16 janeiro 2009

Liga atascada na barraca da cerveja

Nove meses para parir o teste à seriedade benfiquista reclamada quando o Porto jogou em Guimarães (5-0 em Abril). O anedótico calendário da Taça da Liga não acertou os horários e pode haver cambalacho: basta o Benfica perder com o Belenenses…

As anedóticas peripécias da desacreditada Taça da Liga mal permitiram que nos pudéssemos recompor
da risota da jornada de meio da semana, com um jogo não visto através do nevoeiro e um golo irregular como não era suposto acontecer nem no sertão nordestino palco das mais bizarras estórias... Algumas das decisões finais quanto aos quatro apurados para as semifinais podem trazer bronca e cambalacho à brasileira, com o FC Porto no fio da navalha e não só por ter obrigatoriamente de vencer a Académica, amanhã no Dragão, para poder seguir em frente mas sem o ter assegurado só pelo triunfo.

Como não há, inexplicavelmente, acerto de horários nos jogos e se deixou ao critério televisivo (SIC), as partidas que podem mexer com o apuramento ou afastamento do FC Porto, a dúvida pode durar de sábado para domingo. É o último ponto ridículo de uma prova aberrante, mas que se antevia com o regulamento e a forma de se qualificar o melhor dos segundos classificados, algo que era bizarro nos Mundiais (82, 86 e 90) mas depressa a FIFA resolveu a questão.

Sem haver ainda qualquer apurado garantido a encerrar a 3ª fase da Taça da Liga, a última jornada desta competição de amadores feita por uma alegada Liga d
e futebol profissional põe ao ridículo quem a pensou e quem a autorizou supõe-se que revendo e avaliando toda a regulamentação (AG de 6 de Junho de 2007).

Mas na tasca da Liga é assim: diz-se pouco, faz-se nada, remenda-se tudo. Uma vergonha, pois, chegarmos a esta fase com possibilidade de arranjo de resultados.

O FC Porto tem de vencer para somar 6 pontos. Caso contrário, não segue na prova. Mas vencer pode não chegar.
1) primeiro, só sabe se fica em 1º lugar no dia seguinte, quando se jogar o Setúbal-Nacional, que não vale nada para os sadinos e que impõe aos madeirenses que vençam ou pelo menos empatem para seguir em frente, mas quando jogarem já saberão o resultado que lhes convém, até em função do Benfica-Belenenses de outro grupo e realizado também um dia antes;

2) segundo, o FC Porto pode ficar em 2º se o Nacional também vencer no dia seguinte e com melhor diferença de golos (factor de desempate).

3) A Liga comunicou ontem alteração do jogo do Bonfim, mas não para decorrer à mesma hora do Porto-Académica, só para jogar-se às 18h de domingo para efeitos de transmissão televisiva.
Mas há mais: se o Benfica, com uma posição confortável pela diferença de golos (factor de desempate para encontrar-se o segundo melhor classificado), perder por exemplo por 1-0, com o Belenenses, pode acontecer que:
a) com os azuis em 1º lugar no grupo (7 pontos se vencerem na Luz), o Benfica em 2º com 6 pontos que tem agora, a questão do 2º lugar “apurável” é jogada horas depois, no Dragão;

b) o jogo da Luz é às 16h e à noite o FC Porto já saberá, no caso das condições verificadas acima (1-0 para o Belém na Luz), que precisa de bater a Académica por 4-0 para superar, nessas condições, o Benfica por melhor diferença de golos (7-3, contra 6-2);

c) isto sem saber-se se os 6 pontos darão para o Porto ficar em 1º no seu grupo ou em 2º, dependendo do Setúbal-Nacional de domingo;
Surreal. Uma ficção no século XXI. É o que dá os borra-botas no futebol.

Ora, em Abril passado, dia 27 precisamente, o Benfica receava que o FC Porto “desse a mão” ao Guimarães para ajudar os minhotos a chegarem ao 3º ou mesmo ao 2º lugar da Liga. O FC Porto, já campeão, foi sujeito a uma prova de profissionalismo, com a suspeita costumeira que lhe assacam de fazer fretes. Esmagou por 5-0, como s
abemos, para perder a seguir, na despedida no Dragão, com o Nacional (0-3).

Os benfiquistas respiraram de alívio, podiam chegar ao 3º lugar de acesso à pré-eliminatória da Champions. Não chegaram, como se sabe, embora tentassem fazer as coisas por outro lado… Rui Costa era jogador e hoje, como
director-desportivo, será chamado a falar em nome da seriedade do seu grupo de trabalho para não “facilitar” com o Belenenses?

O Benfica, afinal, pode ajudar os azuis a qualificarem-se, correndo o risco de também até acabar eliminado, tudo dependendo de uma série de resultados que se podem saber de antemão. Interessa aos encarnados serem primeiros do seu grupo, mas só em tese, porque em teoria podem fazer para perder só para atrapalhar o FC Porto que precisaria de uma goleada aos estudantes.


E ainda temos, teoricamente, o Marítimo e o P. Ferreira com hipóteses de chegarem a 6 pontos, jogando domingo com Rio Ave e Sporting, respectivamente, os madeirenses em casa e os pacenses em Alvalade, mas jogando para o mesmo grupo.


Tudo porque a Liga não sabe a quantas anda. Uns andores, mas sem santinhos nem anjinhos.

Só na barraca da cerveja em que se tornou a Liga.


Para voltar ao português escrito no regulamento, este fala em “campos neutralizados” para as meias-finais, que não quer dizer necessariamente campo neutro, mas sim jogar no seu estádio (os melhores vencedores de grupo, em pontos ou diferença de golos) sem ser “jogar em casa”. Bizarro? Pois…

Alguém acredita nisto?

6 comentários:

  1. "Tive de escrever ao secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias, a pedir a sua intervenção para que a Liga nos entregue aquilo que é nosso: a taça que foi ganha com 20 pontos de avanço", contou Pinto da Costa ao "Tribuna Douro".

    ResponderEliminar
  2. Esta opção da LPFP é completamente absurda. Se a justificação para os jogos da última jornada não serem em simultâneo são as transmissões televisivas, então como explicar um Nacional vs Porto às 16H de um dia da semana, ainda por cima não sendo adiado quando não se via um c****** pela televisão?

    ResponderEliminar
  3. Muitas contas são possiveis fazer, como ontem diziam na rtpn esta prova é mais uma liga intercalar e tem sido encarada assim pelo FCP, deu para rodar alguns jogadores e amanha vai dar para integrar o novo lateral esquerdo, essa do slm deixar o belenenses não me afectaria, até porque temos de ter em conta também que a meia final esta marcada para 4 de Fevereiro e seria mais uma data que nao permitia encarar o jogo na maxima força. Por isso amanha é entrar para ganhar como sempre e depois logo se vê.

    ResponderEliminar
  4. Pois, a meia-final da taça da cerveja é na quarta feira que antecede o jogo com os encornados. Podemos ter um duplo clássico em meia-semana.

    ResponderEliminar
  5. Podiam mudar o nome para Taça da Treta ou então para Taça Fantasma em alusão ao nevoeiro de quarta feira..cheira a resultados combinados face a tamnanha discrepancia de horarios e de interesses!

    ResponderEliminar