11 janeiro 2007

Quaresma o melhor, mas...

O jogador escolhido como melhor jogador do FCPorto do ano de 2006 pelos Portistas de Bancada, na Opinião da Bancada, foi Ricardo Quaresma. Parece não restarem margem para dúvidas, já que este obteve quase 50% dos votos (mais precisamente 48%, 71 votos).

Confesso que não votei nele, apesar de ter muito essa vontade e como já aqui no blog lhe dediquei vários posts, não me vou estar a repetir, apesar deste post dever ser de homenagem ao melhor jogador do ano, o número 7 portista, que até foi naturalmente considerado, pelo 2º mês consecutivo, o melhor jogador da nossa Superliga (desta vez no mês de Dezembro) pelo Sindicato dos Jogadores, algo pouco noticiado como já nos habituamos. Por isso remeto-vos e para um completíssimo post da autoria do Zé Luís e que descreve maravilhosamente o jogador que é o Quaresma e a sua influência no nosso clube. Podem ver esse post, de seu título "Quaresma no Natal", aqui .

Perto do melhor
Assim sendo, aproveito para falar do jogador que para mim foi o melhor jogador de 2006 (sei que não me vão levar a mal), que tem menos atenções da maior parte dos portistas, talvez pela posição o
nde joga, mas que até foi considerado, para quem votou na Opinião da Bancada, o segundo melhor jogador do ano transato com 26% da votação (39 votos), falo de Pepe.

O brasileiro de 23 anos, de seu nome completo Kepler Laveran Lima Ferreira, tem-se destacado na equipa do FCPorto principalmente pela regularidade das suas prestações. E nunca é demais relembrar que o fez com dois sistemas tácticos completamente diferentes. Com Adriaanse jogava sozinho no centro da defesa, “limpando” quase tudo o que havia para limpar. Já na primeira volta desta época, parte final de 2006, com Jesualdo Ferreira e acompanhado no centro da defesa normalmente por Bruno Alves, manteve a mesma consistência defensiva, conseguindo a proeza de a abrilhantar com golos. São indiscutíveis, até para adeptos adversários, as suas qualidades e todos sabem que foi o esteio da defesa do FCPorto campeão 2005/2006 e do FCPorto 1º classificado actual, jogando sempre a um só nível, a alto nível.

Além de tudo o que escrevi, Pepe, mostra algo que agrada a todos os portistas, mostra raça, dedicação e empenho em qualquer que seja o jogo e em qualquer momento do jogo, mostra ser um jogador verdadeiramente à Porto. Quem diria que iria estar a escrever tantos elogios a Pepe depois de tantos sustos pregados na sua época de estreia?!?! Tal como fiz com Postiga tenho de dizer: Mea Culpa Pepe. Só não quero estar a exagerar como fez o Miguel Sousa Tavares ao dizer que acha o Pepe o melhor central do mundo, mas posso dizer que na minha opinião anda lá perto e tem tudo para lá chegar.

Por último, quero dizer que não concordo com a ida dele à selecção portuguesa. Para mim ele tem lugar “de caras” na selecção brasileira, além de que para o FCPorto era bem melhor ele fazer companhia a Helton.

6 comentários:

  1. Por acaso fui sempre um dos que defendi Pepe ( como hoje defendo Tarik porque ainda não vi ele a fazer um mau jogo )porque ele era muito novo quando chegou e eu dizia sempre que quando ele conseguísse juntar a tranquilidade à sua velocidade que iria ter êxito.Não é por acaso que Del Neri ( que o treinou 2/3 meses) o quis logo no Roma.

    ResponderEliminar
  2. Tem razão o Memphis: ao Pepe dos primeiros tempos faltava-lhe a tranqulidade ou, se quisermos ver as coisas doutro modo, a sabedoria de saber esperar pelo momento certo para ir à bola, para cortar o ângulo, etc.
    O Pepe é bom, mas daí até ser o melhor central do mundo vai um enorme passo.
    Não foi por acaso que o Boloni pensou nele ou, ao que sei, que quem deu indicações para o ir contratar foi o Mourinho.
    Quanto ao Quaresma ser o melhor jogador de 2006, não sei que diga. Como dizem os franceses, mon coeur balance... É que ao Quaresma penso que ainda falta uma pequena coisa: a estabilidade mental dos grandes jogadores. Penso que os seus estados de alma ainda o influenciam em excesso dentro de campo.

    ResponderEliminar
  3. Confesso k votei no Quaresma, provavelmente devido à qualidade do seu jogo nos ultimos 2 meses.. mas é verdade k Pepe tem estado em Grande! Um Central c/uma excelente atitude dentro de campo, k tem feito jogos mt bons, e sobretudo tem sido bastante regular..
    Por isso percebo-te perfeitamente Zirtaev, kuando o eleges o melhor de 2006!
    Ainda kuanto a Quaresma, concordo c/quintino kuando diz k lhe falta a "estabilidade mental dos grandes jogadores", apesar de relembrar k ele tem vindo a evoluir bastante nos ultimos tempos.. lembram-se do Quaresma em Alvalade em k os assobios o assustavam??!
    Saudaçoes Portistas!

    ResponderEliminar
  4. Também votei no Pepe pois acho que foi quem mais evoluiu e hoje está um grande jogador " à Porto " de enorme raça.
    Quanto ao Quaresma, concordo com o Quintino.

    ResponderEliminar
  5. Concordo absolutamente com o Quintino em relação ao Quaresma e à sua estabilidade mental. Mas tem-se notado, mesmo nesse aspecto, muitas evoluções e poderá no futuro vir a ser o melhor jogador português.

    Quanto ao Pepe acho que acabam todos por concordar com as qualidades que lhe enumerei.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Concordo com a eleicao feita!
    Acho que o Quaresma tem evoluido muito nas ultimas duas epocas e que tem vindo a ser cada vez mais um jogador colectivo e mais estavel dentro de campo. Quanto ao Pepe è um grande defesa central e tem vindo a prova-lo ja desde a epoca passada esta a passar por uma boa fase e espero que assim continue. Saudacoes Portistas

    ResponderEliminar