07 março 2011

Cinco versões e um frango (do costume e com 11 pontos entalados no gargomil*)

* expressão nortenha popular para garganta, embora o Dicionário da Porto Editora anote gargueiro)
Não é a imagem de ontem. É apenas a da última 4ª feira. Mas podia ser de outros jogos. Por exemplo, igual a esta lembro-me logo na 1ª jornada: se quiserem revejam o golo de Miguel Fidalgo (cito de memória) que fez 0-1 para a Académica na Luz.
É claro que não se ouviu falar em frango na 4ª feira, como se escamoteiam os frangos do guarda-redes dos 8,5 ME quando dá jeito falar de prejuízos de arbitragem nas três derrotas do Benfica nas primeiras quatro jornadas. Lembro-me de outro frango, logo a seguir, na Choupana. Mas, na versão pitoresca dos Khadafi e Companhia, também nesse jogo, como perdeu, o Benfica foi prejudicado pela arbitragem quando não se deu conta de algum lance polémico.

Pronto, já vi há pouco, no telejornal da RTPN depois da meia noite e meia, as imagens que quiseram dar dos jogos. Há um frango inacreditável de Roberto no golo de Hugo Viana.

Porém, enquanto ouvia na rádio do carro, quer na RR ou na TSF, não ouvi falarem em frango. Tartamudearam uma coisa sobre uma expulsão, influência do árbitro mas, enfim, aquilo era um livre lateral, mesmo da linha lateral, a 45 metros da baliza, calculo eu, e vi no intervalo do jogo, enquanto iniciava o jantar à pressa para passar a Pedreira sem ser incomodado com os cabeçudos, o frango. Só na A1, no final do jogo, ouvi Manuel Queiroz, na Antena 1, falar de um frango. Felizmente, estava eu jantado e até já quase em casa, algo impossível se me demorasse e tivesse de apanhar os cabeçudos a entupirem, com enormes melões, a A3 para o Porto.

Mas não só, ainda ouvi na RFM lamentarem-se da arbitragem, mas de novo nada de frango. Quis ver as imagens, só apanhei o Rui Prantos na sua imbecilidade a que não assistia desde que pediu cinco penáltis para o Benfica naquele jogo da 1ª jornada com a Académica, aquele iniciado com um frango do Roberto, autoria de Miguel Fidalgo, salvo erro. Esqueci-me que os jogos florais do Rui Prantos não admitem imagens, aquele inenarrável Tempo Extra não tinha imagens, só lamentos e estupidez natural logo de início resumidos nisto, dizem que uma pergunta e porventura inteligente a que alguns aceitam responder a 60 cêntimos+IVA:
PERGUNTA DA SEMANA: O Benfica foi prejudicado em Braga pela arbitragem de Carlos Xistra?
OPÇÕES DE RESPOSTA: cinco, a última das quais colocada assim - O FC Porto é melhor

O que tinha o FC Porto a ver com aquilo de Braga só na diarreira intelectual do Rui Prantos e do parvo alegado moderador que aduziu que o "ambiente" de Braga, onde o ano passado já foi o que foi como Jesus lembrou do episódio do di Maria (esquecendo que foi o provocador e cuspidor de ocasião em desrespeito com o banco do Braga), seria decalcado do... do Dragão.

Uma bela parelha, os da SIC, de cada vez que se juntam ambos os dois, com a canga em cima, tal e qual...

Pois ouvi várias versões e só uma falou de frango. Indigesto, decerto.

Porque o árbitro nem sequer esteve mal a expulsar Javi Garcia, que deu um soco em Alan e não foi a alegada pressão do banco do Braga, como Jesus faz na Luz e da qual Pedro Martins se queixou pelo Marítimo há uma semana, que ditou a expulsão. Agora, que o árbitro tenha visto uma falta sobre Alan, bem, isso é do cardápio do Xistra, como o FC Porto bem sabe há anos, há muitos anos, e o FC Porto não teve nada a ver com o jogo de Braga para ser citado pelo Rui Prantos na sua imbecilidade e verborreia costumeiras.

Vi, então, meia hora após o intervalo e tinha tempo suficiente para passar ao largo do estádio de Braga antes de o jogo lá terminar. Não ouvi nada na tv, não deu imagem do lance do Javi-Alan e nem sabia que o Benfica estava a jogar com 10.
O árbitro marcou uma falta ao contrário? Sim, o Ukra ganhou posição a Maxi Pereira, depois de uma defesa de Roberto, e um penálti para o Braga resultou numa falta sobre o defesa que, de novo, passou sem amarelo, como passa em quase todos os jogos. Mas desse lance não ouvi alguém falar.
Vi, sem saber da superioridade numérica em campo, um Braga pressionante e sempre prà frentex na 2ª parte, até aos 75 ou 76 minutos. Quando sintonizei o rádio, depois de Braga, já ouvi no noticiário da RFM que estava 2-1, nem ouço relatos por conselho médico e desde o Braga-Porto que para mim o campeonato ficou decidido e não vejo sequer os jogos do Benfica por serem irrelevantes para a questão do título.

Mas que grande golo Mossoró marcou. Parece que aprendeu com Otamendi, a chutar para aquele ângulo da baliza, em arco, muito bem. Parece que, afinal, o FC Porto teve algo a ver com aquilo...

Para terminar, voltando ao início, um grande frango de Roberto, sim, sem importar se a falta era ao contrário ou não, porque a expulsão de Javi é inapelável.

E foi frango a frango, coxa para um lado, coxa para o outro, e pão, pão, pão encheu o Dragão o papo. Com as derrotas do Benfica? Não, isso é para o Rui Prantos. Os 11 pontos são fruto das vitórias incontestáeis do FC Porto.

4 comentários:

  1. Por incrível que pareça aquele gigante tem mais dificuldades nos lances por alto, é essencialmente nos lances aéreos que ele falha, "os frangos não sabem voar, embora tenham asas"...E este, foi um verdadeiro Perú!...Demorou desde o último, três ou quatro dias, muito para o meu gosto, mas chegou a tempo.

    ResponderEliminar
  2. Grande frango sim senhor. Pena foi o livre ter surgido de uma falta marcada ao contrário.
    Quanto ao FCP e o Braga são só coicidências, tal como a lesão do Ukra na véspera do jogo com o patrão.
    Não vê jogos do Benfica? Estranho, a avaliar pelos posts deste blogue pensei que fosse um blogue sobre o benfica com alguns apontamentos sobre o porto.

    ResponderEliminar
  3. Não tenho muito que aturar cretinos e você já é um caso a que dei agora tolerância pela segunda vez.

    Sobre faltas marcadas ao contráro, está o mundo cheio. Cheio. Sobre golos irregulares também. Penáltis mal marcados idem. Nada acontece agora e só agora e que nunca se viu.

    Não vejo jogos do Benfica e explico-me correctamente. Descrevi as circunstâncias em que vi parte do jogo e os lances que as tv's mostam, sabendo eu que escondem muitos outros.

    O frango é um frango. Este como muitos outros, como os que cito, como o da 1ª jornada, o da 2ª jornada, o do Postiga.

    Fala então da falta marcada ao contrário do Ukra sobre o Maxi que era penálti.

    Fala do fora-de-jogo de Urreta no golo do Saviola na época passada, uma vitória fraudulenta igual a tantas outras da época passada e que não tinham manchetes nem repetições nas tv's.

    ResponderEliminar
  4. Este rapaz espanhol é a minha coqueluche. Quando não joga fico decepcionado, o jogo perde a graça. Quando a bola anda por perto da sua zona de acção, só espero que ela chegue por alto, rezo na marcação dos cantos ou dos livres laterais para que ela chegue à marca do penalti, esperando vê-lo a sair dos postes a socar a cabeça dum colega ou o espaço. Ontem, teve estilo aquele seu golpe de saltador à vara, de papo para o ar a seguir a bola a entrar na porta do galinheiro que ele deixou aberta.

    Ah, Robertinho do meu contentamento. Cada centímetro da tua altura vale o dobro daquilo que valeu o teu passe.

    ResponderEliminar