17 julho 2008

F. C. Porto 1-0 Paok Salónica

Lucho Gonzalez 3' (gp)

Onze inicial da 1ª parte: Nuno, Fucile, Stepanov, Bruno Alves, Benitez; Bollati, Meireles e Lucho; Rodriguez, Mariano e Lisandro

2ª parte: Helton, Sapunaru, P. Emanuel, Rolando, Benitez ( Tengarrinha 75m); Fernando, Tomás Costa, Lino e Guarin; Alan e Farias

O F. C. Porto arrancou mais uma vitória num jogo amigável de pré- época que, como todos por estas alturas, foi algo lento denotando-se muito as tareias físicas que os jogadores habitualmente levam nestes primeiros dias de regresso ao trabalho. Apesar de tudo foi uma oportunidade para ver em acção alguns reforços e tentar fazer um exercício de observação e alguma especulação para ver o que eles valem, assim como, para ver algumas das ideias que Jesualdo tem para esta época.

Na 1ª parte Jesualdo apresentou um onze de caras mais conhecidas, de jogadores que já se conhecem da época passada e que à partida partem com vantagem por um lugar no onze. A esses Jesualdo juntou os reforços Benitez e Rodriguez quiçá porque acha que são os que há partida têm mais condições para entrar nesta equipa campeã. Rodriguez pela sua enorme qualidade e Benitez porque para o lado esquerdo da defesa não há muitas opções. A única surpresa foi a inclusão de Stepanov neste onze mais rotinado em detrimento de Pedro Emanuel. Acho que o professor quer testar Stepanov para ver se lhe acontece o mesmo que a Pepe e Bruno Alves que também passaram por um ano de estágio antes de triunfar no onze inicial. Na verdade pode-se dizer que Stepanov deu uma resposta muito positiva. Ele faz-me lembrar um pouco o caso do Pepe e do Bruno Alves que quando chegaram tal como Stepanov demonstravam uma série de características interessantes para serem grandes centrais mas que sucumbiam perante a pressão e tinham falhas de concentração.

Jesualdo entrou com um claro 4-3-3 com Mariano e Rodriguez nas alas aproveitando o sistema com que a equipa cresceu ao longo dos últimos dois anos. O F. C. Porto entrou á campeão, logo com uma arrancada fortíssima de Rodriguez pela esquerda aos 2 minutos em que ultrapassa dois jogadores em velocidade e serve de bandeja Lisandro que remata bem mas permite a defesa ao guarda-redes do Paok e na recarga vê um defesa a defender com a mão. Pénalti e golo de Lucho. Melhor começo era impossível. Durante os primeiros 15 minutos o Porto dominou e via-se um Lisandro aguerrido a combinar muito bem com Rodriguez e a deixar já os adeptos portistas com água na boca para uma dupla que poderá ser infernal.

Após os primeiros 15 minutos o Paok equilibrou, começou a ter mais bola e a entrar na defesa portista. O F. C. Porto a meio campo não conseguia recuperar as bolas, sentindo ainda falta do farol que era Paulo Assunção. Bollati é demasiado lento e não tem a leitura de jogo e poder de antecipação de Assunção.

O Porto começou a deixar a iniciativa para o Paok, os gr
egos aproveitaram e Sérgio Conceição (grande exibição) cavou um penalti aos 34 minutos. Momento para Nuno brilhar com uma grande defesa a provar que a luta pela baliza este ano promete ser quente.

Na 1ª parte viu-se um Rodriguez a entrar muito bem e a ser sempre perigoso nas poucas vezes que teve a bola mas também claramente ainda não identificado com os automatismos da equipa o que é normal. Mais preocupante era a falta de qualidade de Mariano que não conseguiu passar uma única vez pelo seu rival directo. Foi o Mariano a que nos acostumamos na época passada, muito esforçado mas com pouca classe sem grande qualidade técnica. Outro jogador que lhe tem custado demonstrar ao que veio é Bollati. Demasiado estático, com pouco dinamismo e sempre a passar para o lado e para trás sem a mínima progressão. Mais destaque para a propensão ofensiva de Fucile, a inesgotável raça de Lisandro e a classe do Comandante Lucho.

Na 2ª parte, um onze totalmente novo e o ensaio do 4-4-2 que tanto se fala que pode ser aposta de Jesualdo para este ano. A equipa recheada de caras novas entrou mais pressionante que na primeira parte, claramente todos com muita vontade de mostrar serviço. De inicio conseguiram sacudir o domínio que o Paok vinha exercendo desde os 15 minutos da 1ª parte e equilibraram mais o jogo mas mais tarde o jogo entrou numa toada demasiado morna.

Neste 4-4-2 Farías jogava fixo como ponta de lança e Alan jogava com liberdade nas suas costas. O problema é que o F. C. Porto não tem nenhum 10 para jogar em 4-4-2 losango
e assim perde-se aquele elemento criativo que seja capaz de encostar quando preciso nos 2 avançados e criar desequilíbrios com a bola controlada. O Porto tem demasiados jogadores para a mesma posição, a de Lucho... ainda por cima. Guarín é um 8, Tomás Costa é um 8. Sendo que para esse lugar ainda temos o Meireles. Parece que alguém andou a enganar o professor… Esperavam-se reforços para substituir Assunção e afinal chegam é jogadores para uma posição que já temos bem preenchida e em que ainda tínhamos Ibson que nos demos ao luxo de emprestar.

Atendendo a isto nota-se a preocupação do professor de adaptar estes reforços a outras posições para encontrar lugar para eles no onze. Guarín era para jogar como o elemento mais adiantado do losango mas notava-se que a tendência dele era para partir mais de trás e, muitas vezes, se encostar no Fernando que jogava de 6, sendo que, Tomás Costa na direita passou completamente ao lado do jogo notando-se que se sentia como um peixe fora de água amarrado demasiado ao lado direito e tentando sempre que possível procurar mais espaços centrais.

Jesualdo experimentou também Lino a interior esquerdo dando assim mais minutos a Benitez. O F.C. Porto ao longo de toda a 2ª metade conseguiu discutir mais o jogo com o Paok mas os gregos tiveram oportunidades suficientes para empatar e viram Helton a fazer uma defesa totalmente elástica a fazer lembrar aquele Helton que um dia destronou um mito como Baía da titularidade.

Um bom teste, contra uma equipa muito interessante do Paok. Deu para rever Sérgio Conceição que continua a ser um grandíssimo jogador e que foi mesmo um dos melhores em campo, fazendo a vida negra quer a Fucile quer a Benitez, conseguindo ganhar muitas vezes a linha e cruzar. Só de imaginar que um dia o dispensaram quando ele estava disposto a renovar pelo Porto em branco. Não tenho dúvidas que teria lugar neste plantel e seria titular à frente de Mariano e Alan.

As ilações que dá para tirar para já é que o Porto precisa mesmo de um ponta de lança de qualidade porque neste momento só temos um que é o Lisandro. O Farias está igual ao que conhecemos na época passada, muito estático, com dificuldades no domínio (perdeu uma série de bolas ao não conseguir dominar de 1ª) e sem grande qualidade técnica; e precisamos ainda de um médio defensivo para substituir Paulo Assunção pois até ao momento temos contratado jogadores para o meio campo mas para uma posição que já está lotada. Não me parece muito inteligente perder um 6 para depois contratar dois 8 para os adaptar a 6.

Caso Jesualdo queira mesmo avançar para o 4-4-2 necessitamos também de um 10. Lucho pode fazer o lugar mas não é um 10 típico e precisamos daquele jogador mais ofensivo que tenha capacidade e velocidade para levar a bola controlada e desequilibrar no um para um ao mesmo tempo que faz o último passe. Um Anderson, um Deco. Ainda pensei que a surpresa fosse o Aimar e teria toda a lógica contratar um jogador que faça aquela posição específica.

Acho que o Porto neste momento tendo arranjando um 6 e um ponta de lança tem uma equipa competitiva preparada para jogar no 4-3-3 mas não em 4-4-2 com a mesma qualidade. Temos também problemas nas laterais. Temos 4 jogadores para as laterais mas apenas Fucile é indiscutível e Benitez ainda demonstrou muito pouco. Ainda falta ver Sapunaru mais tempo em acção.

No centro da defesa acho que este ano P Emanuel terá que dar o lugar a um central mais novo e veloz que pode ser Stepanov ou Rolando.

Um jogo morno que podia ter terminado num empate atendendo á réplica do Paok mas em que o Porto venceu e é importante nesta fase da época treinar bem mas não deixar de lado o bom hábito das vitórias. Deu para o professor tirar impressões daquilo que já tem bem consolidado da época passada, das novas opções que tem para esta época e que tipo de opções isso lhe abrirá e ainda algumas zonas do terreno que precisam de ser reforçados por jogadores que sejam efectivas mais valias e não um tiro no escuro.

Os reforços:
Benitez- o jogador que jogou mais minutos. A defender comprometeu pouco, apenas sentindo dificuldades quando lhe aparecia Conceição pelo seu lado, mas demonstrou muito pouca propensão ofensiva. Eu penso mesmo que em todo o jogo se o vi ultrapassar duas vezes o meio campo foi muito .

Rodriguez- Não engana. Pouco em jogo mas quando aparecia era para criar perigo com arrancadas diabólicas. A 1ª logo aos 2 minutos que originou o penalti. Fez ainda na 1ª parte outra arrancada em que passa 3 adversários em velocidade e serve Mariano para este falhar de cabeça. Deu para ver bom entendimento com Lisandro e promete dar muitas alegrias aos portistas esta época. Dos reforços foi sem dúvida dos que melhor impressão deixou.

Sapunaru
- jogou a 2ª parte inteira e esteve discreto. Não teve que intervir muito no jogo mas demonstrou maior segurança que Benitez que jogava pela esquerda e apareceu mais no apoio ao ataque, vendo-se que não tem problema em ter a bola no pé. A defender foi uma vez ultrapassado numa jogada que podia ter dado perigo.

Rolando- Boas capacidades físicas e técnicas para ser mais um grande central a se destacar no Porto. Neste jogo não teve muito que demonstrar mas sempre muito seguro quando teve que intervir.

Fernando- Provou nos 45 minutos em campo que deve ser encarado como o jogador mais capaz neste momento de substituir Paulo Assunção. Tem características mais semelhantes ao brasileiro que Bollati. Fernando é rápido, lê muito bem o jogo o que lhe permite estar no sítio certo, tem muito critério na hora de passar a bola e tem muita velocidade e uma excelente capacidade de se antecipar aos adversários lendo muito bem o jogo. Já na pré-época passada se destacou. Desta vez veio para ficar e caso não seja contratado nenhum pivot defensivo acho que ele é quem apresenta melhores condições para substituir Paulo Assunção.

Tomás Costa- Muito apagado. Talvez nem tanto por culpa sua. Uma vez que jogou numa posição aonde não se sente confortável que é de interior direito e bem encostado a linha ainda por cima em situações de posse de bola. Muito escondido do jogo e via-se que não tinha capacidade de desequilíbrio para jogar numa ala. Quando apareceu no jogo foi sempre que procurou espaços mais interiores. De resto muito esforçado.

Guarín- Deixou boa impressão. Tinha por missão ser o médio mais avançado do losango mas tinha a tendência para vir mais atrás buscar jogo e impressionou pelo bom toque de bola, a capacidade para organizar o jogo, muito bem no passe e rápido a pensar e a executar. Demonstrou ainda não ter cerimónias na hora de arriscar o remate de longe. Jesualdo tem falado muito com ele nos treinos e neste jogo ao intervalo também lhe dedicou bastante atenção. Um jogador que Jesualdo parece acreditar que lhe possa fazer várias posições no meio campo. Para já demonstrou qualidade, falta ver a sequência nos próximos jogos. Hoje foi o reforço que mais se destacou juntamente com Fernando e Rodriguez.

Alan- Não é propriamente uma cara nova. Igual a si mesmo, muita velocidade e verticalidade no seu jogo. Foi dos jogadores que mais lutou para que o jogo não descesse de ritmo e tentou sempre imprimir velocidade sempre que tocava na bola. Tentou várias vezes combinar com Farias mas o argentino não esteve inspirado.

PS1- Destaque para a ausência de Ricardo Quaresma. Parece cada vez mais certo que o Inter será mesmo o seu destino. Penso que foi mesmo até ao momento a única saída que o Porto acautelou com a contratação de Rodriguez.
A confirmar-se desejo todos as felicidades do mundo ao Quaresma e espero que com Mourinho ele possa evoluir muito uma vez que sinto que a Quaresma no último ano lhe faltou alguma motivação e um treinador que puxe por ele como só o Mourinho sabe fazer com os jogadores.

PS2- A título pessoal devo dizer que me faz alguma confusão ver a equipa entrar em campo com o Bruno Alves a titular, um jogador da casa,com estatuto dentro do balneário e ver como capitão o Lucho...Gosto muito do Lucho mas acho que o capitão do clube devía ser um jogador da casa como sempre foi.
Na minha hierarquia o capitão a seguir a Pedro Emanuel sería Bruno Alves e colocaría como 3º o Meireles que apesar de formado no Bessa já deu grandes exemplos de todo o seu portismo e não tem problemas em colocar a boca no trombone na defesa do clube a fazendo lembrar lendas como o João Pinto que também o fazia muito bem.

30 comentários:

  1. Não vi o jogo, nem sequer vi o resumo, mas já ouvi a dizer muito bem do Rodriguez e até do Guarin. Quanto ao Fernando, tenho fé que vai ser ele o substituto do Paulo Assunção, se, por um lado, isso é bom, por outro é mau porque, pelos vistos gastamos dinheiro em jogadores que não necessitávamos. Mas como não critico jogadores antes de os ver actuar, nem tenho espírito derrotista confio nas contratações deste ano.

    Quanto ao Sérgio COnceição,é pertinente a tua observação, merecia uma outra oportunidade, se damos a jogadores que não são da casa, deveríamos dar a um que era da casa. Aliás, sempre tive uma admiração pela futebol do Conceição, e tive muita pena quando o FCP mandou-o embora como se ele fosse um qualquer um.

    ResponderEliminar
  2. Acho que ninguém tem dúvidas, falta um ponta de lança e um trinco de qualidade (embora o fernando possa ser uma boa surpresa)
    quanto ao número 10 a ver vamos, depende das ideias do professor para esta época bem como de uma ou outra saída mais do plantel. o quaresma acho que não há dúvidas, para bem do jogador e do próprio clube, cada vez mais se fala do interesse em lucho, este sim não gostaria de ver sair, mas a verdade é que tb não o gostava de manter se ele não o fizesse com vontade!!

    Estou curioso para ver quem ainda vai chegar, fazem-se apostas eheh

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  3. eu so tenho um comentario a fazer?
    o mariano anda a comer quem pa termos dado tanto dinheiro por ele?
    ele e zero... entre ele e o alan mil vezes o alan!
    tanto extremo nosso.. vieirinha, helder barbosa e compramos o mariano!
    ou ele melhora muito, ou nao percebo como se compra um jogador assim!
    ate nos jogos amigaveis me enerva, e incrivel!
    a segunda parte ja n vi... por isso so posso falar do rodriguez, nao engana e do benitez, mto verdinho, tb nao me parece que teja ali um bom defesa esquerdo!

    ResponderEliminar
  4. O PS2 é um apontamento pertinente. Concordo que a hierarquia deveria favorecer os jogadores 'da casa'.

    Porém, creio que o facto de o Lucho ser capitão terá mais que ver com a representatividade junto do contingente sul-americano, cada vez maior.

    Acho que Lucho tem classe para ser capitão dentro do balneário, mas não serve para representar a equipa 'cá fora', como têm feito P.E., o B.A, e até o R.M.

    Um abraço portista!

    ResponderEliminar
  5. Eu não vi o jogo, mas eu estou a ver que a coisa correu bem,

    FC Porto 1-0 Paok

    E logo aos 2 minutos, grande penalidade e marcada por Lucho González.

    ResponderEliminar
  6. quem quiser pode sacar o jogo em http://www.mininova.org/tor/1602969

    eu nao pude ver, estou a sacar para ver.

    ResponderEliminar
  7. No jogo de ontem, deu para perceber, que o Bollati, não é ainda o médio defensivo que precisamos, não sabe ocupar espaços e é lento, o Fernando jogou bem, tal como o Guarin, mas gostava de ver jogar um de cada vez , isto é, na 2ª parte jogaram ambos aos mesmo tempo (juju inverteu o triangulo do meio campo, jogando com 2 médios defensivos).
    Sapunaru, gostei de alguns pormenores, apesar de não estar familiarizado com a equipa, promete.
    Benitez, pareceu-me mais um bom suplente, por isso continuo a dizer, que devíamos apostar no Drenth, estou a ver que o Leandro, volta em Dezembro do empréstimo ao Palmeiras. Na minha opinião o Tengarrinha, jogou melhor que o Benitez.
    C. Rodriguez, apesar de ser um jogador diferente do Quaresma, está á altura do desafio.
    Mariano, foi mais uma vez um desastre, coitado também não tem hipótese de jogar na ala esquerda, que é o seu lugar de origem..
    Gostei muito do Rolando.
    Stepa também esteve bem.
    Tomás costa, coitado, jogou, como ala direito, quando é um médio interior, injusto opinar sobre a sua contribuição.
    G-R’s estiveram bem.
    Lino atacou bem, mas não é suficiente, visto ser defesa-esquerdo (não jogou na sua posição).
    Os outros titulares, já são mais do que conhecidos.
    Espero ver nos restantes jogos particulares, jogadores novos, no meio dos habituais titulares, porque, os reforços todos juntos, não têm rotinas, não se conhecem, é difícil ter a percepção do real valor.
    Tipo:
    ------------------------------------Nuno----------------------------------
    Sapunaru----------B. Alves--------P. Emanuel -------------Benitez
    ---------------------------Guarin/Fernando-----------------------------
    ----------T. Costa/Guarin---------------------Lucho-------------------
    -------Mariano-----------Farias/Licha------------------C.Rodriguez

    ResponderEliminar
  8. PS2 faz todo sentido. Tambem preferia ver um jogador da casa a capitao. MAs Lucho e capitao nao por causa do contigente sul americano, mas pura simplesmente 'e um lider tactico da equipa, inteligente, admirado e respeito por todos, tal como PEmanuel.
    O raul esta mais portista do que alguma vez foi boavisteir. Ele adora o clube e defende-o ate as ultimas.

    ResponderEliminar
  9. Sirmister:

    Sera que me podes explicar como e que eu posso ver o jogo?
    Faco o download do ficheiro do site e depois?

    Obrigado.
    Jorge

    ResponderEliminar
  10. Concordo com muito do que já foi dito aqui sobre os reforços. Só me parece que o Benitez é um defesa à antiga, fixo sem grande vontade de avançar no terreno, lembrou-me alguns defesas da década de setenta...Mas Jesualdo estará a pensar em ter uma ala esquerda mais recuada e dar preferência ao avanço mais constante do defesa direito?...
    Cristhian Rodriguez mostrou a sua valia, jogador muito forte e valente na assumpção do jogo ofensivo.
    Sapunaru, tem qualidades a desenvolver, é forte, boa técnica, mas parece-me que Fucille tem o lugar mais garantido à direita...É mais versátil...
    Tomás Costa foi encostado à direita e não mostrou tudo o que parece poder realizar, mas lutou muito e bem, mesmo quando perdia as bolas por deficiente recepção...Fernando mostrou muita garra e vontade de ganhar o lugar.
    Guarin, faz-me lembrar o Emerson dos tempos do Bobby Robson...
    Rolando está de pedra e cal entre os três/quatro centrais.
    Alan é um caso de insistência que pode render juros, se ele se libertar do receio que tem em avançar pela faixa e cruzar...
    Talvez falte um bom avançado centro ou então o Quaresma fique, se fôr para ficar que evolua, fique mais companheiro, teremos assim este ano, mais uma senhora equipa...

    ResponderEliminar
  11. "meirelesportuense": Guarin, faz-me lembrar o Emerson dos tempos do Bobby Robson...

    sem duvida.. penso que o juju devia experimenta-lo a médio defensivo, juntamente com os habituais titulares,no nosso conhecido 4*3*3, acreio que seria uma boa surpresa..

    ResponderEliminar
  12. O Guarin tem mostrado o seu valor, o Rodriguez também...

    ResponderEliminar
  13. Estas contratações mais o Mariano são a prova provada que a grande maioria dos negócios não são para beneficiar a SAD.
    E vocês ainda ficam admirados com o Mariano ou com o Benitez.
    Pensem um bocadinho, de uma vez por todas. Só não vê quem não quer.
    Mais do mesmo. Comissões, comissões.

    ResponderEliminar
  14. É OFF-TOPIC mas como não sei fazê-lo de outro modo, deixo aqui uma ou duas considerações que, previno desde já, nem todos gostarão de le mas que correspondem ao meu pensar, doa a quem doer e que acho deveriam merecer alguma discussão, agora que começa a assentar alguma da poeira em volta da recente guerra pela champions:

    Como já disse neste blog, actualmente não sou sócio do FCPORTO, mas não me considero menos adepto do que qualquer outro sócio (de igual modo, durante os muitos anos em que fui sócio, nunca me considerei mais do que qualquer outro adepto);

    Reconheco todo o mérito do Sr. Jorge Nuno Pinto da Costa como presidente e enquanto principal impulsionador do clube para ele ser o campeão nacional e internacional q hoje é;

    Acrescento no entanto que sou adepto portista, seja quem for o nosso presidente ou demais dirigentes, podendo apenas dizer que gosto mais de uns do que de outros. Quando adeptos de outros clubes sabem q sou portista e me perguntam se sou do "Pinto da Costa", respondo imediatamente perguntando-lhes se são do "Vale e Azevedo", do "Vilarinho", do "Filipe Vieira", do "Jorge Gonçalves" etc.);

    Ou seja, não sou de ninguém, sou apenas MEU e adepto portista;

    Sei destas trapalhadas dos "apitos" apenas pelo que leio nos jornais e vejo nas tvs (tb aqui pelos blogs).

    Por enquanto, até que os tribunais (tribunais judiciais mesmo, não essas palhaçadas de "conselhos") se pronunciem pela culpabilidade ou não do presidente do nosso clube nalgum acto ilícito, fico na expectativa;

    Sei no entanto uma coisa, se for considerado culpado, deverá ser condenado nas sanções que "forem de lei" e não nas que dariam, eventualmente, jeito a terceiros (como já alguém melhor q eu o disse, acho que o jornalista Miguel Sousa Tavares);

    Não me posso, no entanto, esquecer que muita desta trapalhada, com culpas do presidente ou sem elas, se ficou a dever ao facto de este último misturar a sua vida pessoal com a vida do clube;

    Os sócios do clube (qualidade que agora não tenho) votaram e elegeram o Sr. Pinto da Costa para presidente, não votaram nas suas, por certo, Excmas. esposas;

    Como adepto, posso até ter todo o gosto em ver o Sr. Jorge Nuno Pinto da Costa no camarote e cadeira presidenciais, mas se
    não levam a mal, posso já não gostar tanto de lá ver as suas esposas;

    Quanto à sua ex-companheira Carolina Salgado, enfim..., nada a acrescentar ao muito que se vem dizendo;

    Quanto à sua actual esposa, corrijam-me se estiver errado (e se assim for peço imediatamente desculpas), mas não foi ela quem, no anterior divórcio, andou a oferecer os seus préstimos ao Sr. Luís Filipe Vieira, dizendo que havia probabilidades de ir trabalhar para o benfica (pelo menos foi o que li nalguma imprensa)?

    Em resumo: presidente (seja ele quem for) no camarote presidencial, familiares que gostem de futebol: comprem um camarote!

    Gratos pela atenção.

    P.S. aos administradores do blog: se entenderem que este post é inadequado, sem sentido, fora de tempo, ou qualquer outra coisa, por favor, removam-no sem qualquer remoque de consciência :)

    ResponderEliminar
  15. @Jorge

    O torrent que pus é de 3,7 gb.

    Agora está disponivel uma versão de 700mb em http://www.mininova.org/tor/1604606

    1- sacas o utorrent por exemplo (http://www.utorrent.com/download.php)

    2- com o utorrent já instalado abres o torrent, depois é só esperar que saque e ver.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  16. nobigdeal:
    Eu não sou o dono do blog,mas acho que estou á vontade para te dizer que ninguém no blog tem que se cingir simplesmente ao tema do post e tem total liberdade para falar de qualquer outro assunto,tendo em conta que este é um blog em que falamos prioritariamente dessa paixão que nos une a todos que é o F. C. Porto.
    .
    Esclarecendo a tua dúvida, a actual esposa do nosso presidente efectivamente após o divórcio esteve a trabalhar no Benfica a convite do LFV.
    .
    Aliás isso demonstra a falta de dignidade de uma pessoa...Meter-se no meio de pessoas que estão desavindas fruto de um divórcio litigioso e tentar aproveita-lo em seu favor num âmbito profissional...?Absolutamente de uma pessoa sem ética nem príncipios.
    .
    Fe-lo com Filomena e depois foi mais longe...Lembram-se do que LFV dizia da Carolina na altura do "Orelhas estou aqui"? O que ele disse...Depois convidou-a a ir a Lisboa e até lhe pagou o livro e era vê-la na noita lisboeta com Vieiras,Malheiros,Leonores Pinhão e uma série de pessoas ligadas ao Benfica.
    .
    Na altura que Filomena esteve a trabalhar no Benfica ela acusou Pinto da Costa de falsificação e de algumas ilegalidades no contrato do Maniche. Não deu em nada.
    .
    Quanto á sua reconciliação com Pinto da Costa,penso que isso é algo que apenas aos dois lhes diz respeito e não vejo mal ao Mundo que ele tenha a sua esposa e a sua família na bancada presidencial...até vejo como algo normal.
    .
    .
    A única coisa que lhe peço é que não confunda a sua vida pessoal com o seu cargo de presidente do F. C. Porto e não inclua a sua esposa na vida do clube como o fez com Carolina.
    .
    Acho que desta vez o nosso presidente já aprendeu a lição e está a saber separar as águas para o bem dele e acima de tudo para o bem do clube que é o que mais importa.
    .
    Saudações portistas

    ResponderEliminar
  17. .
    .

    O Porto é um bom clube mas tem de pensar nas contratações, os valores que eles têm, etc...

    .
    .

    O Rodriguez fez bem em vir para o porto e o Guarin também agora o Sanapuro!!!

    .
    .

    Francamente

    .
    .

    abraços

    ResponderEliminar
  18. Ricardo Costa disse:
    «A única coisa que lhe peço é que não confunda a sua vida pessoal com o seu cargo de presidente do F. C. Porto e não inclua a sua esposa na vida do clube como o fez com Carolina.
    .
    Acho que desta vez o nosso presidente já aprendeu a lição e está a saber separar as águas para o bem dele e acima de tudo para o bem do clube que é o que mais importa.»

    Pinto da Costa inaugurou a Casa do FC Porto de Vila Real, a delegação 114 do clube, cuja madrinha é precisamente a sua mulher, Filomena Pinto da Costa, que o acompanhou nesta visita a Trás-os-Montes.

    http://www.maraoonline.com/MARAO/MARAO_online_Mai_1/1E8489C7-1427-4720-840B-B2B35DA89F83.html

    Chama-se isto "separar as águas"?

    Se esta Filomena trabalhou com o orelhudo, acusou o Pinto da Costa e já casou outra vez com ele, quem nos garante que a Carolina não se venha a juntar novamente com ele?
    Já percebemos que Pinto da Costa perdoa muito facilmente. Vamos ver se o filme não se repete e não virá outro livro, quando as coisas derem para o torto, "escrito" pela Filomena.

    ResponderEliminar
  19. Ricardo:

    quanto a dignidade... parece-me que ninguém sai incólume, mas sem dúvida q a vida pessoal de cada um só a ele diz respeito e a mais ninguém. Subscrevo inteiramente.

    De qualquer modo obrigado por ter colocado alguma serenidade nas minhas patacoadas :)

    ResponderEliminar
  20. Concordo parcialmente com algumas avaliações aqui feitas por quem, como eu, viu o jogo, mas não concordo integralmente com nenhuma, por isso, aqui vai a minha opiniãol, jogador a jogador:

    Nuno e Hélton estiveram ambos muito bem. A baliza está bem entregue.

    Confesso que me faz alguma impressão ver o Fucile à direita. Esteve bem, mas para mim, devia continuar à esquerda, isto porque parece-me que o Sapunaru é claramente um titular. Gosta de ter a bola nos pés, tem compleição física e está muito bem cotado. Não é jogador para o banco.

    De defesas centrais estamos conversados e não há nada a mexer. Excelente. Parece-me, contudo, que o Stepanov precisa de atacar mais a bola e recuar menos em direcção à baliza quando tem um adversário pela frente. Fica demasiado na expectativa.


    Não gostei do Benitez. É baixo e atarracado, exactamente com o Mariano, parecem irmãos. Não me parece que traga nada de bom à equipa. Está bom para o banco e o Lino todos já sabemos como joga. Por isso, para mim, Fucile deve continuar à esquerda se queremos vencer o Benfas e os Lagartos no início da época.

    O pior que já vi o Marek Chech fazer foi muito, mas muito melhor do que fez Benitez neste jogo.

    E não se diga que o Tengarrinha jogou melhor, porque deixou as suas costas desguarnecidas e só valeu o P. Emanuel.

    No ataque, quanto a PL's, está claro que falta alguém. Só Licha e Farias não chega. E eu até gosto do Farias, mas desde que jogue acompanhado. Sozinho, como jogou na segunda parte, não dá.

    Para o centro do terreno temos este anos muitas e boas soluções.

    Lucho / Tomás Costa
    Meireles / Tomás Costa

    Fernando ou Guarín

    Também sou da opinião de que o Guarín deve ser o trinco. Parece mesmo o Emerson 8-)

    O Bolatti tá visto que não vai lá. Estático, não sabe fazer "tackles" e só faz passes para o lado e para trás.

    Eu emprestava o Bolatti. O Castro é mil vezes melhor.

    O Rodriguez e o Tarik dão garantias para as alas, mas mais quem????

    Com o Quaresma fora das contas (se tal se vir a confirmar) não temos mais ninguém para as alas (ainda não vi jogar o Candeias, mas bem sabemos como o FCP aposta nos jovens).

    O Mariano é uma nulidade. É um jogador inexistente em campo. Nem por uma vez conseguiu ultrapassar o seu opositor. Não é jogador para o FCP. Não serve.

    O Alan é outra nódoa. Nem por uma única vez foi à linha cruzar. Nunca ultrapassa o último homem. Está igual ao que sempre foi. O Alan nem sequer sabe chutar uma bola. Já viram como ele mete sempre o pé da mesma forma? De lado e a enrolar para dentro!!!

    Face a estas debilidades, eu gostaria de ver o Falcão e o Alexis Sanchez rapidamente no FCP. E o Renteria reintegrado.

    E ainda um defesa esquerdo, para ficamos com duas opções para a direita, mas julgo que isso significaria a perda da titularidade do Fucile (i.e. o Sapu parece melhor, e com um defesa esquerdo de nível...).

    É uma dor de alma ver o Sérgio Conceição a jogar daquela maneira num clubeco da Grécia... que falta nos fazia para as alas...

    E não tentem branquear a exibição do Vieirinha, que valeu por cinco Marianos!!!

    Eu até posso aceitar que o Vieirinha, o Zéquinha, o Hélder Barbosa, o Ivanildo, o Bruno Gama, o Candeias, e outros mais não estejam ainda à altura da exigência do FCP e não sejam reais alternativas para as alas do nosso clube, para rivalizar com o Tarik e com o Quaresma/Rodriguez, mas gastar milhões no Mariano???!!!??? para tal lugar??? parece-me um escândalo.

    O Porto precisa de mais extremos de qualidade, com créditos firmados, para atacar a Champions.

    O que temos não chega.

    Face a esta análise, para mim, o melhor onze actual, e para início de época, é:

    Nuno

    Sapu - P. Emanuel - B. Alves - Fucile

    Guarin

    Lucho - Meireles

    Tarik - Lisandro - Rodriguez

    Banco:

    Helton
    Rolando
    Fernando
    Tommy
    Candeias
    Farias

    ResponderEliminar
  21. paulo sampaio, permite-me assinar por baixo as tuas paavras!
    o mariano ter custado tanto dinheiro e incompreensivel, tal como e incompreensivel irmos buscar o defesa esquedo suplente de uma equipa que ate desceu..!
    n consigo perceber!
    la vamos nos levar c o mariano mais uma epoca, a entrar, a fazer aqueles jogos sofridos que nos ate metemos as maos na cabeça!
    de resto.. acho que tem todos qualidade, falta um ponta de lança, e para mim um extremo!

    ResponderEliminar
  22. O Lucho é capitao porque é preciso convence-lo a ficar e qual a melhor maneira de o convencer a ficar? Com dinheiro e demonstraçao que todos o consideram imprescindivel como jogador, mas também como homem, como pedra basilar do equilibrio do balneario. Como o teem como um homem de caracter, a estratégia parece-me acertada.

    Quanto aos reforços, para mim, é demasiado cedo para falar. Ha jogadores começam a época em forma e outros que levam 2 meses para a atingir. Outros ha, que, mesmo sendo da casa, demoram uma época inteira a ambientar-se nao so ao estilo de jogo mas também à pressao e ao ritmo competitivo.

    Ha no entanto 2 ou 3 pontos que parecem claros. Sapunaru e Fucile serao os 2 laterais titulares. O meio campo esta muito forte, embora falte saber-se que se ira adaptar melhor à posiçao de trinco e, falta um ponta de lança de qualidade.

    Quanto a médios criativos, Jesualdo ja provou que prefere jogar sem eles. Penso que o Castro e um dos alas das escolas merecem uma oportunidade. Sergio Conceiçao? Mesmo que ficasse no banco, tinha lugar de caras neste plantel.

    ResponderEliminar
  23. Não percam o orelhas daqui a pouco, é a continuação da estratégia... como mostra J:

    "Então o João Correia não é advogado do benfica?

    O sócio Fernando Seara não é marido da Judite de Sousa?

    A judite de Sousa não é jornalista da RTP?

    Quem vai fazer a entrevista ao gaivota orelhas?

    Dou um prémio a quem souber responder." J

    ResponderEliminar
  24. eh pá estamos completamente lixados, o benfica contratou o aimar, agora é que vai ser vão ganhar tudo e nós vamos ficar a xuxar no dedo

    ontem nem consegui dormi com a imagem que passou na televisão vezes sem conta do rui costa a trazer o menino do seu jacto privado..
    só me lembrava duma cena parecida quando o orelhas foi buscar o moretto ao brasil!

    A televisão não fala de outra coisa
    estamos msm lixados, é o fim!!

    que triste espectáculo lol

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  25. gostava de dizer que hj em espinho no hotal solverde vi o miccoli....!! abraço

    ResponderEliminar
  26. Por falar em Orelhas, o homem(?) hoje estava mesmo em baixo. Estava tão entalado com a decisão da UEFA e com a saída do Rodriguez que nem se ouvia bem...E estava muito seco, tinha muita secura, nem com Águas das Pedras conseguiu arrebitar, deve ser medo do FAntasma, que lhe ronda as casas...Sim que o homem tem várias, parece o Álvaro Cunhal -desculpa caro Camarada- na Clandestinidade, hoje está em Palermo, amanhã em Nápoles...Ainda vai levar no Vesúvio!...Disse o coitado, que anda um gajo a abrir-lhe a casa enquanto dorme só para o assustar...É mesmo anjinho, ainda não percebeu que a mulher anda metida com o Antero Henriques...O Antero é um pouco descuidado e não lava os pés, por isso o Orelhas nota qualquer coisa quando acorda...Para além dos apêndices Cranianos...Um cheiro forte a Queijo!...

    ResponderEliminar
  27. O Orelhas andava muito interessado em saber porque é que o Jorge Nuno Pinto da Costa tinha tanto sucesso entre as mulheres...Um dia perguntou ao Rui Costa se ele tinha sabido de alguma coisa nos Estágios da Selecção, alguma coisa que tivesse transpirado entre os jogadores do FCdoPorto...
    Rui Costa disse que sim, sabia de alguma coisa que tinha sido contada nos serões que faziam normalmente na Selecção...
    -Diz-me Rui, conta lá o que ouviste aos gaijos...
    --Ó Orelhas, não ouvi nada de importante, deve ser brincadeira de certeza...
    -Mas conta Ruizinho, conta que eu promovo-te a Secretário Técnico.
    --Bem meu caro Cabeças, o que eu ouvi contar foi que o Jorge Nuno, sempre que quer alguma coisa a sério com uma chavala, costuma assobiar para a conquistar!...
    -Só isso Rui, não acredito...
    --Eu também não mas foi o que eu ouvi à maioria dos gaijos do Porto!...

    O Orelhas calou-se bem caladinho e dirigiu-se a casa, ao abrir a porta fez muito barulho e a mulher de dentro perguntou:
    --Quem é que está a abrir a porta?...
    LFV experimentou fazer como tinha ouvido e assobiou!
    De dentro amulher respondeu:
    --Ah, és tu Jorge Nuno, D...até pensei que fosse o Cabeças!...

    ResponderEliminar
  28. Olha, deixa-me resmungar um bocado.

    O Nuno faz uma grande pre-epoca no ano passado (se nao me engano defendeu um penalty tambem) e passou o ano todo no banco.

    O Cech tinha lugar no plantel. Arrisco-me a dizer que poderia ser titular (sem o Bosingwa) do lado esquerdo. Todos os jogos que o Cech fez no ano passado foram regulares e parecia ser o unico gajo que fazia centros em condicoes.

    O meio-campo deste ano vai ser pior do que no ano passado. Nao por causa da saida do P. Assuncao, mas simplesmente porque falta um 10.

    O Lucho nao e' um 10 e sem um bom numero 10, nao ha' jogo.

    Se o Lucho sair, nao auguro nada de bom (talvez o segundo lugar).

    O Mariano e' uma nodoa.
    O Alan nodoa e'.

    O Quaresma vai sair ou ficar contrariado (se ficar contrariado, e' como jogarmos com dez).

    O Lisandro e' uma maquina; o Farias nao tem lugar como segundo suplente.

    O Adriano devia ser reintegrado e eu continuo a achar que e' o segundo suplente (ele simplesmente marca golos quando joga, tendo-o provado ha' dois anos atras).

    O Bruno Moraes vai dar cartas no Setubal e por mim ficava no plantel (eu sei, talvez os ossos nao aguentem, mas para isso estao os Medicos a ser pagos, para saberem se o gajo esta' capaz ou nao).

    Se o Lucho e o Quaresma sairem, gostava de ver:

    PL- Lisandro, Adriano, Bruno Moraes, Farias

    Meio-Campo: Pedro Mendes, Maniche, Raul Meireles, Van Der Vart, Guarin ou Bollati (este gajo ainda nos vai calar a todos).

    Extremos: Christian, Tarik, Duda(do Sevilha) e Helder Barbosa/Vieirinha (tens razao, deixar sair o Conceicao doeu!)

    Defesa: Sapunaru e os outros que ja' ca' estavam (incluindo o Cech).

    GR: Nuno a titular; Helton no banco

    Eu sei que voces perguntam:
    Van Der Vart/ Maniche / Pedro Mendes....

    E eu respondo:
    $$ do Pepe e $$ do Bosingwa (mais ou menos uns 60 milhoes de Euros, nao ?

    Continuaremos a perder nos quartos da Liga dos Campeoes, como tem sido normal nos ultimos quatro anos e tremeremos no campeonato, pois isto e' so hispanicos (nao me venham com a pergunta se eu sou racista, mas foda-se, as unicas Tacas dos Campeoes foram ganhas, as duas, com Portugueses como maioria na equipa.

    Ate' breve.

    ResponderEliminar
  29. Minha nossa, so consegui ver a pseudo-entrevista durante 5 minutos.
    Paginas tantas, a gaja de serviço, chama-lhe sr. professor???

    Sumo, zero. Conteudo, nenhum. Provas, nenhuma. Telhados de vidro mais que os outros todos juntos.

    Que mediocridade intelectual. O Rui Costa presta-se a trabalhar com uma figura daquelas. O Benfica esta mesmo de rastos.

    ResponderEliminar