26 janeiro 2007

Ganhar para embalar rumo ao bi

O campeão de Inverno depois de ter mais que tempo para descanso, inicia já hoje (ainda me hão de explicar o porquê do jogo ser a uma sexta-feira) a segunda volta em Leiria onde terá com certeza um jogo muito complicado, iniciando a procura do título que verdadeiramente interessa. Mas esta jornada prevê-se muito difícil também para os adversários mais directos do FCPorto. Daí se revelar de extrema importância um vitória do Dragão, já que, e como é o primeiro a jogar, relegaria para cima dos rivais ainda mais pressão que a já existente pela diferença pontual, obrigando-os a não poderem de maneira alguma perder pontos, o que se será muito possível acontecer dadas as difíceis deslocações a que estão sujeitos.

O União de Leiria tem uma equipa bem organizada pelo ex-Dragão Domingos Paciência, que conta com jogadores rápidos como Sougou (que já foi anunciado em alguns pasquins como jogador do FCPorto, resta saber se será verdade) e com vários jovens de grande valor emprestados pelo FCPorto, como Ivanildo e Paulo Machado. Jogadores que fazem deste União perigoso no ataque e principalmente no contra-ataque, já que a equipa é forte a defender e consegue fazer a bola chegar a esses jogadores com facilidade, o que poderá causar grandes problemas na nossa defesa.

O FCPorto deve entrar com o mesmo esquema que o tem feito ser o mais forte desta liga. Os jogadores a utilizar devem ser os mesmos do onze base de Jesualdo com apenas uma alteração aguardada e que constitui mais um aliciante para esta partida, a entrada do argentino Lucas Mareque para o lado esquerdo da defesa em detrimento de Fucile que fará o lugar do castigado Bosingwa no lado direito e isto porque o outro Marek, o Cech, se encontra lesionado e nem foi convocado, já que acredito que o treinador, caso Bosingwa ou Cech estivessem aptos, não atiraria às feras de imediato e neste tão importante jogo o recém chegado jogador. Assim, equipa para este jogo seria a seguinte:

Quero só relembrar que outras dificuldades poderão aparecer para o líder do campeonato no jogo de hoje. Se se recordarem, Elmano Santos, o árbitro designado para este jogo, além de outras "qualidades", é o mesmo que apitou na época passada o FCPorto 1-0 U.Leiria e que cometeu a proeza de, injustamente, ter sido o único árbitro na carreira de Lucho Gonzalez a expulsá-lo. Fica só a nota.

U.Leiria - FCPorto, SportTv1 - 20H30

PS: Quem deverá ver este jogo ao vivo será a nova aquisição do FCPorto. O jovem avançado colombiano de 21 anos que veio do Internacional de Porto Alegre, actual campeão do mundo de clubes, de seu nome Wason Rentería, deverá assinar ainda hoje pelo FCPorto que terá adquirido 50% do passe. Para quem quiser ver alguns dos seus golos e, já agora, ouvir a música que existe dedicada a ele, clique aqui.

10 comentários:

  1. zirtaev so um reparo o filipe teixeira é da academica.
    kuanto ao jogo apesar de os mouros dizerem k o domingos vai facilitar(como é k ele pode fazer isso)eu acho k vai ser uma vitoria dificil.
    1-0 golo de postiga apos mais uma jogada de el ciganito.

    ResponderEliminar
  2. Tens toda a razão Dragon. Já está corrigido.

    Quanto a essa do Domingos facilitar é mais uma das desculpas do costume. Contra o FCPorto parece que todos facilitam, o FCPorto costuma jogar sempre muito melhor. Eu diria mais até a equipa deles muitas vezes nos facilita os jogos. E depois basta relembrar as dificuldades que tivemos no jogo da 1º volta.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Vamos então esperar que o "nosso" FCPorto ganhe ao União de Leiria para continuar a consolidar a sua liderança.

    Bom fim de semana.

    marinheiroaguadoce a navegar

    ResponderEliminar
  4. Vam0os torcer para o Domingos Paciência vencer esse jogo por 2x1.
    E com a instabilidade perto ... aquecerá o campeonato!
    Larguem o Boby e o Tareco

    ResponderEliminar
  5. É a grande expectativa, Zirtaev, confirmar, de facto, a possibilidade de a liderança sair reforçada, como esperamos e não obstante as dificuldades que o Leiria colocará pois é uma equipa de respeito e muito perigosa.
    Essa expectativa, de resto, durará o fim de semana todo, porque o Benfica joga amanhã e o Sporting só no domingo. Acredito que um ou ambos cederá(ão), logo se o FC Porto vencer dará mais um passo rumo ao título.
    Bem observado o tema do árbitro. Elmano Santos é um medíocre. Não percebo, mais uma vez, que não se respeite uma regra básica que estava instituída, a de nos jogos a envolver os três primeiros da tabela estivessem só árbitros internacionais. Estes não só ganham mais, tem até direito a percentagem maior do patrocínio da Era que ostentam nas camisolas (mangas), como devem ser mais responsabilizados se falharem (o que é costume). Se mandam estes ratos de porão e algo correr mal, fica a desculpa de terem um estatuto menor e lá se questionará a razão de Vítor Pereira não nomear internacionais para os jogos que envolvam os primeiros.
    Bom, o Elmano não só fez a triste figura de expulsar injustamente o Lucho, como no recente Porto-Boavista permitiu tudo, tudo, tudo aos caceteiros do Bessa. A sua permissividade com o jogo violento, de resto, manifesta-se em cada jogo do FC Porto quando os visados são os dragões. Se um portista fizer metade das faltas que um "encartado" caceteiro faz, com a complacência de um árbitro medíocre, então havia amarelo e porventura vermelho.
    Aliás, na esteira deste Elmano execrável, Hélio Santos é a mesma coisa. Eu chamo-lhes os assassinos sorridentes. Sorriem muito, mas enganam mais ainda.
    Nem de propósito, Hélio Santos e Elmano Santos apitam os jogos da dobragem do campeonato. O primeiro esteve nas Aves a permitir o jogo violento dos locais que se viu (poupou três expulsões), o segundo já o vimos no Porto-Boavista de Novembro.
    Eu tenho sempre muito medo da viragem do campeonato, especialmente quando o Porto joga fora duas vezes seguidas como vem sucedendo há muito tempo (azar?). É que, a par do calendário, há árbitros enganadores que podem deitar tudo a perder. Os dois que citei, nestas duas jornadas com Aves e Leiria, são os melhores exemplos.
    Confio, porém, que a capacidade da equipa supere o adversário, o árbitro e as adversidades que qualquer jogo pode ter.
    Fica, por fim, a expectativa de ver o Mareque. A ver se o FC Porto, ao fim de tantos e tantos anos, tem um lateral-esquerdo, de raiz, com jeito e capaz de fixar-se sem problemas.
    É a posição que mais tem sofrido ajustes e aquisições desde tempos que já perdi a conta.
    P.S. - Para mim, de há muitos anos a ver futebol pelo mundo fora, por ter seguido os Mundiais jovens com e sem Portugal, tenho que os argentinos são os jogadores com melhor formação de base em todos os aspectos. Não direi o mesmo dos colombianos e Rentería é uma incógnita. Mas sei que dali saem muitos jovens de categoria, precisam é de ser trabalhados. Não vêm, ao contrário dos argentinos, "feitos". São os chamados diamantes por lapidar. Pelo vídeo do Rentería, vê-se técnica, frieza, destreza, força, velocidade, potência e muito boa finalização. Faz lembrar o Asprilla a quem faltou, apesar de jogar em Itália e até Inglaterra, moldar o espírito rebelde e a mania de ter de jogar sozinho. Mas Rentería vamos ver muito depois. Mareque é para ver já hoje. E quanto aos argentinos, parto sempre descansado, nunca desconfiado.

    ResponderEliminar
  6. Este é um jogo que temos de ganhar, ainda por cima sendo os primeiros a iniciar a jornada o que dá toda a vantagem à concorrência .
    Mas que vai ser difícil, isso é verdade. Haja atitude e a vitória não escapará.
    Quanto ao que diz o Zé Luís dos jogadores argentinos, assino por baixo.

    ResponderEliminar
  7. Tem sido complicado comentar, mas keria dizer k tenho lido tds os posts c/mta atenção! =) Queria agradecer ao Ze Luis os ultimos posts k xtão espectaculares!!! Com a informação k fornces-t, fizes-t calar alguns lampioes!! =) Bigada!!! =P
    Zirtaev, concordo kuando dizes k o jogo d hoje é complicado! O ULeiria tem uma boa equipa, um excelente treinador e tem feito bons jogos! (Fora tb alguns vergonhas d arbritagem: alguem s lembra d slb-leiria? Ou será k vi mal?) Tb ñ m esqeço d expulsão do Lucho!!! Ainda hoje m xta atravessada! A ver s akele dito senhor s comporta como deve de ser hoje!
    Destaque p/hoje será msm a estreia do novo reforço! Tou curiosa!! =)
    Caminhemos p/+ uma Vitória, rumo ai Bi!! =P
    Saudaçoes Portistas!

    ResponderEliminar
  8. Vamos lá a ver como as coisas vão correr mais logo na cidade do Lis... sinceramente, esta paragem do campeonato, além de 'arrefecer os ânimos da malta', veio comprovar que o mais prejudicado fomos nós.
    Se atentarmos, depois da paragem, 2 pobres resultados e pobres exibições (Atlético e Tourizense).
    Era bom que mais logo fosse dada uma prova de agora até ao fim, terá que ser sempre a subir... a vencer... e a convencer.
    Vamos aguardar por mais logo, mas eu como 'eterno confiante', quero crer que vem da cidade do Lis mais 3 pontos para o Dragão.
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Estou a prever um jogo durissimo, dificil e acima de tudo com o senhor Helmano a "esfaquear" a equipa do FC PORTO!

    Já nao era a primeira nem a segunda vez pois nao?

    Espero um Porto de ataque e muito cauteloso no seu eixo defensivo. Tenho muito respeito à transição defesa-ataque em 3toques da equipa da Uniao de Leiria...

    Bom... abraço a todos

    Vou tomar o calmante :)

    ResponderEliminar
  10. Saudações Portistas. Se quiserem pormenores sobre a Taça Liga de Andebol e sobre os 4 jogos grandes deste fim de semana a começar já hj com um leiria-porto podem passar pelo blog do lucho.

    ResponderEliminar