22 setembro 2010

Relatório (Bo)Ronha (XXXII): ó Amândio deixa-te estar, em Maio-2011 passam 25 anos de Saltillo e ainda serás condecorado no 10 de Junho...


Desculpem esta azáfama de pôr a escrita em dia, pois passaram-se muitas coisas que não acompanhei, fui alertado para algumas, esperei ler um ou outro periódico hoje para me inteirar das matérias e poder escrever ao chegar a casa, com (alguma) calma. Agora sai tudo de enxurrada, mas acredito ser divertido e eu tou com queda para a música. Ninguém me paga, eu é que tenho espírito de missão, inspirado pelo Paulo Bento.

Então o espantoso paquiderme Amândio de Carvalho, que diz estar há 40 anos no futebol e com couraça para ser dinossauro, não confirmou que disse mesmo a Carlos Queiroz que este não era o seleccionador que ele teria escolhido, como contou o ex-seleccionador ao Expresso há já um mês?
Queiroz disse que foi antes do jogo com a Bósnia, na Luz, no play-off de acesso ao Mundial em que um alto responsável com o cargo directo na Selecção deu assim uma "moral" ao seu capitão diante do respectivo pelotão que ia entrar na guerra com os belicosos bósnios...
Muito bem, até porque isso não dá direito a processo disciplinar a este responsável que voltou a dar um contributo igual a tantos outros que terá dado em tão longa passagem pelo futebol.
Se foi o único a votar contra Queiroz como seleccionador, que legitimidade tinha para "desrespeitar" os outros dirigentes que votaram nele? Que desplante de, em hora crítica de apuramento, dar a sua opinião pessoal? "oh, pá, és um gajo do caraças, mas por mim não estavas aqui. Mas, olha, espero que me desmintas e que passe mesmo a acreditar em ti".
O Amândio já não se lembra quando foi, deve ser das tábuas de queijo que reclamava sempre nos estágios da Selecção...
Também pode ter adormecido, como Brejnev quando se discutiam mísseis nucleares entre URSS e EUA, já que Amândio aborrecia-se com as sessões de planeamento do capitão em que não confiava para ganhar a guerra do Mundial.
Agora, sabendo isto, rebobino o filme até ao Portugal-Coreia do Norte: procurem lá, nas festas dos sete golos, quem se abraça a quem? Vão reparar que Queiroz recebe cumprimentos de quase todos, do médico Jones, do adjunto Agostinho, do secretário Godinho, de outro adjunto preparador dos guarda-redes e a todos cumprimenta. Salvo erro no 3-0, ou por aí, há um velho, gordo, balofo e enfiado num impermeável (chovia a potes) que tenta abraçar Queiroz. Este repele-o, vira a cara, não lhe liga. Capito?
Era o abraço do... polvo. Queiroz disse que Amândio "pôs a cara na cabeça do polvo". Um polvo que actuara, antes, na despedida da Selecção em Lisboa, ao desconsiderar Queiroz com alusões às "saudades de Scolari" que o palerma do PM manifestara diante da comitiva oficial a 48 horas de partir para a África do Sul. Onde, além disso, Sócrates elogiou os luso-brasileiros, citando Deco, Pepe e Liedson de quem não soube dizer o nome, como já revelei aqui.
Então, com piada alarve, à saída da FPF onde foi interpelado ao volante do seu carro em tempos em que os altos responsáveis da FPF muito têm viajado ultimamente, não é que o Amândio, que das senhas que deram brado terá passado a receber 3 mil euros mensais quando nenhum dirigente, salvo o presidente Madaíl, pode ter salário, disse que comera... "polvo à lagareiro"?
Nenhum intrépido repórter, mais uma vez, lhe perguntou, já que ele votara contra Queiroz logo de início, porque razão se manteve no cargo e durante dois anos conviveu, mesmo adormecendo nas reuniões e reclamando da tábua de queijo nos hotéis, com o seleccionador em que não confiava?
E isto não dá processo, não! Aparentemente com as costas quentes, do polvo à lagareiro ou com molho de bróculos, Amândio "Brejnev" das tábuas de queijos e senhas transformadas em dinheiro chorudo na FPF, talvez por saber que o "Processo do Polvo" só engrossará o rol de sentenças disciplinares sobre Queiroz, mostrou ter piada. E, confiante, ufano, disse que é capaz de se manter na FPF apesar dos seus 70 anos com gosto de "trabalhar" (?) e se o quiserem por lá. Deve ter muito a (enfar)dar ao futebol, deve.
Sempre irónico, ainda que sem memória, lá desfiou uns lugares-comuns e respondeu a César Carvalheira, dizendo que não esteve no Euro-2000 - a pouca-vergonha do Portugal-França foi com o inefável (Bo)Ronha - nem no "caso Paula", da farra que os jogadores quiseram fazer, na sua folga, no hotel da Selecção, isto com Carvalheira como responsável.
O bom do Amândio, que em 40 anos no futebol ninguém lembra de ter feito algo de jeito que tenha ficado sequer nos anais, deve andar alegre. Talvez tenha esquecido, por causa da tábua de queijos ou de adormecer como Brejnev, que esteve em Saltillo. Mas, essa, também ninguém lhe lembrou. Ou são novos, ou sem memória os mais velhos, ou puros ignorantes de história (do futebol) da Selecção, os pés-de-microfone ficam felizes assim, feitos parvos com som e às vezes imagem.
Em Maio de 2011 vai fazer 25 anos dessa vergonha inominável de Saltillo, no México-86. Quiçá o "polvo", à lagareiro ou com bróculos, o condecore no 10 de Junho. Já vi medalhas por menos.
Resultado de momento: Queiroz 2-0. Do que disse em entrevista ao Expresso esta é a segunda confirmação de ter contado au verdade. Antes foi o problema com Nani, que confirmou ter ficado furioso com a lesão, desesperado por falhar o Mundial e iludido com a "receita" dos médicos dizerem que "com uma protecção [na clavícula magoada] deve dar para jogar", contou o jogador na tv. Queiroz ainda o levou, contrariado, depois mandou-o para Lisboa.
adenda (um dia depois): resultado subiu a 3-0. http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1457574 Conselho de Justiça anula castigo de um mês a Queiroz.

5 comentários:

  1. Zé Luís, por acaso ouvi parte dessa entrevista e tenho ideia de ouvir a personagem a referir o facto de ter estado em Saltillo. Fiquei com a ideia que falava disso para dizer que se tinha sobrevivido a Saltillo, sobrevivia a tudo e podem contar com ele para continuar pela Federação a meter nojo.

    ResponderEliminar
  2. Barba azul,

    eu só pude ler o que vinha em A Bola. Apanhei num telejornal qualquer umas coisas assim no ar. Nada do que li ou ouvi referiu Saltillo.

    De qualquer modo, o meu título é sugestivo e exemplificativo.

    Então um polvo não resiste a tudo?

    É dos animais marinhos mais inteligentes, tem tentáculos, esconde-se bem, desenfia-se num buraco qualquer melhor ainda e, por isso, sem se dar por ela, é o dinossauro da FPF.

    Só falta a medalha do 10 de Junho, mas com o polvo que tem por detrás não me admira nada.

    ResponderEliminar
  3. Entretanto, 3-0 para CQ: o CJ da FPF anulou a sentença da CD que castigara o ex-seleccionador com um mês de suspensão.

    Um mês, note-se, não por causa da "perturbação" do controlo antidoping, mas por causa dos insultos.

    Como notei, também, à data, passara tempo demais para se mover um processo disciplinar e está prescrito, como sentencia agora o CJ.

    Esta decisão será "movimentada" nos processos subsequentes, sendo que o que originou tudo o que se seguiu está caducado e sem valor. Logo, o Processo ainda em curso, precisamente o do Polvo Amândio, começa ferido de nulidade, pois o que motivou a entrevista de CQ ao Expresso foi o que Amândio andou a dizer indevidamente e relativo ao que se passara no estágio na Covilhã.

    Sendo que, como sempre referi, na Covilhã era ele, Amândio, o chefe da delegação e estava presente, mas não contou na FPF se se passara algo de grave.

    Levantou-se a tampa e cheira-se a trampa muito melhor. O polvo, esse, esconde-se, às vezes larga aquela tinta para se pisgar e esconder-se noutro sítio.

    É por isso que não largo este processo. Muito identificativo do que é o Português moderno, ainda capaz de andar por buracos esconsos e arrotar umas postas de pescada.

    ResponderEliminar
  4. esta é mais uma novela calabresa. Sicília pelos vistos está adjudicada!
    Mas o que me impressiona é o Simões falara, falar, falar, e os calabreses fazerem de conta que ele nada disse.
    Sempre pode sobrar um lugarzito de assessor lá pelas uefas

    ResponderEliminar
  5. Mais um que tem que ser falado na "TerradaBroa"...Amândio de Carvalho é o representante de Setúbal e dos seus árbitros, secção importantíssima da FPdeFutebol...Mas é também o espelho da falta de categoria dos nossos dirigentes.-Olhem, mais um para a "TerradaBroa"...

    ResponderEliminar