09 março 2007

Virar a página rumo ao Bi

Apesar da derrota na última eliminatória da Champions League, o FCP demonstrou ter uma equipa com qualidade, o que deu origem a vários elogios de jornais estrangeiros ( ver post do Zirtaev de ontem ), não me lembrando numa época, exceptuando as épocas das glórias europeias, onde o FCP conseguisse ter uma imagem tão positiva por essa Europa fora e os seus jogadores serem tão desejados por clubes de vários campeonatos.

A imagem que o FCP deu a conhecer, foi de uma equipa difícil de bater, sendo um conjunto muito bem organizado e com uma defesa forte, um meio campo lutador, mas também com um ataque inconsequente para as melhores defesas da Europa e sem a genialidade e a improvisação de Anderson.

Na minha opinião, o FCP, no conjunto das 2 mãos, bateu-se bem frente a um adversário que é muito forte como conjunto e com jogadores com uma experiência internacional muito mais madura do que os jogadores da nossa equipa, tendo perdido a eliminatória por pormenores que, mais não são, do que normais no futebol : um erro de concentração defensiva do nosso lateral no golo de Shevchenko no Dragão e um deslize , infeliz e anormal, de um jogador, que muito nos tem dado e que tem transmitido, e irá certamente continuar a transmitir no resto da época, uma segurança defensiva fora do comum.

Esta eliminatória serviu também para " consagrar ", aos olhos dos olheiros europeus, jogadores como Quaresma, apesar de não ter sido tão decisivo e tão brilhante como tem sido no campeonato, a dupla Pepe - Bruno Alves, provavelmente a dupla mais difícil que a dupla de atacantes do Chelsea encontrou esta época, e também para " reabilitar " um jogador que estava a ter exibições menos boas mas foi, para mim, o melhor jogador do FCP nesta eliminatória : Paulo Assunção, foi um pêndulo no meio campo não dando hipóteses aos jogadores que caíram na sua área de jurisdição rubricando duas excelentes exibições.

E o futuro?

Tenho um sentimento, podem chamar de fé, que o FCP poderá ser, novamente, campeão europeu no espaço de 5/6 anos, mas o que falta para não sermos agora?

Falta maturidade, e por isso é necessário tentar não deixar destruir um plantel com uma média de idade tão baixa como a nossa, embora poderá haver necessidade de vender um ou outro elemento mais preponderante da equipa, não se poderá perder as peças-chave ou, em caso disso, deverão ser substituídos por outros onde a qualidade não difere muito, nem desequilibre a equipa.

Falta um goleador, o ataque ainda não é aquele que poderá dar vitórias decisivas contra defesas fortes, precisamos de um jogador com categoria internacional, que não seja inconstante e que na cara do GR adversário não falhe. Ainda temos Renteria para apreciar, esperemos que tenha sido acertada a sua contratação.

Por último, falta um banco com maiores e melhores opções com jogadores mais versáteis, para que a equipa não note a diferença aquando da transição para sistemas tácticos diferentes durante o decorrer das partidas.

Resumindo, esta equipa, com esta atitude e com esta arrogância demonstrada no campo, juntando a genialidade de Anderson e, com o passar do tempo será ainda mais equilibrada e madura, juntando a sorte, poderá voltar a brilhar ao nível mais alto na Europa, brevemente, depois de uma prestação infeliz do ano passado, podemos ficar, não satisfeitos porque as derrotas não nos satisfazem, mas apenas moralmente conformados e orgulhosos por aquilo que foi feito.

Agora é tempo de reunir as tropas, virar a página, esquecermos dos elogios porque não garantem vitórias, unirmos-nos todos e arregaçar as mangas, porque ainda temos um campeonato para ganhar.

24 comentários:

  1. Espero nos próximos jogos pela titularidade do Bruno Moraes e do Ibson e consequente afastamento do Raúl Meireles, que não acerta um passe nem mesmo a 2 metros e é nulo em termos de progressão em campo, ora isso é o mesmo que jogar em inferioridade numérica!
    A pubalgia que,dizem, sofre Lucho deveria retirá-lo mais cedo de campo, sob pena de se agravar.
    Nos próximos 3 jogos teremos que mostrar uma condição física superior, porque está visto que vamos jogar contra 14! vide João Ferreira a arbitrar no Funchal...
    FORÇA PORTO !

    ResponderEliminar
  2. Apos mais uma amostra evidente de que o Benfica nao tem nem tera pernas para nos acompanhar na luta pelo titulo, torna-se cada vez mais claro que o Porto com um bocadinho de calma e pragmatismo limpa este campeonato nas calmas. No Maritimo, teremos 90 minutos para la meter pelo menos uma batata, pois nao me parece que os insulares tenham capacidade para bater o quarteto assuncao, pepe, bruno e helton. Sera um jogo de paciencia mas que o resultado acabara por aparecer. O Sporting no Dragao, pelo amor de Deus... O Sporting joga muuuuito pouco. Nao precisaremos de grandes preocupacoes defensivas alem daquelas que sao normais. A Luz, vai ser o jackpot. As galinhas nao aguentam a pressao dos grandes momentos. nao estao habituados a grandes momentos como nos estamos. Viu-se lindamente em Paris. Estou convencido que se os jogadores do Porto nao perderem a cabeca com as provocacoes galinaceas e mantermos a frieza que nos destingue, vamos la arrumar o campeonato. Assim seja, Forca Porto.

    ResponderEliminar
  3. O FCPorto corre mt riscos com este joão ferreira, q os nossos jogadores estejam avisados... De resto há q ganhar pq uma vitória e parece-me q este título já n nos foge.

    ResponderEliminar
  4. Paris je t'aime é o título de um post no meu blog:)

    ResponderEliminar
  5. Lucho com uma pubalgia? A ser verdade é muito preocupante, porque a pubalgia é a lesão mais chata de ser curar, só tem 2 soluções : ou paragem imediata e muito descanso ou então ir à faca.

    Espero que Lucho debele a lesão e que a mesma não seja mesmo pubalgia porque assim acabou este ano Lucho.

    ResponderEliminar
  6. Quanto mais fica evidente que o FC Porto tem o suficiente para ganhar a Liga Portuguesa, mais cresce a minha preocupação para as jogadas de bastidores em relação à mais que esperada penalização de alguns dos nossos jogadores para os encontros que se avizinham.

    Se no Maritimo podemos esperar as dificuldades históricas que temos sempre que nos deslocamos à Madeira, no Dragão frente ao Sporting será importantissimo que não desperdicemos quaquer ponto. O SCP poderá estar de malas aviadas no que diz respeito a pretensões ao tiulo mas quererá seguramente provar que ainda tem legitímas hipóteses de chegar ao 2º lugar. Na Luz o SLB ainda não perdeu, e com o seu melhor 11 poderá nos causar problemas. Será fulcral que cheguemos a esse embate com pontos suficientes para amenizar uma possivel derrota.

    Contudo, a minha confiança é total, sendo apenas beliscada pelas penalizações de alguns jogadores fundamentais no nosso 11. Será que Anderson jogará frente ao SLB?

    Ganhar o campeonato no terreno do nosso principal adversário seria o melhor prémio para uma equipa que mereceria algo mais do que já foi obtido esta época, uma mão cheia d nada...

    NOTA: lembro-me de um comentário aqui (situacionista ou offshore se a memória não me falha), que abordava o problema de o SLB ter vendido dois dos seus centrais...ontem viu-se em Paris que essa é uma evidência que nos poderá ser bastane útil...

    Zirtaev, mais uma vez concordo com a generalidade do teu texto.

    Quanto ao podermos ser campeões europeus daqui a 5/6 anos, tudo dependerá da melhoria da política desportiva, que como é sabido não tem o meu total apoio. A vendermos os nossos melhores jogadores estaremos sempre a fazer formação para os tubarões dos melhores campeonatos. Transferir mais do que um jogador importante por ano é suicídio desportivo.

    Abraços

    [[]]

    ResponderEliminar
  7. Muito bem, menphis, com um à parte: Rentería não é coisa alguma semelhante a um jogador. Para precisar, pensava que fosse avançado pelo meio e é quando muito um ala, nem extremo é, para flectir para o centro. E já vi que dali não sairá nada.
    É preciso um dianteiro muito veloz: algum dos do Tottenham da frente de Lennon a Malbranque, de Berbatov e Keane e eles nem meteram o Defoe. Qualquer destes, ou com velocidade parecida, destrói uma defesa.
    Não há quem rompa em velocidade nas linhas defensivas.
    Anderson é malabarista, desfaz sistemas de jogo mas pode não chegar para destruir uma defesa.
    Precisaríamos de um ponta-de-lança melhor, mas pelo menos com Adriano temos um valente na frente, que dá luta e só precisa ser bem servido quer em bolas longas quer com alguém que entre a aproveitar os espaços que as movimentações de Adriano criam.
    A nossa defesa e Paulo Assunção, mais os quatro da frente do Tottenham destruiriam o Chelsea.
    Aliás, se aposto no meu Liverpool na Champions, aposto tudo nos spurs para a UEFA.
    Para a Madeira, antes do Sporting, é preciso estofo, mais calma e controlo absoluto do jogo a que dará jeito 1 ou 2 golos na 1ª parte.
    O João Ferreira é de temer. O tipo facilita todas as entradas maldosas e na Madeira as equipas de lá abusam um bocado.
    Lembrem-se de um Nacional-Porto, com entrada de pitões ao pescoço de Deco e o Ferreira nem falta marcou. Mais: em Guimarães, Costinha abalroado por Flávio Meireles no pescoço e o Ferreira nem falta marcou.
    O árbitro da treta, vigarista que tem andado arredio dos jogos importantes à parte o Boavista-Benfica da 2ª jornada, ainda há dias deixou o Boavista marcar em Coimbra um golo em flagrante falta.
    Atenção ao árbitro, nada de faltas duras que ele marca logo os amarelados importantes.
    O Marítimo é duro de roer em casa.
    Mas 1 ou 2 golos antes do intervalo deixam-nos fora de combate, apesar de terem gajos do wrestling no meio-campo.
    Uma vitória do FC Porto é fantástico para o resto da Liga e os dois jogos seguintes que serão cruciais.

    ResponderEliminar
  8. Menphis,

    peço desculpa por no meu último comentário ter atribuído a autoria do texto ao Zirtaev.

    Distração da minha parte.

    Um abraço.

    [[]]

    ResponderEliminar
  9. Concordo com quase tudo o que o Menphis escreve, principalmente com o último parágrafo.

    Ao contrário do Zé Luís, tenho esperanças que o Renteria ainda possa ser muito útil, vamos dar tempo ao tempo e esperar que a sua experiência como conhecedor de futebol o tenha enganado, pelo menos em relação a este jogador.

    Já no que respeita a vencer a Champions, além da sorte claro, que até as potências da Europa necessitam dela (repare-se no Chelsea que apanhou um dos mais fáceis o Valência), para além da sorte , como dizia, seria necessário conseguir manter alguns jogadores e num clube como o FCPorto, ou seja um clube que vive da venda desses jogadores torna-se muito dificil, senão impossível. Não aparecem Mourinhos sempre.

    Por melhor que seja o gestor do nosso clube, esta evidência, de ter de vender jogadores, é o que faz o clube viver e se não nos aparecer um russo milionário, irá ser assim toda a vida.

    Resta-nos tentar brilhar realmente na Europa para mostrar e inflaccionar os passes dos nossos jogadores, mas ganhar já é outra coisa.

    Com o afastamento nesta fase, poderemos dizer adeus a Quaresma e maus um ou dois jogadores no final da época e começar de novo para o ano. É assim que funciona.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. Excelente o comentário do zé luis. Concordo com tudo o q disse. Tb acho fundamental vencer este jogo e tb tenho como certo q o sr.jferreira irá pactuar com toda a violência por parte dos madeirense e deverá punir (com todo o prazer q lhe provoca)os amarelados em risco do fcp. Estou receoso, precisamos de um pouco de sorte para vencer estes obstáculos todos q estão inerentes ao desafio do funchal...

    ResponderEliminar
  11. Gostava q comentassem no meu blog este meu último post q contém, entre outras, as seguintes ideias...Espero também que o Porto volte ao 4-3-3 com a mesma equipa que jogou contra o Braga (Cech no lugar de Fucile e este no de Bosingwa). Admito também que um dos centrocampistas (Lucho ou Meireles) saiam para a entrada de Ibson.
    Vítor Baía demonstrou solidariedade a Helton neste momento mau do Brasileiro. Um grande capitão, um grande senhor, um grande Portista.
    Quaresma em mais uma provocação de Mourinho apontou para o símbolo do F.C.Porto. Eu vi, registei e fiquei orgulhoso de ter o Harry Potter na minha equipa.

    ResponderEliminar
  12. Menphis... o Lucho este ano ja acabou ha muito tempo!

    ResponderEliminar
  13. Miguel...uma lesão como uma pubalgia, a confirmar-se ser uma pubalgia, por muito que um jogador queira não consegue, precisa de descansar e Lucho nunca parou, por isso é normal estar fisicamente mal, ou apenas aguentar pouco jogo, mas mesmo assim é importante na equipa, tem é de "aprender" a conviver com a lesão e correr pouco, mas também pra isso, mais vale por lá outro.

    ResponderEliminar
  14. O Lucho a meio gás vale por 2. Pelo que faz com e sem bola. Não temos nenhum jogador do meio campo que saiba posicionar os outros com as suas próprias movimentações. Ainda assim era bom que já lhe tivessem dado algum descanso.

    [[]]

    ResponderEliminar
  15. O jogo com o Marítimo é fundamental.
    è tradicionalmente difícil, e se empatarmos as coisas complicam-se muito.
    Por isso temos de entrar com força, atitude e concentração, com um olho no burro ( marítimo ) e outro no cigano ( o árbitro ) que vai fazer tudo para nos prejudicar e amarelar os três que estão à bica.
    Muito difícil, pois, mas é do que gostamos, contra tudo e todos.
    Acho que o Lucho pelo menos deve fazer meia parte ou então descansar, o Ibson - parece - está a dar algumas garantias...o nosso meio campo está fraco.
    Quanto a jogadores, concordo que precisamos de um avançado rompedor, rápido e bom finalizador, de um extramo rápido e a centrar bem e alguém para dar força e certeza de passe ao meio campo.
    Depois disto ... FORÇA PORTO

    ResponderEliminar
  16. Mas Miguel, tens a certeza de que o Lucho tem essa tal pubalgia?

    De qq maneira se tem esse problema só tem de o curar, por mais falta que nos faça. Um Lucho a 100% vale por dois Ibsons. Assim como tem estado não vale por um Ibson.

    Sempre me ri e critiquei o benfica por colocar jogadores que ainda não estão a 100% e que acabam por ficar ainda pior que o que estavam e agora anda um jogador a fazer todos os jogos do FCPorto lesionado!?!?!

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  17. No jogo do chelsea,jesualdo ferreira devia ter colocado postiga no lugar de Adriano,pois Adriano,apesar de estar motivado,nao tem o que e necessario para lutar contra centrais como ricardo carvalho e essien.
    Quanto aos proximos jogos,penso que num dos classicos vamos perder um jogador que tem estado muito bem,que e paulo assunçao.So falta um amarelo para ele chegar ao limete de amarelos e ha de levar um cartao num dos proximos dois jogos.É um risco colocar Anderson a jogar ja frente ao Benfica,pois com Katsouranios tudo e possivel.

    ResponderEliminar
  18. porto,

    essa do Adriano não ter o necessário para lutar com os centrais do chelsea e o Postiga ter é o maior LOL de hoje.

    [[]]

    ResponderEliminar
  19. Terminada que está a honrosa presença europeia que demonstrou um FCP novamente com algum estofo para a europa,mas ainda a precisar de afinação e ter outro tipo de alternativas ao onze inicial.
    Quanto ao futuro espero sobretudo que seja possivel manter a espinha dorsal desta equipa na próxima época e a reforçar com jogadores que venham acrescentar alguma coisa ao FCP para termos uma equipa forte a nível interno e capaz de algo mais em termos internacionais.
    Viva o FCP!!!
    Dinis

    ResponderEliminar
  20. Caros Portistas de Bancada:
    a maior diferença que eu vi nas duas mãos desta eliminatória foi, claramente,o nível físico das duas equipas. No Dragão rebentámos aos 70 mnts e eles controlaram calmamente o jogo. Quando o quiseram acelerar o Drogba mandou uma ao poste...
    Na 4ª feira em 45 minutos não criámos uma oportunidade, um remata por manifesta perca física (acentuada por alguma infelicidade nas substituições).
    Custa-me dizê-lo mas é o único aspecto que tenho saudades de Co Adriaanse: com ele a equipa vendia saúde!!

    ResponderEliminar
  21. – Que vida tem o mediático treinador do Chelsea, um dos clubes da moda e mais em voga? Consegue ter tempo para uma vida social dita normal?

    – Neste momento, e em função das minhas escolhas, a minha vida é futebol e família. O Chelsea ocupa-me uma parte importante do dia, a trabalhar a equipa, a planificar a temporada... enfim, há sempre muito que fazer.

    Ainda agora, aquando da eliminatória com o FC Porto para a Liga dos Campeões, comentava com o Jesualdo Ferreira que em Portugal os clubes levam 30 jogos disputados até esta altura, enquanto em Inglaterra vamos para 60... Claro que isso obriga a alterações na planificação, até mesmo em função do rendimento dos atletas.
    In Correio da Manhã
    Enquanto que muita comunicação social inventou uma má relação entre Jesualdo Ferreira e José Mourinho eles pelos menos falam-se.

    ResponderEliminar
  22. – Que vida tem o mediático treinador do Chelsea, um dos clubes da moda e mais em voga? Consegue ter tempo para uma vida social dita normal?

    – Neste momento, e em função das minhas escolhas, a minha vida é futebol e família. O Chelsea ocupa-me uma parte importante do dia, a trabalhar a equipa, a planificar a temporada... enfim, há sempre muito que fazer.

    Ainda agora, aquando da eliminatória com o FC Porto para a Liga dos Campeões, comentava com o Jesualdo Ferreira que em Portugal os clubes levam 30 jogos disputados até esta altura, enquanto em Inglaterra vamos para 60... Claro que isso obriga a alterações na planificação, até mesmo em função do rendimento dos atletas.
    In Correio da Manhã
    Enquanto que muita comunicação social inventou uma má relação entre Jesualdo Ferreira e José Mourinho eles pelo menos falam-se.

    ResponderEliminar
  23. À margem das eventuais saídas, o FC Porto contratou o avançado sérvio Nikolas Vasilic (ex-FC Obilic), jovem com 17 anos mas com um enorme potencial. O esquerdino, tido como o ‘Vieri da Sérvia’, tem 1,90m de altura e está já há algumas semanas a treinar junto dos juniores portistas.
    In Correio da Manhã
    Poderá ser este Vasilic o goleador que nos falta?

    ResponderEliminar