24 julho 2008

Uma imagem pobre na rede


Para que uma empresa consiga ter algum sucesso, seja no seu país de origem como além-fronteiras, é necessário apostar na sua imagem e na forma como a sua mensagem é transmitida ao seu "público-alvo". Mandam as regras do bom marketing que só com uma comunicação clara e objectiva do seu produto se poderá conseguir granjear e fidelizar os seus
clientes.

O futebol, hoje em dia, ganhou dimensões tais que ultrapassam as meras vitórias desportivas. Se os títulos são, e continuarão a ser sempre, o melhor cartão de visita para que um clube cresça, quer em número de sócios como de adeptos, a forma de os "publicitar" também não deixa de ser muito importante. Isto, claro, não esquecendo todo o marketing em redor da equipa e dos seus jogadores mais influentes, além das modalidades amadoras e questões extra-desportivo, como , por exemplo, projectos sociais para a população da cidade ou para os seus sócios.

Já se fez, neste blog, e por variadíssimas vezes, referências à falta de um museu condigno da grandiosa História, seja recente como passada, do FCPorto, assim como à ausência de novidades no "Passeio da Fama Portista" onde, desde que foi inaugurado, já teve factos (principalmente a conquista de uma Liga dos Campeões Europeus, uma conquista da Taça Intercontinental ou, porque não, a conquista do Heptacampeonato de Hóquei em Patins) e nomes (assim de repente, Pedro Emanuel, Alenitchev ou até José Mourinho ) que mereciam verem perpetuados no Passeio, para que o seu contributo dado a este clube não seja esquecido pelas gerações futuras.

O que queria reflectir neste meu post, dividido em 2 partes, a outra parte com sugestões para melhorar, é mesmo sobre um dos maiores, senão o único, meio de comunicação entre o clube e os seus associados/adeptos: o seu site oficial.
A Internet é o meio de comunicação mais importante para que um clube possa informar (?) os seus adeptos e tentar captar mais alguns, além da importância que ganhou, além-fronteiras. Ter um site condigno, principalmente na língua inglesa, que funciona quase como um cartão de visita do clube para o estrangeiro, é quase essencial para um clube.

E é mesmo aí que o site começa a descambar para a pobreza franciscana, na altura em que escrevo, e já por vários dias que passo por lá, ainda está a referência à renovação do contrato do Pedro Emanuel, renovação essa que já aconteceu há mais de um mês. E depois a história do clube é apresentada (?) de forma tão má que parece termos vergonha do nosso palmarés. Por fim, temos os produtos do clube que são possíveis comprar online. Melhor do que explicar é ver aqui.

Uma pequena sugestão, além de melhorar este site versão inglesa de amadores, porque não criar sites das nacionalidades dos atletas ou, pelo menos, criar um site na versão francesa, espanhola, ou até chinesa para abrirmos e explorarmos outros mercados? Imagino que aquela adepta chinesa que tanto apreciou o Paulo Ferreira com a camisola portista teria ficado triste por ver que o clube onde ele actuava, apenas lhe dava referências quanto ao peso, à sua altura e data de nascimento.

Voltando à versão portuguesa, não irei discutir a mensagem (?) que é passada pelos comunicados não assinados pela SAD portista que, ultimamente, até servem para dar em importância a "moços de recado" e "criadas de serviço", como se fossem um ajuste de contas do velho faroeste. Perde-se tempo com pessoas que mais não merecem do que o nosso desprezo, e esquece-se de informar os sócios relativamente a novidades do clube. Desde contratações que demoram a confirmarem-se, como por exemplo Nelson Benitez foi apresentado pelo jornal OJogo e não chegou a ser oficialmente, até resultados da formação ou das modalidades amadoras.

Quanto à parte gráfica, o predominante da cor branca, também é subjectiva, embora, preferisse ver um site com cores mais garridas. Mas é na forma como está esquematizado que denota uma pobreza de imaginação por parte de quem criou este site. Desde os dados pessoais dos atletas, passando pela história do clube, fotografias do Estádio e até a própria loja online que mais parece com uma qualidade de uma loja dos 300.

Perder-se no site do FCPorto é um tremendo aborrecimento, não se aprendendo nada, mostrando todo um conteúdo pobre, sem chama, totalmente desactualizado, e sem qualquer originalidade ou marca distintiva de um clube que se quer moderno quanto ás novas tecnologias de informação.

Depois de fecharem a porta aos adeptos nos treinos, de vermos uma imprensa que apenas quer hostilizar o FCPorto antes de informar convenientemente os seus leitores, o site portista seria uma dos sitios onde os adeptos portistas poderiam buscar mais informação de tudo o que se passa no clube. Mas, por ele, penso que ficamos sempre menos informados.

(continua - amanhã: sugestões)

42 comentários:

  1. Caro Menphis, creio que a raíz do 'problema' se encontra aqui:

    http://www.sportmultimedia.pt/areas_negocio.html

    Ou seja, o design do website é de pacote, com uma ou outra alteração, mas basicamente idêntico ao dos clubes da 2ª circular.

    Faz tudo parte do mesmo produto 'controlinveste' e não sei até que ponto pode ir a vontade do próprio clube em mudar alguma coisa.

    Acho que a principal utilidade do site, visto pela SAD, será a de loja virtual.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Mais um comentário para o Zirtaev apagar.
    Para os portistas de bancada nada está bem: polítca de comunicação, gestão desportiva, Marketing, etc.
    Assim como bom portista que quer ver sempre o clube a ganhar tudo, acho que o F.C.Porto devia ser dirigido pelos portistas de bancada que assim era garantido.Champions League todos os anos, 10 campeonatos seguidos, idem taças de Portugal,e, obviamente, também no Hóquei, Basquetebol e Andebol.
    Para terminar e para o Zirtaev apagar duas coisas: reafirmo tudo o que disse e que o dono do blog apagou- O ricardo Costa não é portista nem sócio do F.C.Porto e a máscara vai cair e já não falta muito.
    O Hulk pelos vistos já está decidido pelos portistas de bancada que não presta.Aguardemos.

    ResponderEliminar
  3. Tal como antes não era para responder, costumo não dar importância a quem não a merece, mas cá vai, já que estou com algum tempinho.

    O Dragão Vila Pouca é daqueles adeptos para quem tudo está sempre bem, tudo se justifica, o FCPorto não comete erros, nunca. Porque ganha, não comete erros. Porque tem Pinto da Costa, todos os que o ajudam são perfeitos. Não existem pessoas no FCPorto a fazer asneiras, são todos celestiais. Mas curiosamente o Vila Pouca nunca foi capaz de contrariar com argumentos o que os Portistas de Bancada expõem nos seus posts, apenas com acusações e ameaças.

    Garanto-lhe que não foi com adeptos assim que o clube cresceu. Se assim fosse, Pinto da Costa não teria sequer chegado a presidente porque, acharia que estava tudo bem na altura em que concorreu à presidência.

    Mas Vila Pouca, o que não faltam são blogs do FCPorto que SÓ falam bem do clube e que só falam mal dos outros clubes, esquecendo-se de olhar para o que realmente interessa, ou seja o próprio clube. Por isso não entendo porque aqui continua a vir, ainda por cima se tem tantos problemas com as opiniões diferentes das suas. Aqui fala-se do clube, bem ou mal, de tudo o que for para o melhorar. Aqui dão-se opiniões e se são diferentes das suas e não gosta de as ler, é simples não venha.

    Em relação às abjectas acusações ao Ricardo Costa, desta vez vou deixar ficar para todos lerem, nem preciso sequer contestar a barbaridade e a insinuação reles que lança e que só demonstra o seu carácter, aliás como tem sido demonstrado com as constantes ameaças que me tem feito.

    De invejosos e manos já tenho a minha conta, mas ao menos estes últimos sei que são crianças inocentes que gostam de brincar, por isso esta foi a primeira e última vez que lhe respondi. Quer jogar esse jogo reles, de ameaças e insinuações infantis, classificando o portismo de uns e outros por não concordar com as opiniões, faça-o no seu blog e não apareça mais aqui, aliás como até já tinha prometido.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. E o Tomás Costa ainda diz que é parecido com o Deco!!!

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  6. Também me parece que, a comunicação no FCP deixa algo a desejar. Estou de acordo cque o Site do Clube poderia dar mais informação, mais actualizada e mais dinâmica. Para além da infomação pura e dura, porque não alguns artigos de opinião?. Num tempo de globalização como o que vivemos, e numa altura em que até grande parte dos jogadores até são de origem latino-americana, acho imperdoável que não exista uma versão do Site em castelhano. Quanto a outros idiomas, parece-me que seria um bom investimento a sua divulgação nas linguas mais faladas universalmente e entre essas está indubitavelmente a chinesa.
    Absolutamente de acordo com a necessidade de um museu à altura da dimensão do Clube. Não apenas um depósito de taças e fotos mas um local moderno e actualizado, de acordo com os novos conceitos museológicos, onde se possa admirar o imenso historial do Clube. Quanto ao passeio da fama é evidente que esta na altura de proceder à sua actualização. Já existem eventos mais do que suficientes para lá figurarem. Liga dos Campeões, Taça Intercontinental, José Mourinho etc. São factos e nomes incontornáveis, quer se queira quer não.

    ResponderEliminar
  7. eu sou daqueles que sublinha na integra este post.
    gostava de um site do clube mais "moderno", acho que o fundo devia ser em azul e as letras brancas.

    aconselho a verem o site do galatasaray..se calhar assim é que o do nosso clube deveria ficar, acho-o mt pobre mesmo, e fraco..pois há tanto a mostrar ao mundo e pelo site n se mostra nada..

    penso que muito poderia ser feito a este nivel, pois sabemos que a internet hj em dia é um meio bastante importante, n só para o comercio como para divulgar. Neste campo o Porto poderia fazer algo e não faz.
    porque não a colocação aqui de "um baixo assinado" com sugestões/recomendações e enviar a quem de direito?
    penso que aqui há muita gente capaz de fazer de algo simples, ate de um simples blog, algo muito melhor que o site principal

    grande abraço

    ResponderEliminar
  8. Acho que muitos dos ultimos posts e comentarios criticaram o Porto de uma forma pouco razoavel ou no minimo discutivel - a politica de contratacoes por exemplo e muito clara e mesmo financeiramente inteligente - no entanto concordo com este post.
    Estamos no seculo XXI e pelo menos nos EUA, pais em que vivo, uma grande percentagem de informacao e adquirida atraves da internet e percentagem crescente de transaccoes sao feitas atraves da internet. Como adepto do Porto no estrangeiro, a unica forma de comprar artigos do meu clube, que nao sejam os kits que se podem comprar aqui, seria de ir ao site do clube. Mas nao so a apresentacao e o conteudo do site em geral e pauperrimo, mas a loja do site tem pouquissimos artigos, as camisolas disponiveis muitas vezes so veem num tamanho, e a informacao sobre o produto e limitadissima.
    Ha uns anos mandei varios e-mails aos contactos publicados no site e nunca obtive resposta, mas se quiserem uma pequena comparacao podem ir a loja de um clube de baseball das minor leagues, que sao clubes regionais sem grandes audiencias para alem das pessoas das pequenas cidades aonde estao localizados (tipo U. Leiria ;) ) (eg. http://www.bluerocks.com/) ou entao a um dos clubes mais pequenos da NFL: http://www.packers.com/.

    Acho que nao ha necessidade de fazer um site em mais do que duas linguas (especialmente quando a versao inglesa e uma traducao rasca e incompleta da ma versao portuguesa) mas seria importante que o site fosse feito com qualidade a imagem do clube.

    ResponderEliminar
  9. já agora, um pequeno aparte sobre o meu post: quando refiro a situação do site do FCP em inglês tinha a renovação do Pedro Emanuel isso foi na altura em que escrevi o post, no inicio do mês. Agora está mais ou menos actualizado, sempre está a entrevista do Tomás Costa, mas em relação à loja online está na mesma.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. Queria daqui dizer com toda a frontalidade que acho sem duvida este blog, o melhor da praça portista, por muito que isso custa a muita gente. Sou daqueles que concordo com Rui Moreira, Sousa Tavares em quase tudo

    Ha ai uns senhores, que nao sabem ouvir uma critica, porque levam como ofensa e depois para contrariar "insultam" as pessoas. Sr Vila Pouca, voce so ve Pinto da Costa a frente, como é possivel, nao consegue olhar para os lados? E depois todos os jogadores do Porto sao bons, so diz mal do Quaresma...enfim. Tem que perceber que isto aqui é uma democracia e que todos podem dizer o que pensam. Tenho pena que rejeite os meus coments no seu blog, pois gosto sempre de participar, mas sem sombra de duvida que desejo integrar unanimismos cegos para parecer bem. Por mais que ganhemos temos que sempre alertar para aquilo que pensamos estar mal...e cada vez mais nota se que ha muita coisa que esta mal...desculpe, mas so um cego fanatico é que nao ve isso
    Quando lhe disse que uma pessoa que va ao uma AG do FCP dizer mal da direcçao, arrisca o pelo...e sei do que falo porque conheço um caso destes...ao dizer isto o sr retira me do seu blog? voltamos ao totalitarismo

    Somos todos portistas de bancada, de computador, de cafe, do quer que seja, e seremos todos Tetra campeoes com ou sem Hulk ( toda a gente sabe quem era a real surpresa, mas deu buraco)...mas todos temos que aprender a ouvir e acima de tudo discutir...riscar nao leva a lado nenhum

    VIVA O FCPORTO! VIVA A DISCUSSAO INTERNA...por um futuro melhor

    ResponderEliminar
  11. Zirtaev eu nem vou responder ao que dizes, mas só quero dizer-te o seguinte: criticar é salutar e todos os que criticam, objectivamente, construtivamente, apresentando soluções...contribuem para o crescimento do F.C.Porto e são benvindos.
    Chamar bando de corruptos aos elementos da Sad é uma critica ou é uma ofensa?
    Chamar bando de gansters a pessoas do F.C.Porto é uma critica ou é uma ofensa?
    Isto tu permites e não apagas, quem diz as verdades, apagas.
    Creio que não vale a pena dizer mais nada.
    Fica bem, mas longe de mim.

    ResponderEliminar
  12. Caros Portistas

    Para alguns adeptos ao que parece está sempre tudo bem, pelo contrário há outra estirpe que parece que está sempre tudo mal.

    Os que acham que está quase tudo sempre bem fundamentam as suas teses no sucesso do Clube.

    Pelo contrário os que acham que está sempre tudo mal, nunca explicam como fazer melhor. Está mal e ponto.

    A profissão destes adeptos a gente não sabe.

    Temos a certeza, pelo menos eu tenho, não cometem erros, nem sequer de casting, são pessoas de um enorme sucesso profissional que não precisam do F.C.Porto para atingir os seus objectivos pessoais.

    Benditas as empresas que os têm como colaboradores, gestores ou consultores.

    Pertencem a castas de uma eloquência rara, são gente dos tempos modernos, falam ou escrevem de tudo com a mesma garantia de infalibilidade.

    Meus senhores, vamos ter pejo com o que escrevemos, porque o nosso Clube é invejado em todo o mundo e se é invejado é porque tem sucesso.

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  13. Parabéns ao "Menphis" pelo excelente artigo e ao "Zirtaev" por porporcionar a livre troca de ideias entre todos os Portistas.
    Andei nas "guerras" (AG´s) com PdC e que o levaram ao poder no FCP! Tenho muito orgulho nisso! Se ele fosse um "alinhado" com as direcções de então, desgraça a nossa porque nunca teria chegado a contribuir para esta impressionante grandeza que o FCP atingiu sobre a sua Presidência! Mas o FCP da altura teve a enorme felicidade de ter um grupo de ousados associados, que com Pinto da Costa à frente, "aos costumes disseram... NÃO!"
    Por isso não entendo como é possível alguém dizer-se admirador incondicional de PdC e, com base nisso, querer calar todos os Portistas que não concordem com alguns aspectos da gestão do nosso Club nos últimos tempos!
    Podemos não estar de acordo com todas as críticas mas temos que as ouvir e respeitar, contrapondo as nossas ideias.
    Efectivamente, a falta de comunicação com a massa adepta é um dos maiores problemas que eu aponto à actual gestão.
    Penso que a Direcção do FCP deveria, URGENTEMENTE, começar a ouvir as críticas dos adeptos e a dar-lhes as devidas respostas... sem arrogância, como por vezes se ouve nas AG´s...
    E VIVA o FCP, SEMPRE... e acima de qualquer pessoa sem ela quem for!

    ResponderEliminar
  14. Os gaivotas é só comprar jogadores.. Não falta dinheiro.. Devem ter um poço de petróleo, só pode..

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  15. Esta é que era uma boa contratação pra esta época:

    http://img410.imageshack.us/my.php?image=5284106ndupz9.jpg

    Eles andem aí... :)

    ResponderEliminar
  16. É muito triste vir a um blog portista e ler constantemente "bota-a-baixo".
    Se por um lado o artigo está bem escrito e foca aspectos importantes que deviam ser melhorados, por outro lado nos comentários continua o concurso "eu sou mais portista do que tu" ou então "eu conheço mais podres da direcção do que tu".

    ResponderEliminar
  17. Já agora, sem qualquer tipo de ofensa ou ameaça, gostava que o utilizador Pedro Coimbra Marques de Carvalho explicasse o que realmente quer dizer com isto :

    "Quando lhe disse que uma pessoa que va ao uma AG do FCP dizer mal da direcçao, arrisca o pelo...e sei do que falo porque conheço um caso destes..."

    Atirar pró ar é facil...
    É que já não é a primeira vez que percebo que o utilizador pedro tem odios de estimação dentro do clube, nomeadamente a SAD e a claque dos super dragões.
    Se o caro amigo concretizasse o que se passou nessa AG e o que de mal lhe fez alguem da claque talvez o conseguisse perceber, assim parece apenas alguem ressabiado.

    ULTRAS F.C.PORTO

    "COM O PORTO SEMPRE, PELO PORTO TUDO!"

    ResponderEliminar
  18. Meu querido Alex,

    Podes me dizer onde arranjaste a minha fotografia?

    Já vi que vou ter que ter uma conversa com o meu namorado.

    ResponderEliminar
  19. UIIII!!!!
    Bom afinal já houve contrataçao...
    :(

    ResponderEliminar
  20. Estou completamente de acordo com este post. Só alguém com vistas curtas não percebe que o site portista é miserável e não está à altura do nome do clube.

    Ainda sobre algo qe parece estar muito em voga, queria dizer o seguinte: é deprimente ver portistas a considerarem-se mais portistas que os outros, só porque esses 'outros' têm espírito crítico e não concordam com tudo o que PC ou a SAD fazem. É deprimente ver portistas a colocar em causa o portismo de outros.

    Não costumo comentar muito neste blog, mas para que se conste, sou um profundo admirador do nosso Presidente. Isso, contudo, não invalida que, muitas vezes, não esteja de acordo com ele ou com as suas políticas. Sou portista mas tenho espírito crítico e esse facto não faz com que as vitórias do MEU CLUBE sejam menos minhas e mais daqueles que estão sempre de acordo com aquilo que o clube faz.

    Mas que merda é esta de andaram pessoas a acharem-se bons portistas e, nas entrelinhas, a catalogarem outros de maus portistas, só porque têm opiniões diferentes.

    Por exemplo, eu tenho um blog de futebol, para falar de futebol, de tudo aquilo que me apetece falar, não sendo um blog dedicado ao FC Porto. Isso faz de mim menos portista que as pessoas que têm um blog portista? Nada tem a ver comigo, mas, como sou frequentador assíduo deste blog, tenho de dizer que há coisas que se lêem que me revoltam profundamente. Haja espírito crítico. SEMPRE!

    ResponderEliminar
  21. Sr utilizador "DOZE"

    Primeiro gostava de dizer que nada tenho contra os SuperDragoes.Alias acho que sao sem duvida a melhor claque portuguesa e tem sido muito importante para as nossas dificeis vitorias

    Quanto À tal AG, o que posso dizer é que isso aconteceu realmente, ha alguns anos com o meu padrinho, quando em plena AG, criticou a direcçao, tendo sido ameaçado e intimidado, assobiado, e nem conseguiu de terminar a intervençao. Eu falo de casos concretos, e tomara eu nao ter que tocar nestes assustos. Lembra se de Alexandre Magalhaes? Rui Moreira? Fernando Gomes, agora repescado? e tantos outros...que poe em causa desaparece, o que é grave

    Quanto à SAD, por amor de Deus.Nao foram voces que cantavam "SAD de merda", que insultavam a administraçao? que gritavam "Jorge Costa ole", que ficavam de costas nos jogos, que saiam a meio...um bocadinho de coerencia as vezes nao faz mal a ninguem, "sr utilizador doze". Eu gosto muito de Pinto da Costa, e devo lhe tudo o que hoje ganhei em termos desportivos na minha vida, mas isso nao invalida que ache que ele anda muito mal rodeado...alias se alguns que la andam acham isso, quem sou eu para duvidar?

    Eu estou sempre disponivel para esclarecer a bancada sobre qualquer coisa em que possa ser util. Quem me conhece sabe que nao atiro as coisas para o ar, como ai o " utlizador doze" disse. Eu só nao sou é tapado e nao preciso de correr atras de nada....so atras do meu coraçao azul e branco

    VIVA O FCPORTO!!! ah e viva o Hulk

    ResponderEliminar
  22. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  23. A Dragãozinha está feita comigo, já participei à PSP o logro. Bem me parecia que era muito grande a esmola...Ainda me sai um Mano!Tasssss....

    ResponderEliminar
  24. Meu querido Meireles,

    És cá um cómico. Chama a super equipa da Morgadinha para investigar o caso.
    Já expliquei isto no outro post mas explico novamente.

    O meu namorado é designer gráfico e percebe muito do photoshop e do corel draw. Ele fez esta montagem. Nem sei como mas ficou giro. Gostei muito. Por isso, uso essa foto para conversar os meus queridos amigos portistas.

    Só não sabia que a outra foto andava na net. Só o meu namorado é que a tinha. Vou ter uma conversa com ele. Ai vou, vou. Quero saber o que se passou. Ele não me disse nada sobre isto.

    Estão à bater à porta. Deve ser a PSP que vem cá a casa, tomar um cafezinho e comer uns chocolatinhos.

    Beijinhos. Não estragues o zoom.

    ResponderEliminar
  25. Estes designers gráficos... Uma autentica praga é o que eles sao!

    ResponderEliminar
  26. Meu querido Pedro,

    Não digas mal do meu namorado. Diz lá que o cachecol até não ficou bem?
    Para mim, ficou muito bonito.

    ResponderEliminar
  27. era mais um auto-insulto...
    Uma praga! PRAGA!

    ResponderEliminar
  28. Sabiam que os Gayvotas vão mudar o animal no simbolo do clube?
    Em vez do milhafre, vão colocar um elefante!
    Representa a grandeza do clube, as orelhas do seu presidente e as trombas dos adeptos por não irem á Champions

    ResponderEliminar
  29. O web site do FCPorto é muito fraquinho. Há anos que constato isso mesmo.
    Já repararam que se quiserem saber informações sobre os jogadores primeiro tem de abrir uma noticia qualquer e só depois aparece o link para o plantel?
    Depois as informações são pobres, as fotos miseráveis e para cumulo informa que o jogador actualmente actua no FCPorto!!!!!! Daaaaah!
    Não é que visite sites de clubes de futebol mas se quiserem ver um fantástico espreitem o do Atl.Madrid.

    Dragãozinha, acho-te bonita e simpática e penso que não deverias permitir que que a tua presença neste blog se afastasse muito daquilo que todos nós somos aqui...companheiros de luta desta armada azul e branca.

    Restante armada, QUEM VAI SENTAR O CU NA LUZ A 31 DE AGOSTO? Eu chego a Lisboa na manha desse dia e ao final da tarde lá estarei. Que regresso a Portugal!!! Não podia ter calhado melhor.

    ResponderEliminar
  30. Meu querido Miguel Canadá,

    Podes me explicar o que queres dizer com:
    "...penso que não deverias permitir que que a tua presença neste blog se afastasse muito daquilo que todos nós somos aqui...companheiros de luta desta armada azul e branca."

    Em que momento isso aconteceu?

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  31. As decisões do Conselho de Justiça foram correctas e os seus efeitos devem ser consideradas válidas. Esta é a principal conclusão do parecer entregue por Freitas do Amaral à Federação Portuguesa de Futebol sobre a reunião em que foi analisado o processo «apito final».

    Avizinham-se novas tempestades mas vamos confiar

    ResponderEliminar
  32. Meu querido Meireles,

    Falas em logro. Mas qual logro? Dei-te falsas esperanças? Prometi que fugia contigo num cavalo branco e seríamos felizes para sempre? Prometi que casava contigo? Ofereci-te algum anel de diamantes de noivado e afinal é uma safira de qualidade foleira? Prometi-te uma noite de amor em pleno relvado do Estádio do Dragão? Propus-te algum negócio em que ficarias milionário? Onde está o logro? Onde foste enganado inocentemente?

    E tu? Qual é a tua verdadeira identidade? Será que todos os participantes no blog têm a certeza absoluta sobre quem és?
    Eu não sei se és um Meireles ou uma Meireles. Não sei se és portuense ou um lisboeta que conhece a cidade do Porto. Não sei, nem me interessa, nem tão pouco isso me preocupa. Só me interessa o que escreves. O teu conteúdo. O que de positivo consegues trazer para o blog. O resto é secundário.

    Mas alguém aqui pode ter a certeza sobre quem eu sou? Será que eu não sou o meirelesportuense e ando aqui a fazer diálogos comigo mesmo?

    Num mundo virtual como este alguém pode ter certeza de alguma coisa?

    Qual esmola que era grande? Na vida real não consegues ter diálogos com mulheres bonitas? É isso? É essa a esmola que era grande?

    Criticámos os outros que condenaram o nosso Pinto da Costa sem provas e tu pões logo uma pessoa na cadeia. Dasss.

    ResponderEliminar
  33. Caro Pedro Coimbra,
    aquilo que diz em relação à AG, penso que já não aconteceria nos dias de hoje, de qualquer das formas os anos 80/90 tiveram muitas lutas desse genero, não apoio nem critico - fazem parte da Historia do clube.
    Em relação às criticas à SAD, apesar de nunca o ter expressado neste espaço, estou completamente de acordo, mas se não me revi nos insultos dos meus companheiros da claque,tambem não me revejo neles aqui.
    Para terminar, a claque. Num comentario passado, referiu-se de uma forma pouco elogiosa.Admito que muita gente não se dá ao respeito e dessa forma fazem com que a claque não seja respeitada, mas acredite que há muita gente independente e a remar contra a maré.
    Mas a falar é que a gente se entende, e como ja explicou o seu ponto de vista, para mim tudo pacifico, não tenho qualquer duvida.

    Saudações a todos e Viva o F.C.Porto!!!

    ResponderEliminar
  34. Não falo mais contigo, dá-me as fotos todas e os Almanaques do Patinhas e do Mandraque...Envia toda a minha dádiva para o ApoioaoClientedoFCdoPorto...Partiste-me o coração e a carola. Andava eu a subir às árvores, armado em macaco só para te impressionar e afinal tu és um Mano qualquer!...O que me vale é que Sábado já começa o nosso Glorioso a jogar!

    ResponderEliminar
  35. Meu querido Meireles,

    E rasgaste tu a tuas calças só para me poderes ver nua... Era bom, era. Mas ainda te dava uma síncope e já não chegavas a ver o nosso FC Porto sagrar-se tetracampeão. Já não estás preparado para estas andanças.

    E tu a dares-lhe com o mano. Sei lá o mano se não és tu. Irra.
    Já não se pode ser simpática para ninguém. Ainda vais ter que ir ao perdoa-me.

    ResponderEliminar
  36. Imagens certificadas pela ASAE e aprovadas pela Igreja Católica Apostólica Romana e carimbadas pela Igreja Universal.

    Agora sim, amor. A conversa é finita.

    ResponderEliminar
  37. Dragaozinha... a ultima troca de comentários com o Meireles responde à tua pergunta.

    Afinal o Freitas do Amaral também é tendencioso? Onde é que o circulo acaba?

    Hulk - Quem será este rapazola? Será que o tipo engata mesmo ou sai outro Pitbull?

    ResponderEliminar