21 janeiro 2009

O FC Porto, o descrédito da Liga e as arbitragens

Sondagem:
  • Deve a SAD fazer o ruído que ensurdece o Vítor Pereira?
  • E ganha ou perde alguma coisa com qualquer das opções?
O inefável Vítor Pereira, mais um artifício que enfeita a Liga da boa Imprensa do regime, acusou o “muito ruído” sobre as arbitragens, lembrando – judiciosamente na sua versão muito desresponsabilizante mas a visão costumeira de quem não sabe mandar nem comandar – que o problema é só haver um lugar que apura para a Liga dos Campeões…

O dirigente máximo dos árbitros da Liga que sonham ganhar dinheiro a vigarizar os jogos de futebol profissional em Portugal podia identificar, já que não detecta as más arbitragens que fazem bem jus ao seu consulado invisível no sector (tanto como dúbio era o seu carácter como árbitro), quem faz o ruído.

Será o Sporting de Braga, espoliado de três pontos na Luz num crime em que se virou o bico ao prego para apontar o denunciante?

Será o Belenenses, eliminado da Taça da Liga em mais um velório com Luz e Bruno Caixão aberto à vista de todos?

Ou o V. Guimarães que comeu e calou um penálti sacrossanto e recebeu do feliz sorteio da Taça da Treta a “hóstia” destinada à “Famiglia” a que os minhotos se associaram, com direito ao beija-mão na capital do Império?

Depois de tantos desmandos arbitrais nos jogos só do FC Porto (Trofense e Setúbal em casa), será que, para distribuir a salomónica moralidade por todos, o FC Porto também está no rol dos que fazem “muito ruído”?

Depois de um dos maiores roubos da história do futebol, no Benfica-Braga, qual negócio de feira em que se anunciam vendas “não de um, nem de dois, nem três, mas quatro” casos de jogo só para um lado, como jogos de cama do feirante de altifalante na mão do alto do seu palanque, coincidindo com o Reforço do Porto-Trofense para subverter completamente a classificação do campeonato numa penada/jornada, criticou-se, como é costume, a SAD portista de não se manifestar.

Jesualdo apontou os erros de Luís Reforço, num registo normal, cordato, a seguir ao jogo, e para o FC Porto o assunto “morreu” ali. Os adeptos esperam mais, gostavam do espectáculo mediático das antigas refregas, mas alguém ficou a falar sozinho.

Sondagem 1
  • Deve o FC Porto falar das arbitragens ?
Há muito se nota que o FC Porto contribui muito pouco, ou nada mesmo, para o ruído que ensurdece Vítor Pereira. Já nas últimas épocas foi assim, nos seus jogos e nos dos outros, até com o risco de perder o campeonato de 2006-07. O silêncio impera no Dragão por estratégia própria e nenhum adepto demove o presidente ou outro alto responsável a sair dessa linha de rumo.

Pessoalmente concordo com a postura, mesmo com o risco de os intoxicadores de opinião enumerarem os seus casos de prejuízo superior aos benefícios de que gozam e todos vêem, sendo esta questão de carácter para julgamento popular – pão e circo – de comentadores encartados e pivots encomendados. Mas a maioria dos adeptos mostra desagrado perante tal “passividade”.

O que me faz questionar é se o FC Porto ganha ou perde com isso. Não sei, mas parece que não ganha. E, assim, deveria falar mais?

Se falar muito, é conotado com os dividendos a tirar da pressão exercida para benefício numa próxima oportunidade. Precisamente o argumento que se nota correr a favor de quem chora e quer mamar: os do costume.

Se não falar, essa simpatia que devia granjear (à parte o público sectário e os interesses capelistas de ocasião) serve-lhe de alguma coisa junto dos árbitros? Estes sentir-se-ão inclinados a prejudicar, como retaliação, quem os maltrata publicamente ou, com medo da persistência das reprimendas mediáticas, vão emendar a mão, nem que seja em três e quatro jogos consecutivos?

Sondagem 2
  • Que ganha o FC Porto em falar ou ficar calado?
Creio que nem a SAD saberá. Limita-se a aguardar, mesmo que os desmandos arbitrais prossigam impunemente para os prevaricadores (árbitros) mas sem prejuízos para quem deles (clubes) beneficia. Pretende só que, com sorte, arte e saber, a equipa prove no campo que ganha contra tudo e contra todos.

Mas 2004-05, que muitos lembram não só pelo infame título do Benfica mas também pelo silêncio da SAD, demonstra que não se pode ficar à espera que só a competência – às vezes algo difusa, ou pouco aplicada, como também foi o caso da equipa campeã europeia reformulada com o risco desportivo inerente nessa época do triunfo dos porcos – triunfe sobre a maledicência.

Há que fazer as coisas por outro lado?

Por isso foi aguçada a curiosidade sobre as nomeações para a próxima jornada, do final da 1ª volta (atenção ao “campeão de Inverno”…). O Vítor, que não recebeu o Braga (mas é cordato para os grandes…) nem castigou o Reforço (amigos para as ocasiões), lá escolheu dois não internacionais para os jogos do Benfica e do Sporting.

p.s. - Vítor Pereira assumiu a ruptura: "Não gostam, não vão ao futebol". Os adeptos têm dado a resposta. Jorge Jesus é que pode continuar a jogar na Playstation...
Mais: argumentar que Portugal está no top-10 mundial é discurso político. Blatter ascendeu à presidência da FIFA com muitas concessões às federações para obter votos: deu um milhão de dólares por ano a cada uma (desde 1998) e aumentou o número de árbitros internacionais, subindo o limite de 7 para 10. Portugal foi um contemplado, mas não merecia nem merece. Está abaixo de zero.
Ainda: quando se vê o Perez Burrull subverter a verdade do Real Madrid-Osasuna (que nunca ganhou fora com este árbitro) convém acrescentar que é considerado mau em Espanha, precisamente o Bruno Caixão lá do sítio, internacional e tudo.
Quando não se tem argumentos, abre-se a boca e ou entra mosca ou sai merda.

PS: Ficam as perguntas para a Opinião da Bancada:
Deve o FCPorto falar das arbitragens?
Sim
Não
Ganha ou perde alguma coisa o FCPorto em ficar calado?
Ganha
Perde
Nem ganha, nem perde

38 comentários:

  1. Falar ou não falar, "to be or not to be", eis a questão.

    É um assunto delicado, como diria o Jaime Pacheco, é uma faca de dois legumes.

    O Porto, à parte uns reparos pontuais do professor, tem optado pelo silêncio. Ao contrário de outros clubes que, desde o tratador de relva, ao roupeiro, ao motorista até ao presidente aproveitam todas as oportunidades para falar. O que é certo que vão tirando dividendos.

    A nossa politica de comunicação optou pelo silêncio. Não sei o que faz lá o rui cerqueira. Só o vejo a ligar e desligar microfones.

    É certo que a nossa opção pelo silêncio nos distingue dos demais, mas acarreta uma sensação de conformismo com o status quo que se transfere para as bancadas.

    É abismal a diferença de atmosfera num jogo no Dragão, comparando com Alvalade ou Luz. Na primeira decisão dúbia contra os lisboetas os estádios caem em cima dos arbitros condicionando-os até a situação normalizar. No Dragão infelizmente não é assim. Estes ambientes estão claramente relacionados com as intervenções publicas do elementos dessas equipas.

    O facto nós não maltratarmos em publico ou em privado os arbitros não nos tem servido de muito. Considero que eles se assustam facilmente com as acusações publicas e acabam por dar de mamar a quem chora.

    Vejam o exemplo do recente caso com o Pedro Henriques. Tomou uma decisão correcta e corajosa ao marcar a clara mão do Miguel Vitor na Luz e continua na jarra. Num próximo jogo, será que ele tomará a mesma decisão? ou estará já condicionado?

    ResponderEliminar
  2. Acho muito oportuna a questão colocada pelo Zé Luis e globalmente estou de acordo com a sua visão do problema. De facto é dificl dar uma resposta sim ou não. Existem prós e contra como muito bem refere.

    Eu tendo a concordar com a politica da direcção do clube, quando vista no plano nacional. O facto de não falar, ou fazê-lo pontualmente e de forma civilizada, como o tem feito através do Prof Jesualdo, marca uma diferença pela positiva em relação aos nossos adversários podendo ter algumas vantagens, capitalizando a favor do Porto, uma certa simpatia junto da opinião publicada, que poderia ser utilizada em intervenções cirúrgicas em momentos oportunos, feita por alguém da direcção. Este é também o meu lado racional de ver o problema.
    Porém o meu lado emocional, também concorda com o Donnie Darko, de que o silêncio acarreta uma sensação de conformismo, que se transmite aos adeptos e faz, por vezes, do Dragão um paraíso para os adversários e onde os árbitros se sentem confortáveis quando erram.

    Dito isto, e porque não gosto de nins, desta vez prevalece o meu lado emocional e voto a favor do sim, com a convicção de que quem falar o fará de modo incisivo e no momento adquado.

    ResponderEliminar
  3. Existe também uma pergunta que se pode fazer: e, em caso de ruído, quem deverá fazer ? Como o presidente não pode falar nestes casos, se a SAD entender que o ruído era solução então Antero Henriques ou Reinaldo Teles, o que ainda não compreendi bem é se a SAD entende que o melhor é o silêncio ou se o presidente não podendo falar então ninguém fala, embora pense que deverá ser mais pela segunda hipótese.

    Agora não pode ser sempre o treinador, ou nesta semana o seu adjunto, que andam sempre a falar, e bem, dos casos quais D. Quixotes e os seus moinhos de vento desgastando a sua imagem.

    Se calhar o meu lado mais de adepto faz-me optar que sim, que se deve falar, não sou adepto das queixinhas, a não ser que o FCP tenha a haver com o caso, por exemplo o caso do Luisão foi contra o FCP por isso tem todo o direito de nos queixar, mas até compreendo o lado silencioso, ao fim e ao cabo o lema deverá ser sempre " largos dias tem 100 anos" e na altura certa, no local certo, falaremos mais alto do que os outros, ou seja no campo.

    ResponderEliminar
  4. Não sei se deve falar ou ficar calado, o que sei é que nao deve ser o jesualdo a falar.

    ResponderEliminar
  5. não percebo muito bem o zé luis nas criticas ao rui moreira. afinal ele é o unico que ainda diz o que pode. o aguiar caladinho, a sad caladinha.

    cheira-me a perseguiçao.

    ResponderEliminar
  6. ontem vi o programa, por acaso. nao tenho cabo emc asa e só vejo em casa do meu genro que ainda por cime é lagarto e achei que ele disse o que podia, no tempo que podia, interrompendo no limite.
    acho que há uma campanha para dizer mal dele. é o que eu acho e achop que o zé luis anda à muito tempo com essa mania na cabeça. os portistas deviamse unir pelo menos a volta de quem diz o que gostariamos de ouvir. acho que o rui moreira só se cala quando lhe falam do apito porque não aprova muita coisa que se calhar se passou mas olhem que eu tambem nao gostei de muita coisa porque sempre entendi que nao precisavamos disso para ganhar.

    ResponderEliminar
  7. Luisão diz que quanto aos árbitros "é deixá-los à vontade".
    Quanto pior, melhor.

    O Vítor Pereira já alinhou o discurso pelo gabinete de comunicação da Luz?

    Tá bem, tá!...

    ResponderEliminar
  8. Frank Parker, tape o nariz, porque se não vê e não sabe mais é outro o seu problema, claramente.

    Você nem ler sabe, se foi vasculhar as falhas argumentativas que denoto em RM (isto é crítica?) face à prosápia dos dois comentadores descabelados, como citei ontem, entendeu mal. RM tem estado bem, fiquei chocado uma vez apenas na questão da troca do Helton pelo Nuno com os resultados que sabemos (opiniões diferentes sobre os jogadores e a equipa), e cabe-lhe a ele sentir se deixa de comer ou dormir por causa disso.

    Eu detesto é franco-atiradores que se estreiam a comentar como acólitos de uma falsa vítima. As suas dores são decerto maiores do que as dele, mas tambem é outro problema seu.

    Estas dispensamos nós bem.

    ResponderEliminar
  9. Eu dou uma fica: Enviem ao Rui Moreira tudo aquilo que tem como prova das calobotices que andaram e andam para aí escondidas. As escutas do João pode ser o joão Ferreira e mais. Calabote, Estorilgate,... ele deixou por aí o seu email. Se eu tivesse essa informação enviava. Para ele ter um dossier e atirar à cara daqueles merdas.

    ResponderEliminar
  10. Enquanto isso, Bruno Paixão diz que não se importa de ir para a jarra já que tem ainda 11 anos pela frente

    ResponderEliminar
  11. A prestação de Rui Moreira, no Trio d'Ataque, tem altos e baixos, mas, verdade seja dita, se ele disser muito mais do que tem dito, o programa descamba. E porquê? Porque, como disse APV, o programa pretende-se civilizado. E o que é um programa civilizado, para o ilustre comentador benfiquista? É um programa onde se fale menos de arbitragem (sobretudo de arbitragens como a do Benfica-Braga) e o comentador benfiquista possa falar livremente do Apito Dourado, do Calheiros e da corrupção que, como toda a gente sabe (está provado!), é um mal exclusivo do FC Porto desde sempre e ao qual os clubes da Segunda Circular sempre estiveram, estão e estarão imunes, por mais que certos Batistas e Paixões brilhem dentro de campo, à vista de todos e onde certas teorias que nos são impingidas caem tão redondas como o esférico, essa coisa tão maltratada pelos guarda-redes do Benfica. Um programa civilizado é aquele onde o comentador sportinguista possa rematar de forma perfeita (e civilizada) a versão benfiquista do sistema, dizendo que o Porto teve o poder do futebol português durante (mais ou menos) 15 anos. É isto um programa civilizado. Ora, quando Rui Moreira fala do Calabote, do Regime, do Bruno Paixão, do Estorilgate ou daquela carrada de penalties que em muito contribuiram para o Sporting campeão dessa época (e para a liderança destacada da tabela que este blog tem disponível na barra lateral), o verniz estala, porque isto perturba a ordem natural das coisas e contraria certas verdades absolutas. E lá se vai o programa civilizado. Mas antes um programa menos civilizado e mais verdadeiro do que um delicadamente falso.

    ResponderEliminar
  12. "Frank Parker disse...
    não percebo muito bem o zé luis nas criticas ao rui moreira. afinal ele é o unico que ainda diz o que pode. o aguiar caladinho, a sad caladinha.

    cheira-me a perseguiçao."

    Ao rui moreira, ao tomas costa ao pedro emanuel a defesa esquerdo...
    A classificar já nem vale a pena olhar para as notas do zé luis, pois a coisa só lá vai por gostos e muito pouco por aquilo que se passa em campo.

    Anda muito nervoso ultimamente sem eu saber muito bem porque...
    Dominou completamente o blog. As caixas de comentários são 50% zé luis, enquanto os comentarios em si já são quase 100%.
    Soren, menphis, zirtaev, ricardocosta, etc... desapareceram do mapa...
    É bom alguem participativo, mas este não é o ze luis que me habituei a ler... anda algo mal...
    já nem sequer aceita opiniões opostas...

    Deixei de comentar há muito e apenas visito mas parece-me que se começa a perder um espaço importante...
    Estive várias vezes para comentar, mas inevitavelmente apago a meio. Não vale a pena... hoje apenas aproveitei a deixa... até calculo a resposta...

    Mas não me leve a mal ze luis, não entenda como um atque pessoal... concordo consigo a maior parte das vezes, mas como leitor de longa data deste blog, apenas o acho irreconhecivel, exaltado até...
    alguem que pautava pela presença assidua mas cirurgica, agora esta demasiado "atacante".
    Concordo maioritáriamente consigo, ao contrário do que acontecia com o ricardocosta, por exemplo.
    Mas esta-se a perder a diversidade de opiniões...

    Vão-se perdendo os habituais e alguém novo é rebatido a "fraco-atiradorismo"...

    ResponderEliminar
  13. Xas,

    Quero-lhe dizer que nao tenho escrito posts nem comentado tanto quanto costumava porque a minha vida profissional exige muito de mim. O tempo é escasso. Venho aqui os meus 15 minutos por dia para ler e partilhar ideias. Neste momento nao ha tempo para mais.

    Nao me sinto condicionado de forma nenhuma, até porque o Zirtaev nunca me condicionou.
    Simplesmente, falta de tempo.

    Também tenho pena que outros tenham deixando de "postar". Mas sabe, nao é o Zé Luis que vai condicionar ninguém. A propria vida é que nos condiciona. Nao somos "profissionais" disto.

    Dada a situaçao economica mundial, o futebol é neste momento, para mim, uma trivialidade, embora continue a seguir a vida do clube como sempre o fiz.

    Depois tenho que lhe dizer (e nao serei o unico a sentir-me assim), que penso que a nossa sociedade civil esta podre demais e o futebol apodrece com isso.

    Para quem ja geriu pessoas no sec. XXI, ouvir Vitor Pereira dizer: " Nao gostam , nao vao", referindo-se ao seu ganha pao, diz tudo da ignorancia e da falta de cultura e de conhecimentos da pessoa em causa.

    Se depois de constatar as suas declaraçoes, olharmos para o cargo que ocupa, entao as ilaçoes sao imediatas.

    Enquanto as pessoas nao subirem aos cargos por valor a sociedade civil nao pode ser educada convenientemente. E é precisamente por isso que temos os adeptos que temos.
    Os que teem espaço para falar, nao estao nos cargos por valor ou performance.
    O futebol esta corroido por dentro. Desde a Liga, à Federaçao, à arbitragem, que combinam com o centralismo suicida do pais, do qual o Porto é também responsavel.

    Perante tudo isto, nao me sinto intelectualmente motivado para comentar certas coisas.

    Ja nao vejo futebol ha mais de 2 semanas.

    Depois criticar-se o Rui Moreira, é aceitavel. Todos estamos sujeitos a criticas e o Rui Moreira deve saber disso uma vez que aceitou participar num programa televisivo. Mas antes de se criticar o Rui Moreira, nao se devia antes criticar a SAD, ou o Guilherme Aguiar que ja anda nisto ha bem mais tempo?

    Nao vejo o Guilherme Aguiar a falar do regime. Nao vejo o Guilherme Aguiar ha mais de meio ano porque nem tenho interesse em ver aquela amostra de programa e ja nem quero saber daquilo que ele fala.

    Ao invés, nao concordando com muitas coisas que diz o Rui Moreira, tenho sempre interesse em le-lo e ouvi-lo.

    Ha uma diferença gritante entre ouvir quem pensa pela sua cabeça e ouvir quem ja nem ideias nem ideais tem.

    ResponderEliminar
  14. Para terminar, porque acho que é importante, deixo aqui um repto "publico" ao Zirtaev e uma discussao para os colegas de tertulia deste grande blog:

    Nao sei porque os outros nao comentam, nem escrevem posts, mas provavelmente neste momento as suas vidas pessoais ou profissionais nao o permitem.

    Ha outros "bloggers" assiduos, como o Luis Negroni ou o Littbarsky ou o Louro, que se ve terem capacidade mais do que suficiente para escrever posts.

    Porque nao convida-los?

    Verdade seja dita (e nao sou advogado de defesa do Zé Luis), se nao fosse o Zé, o blog estava neste momento a morrer.

    O blog cresceu imenso e nao é facil manter este monstro.

    Ninguém deve ficar condicionado por ninguém e espero que as pessoas que leem o blog e nao comentam passem a comentar.

    ResponderEliminar
  15. Mais uma vez... não quero lançar ideias erradas.
    Eu não disse que a ausencia dos demais "blogger" é culpa do zé luis...
    Apenas notei uma presença muito mais acentuado do mesmo, talvez mesmo devido à impossibilidade dos restantes.
    E mais uma vez, o ze luis nao necessita de advogados de defesa, porque a minha opiniao nao é um ataque. Ou pelo menos nao era esse o meu objectivo, se foi essa a ideia que passou peço desculpa.

    ResponderEliminar
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  17. Outra coisa, soren...
    Não estava também a criticar as opiniões do ze luis. até referi que concordo com a maior parte.

    Se há algo que discordo dele é as suas classificações, mas enfim, sao as suas pessoais.
    Até concordo com o facto de achar que o rui moreira nao tem "pedalada" para o APV e que lhe falta algo de recursos factuais ao seu reportorio. porem acho o unico comentador capaz, afecto ao Porto, num programa de alta envergadura.
    Eu também gostava de lá estar a defender o meu lado, nao gostei que ontem tivesse passado a ideia de que "Pinto da Costa foi condenado", mas isso é fruto doutro galho.

    Estava era habituado a um zé luis mais sobrio e cirurgico.
    Tal como o zirtaev falou do vitor pereira, que as pessoas em cargos de responsabilidade nao devem morder a mao que os alimenta, nao achei de bom tom o ze luis, fazendo parte do painel do blog fazer o seguinte comentario:
    "Eu detesto é franco-atiradores que se estreiam a comentar como acólitos de uma falsa vítima. As suas dores são decerto maiores do que as dele, mas tambem é outro problema seu.
    Estas dispensamos nós bem."

    Creio que o comentario de franck parker nao foi tao ofensivo para merecer uma resposta deste genero, quase de escorraçar...
    como ele disse este devia ser um local de união dos portistas...

    O meu comentário foi uma tentativa de um reparo, uma chamada de atenção...
    Mais uma vez, se algo foi tomado como ofensivo pelo desculpa.

    ResponderEliminar
  18. 1) O FCP deve falar das arbitragens mas em local próprio e nunca em praça pública.
    Como sabemos, vivemos num mundo global e as notícias correm tão depressa como morrem e agitar ondas na opinião pública servem apenas para discutirmos entre adeptos do mesmo ou de clubes diferentes. Como adepto do Porto ficaria francamente chocado se um dia num jornal desportivo viesse uma declaração de um jogador da minha equipa a dizer que nos querem prejudicar ou até um presidente que quer "ganhar dentro de campo".. Isso daria azo a um escândalo com repercussões sérias pois não é timbre do FCP, de quem o dirige e de quem o vive fazer das arbitragens desculpa para o que nao se concretiza dentro das 4 linhas.
    Assim, o clube deve mostrar a sua posição na Liga, em reuniões para o efeito e junto de quem tem influência.

    2) Isso é uma suposição que o autor do artigo faz e fundamenta-a bem.
    Todavia, como adepto não tenho informações previligiadas que o FCP esteja a falar, a construir discurso ou até mesmo calado. Não deve escolher a última hipótese mas deverá contudo ser contundente e acertivo quando o fizer com os argumentos necessários para tentar limpar a nuvem de fumo de desconfiança que paira no ar.

    ResponderEliminar
  19. Tarik no Auxerre

    http://www.calciomercato.com/index.php?c=24&a=109759

    ResponderEliminar
  20. Pego nas palavras do Soren

    " A própria vida é que nos condiciona. Não somos "profissionais" disto. "

    Pela minha parte, a minha vida tem dado, felizmente, muitas voltas e impede-me de ter tempo/disposição mental para comentar, postar normalmente como fazia à algum tempo atrás. E depois, dantes podia comentar a todas as horas, agora apenas mais à noite e aí o assunto do post já está,normalmente, quase esgotado.Fiz um "pacto" com o Zirtaev que "tomava conta" das crónicas dos jogos, porque é uma coisa que sinto mais " à-vontade",bem ou mal, escrever, excepção em jogos em casa à noite, durante a semana, porque teria de estar até ás 2/3 horas da madrugada e no dia seguinte estar bem cedo fora da cama. E, para a próxima época, se calhar, ainda vai ser mais difícil cumprir com isso porque, se calhar, nem à noite poderei comentar.

    Por isso, a minha "falta de intervenção" aqui é mesmo por causa disso e não por causa de A ou B, nem sequer da intervenção de A ou B.

    Depois este Verão abalou bastante a visão romântica que tinha pelo futebol, hoje mais parece uma luta de gladiadores pelo poder, é tudo jogo de bastidores, tudo interesses e pouco amor pelo futebol jogado, é claro que a blogosfera também se ressente disso. Deixei de comprar jornais e não vejo programas desportivos, se quero ver um bom programa desportivo vejo os programas da Sportv, " O Futbol Mundial" e o programa da Premier League. Não acho que A ou B esteja a monopolizar, penso que, pelo menos em relação a mim, a minha falta de intervenção mais aqui, da forma como o fazia à 1 anos atrás, apenas se deverá a isso, isto não é nossa vida,apesar de continuar a ter prazer em escrever as crónicas. Enquanto o Zirtaev quiser e eu puder cá estarei, bem ou mal, agora ás vezes comentar por comentar não, lá disse o outro " se aquilo que vai dizer, é pior do que o teu silêncio então não o digas".

    ResponderEliminar
  21. Pela terceira vez, acho, quero esclarecer que não estava a insinuar que a ausência dos restantes membros do painel é culpa do zé luis.
    Mas agradeco o esclarecimento desde já...
    Pois acho que fazem falta todas as opiniões, até as do ricardocosta de quem eu, invariavelmente, discordava.

    como disse o soren:
    "Verdade seja dita (e nao sou advogado de defesa do Zé Luis), se nao fosse o Zé, o blog estava neste momento a morrer.

    O blog cresceu imenso e nao é facil manter este monstro."

    Daí se calhar junto-me ao soren ao pedir ao menphins para pensar em incluir um ou outro membro novo.

    Este é um espaço que me habituei a frequentar regularmente e onde acho que estava algo de especial.
    Não o queria ver "morrer".

    ResponderEliminar
  22. Bruno Paixão diz que não se importa de ir para a jarra já que tem ainda 11 anos pela frente.

    Donnie Darko, é um futuro medonho à nossa frente.

    Change we need, but how?

    talvez uma assertividade segura nos comentários, uma participação activa, e não passiva, uma luta contra o establishment, o malfadado regime, para a qual é preciso focalizar a atenção e não lateralizar o assuntos exógenos.

    Também tinha lido essa do Bruno Caixão, partilho consigo essa preocupação e percebo que está atento ao que interessa.

    ResponderEliminar
  23. xas, não faça de franco-atirador, vote e dê a sua opinião sobre o clube se quiser.

    o blogue não é pessoal, muito menos pessoal no sentido de rui moreira que é ausente, que não critiquei só pelo reparo que fiz da sua menor prosápia no programa, como você percebeu.

    não queria pô-lo a fazer contas para saber quantas vezes 425 000 contém 25 000.

    até porque poderia dar mais tiros nos pés. ninguém morre por isso, mas denota falta de pontaria para o que interessa.

    ResponderEliminar
  24. "ele deixou por aí o seu email. Se eu tivesse essa informação enviava. Para ele ter um dossier e atirar à cara daqueles merdas".

    Povo mais forte, Rui Moreira sabe como chegar aqui e obter a ajuda que achar necessária, já usou e ninguém inibiu de usuruir. E bem precisa para atirar à cara daqueles merdas.

    Mas isso é uma questão lateral e só por acidente, ou interesse, foi para aqui chamada.

    Hé gente que confunde ahos com bugalhos.

    ResponderEliminar
  25. A Memória é curta para alguns quando abordam o tema da arbitragem, especialmente quando dizem que, nos últimos 30 anos, o FC Porto dominou o futebol nacional porque o sistema estava conotado com o clube e com o seu presidente.
    Falam dos irmãos Calheiros, José Guimaro e do José Silvano porque pontualmente terão beneficiado o FCP em certos jogos, mas esquecem-se de falar no Carlos Valente, Pinto Correia, José Mesquita, António Rola, Jorge Coroado, Veiga Trigo, todos com interferências negativas em jogos do Porto.
    Batem sempre nessa tecla e esquecem-se de certos campeonatos conquistados com muita dose de suspeição: lembro-me de um Benfica – Leixões no final dos anos 80, em que aos 90 mns o Leixões vencia por 1-0, mas inventaram um penaltie sobre o Pacheco e acabaram por vencer por 2-1 aos 95 mns… Esse campeonato foi conquistado pelos vermelhos com inúmeras vitórias por 1-0 e com muitos casos (...)
    Depois do apito dourado continuámos a vencer, somos tricampões com todo o Mérito e com arbitragens sempre em nosso prejuízo. Mas ainda assim continuam a falar dos títulos dos últimos 30 anos…
    Este ano, tal como em todos os outros, os árbitros têm tido erros grosseiros a beneficiar os clubes da 2ª circular, mas ninguém fala em sistema e corrupção., a culpa é do único lugar disponível para a próxima edição da Liga dos Campeões e porque a competição está mais renhida, isto segundo o Vítor Pereira – o próprio Presidente dos árbitros!
    Conseguimos ver árbitros a serem premiados com as insígnias da Uefa? Depois de tantas argoladas, ano após ano, como é o caso do Bruno Paixão!
    Errar ao assinalar uma falta, um fora de jogo no limite ou um penaltie discutível, qualquer um dos mortais poder errar; agora fazê-lo sempre para o mesmo lado e com benefício dos suspeitos do costume, já nos permite ter uma ideia contrária.
    Pior que isto é a forma como um arbitro conduz um jogo de futebol seja na acção disciplinar, na marcação de faltas, ou na aplicação da lei da vantagem.
    Tudo isto e ainda ver fiscais de linha a não assinalarem foras de jogo gritantes de 1 a 3 metros, também nos faz suspeitar de algo!
    Sinceramente tudo isto acontece à vista de todos mas com uma novidade nos últimos anos – em caso de dúvida assinalar contra o FCP!
    São os efeitos colaterais do apito Dourado que, tentou denegrir UM só clube numa época em que venceu a liga dos Campeões e o Campeonato de uma forma transparente.
    Parece-me que os árbitros são maus porque querem sê-lo, são hipócritas e falsos quando respondem às criticas, dizendo ao caso que deram o melhor, mas toda a gente vê que, têm instruções para não beneficiarem o FC Porto e assim não serão chamuscados pela imprensa e pelos adeptos dos clubes rivais!
    Existem árbitros que nunca beneficiaram o FCP, basta fazermos um teste de memória e chegamos aos seus nomes: João Ferreira, Bruno Paixão, Pedro Proença, Duarte Gomes, Elmano Santos, mas também os houve nas últimas décadas!
    Eis o síndrome do apito Dourado para certos juízes, com medo de se enganarem a nosso favor!

    http://louroblog.blogspot.com

    ResponderEliminar
  26. Críticas claras e posições próprias. Pouco importa que se concorde ou não. Nunca é essa a questão. Nunca é a concordância ou a discordância que são decisivas no debate público. É não haver manipulação. É saber se quem fala está a pensar por si, com independência e solidez.

    Por leituras atravessadas, li isto agora de JPP no Abrupto.

    ResponderEliminar
  27. Sporting exige demissão de Vítor Pereira
    O Sporting exigiu hoje a demissão do presidente da Comissão de Arbitragem da Liga, devido às declarações em que Vítor Pereira sugeriu que quem não acredita não vá ao futebol.

    "Face às delcarações do senhor Vítor Pereira, o Sporting entende que o mesmo só tem uma coisa a fazer, que é pedir a demissão", disse o director de comunicação "leonino", Miguel Salema Garção, em declarações à Antena 1.

    "Caso não o faça, obvamamente aguardamos que a direcção da Liga Portuguesa de Futebol Profissional aja em conformidade", acrescentou.

    Salema Garção disse ainda que "o Sporting lamenta que alguém com responsabilidades num orgão do futebol português tenha feito declarações que em nada abonam a actividade".

    "Se as pessoas não acreditam no futebol, não vão ao futebol. Quando não houver profissional, haverá muita gente desempregada. Quanto mais se mantiver este estado de espírito, mais condições há para os árbitros não apitarem na plenitude das suas faculdades", afirmou Vítor Pereira, a propósito da suspeição em torno das arbitragens.

    ResponderEliminar
  28. cm, obrigado por estar atnto.

    É muito grave o que disse Vítor Pereira. Devia ser demitido, obviamente.

    Acabei de ler no Público online a caixa de comentários às declarações de Vítor Pereira.

    Só essas declarações merecem um post, a voz do povo que gosta de bola.

    Sugiro ao Zirtaev que o faça, são opiniões de adeptos que pensam pela sua cabeça, sabem o que dizem e percebem o que é uma solução e quem é o problema.

    ResponderEliminar
  29. Louro, assino por baixo tudo o que escreves no teu comentario.

    Quanto ao Vitor Pereira, enfim, palavras para que, é da mais elementar ignorancia.

    Gostava era de ver a SAD do Porto ter a mesma posiçao da do Sporting.

    ResponderEliminar
  30. Miguel Lopes no Porto. Fantástico...
    Mais um bom jogador desperdiçado pelos vermelhos.
    E assim vejo as coisas mais compostas...
    Miguel Lopes, Fucile e Sapunaru para a direita, Cissokho e Fucile para a esquerda...
    E não me venham dizer que é demasiado ofensivo, porque o Paulo Ferreira quando chegou era exactamente igual.
    E conseguimos libertar-nos do empecilho do candeias. E já agora o Auxerre anda atrás do Tarik.
    O confirmar-se, o Porto precisa de um extremo direito.

    Finalmente vejo o Porto a contratar em Portugal e não a ir buscar ovos Kinder à américa do Sul.
    Lembro-me de um ano em que foi dito que só contratavamos em Portugal... já não me lembro é do que aconteceu... ah pois! ganhamos a taça uefa e no ano a seguir a champions.

    Atrevo-me a dizer estas "contratações de inverno" são os dois melhores laterais jovens a jogar em Portugal.

    Acredito mesmo que agora com estes dois mais a polivalencia do fucile, arruma-mos o problema das laterais.
    Falta-nos agora um extremo direito apenas acho.

    ResponderEliminar
  31. ok.. esqueci-me do tiago pinto... mas esse termina contrato com o sporting no fim da epoca... nunca se sabe...

    ResponderEliminar
  32. Já agora, e quando no outro dia se falou aqui que poderiam vir 2 jogadores do Rio Ave o outro era o André Vilas Boas, embora pense que não seja o jogador que o FCP necessite de momento.

    Quanto ao Miguel Lopes, ou faz-se aquilo que no outro dia disse : Sapu a central e empresta-se o Stepa ou então o Miguel Lopes vai começar a jogar a médio direito.

    ResponderEliminar
  33. Dragões ameaçam faltar à Taça da Liga
    JORGE MAIA

    O FC Porto não jogará a meia-final da Taça da Liga, com o Sporting, se a outra meia-final, que deveria ser disputada entre o Benfica e o Guimarães, mas que o Belenenses contestou, não se realizar no mesmo dia. O Conselho de Justiça da Federação teria de pronunciar-se em tempo útil sobre o recurso apresentado pelo Belenenses, de maneira a permitir que a data estipulada, 4 de Fevereiro, pudesse ser cumprida. Se isso não acontecer, apurou O JOGO, os portistas equacionam mesmo anular a deslocação a Alvalade, acentuando, assim, a postura crítica que têm tido sobre a Taça da Liga.

    Antes mesmo desta decisão de faltar, já tinha circulado a hipótese de o FC Porto apresentar uma equipa de segunda linha nesse encontro. Aliás, como O JOGO também escreveu, os portistas não se fizeram representar no sorteio das meias-finais como forma de protesto pelo facto de a Liga não nomear observadores de árbitros para os jogos da prova, sujeitos, pelo menos na última jornada, a críticas por algumas decisões.

    O desagrado portista, e a consequente ameaça de faltar ao jogo, resulta também de uma questão de calendário muito simples: quatro dias depois da tal meia-final, marcada para 4 de Fevereiro, há um clássico no Dragão, com o Benfica, que, deste modo, beneficiaria de um descanso não programado e potencialmente favorável na preparação de um jogo importante na discussão do título. Até ver, as duas equipas estão separadas por um ponto na classificação. Outro facto que desagrada aos portistas é a hipótese de se discutir em dois dias diferentes o acesso a uma final. A última jornada da prova já foi algo caricata, com o FC Porto, apesar de ter derrotado a Académica, a ser obrigado a esperar pelo jogo do dia seguinte para saber se seguia em frente.

    Recorde-se que o Belenenses obrigou a suspender a meia-final entre Benfica e Guimarães porque, à luz da interpretação que fez dos regulamentos, entendeu ter direito a substituir os minhotos na vaga creditada ao melhor dos segundos classificados dos três grupos. O regulamento refere o "goal average" como factor de desempate e a Liga aplicou outro critério, o da diferença de golos, para apurar o Guimarães.

    In jornal Ojogo de hoje

    ResponderEliminar
  34. Sobre as arbitragens, o louro faz, na minha opinião, uma sintese correta da situação e não tenho ilusões, tudo vai continuar na mesma, a única resposta tem de ser dada, tal como até aqui, dentro do campo, ganhando contra tudo e contra todos.

    Relativamente ao Miguel Lopes, parece-me uma aquisição acertada, desconhece-se os números, mas não serão elevados, certamente bem inferiores aos do Benitez e outras escolhas falhadas. Era no entanto importante que as saídas de que se fala, se concretizassem. Há na equipa jogadores muito caros e sem perspectivas de progresso, como Adriano, Tarik e até mesmo Stepanov ou Benitez. Já quanto ao Farias, tenhas dúvidas, não sendo grande jogador, é a única alternativa como avançado.

    Quanto ao jogo das meias finais da Taça da Liga, não defendo a falta de comparência, seria extremamente negativo para a imagem do Clube. Mas jogar com a equipa principal, nem pensar, está para mim fora de questão. Jogo importante é com o Benfica. Aliás, no caso de haver jogo, veremos que o Benfica também apresentará uma segunda linha contra a equipa "mistério", que tanto poderá ser os Belenenses, o Guimarães ou até uma equipa formada pelos orgãos Sociais da Liga, quem sabe, treinada pelo genial Herminio Loureiro e capinaeada pelo inefável Ricardo Costa!

    ResponderEliminar
  35. Vamos lá pôr um pouco de ordem na casa.

    Caixa de comentários
    Aqui cada um tem o direito de escrever a sua opinião. Se o Zé Luís ou qualquer outro não gostarem do que é escrito, tem todo o direito contestar e o mesmo direito de ser contestado. A arma que o Zé Luís tem dentro desta caixa é exactamente igual à dos outros. Penso que neste assunto não há, nem devem, haver dúvidas.

    Por exemplo se o Zé Luís não gostou do que escreveu o Frank Parker só tinha de o dizer, se o Frank não gostou da resposta terá de o fazer tb, não deve ficar inibido de o fazer, pq aqui tanto o Zé Luís, como eu, como todos os outros são iguais.

    Creio que não há reclamações em relação a comentários apagados, se tal já aconteceu é principalmente de infiltrados que aqui entram apenas para incendiar.

    Se eu ou outros participam menos, certamente teremos razões para isso e não penso que tenham sequer de o justificar como fez o Menphis e o Soren.

    Esta caixa de comentários sempre foi uma mais valia do blog e não ganhou este estatuto apenas pelos comentários dos escritores do blog mas simplesmente por causa dos excelente comentadores que sempre aqui apareceram, a quem tenho muito que agradecer.

    Blog
    Desde há um ano a esta parte que a minha disponibilidade baixou consideravelmente. Com o tempo que tenho disponível mal posso ler sequer todos os comentários. No entanto o blog, e apesar da minha enorme falta de tempo, tem sido actualizado diariamente, tal como acontecia antes. Por isso acho uma falsa questão dizer que o blog está morto, ou que se não fosse o Zé Luís ele estaria morto. A prova disso é a média diária de visitas, atingindo mais de 800 visitas únicas por dia. Se este blog está morto, como estarão os outros.

    Se têm aparecido mais posts do Zé Luís é porque ele tem essa disponibilidade e porque ele os envia para serem postados, se não o fizesse acreditem que o blog seria actualizado como sempre foi e que os Portistas de Bancada continuariam a ter o seu habitual espaço para ir comentando os temas da actualidade, nem sempre como se quer (com textos originais) mas da forma como eu poderia.

    A prova disso é que tenho dois posts de convidados para serem colocados há bastante tempo e que por falta de disponibilidade temporal ou por ordem da actualidade ainda não foram colocados. Um deles segue já dentro de momentos.

    O blog felizmente ainda não morreu, não será já a voz tão incomoda que era talvez por uma questão de opinião própria e de quem o vai escrevendo não se veja necessidade disso. A sua morte, embora interesse a muitos, ainda não está anunciada e quando necessário estará aí para incomodar novamente.

    Qt a novos convidados, nunca fui muito de andar atrás de ninguém, a maior parte dos convidados, se não todos, foram "apanhados" aqui na caixa de comentários. E mesmo depois de aceitarem, e eles sabem-no muito bem, não pressiono nunca. Se calhar é um erro que cometo, mas não estou para andar atraz das pessoas. Dei-lhes a oportunidade, para não dizer até o privilégio :-), para escrever num espaço com enorme divulgação no mundo portista, alguns aproveitam-no, outros não. Cada saberá o que a sua consciencia lhes diz.

    De qq forma já vi vários comentadores que teriam enorme competência para escrever no blog. Estarei sempre disponível para quem quiser participar como convidado do blog. Só têm de me escrever manifestando tal vontade, apresentar um ou mais textos para serem apreciados e ser decidido se serão realmente mais valias para este blog. Fico a aguardar.

    Um abraço.

    ResponderEliminar