado ao Leiria aí já era diferente, teria tido influência decisiva no resultado, Com 0-1 o Porto teria que se abrir mais, o Leiria podia fechar-se melhor e marcar mais um dois ou três golos em contra-ataque e arrumar o assunto. Percebem a lógica? Não percebem, querem que vos faça um desenho?...Não é uma questão de intensidade, tranquilidade ou outra coisa afim, é simplesmente uma questão de "seriedade" e inclinação clubista...

    ResponderEliminar
  36. Soren:

    Aonde e que encontraste os $20 dolares por época?
    A Setanta so me da a possibilidade de comprar o pacote anual ($150) ou o mensal ($15) alem de PPV.

    ResponderEliminar