08 fevereiro 2010

Tunebol e o velho Rui Costa a responder a... provocações

Parece que passou despercebida esta notícia de O Jogo, de domingo, à qual só por vias travessas acedi, pois não vi o jornal no dia. "Rui Costa não ficou calado perante provocações
Rui Costa não teve uma noite fácil no Bonfim, pois além de ver a equipa encarnada empatar com o Setúbal, foi alvo ainda de várias provocações dos adeptos sadinos, às quais não deixou de responder."

O velho Rui Costa, que já não é bem distinto reconhecido como paradigma da "cultura desportiva" que ele mesmo acha estar em falta por cá, voltou a estar no centro das atenções, o que dá para confundir, amiúde, com o Ricardo Costa da Liga e a associação de nomes e ideias não é inocente... Inocente foi como o Record o classificou depois de uma denúncia, no próprio jornal e ouvidas testemunhas (no túnel...) além do relato em directo do repórter da SportTV, de ter insultado e perseguido Lucílio Baptista até ao seu balneário em 2007, no fim de um Boavista-Benfica. O Jogo agora fala que, ironicamente, o director benfiquista responde (também ele) a provocações.
Mas aos costumes, os paineleiros dizem nada...
Daí chegar a este texto, inserido na caixa de comentários, merecedor de destaque apropriado, a ler:
"O campeão dos túneis
O génio criativo do nosso país ofereceu um novo desporto à Europa e ao mundo: o “tunebol”. Explico. Quando as duas equipas de futebol se encontram nos túneis que ligam os balneários ao relvado, após provocações de figuras contratadas para o efeito, inicia-se uma cena de pancada entre os jogadores.O vencedor será aquele que não reagir e que, portanto, mais pontapés e murros levar. Convém lembrar que o "tunebol" está limitado aos clubes que lutam pelo título nacional. Ou seja, quem chegar a Dezembro/Janeiro em condições de ser campeão, participa no "mini-torneio" de "tunebol", para se clarificarem posições para a segunda metade da época. O campeão do "tunebol" ficará numa óptima situação para ganhar a liga.De acordo com o seu estatuto de clube com mais títulos em Portugal, este ano o campeão do "tunebol" foi o Benfica. E não julguem que foi fácil. Exigiu muito trabalho e uma fina psicologia por parte de Jorge Jesus. Foi necessário repetir vezes sem conta, desde o início da época, aos seus jogadores: "se levarem um murro, dão a outra face para levarem um estalo". Imaginam o que deverá ter custado aos seus jogadores ouvirem, "se o Sapunaru te der um pontapé, vira a outra nádega para o Hulk te dar outro"; ou "se o Mossoró te der um estalo, dás a outra face para o Vandinho te dar um murro". E resultou.Os jogadores do Benfica tornaram-se um exemplo de boa educação, de auto-controlo e de pacifismo. São já um exemplo para toda a Europa. Houve mesmo um jornal inglês que afirmou: a "Inglaterra deu o ‘greenpeace' ao mundo; e o Benfica deu o ‘redpeace'". Contaram-me que nas paredes do balneário, há cartazes do Dalai Lama por todo o lado. O presidente do Benfica estará a pensar convidá-lo para assistir ao jogo do título, para o apresentar como a grande inspiração da "nação pacifista". Já há mesmo quem diga que a única maneira do Sá Pinto e do Bruno Alves se emendarem é através de um estágio na Luz.Mas o "tunebol" não se fica pelos provocadores e pelos jogadores; exige igualmente membros na Liga de Futebol com "olho de falcão", como se costuma dizer no nosso país. Pensam que é fácil olhar, através de gravações, para um molho de dez jogadores e vinte braços e perceber que foi o Hulk ou o Vandinho os únicos a agredirem. Experimentem ver as imagens e vejam se é fácil. Por fim, não há datas para terminar o mini-campeonato do "tunebol". Se um dos olhos de falcão voltar às imagens daqui a três meses e perceber que afinal o Helton, ou o Hugo Viana também agrediram, far-se-á então justiça. Nunca é tarde para punir quem bate. "Glorioso, glorioso, nos túneis és poderoso"; eis o novo grito das claques benfiquistas"
João Marques de Almeida, Professor universitário
Hoje, 8/2/2010, no Diário Económico (por sugestão do Tripeiro e, já agora, com sério risco de este prof. univ. poder ser eliminado do grupo de colunistas, como o DE fez há pouco tempo a Pedro Lomba...)


5 comentários:

  1. Está visto que está a retornar o antigo regime... Por isso aquele caso do Calabote tem de ser bem vincado...
    Vem a talhe, dar conta de um mail que enviei à editora, por isso mesmo:
    À Quidnovi
    Ex.mos Senhores
    Dou-lhes os meus sinceros parabéns pela edição do livro "O Caso Calabote". E peço se transmitem ao autor, jornalista sr. João Queirós, os meus Parabéns efusivos pela escrita dessa grande obra, algo que faltava no panorama histórico-literário do fenómeno desportivo português.
    Li de um só fôlego o mesmo livro, à pressa e sofregamente, para me inteirar do seu conteúdo. Agora vou relê-lo com mais vagar, para a devida apreciação e, melhor ainda, reparar em todos os pormenores. Isto, logo que o recebi, tendo pedido a pessoa amiga se mo comprava, por não ter podido ir ao Porto à apresentação.
    A propósito, porque muitos dos eventuais interessados não terão acesso às livrarias onde o mesmo se encontra, e noutros sítios ele até nem poderá estar disponível (p. ex. onde o meu foi comprado só havia três, que foram comprados pela pessoa que me conseguiu o meu exemplar), dizia, julgo que a Quidnovi deveria fazer como tem acontecido com outros livros, colocando-o à venda com algum jornal de tiragem nacional.
    Agora, permitam-me um reparo, e possível sugestão:
    Um livro destes merecia outro tratamento gráfico e sobretudo ilustrações. É um livro que pede mesmo colocação de fotografias. E, se mais não houver, pelo menos as que por certo vieram nos jornais dessa época - as quais, embora podendo estar desfocadas pelo tempo, com os meios existentes hoje em dia, por certo terão possibilidades de impressão.
    Assim, atrevo-me mesmo a pedir: Façam, quanto antes uma 2ª edição, para que possa haver no livro algumas fotografias - não daquelas que aparecem em todos os livros, mas das que foram mesmo contemporâneas do acontecimento, incluindo as fotos dos campeões com as faixas, como sei que existe...
    Então, diante dessa possibilidade, se for feita a 2ª edição, ilustrada com fotos e gravuras (mesmo até fotocópias das páginas dos jornais em questão), desde já peço se me enviam um exemplar, por correio - à cobrança; e se possível autografado pelo autor e pelo responsável da edição...
    Fico a aguardar a boa-nova!
    O meu bem-haja e renovados Parabéns.
    Atenciosamente...

    ResponderEliminar
  2. Não sei Zé Luiz se viu o Djalma jogar, ele tinha uma técnica para expulsar os adversários, que levou um certo tempo a descobrir. Os papoilas usam a "técnica Djalma" só que agora foi oficionalizada

    ResponderEliminar
  3. Este Sr. esteve muito tempo em Itália bem no meio de alguns duvidosos, e sabe muito bem como se faz e se joga o tunebol.
    Engraçado era saber o que os jogadores do Setúbal lhe disseram. Isso é que era importante saber para percebermos o que falhou no jogo. Será que não seria a mesma coisa do Benfas-Estoril?
    Depois do jogo de ontem onde o Braga venceu a coisa ainda vai ficar mais preta lá para os lados da Luz.
    É só perderem hoje que o JAJUS já começa a fazer as malas.
    Força Zporting!!!

    ResponderEliminar