26 julho 2008

Reviver Sevilha na apresentação

Numa noite em que reviveremos a final europeia mais entusiasmante da história do FCPorto, e quiçá da história da Taça UEFA, os jogadores para a época 2008/2009 apresentam-se aos adeptos e há ainda quem espere a tão falada surpresa. Talvez ela exista mesmo, eu apenas espero ver um pouco de bom futebol e uma equipa já próxima da que irá defender o FCPorto ao longo desta época. Mas sem advogados se possível.

O meu primeiro onze para esta época deverá andar muito próximo do que iremos ver na verdadeira competição. Isto se Quaresma continuar. Apenas coloquei Tomás Costa na equipa pelo facto de Raúl Meireles ainda não estar a 100% depois de recuperar da lesão contraída. Já no centro da defesa penso que Rolando assumirá o papel de Pedro Emanuel, pelo menos se for mostrando qualidades para isso. Sapunaru veio para ser o dono do lado direito, já do lado esquerdo Benitez veio para, provavelmente, fazer o lugar de Marek Cech, ou seja ser suplente de um defesa direito adaptado à esquerda, Jorge Fucile. Aqui vai o meu onze:

Agenda da festa:
17H30 - Abertura das portas do Estádio do Dragão

18H45 - FC Porto vs Valência - (Sub19) 2 partes de 30 minutos cada


20H15 - Apresentação do plantel sénior 2008/09


21H00 - FC Porto vs Celtic Glasgow (transmissão na RTP1)

35 comentários:

  1. Na equipa sugerida gostaria de incluir o Fernando a Trico.Quanto ao resto lá estarei no Dragão cheio de esperança nesta temporada que será para mim uma das mais importantes para o nossso clube.

    ResponderEliminar
  2. Estou em condições de vos adiantar, sem tretas, o nome do jogador que mais logo vai ser apresentado como reforço do FC Porto. E que bomba!

    Tudo em http://dragao-de-lisboa.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Vou para o Estádio sem expectativas nenhumas, por mim, não haverá surpresa nenhuma, ou então será a apresentação do Quaresma e daqui a 15/20 dias sai na mesma, por isso hoje espero uma bonita festa, com muita animação e um jogo interessante . Um abraço à bancada e não se esquecem que é necessário hoje irmos todos mal vestidos, porque os mal vestidos são mais portistas do que os outros.

    ResponderEliminar
  4. Ficava mesmo muito triste se o Simão vier para o Porto, vou já preparar um saco de braçadeiras de capitão...

    ResponderEliminar
  5. o simao se vier para o porto no fim da epoca penso seriamente em desistir de socio!
    um gajo que insulta o nosso presidente e vem para o porto?
    nem quero acreditar nisso!
    quanto a equipa.. so metia o fernando, acho que e o melhor trinco que temos no plantel!

    ResponderEliminar
  6. Sinceramente, espero que esse boi do Siunão não venha pro FCP.
    Aliás, proponho desde já uma manifestação de sócios, à porta do Estádio, pra ele se ir embora.
    NÃO QUERO O SUINO NO PORTO!!

    Escumalha reles, não, pf...

    Tbm penso como o mil893. Prefiro deixar de ser sócio do FCP a apoiar uma equipa em que joga aquele gnd fdp...

    ResponderEliminar
  7. A mim nao me interessa quem é, o que fez, o que faz, etc, interessa-me é que venha para ajudar,suar,correr,saltar,ganhar coisas,dignificar a camisola azul-branca...isso é que me interessa..Se o Presidente nao ligou aos insultos,nao vamos ser nós a faze-lo por ele..se ele axa bem que venha Simao só temos que respeitar e apoiar..O clube esta sempre acima de tudo e de todos..

    ResponderEliminar
  8. Já não será a primeira vez que o Presidente recusa jogadores por atitudes anti-portistas no passado, ex. J. V. Pinto.

    ResponderEliminar
  9. será que o porto vai msm jogar em 4-3-3 então e o 4-4-2 não nos podemos esquecer que se o quaresma for o porto tem mts e bons jogadores para jogar num esquema destes!!

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  10. se por acaso for verdade a vinda do simao, nao poderiamos :

    4x4x2

    com guarin ou meireles a trinco, lucho a medio mais criativo

    rodriguez e simao a alas , lisandro e hulf a frente ? ( tenho uma fezada sobre o hulk :) )

    parece-me muito forte :)

    ResponderEliminar
  11. A equipa apresentada pelo Zirtaev tem um erro grande que já toda a gente percebeu. Guarin não joga naquela posição. Mas não joga mesmo! Viu-se isso nos dois últimos amigáveis que o Porto fez na Alemanha em que na primeira parte mal se deu pelo rapaz e quando na segunda Jesualdo dava ordens para subir, foi ai que os adeptos portistas se renderam à classe do Colombiano.
    Para trinco, apostava no Fernando desde o primeiro dia.
    Quanto ao Simão, rezo para que esteja tudo doido. Também não quero esse gajo a vestir a nossa linda camisola. Não a merece, nem acrescentará nada à equipa, antes pelo contrário, senão vejamos; Essa Amélia joga preferencialmente pelo lado esqurdo, na mesma posição por onde anda Rodriguez, que custou o que custou! O suplente de Rodriguez, Mariano, também foi caríssimo e o Prof. gosta dele.
    Mesmo que a anxovazinha da luz se mude para o lado direito do ataque, não poderá tirar o lugar ao grande Tarik, um jogador fabuloso que dá tudo que tem e o que não tem, sem choradeiras. Depois ainda temos o Licha que descamba para a direita quando há a necessidade de por um ponta de lança de raiz e mais ainda se o Hulk pegar. Depois ainda há o miúdo da nossa formação que alem de Portista, joga que se farta para a tenra idade que tem.
    O que fazer com Simão então? É que se o tipo fica no banco começa logo a choradeira!
    Nope... preferia que a surpresa fosse o Eto'o!

    ResponderEliminar
  12. "Já não será a primeira vez que o Presidente recusa jogadores por atitudes anti-portistas no passado, ex. J. V. Pinto".

    Erro tremendo Eduardo. O FCP ofereceu 500 mil contos anuais ao JVP, mais 100 que o SCP, mas ele já tinha apalavrado com o Luís Duque e, na altura, tinha mulher e filhos em Lisboa. Foi pena pois podia ter sido campeão europeu! Não foi mais longe pq nunca fez as melhores escolhas.

    Relativamente a surpresas penso que seria algum jogador do Inter envolvido na transferência do Quaresma. Assim sendo...

    ResponderEliminar
  13. Tanto o Simão como o J. Pinto são portistas, o problema é esse. J. Pinto poderia muito bem ter jogado no Porto, sonho de criança do próprio.

    Eu pessoalmente não queria o Simão na equipa, não pela sua qualidade como jogador, porque essa nem está em causa, mas poderia destabilizar um pouco. Não desistia de ser sócio nem tão pouco me manifestava, mas não ficava muito contente. A ver vamos qual a surpresa apresentada, se é que existe alguma surpresa.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  14. Os que criticam a vinda do Simão serão os primeiros a festejar os seus golos. A vida é uma ironia completa.

    ResponderEliminar
  15. Não acredito que haja surpresa.

    Se por acaso vier o Simão, deixem-se de merdas, é um grande jogador que encaixava bem na equipa mas sobretudo era começar a época a golear os benfas!

    Abraço
    AJ

    ResponderEliminar
  16. Até gostava de ver a reacção desses adeptos no momento em que o Simão marcasse um golo aos gayvotas, no galinheiro, na 2ª jornada do campeonato. Até os imagino a baixarem a cabeça, a lamentarem-se profundamente. Não se esqueçam destas vossas palavras quando forem os primeiros a aplaudir o Simão.

    ResponderEliminar
  17. Caros PORTISTAS

    Honestamente , tanto se me dá que seja o simão , o eto ou outro qualquer , de certeza que quem vier vem para GANHAR , porque neste clube só se pode pensar dessa forma .

    Abraço

    ResponderEliminar
  18. A alguem que diz que o JVP é portista só dizer que, tendo vivido no mesmo bairro (do Falcão, campanhã) e ter conhecido parentes proximos posso afirmar que o JVP foi e sempre será mouro até aos dentes.

    Tao certo como fumar sg gigante no cafe em frente a minha casa.

    ResponderEliminar
  19. Pedro é verdade o que diz mas também é verdade que mais tarde falou-se que JVP poderia assinar pelo Porto o que foi recusado pelo Presidente. Penso que temoa ambos razão.

    ResponderEliminar
  20. Cão com a pata fodid* :

    Achas mesmo que um sarrasceno como o boi do siunão merece vestir a camisola do FCP?

    Acreditas que ele é um «profissional»??

    Ele é reles, simbolisa em tudo o benfiquismo que aqui no blog e em muitos outros, nós referimos: básico, estúpido, de palermas que há 30 anos engolem a mesma história de que só não ganham porque o PdC compra árbitros e é tudo regulado atrás da cortina...

    São uns falhados, e o Suinão é exactamente da mesma raça.

    Sinceramente, e sem colocar o portismo de alguns em causa: quem se sentir satisfeito com o Suinão no Porto não gosta do clube...

    é a minha opinião!

    ResponderEliminar
  21. Eu gosto do clube, sou portista e gostava de ver o Simão no clube. Interessa-me a qualidade dos jogadores e sou pouco dado a moralismos. Obviamente que não dou a mínima importância a quem coloca o meu portismo em causa por causa de querer para o clube um bom jogador.

    Quem desistir de ser sócio, se ele vier, digo o mesmo que digo quando há jogadores a querer sair: só faz falta quem cá está!

    PS: É óbvio que eu tb preferia o Eto'o, mas alguém acredita que o FC Porto pode suportar o ordenado de um Eto'o???

    ResponderEliminar
  22. Estou confiante que vamos fazer uma boa época. Viva o FC Porto.

    ResponderEliminar
  23. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  24. O Farias é muito mau!

    Não tem força, não tem explosão, é lento, não tem técnica...

    ...é para enviar para o River já!

    ResponderEliminar
  25. Quando é que o Jesualdo começa a preparar uma equipa para competir e deixa de brincar aos "solteiros e casados", onde jogam todos e vão todos contentes para casa?

    Senhor Jesualdo, vamos lá começar a preparar uma equipa a sério. Já é tempo.
    Espero em Braga já ver uma equipa para competir.

    Mas continuo confiante para esta época.

    ResponderEliminar
  26. Eu acho engraçado foi haver gente que acreditou até á ultima que o Porto ía apresentar uma surpresa como o Simão,o Miccoli etc e gente a dizer que os vía na Foz,no Hospital etc...O que aconteceu então?Ficaram entupidos no trânsito e falharam a apresentação...?
    .
    É por estas e por outras que maldita a hora em que o presidente falou em surpresa,abriu espaço á especulação e já se sabia que ía dar no que deu....
    .
    .
    Sobre o jogo deu para ver que deste descarregamento até ao momento apenas o Sapunaru e o Guarín se aproveitam e não é por acaso que eram os únicos que vinham já com mais cartel por serem internacionais pelos seus países.
    .
    Já jogadores como o Benitez não era ptreciso ser um gênio para saber que seríam a nulidade que são porque vêm por comissões e naõ por qualidade...Um suplente do Lanus vir para o Porto para ser titular ainda para mais com aquele futebolzinho medíocre que ele tem sería uma boa anedota...
    .
    .
    O pior é que ainda andamos a levar com o peso de descarregamentos antigos como o Bollati,o Mariano e o Farías que se não sãoi nulidades andam lá muito perto.
    .
    .
    O que me leva a concluir que o Porto perdendo o Assunção,o Quaresma e o Bosingwa parte para esta época com uma equipa mais fraca...apesar disso jogadores como Fernando,Guarín,Sa+unaru e Rodriguez dão mais opções de qualidade mas mesmo assim sabemos que desses 4,3 terão que ser titulares e assim continuaremos com as mesmas limitações da época passada...falta de qualidade no banco,falta de um bom lateral esquerdo( o Lino só sobe atacar) e falta de um ponta de lança assim como um nº 10.
    .
    .
    Acrescente-se a isto um novo problema esyte ano que será a falta de jogadores para a posição de Assunção uma vez que Guarín tem qualidade mas veio ao engano,pensamos ter contratado um trinco e afinal ele é um 8,tal como o Tomás Costa que o nosso presidente anunciou como o substituto do P Assunção e afinal o proprio afirma que nunca jogou a trinco.
    .
    Negócios muito estranhos...Contratamos 2 jogadores para substituir Assunção supostamente e afinal acabamos por não trazer nenhum trinco,o único que trouxemos é o Fernando que veio de empréstimo e que é a única opção de qualidade para o lugar uma vez que o Bollati é um erro de casting ou apenas um exemplo de mais um descarregamento mal sucedido.
    .
    .
    Antes que me venham dizer que o Porto se vende bem é porque contrata bem eu desmantelo já essa teoria,se virem bem a política dos descarregamentos nunca nos deu uma grande venda...aliás as grandes vendas que o Porto fez nos últimos anos são ainda frutos da única época em que o Porto fehcou a torneira do descarregamentos que foi com a chegada de Mourinho...Vejamos:

    Pepe-30m
    Carvalho-30m
    P ferreira-20
    Bosingwa-20
    Costinha
    Maniche
    Deco
    e este ano saírá o Quaresma que também foi um jogador que Mourinho tinha referenciado para o Porto antes de saír tal como o Pepe.
    .
    O único que saíu que não foi escolha de Mourinho foi o Anderson,e esse não veio na política de descarregamentos,foi um grande investimento numa das maiores promessas do futebol mundial e que era na altura o melhor jogador do mundo de sub-17.
    .
    .
    O problema do Porto é que temos demasiados jogadores no plantel sem qualidade para jogar no nosso clube:Farias,Mariano,Bollati,Benitez,Tom+as costa(ainda nao provou nada,dá a ideia de ser mais um Luis Aguiar,não aquece nem arrefece,tem que melhorar muito).
    .
    O caso do Mariano chega a ser escandaloso,uma nulidade autêntica,mas o mais grave é que já o sabiamos porque ele teve cá um ano,mesmo assim fomos gastar dinheiro no Mariano para quê?Helder Barbosa,Alan e até este miudo o Candeias são melhores que ele.
    .
    Um dos jogadores que mais me agradou foi mesmo o Candeias,em 20 minutos fez mais que o Mariano em todo o jogo.O problema é que já sa bemos que o Candeias será mais um Castro,está no planbtel apenas para encher o nº legal necessário de jogadores formados na casa e terá que se entreter na liga intercalar porque por mais que jogue parece que alguém decretou que o Mariano terá que ter um nº minimo de presenças na equipa e jogará sempre na sua frente mesmo que seja uma absoluta nulidade.
    .
    .
    Outro decreto é que o Farías por ter dado uma bela comissão numa transferencia de 4 milhoes de euros terá que ficar no plantel...Outra nulidade,bom para marcar golos ao Paços de Ferreira e á Naval,mas contra equipas grandes é vê-lo perdido no meio dos centrais,sem velocidade,sem capacidade para dominar a bola de 1ª e a falhar golos feitos.
    Porque ficou Farías no planel e nao Adriano que já fez muito mais no Porto que o argentino...?Porque um veio por 4 milhoes e o outro não...
    .
    .

    .
    Este Hulk mesmo sendo mais um produto de uma bela comissão não pode ser pior que o Farías certamente e deverá ser a única alternativa a Lisandro no ataque este ano..
    .
    .
    No final não deixou de ser ironico que o golo que nos derrotou ter sido marvcado por Hesselink...aquele jogador que hjá uns anos esteve por base na ruptura de Adrianse com Pinto da Costa por o holandês dizer que se o Porto quisesse triunfar na Europa necessitava de um grande ponta de lança...
    Na altura Pdc achou muito caro pagar uns 5 ou 6 milhões por Hesselink( e era pela totalidade do passe não por metade...) um jogador de selecção holandesa e de créditos firmados num campeonato aonde se revelam grandes avançados...
    .
    Passado uns anos Pdc não viu problema nenhum em dar 5,5 milhões de euros por um Hulk que nunca jogou na Europa e que fez carreira apenas na fraquíssima liga japonesa...
    Gostava que o nosso presidente explicasse porque na altura rejeitou contratar um ponta de lança de selecção holandesa por 5 milhões de euros e agora aceitou pagar o mesmo por metade do passe de um jogador que vem da liga japonesa e que nunca foi internacional por nenhuma selecção do seu país...
    .
    .
    O Porto ficará com uma equipa mais equilibrada se conseguir manter o Quaresma,assim com a entrada de Fernando e Sapunaru no onze poderá manter uma equipa competitiva tal como o ano passado pois apesar de Sapunaru e Fernando não serem tão bons como Bosingwa e Assunçã teremos Rodriguez que é melhor que Tarik e ganhamos um bom suplente.
    .
    Se Hulk for melhor que Farías já teremos outro suplente,e espero que Rolando possa ser uma opção para a defesa.
    .
    Para ganhar a liga o Porto parte com largo favoritismo,mas para a Champions era necessário outro tipo de investimento e não mais Bollatis e Farías...

    ResponderEliminar
  27. Na época 2005/06 a SAD apresentou um prejuízo de 30 milhões de euros porque não fez nenhuma venda de valor alto. Logo em 2006/07, não podia gastar muito dinheiro. Por isso, o Hesselink não veio. De vez em quando convém ler os relatórios de contas.

    ResponderEliminar
  28. Há pessoal aqui que gosta de cascar um bocado no Ricardo Costa. Eu continuo a achar que o Ricardo vê um pouco mais alem daquilo que o clubismo deixa algumas pessoas ver.
    Neste momento o plantel do FCPorto dispõe de 7 jogadores da classe "nem aquece nem arrefece a fugir para o mauzote" o que é muito para um clube como o nosso com legitimas aspirações europeias.
    Sao eles: Stepanov, Lino, Benitez, Tomas Costa, Bolatti, Mariano e Farias...muita gente!
    Ainda falta ver ver no que dá Guarin, Fernando e Hulk.
    Gostei muito do Sapunaru, muito mesmo. Bom a defender, bom a atacar e a surgir em zona de finalização.
    Rodriguez muito lutador e o jogo de hoje ainda foi uma merdusca.

    ResponderEliminar
  29. O Porto não fez nenhuma venda de valor alto em 2005/2006?
    Maniche
    Diego
    Costinha
    Hugo Almeida
    Carlos Alberto
    Derlei
    Mccarthy

    Se isto é vender pouco...Uns foram vendidos a meio do ano outros no final.

    .
    Aliás o Adrianse até deixou saír o Mccarthy e o Hugo Almeida mesmo a contar que depois lhe darían um grande ponta de lança.
    .
    .
    E falar de prejuízos da Sad terás que falar neste ano e em quase todos,porque raros são os anos em que a SAD dá lucro,o que até não é algo mau,estranho é quando o dinheiro não é utilizado para reinvestir no plantel de forma criteriosa.
    .
    .Mas se quiseres discutir relatórios contas será um prazer.

    ResponderEliminar
  30. Mas então porque apresentaram 30 milhões de prejuízo, em 2005/06?

    Não tinham dinheiro para comprar jogadores.

    Tens noção que a SAD precisa de realizar anualmente valores entre 35 a 40 milhões de euros em vendas para equilibrar o orçamento? E quando não consegue, o prejuízo aumenta bastante.

    ResponderEliminar
  31. Nesse ano a que te referes o Porto vendeu jogadores e a bom preço,e já tinha feito uma fortuna com a venda de vários jogadores campeões da Europa.
    .
    E se com o dinheiro que entra da Champions e das constantes vendas de jogadores o Porto continua a precisar de 35 a 40 milhoes de euros ao final de cada ano não achas que alguma coisa não bate muito certo...?
    .
    O benfica não tem aonde caír morto,não vende jogadores,não vai á champions e mesmo assim vemo-los a gastar ainda mais dinheiro no plantel que o Porto...Como explicas isso?
    .
    .
    Para aonde foi a fortuna que ganhamos da época 2004/2005?E a de vendas astronomicas como a de Pepe,Anderson etc?
    .

    ResponderEliminar
  32. Ricardo,

    Mentaliza-te de uma coisa. Enquanto o FC Porto ganhar campeonatos, está tudo bem. Nem a SAD se preocupa com o que quer que seja. É possível fazer uma melhor gestão desportiva e financeira? É.
    Mas enquanto continuar a ganhar não há nada que os faça melhorar. Enquanto os sócios estiverem satisfeitos, está tudo bem. Daí a importância de ter de ganhar, apesar de tudo. Já a SAD do Sporting tem cá uma sorte. Podem passar 6 anos sem ganhar o campeonato e está tudo bem. É impensável o FC Porto estar 6 anos sem ganhar o campeonato e acabar o último a 20 pontos do primeiro e estar tudo bem. O Pinto da Costa sabe muito bem que aqui o nível de exigência é muito maior.

    ResponderEliminar
  33. crónica ao jogo de apresentação e muito mais em :

    Legionofdragons.blogspot.com

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  34. Pergunta à SAD onde anda o dinheiro.

    ResponderEliminar
  35. Concordo Joana.Se h� algo que nos faz fortes � a nossa mentalidade vencedora,e isso parece que n�o faz muita diferen�a.
    .
    O Sporting se ficar em 2� lugar e ganhar a ta�a considera isso uma grande �poca,algo impens�vel no Porto..
    Por isso os adeptos e s�cios t�m um papel muito importante na senda exitos do clube,pela sua exig�ncia e cultura vencedora.
    .
    O que n�o invalida que tenhamos que ter senso cr�tico e n�o ter medo de criticar quando h� motivos para isso s� porque estamos a ganhar,porque o facto de ganharmos liugas em Portugal n�o quer dizer que tudo estjea a ser bem feito,e a melhor cr�tica que se faz � aquela que vem a tempo e n�o apenas aqueles que s� se lembrarm de criticar quando o clube perde e j� h� erros irremedi�veis.
    .
    E as pessoas t�m que perceber que n�o por se crticiar que se deixa de gostar mais ou menos do clube,exactamente por se gostar � que h� a preocupa�o que o clube melhore cada vez mais e n�o se cometam erros totalmente desnecess�rios.

    ResponderEliminar