23 setembro 2016

Forte a perder e tremendo a ganhar

O FC Porto deu a volta ao golo madrugador consentido ao Boavista e ainda na 1a parte pôs 2-1 no marcador com a naturalidade que já demonstrará em Vila do Conde. Tal como na 1a jornada, fora, não era de esperar tanta insegurança no Dragão com vantagem no marcador. A equipa encolhe-se, os jogadores perdem lucidez e não ligam entre si e os sectores em consequência, admitindo "partir" o jogo é dando esperanças ao adversário. Um frango, por fim, pôs a tranquilidade no marcador, quando a equipa jogou pior a ganhar. Em casa não era admissível, mas não há maturidade para mais. Já com o Copenhaga se viu tolherem-se movimentos e raciocínio, pelo que o processo de crescimento em curso irá prosseguir com o seu séquito de incertezas e algumas aflições.
Nesse âmbito, NES segue a linha da experimentação que a pré época com plantel indefinido não lhe permitiu. Manteve o 4x4x2, agora com Adrian Lopez na frente com André Silva, menos obrigado a sair da área como quando joga Depoitre. E é ali e assim que André Silva está melhor. Bisou e podia ter duplicado o seu pecúlio. Adrian Lopez fez bom jogo de apoio lateral mas continua débil a decidir e mostrar serviço da sua lavra para ser uma ameaça e ser titular indiscutível. Com Danilo de volta a trinco e Oliver no meio, Otávio e André André deram largura ao miolo, mas o português não garante profundidade. Um Boavista de linhas baixas convidava a toque, lateralizaçao e romper pela certa pelo interior, já que os laterais estiveram tapados. Otávio teve de ser, de novo, a gama de serviço: serviu o 1-1 e sofreu gp para 2-1.
A insegurança defensiva cresce com Marcano de regresso ao eixo e nas suas costas marcou Henrique com a facilidade e felicidade já vistas na época passada ao 1o remate do adversário. Outro sinal de falta de crescimento da equipa e de um central de eleição que falta.
Assim, a LC fica a servir para o melhor ou o pior. Segue-se Inglaterra onde o FC Porto nunca venceu. Se não é em Leicester agora...
Palavra, pela raridade ou mesmo total ineditismo, para a boa arbitragem de Nuno Almeida. O golo boavisteiro aceito no limite do fora de jogo. Um golo à Maicon na Luz a ver à luz das regras que se aconselham acopladas à lei numa matéria, análise e decisão sempre difíceis. Desde que o critério seja igual para todos, dar vantagem ao atacante tem de ser a regra é todos beneficiarem dela. Haveria menos polémica nestes lances.

1 comentário:

  1. Ó Zé Luis, acho que foi o único que achou a arbitragem boa; no nosso primeiro golo a bola ia para o Marcano que levou uma tronchada - claro depois na sequência do lance marcamos. Mas o árbitro não é vidente; então não apitou o que deveria ter apitado; depois o Jota levou uma cotovelada na grande área, que até a mim me doeu... ?

    ResponderEliminar