18 março 2011

Pelo menos já "treinámos" no sintético de Luzhniki

É possível que o FC Porto tenha de alterar a ordem do seu jogo com o Spartak de Moscovo e comece primeiro fora de casa, ao contrário do que o sorteio da Liga Europa acabou de ditar. Isto porque o Sp. Braga, com o Dínamo de Kiev, tal como o Benfica com o PSV Eindhoven, também joga em casa. Com cerca de 50kms de distância entre as duas cidades, a UEFA costuma propor a mudança de um dos jogos e cabe à equipa que vem da Champions, o Braga, o direito de manter o que o sorteio ditar - algo que a esta hora, mal terminado o sorteio, ainda não está obviamente confirmado.
ACTUALIZADO: afinal, não entendo a razão, coube ao Sp. Braga mudar a ordem dos seus jogos e começa primeiro na Ucrânia, mantendo o FC Porto a 1ª mão em casa com o Spartak e, assim, depois de receber os russos após jogar na Luz, o FC Porto vai a Portimão e depois a Moscovo. Uff...
Pelo menos o FC Porto já conhece o sintético de Luzhniki, o antigo Estádio Lenine onde há dias acabou de ganhar ao CSKA de Moscovo e é a casa residente, de sempre, do Spartak, a antiga equipa dos Sindicatos soviéticos e onde imperou como figura maior o g.r. Dassaev. E agora frente ao Spartak, para desenjoar do "bortsch" (sopa) russo sempre com o mesmo ingrediente do CSKA (três eliminatórias em meia dúzia de anos), o FC Porto volta a apanhar uma equipa de alto nível (despachou o Ajax com 3-0 e 1-0), comandada pelo antigo internacional Valery Karpin. E, passando às meias-finais, como se espera, o FC Porto lá tem a tendência marcante de apanhar as melhores equipas da prova, no caso o Villarreal que é expectável que vença o Twente. Seria uma viagem até Valência para quebrar, como foi em Sevilha, os longos trajectos que levam a equipa portista até ao Leste europeu.
Pode perspectivar-se uma semifinal Benfica-Braga, se superarem o PSV e o Dínamo de Kiev respectivamente. E, daí, uma final portuguesa em Dublin, a 18 de Maio.
Pelo menos o FC Porto, que sabe perfeitamente os mares onde navega, sabe que até à final jogará sempre como "visitante" ou "estranho" para certos jornais portugueses que só elegem um clube na sua preferência editorial.
Para vincar a sua facção sectária nestas coisas, o Rascord quis dar hoje destaque à equipa que teve o adversário mais fraco e, para mais, aquela com mais sorte em escapar a uma derrota, pois o PSG teve ocasiões clamorosas para pelo menos levar a eliminatória com o Benfica a prolongamento, isto depois de ter desperdiçado três golos, além do que marcou, nos primeiros 26 minutos da 1ª mão na Luz.
Está visto que, enquanto o futebol português em geral rejubila com três qualificações para os quartos-de-final de uma prova europeia, e até com um possível apuramento de todas para as semifinais que ditaria pelo menos a presença de uma no jogo decisivo em Dublin, embora poucos jogadores portugueses tenham estado em campo no total dos efectivos de Porto, Braga e Benfica mas todos com treinadores portugueses ao comando, o Rascord alinha em tangos e tangas para enganar parolos e manter o seu declínio imparável até ao nível mais rasteiro do jornalismo desportivo português numa rija contenda com A Bolha.
O resultado do sorteio foi este (jogos a 7 e 14 de Abril), o que implica o FC Porto voltar a Moscovo depois de jogar na Luz e quiçá já como campeão nacional:
FC Porto-Spartak Moscovo
Benfica-PSV EIndhoven
Villarreal-Twente Enschede
Sp. Braga-Dínamo Kiev (mudou a ordem dos jogos, ACT.).
Nos meus palpites de ontem acabei por "trocar" os adversários de Porto e Benfica e não contava com o Dínamo como opositor, antes o Twente para o Braga. Penso que o FC Porto acabará por jogar primeiro fora, pelas regras admissíveis na UEFA.
Perspectiva para as semifinais (28 de Abril e 5 de Maio):
Braga ou Dínamo-Benfica ou PSV
FC Porto-Villarreal
Para a final, FC Porto "em casa" como "visitado", a 18 de Maio. Mas os holandeses podem também fazer uma festa só sua na capital irlandesa.
nota:

3 comentários:

  1. Boa tarde,

    O sorteio deitou mais uma vez um adversário russo, desta vez o Spartak de Moscovo do ex-portista Ibson.

    Nas meias finais se passarmos, como é minha convicção iremos defrontar o vencedor do Villarreal/Twente.

    Mais um relvado sintético e uma longa viagem. O treinador do Spartak é Valery Karpin, ex jogador do Celta de Vigo que deu 7-0 ao Benfica.
    A primeira-mão será disputada no Dragão a 7 de Abril e a segunda mão será a 14 de Abril em Moscovo.
    Para chegar aos quartos-de-final o Spartak, que foi repescado da Liga dos Campeões, eliminou o Basileia nos 16avos (venceu 3-2 na Suiça e empatou 1-1 em Moscovo) e o Ajax nos oitavos-de-final (ganhou 1-0 na Holanda e ganhou 3-0 em Moscovo).
    Na Liga dos Campeões o Spartak fez 9 pontos, fruto de 3 vitórias, uma fora por 1-0 diante do Marselha, uma outra em casa por 3-0 diante do Zilina e outra fora diante deste mesmo adversário por 2-1.
    Perderam os outros 3 jogos, um fora por 3-0 diante do Marselha, outro fora por 4-1 diante do Chelsea e finalmente em casa novamente diante do Chelsea por 2-0. Os apurados do grupo foram o Chelsea e Marselha.
    É uma equipa que conta no seu plantel com vários jogadores brasileiros, entre os quais o nosso bem conhecido Ibson. Conta com o perigoso goleador brasileiro Wellinton que na época passada foi o melhor marcador da liga russa com 20 golos, o que contudo não impediu o 4º. lugar no campeonato. A estrela da equipa é o jovem Jano Ananidze, médio ofensivo de 19 anos, está a causar sensação na Rússia, UEFA Europa League e selecção georgiana.

    O Spartak encontra-se no início de época da liga russa, e já perderam fora, na primeira jornada diante do FC Rostov por 4-0.
    É uma equipa menos forte que o CSKA, e que está ao nosso alcance.
    Somos favoritos nesta eliminatória.

    Abraço

    Paulo
    http://pronunciadodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Os jornalistas da CNN consideram o FUTEBOL CLUBE DO PORTO a 4ª melhor equipa do mundo, atrás do Barcelona, Real e Manchester, estão equivocados, a melhor é o

    FUTEBOL CLUBE DO PORTO

    ResponderEliminar
  3. ..."Viram por aí algum destaque como este"...



    Claro que não !

    ResponderEliminar