27 fevereiro 2008

Nas meias, a meio gás

Equipa: Nuno, Bosingwa, Stepanov, J. Paulo, Lino, P. Assunção, Kazmierczak, Mariano G., Tarik (Lucho 45'), E. Farias (Adriano 72') e H. Barbosa (Lisandro 57')

12.117 espectadores

A economia de um Dragão que não confundiu superioridade com altivez, foi suficiente para garantir um triunfo que assegura a presença no lote dos últimos quatro clubes em prova na Taça de Portugal, como fruto primordial de uma exibição que teve tanto de segura, como de tranquila. Bastou a inspiração magrebina de Tarik, que soube inventar o espaço privilegiado para consumar o sucesso azul e branco, para que fosse escrito um novo capítulo de sucesso na caminhada portista na competição.

Uma entrada que de gestão teve muito pouco, revelou os primeiros ensejos de um F.C. Porto com vontade de resolver de pronto uma partida com contornos decisivos. Face a um oponente que construiu o seu roteiro defensivo cimentado em linhas absolutamente recuadas, o Dragão foi compelido a procurar as aberturas que permitissem uma aproximação convincente à zona de perigo contrária.

Foi Tarik quem assumiu em pleno o papel de responsável pela teimosia azul e branca, achando-se em foco em duas ocasiões quase consecutivas. Primeiro, aos 17 minutos, surgiu em de Mariano, chegando em perfeitas condições ao marroquino, para um remate que excedeu na altura as medidas da baliza. Mas o extremo portista não se satisfez com o desperdício inicial e passou da advertência à execução pouco depois, quando, solicitado por Mariano, foi capaz de deslindar o espaço necessário para, de um ângulo inesperado, mas invariavelmente bem sucedido, atirar a contar. boa posição para emendar um excelente lance colectivo que havia passado pelos pés de Kazmierczak e

Estava lançada a liderança azul e branca, com requinte como virtude e sem sobranceria como defeito, num remate certeiro que acabaria por selar a qualificação. Mas se a virtude portista se revelava no ataque, também a defender o Dragão apresentou argumentos. Nuno foi, então, a figura em plano de destaque, já que, quando chamado a intervir, soube responder com absoluta classe e em dose dupla, evitando o sorriso irónico dos visitantes.

Após o descanso e já com intérpretes mudados, voltou a ser da formação de Jesualdo Ferreira a iniciativa junto da área contrária. Nove minutos depois do reatamento, a linha argentina do ataque portista arquitectou uma jogada de desenho perfeito, com Lucho e Mariano a servirem a sentença de Farías, que por muito pouco não aplicou a solicitação. Não chegou, neste instante, o desfecho final do duelo entre Dragões e gilistas, mas percebeu-se por inteiro que a gestão cuidada, quando feita com discernimento, pode render um desenlace de sucesso.

Antes ainda do apito final, o F.C. Porto voltou a dispor de situações privilegiadas para alargar os números da vantagem, mas nem Lisandro, nem Lucho, já em período de descontos, foram capazes de dar outra expressão à quarta vitória portista em outros tantos encontros com a formação de Barcelos, a contar para a Taça de Portugal. O triunfo, no entanto, mantém inalterado o pleno na caminhada azul e branca, que prossegue agora rumo às derradeiras etapas da competição.

In
FCPorto.pt

PS: O título é da minha responsabilidade.

PS2: Devido ao horário do jogo foi-me completamente impossível vê-lo ao vivo. O mesmo se passou com o resto dos colegas do blog. Assim, espero que compreendam que não exista crónica, tendo-me de socorrer do texto do site do FCPorto. Por razões óbvias, também não existirá Round de Jogador da Bancada.

PS3: Relembro que a votação para o jogo FCPorto 3-0 Paços de Ferreira para eleição do Jogador da Bancada 2007/08 relativo ao 8º Round foi colocada ontem e está ainda em aberta aos comentadores do blog. Quem quiser votar pode ainda fazê-lo na caixa de comentários do respectivo post ou indo directamente aqui.

24 comentários:

  1. Quem é o culpado por marcar o jogo para as 18h30 termos batido o record negativo de assistência? Era um orgulho e um feito para um clubezeco com 500 mil adeptos (acho que não sobram mais) termos como minimo cerca de 18000, bem à frente de benfas e leoes!!

    ResponderEliminar
  2. Bem, penso poder afirmar que o Porto passou...Golo de Tarik e boa réplica do Gil Vicente. OK, a caminho do próximo adversário, gostaria que fosse o Benfica, no Dragão!...

    ResponderEliminar
  3. O problema nem é tanto o horário, embora pudesse ser outro mais tardio para dar tempo às pessoas que trabalham.
    O problema é que, depois de algumas eliminatórias ao domingo, na fase crucial da prova a negligente FPF marca 1/4 e 1/2 finais a meio da semana:
    - quando se jogou com equipas de divisões inferiores ao domingo;
    - quando as equipas grandes estão nas fases decisivas das eurotaças;
    - quando a época vai algo adiantada;
    - quando o campeonato tem 16 clubes e haveria mais datas livres ao fim-de-semana.
    Não há gente que perceba de calendários de futebol?

    ResponderEliminar
  4. Para continuar mais do mesmo...
    A provar que o campeonato de 16 clubes não tem razão de ser quanto à justificação da redução (devia haver revisão após dois anos, segundo o anunciado, mas ninguém quer avaliar coisa alguma) veja-se que a próxima época desportiva 2008-2009 vai acabar a 31 de Maio!
    Em 2009 não há prova nenhuma de selecções, mas vamos acabar o campeonato como em Inglaterra.
    Como este ano há Europeu, é normal ue a época a seguir comece um pouco mais tarde.
    Mas sabem o que vem aí?
    Não é a Supertaça que vai abrir a época oficial.
    mais uma prova a sofrer desprestígio à custa da incompetência das estruturas dirigentes.
    A 17 de Agosto vai começar a... Taça da Liga, a 1ª eliminatória.
    No fim-de-semana seguinte há a 2ª eliminatória e a... Supertaça.
    Só a 31 de Agosto se jogará a 1ª jornada da Liga.
    Depois pára para jogar a Selecção (apuramento Mundial-2010).
    Não há cu que aguente.
    É cada cavadela cada minhoca.
    A Federação destrói o futebol e a Liga deita terra por cima da campa.
    Uma vergonha!
    Para mais, o calendário da selecção tem só 6 equipas no grupo de qualificação, o que também dá menos jogos.
    Mas vamos ter mais jogos de Taça a meio da semana.
    Uma vergonha!
    A Imprensa do regime nunca descortina nada, nunca se comenta o calendário futebolístico mas a paragem da Liga no Outono já foi um indicador de, a jogar aos soluços, acabar por tirar interesse tal a descontinuidade do campeonato.
    Uma vergonha!

    ResponderEliminar
  5. Para finalizar:
    com a época de meio de Agosto a final de Maio, como pagam os clubes menos desafogados financeiramente os salários de Junho, Julho e Agosto?
    Quantos meses de férias têm os jogadores?
    Onde é que a redução beneficiou o futebol e aproveitou aos clubes?
    Ninguém vê que tudo isto é uma desgraça?

    ResponderEliminar
  6. Agora na meia final gostava que nos calhasse o SLB.

    Rumo ao Jamor !

    ResponderEliminar
  7. Viram o golo do Estrela? O defesa que se atira para a relva renunciando ao jogo, a bola que ressalta do Guarda-Redes para o outro defesa que a devolve ao Purovic que nem sabe como ela lhe bateu na carola!...Estes Daútos só se ferram mesmo é contra o Porto! E depois aquele golo anulado, por um fiscal-de-linha "omnipresente"...Aquela "fotografia" aparece em tudo quanto é desafio em que participem os grandes...Grande cunha! Diz o Jesse James da arbitragem que a bola roçou os cabelos do Amadorense...Chiça, que sensibilidade...

    ResponderEliminar
  8. Bem, não vi o jogo, nem sequer ouvi o relato. Ouvi falar num bom Mariano, num Hélder Barbosa, Kaz e Lino desinspirado, alguém confirma ? O que interessa é que conseguimos passar, e vai ser o Sporting que nos vai calhar, para jogarmos a final contra o Vitória de Setúbal.

    ResponderEliminar
  9. Como trabalho no Porto, tive a oportunidade de assistir ao jogo e foi pena ver as bancadas com um aspecto desolador.
    Talvez o horario, talvez a menor importancia da competição em comparação com o campeonato e a Champions ou então devido á rotação esperada dos melhores jogadores.
    O jogo foi fraco e as oportunidades de golo escassearam , no entanto tenho de realçar a boa prestação do Gil Vicente e o menor rendimento de alguns jogadores do Porto.
    No computo geral justificamos a vitoria pelo que foi feito na 2ª parte,mas foi preciso entrar o Lucho e o lisandro para termos o dominio do jogo e nesse aspecto o professor esteve bem.
    De destacar que o melhor jogador em campo foi simplesmente o mariano Gonzalez(parece mentira mas é verdade!)-distribuiu jogo e teve nos lances mais importantes do encontro ,tanto no miolo(1ª parte) , como nas alas (2ª parte),esteve muito activo e deu velocidade ao jogo.
    Positivas as exibições de Nuno, Joao Paulo, Paulo Assunção e decepcionantes exibições de Lino, Kaz, Stepanov e H.Barbosa.
    Minha pontuação(de 0 a 10)

    Nuno- 8
    Bosingwa- 5 (fez uma peladinha)
    Stepanov-4 (algo desastrado)
    Joao Paulo-7
    Lino-3 (trapalhao do costume)
    P.Assunção-7
    Kaz-4 (muito lento)
    Mariano-8
    H.Barbosa-4(agarrou-se á bola)
    Farias-5 (Falhou um golo de baliza aberta)
    Tarik-6

    Lucho-7
    Lisandro-6
    Adriano-2

    Espero que o professor poupe o Paulo Assunção no bessa, pois para mim ele o Lucho são os Pendulos da equipa.
    Cump. para a bancada.

    ResponderEliminar
  10. eu so quero dizer que eu sabia :)

    mariano é um grande jogador , e fico muito contente que esteja agora a melhorar e a mostrar o seu valor.

    agora quero ver todos aqueles que o insultaram de forma mais vil e feia.

    faz-me lembrar o tarik , o famoso "unifinta" , tantos insultos recebeu , etc etc etc , mas agora já é grande jogador e etc.

    bah ... o jesualdo lá sabe... confio no homem

    ResponderEliminar
  11. Boas assistências do Mariano para Tarik (golo) e Farias (perdida escandalosa), pelo que vi no resumo.
    Meireles, o pior de tudo é que o golo do Sporting foi em fora-de-jogo, vi logo no directo televisivo, mas os comparsas da sic falharam como é costume.
    Os calimeros desta vez não precisam chorar.
    O Leão agradece, podia titular de novo o Rascord... como fez quando o fiscal com o cisco no olho não viu a bola na baliza de Ricardo frente à U. Leiria.

    ResponderEliminar
  12. Pois é, mas como é habitual o "morenito" Fakirá não teve palavras de censura desta vez...Até achou natural o resultado. Mais um que se adaptou "muito bem" ao Sistema...E foi assim que de "roubo em roubinho", de "larapiice em larapiice", foi construido todo um passado de "falsa glória" desses morcões! "Diamante a diamante" foram eles somando a sua fortuna "e os ladrões somos nós"!Parece uma peça de feira!

    ResponderEliminar
  13. Eu por acso tambem gostava que fosse o benfica e que fosse na luz, o prazer de poder ganhar lá é bem melhor!!!!!
    Mas venha quem vier... nós cá estamos!!!

    Força Porto

    ResponderEliminar
  14. alev, e o prazer de lá assistir a uma vitória do FC Porto sobre o Benfica? Que tal?
    Bem-vinda ao blog!

    ResponderEliminar
  15. As assistências da Taça foram miseráveis, o Dragão teve até a sua pior assistência mas nem isso os rivais conseguiram bater: os seus próprios recordes negativos de assistência nos novos estádios.
    Tal como na ronda anterior, com quase 20 mil frente ao Aves, num sábado à noite, os 12 mil de ontem nem são maus para um jogo às 18.30h.
    Já agora, após a última jornada em casa na Liga, eis a tabela oficial da LPFP:

    Espectadores por clube
    Top 20 clubes | Quadro geral (todos os clubes)
    Ranking Clube Nº de espectadores
    1º Porto 405.816
    2º Benfica 392.659
    3º Sporting 262.160
    4º Guimarães 170.083

    Não tá mal!

    ResponderEliminar
  16. Sinto uma acalmia de trovão.
    A Liga ainda não anunciou os árbitros e este fim-de-semana, a começar amanhã no Minho, há 3 dérbis.
    A não ser que Vítor Pereira esteja na dúvida quanto ao jogo a entregar à dupla Duarte Gomes/José Lima que voltaram a fazer Roubalheira, desta vez em Alvalade, pois assim os nomeou logo após o Estrela-Benfica da Taça da Liga.
    Suspense.

    ResponderEliminar
  17. Duarte Gomes no Bessa.
    O José Lima, finalmente, foi castigado. Não vai poder influenciar o marcador. O árbitro chega para isso.
    Paraty em Alvalade (para compensar o título de 2005?).
    Para confirmar que nos 3 dérbis não deve haver futebol, só faltas, eis Paulo Costa no Braga-Guimarães.
    Como temos mais do mesmo, só Sergio Lacroix acompanha Elmano Santos (que roubou um penálti escandaloso a Adu frente ao Moreirense).
    Alguém sabe como se justificam as nomeações?

    ResponderEliminar
  18. Como ando numa fé para acertar nos sorteios dos FCP, penso que vai ser um FCP-Sporting no Dragão, e depois vamos repetir a nossa última final contra o Vitória para festejarmos a dobradinha.

    A FPF tem de reflectir a organização desta prova, não existe motivação,nem por parte das equipas, nem por parte do público em assistir, e depois a FPF além de marcar datas e horas estúpidas, nada faz para promover uma prova que se diz rainha do futebol, mas mais parece aquelas rainhas dementes cujo trono já há muito lhe foi roubado, e agora só sobrevive porque é escandaloso matá-la e vai daí, arrasta-se. Fui ver o jogo contra o Aves e no final disse logo, " para mim, a Taça acabou, a não ser se vier algum jogo grande". E isto porque arriscamos sempre a assistir jogos como o Aves, que a equipa faz apenas o suficiente para ganhar e pouco mais. A culpa é de todos, federação e clubes e é tempo de mudar, mas em todo o caso a FPF já vai ter pelo menos um estádio municipal de Oeiras cheio com um grande, e sempre dá para pagar os prémios luxuosos do Felipão.

    ResponderEliminar
  19. Jaime Pacheco: «O F.C. Porto é uma máquina trituradora»

    [ 2008/02/28 | 15:30 ] Redacção MaisFutebol [fotos João Abreu Miranda e Estela Silva/Lusa]

    Sábado a Invicta vive o seu derby, com o Boavista a receber o F.C. Porto no Bessa. O treinador dos axadrezados conhece bem pos dois clubes, pos fez carreira como jogador nos azuis e brancos. Esta quinta-feira, o técnico fez a antevisão da partida com o rival da cidade, comandante incontestado na liga e cuja liderança é a maior da Europa.

    Por esse facto, Jaime Pacheco considreou que «O F.C. Porto é uma máquina trituradora», e que é uma equipa «que joga bem e está com o moral em alta».
    Ainda assim, o treinador espera que o Boavista «mostre» que pode vencer o bi-campeão nacional.


    «Bosingwa é dos melhores do mundo»

    O treinador ainda lembra os derbies dos tempos em que era jogador e, quanto a sentimentos, o de sábado não será diferente. «Estes são os melhores jogos, aqueles que nós, por mais velhos que estejamos, gostaríamos de jogar», disse o técnico, citado pela Lusa. Mesmo com uma diferença pontual grande , Pacheco tem esperança na vitória, até porque «os jogadores transcendem-se muito» nestas partidas.

    «Poderá ser razão para uma maior motivação defrontar o campeão nacional, estar sobre uma grande atenção da comunicação social, jogar perante muita gente», acrescentou o técnico axadrezado, que espera «um FC Porto normal, que não muda muito, quer troque um ou outro jogador». De resto, Pacheco explica que o Boavista tem de ser «humilde e deixar tudo em campo» para vencer.

    (fim)

    Eu não avisei?

    ResponderEliminar
  20. Vejam bem como funcionavam as coisas na Comunicação Social nos idos anos sessenta em Espanha...Será que haverá motivos para duvidar que em Portugal as coisas eram diferentes?...Eu pessoalmente recordo-me perfeitamente, que a RTP nos lances duvidosos em que o Benfica e o Sporting eram beneficiados, pura e simplesmente não os mostrava, alegando não ter imagens disponíveis! Aliás a Sportv, a SIC e a TVI fazem hoje, exactamente o mesmo, só que de forma ainda mais arrogante, escolhem à sua vontade as imagens que mostram ou não erros de arbitragem ou agressões entre jogadores e fazem-no alegando "critérios" jornalísticos...Assim se fez em Espanha e em Portugal no passado, assim se continua a fazer nos dias de hoje neste jardim à beira-mar plantado!...Vejam e deliciem-se...No Mais Futebol!

    "O golo que mudou 44 anos depois (vídeo)
    [ 2008/02/28 | 11:37 ] Redacção MaisFutebol

    O golo da vitória da Espanha na final do Euro-64 continha um erro histórico que foi agora finalmente corrigido pela TVE, 44 anos depois. O autor da assistência para o golo decisivo foi deturpado pelo montador, pelo que as imagens transmitidas pelo NO-DO, um noticiário documental do regime que era projectado no cinema antes do filme em si, foram manipuladas.
    As imagens do golo de Marcelino, que valeu o título europeu à selecção espanhola, eram precedidas de uma assistência de Amancio, quando foi Chus Pereda a fazer o passe decisivo. Assim, e depois de o Canal + e a Tele 5 terem levantado a questão, a TVE admitiu o erro e acabou por revelar outras imagens da altura, em que é possível confirmar, de outro ângulo, que a assistência é de Pereda.
    Antonio Garcia Valcárcel, o próprio montador do vídeo, prestou-se a explicar o que realmente se passou: «O golo de Marcelino tinha falhas. O operador que filmou o jogo não podia gravar todas as jogadas porque era impossível na altura. E o que se passou? Escolhemos uma jogada em que não se tinha passado nada de especial e colámos a imagem ao plano onde Marcelino marcava o golo.»
    Um dado que pressupõe ainda a existência de um dedo do regime na história do golo mais importante de sempre do futebol espanhol é o facto de Amancio ser jogador do Real Madrid e de Pereda defender as cores do rival Barcelona. O jogador do Barça teria sido, desta forma, o grande herói da final, uma vez que fez o primeiro golo da Espanha e, afinal, assistiu Marcelino para o segundo golo.
    Hoje, os dois envolvidos brincam com a situação. Pereda diz que já lhe tinham explicado por que tinha sido feita a confusão e não lhe dá muita importância. «O mérito não é de Amancio, nem meu. É de Marcelino, veja-se o cabeceamento. E o meu cruzamento foi uma lástima! Na verdade, o passe bom foi o falso, o de Amâncio», disse o antigo jogador, numa entrevista ao jornal As.
    Assista ao vídeo que explica toda a confusão aqui."

    ResponderEliminar
  21. meireles, por essa curiosidade histórica e um certo paralelismo ibérico político-desportivo, ia sugerir amanhã um post ao Zirtaev sob esta matéria.

    ResponderEliminar