28 julho 2008

O despertar do Dragão


A festa

O FCPorto versão 2008/2009 já se apresentou ao seu público. À primeira vista pode-se dizer que os tricampeões nacionais tem muita mais pressa. Poderá ter pressa de vencer, de ser campeão
ou de começar a jogar a sério. A festa de apresentação portista foi rápida, um pouco apressada, quase envergonhada, tudo realizado com grande velocidade.

Depois de uma pequena, e singela, homenagem às filiais que representam o clube pelo mundo fora, os jogadores
, este ano, foram apresentados por sectores, e não individualmente como em anos anteriores, aparecendo, a correr, no meio de um público que os brindava com aplausos vigorosos.

As saudades de ambientes festivos eram muitas, por isso foi uma festa que soube a pouco.


Quanto a surpresa, depois de tantos nomes lançados, de tantos rumores, de tantas fontes rigorosas, de tantas apostas, afinal depois de Hulk, talvez a maior surpresa foss
e o Capitão Fantasma, já que não vi nenhuma. Quaresma foi apresentado, para delírio dos adeptos portistas, mas não se mostrou muito entusiasmado.

Antes, tinha-se realizado um jogo entre a equipa do FCPorto sub-19, contra o Valência sub-20. O jogo teve alguns bons momentos, um pouco de dureza e uma vitória, esclarecedora, para os espanhóis por 2 a 0.


O jogo
FC Porto 0-1 Celtic Hesselink 87'

E foi como que embalado pela rapidez da apresentação dos jogadores que o FCPorto começou na partida, frente a um dos adversários que melhores recordações lhe traz, o Celtic. A equipa, com 3 reforços a jogar de inicio, entrou a todo o gás, com muita vontade de se mostrar aos seus adeptos, tendo conseguido, logo desde o inicio, bons pormenores, sempre a jogar com uma pressão muito forte, e a todo o campo, o que o levava a recuperar a bola sempre mais depressa e mais longe da sua baliza. Um bom sinal para o futuro, portanto.

Foi com o habitual 4x3x3 que Jesualdo Ferreira se apresentou de inicio, confirmando as suas indicações que não iria pôr ao lixo um sistema que lhe tanto deu sucessos durante as duas épocas anteriores, mostrando que a equipa não desaprendeu.

Relativamente aos reforços que começaram de inicio, todos eles deram indicações de uma boa integração na equipa, mostrando que estão dispostos a entrarem logo na equipa. Cristian Rodriguez foi o mais irreverente e explosivo, arrancando muitas jogadas de perigo e momentos empolgantes, Guarin é um autêntico rolo-compressor no meio campo, muito activo, sempre disposto a roubar bolas ao adversário mas, parece-me, ainda não ser o substituto ideal de Paulo Assunção, até porque tem a tendência para se adiantar muito no terreno, necessita de refrear os "ânimos" e a sua vontade de atacar, ou então trocar de lugar com Raúl Meireles. Sobre Sapunaru, o melhor elogio que se pode fazer é que a defesa não se ressentiu com a sua falta de entrosamento com os restantes colegas, além de se aventurar, muito e bem, no ataque. Além disso, o FCPorto ganha mais um bom elemento para as bolas paradas, tendo duas oportunidades para inaugurar o marcador. Bastante prometedor, vai ser muito interessante observar a luta entre o romeno e Fucile.

Voltando ao jogo, o FCPorto apesar as oportunidades criadas pecou muito na finalização, Lisandro Lopez lutou bastante, como o habitual, mas não conseguiu marcar, ainda está em branco nesta pré-época, Lucho foi o verdadeiro comandante de sempre, carregando a equipa ás costas, a defesa, sempre a defender muito à frente, esteve sempre bastante tranquila, o meio campo dominou sempre e o colectivo funcionou dentro do esperado, faltando mesmo o golo, merecido na primeira parte.

Na 2ª parte, e com as normais substituições realizadas, o ritmo baixou imenso, o jogo foi sonolento, bastante maçador, o normal nestas alturas da época, tendo o FCPorto realizado uma exibição um pouco mais pá
lida, à medida das novas camisolas alternativas ( depois de as ter visto por perto, confesso que não me agrada muito as novas camisolas alternativas. Pode ser que com o tempo possa vir a gostar delas, mas, parece-me falta-lhes um pouco mais de vivacidade ).

O meio campo portista, sempre liderado por " El comandante Lucho" pronto a assistir com categoria os seus colegas de ataque, ainda conseguiu bons momentos, mas sempre com uma velocidade muito baixa e sem grande espectacularidade.

Jesualdo Ferreira experimentou o sistema de 4x4x2, com Lisandro e Farias no ataque, mas faltou um pouco mais de magia e irreverência na equipa, e a finalização da equipa continuou a não ser a melhor, por isso o golo não viria a aparecer.


Quase no final, o jogo começou a tornar-se muito duro, com o árbitro a deixar o jogo endurecer, e os escoceses a entrarem de forma mais agressiva, o miúdo Candeias foi a ma
ior vitima, e, mesmo no final da partida, sem fazer nada por isso, Hesselink marcou o golo que fez o resultado final.

Apesar do resultado negativo, o FCPorto conseguiu fazer um teste com muitas coisas positivas,
principalmente na primeira parte, embora ainda esteja longe da perfeição, mas como ainda faltam algumas semanas para o primeiro jogo oficial, nada de preocupante, antes pelo contrário.

Os reforços parecem estarem a começar a compreender o futebol da equipa portista, fisicamente a equipa parece estar muito bem, sendo necessário aperfeiçoar a finalização. Sexta feira, o FCPorto tem mais oportunidade para mostrar que o plantel da época 2008/2009 oferece todas as garantias para o sucesso, frente ao Leixões, no torneio que se realiza em Braga.


Reforços:

Guarin - Dá muito mais músculo, combatividade e agressividade ao meio c
ampo. Não me parece ser o trinco ideal que o FCPorto necessita, pelas razões apresentadas atrás, mas é, claramente, um elemento que acrescenta uma imensa qualidade ao meio campo portista. Um grande reforço.

Sapuranu - Embora não tenha a velocidade de recuperação de Bosingwa, á primeira vista, pode-se dizer que o FCPorto não perdeu qualidade na posição de lateral direito. Muito ofensivo, sobe bem e pode ser um elemento importante para as bolas paradas. Marcou imensos pontos na luta pela titularidade.

Cristian Rodriguez - O reforço mais irreverente, mais explosivo, provavelmente, o melhor reforço que a equipa necessitava, certamente, irá pegar de estaca na equipa portista se continuar a jogar da forma como tem vindo a jogar nesta pré-época.


Rolando - Discreto, mas sempre eficaz, revelou um bom entendimento com o seu companheiro. Poderá ser uma boa opção quando a equipa necessitar.

Benítez - Foi o seu jogo mais conseguido da pré-época, pelo menos daqueles que vi, mas...falta-lhe ainda muita coisa. Parece-me um defesa à imagem de Cech, muito certinho, por vezes consegue arrancar bons cruzamentos, mas falta-lhe sempre alguma coisa. Parece-me muito verde, o tempo dirá da sua utilidade para a equipa.

Tomy Acosta - Parece-me ainda demasiado tímido, à procura de um espaço na equipa para se impor, talvez porque jogou demasiado recuado. Mas, nota-se, que tem qualidade para ser uma boa alternativa.

Candeias - Entrou cheio de vontade de brilhar, mostra-se cheio de energia e vontade, teve bons momentos, mas à medida que o tempo passava foi tendo menos oportunidades para brilhar. A agressividade dos defesas escoceses sobre ele, também não ajudou.

Fernando - Pouco tempo para brilhar, mas, mesmo assim, mostrou que podem contar com ele.

21 comentários:

  1. Boa primeira parte a jogar no 4-3-3habitual.Sapunaru e C.Rodriguez são indiscutivelmente excelentes reforços.Guarin não é trinco.Pode ser uma boa opção como médio mais ofensivo.Uma das mais valias da equipa nas últimas épocas era uma solidez defensiva para a qual muito contribuía P.Assunção.Não me parece que Guarin,Bolatti ou R.Meireles sejam a solução ideal para a posição de trinco.
    Fernando já mostrou em jogos anteriores grandes aptidões para jogar nessa posição. Tacticamente muito bom, rápido sobre a bola e a sair a jogar, com boa técnica,dá à equipa um equilíbrio defensivo fundamental para repetir as vitórias de outras épocas.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. GUARIN é o meu preferido dos reforços.
    É aquele tipo de jogador "caixinha de surpresas".
    Mantém um low profile, porque convém não dar nas vistas, mas tem uma rapidez de reflexos de faquista.
    Espero que Jesualdo o estude bem e lhe dê um lugar na equipa de modo a fazer explodir as suas qualidades.
    Se 2 ou 3 argentinos pode ser óptimo, como foi a época passada, inundar a equipa de jogadores da mesma nacionalidade (não portuguesa) pode ser contraproducente, situação vivida em tempos com os brasileiros.
    Um colombiano pelo meio só lhes faz bem.

    ResponderEliminar
  4. Tb deposito grandes esperanças no Guarin.
    Sapuranu, Rodriguez e Guarin são excelentes reforços.

    tive a ver uns videos do Hulk, vale o que vale é certo, para além dos bons golos parece ser um excelente executante de bolas paradas.
    dai a valer 5.5M é outra conversa ..

    ResponderEliminar
  5. Confesso que fiquei agradavelmente surpreendido pelas exibições dos reforços. A maioria deles provou ser mesmo isso: Reforços.

    Sapunaru: Demonstrou uma grande rigor táctico e segurança quando ataca. Pode ser factor decisivo, pelo jogo de cabeça, para tirar mais partido das bolas paradas

    Rolando: Tem qualidades atléticas fantásticas para ser um jogador de eleição. Vai começar no banco mas é aposta a curto-médio prazo. O que ainda perde para P.Emanuel em posicionamento e tempos de entrada, ganha em velocidade, jogo aéreo e capacidade de garantir 3 ou 4 golos por época

    Benitez: O elo mais fraco. O lado esquerdo da defesa continua a ser a nossa cryptonite. Jogador certinho sem mais, com dificuldades a defender e inexistente a atacar. Cech parece-me melhor.

    Fernando: Tem pinta, tem qualidade, tem velocidade. Pode vir a ser o 6. Bom futuro.

    Guarim: Jesualdo quer fazer dele um novo Assunção mas vai falhar. Guarim tem talento a mais para ser sacrificado numa posição claramente táctica e defensiva. Demasiado talento para resistir ao chamamento ofensivo. A sua posição natural, no 4x3x3, deveria ser no lugar do Meireles. Tem classe, qualidade de passe, velocidade e força. Estou maravilhado.

    Tommy Costa:Parece-me bom jogador. No entanto necessita acalmar. Parece jogar com excesso de rotações.

    Cebola: Este não engana e vai dar-nos muitas alegrias. Velocidade, técnica, remate, capacidade defensiva, este rapaz tem tudo. A única dúvida que me resta é saber como se vai adaptar a um clube grande depois de anos em clubes de pequena expressão.

    Candeias: A rever. Tem fogachos muito interessantes.

    Nota Final: Parece que o contentor deste ano não é mau. Mas podia ser melhor. Deixem o Ricardo Costa, o Moreira e o Sousa Tavares escolher os jogadores para verem o que é bom para a tosse.

    ResponderEliminar
  6. A grande surpresa que o nosso presidente devia ter era a confirmação da sua suspensão por 2 anos.

    ResponderEliminar
  7. Benitez é realmente o jogador que menos dá nas vistas, é um pouco extáctico a fazer-me lembrar um defesa do Real Madrid da década de setenta...Não consigo recordar o nome mas cada vez que o vejo sinto semelhanças nítidas...Penso que o Prof deve ter sentido necessidade de um defesa mais fixo. Mas a nível de grande competição precisamos de um jogador mais versátil e o Fucille é mais dinâmico...Portanto aposto num esquema tipo que assente em: Helton; Sapunaru, Pedro Emanuel(Rolando), Bruno Alves e Fucille; Raul Meireles(Tomás Costa), Guarin(Raul Meireles) e Lucho; Quaresma(Tarik), Lisandro e Rodriguez.

    ResponderEliminar
  8. O reforço de vulto é indiscutívelmente o Cebola.Na época passada,não fez a pré-época (no clube dos fantasmas gloriosos reforçados ,sempre com 3 de negro vestidos e por vezes,até calçados com botinhas vermelhas da casa).Se conseguir libertar-se do complexo dos pequenos clubes,penso,será peça importante da manobra atacante,assim o entenda o prof JF,que duvido.
    Curiosa é a peça do JN sobre a decisão da direcção da FPF...diz o dito (nem o jornal do benfica o faria).... enquanto Pinto da Costa mantém-se suspenso por dois anos, em casos de corrupção consumada e tentada no âmbito do processo Apito Final.vidé artigo em que se cita o Guilherme Aguiar...

    ResponderEliminar
  9. Meireles,

    Consegues dar 2 erros numa só palavra. Impressionante.

    extáctico ou estático?

    ResponderEliminar
  10. Como se sente, a FPF -conluiada com muita gente- apenas pretendia um pretexto mais ou menos argumentado, para levar avante a condenação de Pinto da Costa, pois como continuo a pensar, o Boavista foi, melhor é apenas, um dano colateral nesta guerra sem quartel. No tremendo arrasto desta pesca destinada a apanhar o Porto, teria que inevitavelmente, ser pescado mais peixe ou mais alguém. Tocou ao Boavista e ao Leiria por força da presença de Valentim Loureiro e das parcerias estratégicas do Porto. Agora vejamos as cenas rocambolescas que se seguem nos próximos episódios. O Porto já está fora desta guerra -pelo menos nada mais lhe pode suceder que não tenha sucedido já-, eles que pretendiam não estivesse, se o Porto recorresse -como muitos aqui legitimamente queriam- estávamos a ter que aceitar hoje o que aceitamos antes, ou a correr o risco de descer agora à 2ª Divisão, tivéssemos nisto toda a razão ou não, tivéssemos todas as possibilidades de o provar ou não! FPF decidiu assim, está então decidido sem apelo nem agravo...Nem os recursos para o Tribunal Administrativo os demove. Recursos para quê, mesmo que eles tenham provimento os castigos ninguém os retira. Quando muito receber-se-à indemnizações. Prestígio, moral atingida, nada disso tem importância, para estes Rambos da Justiça Desportiva.

    ResponderEliminar
  11. Tens razão Infiltrado, eu sou assim, impressionante e tu nem assim és!...Porque o correcto é: extático -não extáctico- ou estático...

    ResponderEliminar
  12. Eu sou um Criador de palavras, tu és um Corrector de palavras, mas foleiro.

    ResponderEliminar
  13. Caros meireles denoto que continua a fazer confusão com os recursos...
    Mas o que é que o facto de ter recorrido o clube tinha alterado o que quer que fosse...=?
    .
    Se o clube está inocente isso sería provado,e o mesmo recurso que Pinto da Costa vai fazer agora que poderá valer para o clube acontecería exactamente a mesma coisa.
    E como pode dizer que o clube corrías o risco de descer de divisão se recorresse se isso nem está contemplado nos regulamentos da liga...?Tentativa de corrupç~~ao é punido no máximo com 6 pontos e nada mais,ou seja,o máximo que podería ocorrer era o clube ficar com menos 6 pontos nesta época que se avizinha o que poara mim até sería uma medalha...Até me iría saber melhor ganhar a liga começando com menos 6 pontos e sería uma vitória da verdade desportiva e a forma inequívoca de demonstrar a tudo e todos a força do clube.
    .
    E que é que prefere?que pela europa fora digam que o F. C. Porto é um clube acusado por corrupção e que teve até para nem ir á champions?
    .
    É que estas trapalhadas de CJ e a perseguiçao ao F. C. Porto não passam lá para fora,po que passa é que o Porto está acusado de tentativa de corrupção de que não recorreu da sentença é isso que passa.
    .
    .
    Aliás se aqui ao lado em Espanha já tive que ler cronistas espanhois a questionarem a vitória do Porto na Champions e a dizer que essa vitória está emsombrada e que agora afinal já se percebe como foi possível o Porto ganhar uma Champions imagine a idéia que se passa noutros países mais distantes...
    .
    A nossa imagem já foi para sempre afectada e a imagem do clube defende-se recorrendo até ás últimas consequências quer nos tirem 5,10 ou 30 pontos.
    .
    Não preciso de o lembrar que há anos atrás o nosso presidente chegou a ameaçar com a n
    ão presença da equipa numa final da taça de portugal mesmo que isso implicasse a descida de divisão porque defendería os interesses do clube até ás últimas consequências...
    Agora comprometemos a imagem do clube por míseros 6 pontos quando há anos atrás eramos capazes de correr o risco de descer de divisão para defender os interesses do clube...?
    .
    .
    .
    Mesmo que a sua tese prevalecesse e o Porto tivesse recorrido o que acontecería nunca sería o mesmo que aconteceu ao Boavista e passo a explicar porquê para dissipar alguma confusão que já vis os próprios orgãos da comunicação social fazerem...
    O Interesse Público não é algo automático,cabe contestação do Boavista e cabe a um juíz determinar se os seus pressupostos se aplicam ao caso concreto,ou seja, é mentira o que andam a dizer quew o Boavista descer de divisão,porque para isso era necessário que o Tribunal aceitasse o interesse público coisa que ainda n~ºao aconteceu pelo que sei.
    .
    .
    Mas mesmo que seja aceite o interesse público,no caso do Pinto da Costa não se aplica,porque 1º trata-se de uma pessoa e não de um clube e 2º a sua condenação ou não são irrelevantes para o normal começo das competições profissionais,motivo isso que fundamenta o tal pedido de interesse público por parte da FPF.
    .
    .
    Da mesma maneira que se o F. C. Porto tivesse recorrido destas deliberações por considerar que são deliberações sem eficácias poruqe se produziram já depois de encerrada a reunião,nesse caso , nunca podería ser requerido o tal Interesse público porque isso não afecta o começo dos campeonatos.Só se podería aplicar caso o F. C. Porto fosse condenado por corrupção e aí sim como a sanção podería ser a descida de divisão havería incerteza quanto a quem disputaría a 1ª liga...Neste caso isso não acontecia e como tal o recurso seguíria os trâmites normais.
    .
    .
    Caso a reunião do CJ tivesse decorrido de forma normal,como todos já sabemos pelo que lemos as intenções de voto eram favorárveis a Pinto da Costa e como tal seríam favoráveis ao clube,logo, o que tería acontecido é que o clube e o seu presidente seríam ilibados das acusações que recaem sobre eles e o clube tinha defendido o seu bom nome pois nunca havia aceite nenhuma condenação por tentativa de corrupção como acabou por o fazer.
    .
    E a Uefa nunca mais teríama mínima chance de condenar o F. C. Porto a não participar nas suas competições,coisa que agora ainda pode fazer em relação á próxima época..
    .
    .
    Por isso não entendo em que base jurídica se baseiam as pessoas que agora vêm elogiar a decisão do clube não recorrer como se uma coisa tivesse a ver com outra...
    Que isso foi um erro acho que o próprio clube o admitiu através do forcing que fez depois para corrigir o mal que já estava feito.
    .
    saudações portistas

    ResponderEliminar
  14. Quer pelo último jogo, quer pelos realizados anteriormente, não é possivel tirar ilações definitivas, o que é perfeitamente natural nesta altura da época. No entanto uma é desde já clarissima. É a preponderância de Lucho e Bruno Alves na equipa.
    Quanto às aquisições, carecem de confirmação, embora Cristian Rodrigues não engane e Sapunaru prometa. Já Rolando, Guarin e Tomás Costa, podem vir a ser ùteis. Tenho alguma apreensão quanto à substituição do Paulo Assunção. O jogador que apresenta caracteristicas mais parecidas é o Fernando, com a vantagem potencial de ser mais alto, porém, comete muitas faltas em zona perigosa, ao contrário do Assunção, que raramente o fazia. Guarin pode vir a desempenhar aquele papel mas de modo diferente, é menos posicional, sai mais vezes para a zona de ataque, o que vai obrigar necessariamente quer o Raul Meireles quer o Lucho a recuar para fazer as compensações, para impedir os contra-ataques dos adversários. E Lucho é demasiado importante para se desgastar em trabalho defensivo. O Benitez, sinceramente, será uma enorme surpresa se vier a jogar nesta equipa.
    Temos ainda essa incógnita chamada "Hulk", cuja contratação pelos valores anunciados, ou é acertar no totoloto, e há quem acerte! ou é grossa asneira.
    Incógnita não é a comprovada falta de qualidade do Mariano Gonzalez, ninguem o pode acusar de falta de vontade, empenho, determinação, raça, mas para ser jogador do FCP só isso não chega. Ele corre atrás dos adversários mas raramente ganha uma bola, ele finta cheio de garra, mas como faz tudo em tal esforço, que no momento de definir a jogada, falta-lhe a clarividência para, rematar, passar ou cruzar em boas condições. No fundo é isso que distingue um jogador de classe de um banal. E ele, que parece ser um profissional honesto, não passa de um jogador mediano.

    ResponderEliminar
  15. Ricardo Costa, acredito que não comprometemos nada ao não recorrer, arrumamos sim a questão de qual poderia vir a ser o castigo aplicado ao Clube! Foram seis pontos retirados, nada mais o poderá ser, se isto não é uma estratégia que o convença, tudo bem, mas que para mim me deixa muito tranquilo, lá isso é verdade. Independentemente de se poder provar, demore o tempo que demorar, a inocência do nosso Presidente, a questão do Clube poder sofrer mais qualquer punição, está definitivamente arrumada. Veja o caso do Gil Vicente, está todo convencido da sua razão e ficou pela 2ª Divisão.Vá falar com os Gilistas e sinta qual é a sua posição relativamente a isso. Na altura também estavam todos cheios de gás, agora o gás foi-se embora e estão a olhar o Mateus jogar noutras paragens...Se era este o panorama que procurava ter nas mãos com o nosso Porto?...Porque se Pinto da Costa recorre e enquanto os Tribunais não decidem continua condenado, isso não altera nada em relação a ele, porque razão pensa o RCosta que com o Clube aconteceria o contrário?...Nesta fase recorria o Clube?...Bom então assim sendo,não se colocava o risco de poder descer de Divisão?...O Gil desceu, o Boavista desce, o Porto ficava!?...Tenho dúvidas. Quanto à reputação do Clube, ela ficou manchada há muito, recordo que estes senhores já andaram pela UEFA e pela FIFA a mexer as suas influências no tempo do António Oliveira e fizeram as coisas ir até ao limite...Recorda-se? Eu recordo-me e recordo que as acusações sempre se mantiveram, ainda que não pudessem ser provadas, a reputação de algo ou alguém -veja outros casos mediáticos- está completamente à mercê de quem tem estes instintos suicidários...Acaso a Família de Maddie McCan está completamente ilibada no juízo de toda a gente?...Duvido!...Você não?...A mãe Portuguesa da miúda que também desapareceu no Algarve está completamente ilibada?...O corpo de uma e outra criança não aparece, não se consegue deslindar quem são os culpados dos desaparecimentos, mas a acusação permanece, ainda que apenas no espírito das pessoas...Uma mancha depois de lançada sobre a reputação de alguém, dificilmente desaparece, mesmo que Jorge Nuno Pinto da Costa consiga levar as coisa em Juízo até à completa ineficácia das acusações, o anátema permanecerá!...E será continuamente alimentado pela corja que o criou, mesmo que esta só o insinue de forma diluída e encapotada. Bem sei que esta tese não lhe agrada porque defendeu a posição contrária, mas uma coisa é o meu raciocínio relativamente a algo que me ameace apenas a mim e outra, completamente diferente, o raciocínio que faça reverter algum mal para terceiros. Temos de ver as coisa deste modo...Penso eu de que!...E não me venha com bases jurídicas, não é disso que se trata no seu pensamento, no seu pensamento apenas habita a preocupação de poder ser acusado -como Portista- de ser corrupto! Se você está convencido da sua inocência porque fica assim tão constrangido?...

    ResponderEliminar
  16. E já agora se o Porto recorresse -como diz- a UEFA não poderia castigar o Porto esta época e para o ano?...Como é?...Então se estivéssemos na situação que você desejava, sob a ameaça de poder descer de Divisão se se contestasse nos Tribunais o castigo aplicado, esse castigo nunca poderia teria efeitos?...Se tivesse efeitos, a UEFA estaria novamente na liça para o ano e pior que isso -porque ela pretende ser mais incisiva nos castigos a aplicar tal como na Liga e na FPF- as sanções poderiam ser bem mais pesadas...Se tem tanta certeza do contrário disso, porque continua irritado?...Não acha melhor esperar pelas sentenças dos Tribunais e ver o que acontece?...Se PdaCosta fôr ilibado, o FCPorto tem que ser ressarcido das injúrias cometidas sobre si, se isso não acontecer, se ele fôr condenado, as culpas caem completamente sobre ele e não sobre o Clube!...

    ResponderEliminar
  17. meireles,
    O Benitez é extático? Pensei que fosse ex-Lanús.

    Agora, vai com erros ortográficos mesmo para tua melhor compreensão.
    E se uzaces un corrretor orrtugraficu? A imtelejemcia de umma peçoa rezide na capassidade de apremder con us errros. Un errro repettido mil veses comtinua a cer um errro.

    Agora, vai sem erros.
    Toma lá uma palavra inventada:
    meirelesdeturpadordalínguaportuguesa

    É uma palavra comprida mas bonita e não é foleira.

    ResponderEliminar
  18. Ah, e uns parágrafos de vez em quando, não?

    ResponderEliminar
  19. Mano, Infiltrado ou lá como quiseres etiquetar-te, vê se te suicidas convincentemente, estamos todos a torcer para que dês um tiro na carola com uma G3!...E -não esqueças- tira uma foto no momento, para figurares no nosso álbum de recordações. Pede à Morgado!

    ResponderEliminar
  20. Caro meireles,como podería o Porto descer de divisão?
    .
    Com todo o respeito,o Meireles está a confundir alhos com bugalhos.
    .
    O Gil Vicente desceu de divisão por recorrer aos tribunais comuns de uma decisão de carácter desportivo.
    .
    O Boavista desceu de divisão simplesmente porque foi condenado por corrupção e mesmo isso não está confirmado.Vejo que vai pelo que desinforma a imprensa. O Interesse público tem que ser aceite pelo TAF do Porto coisa que ainda não aconteceu e neste caso acho que a razão está do lado do Boavista.
    .
    .
    No caso do F. C. Porto a descida de divisão nunca este em causa.,nunca mesmo.
    1ºporque o clube foi condenado por tentativa de corrupção e a moldura abstracta dessa sanção extende-se simplesmente até aos 6 pontos perdidos.Ou seja,o F. C. Porto recorrendo na pior das hipóteses perdia 6 pontos na presente época o que repito,para mim era até uma medalha vindo de quem vem.
    .
    2º o F. C. Porto ao recorrer aos tribunais comuns por causa desta decisão não está a recorrer de uma decisão desportiva,mas sim de saber se aquelas deliberações foram válidas ou não,é uma questão administrativa.
    .
    Aliás o próprio Boavista desce de divisão não pelo recurso aos tribunais mas simplesmente pela decisão da direcçao da FPF.
    .
    A própria Uefa admitiu que a úçtima instância no caso do F. C. Porto será o tribunal administrativo admitindo também que só este poderá determinar a validade e eficácia daquelas pseudo deliberações.
    .
    Assim sendo não entendo de onde o Meireles retirou essa idéia de que alguma vez o F. C. Porto podería descer de divisão...
    .
    Assim como não entendo essa de que o F. C. Porto recorrendo corria o risco de falhar dois anos a Champions...
    .
    .
    Voce fala que a questão do clube ficou arrumada,mas ficou tão arrumada como ficaría se o clube recorresse porque como já disse o máximo que podería acontecer era perder os 6 pontos neste ano em vez do ano passado,é isso que prevêm os regulamentos e não havia forma de dar uma sanção mais pesada que as próprias normas prevêm.
    .
    .
    O risco de não ir á champions corríamos tanto como agora,uma vez que a Uefa aoinda nos pode deixar fora da Champions para o ano.
    .
    E o clube só foi +a Champions este ano porque a Sad foi a tempo de corrigir erro,e na altura certa pressionou a FPF para deixar apensar o F. C. Porto a este processo do seu presidente.Foi a FPF que o fez quando não tinha necessidade de o fazer porque isso devería ter sido preocupação do clube.
    .
    .
    Mas mais importante que tudo e isso para mim é sim o mais importante e nºao os 6 pontos,é a imagem do clube.
    Imagine que o Meireles é acusado de um crime e em tribunal afirma-se totalmente inocente,mais tarde é condenado e aceita a condenação,acha que isso sería bom para a sua imagem?Sería coerente por quem clamava total inocência?
    .
    .
    A imagem do clube não se vende por 6 pontos ou uma participação na Champions.
    .
    .
    O clube nunca correu o risco de descer de divisão,correu sim há alguns anos atrás quando o nosso presidente com toda a coragem ameaçou com a não participação do clube numa final da taça para marcar uma posição de força...Aí sim foi a única vez que corremos o risco de descer de divisão.
    .
    saudações portistas

    ResponderEliminar
  21. Ricardo não vale a pena entrar em discussões fúteis sobre se a honra se vende ou não a troco de seis pontos...Todos sabemos que não se vende nem se vendeu, todos sabemos que o facto de não ter recorrido do castigo que lhe foi dado, não significou um assumir de culpa pelo Clube...Alguns acham assim por conveniência...Os que pensam assim por conveniência são outros. Ao não recorrer, o Porto apenas retirou margem de manobra a quem o atacava directamente e lançou toda a carga deste caso sobre os ombros do seu Presidente e eu acho muito bem. Porque quem está em causa é o Presidente e não o Clube, quem está a ser acusado é ele e não o Clube, sempre foi assim não vejo como pode ter sido encarado de forma diferente. É evidente que quem atacava o Presidente, agora clama pelo castigo do Clube e tenta por todos os meios ao seu alcance atingir os seus objectivos. Umas vezes dizem assim outras vezes assado.
    Uma coisa é certa se o Boavista punido com a descida de Divisão, não o vai cumprir, como pode pensar que acontecerá o contrário com o Porto?...Estamos a chover no molhado.
    Estaríamos sempre neste patamar, quer se tivesse feito como você queria, quer como realmente se fez. E o fantasma do castigo na UEFA estaria sempre sobre as nossas cabeças. Porque quem decidiu as coisas assim foi a Liga. A partir daí abriu-se a Caixa de Pandora. E no meio de todos estes fantasmas que de lá saíram algum nos atingirá. Mas até foi bom suceder assim, esta luta é retemperadora, deu para os aborrecer e fazer sair da toca, até nessa área. Se a nossa participação na Champions tem pouca importância, estamos a discutir o quê?...Quanto ao peso da UEFA sabe -deve saber- que as punições sobre os Clubes vão tentar ser agravadas...Se assim acontecer como saberemos o que pode vir a surgir?...E isso é verdade lá fora -UEFA/FIFA- como cá dentro -competições domésticas- o que saírá desses Cavalos de Tróia, não sei, o Ricardo sabe?...Daí eu falar em atitude prudente de atalhar o mal logo à nascença.
    Espero que tenha compreendido.

    ResponderEliminar