18 julho 2008

TASe bem, com estes 5 as contas já estão...Freitas


O TAS deixou 6 milhões de portugueses em estado de choque…Incrédulos e temo mesmo que o país entre numa profunda onda de depressão colectiva da qual será muito difícil de sair.

Era tão fácil... Acho que os recursos do Benfica e do Guimarães foram mal conduzidos…Tudo bem que podem ter tentado convencer o TAS que já havia uma decisão em definitivo pelas instâncias desportivas, que o F. C. Porto não havia recorrido da decisão da condenação do clube etc etc mas acho que eles deviam era ter falado ao coração… Deviam ter pedido ao TAS para, pelo menos uma vez na vida, deixar 6 milhões de portugueses felizes…Já que no campo isso é impossível ao menos uma vez, apenas uma vez, poderiam dar essa alegria de ver o F. C. Porto fora da Champions mesmo que esse clube tenha sido campeão com mais de 20 pontos de distância.

Assim não foi e hoje venho aqui explicitar a minha opinião sobre todo este imbróglio jurídico, até para acalmar o meu amigo Zé Luís que já andava descrente que eu algum dia o faria.

Não o tinha feito ainda por falta de tempo para me debruçar sobre o caso, e também porque esperava por esta decisão q do TAS para poder matar logo dois coelhos de uma cajadada.

Mas comecemos pelo título do post.

Não preciso de fazer o historial do caso, já o tem sido feito por outros blogueiros desde há muito tempo.

O Boavista enquanto Sad e o presidente do F. C. Porto a título individual haviam recorrido para o CJ da decisão tomada pela Comissão disciplinar da Liga.

O F. C. Porto podia ter ficado em maus lençóis por não ter recorrido da decisão pelo qual foi condenado o clube, mas felizmente a pressão exercida sobre a FPF surtiu efeito e eles conseguiram compensar o erro primeiramente cometido quando enviaram a documentação para a Uefa e permitiram que os efeitos da decisão sobre o recurso de Pinto da Costa vinculassem também o clube e assim permitindo que ainda não houvesse decisão definitiva o que nos afastaria da Champions.

Depois na reunião aconteceu a palhaçada que toda a gente viu. Parecia um golpe de Estado do grupo dos 5.

De lá para cá, tem havido uma série de contra informação sobre o valor jurídico de actos praticados na reunião, muito por culpa de comentários de pessoas sem o mínimo conhecimento e nas quais não lhes reconheço competência para estarem a falar de questões jurídicas em programas de informação.

Que chamem o Doutor Meirinho que é especialista em Direito desportivo, tudo bem, que chamem qualquer pessoa desde que tenha o mínimo conhecimento de Direito, tudo bem…Agora quando eu tenho que levar com um Jorge Batista na Sic Notícias a fazer considerações sobre o valor jurídico das decisões, ou da validade ou não das mesmas, quando o Jorge Batista nem de futebol sabe, aí já é demais…

Falamos daquela pessoa que sofre de Portofobía…Que tem pérolas ao longo do seu historial como “O Vítor Baía é um mito criado pela imprensa “ ou, mais recentemente. “Scolari é o melhor que aconteceu a Portugal nos últimos 30 anos”.

E ver um especial de informação sobre este caso em que os convidados são o David Borges, o Delgado, bem, onde chegamos.

Que perguntem a jornalistas desportivos o peso que as decisões podem ter no futebol português etc etc tudo bem, agora dar-lhes espaço para que eles consoante a sua cor clubística falem de questões jurídicas e assim cometam um péssimo serviço a todos espectadores, isso eu já não tolero.

Isto chama-se deseducar as massas, em vez de se prestar o serviço de tentar explicar os procedimentos e colocar alguma ordem, o que eles fazem é desinformar e deixar todos ainda mais confusos.

Faz-me lembrar o caso Maddie, em que tratando-se de um caso de polícia, de criminalística, de processo penal e uma série de áreas, eu via gente a comentá-lo na Tv que tinha por especialidade ver se a mãe da Maddie arranjava-se pouco ou muito, se os olhos eram de culpa ou não e condenando à priori pessoas, e via-se jornalistas cometer autênticos assassinatos jurídicos.

Se é um caso de morte, eu quero ver na televisão um especialista em medicina legal e não uma vidente, se o caso é de um prédio que caiu eu quero ver a opinião de um engenheiro. Se é de futebol que seja alguém que se dedica a essa actividade seja como praticante, treinador ou jornalista especializado no desporto.

Mas o caso da reunião dos 5 é de Direito. E nem sei se podemos considerar Direito Desportivo, consideramos porque vem de um orgão colegial importante no seio do futebol português mas que na verdade a discussão de se houve validade ou não das deliberações é mais de Direito Administrativo que de outra coisa, principalmente porque o regimento pouco ou nada diz, obrigando-nos a atender, mais que tudo, ao CPA.

Por isso, eu respeito muito a opinião do Doutor Meirim, mas, acho que é uma área em que eu mais depressa escutaria opiniões de especialistas em Direito Administrativo como o Doutor Marcelo Rebelo de Sousa e o Doutor Freitas do Amaral.

O que aconteceu, no CJ merece 2 interpretações:
1- São todos incompetentes ou todos são demasiado vaidosos e querem ter todos razão.

2-Uma guerra Porto-Benfica em que se contam espingardas. E aí aqueles que dizem que o presidente do CJ estava a defender os interesses do F. C. Porto e Boavista (mais depressa diria que era do Boavista) têm que admitir que o grupo dos 5 estava claramente a defender os interesses do Benfica.
Ou alguém acha normal, que mesmo que o grupo dos 5 considerassem legal a suspensão do presidente, já depois da reunião terminada, depois de toda a confusão, e se a sua intenção era mesmo boa e de tomar a melhor decisão, acham normal que eles tomem uma decisão quando claramente depois de tudo o que se havia passado não havia nem paz, nem tranquilidade para que se tudo processasse?

Não era mais normal marcarem a reunião para outro dia?

Porque estavam com tanta pressa? Ainda falta até a liga começar. Não será certamente a pensar nos interesses da Liga. A única decisão que eu via urgente para o lado de alguma das partes era a do… F.C. Porto numa altura em que o TAS estava quase a reunir-se e sem que houvesse uma condenação definitiva do clube que lhes permitisse alterar o que fosse da decisão da Uefa.

O CJ é, regulado por um regimento que dispõe sobre muito pouco, logo o que acaba por se aplicar nos tipos de casos que o regimento nada diz é o Código de Procedimento Administrativo (CPA).

E o mesmo é claro no seu artº 14 nº 2 quando diz “Cabe ao presidente do órgão colegial, além de outras funções que lhe sejam atribuídas, abrir e encerrar as reuniões, dirigir trabalhos e assegurar o cumprimento das leis e a regularidade das deliberações”.

E goste-se ou não do presidente do CJ ele tem o poder para o fazer, e ele, quando viu o golpe de estado que se preparava e o clima crispado da sala deu por terminada a reunião no âmbito do poder que lhe confere e não de forma ilegal ou anulável como quiseram dar a a entender os outros conselheiros.

Mas muitos dizem “ah o gajo não pode encerrar as reuniões só porque lhe dá na gana e lhe interessa principalmente quando ainda falta votar numa série de questões”. Errado mais uma vez, e o nº 3 do mesmo artigo fala especificamente dessa situação: ”O presidente pode, ainda, suspender ou encerrar antecipadamente as reuniões, quando circunstâncias excepcionais o justifiquem, mediante decisão fundamentada, a incluir na acta da reunião”.

Não sei o que os outros acham, mas se aquela tentativa de golpe de estado com gritarias insultos etc e ainda o facto de um conselheiro não acatar a decisão do Presidente, não entram nestas circunstâncias excepcionais não sei o que entrará.

Claro que sempre podem acusar que ele quis com isto obstruir a descoberta da verdade e a obtenção da Justiça. Mas se a intenção dos conselheiros fosse de facto a justiça, e não simplesmente que o Pinto da Costa fosse condenado, eles teria seguido os trâmites legais apropriados que não passa certamente por uma reunião clandestina depois do jantar para destituir um presidente que não está presente, mas sim, fazer queixa do presidente para quem de Direito e pedir uma nova convocatória de reunião com o assunto na ordem de trabalhos.

Tendo o quorúm necessário e com uma reunião agendada para o efeito o presidente poderia ser destituído.

O imbróglio todo começou com o caso de impedimento do Dr Abreu.

O seu afastamento havia sido pedido por Porto e Boavista por o Dr Abreu fazer parte de um comité de peritos e por ter dado pareceres, e como tal não poderia votar, uma vez que não pode dar pareceres e ser perito e depois votar sobre algo que ele próprio deu parecer como refere o artº 44 nº 1 c) do mesmo CPA.

O Doutor Abreu ficou muito incomodado por não participar na decisão e pediu que tal declaração de impedimento fosse discutida em sede de plenário e votado por todos.

O presidente do CJ não aceitou tal proposta e aí começaram as acusações e a vontade de destituir o presidente.

O problema é que o Doutor Abreu deveria saber tão bem como eu ou até mais que quem tem competência para conhecer da existência do impedimento e para o declarar é efectivamente, quer ele goste ou não, o presidente do CJ e de tal decisão não cabe recurso para o plenário e não pode ser decidida por voto em sede do mesmo.

Mas se o Dr Abreu tivesse dúvidas podia ler o artº 45 nº 3 ”Compete ao superior hierárquico ou ao presidente do órgão colegial conhecer da existência do impedimento e declará-lo, ouvindo , se considerar necessário, o titular do órgão ou agente”.

O Doutor Gonçalves Pereira apenas exerceu o poder que lhe é conferido e tudo o que fez foi devidamente fundamentado e está de acordo com o que exige o CPA.

Encerrou de forma extemporânea a reunião por causas excepcionais, considerou não haverem condições para que a mesma continuasse, em acta, tal como manda a lei ,ele explicitou os motivos. Bons ou maus isso depois se vê, mas para aquele efeito legitima a sua tomada de posição.

E no caso do impedimento do Dr. João Abreu a decisão de afastá-lo é lógica, vai de encontro ao que o CPA prevê como casos de impedimento e o presidente do CJ ainda deu o benefício ao Dr. Abreu de se explicar e de se defender e ouviu a sua opinião. Algo que o CPA prevê mas não como algo obrigatório ou vinculativo, ou seja, o Dr. Gonçalves Pereira nem o necessitava de fazer. Fê-lo e ainda foi insultado, acusado e enxovalhado por simplesmente ter tomado decisões que tinha que tomar no exercício das suas funções.

O Dr. Abreu e os demais não estavam satisfeitos com a conduta do presidente do CJ? Simples, era só tomar os mecanismos normais e fazer queixa do mesmo e bastava requererem outra reunião em que a sua destituição estivesse na ordem de trabalhos. Porque se eles já achavam que o presidente do CJ estava a obstruir a descoberta da verdade e que estava a actuar de forma parcial, logo no início da reunião, ou antes, poderiam ter pedido para incluir na ordem de trabalhos uma votação para destituição do presidente e não a meio da reunião simplesmente porque não gostaram que o Dr. Abreu fosse afastado.

Mas o Dr. Abreu denunciou-se… 1º quis dar uma de justiceiro, o grupo dos 5 que tentavam salvar o futebol português e que só queriam a verdade… O mauzão era o Dr. Gonçalves Pereira e a sua conduta é que era pouco séria e guiada por interesses de terceiros, mas quando confrontado o porquê de ter insistido tanto para que pudesse participar da votação e o porquê de não respeitar a declaração do impedimento o Dr. João Abreu afirma que se ele não votasse a votação daria 3-3 e em caso de empate o Presidente do CJ teria, como a lei prevê, direito a voto de qualidade e Boavista e o Dr Pinto da Costa teriam decisões favoráveis e lá se iria para sempre a esperança de pacenses e benfiquistas de ganhar na secretaria o que não conseguiram ganhar no campo.

Ou seja, grande parte da imprensa do sul está a passar a ideia que este imbróglio todo foi para beneficiar o Porto e que o Dr. Gonçalves Pereira estava desesperado para ajudar o Porto mas na verdade quem mais interessava que a reunião tivesse realmente acontecido e desenrolado de forma normal era o F. C. Porto pelo que agora se sabe da intenção de voto dos conselheiros. Porque se se cumprisse com o que o CPA prevê, o Dr. João Abreu não podia votar nos temas que tivessem a ver com Pinto da Costa e Boavista e assim teria saído um acórdão que de uma vez por todas colocaria o Boavista na 1ª liga e ilibaria desportivamente o Presidente do F. C. Porto e consequentemente o clube.

Isso significaria que não só esta Champions estava assegurada, como todas as futuras champions uma vez que se tratava da última instância desportiva.

Se alguém obstruiu o cumprimento da justiça foi o Dr. João Abreu e os demais conselheiros que quando fizeram as contas e viram que a sua vontade sairia derrotada quiseram impugnar actos totalmente válidos do seu presidente, e quando este deu por finda a reunião, uma competência totalmente sua e de mais ninguém, fizeram lembrar aqueles meninos mimados que quando estão a jogar a bola e sofrem o último e decisivo golo que dita a derrota dizem “esse golo não vale, arrebenta a bolha” e depois marcam um golo numa baliza deserta quando a outra equipa já estava a sair do campo e depois festejam uma vitória fictícia.

Agora outra questão:
Pode a reunião continuar sem o presidente e o vice presidente?
Pode.

Agora a questão tem sido colocada muito mal na imprensa e quem tem comentado tem passado ao lado do que é essencial.

Havia ainda reunião?

A defesa de Benfica e Guimarães sustenta-se no facto de que a reunião continuou e que simplesmente o presidente do CJ e o vice presidente decidiram ausentar-se da mesma. Se assim fosse as deliberações poderiam ser válidas.

Mas o problema é saber…O presidente ausentou-se da reunião com a consciência que abandonava a reunião? Ou foi-se embora porque ele próprio a havia, no exercício das suas competências, dado por terminada?

Outra questão que eu não tenho visto discutida…E o vice presidente?
Mesmo que considerássemos legal a continuação da reunião e a destituição do presidente, caberia ao vice presidente assumir o papel de presidente na reunião…Alguém do grupo dos 5 informou ou notificou o vice presidente de que a reunião continuaria? Pois. Não convinha, já sabiam que a intenção de voto dele não lhes dava jeito nenhum.

Então esse mesmo vice presidente pode afirmar que foi impedido de participar e votar na reunião e esse é um direito que lhe assiste. Esse vice presidente não se ausentou da reunião. Esse vice presidente na sua boa fé e, acatando a deliberação de quem ainda era o presidente do CJ, foi-se embora porque a reunião tinha sido dada como terminada por este.

Muita gente tem falado da famosa acta. Mas até agora apenas o Dr. Marcelo Rebelo de Sousa falou bem deste assunto quando referiu que a acta pouco ou nada vale, uma vez que a mesma tem que ser depois assinada por todos. Mas numa coisa discordo do professor. A acta pode vir a ter alguma importância como prova. Uma vez que a mesma tendo a assinatura do Dr. Gonçalves Pereira e do secretário prova que ás 17h55 minutos o mesmo com o conhecimento de todos os presentes dava a reunião por encerrada.

Isso afasta qualquer cenário de que a reunião pudesse ter continuado à revelia deste, e acima de tudo prova que quando o presidente e vice presidente abandonaram a sala, abandonaram com a convicção que a reunião teria terminado e não por qualquer outro motivo. Não foi uma ausência, foi simplesmente o seu abandono das instalações da federação na convicção de que a reunião havia terminado.

O caso agora está nas mãos do Dr. Freitas do Amaral. Isso deixa-me absolutamente descansado porque ele é de longe o maior especialista em Direito Administrativo deste país. A minha única preocupação é que lhe sejam facultados todos os dados necessários para tomar uma decisão justa e que sejam ouvidos todos os conselheiros em igualdade de circunstâncias.

Se isso acontecer acho que o Dr. Freitas do Amaral terá poucas dúvidas na hora de dar o parecer de que como é óbvio tratou-se de uma 2ª reunião que não procedeu os trâmites legais para a sua convocação e que todas as deliberações após as 17h55 são nulas. Aliás eu só vi terem dúvidas nesse aspecto quem falava que se tratava da mesma reunião e não de duas, e isso geralmente eram opiniões ou de gente que nada sabe de Direito, de partes interessadas ou de juristas que têm por especialidade outras áreas do direito que não o Direito Administrativo.

Por momentos até pensei que eu era dos poucos que achava tudo aquilo uma anedota e que o Dr. Gonçalves Pereira tinha agido de forma totalmente legal e que era absurdo pensar-se que se pode destituir um presidente e voltar a reunir após o mesmo ter encerrado a reunião e ainda se considerar que se tratava da mesma. Fiquei mais descansado quando ouvi o Professor Marcelo porque pela 1ª vez falava um especialista em Direito Administrativo, e não um qualquer, senão um dos maiores deste país.

Mas foi um episódio que mais uma vez prova o que é este país. Desde o 1º minuto viu-se todos a atacarem a idoneidade do presidente do CJ mas ninguém a questionar a mesma dos demais conselheiros e em particular do Dr. João Abreu quando ele com todas as letras disse que que sabia as intenções de voto dos demais e que não aceitou o seu impedimento porque sabia que isso daria uma decisão favorável a Pinto da Costa.

Na ânsia de tentarem encontrar ponta por onde se lhe pegue naquela reunião, que formalmente foi inexistente, foram buscar pessoas que nada sabem de Direito como Jorge Batista -que me proporcionou momentos de comédia bons como quando sobre a palhaçada que havia passado acusou simplesmente o presidente do CJ e referiu que felizmente aquelas 5 pessoas -quais justiceiros- são a prova que alguém quer mudar o futebol português…Mudar para quê? Para os tempos do antigo regime senhor Jorge Batista em que para beneficiar o Benfica valia tudo?

O mesmo Jorge Batista que acha que não interessa nada discutir se as escutas são legais ou ilegais e que o que interessa é o que elas dizem. Esse sr. Jorge Batista está-se a marimbar para os princípios fundamentais do Estado de direito, está-se a marimbar para as leis que servem para defender os interesses dos cidadãos, o que interessa é condenar o F. C. Porto e o Pinto da Costa mesmo que isso seja totalmente ilegal. .

Já agora proponho ao MP que coloque o sr. Jorge Batista sobre escuta. Ele não se importa se elas são legais ou não, colocamo-lo sobre escuta durante anos e aposto que encontraremos coisas muito interessantes. Ah e se possível depois a Sic poderia instaurar-lhe com base nas escutas ilegais um processo disciplinar…Mesmo que sejam ilegais em processos disciplinares isso não importa não é Jorge Batista?

O Benfica agora está muito chocado com a Uefa…Quando as mesma decidiu excluir o Porto era a Uefa que era muito séria e não como estes órgãos ridículos da Justiça portuguesa. No recurso que o Benfica fez referia que o CJ da FPF não era um órgão sério e credível. Bastou que deliberassem a favor do Benfica e de um momento para o outro viu-se que nas 8 horas de reunião que teve na Suíça o Benfica tentou demonstrar que afinal não interessa que haja recurso ao não para os tribunais administrativos uma vez que tal não é necessário porque o CJ é um órgão totalmente sério e se deliberou está deliberado e que deve ser respeitado. Coerências…Tal como no ano passado quando o LFV dizia que o Vitória estava a ser beneficiado e que o presidente do Guimarães fazia parte do tal sistema e que tinha influência na liga e agora tem no Vitória um grande aliado…

O TAS decidiu o que se esperava. Nunca duvidei nem um segundo da sua decisão. Pelo simples facto que o TAS não pode atropelar a justiça portuguesa que é autónoma e independente. Nada lhe resta se não esperar por uma decisão definitiva tal como fez a Uefa. E tal ainda vai demorar porque Pinto da Costa recorreu para Tribunal Administrativo.

Depois surgiu outra confusão. Há quem diga que a Uefa contrariou os seus próprios estatutos. Convém esclarecer uma coisa, a Uefa proíbe de facto o recurso de clubes para a justiça comum sobre questões desportivas. Aliás foi nisso que se baseou no caso Gil Vicente (se bem que eu acho que o Gil foi tramado pela FPF mas isso é outra história). O problema é que no caso do F. C. Porto, o recurso para o TAS tem duas condicionantes:
1º- É sobre a validade das deliberações no seu sentido formal e não sobre o seu conteúdo. O que se questiona é a validade da tal reunião e por consequência as deliberações que saíram dela e não o mérito da causa.

2º- Não é o F. C. Porto que recorre para o TAF mas sim o seu presidente a título individual.
O Ponto 2º é de total importância e tem sido pouco explorado também na comunicação social e passo a explicar porquê:

Enquanto o Boavista corre contra o tempo e por isso interpôs uma providência cautelar de suspensão da eficácia do acto, o F. C. Porto e o seu presidente têm todo o tempo do mundo. O Boavista corre o risco que a FPF mais uma vez requeira o interesse público e suspenda os efeitos da providência cautelar fazendo com que o Boavista desça assim de divisão. Já em relação ao recurso do presidente do F. C. Porto o interesse público não pode ser requerido porque de facto não existe.

No caso do Boavista existe porque pode paralisar o normal funcionamento dos campeonatos profissionais. Já em relação a Pinto da Costa isso não se verifica. Se bem que já sei que em termos nacionais havia de facto muito interesse em que ele fosse condenado, mas isso não é ainda uma situação passível de se alegar interesse público.

Como tal a Uefa por maior vontade que o seu presidente Platini tivesse em ver o Porto fora da Champions estava de pés e mãos atadas porque sabia perfeitamente, que não poderia afastar o clube sem que se tivessem esgotado todas as instâncias de recurso o que só acontecerá depois da tal decisão do TAF, e se o mesmo considerar que tudo o que se deliberou depois das 17h55 é nulo, ainda teremos que esperar por nova reunião e nova deliberação do CJ da FPF e até lá já passaram os prazos todos para que a Uefa nos possa excluir.

Há ainda outra questão que é da validade das escutas em sede de processo disciplinar que é algo que o F. C. Porto poderá ainda recorrer.

Por isso, a Champions este ano está segura, para o próximo ano teremos que esperar por nova decisão do CJ. Pena é que se a reunião tivesse decorrido como é normal que decorra já teríamos a Champions assegurada para sempre.

Agora caberá a Freitas do Amaral a única hipótese de dar uma alegria a todos os benfiquistas… Todos o elogiam neste momento, todos lhe passam a mão pela cabeça, é uma pessoa muito séria e credível…Mas basta tomar uma decisão a favor do FCP tal como o comité de apelo da Uefa ou o TAS para deixar logo de ser sério. É assim que funcionam as coisas neste país: Decisão contra o Porto -fez-se justiça. Decisão a favor do Porto- a Justiça não funciona e os órgãos não são sérios.

Só que com estes 5 as contas já estão Freitas.

Ps- Preocupou-me a entrevista do presidente da Liga Hermínio Loureiro. Não que esperasse que ele dissesse grande coisa porque tem um discurso tipicamente de quem viveu muito tempo na política e tem que falar muito mas tentando dizer pouco e oiço sempre as mesmas coisas como “futebol tem que ser valorizado, temos feito um enorme esforço para…, os protagonistas têm que ser os jogadores“ bla bla bla aquilo que qualquer pessoa pode dizer e que não dá aos adeptos o que eles querem efectivamente saber.
Mas o que me preocupou mesmo foi quando ele considerou normal que o F.C. Porto tivesse sido condenado pela Comissão Disciplinar da Liga num caso que foi arquivado em Tribunal.
Ele bem que tentou fugir à pergunta, mas depois para se defender disse que os processos correm autónomos entre justiça comum e desportiva e que a absolvição de um não significa a absolvição do outro e que havia até casos que a Liga havia arquivado e que ainda seguiam na justiça comum….
Senhor presidente da liga….A que processos se refere? É que o F. C. Porto estava envolvido em dois e um deles foi arquivado…Que processos a liga arquivou que a justiça já não o tivesse feito…?
O Doutor Hermínio Loureiro falou e muito bem que se tratam de processos autónomos e têm os seus mecanismos e trâmites próprios. Totalmente de acordo. Mas aí eu lanço a pergunta. E se o processo disciplinar movido contra o F. C. Porto e o seu presidente se basear fundamentalmente em escutas (que em sede de processo disciplinar são ilegais) e num testemunho indirecto de uma pessoa que em tribunal comum, aonde ela prestou declarações foi declarada como não tendo credibilidade e é acusada de falsos depoimentos? Continua a achar justa uma condenação destas Doutor Hermínio Loureiro?
Se me dissesse que a Carolina Salgado havia prestado declarações na liga e que na liga valoram o testemunho como bem entenderem isso até aceitava…Mas não foi isso que se passou pois não doutor Hermínio? O que se passou foi que a Comissão Disciplinar da Liga julgou atendendo ao testemunho prestado em tribunal comum pedindo os autos do processo e por isso julgou não através de um testemunho prestado na sede da Liga mas sim em Tribunal. O mesmo em que o magistrado encarregue do processo não deu credibilidade a esse testemunho e que motivou a que Carolina responda por falsos testemunhos…. E será justo julgar com base em escutas de um processo que foi arquivado…? Fica a pergunta.

34 comentários:

  1. Gostaria de comentar só um aspecto que já me vem incomodando há já algum tempo, que é o da imprensa vermelha. Acho que não vale perder mais tempo a comentar aquilo que fazem a Sic, Bolha Rascord, etc. esta gente limita-se a satisfazer os seus mercados e ponto final. Temos é de alimenta os nossos próprios meios e para isso o Jogo a JN têm de alguma forma cumprido um papel de isenção a que não me parece que deveriam estar obrigados. Satisfaz-me a existência de Blogoesfera que juntamente com a Web veio preencher as minhas necessidades de informação. Quantos ao resto devemos cada vez mais ignora-los. Parabéns pelo Post.

    ResponderEliminar
  2. Passava eu, ontem, perto do galinheiro da Luz quando vi centenas de adeptos gayvotas em alvoroço, com um ritmo apressado, acotovelando-se para entrar no referido galinheiro. Fiquei curiosa e perguntei a um deles:
    - Mas o que se passa?
    - Vem ver. É... o novo messias.
    - O novo messias?
    - Sim. O escolhido... para salvar todos benfiquistas. Veio para fazer a remissão das nossas derrotas.
    - O escolhido?
    - Sim. O Ruizinho escolheu-o. Até lhe vai oferecer a camisola 10. O nosso Rui nunca se engana.
    - E como se chama?
    - Jesus Cristo II. Pablo Aimar para os amigos.
    - E este também caminha sobre a água?
    - Isso não sei. Mas tenho a certeza que é o novo messias. Para o Benfica voltar a ganhar, ele vai ter que fazer milagres. É ele, sem dúvida.
    - E veio esta gente toda só por causa dele?
    - E virão muitos milhares quando se espalhar a palavra.
    - E este também vai parar à cruz?
    - Se o Benfica não ganhar, é certinho. E não irá sózinho. O Vieira já lá tem uma cruz à espera.

    Entrei no galinheiro. Fiquei de boca aberta. Mais de mil adeptos de joelhos a adorar o novo messias. Junto ao relvado um cigano, provavelmente, da Quinta da Fonte a tentava vender um pneu e uma cruz de ouro ao oreilhas. Eusébio chorava. Rui Costa babava-se todo. Uma cena dantesca. Até fiquei mal disposta com tal cenário e saí do galinheiro...

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Ricardo Costa por mais este excelente artigo!
    E a Dragãozinha tem uma grande veia humoristica e fartei-me de rir com a sua "estória"... Parabéns também!
    Agora mais a sério gostaria de comentar o que aqui escreveu o Eduardo Santos Costa:
    Tem ele toda a razão quando diz que temos que deixar de ligar ao que diz e escreve a comunicação social vermelha.
    Há poucos dias ouvi parte duma entrevista do Dr Mário Soares ao Presidente do Brasil Dr. Lula da Silva. Comentava o Dr Mário Soares que não percebia pq é q a comunicação social o atacava e criticava tanto, apesar dos excelentes resultados que está a obter e que estará a transformar, para bem melhor, o Brasil, tanto interna, como externamente...
    Sabem o que o Homem respondeu? Simplesmente isto: eu não me queixo da comunicação social! Fazem o trabalho que entendem que devem fazer! Eu preocupo-me é em fazer o melhor por este País!!!
    Pois... é isso que eu faço há anos em relação à comunicação social vermelha: simplesmente... ignoro-os!
    Para terminar, vejam a entrevista que o Dr Caldeira deu no regresso da Suíça e notem o quase nulo impacto que teve na comunicação social: http://www.youtube.com/watch?v=XX8dFcmd0tI
    Um abraço a todos... vivam o FCP e divirtam-se com toda essa cambada de invejosos! Só dá para rir mesmo!

    ResponderEliminar
  4. Quero fazer um reparo: acho sinceramente que os vossos artigos de opinião começam a cansar devido à sua extensão. Independentemente da qualidade dos mesmos, poucas pessoas têm paciência para ler tamanha dissecação da informação. Deveriam ser mais concisos, mais objectivos, mais directos. Assim cansa, e perderão certamente leitores sem paciência ou tempo para perder aqui. Termino com um pequeno excerto retirado do blogdabola.blogspot.com:

    "Muito mais importante que escrever bem é não ser chato. Rousseau escrevia bem mas era chato. Stendhal não escrevia muito bem, mas era incapaz de ser chato. Defoe escrevia horrivelmente, mas todos nos esquecemos disso, porque ele nunca foi chato. Flaubert, que escrevia sublimemente, era chatíssimo. Escrever bem não serve para coisa alguma: é apenas o último recurso dos chatos." (via Vida Breve)

    ResponderEliminar
  5. Bom, e o que dizer sobre a entrevista do orelhas na RTP?
    Só conversa da treta. António Feio e José Pedro Gomes não fariam melhor.
    Tal como tinha previsto, divina comédia. Como sempre, este homem faz-me rir. Um dos maiores comediantes na nossa praça.

    Com uma tiradas destas: “Sempre defendi, pessoalmente, que o Benfica não deveria ir à Liga dos Campeões.”
    Quase caí do sofá de tanto rir.
    Já há algum tempo que não me divertia tanto. Perto do fim, tive mesmo que lhe suplicar: "Orelhas, mais não! Por favor. Queres dar cabo de mim. Já não aguento mais. Pára, por favor!"

    A comédia em pessoa. Um mestre na arte de fazer rir.

    ResponderEliminar
  6. Hoje joga

    Hannover 96 - FC Porto

    nós vámos ganhar porque somos os maiores.
    Abraços


    visitem e comentem

    http://www.campeoesfcporto.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. "Destaque ainda para o trabalho peculiar dos guarda-redes dos gayvotas, que fizeram parte do treino específico com bolas de râguebi. Emílio Alvarez procurou, desta forma, testar a velocidade de reacção dos três guarda-redes, com uma bola que, depois de pontapeada, ganha trajectórias difíceis de prever."

    Depois dos melões que levaram do Quaresma e do Lisandro na época passada, já se estão a preparar para mais esta época.

    Quanto às trajectórias difíceis de prever, não me parece. A trajectória é a mesma do costume, é a que vai parar ao fundo da baliza. O Quaresma já explicou como se faz.

    ResponderEliminar
  8. Eis que o aristides volta a carga, que animal mais viscoso.
    Que inutil.

    ResponderEliminar
  9. Dragãozinha, não passes cartão aos Bichanos que aparecem por aqui...São mesmo BICHAnos!...Ainda hoje estive a mudar umas Bichas na minha cozinha, estavam furadas como é normal acontecer com as BICHAS!...Coloquei BICHAS novas e coloquei-lhes vedantes para não verterem muita Baba!...

    Dragãozinha, quem está a ficar todo babado sou eu!...Cada dia que passa surpreendes-me. Estás-me a inspirar um Campeonato só com vitórias...Um abraço todo Azul e Branco...

    ResponderEliminar
  10. Excelente post Ricardo Costa. Apenas peca por ser um bocadinho extenso..

    Por culpa da contra-informação com que os Media fazem questão de baralhar toda a gente..
    Os tais 6 pontos com que a Liga nos puniu sempre foram subtraídos na época passada, ou há perigo de nos subtraírem na próxima?
    Agradeço se alguém me puder esclarecer.


    Já agora visitem:

    legionofdragons.blogspot.com



    Hoje joga o Porto!!!

    ResponderEliminar
  11. Viva !

    Em primeiro lugar, parabéns a este blog que me tem elucidado, tal como outros, sobre toda esta trama.

    Creio que vivemos numa sociedade da/de escrita. Só esta última pode fixar a memória e a responsabilidade do cidadão perante a lei.

    Abrir as portas à frase minimalista é abrir as portas ao desconhecimento, ao não pensamento,à vida real e ao progresso. A declaração dos Direitos do Homem pode ser chatíssima a ler, mas para quem a sabe ler que bem sabe !

    Se o autor deste artigo me permite, farei a observação seguinte. Creio que já a fiz no blog do blue boy, aquando dum comentário. Não creio que Platini esteja contra ou a favor do Porto. Aliás, duvido que esteja a par do que quer que seja.

    Creio que ele tem uma outra ideia ( ou missão ? ). É a de defender junto da opinião pública ( daí os efeitos de anúncio ) que o futebol é puro etc como o rugby ( como se o rugby fosse puro ). É que existe actualmente uma enorme campanha mediática indirecta do rugby contra o futebol. E que está a ter grande sucesso. ( França, Itália, Reino Unido,...)

    Daí talvez os seus efeitos de anúncio que, uma vez inseridos no seu contexto, podem ser melhor compreendidos e analisados.

    Que seja claro que não aprecio Platini. Tanto mais que não soube impôr o que prometeu durante a sua campanha eleitoral : A Taça das Taças !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  12. Meireles, querido.

    Não sei onde estou com a cabeça para ainda não lhe ter dado uma resposta à antiga portuguesa.
    Ainda não quero perder a compostura.

    ResponderEliminar
  13. Ricardo Costa. Parabéns, texto bem elaborado e claro. Concordo completamente. Só não percebo a importância a esse Jorge Baptista... o gajo é mau demais para perdermos tempo com ele.

    - Será que alguém me explica?

    Os gaivotas são bicéfalos? O orelhas não quer ir à liga dos campeões e avisam a federação para ganhar o europeu para lhes pagar 30M.. por não terem ido à champions... até chegaram ao ponto de insultar a uefa, recorrer até ao TAS, sem esquecer a aventura dos cinco... e não querem?

    Porque outros clubes de outros países, nomeadamente da Itália, não tiveram a mesma atitude que os os gaivotas, apresentando recursos para eles irem a essas provas... Ainda para mais aí as condenações são efectivas?

    Qual é a confiança entre o orelhas e o taberneiro da liga, para trocarem telefonemas e confidências: "já me ligaram, você tinha razão", blá, blá...

    E além dessa confiança, porque o orelhas a pode ter? Porque se arma em escandalizado que mais alguém a possa ter? Será por serem um casalinho? - agora és minha, não fales com eles, eles vão-te ligar para te engatar, mas não esqueças, és minha Hermínio! Vá querido diz quem te liga, quem te quer tirar de mim?

    ResponderEliminar
  14. O orelhas fugiu à resposta das escutas: " tenho orgulho na escuta em que fui apanhado ", "sabe porque a publicaram, blá, blá,...

    Sim, mas estavas a pedir um arbitro ou não? eras tu não eras orelhas... a dizer "esse não"...

    ResponderEliminar
  15. antero henrique sobre o orelhas:

    O presidente do Benfica mentiu, e por isso vou dar instruções aos meus advogados para o processarem imediatamente", foram as declarações de Antero Henrique ontem à noite, pouco depois de terminada a entrevista da jornalista Judite de Sousa a Luís Filipe Vieira, durante a qual este acusou o dirigente do FC Porto de ter coagido Paulo Gonçalves, representante do Benfica nas reuniões magnas da Liga, com a ameaça de "uma espera" no exterior da sede.

    O presidente do Benfica mente com quantos dentes tem na boca e faz-se passar por vitima de um "polvo", mas não será por muito tempo. Existem muitas pessoas a trabalhar na recolha de provas reais e a curto prazo todo mundo vai ser quem é o verdadeiro LFV.

    Um presidente que responsabiliza os treinadores e jogadores pelo fracasso desportivo dos últimos anos é no minimo hilariante, então o que faz ele lá ?

    ResponderEliminar
  16. Quantos campeonatos mais será necessário o Benfica perder para vocês deixarem de viver obcecados com ele ?
    Vocês têm ganho quase sempre, mas demonstram a animosidade e o ódio dos perdedores. Só falam do Benfica e do seu presidente.

    Será que as vitórias no futebol valem por si só, ou apenas servem para esconder complexos de inferioridade de outra natureza ?

    ResponderEliminar
  17. If,

    Que clube tu é?
    Porto? É nóis, irmão. É nóis.

    Aqui, todo o mundo adora gozar as gayvotas. Sabe?

    O país está numa depressão só. Os preços todos subindo. A graninha vai faltando.
    Então, a gente tem que se rir para não morrer de tristeza. E vai rir do quê? Das gayvotas, claro.

    Ué? Tem coisa melhor? Eles têm o palhaço-mor que ontem deu uma entrevista divinal. Gargalhada geral. O país riu muito, ontem.

    Os gayvotas vão continuar a fazer aquilo que sabem fazer melhor, fazer a gente rir e perder campeonatos. Uma especialidade deles.

    Não tem animosidade e ódio, não. Viu?
    A gente "adora" as gayvotas e adoramos chingar eles. A gente se diverte muito com eles.

    Olha, não tem inferioridade, não. A inferioridade é deles. Viu?

    Lembra aquela derrota em Vigo, por 7-0?
    Quem é nosso amigo? É o Celta de Vigo!!!

    A gente tem sempre um "carinho especial" por eles.

    Relaxa, garoto. Você vive mais tempo.

    ResponderEliminar
  18. Engraçado este post, existem dezenas de de blogs de benfiquistas dedicados ao anti portismo militante (até no nome). Mesmo os blogs "mais sérios" estão carregados de posts e comentários dedicads ao FCPorto.....e nós é que estamos obcecados?!?!?
    Basta ler o novobenfica ou o tertuliabenfiquista ou o antitripa.

    A animosidade que aqui vês dedicada ao benfica tem tudo a ver com a sua acção na UEFA, com o proteccionismo dos media e com a arrogância, de nobres falidos, habitual da grande maioria de benfiquistas. Peço desculpa! somos
    constantemente atacados mas não podemos demonstrar animosidade?!
    Creio amiguinho que quanto a complexos de inferioridade e dee ilusões de grandeza vocês são campeões!

    Confesso que não gosto do benfica, creio que é um clube que ainda não percebeu que o seu momento já passou e não voltará, um caso de ilusão colectiva tipica de um pais que vive da saudade e da nostalgia de tempos que já não voltam...felizmente.

    ResponderEliminar
  19. Racing apresenta Zé António: «Venceu Champions com o F.C. Porto»

    Zé António foi apresentando, nesta sexta-feira, como reforço do Racing de Santander. O negócio estava definido, portanto sobraria pouco espaço para destacar o acto formal. Contudo, uma gralha em dose dupla ajuda a apimentar o assunto.

    Francisco Pernía, presidente do Racing, deu o mote para o equívoco. Por entre elogios ao defesa-central, oriundo do Borussia Monchengladbach, soltou um que não bate certo: «Zé António tem o aval do corpo técnico e o meu. Venceu a Liga dos Campeões com o F.C. Porto e jogou na Taça UEFA.»

    As declarações, reproduzidas pelo jornal espanhol Marca, poderiam ter sido mal interpretadas, ou tratar-se mesmo de um lapso momentâneo. Mas não. No «site» oficial do Racing Santander surge o mesmo destaque. «O central português, que se proclamou vencedor da Liga dos Campeões com o F.C. Porto, destacou a qualidade e a juventude da sua nova equipa.»

    Fica o registo curioso, certamento alvo de correcção por parte do próprio Zé António. O experiente defesa, nascido há 31 anos em Torres Vedras, fez parte dos quadros do F.C. Porto mas não teve oportunidade para brilhar ao mais alto nível. Depois de passagens por Varzim e Académica, rumou à Alemanha para representar o Borussia Monchengladbach. Seguiu-se uma curta experiência no Manisa Sport da Turquia, antes do convite do Racing Santander.


    Estou para a minha vida. Que mais falta inventar?

    ResponderEliminar
  20. Parabens ao Ricardo Costa pelo artigo. Escrita escorreita, limpida e bem fundamentada. Totalmente de acordo com ele sobre o pretenso comentador Jorge Batista. A SIC habitualmente procura tratar os temas em geral com alguma objectividade, porém quando se trata de futebol não tem qualquer preocupação em veicular a opinião clubistica dominante na casa. Não nos podemos esquecer de programas como os "Donos da Bola" e quejandos. Mas este Jorge Batista é de facto demasiado rasca, até mesmo para benfiquista.

    A entrevista do presidente da "instituição" à RTP, foi mais um momento hilariante. Ainda ninguém explicou ao dito cujo, que é tão bom a falar como a admnistrar um clube de futebol? Oxalá continue por muitos e bons anos à frente dos destinos do Benfica, assim nós portistas, temos garantida a liderança do futebol português nos próximos tempos.

    ResponderEliminar
  21. só para dizer que o miccoli ontem estava no hotel solverde em espinho e pelo que me disseram o simão encontra-se À procura de casa na foz do porto...a ver vamos...

    ResponderEliminar
  22. Gostei do jogo de hoje, especialmente na 1ª parte. Dos novos gostei bastante de quase todos e a excepção foi Benitez que esteve uns furos abaixo do exigível...Mas o tempo é curto e tudo pode ser mudado. No entanto diria que no global a equipa mostrou superioridade quase todo o tempo, especialmente devido à diferença de categoria dos seus jogadores, face à dificuldade dos Alemães no relacionamento com a bola...Notou-se a classe de Lucho. Notou-se também a diferença no toque de bola e a criatividade latente do Quaresma. Gostei muito da segurança do Rolando. Grande dupla com Bruno Alves! Surpreendeu-me a força, poder de choque do Guarin -sozinho quase que arrumava com os meios campistas do Hannover- e a sua capacidade de cobrir uma área de acção enorme. Hoje gostei mais
    do Mariano, mais livre e inventivo. Gostei do Tomás Costa, muito bom no domínio a meio campo e na entrega da bola, redonda...Aquele quarteto do meio-campo na primeira parte...Gostei do Sapunaru...
    Fiquei com água na boca pela ausência do Rodriguez. Rodriguez e Quaresma vão dar cabo de qualquer defesa. E depois a vontade enorme do Lisandro -excelente remate ao ferro- e do Fernando. Boa Ventura, bom jogo. Stepanov, muito nervoso tem de acalmar. Lino, bem razoável a médio.
    O árbitro deve ser Benfiquista ou primo do Platini, aquele apito final para não fazer perigar o empate aos camaradas, foi demais...No golo anulado o que se passou, a bola não podia entrar?...

    ResponderEliminar
  23. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  24. Visitem o LegionOfDragons.blogspot.com !

    Já com a crónica ao Hannover 96 - FC Porto. Leiam-na e comentem.

    Cumprimentos a todos

    ResponderEliminar
  25. Quanto é que ficou o jogo entre o Hannover e o FC Porto?
    Gostaria de saber.
    Abraços

    ResponderEliminar
  26. Bem hoje ninguem quer falar de futebol?
    Hannover 1 FCP 1
    Marcou o Farias que fez um bom jogo e no computo geral houve uma evolu�o interessante.
    O Fernando esta a impor-se e o Benitez n�o me parece jogador � Porto.
    Relativamente � entrevista do mocho, acho que o bomem esta donte e obcecado pelo FCP, pelos vistos at� � culpado pelos insucessos do seu clube.

    ResponderEliminar
  27. era tão simples a vida se tivesse-mos
    jornalistas esclarecidos não fosse estes blog com ricardos costas zé luis etc a salvar a mente cá da malta táva-mos todos zumbis comos os 6milhões.

    mas o FCP continua e para mim melhor com jogadores como sapu adsl rodriguez que os vai fazer chorar garyn fernado etc viva FCP
    serão 20 serão30 ais a questão.

    ResponderEliminar
  28. ricardocosta disse...
    Não resta mais nada que não seja pedir a demissão em peso de toda a administração da Sad e marcação de eleições antecipadas logo que se esgotem todas as pequenas possibilidades que ainda temos de ir á Champions.
    O dia mais triste da história do clube.

    Todos sabíamos que com a passagem para a Sad seria normal a perda de alguma soberania do poder do clube que seria partilhado por demais accionistas. Mas o que não contávamos é que a maioria de acções do clube fosse apenas no papel e não se transmitisse em efectivo papel activo na tomada de decisões importantes na história do mesmo.
    .
    Este caso da Sad não recorrer do castigo aplicado pela Liga de tentativa de corrupção foi para mim a gota de água.

    E muito sinceramente para mim seria exactamente igual quer isso tivesse repercussões financeiras e desportivas como a não participação na próxima edição da Champions League ou não... Porque isso para mim até é o menos. Não há nada mais importante que o bom nome do clube.

    Ó inteligente queres-me explicar como se eu fosse muito burro, como é que o F.C.Porto clube se defenderia agora, se tivesse recorrido dos 6 pontos?

    Chega de portistas que reagem ao sabor da onda. A onda foi positiva... esquecem tudo o que escreveram e tecem elogios. A onda é negativa...viram-se contra tudo e contra todos. É pena não se poder arranjar maneira do F.C.Porto ter estado fora da L.Champions, definitivamente, umas horas para ver o que tu não dirias.

    Eu de portistas como tu...tenho asco.

    Um abraço para aqueles que no portistas de bancada, têm memória, sensatez, equilibrio e gratidão, independentemente das críticas - objectivas e construtivas que fazem -, Zé Luís, Meireles e muitos outros.

    ResponderEliminar
  29. Vila Pouca, quanto ao que o RCosta diz, eu já não reajo porque as cosas são tão lineares que nem vale a pena discutir, o mais importante foi conseguido, o resto são fait-divers...Mas voltando à vaca fria e só por consideração a ti, eu relanço: se o Porto contestasse a punição que teve na Liga o que teria acontecido?...Eles marimbavam-se para o recurso e ia tudo para o CJ da FPF como foi...Depois se a decisão fosse negativa para nós, o castigo tinha que ser aceite, porque os Clubes correm o risco de descer de Divisão se levarem as coisas para os Tribunais Comuns e o que faríamos?...Teria de ser JNPdaCosta a levar a contestação para o Tribunal Administrativo exactamente como agora aconteceu...Dir-me-ão, "pois mas o Porto não aceitou à primeira, é esse o princípio..."
    Seria verdade mas teria de aceitar à segunda decisão ou 2ª Divisão...Para mim o importante é que o castigo -que todos sabíamos ser irreversível na mente dos Benfiquenhos e satélites que formam a maioria da opinião e dos decisores das Instituições Futeboleiras Nacionais- não tendo tido recurso, não podia jamais ser alterado e a cair na época de 2007/2008 era irrelevante...Depois a batalha Jurídica continuava como continuou!...E os resultados serão apreciados no final como é de incontornável objectividade...Para já um dos Processos que deu para três pontos já foi ao ar e com esse salto confirmou as perspectivas, vamos ganhar Jurídicamente, pode demorar tempo, mas vamos ganhar! Entretanto esta batalha até deu para mais uns títulos, os títulos dos Campeões da Legalidade e a constatação da menoridade mental dos nossos adversários!...Para já goleada! Isso não nos dá algum gozo?...Tasssss...mesmo a ver!
    Para mim é questão arrumada e por isso deixei de falar sobre isso porque não faz sentido andar a quei mar as pestaninhas com matéria sem importância...Um abraço para todos os que como o Vila Pouca vêm um pouco mais longe.

    ResponderEliminar
  30. Dragão de Vila Pouca:se te dá asco portistas que pensam pela sua própria cabeça e não a mando ou por arrasto do que diz uma pessoa então certamente não vais gostar de mim..
    ..
    Sobre o recurso do castigo eu continuo a dizer que foi dos maiores erros históricos do clube.
    Mesmo que agora vamos á Champions de que é que isso serve?A nossa imagem já foi afectada,já passou mundo a informação que o Porto foi acusado de corrupção e que nem era para ir á champions.
    .
    .
    E explica-me lá o que é que tem a ver uma coisa com outra?
    Se o Porto recorresse do castigo qual era a diferença explica lá?A única era que começaríamos a liga com menos 6 pontos e isso para mim era até motivo de orgulho,ganhar a liga mesmo com menos 6 pontos defendendo a honra do clube até ás últimas consequências.
    .
    E convém lembrar que o Porto teve a sorte da FPF nos ter dado uma ajuda (após ser pressionada para isso ) e ter permitido ainda que o recurso do presidente valesse para o clube convidando o clube a juntar-se a esse recurso.
    .
    E convém lembrar que o Porto vai á champions este ano mas que pode não ir para o próximo,estamos dependentes igualmente do CJ...
    .
    .
    Isso é um príncipio básico no mundo do direito.Ninguém aceita uma condenação se se considera inocente.Ninguém.Nunca conheci nenhum caso em que o advogado em tribunal lute pela TOTAL inocência do seu representado e depois no final ele seja condenado e ele aceite sem recorrer da decisão.
    .
    Se tu tens tanta certeza que ganharemos juridicamente,então porque não recorremos da condenção?
    Se a razão e a verdade está do nosso lado o que havia a temer?
    .
    Isto nem é uma questão jurídica apenas,é a imagem do clube que está em causa.
    J+a tive que ler em Espanha cronistas da Marca e outros jornais a dizerem que agora estava explicado como o Porto ganhou a Champions em 2004...Se tu ficas contente com isso eu não...
    .
    Se para ti vale mais começar a liga sem pontos negativos do que defender e preservar a imagem do clube, a mim não.Eu troco todas as ligas que temos pela honra e a dignidade do clube e a defesa da sua imagem.
    .
    Perspectivas diferentes.Eu defendo tudo o que escrevo desde o ínicio porque sei que escrevi pensando pela minha cabeça e não sou daqueles que aceita tudo o que vem da Sad e que baixa a cabeça a tudo o que me dizem de lá.
    Para ti s bons portistas são se calhar os que fazem isso,para mim os bons portistas são os que não têm medo de criticar,que têm esse sentido crítico e pensam pela sua própria cabeça.
    .
    Aliás se todos tivessem sido sempre assim nunca tería existido um José Maria Pedroto e um Pinto da Costa porque também eles na altura tiveram a coragem de ter uma opinião diferente e de a defender e pensaram pelas sua próprias cabeças.
    .
    saudações portistas

    ResponderEliminar
  31. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  32. Sim,sou sócio do F. C. Porto e já vi vários jogos do F. C. Porto ao vivo o 1º foi um Porto-Famalicão no velhinho estádio das Antas e de lá para cá vi jogos mágicos ao vivo como o Porto-Lázio ou a final da Champions em Gelsenkirschen entre muitos outros,se bem que não entendo o que é que isso interessa...Quem não é sócio não tem direito a opinar?Quem vive em Lisboa e não pode ver os jogos do Porto ao vivo é menos portista?
    .
    Respeito que não concordes com o que escrevo,só peço que também respeites as minhas opiniões e as de todos os demais.
    Se não gostas,o que é perfeitamente compreensível, não és obrigado a lê-las e tens outros autores que escrevem no portistas e ainda tens outros blogs também de muita qualidade.
    ,
    saudações portistas

    ResponderEliminar
  33. Quero só dizer que fui eu quem apagou o comentário do vila pouca. Acho que nem vale a pena justificar para não ter de descer ao mesmo nível.

    Um abraço.

    ResponderEliminar