09 fevereiro 2008

Humildade e respeito

É certo que o adversário é da terceira divisão nacional, é certo que é um adversário que, à partida, deveria estar ao alcance até dos juniores do FCPorto, mas também é certo que a possível sobranceria que o bicampeão nacional poderá ter ao encarar esta partida com a pequena equipa da Sertã poderá trazer dissabores já vistos e revistos pela banda do Dragão. A maior dificuldade nestes jogos é arranjar motivação suficiente para que os jogadores das grandes equipas encarem os desafios com toda a seriedade e não se deixem surpreender durante a partida. Jesualdo sabe disso, experiências passadas terão servido de exemplo e as cautelas nunca deverão ser demais na mente do treinador.

O Sertanense FC, uma modesta equipa que está no 4º lugar da serie D da terceira divisão, recebeu, por ter chegado a esta fase avançada da competição, como grande prémio a visita da melhor equipa portuguesa e líder da primeira divisão. Composta por muitos brasileiros e também comandada por um, o que dará um pouco de fantasia à equipa, os jogadores que compõem este pequeno clube são na sua grande maioria elementos que não fazem do futebol a sua principal actividade, mas que guardarão todas as suas forças durante a semana para se mostrarem no palco em que estarão nesta tarde de domingo.

Precavido, Jesualdo não deixará ninguém facilitar neste jogo, mas há que ter noção que se aproximam jogos difíceis e rodar plantel será, mais que obrigatório, óbvio. Assim prevêem-se compreensíveis mudanças em todos os sectores da equipa sendo que o onze que escolheria teria uma base da equipa titular. Com Tarik de regresso, este voltaria a um dos flancos, Farias deverá ser mantido na equipa para que não perca de modo algum o ritmo em que tem estado, no meio campo Assunção serviria de pronto socorro e na defesa deixaria Bosingwa na sua ala, já que Fucile, com o jogo que teve na selecção, deverá acusar a fadiga normal das circunstâncias. Para o caso de aparecer alguma surpresa no resultado, há que ter no banco de suplentes outros grandes jogadores da equipa. A minha equipa seria então a seguinte:

Será necessária muita humildade e muito respeito por uma equipa que, como é natural, se transcende nestes jogos, muito respeito por jogadores que sabem que podem ser vistos como nunca para que o seu sonho de voar mais alto no mundo do futebol se possa concretizar. A final do Jamor, mais concretamente vencê-la, é mais uma das grandes metas da época para o FCPorto e alcançar esta meta passa também por vencer equipas modestas e tal só é conseguido, e relembro, com humildade e respeito.

Sertanense FC - FCPorto, Domingo - 15H30, Estádio Municipal Dr. Marques Santos (Sertã)

PS: Para quem estiver interessado e para quem poder ver, este fim de semana o Portistas de Bancada terá o seu programa na RNtv (Região Norte TV), tal como tinha anunciado há duas semanas atrás. Através de uma entrevista que dei na passada semana, o programa X-Blog dá especial destaque a este blog e logo em dose tripla. Assim, para que fiquem informados, o programa passará hoje, sábado, da parte da manhã, por volta das 11h00 e à noite depois do Jornal do Norte, por volta da 20h20. Amanhã, Domingo, o programa passará também da parte da manhã por volta das 11h00. Da minha parte só tenho de agradecer publicamente à RNtv o convite que muito me honrou e esperar que todos os Portistas que frequentam esta Bancada gostem.

7 comentários:

  1. Que os jogadores normalmente suplentes, aproveitem esta oportunidade para mostrar valor e não façam como na liga Intercalar, onde a vontade e o querer têm andado arredados.Nem se admite outro resultado que não seja uma vitória tranquila do F.C.Porto.Não tenho RNtv logo não posso ver com muita pena, a prestação do Zirtaev, que tenho a certeza, foi muito boa.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Tal como o Dragão.vila.pouca não tenho acesso ao RNTV, mas isso pouco interessaria a não ser para mitigar a minha curiosidade, tenho quase a certeza que a "acção" decorreu em bom estilo, fico à espera da entrevista ao JN...
    De acordo com a linha que apresentas-te para a Sertã, também não é questão que me aflija, todos os que lá estiverem devem dar o máximo para dignificarem o seu estatuto de profissionais e ao mesmo tempo o nome do nosso Clube! No entanto por uma questão de cuidado, deveriam estar presentes ainda que no banco, os jogadores mais influentes, para evitar qualquer surpresa menos agradável! Uma coisa -aparentemente- positiva já aconteceu, o Sertanense conseguiu duplicar o número dos seus sócios nestes últimos dias -oportunismo ou entusiasmo?...- e fez com que o Clube tivesse necessidade de efectuar um investimento muito aceitável, para aumentar a capacidade de assistência ao jogo. Só espero que tudo corra bem...Um abraço à Bancada.

    ResponderEliminar
  3. só espero que os jogadores do FCP que subirem ao "relvado" na sertã,deem um grande desgosto a essses pagadores de promessas que passaram os ultimos dias a fazer a apologia do sertanense!

    ResponderEliminar
  4. Bosingwa não foi convocado, penso que Jesualdo deverá optar por adaptar Cech à direita.

    Novidade maior a entrada de Rabiola, espero que tenha uma oportunidade para entrar, assim como espero Castro e Hélder Barbosa a jogar de inicio .

    Amanhã a atitude tem mesmo de ser de humilde e respeito, penso que os fantasmas já lá vão na Taça de Portugal, por isso não espero outra coisa que não a vitória.

    ResponderEliminar
  5. À DF quem deverá jogar é o Castro.

    ResponderEliminar
  6. Se ja nao entendia a inclusao do Postiga para queimar o grande obreiro do titulo de 2007, Adriano, entao a inclusao do Mariano, no meio, ainda percebo menos! Apos a entrada do Helder Barbosa... Enfim, experiencias sim, mas com nexo.

    Porque dispensar um craque como o Ibson, para andar com experiencias com um jogador que nada demonstrou? Nao teriam merecido mais oportunidades o Castro, ou o proprio Kaz? Ou o Bolatti?
    Nao percebo esta fixaçao no Mariano. Para segurar bola?
    Assim se perdem balnearios.

    ResponderEliminar