19 fevereiro 2008

Já foi o céu, hoje é apenas um passo para lá chegar

São apenas três os jogadores que permanecem hoje no plantel e que estiveram na memorável vitória, no então auf Schalke Arena, de há quatro anos. O FCPorto volta ao palco, hoje chamado de Veltins Arena, onde conquistou a sua última e talvez mais importante taça europeia. Dos três “sobreviventes” do plantel campeão europeu, Pedro Emanuel foi o único que entrou em campo nessa inesquecível noite, já que Bosingwa na altura era apenas um suplente raramente utilizado, tal como Nuno que na altura era o natural suplente de Vítor Baía. O agora capitão sabe melhor que ninguém a grande alegria que foi vivida naquele dia e é a pessoa indicada para transmitir aos elementos do actual plantel, se necessário for, a gloriosa noite que o FCPorto viveu em 2004 e assim tentar fazer ver a todos o grande orgulho que devem ter em envergar a camisola com o símbolo do Dragão ao peito.

O FC Schalke 04 é a equipa que normalmente joga neste tão querido estádio onde decorrerá o jogo desta noite e será, desta feita, o difícil adversário desta jornada da Liga dos Campeões. Aquando do sorteio foi talvez o adversário mais desejado por todos e com alguma razão, tendo em vista outros grandes clubes que estavam no sorteio, mas a realidade é que estes alemães são, por exemplo, uma das equipas que luta pelo título do seu país e se mais provas faltariam do seu valor, a sua presença nesta fase da competição diz muito das dificuldades que o FCPorto poderá ter.

Infelizmente Bosingwa continua ausente da convocatória e, tal como há quatro anos, não saberá o que é jogar em Gelsenkirchen e será a ausência mais notada da equipa na qual é uma das peças chave, com as suas arrancadas rápidas para o ataque, surpreendendo os adversário. Assim, acredito que o professor manterá a defesa que jogou na Madeira e, tendo ainda a ver com a falta de Bosingwa, espero que seja Tarik o escolhido para o ataque em detrimento de Farias, já que o marroquino dará mais amplitude à ala direita, podendo Fucile preocupar-se mais com a defesa desse flanco. Espero que o professor não volte a mudar para um jogo importante o que tão bons resultados tem dado e espero então que a equipa seja esta:

Pinto da Costa disse, e muito bem, que “não vivemos no passado e não viemos cá para recordar o que de bom conseguimos há quatro anos, mas sim projectar o futuro e o futuro passa por ganhar o jogo e ultrapassar esta eliminatória”. Sábias palavras do nosso presidente e que correspondem exactamente à mentalidade que deve ter um Dragão. Como li algures, Gelsenkirshen há quatro anos foi o céu, mas hoje é apenas uma etapa para lá chegar.

SChalk04 - FCporto, 19H45 - RTP1

PS: Com a Liga dos Campeões está de volta o UEFA Fantasy Football e com ele a Liga da Bancada. Por isso não se esqueçam de actualizar as vossas equipas até hoje às 19H30.

12 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. Zirtaev,

    Acho que vais acertar na mouche em termos de 11 inicial.

    A minha opinião também vai nesse sentido ainda que a presença de Cech me meta um medo dos diabos...

    Marcar um golo e decidir a eliminatória no Dragão é o meu desejo.

    Vamos conseguir, pois somos superiores na teoria. Espero que o futebol não faça das suas surpresas pois essa seria a derrota do nosso FCP. Não irá ser assim pois vamos vencer já na Alemanha. Vamos vencer!



    Abraços!

    ResponderEliminar
  3. Sobre a equipa acho que vai jogar o J.Paulo na direita e o Fucile na esquerda.Quanto ao resto?!...Espero que seja como dizes apenas um passo a caminho da glória.Mas, vamos com calma, o Schalke não é um adversário fácil. Não vamos jogar com cipriotas ou luxemburgueses.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Eheheh escolheste a mesma equipa q eu:)
    Mas pelo q vi no JOGO vai jogar o J.Paulo e o Cech arruma. E tb joga o farias.

    ResponderEliminar
  5. Hoje sinto-me um pouco Zandinga - deve ser da febre...

    Então, se o FCP jogar com o equipamento alternativo branco, vai ganhar ou empatar com golos.

    E, já agora, marca o Meireles com o Lisandro envolvido na jogada :)

    Cumprimentos a todos

    ResponderEliminar
  6. Penso que devemos entrar com personalidade...Sem medo do adversário...Temo as invenções do professor (2º a RR falou com o João Paulo), assim sendo JP a defesa-direito, Fucile na esquerda e Cech no meio-campo, talvez o Porto vá por aqui...Pessoalmente deviamos jogar em 4.3.3, mas contrariando-me um pouco foi em 442 que demos show em Alvalade...Por isso, espero que o Porto dê um grande passo rumo aos quartos,mas o mais provável é a resolução da eliminatória no Dragão...

    ResponderEliminar
  7. Em dia de jogo não faço comentários, apenas quero formular um voto: que tudo corra pelo melhor logo mais à noitinha!...E um abraço para toda a bancada.

    ResponderEliminar
  8. Que saudades do dia 26 de Maio de 2004.

    Bem me apetecia estar hoje novamente no lugar
    Zuzang West 2
    Blocj 40
    Reihe 1
    Sitz 5

    :)

    Vou também fazer de Zandinga:
    2-0 com golos de Farias e Tarik

    ResponderEliminar
  9. Safou-se-me um comentario q fiz,é a emoçâo de estar na bancada como nos tempos d mocito nas Antas c/o cartâozinho do atletismo junior,q sempre m tem acompanhado x +/- 55 anos,é o m/talismâ e orgulho!Pois é! Eu hoje nâo tenho visto mtos N°s chamativos p'ra dar largas cá á "mania do number-crushing" só q, ao entrar aqui,223443,me faria(s) acreditar q pode haver um (tático)endurecimento d meio campo o qual poderia dar empate a + d 1 x lado ó q (matemos)x 2!? Se bem que inda nâo ganhamos nada,vamos no caminho certo de outras vezes e é com essa grande vontade p'ra chegar à meta da orelhuda!Mesmo em casa,só a ver p´los ecrâs,vamos unir os desejos imensos q nos têm levado a vencer!
    FORÇA PORTO,ESTAMOS TODOS CONTIGO!

    ResponderEliminar
  10. Como deve jogar o FC Porto em Gelsenkirchen?

    Antevisão a partida Schalke 04-FC Porto. Leia no Catenaccio. Novo endereço, nova imagem, mas o conteúdo de sempre.

    Cumprimentos.

    http://www.catenacc10.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Boa sorte campeões!!

    Acho que vai msm jogar o João Paulo na direita e Fucile na esquerda (o que até não acho mal) mas sendo assim acho que tem mais lógica jogar com tarik para podermos manter as jogadas pelas alas!

    não nos podemos esquecer que não deixa de ser provável que o Jesualdo volte a jogar com 4.4.2!!
    esta discussão já foi falada aqui montes de vezes, mais uma vez repito que acho importante o porto saber jogar neste esquema mas neste momento não temos jogadores para esse esquema a não ser o Kaz, um jogador que admiro mas não tem estado ao seu nível!

    Seja qual for o esquema o Porto tem qualidade para fazer um bom resultado, uma vitória espero, sendo que empate com golos não é mau de todo! como portista não me sinto habituado a contentar com empates por isso espero um grande jodo do nosso clube e um óptimo resultado, a VITÓRIA!!!

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar