27 julho 2010

Portugal sob fogo (II): Freeport e Apito Dourado

Numa rara escapadela ao contacto mundano, lendo o JN num café, vejo que o Freeport vai dar lugar a acusação a dois empresários. Como na Casa Pia, só um Bibi paga, o bimbo ou mexilhão, ainda que Charles Smith e Manuel Pedro (acho que é o nome) não passem por ser meros peões de brega. Sócrates, apesar de muitas suspeitas e um telejornal incómodo eliminado sumariamente à moda estalinista, passou de novo pelos pingos da chuva. Apesar de o tio, o primo e até a mãe terem sido investigados, incluindo uma compra misteriosa e milionária de um faraónico apartamento na alta-roda do imobiliário lisbonense, Sócrates safou-se e nem as suas contas bancárias foram sequer investigadas. Pode ser que seja assim.
Sempre alertei para se comparar a forma como foi conduzido, nos meandros judiciais, o Freeport e o Apito Dourado. Neste, com condenações sumárias no palco mediático, ninguém foi condenado ao fim de seis anos e só com um caso levado a tribunal, aquele que há pouco absolveu o pai e o filho Loureiro no caso, com o E. Amadora, que serviu para o Bosta da Liga despromover o Boavista.
Tenho pena que Carlos Daniel não tenha escrito sobre o fim do Pífio Dourado, depois de partir para uma entrevista-relâmpago no dia das acusações e despromoções na Liga, algo que nem os tempos estalinistas desdenhariam em termos de pôr água na farinha e mexer bem. Mas com os meios alocados ao processo, mais a procuradora toda-poderosa com máscara de Zorro, incluindo levar e trazer a D. Carolina pelo País com segurança que não evitou um despiste da testemunha-chave e suspeitas de consumo de droga, era bom que se pedissem responsabilidades, aquelas que se alvitaram no início da coisa com pena de a dra. falhar nos arranjinhos.
Os bimbos da clubite acharam que o Pífio Dourado, que pariu um rato, devia dar condenações para exemplo e ainda hoje muitos energúmenos acham que a Justiça está mal. Olhem para o Freeport e vejam quem escapa a quem e quem protege quem. Sim, a Justiça é a mesma, mas não pareceu a mesma coisa.

1 comentário:

  1. "Olhem para o Freeport e vejam quem escapa a quem e quem protege quem. Sim, a Justiça é a mesma, mas não pareceu a mesma coisa."

    Podes crer, meu, à evidência.
    E eu gostei é da máscara de Zorro, com ponderosa e tudo.

    ResponderEliminar