25 julho 2008

Uma imagem pobre na rede : sugestões

2 sites diferentes e outras sugestões
Mais do que criticar apenas por criticar, convém dar sugestões para que tudo melhore. Apesar de apenas ser um mero curioso relativamente a informática e ao design gráfico de sites, fiz uma pesquisa em alguns sites de clubes de futebol para tentar perceber o que estava errado no site portista e tentar "roubar" algumas ideias que me pareceram agradáveis de ver a página dos Dragões desenvolver num futuro próximo. Como tive preocupações de vírus informáticos, não vá o diabo tecê-las, preferi visitar 2 sites de clubes estrangeiros do que comparar aos nossos rivais.

Flamengo e a Flápédia
Foi considerado o melhor site de futebol brasileiro, vencedor do Prémio Ibest 2008, atribuído pelo público brasileiro, o site do Flamengo é muito interessante, quer graficamente, quer no seu conteúdo. Desde o acompanhamento, sempre actualizado, com as novidades relativas ao clube, quer da equipa principal de futebol, como de todas as modalidades amadoras, passando até pela história do clube.

Mas foi mesmo um link muito interessante que me prendeu a atenção: a Flapédia.

E o que é a Flapédia ? É, simplesmente, uma "imitação" da Wikipédia mas sobre tudo do clube, todos os dados dos atletas, de todas as modalidades, todos os jogos efectuados de todas as modalidades durante a história do Flamengo. Com a colaboração dos arquivos dos jornais, e alguns associados mais interessados, o Flamengo
desenvolveu uma base de dados fantástica sobre todos os factos da sua vida. Como curiosidade, ficamos a saber que o FCPorto efectuou 2 jogos amigáveís, contra o Flamengo e venceu as duas partidas.

É caso para perguntar, com tantos, e tão bem informados, adeptos portistas que tal desenvolver essa ideia para o nosso clube ?

Totenham e a TVonline

Sabemos que, em termos de marketing desportivo, Inglaterra é um mundo à parte. Numa curta estadia, de férias, à 4 anos deliciei-me com os produtos de clubes que se vendem, quer nas suas lojas oficiais, quer nas lojas de desporto espalhadas pela cidade. Desde que vi jogar na televisão Gary Lineker criei uma pequena admiração pelo clube londrino, o Totenham Hotspur.


Por isso mesmo, sempre tive curiosidade em saber coisas da vida do clube e, nada melhor, do que recorrer ao seu site. Para mim, daqueles que visitei é o melhor e o mais completo, graficamente irrepreensível, com cores garridas (curiosamente são as mesmas cores do FCPorto, mas os Spurs até equipam de branco, no entanto, preferindo o azul para cor oficial no seu site), com muita informação do clube, wallpapers de momentos históricos (ideia muito interessante), referência aos jogadores históricos com a criação de um "Hall of Fame"e uma televisão online que permite um acompanhamento, mediante uma assinatura, muito mais de perto sobre o dia-a-dia do clube.

Desde entrevistas de atletas, até resumos de jogos, dos treinos ou da história do clube, o assinante fica a saber cada vez mais sobre o clube, o Spurs TVOnline é um meio que o adepto dos Spurs não deixa de consultar. Sei o quanto é difícil para um clube criar uma TVonline, mas sempre poderiam recorrer mais ao vídeo, criar uma página no Youtube, ou
no Sapo, e mostrar as conferências de imprensa, até porque nem tudo o que se diz passa na televisão e lê-se no jornal. E uma assinatura online de uma, possível, TVonline sempre era mais um privilégio dos associados portadores do Dragon Seat. Os outros, poderiam-se registar mediante um pagamento de um valor, mensalmente ou anualmente, e ficariam com direito a, por exemplo, dois bilhetes para um jogo do campeonato à escolha no Dragão, por exemplo.

Não posso deixar de referir a Spurs Shop, com produtos de todo o tipo, comparem com a loja online portista e vejam a diferença.

Outras sugestões

- Vídeos oficiais de todos os momentos históricos do clube, quer no futebol como nas modalidades amadoras. Desde resumos alargados das finais, passando por declarações dos intervenientes, etc.

- Link dos sites e contactos das Filiais do FCPorto espalhadas pelo mundo.

- Link das Casas do FCPorto com informação de moradas, contactos, presidentes e até, caso hajam, links para os sites oficiais das Casas que representam o clube por este mundo fora.

- Revista "Dragões" online onde se pudesse fazer um download, pago, da mesma.

- Links para os sites oficiais de todos os patrocinadores.

- Wallpapers de momentos históricos do clube. Numa "febre de fanatismo" mais alta, já enfeitei o meu pc com a imagem do Madjer a marcar o golo de "calcanhar de Viena". Porque não, fazer um wallpaper sobre esse, e outros momentos ?
Todas as sugestões que apresentei foram "apanhadas" em consultas em vários outros sites, e apenas as dei no intuito de sugerir um melhoramento de um meio de comunicação cada vez mais usado e cada vez essencial num clube com a importância do FCPorto. Possivelmente se o FCPorto contratasse alguma empresa, ou criar ele próprio um Departamento, cuja função fosse melhorar o seu site, e não só, poderiam melhora-lo com outras ideias mais originais. Basta querer. A bem de um clube, que se quer, cada vez mais moderno .

16 comentários:

  1. eu gosto do site do GALATASARAY.
    mas porque não fazer uma listinha aqui com suguestões (visto aqui haver gente que nas horas vagas, mexe melhor e mais em informatica que certos profissionais) e enviar para quem de direito?
    talvez alguém acordasse e resolvesse modernizar o site?
    sugestão:
    na eleição do jogador do ano para os fãs "deste blog", poderia-se criar uma lembrança (trofeu) e no final entregar ao proprio jogador (e porque não nessa altura obter uma entrevista)?
    seria engraçado e uma recordação ao jogador pelo clube que passou!
    é apenas uma sugestão minha!!
    grande abraço e continuem com esta força e com este magnifico blog....
    eu escrevi e lancei um livro "estados d'alma" e brevemente irei lançar um com 100 pessoas...será 100 poemas /100 pessoas, se pretenderem, terei imenso prazer em oferecer 1 exemplar ao vencedor do passatempo que aqui fazem ao longo da epoca desportiva...n é nada demais, apenas algo simbolico para quem ganha!!
    se quiserem com muito prazer oferecerei um exemplar para esta casa atribuir ao vencedor do seu passatempo

    grande abraço
    somos DRAGÕES, somos CAMPEÕES...

    ResponderEliminar
  2. Excelentes ideias. Espero que alguém da direcção do Clube preste um pouco de atenção ao que se vai escrevendo no "Portistas de Bancada".

    ResponderEliminar
  3. como e possivel haver jornais como a bola?
    10 milhoes por metade do passe do hulk? contratamos o ronaldinho e ninguem nos disse foi?
    se tivessem era vergonha no que escrevem... ate metem nojo!

    ResponderEliminar
  4. Caro Menphis

    Este post pelo menos revela o cuidado de tentar explicar o motivo de algumas criticas.

    Pessoalmente não percebo nada de informática, nem de multimédia ou outra coisa qualquer relacionada com implementação de sites.

    Relativamente ao site do nosso Clube, o que penso e talvez seja uma opinião pouco avalizada pelo anteriormente escrito, admito, que quem tem responsabilidades nesta matéria, e não faço a mínima ideia quem seja, pelo menos tem tido o cuidado de o melhorar progressivamente.

    A este propósito, sugiro que faça chegar as suas criticas construtivas aqui.

    ResponderEliminar
  5. Tanto talento desperdiçado… Tu a tratar da imagem e o Ricardo Costa com a pasta das contratações eram as soluções indicadas para o nosso clube. Afinal de contas, precisamos de um bom abanão nas estruturas. Os últimos dez anos foram um desastre. Só ganhámos meia dúzia de campeonatos, algumas taças de Portugal, outras tantas supertaças, uma Taça Uefa, uma Liga de Campeões, uma Intercontinental. Enfim, uma miséria. É hora da SAD dar lugar a brilhantes mentes como as vossas. Já imagino uma página Web toda jonota a anunciar a chegada do Miccolli (só tem 30 anos e 8 Kg a mais) e do Saviola (Fastástico Goleador, apesar de ser descartado por onde passa e ter marcado o seu último golo quando o serviço militar ainda se fazia com espada e escudo). Força rapazes, não se conformem com as misérias que a nossa SAD nos oferece. Não se esqueçam de pedir a bênção ao fatal Rui Moreira.

    ResponderEliminar
  6. Zirtaev, penso que o nome do alan deveria sair da sondagem " melhor reforço do dragão", digo isto pk ele foi em definitivo para o Braga e como tal n faz sentido ainda continuar na sondagem:)
    eu n sei se o miccoli vem para o porto (penso que seja este ate pk na entrevista que pinto da costa disse, deu como exemplo o miccoli, que tanto ficava cm ia para A ou B) mas que o vi no casino de espinho (solverde) ha cerca de uma semana vi...se vem n sei, mas que o vi vi



    apenas um reparo!!
    abraço!

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  8. O outro fdp considerou validas as decisões que os 5 judas tomaram no pos reunião indo ao cumulo de considerar nulo o encerramento pelo presidente do CJ da reunião considerando-o um elemento viciado... como é que é possivel uma barbaridade destas...graças a deus não passa de um parecer, uma opinião a qual não tem qualquer vinculo ou poder de decisão.. afinal os burros tambem têm direito á expressão

    ResponderEliminar
  9. Parabéns Menphis por se ter dado ao trabalho de completar o artigo anterior com sugestões. No entanto, penso que não havia necessidade, porque, lendo com atenção o artigo anterior, as soluções eram óbvias e ao alcance de qualquer funcionário do FCP ou da Futebol-SAD.
    Ainda bem que existem muitos portistas exigentes, ambiciosos, que não se contentam com os muitos e grandes êxitos conquistados desde que Pinto da Costa é nosso Presidente!
    Eu, tal como o Menphis, quero mais, muito mais e durante muitos mais anos, para os meus netos e bisnetos se lembrarem que foi o avô que os levou a ser portistas!
    E é sabido que quem dorme à sombra dos êxitos conquistados... morre na miséria! A história está cheia de exemplos desses... Basta olhar aqui para o lado para os nossos vizinhos gayvotas!
    F.C.Porto, SEMPRE... e acima de qualquer pessoa!

    ResponderEliminar
  10. Estou perplexo...

    Eu tenho muita consideração pelo Freitas do Amaral, nao pelo seu inicio de carreira política mas sim pelo que fez nos últimos 10 anos, posicionando-se de forma muito bem argumentada contra a invasao do iraque dando muito provavelmente uso a capacidades adquiridas durante a altura que foi chairman das Naçoes Unidas (!).

    É para mim dificil deixar de o ter em boa consideraçao enquanto pessoa de bem, e nao me parece mesmo nada que um ser reles como o LFV possa exercer alguma pressao sobre esta personalidade. Agora se fosse o Sócrates talvez o caso mudasse de figura... Se calhar os 6 milhoes estao a precisar outra vez de um emporraozinho emocional estilo 2004/2005. A moral vai-se abaixo e é preciso dar rebuçadinhos á malta. Espero que isto nao reavive o processo Uefa.

    De todos os modos fico à espera de ouvir as razoes para a decisao que tomou. Da mesma forma sustentada que ouvi as suas posiçoes contra a invasao do PetroIraque.

    ResponderEliminar
  11. Estou de acordo com quase tudo o que disseste. Acho ainda que o site do porto sofre de alguns problemas de estrutura (péssimo menu principal (pouco directo), estrutura tipo blog da pagina inicial o que torna a gestao de noticias mais dificil, demasiada publicidade causadora de muito ruido no site) e graves problemas gráficos (cromatico: corpo de texto azul claro sobre fundo branco, pouco aproveitamento grafico da foto, mau tratamento fotográfico, utilização de varios tipos de letra). Para não ser tudo mau devemos destacar o novo grafismo dos conteudos oficiais p os blogs qu me parece ir já num sentido mais correcto.


    esqueceste ainda em relacao aos bons exemplos do site do man utd, clube pelo qual não nutro simpatia nenhuma, mas que tem um site que se não é o melhor anda lá muito perto. Há mts site e mt bons em inglaterra (man utd, chelsea, liverpool, arsenal, etc), alguns em espanha (o do barça é bom pois tem a preocupação de mostrar logo todo o ecletismo, o do real sendo que tem muito mais info q o do nosso Portinho, acho que sofre da mesma falta de força que transmite), em italia conheço mal mas se o do milan é bom o do inter é mt mau, o da juve é o melhor (dos que conheço claro).

    ResponderEliminar
  12. Eu sugeria a transmissão dos jogos em directo (quem conhece o maisfutebol sabe o que digo). Penso que seria uma ferramenta útil para aqueles adeptos que nâo têm Sporttv ou então para aqueles jogos que não têm transmissão televisiva (sobretudo jogos de pré-época ou alguns jogos da Taça). Ainda no outro dia passei pelo site da Fiorentina (que nem é dos melhores) e tinham essa funcionalidade.

    Abraços portistas

    P.S. Sinceramente não percebo pq é q há portistas q vêm para aqui arranjar confusão com outros portistas. Assim é difícil chegarmos longe...

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  14. O meu sonho era ver um site sobre o FC PORTO, nos moldes deste:

    http://www.om1899.com/accueil.htm

    ResponderEliminar
  15. Menphis tenho pena que esta questao da comunicaçao, que engloba o site do clube, tenha sido 'ofuscada' pelas bacoradas dos Freitas.

    De facto estes 2 posts sao o exemplo do que é preciso fazer para se melhorar um clube. Os adeptos devem dizer de sua justiça, debater as questoes e dar ideias.

    Ha clubes que nao teem metade da nossa Historia e quem olha para os sites deles pensam que sao os maiores do Mundo. Basta olhar para sites como os do Galatasaray ou do Marselha.

    Nao percebo nada de design de sites, mas consigo ver diferenças entre uns e outros. E acho que temos muita coisa a melhorar. No grafismo e no conteudo.

    E num mercado global quem é pode pensar que ter o site traduzido para outras 3 ou 4 linguas nao é importante??? Olhem para os sites doa maiores organismos do futebol mundial.

    A traduçao em Chines é quase tao imperiosa como a traduçao em Ingles.

    ResponderEliminar