15 janeiro 2007

Superioridade evidente

D. Aves 0-2 FCPorto
Lucho e Quaresma

Depois do empate em Belém do mais directo adversário do FCPorto, no jogo contra o Aves não se poderia esperar uma grande exibição, apenas um jogo em que a vitória não fugisse de maneira alguma e em que a segurança fosse a palavra de ordem. Assim, com trabalho, empenho, alguma magia, mas principalmente consistência defensiva, o objectivo foi conseguido e foi aumentada a distância para o clube de Alvalade.

A equipa inicial foi a melhor disponível, mas principalmente a que tem dado mais garantias, sendo por isso natural a sua utilização. Depois da eliminação da taça os adeptos não iam perdoar mais um deslize, perdoando-se então que mesmo contra o penúltimo classificado se tenham usado dois trincos, quando tudo poderia levar a crer que mais um médio ofensivo seria o ideal. Os resultados estão à vista, mas ao ver um jogo tão enfadonho penso que passa pela cabeça de todos o regresso de Anderson para o lugar de Raul Meireles.

Poderia resumir este jogo a apenas dois momentos, exactamente os dois golos. Quem não viu a partida pela tv e ao ler sobre estes dois momentos pouco mais perderia de interessante. O jogo começou praticamente com o golo de Lucho Gonzalez que foi a conclusão de uma jogada de luxo do colectivo dos azuis-e-brancos, em que Quaresma iniciou a jogada pelo lado direito passando a bola a Meireles que assistiu o capitão portista, este só com o guarda-redes pela frente não desperdiçou e terminou praticamente com o jogo aos 9 minutos!!! Bastou apenas vermos mais dez minutos de jogo para termos a certeza disso, sendo que o Aves contribuiu decisivamente para isso, com um futebol em que o objectivo era o mesmo de antes do golo, não sofrer golos. Alguém se lembra de uma boa oportunidade da equipa da Vila das Aves? É a liga que temos!

O FCPorto, talvez devido ao seu esquema de meio campo e como esta vitória poderá ser muito decisiva para o desfecho do campeonato, não quis arriscar demasiado. O mais difícil foi feito por “el comandante” aos 9 minutos, era tempo de, com segurança, ir controlando o jogo e foi precisamente o que aconteceu. Com dois jogadores de características defensivas no miolo do terreno, como Meireles e Assunção que acho um exagero para jogar com estas equipinhas, o ataque fica a perder, mesmo assim quem tem Quaresma arrisca-se a conseguir marcar mais golos, exactamente o que aconteceu já ao cair do pano por quem mais o tinha procurando, o mesmo Quaresma.

Fim da primeira volta da liga, primeiro classificado com 40 pontos e 7 sobre o segundo, melhor ataque (34 golos marcados), melhor defesa (8 golos sofridos), 13 vitórias, uma derrota em Braga e um empate em Alvalade. São estes os números de evidente superioridade do dragão que dão grande vivacidade a contos muito salgados.

19 comentários:

  1. Ganhámos e aproveitamos bem o deslize de ontem do nosso adversário directo! Tou satisfeita, e ja kuase esqeci o lapso da Taça! :/
    Kuanto ao jogo em si: grande jogada k deu origem ao excelente golo do Lucho! O noso capitão ja tava a precisar de 1golinho! =)
    Kuanto ao 2ºgolo, uma boa jogada de Quaresma k trabalhou bem a bola e alcançou o tão desejado golo k havia procurado o jogo td!
    De resto axei o jogo asim 1pouco "morto"!
    Saudações Portistas!

    ResponderEliminar
  2. Bom o resultado, exibição fraca, devíamos matar logo o jogo e andamos a deixar correr apesar do adversário não ter colocado grandes dificuldades.
    Eu sou daqueles que só descanso a partir dos três ou quatro...
    E esta mania do deixa andar um dia pode sair caro.
    Mas no geral foi positivo, mais três pontos, menos dois dos lagartos, seria excelente os lampiões não ganharem em Coimbra.
    É agora fundamental ganhar em Leiria, se o fizermos acho que ( apesar de ainda cedo e haver saídas muito difíceis ) abrimos uma janelinha para o título.

    ResponderEliminar
  3. Corrijam-me se estou enganado, mas parece-me que é necessário recuar até à 1ª época completa de Mourinho (a que nos deu a Taça UEFA), para encontrar uma diferença tão avassaladora entre o 1º e o 2º.

    ResponderEliminar
  4. Vitoria justa mas não gostei da atitude dos jogadores do Porto.
    Assim não somos campeões. Espero o próximo jogo para mais opinar.

    ResponderEliminar
  5. boa moldura humana nas aves, tanto das claques portistas como dos restantes socios e simpatizantes, a provar grande mentalidade e que estamos todos com a equipa...

    ResponderEliminar
  6. Atenção Zirtaev, o "paneleirito" do anónimo fez-se passar mais uma vez por mim no comentário anterior.
    Mas adiante, que esse "pedaço de esterco" vai acabar por ter vergonha da sua própria cobardia e ser vítima de alguma descarga do seu próprio autoclismo, rumo ao Rio do esquecimento...Portanto eu queria dizer a todos que "gostei muito" do espírito da equipa do Porto da sua capacidade de luta e só lamento que o jogo se tenha transformado num combate de luta livre com a complacência do "careca" que veio de Lisboa. Por isso o "careca de bigodito" que treina os galinácios de Vila das Aves estava tão convicto que as coisas lhe estavam facilitadas. Mas saiu-lhe o tiro pela culatra e a avaliar pela sua posição antes do jogo, o Aves vai mesmo descer de divisão...Para todos menos claro para o PIDI, um abraço...

    ResponderEliminar
  7. Não gostei da atitude. Ponto final.
    Não sei se é das férias, mas já o ano passado foi a mesma coisa com alguns elementos da equipa.
    No resto, vitória normal.
    Um pedido de esclarecimento: o Filipe Anunciação (do Aves) fartou-se de cometer faltas. Em todo o lado e de várias maneiras e feitios. Foi admoestado?

    ResponderEliminar
  8. Quintino amarelos foram só para os azuis. Sabes que com o Hélio das botas as aves têm uma certa imunidade.

    O Paulo Anunciação para além de todas as faltas que cometeu teve aquele pontapé que deu ao Fucile que foi à vista de toda a gente. Uma vergonha, um vermelho directo do tamanho do mundo e o apito avermelhado daquele árbitro ainda teve o desplante de apitar falta contra o FCPorto. Alguém viu a cor das botas do árbitro? Enfim.

    Quanto ao fraco rendimento da equipa, é preciso não esquecer que a falta de ritmo é natural depois de tanto tempo sem competição e para agravar mais a situação ainda temos agora mais duas semanas de férias. Que vergonha de liga.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Um bom Porto, um jogo calmo e um importante avanço sobre Leões... Agora, Leiria.

    ResponderEliminar
  10. a formação do f.c.porto tá em grande .lideres em todos os escalões.......a equipa dos iniciados é unica só com vitórias.....15 !!! seguidas......

    ResponderEliminar
  11. Zirtaev:

    Mais uma vitória do nosso FC Porto!
    Somos cada vez mais líderes!!!
    Aproveitamos muito bem o deslize dos lagartos.
    O Porto voltou ao "onze-base", tal como Jesualdo Ferreira anunciou na conferência de Impreensa de antevisão ao jogo. Reagimos muito bem, depois da humilhação do último jogo. Gostei da reacção da equipa. Entrámos muito bem no jogo.
    Lucho marcou um grande golo e Quaresma também, o que é sempre importante depois da grande penalidade falhada no último jogo para Taça de Portugal.
    O Aves pouco ou nada vez ao longo do jogo pelo que esta vitória nem se discute!

    Agora temos sete pontos de avanço sobre o segundo!!! Mais um mesinho e venham as faixas do BI!!!!
    Ouviram mouros?? BI!!!!!

    Saudações Tripeiras
    http://anti-lampiao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  12. Caro Zirtaev: Cá estou para agradecer em primeiro lugar o teu apoio, depois reforçar a ideia que tinha ontem sobre o jogo de Vila das Aves e seguidamente lamentar mais uma vitória "gamadinha" dos bermelhuscos/larápios...Parece que só nós é que vimos que o primeiro golo -o decisivo- foi marcado em claro fora de jogo e mesmo depois do Treinador da Académica o ter mencionado nos momentos seguintes ao desafio, ninguém lhe deu importância -melhor, fizeram ouvidos de larápio/mercador- comentador incluido e passaram sobre isso, como sobre vinha vindimada.
    Como vê Dtra. Maria José Morgada -desculpe, Morgado- é esta a "Justiça Desportiva" que estes "Bandidos" querem!...Números: 60% posse de bola para a Académica, 40% para os garnizés...

    ResponderEliminar
  13. Um acrescento ao comentário anterior: A dureza dos das Aves foi de mais, aquela cotovelada no "gargumilo" do Lucho foi de arrazar e o pontapé dado ao Fucile com ele no chão e transformado em falta pelo Hélio gazeificado, favorável ao Garnizos dos Garnizés, só mesmo em Portugal e debaixo da intensa ditadura Benfiquista em que vivemos. Comentário de Jorge Maia no jornal O Jogo: "Beneficiando da complacência do árbitro, o Aves foi sacudindo à trauliteirada as poucas iniciativas dos portistas para aumentarem a vantagem, reduzindo o jogo a um espectáculo confrangedor. Em vantagem, sem vontade de apanhar, os jogadores do FC Porto acabaram por desistir do jogo, preferindo limitar-se a chutar a bola para longe das respectivas pernas onde era uma espécie de alvo para os adversários". Pudera até eu sentia alguns arrepios com aquelas entradas assassinas...

    ResponderEliminar
  14. Desculpem mas o Meireles para dizer tanta bobagem só pode estar maluco ou a Sport Tv do centro comercial onde ele viu estava avariada...
    Já agora Sr Poncio da net, comenta-me os golos anulados do Benfica...?!?!
    Como já li certos comentarios de portistas com cabeça, tronco e membros (que infelizmente concordo!) as tuas ... Deus em livre... são de uma injustiça e agressividade que não se compreende. Pelo que tenho visto do campeonato, infelizmente, o FCP será campeão.
    Parabéns a todos os portistas que vem e gostam de FUTEBOL...

    ResponderEliminar
  15. Concordo plenamente no que o anónimo diz (apesar de não responder a anonimos).
    Já é hora de fazermos comentarios com "nexo"(principalmente o Sr Meireles pois tenho reparado em anteriores comentarios) e já agora obrigado pelo reconhecimento dos merecidos campeões!!

    ResponderEliminar
  16. So vi os golos,e eles valeram bem os 3 pontos,pelo que li jogamos quanto baste,venha os senhores que se seguem.

    Meireles estas a ficar com 1 clube de fas,nem Quaresma nem nada.

    ResponderEliminar
  17. ...mas cromos há muitos...
    Então neste blog é um Meireles&Companhia que sò visto.É um grupo que vive a vida através do FCP, enquanto vai ganhando vão respirando e se julgando os mais felizardos do mundo...viva o futebol!!!
    Enquanto há bola não há mais nada para pensar (quando o campeonato faz uma pausa 15 dias é um tédio, nem quero pensar o horrível Agosto...)

    ResponderEliminar
  18. Porra,se tirarem o futebol a este país e principalmente o FCP,o que é que fica?O jet set da capital e o ministro das finanças a mexer nos bolsos da gente?Fosga-se!!!

    ResponderEliminar