27 março 2007

Clássico a aquecer em lume brando

No próximo domingo vai-se realizar, talvez, o jogo do título, no entanto nota-se uma estranha acalmia, principalmente por parte dos média, de tal forma que até chega a ser assustadora. Os jogos da selecção estarão a distrair os “abutres”, como lhes chama Pinto da Costa, mas será que eles se estão a guardar para o dia anterior ao jogo ou mesmo para o próprio dia? Não sabemos, mas podemos prever e acredito que muito ainda irá rolar pela imprensa.

O entusiasmo e alegria demonstrada pelas hostes vermelhas pelo segundo lugar no campeonato, a um ponto do FCPorto, só demonstra a importância que estes nos dão, por mais que tentem dizer o contrário, e nós só nos podemos sentir orgulhosos com isso. Alguma vez os portistas estariam tão entusiasmados com um segundo lugar? Assim, parece que estará à espera dos nossos jogadores um inferno, já que para eles, tal como para nós, é o jogo de todas as rivalidades, o jogo por que todos os adeptos esperam durante o ano, o jogo entre o melhor clube português e o maior, eu chamo-lhe o clássico dos clássicos. E quanto ao inferno poderemos estar descansados já que sabemos que os nossos jogadores estão mais que habituados a ambientes escaldantes e à pressão que deles advém, não tivessem já jogado em estádios com públicos bem mais hostis e em jogos bem mais importantes. Além de que apoio não irá faltar aos Dragões que vão contar com o apoio de mais de três mil portistas que esgotaram por completo todos os bilhetes enviados da Luz.

Bem pior que o ambiente, temo que o problema poderá ser o juiz que hoje deverá ser designado para apitar o jogo. Tudo indica que será o suspeito do costume, mantido sempre de reserva para este género de jogos, os grandes jogos envolvendo o FCPorto. Parece que agora até teve um período de recolhimento fora de Portugal, só esperemos é que tenha aprendido alguma coisa com isso, nomeadamente a ser isento em jogos envolvendo o nosso clube. Mas existe sempre a esperança que não seja escolhido, é que, como diz Miguel Sousa Tavares, "ele dá-nos um azar do caraças".

Para já, não foram enviadas da Luz palavras inflamadas e desta vez o clube lisboeta parece ter cumprido as regras ao enviar para os visitantes os bilhetes estipulados pela lei, ou seja, mais ou menos 5% da lotação do seu estádio, tendo o FCPorto recebido 3.280 bilhetes. O que não deixa de ser estranho, dada a saga do ano passado em que, depois de prometerem apenas 1008 bilhetes não enviaram nenhuns e acabaram por “acantonar” num pequeno canto do estádio perto de 3.000 portistas que conseguiram por outros meios garantir o apoio à equipa e que mesmo encarcerados acabaram por ter um comportamento exemplar.

Até com este anormal cumprir das regras se nota algo de estranho vindo do clube da capital, o que faz qualquer portista pensar: será apenas bom senso ou estarão a fazer as coisas por outro lado?

Um recordação
No último clássico, no último minuto, no último lance do jogo, dentro da área do adversário, o FCPorto perdia por um golo. E se fosse ao contrário?Foto de Jorge Monte retirada do site Olhares.
Obrigado ao Nuno do blog
Portogal por nos ter indicado esta foto.

55 comentários:

  1. Zirtaev... não tenhas dúvidas que o orelhas já deve andar a fazer a coisa "por outro lado" há muito tempo! e não só para este jogo! Enfim. A imprensa anda definitivamente distraida com a selecção nacional, o que é optimo. Conto com a bomba lá para quinta feira, depois do Sérvia - Portugal. Provávelmente será relacionado com a Morgadinha dos Apitinhos. é que não falam nisso há uma data de tempo.
    Não vejo por onde mais nos possam pegar.

    ResponderEliminar
  2. Estou "convencido" que o slb não vai fazer afirmações explosivas...

    Digo eu...

    Mas que os jornais o vão fazer lá para 5ª ou 6ª já não tenho tantas certezas. Há que vender 1ªs páginas...

    Quanto ao jogo em si, gostava que o Anderson estivesse fisicamente preparado nem que seja para fazer 45 min. De outra forma vamos ter algumas dificuldades no meio-campo. Precisamos de alguém que os obrigue a não se entusiasmarem muito. Por outro lado tenho medo que nos aleijem outra vez o "maravilhas".

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Amigos, leram o Correio da Manhã ?

    Pinto da Costa ilibado do caso que opunha o jogo do Nacional contra o slb.

    ResponderEliminar
  4. Excelente foto. Elucidativa da falta (penalty) escamoteada ao fcp. Mais um.

    ResponderEliminar
  5. E existem esperanças de que Lisandro esteja apto para o jogo na luz...

    Parece que ontem treinou de chuteiras.

    Ter o "Licha" como opção nem que seja no banco são excelentes notícias.

    E agora vou ao CM ler a dica do Menphis!

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Pois, o Rui Alves está lixado e o Araújo está em todas.

    [[]]

    ResponderEliminar
  7. Calmo, eu nao dizia?
    Veja-se como a coisa soa na notícia do Correio da Manhã:
    "MP dá razão ao Benfica". Bom, o MP só acusa, falta um tribunal avaliar como deve ser se há teor para passar da acusação à condenação.
    O CM cita, como era sabido pela generalidade da Imprensa, que Pinto da Costa esteve suposto ser também acusado.
    Porque é que PdC seria também acusado?
    Pelo visto pelo crime de ter festejado a derrota do Benfica, o que é um crime de lesa-pátria.
    Bom, mas ninguém o ouviu dizer isso. Foi Rui Alves, do Nacional, que terá dito que PdC lhe disse isso. Rui Alves disse a António Araújo o que PdC lhe terá dito.
    Bom, fica ainda o ferrete, mais uma vez lembrado, de António Araújo ter "ligações próximas" ao FC Porto. AA é um empresário de jogadores que, entre outros clubes, negociou alguns atletas com o FC Porto. Nem todos os seus atletas, nem só com o FC Porto. Mas, pronto, tem "ligações próximas" ao FC Porto.
    E assim cresceu o novelo dos últimos meses. Tanto que, aparentemente bem documentados e informados, os pasquins cá da terrinha foram noticiando que PdC não escaparia. Bom, não saberiam tudo, como o facto, não despiciendo, de PdC não ter "falado" com alguém sobre isso.
    Mas, hombre!, era crime festejar uma derrota do Benfica.
    A este respeito, o insuspeito CM refere a dado passo:
    na análise às imagens do jogo foram detectados erros do árbitro Augusto Duarte, um a beneficiar o Benfica, e um, MAS MUITO MAIS RELEVANTE, a beneficiar o Nacional.
    Bem, descontando o facto de nos dois golos do Benfica o frangueiro do Hilário ter escorregado duas vezes e poder ser alvo de suspeitas de ter favorecido o Benfica com escorregadelas inadmissíveis em lances fáceis de anular mas que resultaram em 2 golos encarnados (um para o 1-1, outro para o 1-2), não há nenhum erro relevante a prejudicar o Benfica. Os 3 golos do Nacional, dois de Adriano, são de bola parada com o frangueiro do Moreira sempre apanhado a dormir.
    Ainda hoje de manhã a RTP-N deu as imagens dos 5 golos nesse jogo que ficou 3-2 para o Nacional.
    Mas há outra coisa espectacular nas revelações que só passam aos mais distraídos: não terá havido corrupção na nomeação do árbitro, ou sorteio que ainda seria a prática naquela altura.
    Porque Rui Alves diz a António Araújo que o árbitro é o Augusto Duarte. Tiveram de esperar para saber. Bem, depois se Araújo se encontrou com Duarte e se, ainda, o subornou é que quero ver provado em tribunal.
    Em suma, mais um processo da tanga em que não acredito poder surgir uma condenação.
    Moral da história, ao arrepio de tudo isto e de encontro ao primeiro parágrafo: se Pinto da Costa tivesse sido acusado nesta molhada de grelos, o título seria outro bem diferente do que saiu com uma decisão, oou arbitrariedade, de "dar razão ao Benfica".
    Mais uma para o rol de "NÃO HÁ PACHORRA!"

    ResponderEliminar
  8. Contra factos não existem argumentos.

    Sempre com mau jornalismo. Lembro-me uma destaque principal de 1ª página há uns anos em que o CM grandes parangonas afirmava:

    " Tragédia em Cascais"

    referia-se ao caso de uma casa vizinha à minha onde explodiu uma bilha de gás sem qualquer ferido (não estava ninguém em casa) e sem estragos materiais de relevo. Foi a risada total na vizinhança.

    Mas como o repórter do CM ia por lá a passar no momento da explosão e o director não devia ter o FCP para se entreter...toca de colocar uma 1ª página de CHOQUE. Já sabemos a quem saiu o 24 H...

    Cada vez mais um pasquim este CM.

    [[]]

    ResponderEliminar
  9. Hoje ouvi na radio que se esta a discutir a corrupção na assembleia da republica e alguem perguntou se não achava estranho que nestes anos todos nenhum politico tenha sido condenado por corrupção. Claro ,o Melancia esteve próximo mas não foi condenado (não se provou que este foi corrompido mas provou-se e condenou-se que alguem o corrompeu, lol). PdC está e vai ser perseguido e a comunicação social (até seria c. s. se estivesse ao serviço da informação e não da desinformação selectiva) está a camuflar o que verdadeiramente nos interessa (ao pais não apenas a Lisboa).Maria José Morgado falou de uma serie de medidas importantes para se ter um pais com menos corrupção/trafico influencia mas mais uma vez o que é proposto vai cair em saco roto. Qual é o politico que vai aprovar o levantamento do sigilo bancário. Ai muitos escandalos do que se faz com o nosso dinheiro viriam a publico e se os politico estão desacreditados (as pessoas ate votaram para o concurso grandes port. em Alvaro Cunhal e Salazar??!!) então iria haver uma revolução. Mas o importante é de falar no PdC. Isto é so futebol , tratem de investigar é as nomeações para o aparelho publico.

    ResponderEliminar
  10. Foto eloquente. Nada a acrescentar.
    As análises do 24 horas e outros pasquins também falam por si. Só um tolo não percebe.
    Quanto ao clássico, até ao jogo da selecção, nada, mas a seguir vão-se encarregar de alimentar polémica e pressionar.
    Anderson ... Bem gostava de o ver jogar mas temo que a falta de ritmo e alguma pressa em o pôr a competir possam ser más conselheiras para a integridade do atleta.
    às vezes é melhor jogar com o que temos e não apressar recuperações que depois podem conduzir a situações ainda piores,não se esqueçam que as galinhas podem joigar logo duro para intimidar e até podem acertar, desde os gregos ao petit, embora ache que a sua presença ainda que só no banco possa fazer tremer os galinácios.
    è preciso cuidado.

    ResponderEliminar
  11. Record na 1ª página:
    "Pinto da Costa ESCAPA a ser acusado no Nacional-Benfica".
    ESCAPA são maiúsculas minhas.
    Era uma vitória tida como certa.
    Como no Porto-Sporting, o árbitro não marcou um penálti num último lance do jogo.
    Bem, como esta acusação (aos outros...) saiu do Funchal para onde foi emitida esta certidão de todo o processo de Gondomar, bem pode apelidar-se de crime não ter sido a Morgado a despchar.
    A justiceira, afinal, não está em todo o lado.

    ResponderEliminar
  12. O 1º ELEFANTE foi engolido pelos jornalistas sulistas deste País...Outras vitórias do JNPc irão suceder e este «escapa» vai ser utilizado mais vezes...
    Fiz há pouco um texto em que abordo a polémica com Deco, se quiserem ler, passem no blogue do Lucho.

    ResponderEliminar
  13. devagar devagarinho lá vai a montanha parindo o seu ratinho....

    ResponderEliminar
  14. «Bom já tomei o meu cafézinho e um chocolatinho e estou ainda melhor para continuar o bate papo. Não queria que o Zé Luis visse nas minhas palavras algum acinte por que não o têm sinceramente. Penso que o Zé Luis faz o que acha melhor para explanar o seu pensamento tal como eu e eu erro muitas vezes...Dizia a Catarina - bem vinda do Norte da Europa - que o árbitro teve critérios diferentes para cada uma das equipas e eu confirmo essa sensação...Mas essa tem sido sempre a posição dos árbitros, é mais fácil bater no desgraçadinho que fazer o papel do cavaleiro que salva a honra da donzela! Aquele lance a terminar é duvidoso...O Polga foi de qualquer modo à bola e impediu o Pepe de efectuar o remate porque lhe tocou primeiro no pé e de sola e sendo assim o mínimo seria um livre naquela zona...A bola ficou ali a saltitar o que prova que o Polga não a afastou logo não tocou primeiro no esférico como pretendem os «entendidos»...A bola ficou ali porque o pé do Pepe amorteceu-a por ter ficado impedido de concluir o remate pelo toque do Polga. Claro que o Coroado e o Rola diriam sempre que não fora falta, quem esperaria o contrário? Daqueles senhores só se estivessem loucos é que fariam um comentário diferente, são dois «alinhados» no actual e anterior sistema, senão como justificar terem chegado tão longe? Apontaram alguma pistola aos tais corruptos que faziam as avaliações? Deixem-me rir..."Estou"- eles estiveram - sistemáticamente à frente da classificação época atrás de época e o sistema favorece os outros? LOL...E o Rosa Santos? LOL...Só posso dizer uma coisa: se os outros não ganham esta época com todas estas "nuances", quando é que ganharão? Imaginem se as coisas se passavam ao contrário: se não tivéssemos uma senhora a calcar os nossos calacanhares constantemente, nos proíbisse de reagir na Comunicação Social à campanha odiosa que essa própria Comunicação Social nos move, que faríamos? Se não tívessemos todos os árbitros receosos de marcar faltas a nosso favor para não serem investigados até à exaustão nas suas vidas, o que pensam que sentiríamos? Portanto "eles" têm tudo a seu favor e mesmo assim continuamos à frente, mesmo perdendo pontos como sucedeu ontem! Acreditemos até que a voz nos doa!...Um grande abraço de solidariedade a todos os Portistas e a todos os nossos jogadores!...

    18/3/07 21:17 »

    Caros amigos:
    Esta era a minha opinião sobre o lance final do jogo de Alvalade expressa aqui mesmo neste espaço. Vendo a foto aqui patente e as que foram conjuntamente mostradas no link que o Nuno nos indicou, pouco poderei acrescentar a não ser que o Pepe - provávelmente não acertaria na bola em condições de fazer golo, mas o que é indubitável é que o Polga só toca nela - e levemente - após ter tentado por todos os meios evitar o remate de Pepe...O jogador do Sporting só quis colocar o pé e de sola no pé do Pepe! Por conseguinte seria sempre falta até pelo modo como ele - Polga - aborda o lance - jogo perigoso!...

    ResponderEliminar
  15. Antes ver a foto já não tinha qualquer dúvida de que Polga tinha feito jogo perigoso, logo livre indirecto, depois de ver as fotos fica esclarecido que Pepe, afinal, não terá feito tanto teatro assim e que um penaltie ficou por marcar. Pouco interessa neste caso se Pepe toca ou não na bola ou se Polga toca ou não na bola. Chama-se precisamente jogo perigoso por poder colocar em risco a integridade física de um jogador e neste caso só por sorte Pepe não ficou lesionado com gravidade. A questão mantém-se e se fosse ao contrário? Resposta: provavelmente teriamos primeiras páginas com letras garrafais a dizer FOI PENATIE! E a consequente barulheira do costume, lutos e afins, provavelmente o clube de Alvalade seria protegido pelas arbitragens até ao fim do campeonato.

    Qt ao ESCAPAR de PdC, já aqui há uns tempos tinha lido algures que contra o PdC eles têm uma mão vazia e outra cheia de nada. Isto tudo é um plano concertado que vai servindo para condicionar os jogos do FCPorto e consequentemente, mas de forma contrária, os jogos dos adversários. É certo que não sou inocente ao ponto de achar PdC um anjinho, da mesma forma que não acho nenhum dos outros dirigentes dos outros clubes, mas acho que não têm mesmo nada contra ele. Neste caso queriam condená-lo por ficar contente pelo Benfica ter perdido. Ridículo, tal como é ridículo quererem condená-lo por ter oferecido um relógio comemorativo, no valor de 150€, ao Valentim. Enfim, ele hão de lá chegar e aos poucos vai-se acabando este processo, pelo menos contra PdC. Vamos deixar a lenta justiça funcionar e vamos aguentando o que por aí vai saindo. Aquando do Sporting tinha a notícia guardada há um mês sobre o Reinaldo e usaram-na no dia do jogo. Esperemos para ver o que inventarão para este fim de semana.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  16. Afinal não é o suspeito do costume. Pedro Proença foi o designado para o clássico do próximo domingo.

    Como já tinha dito anteriormente, do mal o menos.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  17. Sócio benfiquista e antigo atleta do SLB, espero que não participe na festa.

    ResponderEliminar
  18. Diz-se que ele é benfiquista mas a verdade é que ainda não o vi a beneficiar os encornados comos outros "não-benfiquistas" que por aí andam de apito em riste.

    Pelo menos é um árbitro corajoso e determinado, que não cede a pressões daquelas hordas de bestas que vão pedir faltas e cartões sempre que um sopro de vento fizer tremer algum jogador do benfiquinha.

    A menos que esteja condicionado "por outro lado", não deve ser por aqui que vem o problema.

    ResponderEliminar
  19. ..." Até com este anormal cumprir das regras se nota algo de estranho vindo do clube da capital, o que faz qualquer portista pensar: será apenas bom senso ou estarão a fazer as coisas por outro lado? "...


    ZIRTAEV :

    Não estão a fazer as coisas por outro lado... porque já as fizeram !

    Repara como foi bem feito o trabalho de casa ...
    Agora , estão apenas a 1 ponto do F.C.PORTO !

    Por isso, é só calmaria .

    Espera , porque vais ter "guerra total " , se o F.C.P. ganhar!

    ResponderEliminar
  20. Estou positivamente surpreendido com esta nomeação do P. Proença.

    Algo de estranho se passa...


    [[]]

    ResponderEliminar
  21. Que dizer de P. Proença?
    Benfiquista assumido para apitar um Benfica-Porto. Depois do sportinguista P. Henriques num Porto-Sporting, o rigor e isenção acima de qualquer dúvida nas nomeações está patente.
    O sistema manda que nenhum árbitro do Porto dirija um jogo do FC Porto em Alvalade ou na Luz. Que tendência é está?
    Pedro Proença não tem um rasto de suspeição atrás dele, de facto, mas alguma coisinha contra o FC Porto tem mesmo.
    Apita desde 2001-2002 sem nessa época ter dirigido qualquer jogo do FC Porto.
    Em 2002-2003 já pareceu estranho que em 3 jogos do FC Porto desse 3 empates e as primeiras "pegas" com Mourinho logo na abertura (2-2) com o Belenenses, com Jankauskas a empatar mesmo no fim depois de 0-2 no marcador. Mais um 2-2 em Leiria e novas críticas de Mourinho na visita à Académica (1-1).
    2003-2004 deu só um FC Porto-V. Guimarães (3-0).
    Mas 2004-2005 começou, de novo, muito mal. Um penálti milimétrico apontado a Quaresma sobre Wender e negou um penálti monstruoso por mão de Jaime com Proença a 5 metros do lance, de frente, sem oposição no campo visual e o FC Porto começou a época com 1-1 em Braga.
    Em 2005-2006, vitória portista em Paços (1-0, Quaresma), com penálti negado aos pacenses depois de golo mal anulado a Hugo Almeida (responsabilidade do auxiliar) que teria dado o 0-2 tranquilo.
    Esta época, esteve em Alvalade (1-1) sem comprometer.
    Que dzer? Cautelas, porque a beneficiar o FC Porto, eventualmente, estará ainda por apitar qualquer árbitro deste sistema do mesmo tipo de nomeações.
    Mas havia outras hipóteses aterrorizadoras como Lucílio e até Paraty e Jorge Sousa, ambos do Porto. Olegário está, definitivamente, poupado ao inferno da Luz, nada como ter padrinhos, depois do jogo com o aclamado golo falso de Petit.
    Proença é dos que melhor distribuem a disciplina (cartões), mas a pressão vermelha vai ser enorme.
    Até porque nas escutas a Luís Filipe Vieira está assumido que Proença "só nos prejudica por ser benfiquista".
    É o que posso lembrar.

    ResponderEliminar
  22. Entretanto, para pôr a leitura e a escrita de alguns em dia, dei uma olhadela ao anónimo Blog da Bola, sempre interventivo e verrinoso q.b. para o que é azul e branco.
    4 postas do dia e nada de Apito Dourado. Depois da tempestade vem a bonança?
    Uma laracha sobre a degradação do Bessa com a mentira de os painéis electrónicos não funcionarem pois ainda há tempos os vi funcionar.
    Uma moralidade sobre a visita de Baltazar Garzon ao Parlamento português e uns dichotes sobre o diabo da corrupção impune na política (na economia, no ensino, na saúde, nos transportes, nas seguradoras, nos hospitais, em tudo como sabemos mas não só...), bela moralidade mas ainda nada de Apito Dourado.
    Uma lengalenga, mais uma, sobre a queda (alegada) de Joaquim Oliveira que estará a perder influência apesar de ter um império de comunicação social e o futebol todo na mão para transmissão - mas o BdB já lhe quer fazer a folha com a ameaça do famoso ex-futuro canal benfica para os jogos dos encornados a partir de... 2013 (mas por essa altura já o clube daquela freguesia lisboeta será, potencialmente, um colosso, dizem...).
    E uma notícia sobre um recorde de visitas desse blog suspeito do dia 23 de Março quando pôs o despacho do tribunal de Gondomar que leva Valentim a tribunal por causa dos jogos do Gondomar - como se aquela peça, decalcada da do MP, tivesse alguma relevância especial e não estivesse, ainda, sob pena de capitular tal e tantos os recursos para a Relação embora naão façam adiar o julgamento...
    Assim vai o mundo do blog da bola...
    Calmo, tranquilo, antes de um Benfica-Porto. Como não estarei cá no domingo e toda a próxima semana, nem darei conta que terá existido tal jogo. Calmo, tranquilo...

    ResponderEliminar
  23. Com textos destes do Zé Luís qualquer portista fica positivamente preparado para argumentar em "amenas" conversas de café que se avizinham sobre os Proenças deste campeonato.

    Zé Luís trazes sempre os factos todos explicados para quem como eu se vai esquecendo de alguns episódios das últimas épocas.

    Ainda assim continuo a achar como o Zirtaev que do mal o menos. Vamos lá ver se o apito não lhe foge das mãos tal a pressão que os encarnados vão fazer sobre ele...

    E se ganharmos o homem ainda vai ser apelidado de portista pelo bigodes & orelhas Lda...

    Obrigado pelo "dossier".


    Abraço à bancada
    [[]]

    ResponderEliminar
  24. LOL o Teixeira tem razão, começo a desconfiar que o Zé Luís é o Dr. Pôncio, ou então tem o arquivo dele :-).

    Já nem me lembrava desse famoso penalti em Braga que o árbitro a 2 metros do lance não viu.

    Obrigado Zé Luís.

    E já, como o Zé Luís já referiu reparem bem:
    Sporting-FCPorto - Pedro Proença, Lisboa
    FCPorto-Benfica - Lucílio Baptista, Setúbal
    FCPorto-Sporting - Pedro Henriques, Lisboa
    Benfica-FCPorto - Pedro Proença, Lisboa

    A pergunta continua a ser a mesma: E se fosse ao contrário, se fossem três árbitros do Porto e arredores?

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  25. Não foi esse que apitou o Belenenses x Benfica e que distribuiu cartões aos benfiquistas (expulsão do Petit)?
    Já ganhamos!!!

    ResponderEliminar
  26. Anónimo, houve um Belenenses-Benfica (0-0) na época passada com o Proença, mas não me lembro de alguma incidência especial. Se expulsou Petit não deve ter sido por acaso, mas como nada assinalei nos meus Zé-files penso que nem o Petit terá sido expulso ou era caso para eu mencionar um facto anómalo, diria histórico!
    (pausa)
    Já verifiquei para tirar dúvidas: o Petit nem jogou por castigo (5 amarelos), era só a 12ª jornada e já estava com a primeira folha carimbada. Bom moço...
    O Léo levou um amarelo.

    ResponderEliminar
  27. Zé Luís, quem faz um post de homenagem a Salazar como o " Blog da Bola" como ele fez merece aceitação ?

    ResponderEliminar
  28. Actualizado: a esta hora o Blog da Bola meteu mais um post, agora sobre um pretenso vígaro que o BdB deu em denunciar há uns meses, um tal de Lima de Carvalho que estará, segundo o blog, a destruir o Sporting vendendo tudo e cobrando a comixão da ordem, além de estar por dentro da trapaceira universidade que se diz independente.
    Nada de novo, portanto.
    No Bola na Área, cujo autor se deu para querer dar notícias do Apito Dourado no Record, também não há notícia do Apito Dourado que ele mesmo escreveu no Record. O seu blog estará para actualização, também...

    ResponderEliminar
  29. Memphis, cheguei um nadinha tarde à tua questão.
    Não interpretes mal, mas nessa matéria parece (o BdB) ter razão. Contas feitas e seriedade comprovada, percebe-se, não quer dizer que se aceite, mas aquilo é um concurso e não me ofende nada, tanto que nem liguei pívia ao tema durante estas semanas todas!
    Eu não sou saudosista, nasci em 62 e mal ouvi falar do homem que morreu em 70 e se tinha retirado em 68. Estou à vontade. Mas pela merda que vejo hoje, pela merda que nos quiseram impingir com o 2º mais votado, como já escrevi noutros locais a propósito, venha o diabo e escolha.
    Desculpem o "adjectivo" que uma vez já me valeu sérios problemas disciplinares, mas nesta matéria também sou de alguma maneira impiedoso. O que não gosto digo-o logo e não me poupo.
    Entre o 1º e o 2º, se houvesse escolha, pelo que conheço da história do 1º (não digo nomes como vês...) que, bem ou mal, foi uma figura, literalmente, marcante do nosso século XX, e pelo que ouvi e vi do 2º classificado que prometeu, inclusive, que em Portugal jamais haveria democracia, puta que pariu a ele e a Odete que o queira aclamar. Dessa farsa e desse mundo de embuste que enganou, e dizimou, centenas de milhões de pessoas, conheci alguma coisa bem palpável, real e que salvo algumas abencerragens ou sobreviventes mastodontes ou dinossauros estariam ainda hoje dispostos a abraçar. Dassssse!

    ResponderEliminar
  30. Isso é outra loiça, também não liguei muito aos resultados do concurso e quanto a politica, bem, daria para estarmos toda a noite a falar.Mas notou-se um certo saudosismo no post dele.

    ResponderEliminar
  31. menphis :

    Na minha opinião está correcta a análise do Zé Luís .

    Agora , também te digo :

    Por acaso não te passou pela cabeça que o homem (blog da bola ), à época , possa ter sido feliz e, por isso, tenha saudades ?

    Ou, até , que se trate apenas de uma provocação ?

    ResponderEliminar
  32. PEPE AGRIDE CLARAMENTE OS PITOES DE ANDERSON POLGA!! COMO TAL DEVERIA TER VISTO O CARTAO AMARELO!!!

    ResponderEliminar
  33. Acho que os votos que deram a vitória ao Salazar foram votos de irreverência, numa de " vamos chatear a malta, pá " e as reacções de júbilo também têm sido isso mesmo, por isso o homem da bola deverá ter posto aquilo numa de irreverência.

    ResponderEliminar
  34. Para finalizar o dia, quando dizem o "povo português escolheu", que eu saiba o povo não é 210 mil votos, sendo muitos deles repetidos da mesma pessoa,por isso não é muito de valorizar isso,exceptuando alguma classe politica e mesmo assim esses...

    ResponderEliminar
  35. Ó Zé Luis, então o 2.º Classificado que deu toda a sua vida em troca de nada e por tanto querer bem aos Portugueses, sofreu a bom sofrer anos e anos seguidos de cadeia e se não aguentou mais tempo preso e torturado foi porque conseguiu escapar de Peniche numa operação em que usou pasme-se, o carro pessoal do próprio Salazar, que era o único que havia em Portugal à prova de bala...Dizer que o Salazar era melhor que ele é de responder F.......!!! Um gajo que chegou a Chefe de Governo depois de ter andado não sei quantos anos a aprender catequese e depois de tanta religião e bons costumes ter aprendido, chegou ao cúmulo de brindar os seus opositores com a lei da bala ou de os deportar para São Tomé ou para a India Portuguesa .....Que se F... a religião dele e de quem o apoiou e ainda apoia...O homem era sabido tinha um tipo de visão financeira do género dos merceeiros da altura...Aliás que se podia esperar de quem era muito ao estilo do Prof. Aníbal Cavaco Silva tão querido como o outro deste Povo ...Um e outro era e é Benfiquista, um nasceu no interior Beirão, nem sequer em Viseu e o outro no Poço de Boliqueime, nem sequer em Faro...Um era filho de um pobre rendeiro agrícola e o outro de um gazolineiro...O outro o 2.º era filho de Doutor e Doutor foi e seria provavelmente muito rico se olhasse apenas para os números e não apenas para as ideias Políticas que defendia, veja-se como acabou, sem nada podendo ter tido tudo...O outro o 1.ºestudou oportunísticamente para Padre mas arrependeu-se depressa, como muitos outros neste País de Padres arrependidos e abandonando(?) a carreira eclesiástica seguiu para Coimbra e para a carreira das Finanças não olhando a meios logo que lho ofereceram para assegurar o Poder mesmo que matar fosse preciso! Aquele o 2.º formou-se na cadeia para onde foi mandado "hibernar" pelo 1.º e daria sempre a sua vida se necessário fosse, pelas suas ideias pela Liberdade e para fazer cair a ditadura e o ditador que ficou em 1.º lugar na classificação final de Março de 2007! Se isto não merece a pena olhar com olhos de ver, então o Mundo anda todo ao contrário!

    ResponderEliminar
  36. Só mais umas coisitas meus caros amigos, eu acho até muito bem e correcto que o Salazar tenha ganho assim por aqueles números, maioria absoluta tipo AD, a eleição de Domingo, porque pela primeira vez em Portugal o Zé Povinho mostrou a sua verdadeira face hipócritamente escondida desde Abril de 1974!...Até aqui andou o raio do Zé a disfarçar porque ele é muito covarde votando alternadamente no CDS, no PPD, no PSD e no PP conforme aparecesse alguém aqui ou ali com um perfil - tipo fotocópia mal tirada - do grande Ditador de Santa Comba Dão...Quando as expectativas lhe saiam goradas votava PS - do mal o menos, pensava ele o Zé!...O que é certo é que tudo isto conduziu ao estado em que estamos!...Na mer...! Porque venha o diabo e escolha o pior: Sá Carneiro, Soares Carneiro, Ramalho Eanes, Pinto Balsemão, Diogo Freitas do Amaral, Paulo Portas, Maria José Nogueira Pinto, Marcelo Rebelo de Sousa, Cavaco Silva, Santana Lopes, Sócrates...Onde estavam todos estes senhores no 25 de Abril?...A comer a sopa dos pobres?...Deixem-me rir!...

    ResponderEliminar
  37. Epá,

    fiquei chocado com as afirmações políticas do Zé Luís mas tudo o que podia dizer do assunto (e é muito) disse-o por mim o Meireles.

    AHH GRANDE MEIRELES!
    MAIS NADA!

    Só um reparo ao Zé Luís que afinal é um saudosista, tens de me mostrar onde é que o Cunhal disse que em Portugal nunca haveria democracia. É porque se existe alguém que lutou por ela com sacríficio pessoal foi o grande Cunhal. E olha que eu não sou comunista, mas tenho um enorme orgulho em Cunhal ter sido português. Esse tipo de apreciações sobre o Álvaro Cunhal são da igualha dos que neste concurso tentaram lavar a imagem do fascismo.

    Ps: não voto em concursos de banha da cobra como este foi


    Abraço

    ResponderEliminar
  38. O memphis captou o essencial da coisa nas duas curtas que escreveu.
    Mesmo assim alguns não perceberam.
    Meireles, não tomes a núvem por Juno, não confundas a árvore com a floresta. Aquilo era um concurso e só votou quem quis, nem me interessa o método.
    Azul, o BdB fez o retrato natural, não tem a ver com cor política ou saudosismo e quase te garanto que o autor não é desse tipo.
    Como eu não sou, Ricardo, mas repito que entre um e outro venha o diabo e escolha.
    Não vou chorar uma lágrima pelo Cunhal e sem saber que idade tens, porque podes não ter visto na tv, o "Portugal jamsis será uma democracia" foi num debate televisivo com Mário Soares, aí pelos 75, quando os comunistas queriam tomar o poder à força.
    O Cunhal disse-o, lembro-me bem, e ainda há dias, talvez por causa da morte dele, essas imagens a preto e branco e essa frase foram passadas na rtp. Acredite quem quiser.
    Mas não me imponham embustes e aquilo que não quero. Se toca a falar a sério posso reagir muito mal.
    Nem tenho de dar explicações a Ricardo nenhum deste país, mas posso garantir que foram mais as vezes em que não votei do que as outras. Até encaixar que só votando posso ajudar a mudar alguma coisa. Também posso é ser enganado, mas é só uma vez e tenho paciência para mais 4 anos.

    ResponderEliminar
  39. Zé Luís ...
    Tenho de respeitar opiniões mas é lamentável o que afirmaste em relação ao 1º.
    Não viveste decerto as agruras antes do 25 de Abril, não tiveste familiares ou amigos presos na pide, não andaste a fugir às cargas policiais nem a lutar por um Portugal melhor e democrático.
    Dá-me nojo viver num país que acha este homem a personagem mais importante - embora não dê credibilidade a este concurso,a votação não é representativa de nada e foi um voto militante nos três primeiros: o primeiro ganhou com os votos dos saudosistas, o 2 com os do PC o terceiro com os votos do loby judeu - esquecendo Camões, F. Pessoa ou D. João II, por exemplo.
    Sem falar do 2º, acho que em relação ao "botas " dizer venha o diabo e escolha ... nem a brincar.
    Atenção - não sou do PC,mas sou anti-salazarista pelo mal que fez a todos nós e continua a fazer.

    ResponderEliminar
  40. Zé Luís,

    lembro-me dessas afirmações do Cunhal na RTP em 76 mas foram proferidas com num contexto diferente do que aquele que algumas pessoas lhe querem colar.

    Aliás, Cunhal provou um pouco mais tarde que não era essa a sua ideia com uma decisão "sábia" ao não provocar uma guerra civil para que muitos estavam preparados.

    Em 75 e 76 como deves estar recordado várias forças especiais da Marinha estavam preparadas para fazer o verdadeiro 25 de Abril. Cunhal não deixou em defesa do NÃO derramamento de sangue. Sei do que falo e esta e outras são histórias que a muitos não interessa colocar ao conhecimento da opinião pública.

    Durante o estado novo e na actual "democracia" sempre insistiram na diabolização de um grande cidadão como foi Álvaro Cunhal.

    Volto a repetir que não sou comunista mas dou-lhes a eles o crédito de hoje podrmos discutir estes e outros assuntos públicamente.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  41. Meus caros,
    Não me quero meter, mas permitam-me um singelo comentário - e eu a pensar que o nosso "partido" era um e só um: o FUTEBOL CLUBE DO PORTO...

    ResponderEliminar
  42. Situacionista, pois eu digo o mesmo, a conversa derivou para ali e nunca me furto a uma boa discussão.
    Teixeira, ainda bem que corroboras o que eu vi e ouvi do Cunhal, alguns podem não acreditar e não interessa o contexto, a verdade é que disse.
    E ninguém me venha declarar o bom e o mau de um lado e doutro porque, como devem ter percebido, uns e outros fazem-me comichões, tenho uma ideia do que o 1º fez e sei o que o 2º queria fazer e isso, felizmente, o povo sempre lho negou.
    Salazar, queiram ou não, são factos que governou o País durante quase 40 anos. Era um país miserável e também sei do que falo pela experiência de pais e avós, obviamente, também comi só sopa ou só batatas quando era miúdo, nunca vivi em fartura e conheci as agruras da vida ainda menino.
    Agora, lições de moral não, nem de história ou outras quaisquer.
    Para quem se indigna com a votação do 1º e poupa a do 2º, francamente, a mim repugnam-me as duas e sempre deixou isso implícito nestas abordagens. Venha o diabo e escolha.
    Quanto ao resto, e como no futebol, respeito do coração a máxima ingelsa do "better dead than red". Sempre. E não só conheci países comunistas como li muito sobre isso e os que muitos sofreram bem acima do que Cunhal sofreu por cá.
    De resto, quanto a experiência "para" o País, são situações até incomparáveis. Mas a maldade implícita nos comunas do pós 25 de Abril também não pode ser escamoteada, como foram, por exemplo, os branqueamentos das FP com o Otelo e Cª, mais os planeadores da Albânia no Ocidente da Europa.
    Nunca festejei vitória de partido algum e lamento que Portugal, com tantas possibilidades de ser um País melhor e mais justo (e até sério, sem corrupção), continue preso por atavismos bacocos muito por causa dos políticos de vão de escada tal e qual os abortos das mesmas condições.
    Interesses capelistas, fidelidades partidárias, obediência ao líder ainda são mote neste País. Logo, o seguidismo ou carneirismo que advém dos tempos de outra senhora estão escarrapachados na tal votação.
    Eu não me admiro. Os defeitos do português médio estão à vista, sempre estiveram. Aceitem ou não. É uma análise, uma constatação, não um modo de vida (o meu) que estão em causa. Espero que percebam de uma vez por todas.

    ResponderEliminar
  43. Zé Luís,

    já te tinha entendido. Também não "entendo" a votação em Cunhal num país com tanta história e grandes o intervenientes na própria história mundial.

    Só me fez "confusão" o teu primeiro comentário onde parecia (?) que desculpavas salazar. E isso para mim dá-me comichão.

    E sim, Cunhal tinha pretensões a nos colocar num sistema comunista mas sei que não o faria por via da tortura e do derramamento de sangue. As FP´s não eram da sua via política e mesmo as ARA que são conotadas por muitos como sendo ligadas ao PCP não passavam de dissidentes extremistas do Partido Comunista.

    Estamos todos esclarecidos e também eu como tem sido evidente também gosto de uma boa "discussão".

    Abraço

    ResponderEliminar
  44. Teixeira, eu só interpretei, como pecebeste por fim. Mas, desculpa lá, acreditares que Cunhal instalaria o comunismo (era o sentido de vida dele, nada contra desde que não me incomode e eu não tenho nada contra as convicções dele só lutaria para não mas impor) mas não pela via da tortura e do derramamento de sangue só se acreditares em milagres e olha que o ateísmo era a profissão de fé daquela gente - além e nenhum país comunista ter sido erguido sem derramamento de sangue e porfiado a sua existência baseado na tortura.
    Essa, Teixeira, é imperdoável e eu nunca deixo estas coisas passar em claro. Se não temesse isso até eu acreditaria no comunismo, pela "bondade" que lhe estaria subjacente, uma certa comoção ou comunhão social.
    Bem, para rematar deixo aqui só a apaeciação de Francisco José Viegas da "Origem das Espécies" que acabei de ler:
    "Outra questão de vida ou morte, segundo parece: a recente vitória póstuma do dr. Salazar não é a primeira. Agradecia que os sociólogos não me maçassem tanto com questões ideológicas tão definitivas como a do triunfo do salazarismo através do televoto. Salazar ganhou o concurso porque é um concurso televisivo; e Cunhal ficou em segundo lugar porque é um concurso televisivo. Os militantes votaram. Mas no caso de Salazar há vários factores. Em primeiro lugar, contou o facto de não ter sido incluído na lista inicial da RTP, claro que contou – e claro que se tratou de censura involuntária. Em segundo lugar, foi tanta a gritaria contra o velho beirão, que as pessoas se irritaram. Em terceiro lugar, foi um voto de protesto (sei que é banal dizer isso, mas não há como fugir à questão). Tirar conclusões acerca de um concurso televisivo? Claro que pode fazer-se. Dá uma imagem do país? Dá. Perguntem às esquerdas que agora protestam o que fizeram de verdade para impedir essa imagem salazarenta do país.

    Mas, fora isso, o caso mais surpreendente vinha no JN de domingo: uma repórter foi ao Parlamento perguntar aos deputados da nação em que figura eles votavam: “não responder foi a forma hábil e prudente de a maioria dos deputados evitar entrar em polémicas”, escreve a jornalista – ou, então, eleger o “povo português”... Ora, por que razão não respondeu a maioria dos deputados a essa pergunta simples e banal? Para não se comprometerem. Quase quinhentos anos depois da Inquisição, quarenta anos depois de Salazar, trinta anos depois do 25 de Abril, “não se comprometer” é ainda o melhor – por causa do medo. Por causa do receio em arriscar, em ter uma opinião (mesmo que errada, mesmo que depois se mude), em ser confrontado com outras opiniões".

    E, finalmente, é por esta falta de comprometimento que muitos que tanto apregoam pelo bem do País o deixaram na merda em que está. E nem acredito que haja reviravolta. O sistema apodreceu. E criam-se, aqui sim, as condições para o larvar de uma ditadura. Daí, penso eu, muitos desejarem os tempos de outrora, como sabemos que muitos, desapoiados e abandonados, suspiram pela segurança e decência mínima que o Estado soviético lhes garantia na URSS. Isto, sinceramente, comove-me. Isto é o que faz muita gente suspirar por Salazar ou por Estaline. Garantiram-lhes estabilidade mínima, nós é que nos preocupamos com outras coisas.
    Esse é o retrato do País. E, na verdade, o que foi feito para o mudarem?
    Hoje ouvi falar do documentário do António Barreto sobre as transformações sociais do país nos últimos 30 ou 40 anos. Não vi o programa, teria gostado de ver porque acho-o um sociólogo respeitável e isento.
    Mas ele foi um ministro algures nesta Democracia e não ficou bem visto. Talvez esse factor de não transformação da sociedade vá escondê-lo no "seu" programa, a sua maneira de ver as coisas.
    Tenho, para mim, que sem os fundos comunitários nunca Portugal teria saído da cepa torta. Pela politiquice de merda que o manteria afundado. Os doutores e engenheiros falsos das beneméritas universidades privadas deram uma enxurrada de paus mandados de que são o último exemplo os engenheiros da OTA que transmitem a validade dos seus estudos que interessam ao Estado para sustentar a sua aventura louca de um novo aeroporto no local menos aconselhado.
    Destas coisas, pela sabedoria popular, as pessoas sabem que Salazar não contemplaria. E a fórmula do pobrezinho mas honrado ainda cai bem em muita gente. Preferem-se assim sabendo estar a ser tratados como parolos. Mas tinham uma ideia de quem os defendia na sua pequenez existencial, dogmática, prudente e de pés assentes na terra, com o reverencialismo aos doutores que hoje são olhados de soslaio.
    É esta desconfiança e o tal voto do "contra" que sustentou a eleição de Salazar, na minha modesta opinião.

    ResponderEliminar
  45. Caro Zé Luis, volto a esta discussão porque tal como a ti - posso tratar-te assim? - estas são questões que me agradam e gosto imenso de as discutir até porque percebo que existem muitos mal entendidos que funcionam como uma espécie de barreira a que a discussão se faça aberta e cristalinamente...Estou mais perto daquilo que afirma e pensa o Teixeira, eu devo até realçar algo do que ele disse e eu sei ser verdade: o facto de Álvaro Cunhal ter sido o principal responsável pelo evitar duma possível Guerra Civil na época que se seguiu àquilo que se denominou como Verão Quente e terminou em 25 de Novembro de 1975! Eu tinha sido passadao à disponibilidade do Exército no dia 8 de Março de 1975 três dias antes do golpe falhado de Spínola...Foi uma jogada feita nos quartéis de todo o País de mandar para casa todos aqueles que eram hipotéticos apoiantes do rumo Revolucionário que as coisas estavam a tomar para assim estarem mais à vontade para actuar...Cheguei ao Porto e dois dias depois dá-se a explosão em Lisboa. Fiquei na expectativa e sinceramente se em 25 de Novembro houvesse uma ordem de chamada - que nunca chegou a surgir nem sequer veladamente - eu partiria sentia esse impulso para lutar por aquilo em que acreditava: a transformação deste País em algo diferente daquilo a que tínhamos estado obrigados a viver durante quarenta e oito anos, sem liberdade de sequer escolher os nossos representantes! O 25 de Novembro levava esse perigo no bojo e ele não se concretizou porque homens como Melo Antunes impediram que rufias como Jaime Neves ou Kaúlza de Arriaga chegassem ao ponto que pretendiam...Mas também porque foi feita - tenho a certeza - uma negociação com o PCP e face às garantias dadas, este Partido decidiu não intervir ou usar as suas influências ao nível Militar! O PCP e as suas forças não avançaram em Novembro de 1975!Isso salvou Portugal de um inútil derramamento de sangue que a outra parte - os ultras direitistas - não hesitariam em soltar desde o primeiro momento! Só assim se compreende o discurso imediatamente após o golpe tomado pelo Major Melo Antunes a tentar pôr ordem naquilo que se sentia querer ser uma revanche direitista! Aí creio que esteve também muito atento e interventivo o General Ramalho Eanes...Eu conheci pessoalmente Álvaro Cunhal, não o confundas a ele ou qualquer membro autêntico do PCP com os membros das FP25 porque nas suas fileiras nunca estiveram elementos ligados ao PCP...Essa tendência extremista radical estava mais ao nível dos grupos das Brigadas Vermelhas Alemãs ou Italianas que fizeram aquilo que toda a gente sabe: eliminaram Aldo Moro chefe da Democracia Cristã que se tinha predisposto a abrir as portas do Poder ao PCI, vencedor durante muitas eleições realizadas em Itália e que por não conseguir a maioria absoluta em votos embora estivesse frequentemente na casa dos quarenta por cento do eleitorado via constantemente negado o acesso à governação de Itália tudo isto perante a impassividade dos guardiães da "Democracia Ocidental" e com o envolvimento activo dos "Falcões" Norte Americanos que ameaçaram várias vezes invadir a Itália se o PCI entrasse na esfera do Governo!...Por aqui podes avaliar os valores "democráticos" desses senhores e a quem esse grupo extremista estaria preferencialmente ligado... Eles os radicais de esquerda também não queriam como nunca aceitaram aqui em Portugal que o Partido Comunista entrasse na área da governação...Mas isso são águas que moveram já outros moínhos!
    Álvaro Cunhal se alguma vez falou na impossibilidade de a Democracia ser levada à prática em Portugal estava a referir-se àquela que ele julgava ser a Democracia Autêntica aquela em que a população é convidada a entervir quotidianamente! Sabes que por exemplo na Banca Nacional estavam constitucionalmente obrigados os Conselhos de Gestão a aceitar à sua mesa de trabalho dois representantes directos e eleitos pelos trabalhadores? É verdade, e também é verdade que eles foram eleitos nos diversos Bancos Nacionais mas nunca tomaram Posse porque as respectivas Gestões nunca o permitiram! Era esta e é esta a visão da Democracia dos Democratas de que falas!...Não era esta de todo a visão do Dtr. Álvaro Cunhal, que punha á frente de tudo o mais, os interesses dos elementos mais pobres e frágeis da Sociedade, os operários fabris e agrícolas, os empregados por conta de outrem, os desempregados, as mulheres e os velhos! Falas do Dtr. António Barreto agora "muito preocupado" em estudar os reflexos sociais negativos existentes em Portugal na Sociedade Contemporânea, ele que foi um grande responsável por leis que fizeram a entrega de terras produtivas de cultivo a grandes latifundiários que em vez de utilizar essas terras para o desenvolvimento agrícola Nacional nela construiram coutadas para a caça às rolas, às perdizes ou aos javalis?...Álvaro Cunhal morreu pobre e nada tinha a não ser livros, recordações e álbuns de fotografias no seu espólio derradeiro, certo estou que até a casa em que morava e onde faleceu não era sequer pertença sua! Sabes Zé Luis, que qualquer deputado ou representante autarca do PCP apenas arrecada o seu ordenado de lei de acordo com o sector em que trabalhava e o restante recebido na Assembleia da República ou do Estado é entregue ao Partido Comunista para que ele resolva os seus problemas de Tesouraria correntes? Que outros representantes Nacionais se sujeitariam a isto, a não serem aqueles que acham que o que fazem é um dever e não uma forma de ganhar dinheiro e projecção pessoal? Acho incrível que pessoas que abandonaram o PCP muito ofendidas tenham vindo a público fazerem-se passar por vítimas de perseguição agora surjam sem qulquer rebuço a lutar em espaços tão inverosímeis como por exemplo Zita Seabra - que foi a mulher que mais lutou e defendeu, enquanto membro paralamentar do PCP - pela aprovação da actual Lei do Aborto e que agora surgiu a apoiar o Não á despenalização da sua regulamentada prática no último referendo? Há pessoas que são durante a sua vida sempre coerentes e outras que não o conseguem ser quando lhes acenam com os bens materiais bem à frente ao nariz! Mas já agora e até para ficares mais descansado a meu respeito e não venhas a recear estar a pronunciar-te com um "perigoso comunista" devo confessar-te que votei em Aristides Sousa Mendes, porque senti que ele representava ainda melhor o meu mais profundo sentimento de justiça! E sabes o que o senhor Professor António de Oliveira Salazar lhe fez? Obrigou-o a morrer completamente na miséria recusando-lhe inclusivé a reforma a que por Lei tinha direito por ter sido ele arrastado para ela compulsivamente pelo próprio Ministro dos Negócios Estrangeiros! Haverá canalhice maior do que esta? Era deste calibre o Maior Português de Todos os Tempos! E não esqueças que ele atraiu a Badajoz o General Humberto Delgado para através da Pide o mandar assassinar a meia dúzia de metros do Território Português! É este tipo virtuoso de homem que defendido tão acentuadamente por pessoas tão conceituadas como Jaime Nogueira Pinto ganha ou mantém o respeito de tanta e tanta gente em Portugal! Eu peço desculpa mas a ser verdade tudo isto prefiro fazer como o Almada Negreiros que afirmava: "se o Dantas é Português eu quero ser Espanhol!"...

    ResponderEliminar
  46. Zé Luís,

    excelente argumentação e ainda que discorde de uma ou outra "nuance" o teu raciocinio está correcto.

    "Nuance" que se transforma em perfeito desacordo quando no meio de uma base sociológica bem conseguida da tua parte metes na rede um peixe que nada tem a ver com Cunhal.

    Se é verdade quando afirmas que o português é inerte quanto ao tomar de decisões e preferir a chamada estabilidade mínima (concordo em absoluto), omites ou mascaras a "verdade" quando colocas Cunhal na mesma saca de salazar.

    Tivesse A. Cunhal se dedicado apenas às suas outras valências como advogado, artista plástico, escultor, escritor, poeta, carreira política e outras que unanimemente era considerado um Ás e seguramente até os de extrema direita estariam orgulhosos da sua história de vida.

    Cunhal que como sabes tirou em pleno Estado Novo e sob a reitoria de fascistas a nota mais alta alguma vez dada em Portugal (19.5 em Direito). Deixou-nos uma imensa literatura, quadros fantásticos e uma história de vida que ainda estará para ser devidamente apreciada pela sociedade.

    Talvez daqui a 40 anos quando não existirem PCP's e a generalidade da esquerda o lembrar como aquele que abdicou de uma carreira pejada de sucessos pessoais para abraçar uma causa em que acreditava.

    A tal maioria de portugueses que falaste não tinha Cunhal entre eles. Uma personagem "digna" de Hollywood (perdoa-me Cunhal com esta do cinema à americana). A vida na clandestinidade, a célebre fuga da prisão com o carro de salazar(o vilão), de volta à clandestinidade e consequente participação activa na Revolução são ainda assim quadros cinematográficos demasiado pequenos para oito décadas de ilustre vivência em busca da igualdade do povo.

    Porque querer comparar Cunhal a Estaline como muitos querem fazer parecer é de uma enorme hipocrisia ou então de completo desconhecimento da verdade.

    Afirmo isto porque, e sem querer parecer pretencioso faço parte de uma família que acompanhou Cunhal nas suas lutas políticas. Conheço muitas histórias. Umas boas e outras menos más. E escrevo menos más porque garanto que ele fez sempre forte oposição à luta armada com derramamento de sangue. E sei também como já te disse (pareceste não querer registar) que Cunhal foi um elemento muito importante para se evitar a guerra civil em 75. Por não ter ido por esse caminho é que apareceram ARA's e FP's 25 de extremistas descontentes com o PCP. Este na clandestinidade que durou décadas optou sempre por ser um partido de ideias e de impulsionar as gentes por querer algo mais da vida. Por ter mais decência do que o fascismo/nacionalismo.

    Salazar era um contabilista conservador. Era um homem cinzento, assexuado, frio, adorador de santinhos e com um terrivel vicio de voyerismo do povo. Tinha também a péssima faceta de conseguir dormir descansado com portugueses que não eram daqueles que disseste serem amorfos, presos e torturados a conta gotas na testa durante anos a fio sem defesa possivel.

    Salazar era a maior vantagem e estabilidade máxima de uma minoria com nomes como Mello, Espiritos Santos, Jardins e outros.

    Esses é que estavam bem.

    O resto não tinha escola porque salazar advogava que povo educado era um povo ingovernavél. Em Portugal era preciso pagar taxas de imposto para se poder usar isqueiro e tinha-se apenas uma estrada até ao Porto e nenhuma para Faro. Era a miséria. Orgulhosamente sós.

    salazar acentuou no povo a sua tendência natural para o eterno fado lamuriento e inerte.

    salazar esteve quatro décadas no poder (e que poder!). Cunhal nem quatro meses esteve.

    Como podes aferir pelo que afirmo estou longe de achar que os dois são males do mesmo saco.

    Cunhal era um Senhor.

    E estou à vontade para o dizer porque não perfilho do mesmo ideal.


    No resto, subscrevo a tua visão da sociedade portuguesa.

    Abraço e obrigado pela "discussão".

    ResponderEliminar
  47. Já agora vejam se me explicam qual é a diferença entre uma ditadura de direita e uma ditadura de esquerda!Outra coisa,não gosto de vermelhos nem pintados,seja na politica seja no futebol!Se querem a minha opinião eu acho que o salazar era um ditador da tanga,aliás nde acordo com a dimensão nacional,senão como é que por exemplo Mário Soares se ufane de ter sido preso pelo regime uma boa meia duzia de vezes!Um ditador que se preze só prende um dissidente uma vez à boa maneira stalinista!Depois o cunhal dizia que não descansava enquanto não visse os portugueses a aquecerem-se sob o sol da santa russia,coisa que eu não gostei nada de ouvir,uma vez que considero o sol da sibéria demasiado frio para me aquecer!Já estou como dis o nosso amigo Zé Luis:que venha o diabo e escolha!

    ResponderEliminar
  48. Meireles,

    reparo agora que estivemos a escrever na mesma altura e com total conversão de ideias.

    No resto percebo o Zé Luís. Ele faz parte dos que teve medo de Cunhal por força da enorme campanha de fel que lhe lançaram durante toda a sua vida. Do mascarar da história.

    Foi talvez aí que Cunhal errou. Ao deixar que a corja que hoje governa novamente o país o convencessem que tudo iria correr bem...em democracia...

    Olha só o pequeno exemplo de Soares. Homem que também admiro mas que soube ser muito mais oportunista na vida.

    Em linguagem futebolística diria que Cunhal é o tipíco jogador que passa ao lado de uma grande carreira apesar de ser de longe o mais talentoso de 4 gerações.

    Um abraço e ainda bem que existem pessoas como tu para ajudar a repôr algumas verdades.

    ResponderEliminar
  49. Obrigado Teixeira pelas tuas palavras mas não poderia deixar de ter dito o que disse e muito ficou ainda por dizer, porque desde que nasci muita água passou por baixo das pontes e confesso que me sinto muito feliz por ter vivido os tempos que vivi! Vivi o pior e o melhor que se pode viver, vivi a tristeza de deixar a minha casa no período mais rico da nossa vida - os nosso vinte anos - e ser obrigado a vestir forçadamente uma farda e preparar-me para poder ser destacado para uma guerra que não ajudei minimamente a construir ou a alimentar! O melhor que se pode sentir que é ver tudo isso ruir como um baralho de cartas de um dia para o outro, perante a alegria e as lágrimas de esperança das pessoas desconhecidas que nos abraçavam e prendavam com tudo o que possas imaginar, como se de filhos de verdade daquela gente anónima nos tratássemos! Foi a época em que senti um orgulho enorme em pertencer a este País!...Mas depois sobreveio aquilo a que Eugénio de Andrade definiu como sendo "o peso da sombra sobre o meu coração"...Tenho três símbolos guardados e todos eles com enorme importância para mim são as Bandeiras de Portugal, do PCP e do Futebol Clube do Porto! E nota que não sou militante do PCP, porque sou demasiado rebelde e insubmisso, mas tenho um enorme respeito por aquele grupo de homens - hoje quase todos eles no fim das suas existências - que deu toda a sua vida pelos ideais da Liberdade e da Justiça Social!

    ResponderEliminar
  50. meireles, teixeira e ricardo:
    de uma forma ou de outra demoraram a perceber o meu ponto.
    Entre o 1º e o 2º venha o diabo e escolha, mantenho.
    Não defendi o Salazar como não defendi democratas como entendeu o meireles.
    Gosto muito de pessoas que acreditam nalguma coisa, comove-me que o exprimam arrebatadoramente, seja gostar de Cunhal ou ir a pé a Fátima. Sinceramente.
    Mas estou como o poeta, não sei para onde vou (eu sei, mas pronto), sei que não vou por aí. `
    Ídolos tenho poucos ou raros. Se calhar ninguém me tocou mais fundo do que a Madre Teresa de Calcutá.
    E, sempre, "better dead than red", embora não ponha de parte votar por qualquer partido de direita ou esquerda, precisam é de me convencer mas não tolero que me enganem.
    Eu sei do que se fala da coesão partidária comunista que não inibe, porém, uma intolerável intromissão no querer e sentir de cada um, obrigando a uma disciplina artidária de cariz canino que não admite em partido algum. Meireles, eu também sou insubmisso e rebelde, por isso não quis seguir carreira no Exército o meu feitio não se coaduna com certas regras. A história dos amanhãs que cantam morreu, felizmente, no século passado.
    E, como sabem, apesar da bipolarização da vida política, económica e social em Portugal, se a democracia não (in)formou todos da melhor maneira porque carga de água aconteceu através de má Imprensa quando se sabe ser este sector um dos raros dominado por gente de esquerda?
    Algo não bate certo.
    E passo por cima do facto de o Ricardo insinuar que sou fascista. Tou-me a cagar, já me chamaram coisas piores e não ofende quem quer nem levo isso tão a peito, mas fique na sua que eu vou na minha. Sem maltratar ninguém.

    ResponderEliminar
  51. "Devemos ensinar às criancinhas que Salazar foi mau ou que Cunhal tinha más ideias? Talvez. Mas seria preferível prepará-las para resistir à mentalidade da guerra civil, à mania para chamar "fascista" a quem pensa de uma maneira diferente, ou ao hábito de reivindicar em exclusivo a "democracia" e a "modernidade". Sessenta mil telefonemas a favor de um Salazar em confronto com Cunhal num concurso televisivo não chegam para fazer uma Frente Nacional. Mas há gente à esquerda que gostaria de transformar esses telefonemas numa Frente Nacional - porque precisa de um par à altura para criar o ambiente em que a sua própria intolerância possa parecer justificada. Por isso, meu caro leitor, se lhe aconteceu chegar ao fim deste texto a pensar que o autor quis "branquear" Salazar e portanto é um "fascista", faça isto: procure um espelho, ponha-se em frente, e o que vir no espelho, pode ter a certeza de que é um "fascista". Tente então resistir a esse "fascista". Não pergunte por quem os telefones tocam: é por si."


    Rui Ramos, in Público de 28.3.07

    ResponderEliminar
  52. Ó Zé Luis estás muito dramático...Então todos os outros excepto tu são fascistas? Se eu procurar um espelho e nele vir reflectida a minha imagem, estou a ver a imagem de um fascista? Por favor ou entendi mal ou tu explicaste-te pior!...Mas eu nunca chamei ou chamarei fascista a quem apoia Salazar a não ser que sinta que essa pessoa é mesmo isso ou tem sentimentos e ideologia fascistas! Muito boa gente gostou e gosta ainda desse senhor que já morreu e que quer queiram ou não, nada mais pode fazer por eles a não ser massacrar angustiadamente os seus pensamentos! Morreu, está morto, quando muito podem elevá-lo à categoria de Herói ou Santo e será tudo quanto podem porfiar por fazer! Quanto à Frente Nacional sinceramente não percebo: falas da união entre os Partidos de Direita ou entre os Partidos de Esquerda? De direita já tivemos várias experiências e quem não se lembra da AD -Um Governo, Uma Maioria, Um Presidente - que pretendia num "três em um" pôr de lado e quietinha toda a oposição? De esquerda o máximo que se conseguiu foi a frente PCP/PEV, portanto algo muito curto para se poder considerar como Frente Nacional! O Partido Socialista é que já esteve em todas - Bloco Central, Sózinho e com o CDS/PP - excepto com o PCP, porque será???...Então tu Zé Luis não acreditas em nada, nem no Futebol Clube do Porto? Estou a começar a sentir alguma apreensão com esse teu lado depressivo!...Não fales em fidelidade canina quando te referes ao PCP, porque já por lá passei e sempre disse o que tinha a dizer, admito que não sucederia o mesmo com outros, mas isso acontece em todo o lado, há gente que para fazer qualquer coisa tem de se sentir apoiado, eu (in)felizmente não sou desse género, fui obrigado desde muito novo a desenrrascar-me sózinho e a dizer exactamente o que pensava! Essa da Madre Teresa de Calcutá, está um pouco em contradição com aquela de não acreditares em N.ª S.ª de Fátima, não achas? Ou acreditas em Santos ou não acreditas!!!?...E já agora te digo que ir a pé a Fátima - ou ir mais a Norte a Santiago de Compostela - deve ser um exercício fantástico, pelo menos deve dar para abater uns quilitos bem anafados...Acho também que estás a assentar num equívoco, quando dizes que a esquerda assentou arraiais na Comunicção Social, estás a falar de quê? Do Expresso, do Correio da Manhã, do Diabo, do Jornal do Crime, do Sol, do JN, do Diário de Notícias, do Público?...Das revistas côr de Rosa? Da TVI, da RTP, da SIC, da Rádio Renascença???...Há aí uma grande confusão e apenas devo lembrar-te que de esquerda se houve alguns jornais que o foram assumidamente, durante um determinado período de tempo, como o Diário de Lisboa ou o República, alguns senhores arrumaram com eles em muito pouco tempo!...Isto para não falar do Diário, ou outros órgãos marcadamente político/partidários como o Avante, o Luta Livre ou o Portugal Socialista...Bom mas passemos em frente e queria lembrar-te que os "amanhãs que cantam" sempre existirão enquanto não morrer a vida e a esperança no ser humano! Quando isso suceder é melhor praticarmos "hara kiri" do que continuar a aturar esta estupidez de vida! De qualquer modo um grande abraço de simpatia para ti e para quem se pronuncia sem receio ou tibiezas deste ou sobre qualquer outro tema! É isso que nos faz diferentes das restantes espécies vivas!!!...

    ResponderEliminar
  53. Meireles, para pôr ponto final nisto.
    Quem insinuou eu ser facista foi o Ricardo.
    Sobre a Frente Nacional quem opina é o Rui Ramos.
    Não disse se acreditava ou não em Fátima, nem lhe chamei Nossa Sra.
    Dá-me um exemplo, fora o Cunhal claro, de verdadeiro amor ao próximo e praticado, contemporâneo, palpável, visível, relatado, retratado, sofrido e comovente como o de Teresa de Calcutá.
    E em coisas de fé não brinco. Respeito toda a fé dos outros, incluindo a minha, claro.
    Sei do que falo quanto ao esquerdismo da Imprensa. Olha que não é só o Durão que deixou de ser do MRPP, ou da Zita que conheceste de perto. Há muito director de jornal. Eu sei do que estou a falar. Tu talvez não saibas tanto neste campo.
    Quanto à argumentação do Teixeira, melindrado por alguma colagem do PCP a grupos extremistas e terroristas como ARA e FP-25, então a ETA tem razão de ser e de actuar, já que não pode confundir-se o braço político de um partido reconhecido em Espanha com a ala terrorista que implicitamente apoia mas está juridicamente ou legalmente demarcado dela.
    Eu não pus rótulos em ninguém. E convinha que relessem aquela passagem do José Gil sobre a não-inscrição. As pessoas não sabem ouvir-se umas às outras, discutem muito mas entendem-se pouco e dispersam-se nos assuntos além de se perderem nos conteúdos.

    ResponderEliminar
  54. OK Zé Luis vamos fazer uma pausa e voltaremos a esta conversa quando estiveres mais aberto a falar sem preconceitos...Para terminar diria que respeito muito figuras como Teresa de Calcutá - e são milhares espalhadas pelo nosso Planeta - que dedicam as suas vidas a tentar minorar os efeitos desta enorme e amoral anarquia em que se transformou o Mundo! Mas penso que mais que "tratar dos feridos e enterrar os mortos" é necessário existirem pessoas que saibam e "ousem" construir "edifícios ou estruturas" que se mostrem habilitadas a suportar um qualquer "furacão" que eventualmente nos seja "oferecido" pela Mãe Natureza! Um abraço e cá continuo à vossa disponibilidade!

    ResponderEliminar