22 fevereiro 2010

O "mal do adepto" nos jornalistas é do pior


Os sportinguistas do Record atacam o Sporting de forma vil. Carvalhal chamou-lhes "o gordo, o barbas e o shreck". O Carnaval continuou em Olhão. Querem ver o jornal a "puxar" pelo FC Porto no domingo?


Primeiro foi a reacção ao "gordo, barbas e o shreck"; no domingo o contra-ataque rascord.

Os benfiquistas podem passar, no domingo, a torcer pelo Sporting frente ao FC Porto, como agora preferiram que o Porto ganhásse ao Braga só para ficarem em 1º lugar, isolados, ao menos uma vez. Veremos se os cálculos sairão furados no final...

Mas nota-se a perspectiva de haver quem, imprevistamente, se torne um "aliado" do FC Porto na próxima jornada em Alvalade. Será que o Record vai estar com o FC Porto para os seus responsáveis editoriais poderem cravar mais o punhal com que têm ferido Carvalhal?

O Sporting emitiu hoje um comunicado em que lamenta e critica o posicionamento (inabitual, de facto) do jornal no confronto com o clube e, pior, personalizado em Carvalhal. Basta ver a capa de domingo, culpando o treinador pelo empate em Olhão num jogo disputado em condições climatéricas dificílimas em que ganharia quem pudesse e soubesse beneficiar da sua meia parte com o vento pelas costas e sob uma chuva por vezes diluviana. O Sporting podia ter arrumado a questão com esse condicionalismo a seu favor primeiro, depois acabou ameaçado de derrota com o empertigamento dos algarvios quando tiveram esse factor a seu favor. Não fosse o vento e o campo encharcado, nenhuma equipa teria apresentado futebol e oportunidades de golo para vencer, pelo que o 0-0 assentou bem num jogo, repita-se, extremamente complicado pelas condições climatéricas.

Neste ponto, eu elogio o profissionalismo dos jogadores a quem não pode ser exigido mais. Mas quando os jornais estão no "contra", realmente, não há nada a fazer. Sendo um director-adjunto e o chefe de Redacção sportinguistas, escrevendo "pelos cotovelos" e amparando sempre a política leonina, convidendo de perto com dirigentes e outras fontes menos notórias, dourando a "pílula Paulo Bento" sempre, há o risco de a mostarda chegar ao nariz e passarem a "cascar". Tem sido o caso e a capa de domingo, acima reproduzida, é mais uma acha para a fogueira.

Há dias, Carvalhal falou do "gordo, do barbas e do shreck" e houve quem, prontamente, quisesse desvendar os personagens. Obviamente, chegou-se a alguns dos responsáveis editoriais do Record, curiosamente o gordo sendo sportinguista, o barbas (mas também volumoso) um benfiquista e o shreck do Belenenses mas que já fez ao Luís Filipe Vieira o favor de despachar o cronista Ferreira Fernandes que era tão incómodo para o Benfica quanto Mário Crespo para José Sócrates. Além de ter permitido, o cabotino director, que um seleccionador estrangeiro insultasse alto e bom som, curiosamente em Alvalade, uma jornalista que teve de comer e calar e nem o irmão a salvou da complacência do cabeça rapada do periódico, o que diz bem do nível, já para não falar da essência profissional, dessa gente.

Há tempos defini o "mal do adepto", capaz de criticar violentamente e amiúde sem critério o que não gosta ou corre mal no seu clube, um comportamento que, agora, se transporta para jornalistas. Há fenómenos parecidos em Espanha, por exemplo a Marca é o órgão oficioso do Real Madrid mas quando se lembra de puxar o tapete não há colosso que resista nem o mais pintado dos treinadores e presidentes bicampeões europeus como Lorenzo Sanz ou Vicente del Bosque. Idem nos desportivos de Barcelona quando têm de "malhar" no presidente do clube e despachar Rijkaard depois de o ter incensado.
Mas, passada esta tempestado, ainda que o olho do furacão esteja centrado no jogo com o Everton, não acredito que o Record, por um joguinho apenas, "seja" pelo FC Porto. Para venderem a alma, antes a venderiam ao diabo e o Benfica dá mais jeito às audiências, à publicidade e à submissão total da informação desportiva mais controlada desde a Luz que no tempo da Censura do Estado Novo.

2 comentários:

  1. O Hulk não joga à 2 meses (o que perfaz 6 jogos para o campeonato) e ainda consegue liderar a tabela... das perdas de bola...

    ResponderEliminar
  2. Nem mais MST...

    http://futebolar.portugalmail.pt/artigo/20100223/miguel-sousa-tavares-ricardo-costa-persegue-o-f-c-porto

    ResponderEliminar