23 março 2007

Comentadores ou fazedores de opiniões ?

Existirá isenção nos relatos e comentários dos comentadores desportivos? Os comentadores em grande percentagem são adeptos de futebol e existem os bons profissionais e os maus profissionais. O que é verdade é que eles têm o poder de influenciar milhões com as suas opiniões. Há uma frase célebre de Fernando Gomes que um dia disse que marcar um golo é como ter um orgasmo. Já repararam nos diferentes orgasmos que os comentadores têm?!

- Almeida S., editado por Susana Valente, in " relvado.com ", no dia 18/03/2007

A missão de um jornalista desportivo deverá ser de procurar a isenção e relatar os factos com toda a exactidão, dando uma imagem a quem o ouve/vê/lê daquilo que se passa/passou dentro do relvado, mas nem sempre isso acontece com alguns jornalistas a tornarem-se facciosos e a mostrarem o seu lado de adepto transformando-se em autêntico fazedor de opiniões.

Considero que o futebol português perdeu, e muito, aquando da passagem dos direitos televisivos da RTP para a TVI.

Além das transmissões serem aborrecidas, sem qualquer vivacidade e rigor televisivo, uma dessas provas são os vários e saturados enquadramentos que se dão aos rostos de adeptos, muitas vezes com figuras que parecem tiradas de um qualquer desenho animado, ainda temos as opiniões “especializadas “ de comentadores, e os flashs-interviews sempre desinteressantes e tendenciosos nas questões apresentadas, ao ponto de na último partida transmitida pela TVI o jornalista, de sorriso rasgado e feliz, perguntava a Fernando Santos se ganhasse ao FCP o SLB já era campeão, valeu o bom senso da resposta do treinador encarnado.

Comparando com as transmissões televisivas de outros campeonatos europeus verificamos que é dada a prioridade à razão da transmissão, ou seja, ao espectáculo em si, ao jogo e aos seus intervenientes, melhor exemplo disso é mesma a transmissão de jogos do campeonato inglês.

Em Portugal, em cada remate da equipa, vemos as inúmeras reacções dos treinadores nas variadas posições, sendo alguns especialistas em todo esse " show off" como Jorge Jesus, e as repetições, por vezes, são mesmo fora de tempo, lembremos-nos do Euro 2004 e do golo de Maniche, enquanto Portugal marcava, a repetição de um remate banal não parava de dar impedindo de vermos o golo em directo.

Relativamente, aos programas de TV, mais uma vez recorro ao futebol inglês e à sua maneira de ver futebol.

A SportTv transmite uma magazine, ao jeito do que faz mesmo da Champions League, onde dá voz aos jogadores e treinadores, onde se fazem antevisões das partidas da jornada e até contam curiosidades, no programa só se fala de futebol, simples, sem recorrer a termos técnicos e tácticos e com um ritmo intenso que diverte o telespectador e nos faz crescer água na boca para uma tarde de jogos interessantes.

Em Portugal, embora eu já perdesse o hábito de ver programas desportivos, só considero haver um programa de futebol a sério, é aquele transmitido pela RTPN onde o telespectador recebe lições de como ver futebol de Luís Freitas Lobo e uma visão clara de Paulo Sousa, tendo depois uma entrevista de um protagonista, entrevista essa sempre feita com clareza, tranquilidade e objectividade.

Até o hábito de ver os resumos de futebol no domingo à noite se perdeu, mas felizmente o tempo já nos permite ver através de outras tecnologias, como a Internet ou, no caso dos grandes, em resumos nos telemóveis.

Nota-se, sobretudo, um grande tempo de antena aos grandes e, principalmente, aos feitos dos grandes de Lisboa, sendo o festejo dos golos mais intensos e efusivos quando a sua equipa marca. Por vezes, pequenas mensagens sublimares que são ditas nas transmissões têm outro alcance, ao ponto de serem pequenas alfinetadas, para que o receptor interprete de uma maneira diferente.

Todos recordamos da incompreensão e admiração dos comentadores de Ulisses Morais ter no banco os melhores jogadores do Marítimo, os jogadores mais decisivos e melhores marcadores, passando uma imagem de que o treinador da equipa da Madeira estava a facilitar contra o FCP.


Na verdade, ás vezes dá vontade de seguir o conselho de Artur Jorge e retirar o som da TV, vendo o jogo e escutar, ao mesmo tempo, música clássica.

47 comentários:

  1. Essa imparcialidade dos jornalistas nunca irá acabar em Portugal, simplesmente porque o código deontológico não serve para nada neste país. "Ninguém" o respeita.

    Resta-nos esperar pelo virar do prego. Ou seja, o dia em que no mínimo seremos tantos quantos os benfiquistas/sportinguistas e que estejamos na mesma posição.

    Sou residente em Lisboa, e se na minha infância era um dos poucos portistas na minha zona de residência, hoje constato que a criançada exibe orgulhosamente a camisola do FCP em números que já "preocupam" muita gente.

    Quanto à ideia do Artur Jorge para baixar o som e ouvir musica é coisa que já faço embora sem o fazer com música clássica...

    Passei a enrevar-me menos com o jogo.

    Excepção feita quando os jogos são comentados pelo L.F. Lobo ou na altura do Gabriel Alves que apesar das suas dissertações me fazia assistir ao jogo de forma bem disposta.

    "XPTO, 25 anos, 1m80, casado, pai de 2 filhos, Isabelinha e Francisco (...)excelente central..."


    Abraço

    ResponderEliminar
  2. A maior parte dos comentadores televisivos não têm queda para o assunto,não sabem narrar um jogo de futebol e são tendenciosos nos comentários.
    Por norma são anti-portistas(...)desde o Gabriel Alves e o Delgado da RTP nos anos 80 até ao Miguel Prates e quase todos os outros da Sport TV, passando pelos actuais comentadores da TVI, não houve qualquer evolução.
    Existem raras excepções como é o caso do Luis Freitas Lobo, Joaquim Rita etc.. que deixam de parte o fervor clubistico e comentam o jogo como deve ser.
    Para alem disso temos os Pseudo comentadores \ analistas \ que após os jogos emitem opiniões tendenciosas como é o caso do Rui Santos e do Joao Manha, que vestem as camisolas dos clubes de Lisboa nada dignificando o futebol.
    Desde miudo que fui habituado a ver jogos de futebol na Televisão Espanhola e sempre assisti a comentários imparciais ao longo de um jogo.
    Aqui há tempos um amigo meu jornalista, foi trabalhar para a SIC e a pergunta que os novos colegas fizeram foi: Então pá és do Benfica ou do Sporting?
    E ele respondeu: Sou do Porto!
    Do Porto? retorquiram eles..Epá aqui estas feito ,porque ninguem é adepto do Porto...riso geral!!
    Como vêem não são só os jornalistas que vestem a camisola(...) temos os produtores ,realizadores que tambem mostram as imagens que querem para induzir e influenciar o incauto do espectador ...
    Cumprimentos do Louro

    ResponderEliminar
  3. errata

    "Essa imparcialidade(...)", leia-se parcialidade.

    ResponderEliminar
  4. O melhor mesmo é fazer como dizia o Artur Jorge: desligar o som da televisão ou baixá-lo para ter apenas um ruído de fundo.

    Imparcialidade? Mas como se a maior parte nem argúcuia para exercitar a inteligência tem?

    Aliás, o jornal "O Jogo" - que eu saiba - para além de pretender servir para diversificar as apostas do famoso grupo de Fafe (PSD/Marques Mendes) que na altura tinha adquirido a Rádio Press/O Comércio do Porto tendo em vista o Jornal de Notícias, surgiu para ser um contraponto ao "Record" e "A Bola".

    Nessa altura, pelo menos havia uma voz a favor do Porto (claramente). Hoje já não me parece que assim seja...

    Também teremos de convir que nem sempre a nossa política de relações públicas foi a melhor, mas isso são coisas que ao Antero e ao Pinto da Costa dizem respeito.

    ResponderEliminar
  5. Retirei o texto do «agora somos dois» do meu blogue. Portistas, o texto que aqui esteve não foi colocado para incentivar as visitas ao blogue. Apenas e só pelo facto de não me rever em várias actuações da FCPorto SAD e o texto referia-se a muitos desses factos. Mas face aos pedidos insistentes de gente que como eu, já apanhou imensa chuva e vento nas frias e gélidas bancadas do antigo Estádio das Antas, tomei a decisão de retirar o texto. Porque sou tão Portista como vós, porque compreendo que a união entre todos os Dragões seja o mais importante nesta altura.

    ResponderEliminar
  6. ainda há pouco um amigo recordou-me o seguinte episódio
    um dos casos mais caricatos foi o
    comentador da TVI (que ainda hoje é o mesmo) a comentar um jogo do SLB para o campeonato na Luz (julgo que com a Académica) em
    que o SLB só marca o 1-0
    na 2ª parte e ele diz "aleluia".

    Foi escandaloso!!!

    ResponderEliminar
  7. A esmagadora maioria dos "comentadores" desportivos são claramente fazedores de opinião e fazem-no de forma absolutamente despodurada. A máxima deles é que uma mentira repetida v+arias vezes passa a ser verdade.
    No Marítimo -Porto no Flash interview o homem teve um lapso - o Maritimo tinha ganho !!!
    DE resto basta ver o que dizem, o que escrevem e as primeiras páginas dos jornais, com o nosso Clube sempre marginalizado.
    São uns tristes, é o retrato do País.

    ResponderEliminar
  8. Os comentários são um escândalo, e os resumos ds jogos são outro tanto. É habitual omitir, por exemplo, lances de perigo do FCP, dando destaque a remates inofensivos dos nossos adverários. Para mais, são sempre feitos para promover a suspeição. Nos lances "duvidosos" - entre aspas porque já incluem inúmeros lances em que se percebe imediatamente que o árbitro julgou bem - o comentário lança sempre a dúvida. Alegam ser lances "em ficaram dúvidas", ou "em que se pediu penalty", ou que "foi mais um lance polémico". Com os nossos adversários, isso nunca acontece. Mesmo quando dão o lance, tem o cuidado de referir que "pediram penalty, mas o árbitro esteve bem", ou qualquer forma do género. Quanto aos lances em que somos prejudicados, raramente passam, e quando passam (com imagens obtidas de longe), nunca destacam o erro do árbitro.
    No jogo com o Marítimo, para dar um exemplo recente, qualquer entrada de um jogador do FCP merecia cartão e "os árbitros têm de estar atentos a estes lances". Pelo contrário, os jogadores do Marítimo fartaram-se de dar pancada, e os comentadores quando muito diziam que "o árbitro optou por não mostrar o cartão neste lance".
    Para não mencionar o facto de repetirem à exaustão a entrada que o Cristiano sofreu no último jogo da liga inglesa - e que valeu um vermelho directo ao adversário - e nunca darem o menor destaque a entradas iguais, ou mais violentas, que o Quaresma já sofreu, e que raramente merecem um amarelo que seja.
    Como, ainda por cima, a generalidade dos comentadores não percebem nada de futebol, (e percebe-se que nunca o praticaram, o que explica a incapacidade de avaliarem lances em que exista contacto físico, ou a intencionalidade de lances em que a bola vai à mão), já ignoro o que dizem.

    ResponderEliminar
  9. Bom dia a todos

    Desde que ouvi o "capitão" TÓ NEVES a dizer:
    "enquanto os comentadores dos jogos estiverem com o caxecol do benfica e a relatar... o hoquei nao vai evoluir"!!!!!

    E a RTP2 nao deu imagens do mouro! Que pena!

    Depois disto, tudo o que voces possam dizer nao me supreende nada!!

    Quanto à slb tv... perdao tvi, acho que nem vale a pena dizer nada!
    Com o Manha e o Coroado a comentar!?!

    Porque nao lançar o slogan:
    "NAO VEJO A TVI, GOSTO DE FUTEBOL"!!!!

    E esta heim?

    ResponderEliminar
  10. Não sei se viram os jornais de hoje...o assunto são as agressões aos jornalistas e quem foi que agrediu ?
    Stephan Demol.

    Pois é, adivinharam os títulos, vão dar todos ao mesmo " ex-jogador do FCP agride jornalistas".

    ResponderEliminar
  11. Vinha agora mesmo comentar a notícia referida pelo Menphis ...
    São estas as mensagens subliminares cheias de veneno que esta corja lança para a confusão...
    Logo saltaram à liça os anti-portistas que comentaram no rascord a notícia e que em vez de falarem do assunto vieram logo atacar o nosso Clube.
    É assim que se faz jornalismo nes te país.

    ResponderEliminar
  12. Sobre o caso belga: vejo muito "jornalismo de causas" sobre as pérfidas afirmações do guarde-redes, mas ainda não consegui ver a transcrição exacta das suas palavras - para as poder julgar. Até porque gostava de as comparar com a afirmação do treinador do Beira-Mar, antes de nos receber, dizendo que o Quaresma só podia ser travado à marretada...

    ResponderEliminar
  13. O Demol?

    Ontem apenas referiram que tinham sido os seguranças privados que acompanhavam a equipa belga...

    ResponderEliminar
  14. A questão dos comentadores é uma causa perdida. As tvs e rádios estão infestadas de tudo quanto é benfiquista e sportinguista e a inveja deles não os deixa ver mais longe. Desde comentadores, directores a realizadores é tudo a puxar pelo mesmo, contra o FCPorto.

    Basta ver apenas um jogo do Benfica e numa questão de minutos nos apercebemos de tudo facilmente, por exemplo uma dura marcada a jogador adversário é sempre um lance que nem é comentado, sente-se um silencio mementâneo, já o contrário, e qd todos esperariam que os mesmo comentadores se lembrassem do lance anterior, é caso para berros e acusações dureza excessiva que o árbitro permite, não dando a devida sanção. Então na TVI é de ir às lágrimas. Mas para estes eu tenho solução, como não gosto de estar a ouvir múscia durante um jogo (gosto do barulho do público e da emoção que trás a um jogo de futebol), a minha solução para os jogos da TVI é precisamente não os ver nesse canal, a RTPAfrica, normalmente transmite os mesmo jogo em directo comentado normalmente pelo Paulo Catarro. Eu sei que não é o ideal, mas é melhor.

    Há outra coisa que tenho notado, mas pode ser só impressão minha, os jogos do estádio do Dragão, qd os vejo na tv, tem o som do público normalmente uns decibeis abaixo dos jogos dos rivais. Muitas vezes parece que o estádio está com pouco público. Mas pode ser só impressão minha.

    Teixeira, quem agrediu foi efectivamente um segurança da selecção belga, mas houve algum iluminado que descobriu o Demol lá perto. O aproveitamento foi, infelizmente, apenas o do costume.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  15. Se foi a um jornalista do Record... so fez um favor à sociedade! :)

    Abraço a todos

    PS: Querem ver que a culpa também é de Pinto da Costa?????

    ResponderEliminar
  16. Sem querer ser considerado "profeta da verdade", estou a ver que o dia ideal para postar este texto é mesmo hoje.

    As mensagens sublimares estão no site do Record, onde fizeram uma retrospectiva da carreira do Demol muito interessante com com comentários do forúm aimda mais interessantes.

    é ver neste link http://www.record.pt/noticia.asp?id=739409&idCanal=1252
    ou ler a noticia que diz "Demol foi um dos que bateu "., de facto é muito interessante e ainda bem que existem agora os blogs para abrir os olhos dos portistas de que a perseguição feita ao nosso clube nunca acabou, agora tem mais estilo, antigamente era mais declarada tipo Donos da Bola.

    Mas, uma questão para todos: afinal ficamos todos ofendidos porque o GR disse que queria arrumar com o Cristiano Ronaldo ?
    Vamos às enciclopédias futebolísticas e verificámos que no Mundial de 66 alguém arrumou o Pélé ? Era belga ? Do FCP ?

    ResponderEliminar
  17. OFF TOPIC:

    "Os próximos três dias serão de folga para o plantel dos campeões nacionais. O regresso ao trabalho está agendado para segunda-feira, às 16 horas."

    Mais Futebol


    Que bom é ser jogador de futebol.
    Depois queremos nós que corram. Com os dois dias de descanso dados a seguir ao jogo contra o sporting...

    Lembro-me do Robson meter os jogadores a correr no estádio depois de uma derrota.

    ResponderEliminar
  18. Tb gostei hj do editorial do Jorge Maia no jogo: «Há quem tenha lançado dúvidas sobre o patriotismo de Deco apenas porque o jogador do Barcelona vai falhar os dois próximos jogos da Selecção Nacional para ser submetido a uma intervenção cirúrgica. Mais do que a forma leviana como se considera que os portugueses naturalizados se sentem menos portugueses do que os outros - o que terá Eusébio a dizer sobre isso? - regista-se a duplicidade de critérios. Nunca vi ninguém questionar o patriotismo de Figo quando, ainda no Real Madrid, o extremo resolveu abandonar a Selecção para se dedicar em exclusivo ao seu clube, apenas para voltar à equipa das quinas a tempo da fase final do Mundial». Em cheio.

    ResponderEliminar
  19. Menphis questiono-me em relação a isso: E os jornalistas são todos santinhos? Como é que alguém se lembra de agredir outro assim sem mais nem menos?

    Teixeira lembro-me desse jogo,tenho ideia que o FCPorto não perdeu, acho que ganhou mas com uma exibição miserável. Outros tempos.

    Lucho esse ataque, sobre os luso-brasileiros, tem a intenção de atingir alguém, o Deco é usado apenas pelo artista em questão. Imaginem quem é.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  20. Teixeira, se a memória não me falha, o Robson (não sei se já foi no Porto ou ainda no Sporting) colocou a equipa toda a dar voltas ao relvado e a fazer flexões logo após o fim de um jogo em que estavam a ganhar 4-0 ao Famalicão no fim da 1a parte e acabaram o jogo a ganhar "apenas" por 4-3.

    O jogo contra o Atlético foi um daqueles em que eu me lembrei desse episódio. Andaram 90 mins a fazer o frete, e o que mereciam era um treino de 2 horas logo após o jogo, para aprenderem a suar a camisola.

    O problema é que, hoje em dia, um treinador já não tem autoridade sobre os jogadores. Antigamente o PdC deixava sempre bem claro que as "costas" do treinador estavam sempre bem protegidas. Com o treinador ninguém fazia farinha e só havia alterações se ele quisesse.

    Hoje o Jesualdo está sozinho. Como estava Adriaanse. E os jogadores sabem que podem "fazer a cama" a um treinador num instante (por isso é que as supostas declarações do Bosingwa, a dizer ao Jesualdo que "daqui por 2 meses já cá não estamos os dois", nada me espantam.
    Face a esta situação, o Adriaanse tenteou impor a disciplina e foi corrido. O Jesualdo depois deste exemplo, embora bem queira ser diciplinador, já sabe que está refém dos jogadores e que tem de agradar a todos.

    Mas o pior é que me parece que o Vitor Baía, o Pedro Emanuel, Ricardo Costa (chegamos ao cúmulo deste cepo ser um dos "míticos") também já parecem mais "sindicalistas" que "portistas".

    Abraço a todos os leitores deste blog

    ResponderEliminar
  21. Voltando ao post em questão, quero dizer que ouço regularmente relatos porque desde pequeno, até quando vou ao estádio, porque tenho um fascínio grande por isso, e sempre desejei seguir essa via profissional, embora a vida me tenha levado a outras paragens, eu quando era pequenino gravava os relatos do FCP e treinava toda a semana, mas eram os relatos da Rádio Festival, aí já sabia que o Valdemar Duarte ( será ? enganei-me no nome ? ) e o Manuel Dias ( autor de vários livros do FCP e uma pessoa muito simpática por aquilo que conheço dele pessoalmente )diziam bem do FCP.

    Hoje em dia, ouço a Antena 1, nos jogos do FCP os comentadores são menos facciosos e temos também o Àlvaro Braga Júnior, uma pessoa que sabe muito de futebol e é isento. Quanto ao Jorge Coroado nas arbitragens, sinceramente nem ligo muito, prefiro ver o lance e depois dar uma opinião .

    Respondendo ao Zirtaev, os jornalistas não são santinhos, e não tenho lá muita pena deles, mas por muito que veja as imagens não vejo o raio do Demol lá no meio. E ele está bem gordinho, não compreendo.

    ResponderEliminar
  22. Mas a noticia mais chocante que vem hoje no Record, é que Jesualdo deu mais 2 dias de folga ao plantel! Acho que sim... eu até fazia melhor, dava folga até à véspera do jogo com o benfica. Ou se calhar, melhor ainda, dava folga até ao final da epoca! Porque não?

    ResponderEliminar
  23. É o que eu digo, o Jesualdo está refém dos jogadores...

    ResponderEliminar
  24. Sobre a notícia das "agressões" aos Jornalistas do Record, foi interessante ver que a Tv1 foi intrevistar uma personagem de pefil muito interessante para avaliar o carácter "agressivo" dos jogadores Belgas: SÁ PINTO!!! Esse mesmo, o que era jogador de quem? E que agrediu quem?... E outra coisa bonita foi ouvir da boca do próprio Scolari afirmar - para demonstrar o seu fair play único - que festejou conjuntamente com os adeptos Gregos a vitória dos Seleccionados Gregos no Europeu de 2004...Afinal Pinto da Costa - que tal como eu, segundo as más linguas, também festejou essa vitória e por isso quase foi considerado traidor à Pátria - deve passar a ser considerado um exemplo de Grande Desportista Internacional, para além de já ter sido considerado pelo senso comum um Grande Português pois festejou a vitória dos Gregos inclusivé com Champanhe tal como eu!...Isso é que é um exemplo de autêntico desportivismo que eu não vejo os outros adeptos Portugueses fazerem...Gostei também daquela subreptícia do Demol ter marcado pelo Porto 2 grandes Penalidades durante a época de 89/90 e considerá-las a sua grande especialidade...Quem é o especialista em Portugal na marcação das grandes Penalidades na época anterior e na época em curso, é o Quaresma?...

    ResponderEliminar
  25. Voltando ao tema dos belgas, parece que os jornalistas do Record também já aprenderam a mergulhar.. Realmente, o Sporting tem uma boa formação..

    ResponderEliminar
  26. onde é que aparece essa afirmação do scolari ?

    ResponderEliminar
  27. Um mês de folga em Dezembro ...
    Imensos dias de folga, e logo aos pares a seguir a vários jogos ...
    Tudo somado = Mais uma ou duas semanas de folga ( passe o exagero ) e .... condição física igual a zero.
    Pode???

    ResponderEliminar
  28. meus amigos, a questão das folgas é um falso problema, porque o cansaço psicológico é muito pior do que o físico.

    Se o ambiente anda torto, então a treinar para o boneco e a levar " coças " nunca mais fica direito.

    Mais vale mandá-los descansar e depois na 2ª cabeça a cabeça está mais limpa e motivada.

    Logo que eles sejam profissionais e responsáveis...

    ResponderEliminar
  29. um pouco de humor: repeti 2 vezes cabeça no post anterior, mas estava a falar da cabeça de cima...n me levem a mal.

    ResponderEliminar
  30. bom portistas, um bom fim de semana para todos...este sem futebol mas com as nossas modalidades em plena actividade, andebol, basket e hóquei... Q TD CORRA BEM, UM ABRAÇO.

    ResponderEliminar
  31. durante esta semana o sporting levou 7 jovens da cantera para treinar com a equipa A.

    Não seria uma boa altura de trazer os nossos jovens para os treinos principais do Olival?

    Andaram a semana a fazer peladinhas de 5 para 5 com o João Pinto a fazer de joker...


    Só espero que sejam profissionais e não andem nos copos.


    NOTA: a pressão para o jogo da luz até nas revistas cor-de-rosa se faz. Na Flash e outra, aparece Quaresma como pai de uma série de crianças que terá abandonado...
    Penso até não estar enganado se disser que as mulheres abandonadas são diferentes de revista para revista. Grande don juan o nosso Quaresma...


    Um abraço

    ResponderEliminar
  32. eu penso que a culpa foi toda dos jornalistas! ao extrapolarem as declaraçoes do guarda redes e a fazerem deste assunto um atentado á moral portuguesa! como ja disseram aqui, nos estamos fartos de ouvir comentarios destes no nosso campeonato e ninguem diz nada! ate a federaçao foi fazer queixa a fifa! até parece que nao vai haver arbitro no jogo! por amor de deus!!!!!!!!!!!


    força PORTO

    ResponderEliminar
  33. Cruzeiro estuda trazer zagueiro Eliézio de volta

    A diretoria do Cruzeiro já estuda alternativas para o caso do departamento jurídico do clube não conseguir reduzir a pena de 120 dias de suspensão imposta ao zagueiro André Luís pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) da Federação Mineira de Futebol (FMF).

    Se a punição for mantida, o Cruzeiro procurará um outro jogador para a posição, e a primeira opção é tentar repatriar o também zagueiro Eliézio, emprestado gratuitamente no início do ano ao Porto, de Portugal, até 30 de junho. Se não for possível, a diretoria buscará um novo reforço para a zaga.

    Eliézio, de apenas 19 anos, foi repassado pelo Porto ao União Leiria para ser avaliado durante o Campeonato Português. De acordo com o presidente da Raposa, Alvimar Perrella, o clube tentará fazer com que as equipes portuguesas aceitem quebrar o contrato do jogador e devolvê-lo antecipadamente.

    - Se o Eliézio não ficar em Portugal e puder retornar, não vejo necessidade de se contratar um outro jogador. Caso contrário, nós vamos ter que buscar um nome. Mas, pessoalmente, acho que conseguiremos reverter a situação do André Luís – afirmou o dirigente.


    http://globoesporte.globo.com/ESP/0,,MUL13430-4401,00.html

    ResponderEliminar
  34. Os Belgas deram na corneta desses merdas do rascord e da bolha?Bem hajam,só se perderam as que cairam no chão!Se calhar fiseram aquilo que nós não temos coragem para fazer!Agora só espero a cereja no topo do bolo,ou seja a vitória da belgica em plena capital do império!Sim que eu doa aquem doer,ferindo a susceptibilidade de muita gente,o que mais desejo é que o país desportivo se foda!Quanto aos jornalistas já tudo foi dito,são o que toda a gente sabe,são um digno produto deste país da tanga!TVI?não vejo muito obrigado,digo mais tenho má recepção dessa merda de canal,e sinceramente não estou nada preocupado em resolver o problema!

    ResponderEliminar
  35. LOL Condor, curto e grosso, embora não queira ser tão grosso, basicamente penso o mesmo.

    Esse empolamento das declarações do GRedes belga é uma tentativa de imitação do pior que existe na imprensa britânica. Só faltava mesmo isso para baterem no fundo. Mas esqueceram-se do que disse o treinador do Beira-Mar semanas antes e a diferença de tratamento. Enfim, de mim não levam eles um "tusto".

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  36. Bom, tenho estado a ver o jogo dos sub-21 contra a eslováquia e realmente há jogadores que não enganam. Aquele Paulo Machado é um diamante que temos ali. Espero que aqueles senhores de quem já estamos fartos de falar não se lembrem de o mandar pela borda fora também.

    ResponderEliminar
  37. MENPHIS :

    Para a transmissão de jogos de futebol os COMENTADORES não são precisos para nada.

    Só lá estão porque existem os tais interesses obscuros que os utilizam para dizerem o que dizem , passando, desse modo as mensagens pretendidas.

    Há que fidelizar "o povo verdadeiro" - os tais 6 MILHÕES...
    porque é aí que está o MERCADO (deste país pobre e desgraçado)

    ResponderEliminar
  38. Tem todos muita razão aqueles que se queixam do tratamento da imprensa.

    Gostava era de ver mais indignação e acção contra aqueles que ainda hoje criam um clima de divisão entre o Norte e o Sul.

    Esse regionalismo só serviu (e mal), na altura em que o FC Porto precisou de se afirmar e granjear apoio junto do povo nortenho.

    Sinceramente, não vejo qual a utilidade dessas atitudes. Hoje em dia o FCP é amado em todo o país. Se duvidam é melhor abrirem os olhos quando passam da ponte da Arrábida em direcção ao Sul. Esse divisionismo em pleno sec.XXI e quando somos conhecidos no mundo inteiro como uma das 20 melhores equipas do planeta e a melhor de Portugal só tem servido os interesses dos clubes de Lisboa.

    Quanto à Selecção Nacional, não entendo esse ódio de morte aos que vestem a camisola das Quinas.

    O facto de não gostar nem um pouco de scolari não faz com que deseje a vitória de uma equipa de outro país.

    Onde está a vantagem de nós adeptos do FC Porto nos sentirmos "orgulhosamente sós"???

    Vejo muita indignação pelo facto de estarmos constantemente a ser prejudicados na imprensa e pela arbitragem mas preferia ver essa revolta direcionada para os interesses prioritários do nosso clube e que passam sobretudo por ver eleita uma nova filosofia desportiva.

    Só falta me virem escrever aqui no blogue que os verdadeiros portistas são aqueles que nasceram na cidade do Porto. É que transmitem isso quando fazem uma fronteira entre o Norte e o Sul.

    No poder político em Lisboa estão tantos portistas quanto os benfiquistas ou sportinguistas.

    Deixem-se de lamúrias. Para a frente é que é o caminho e não ficar à espera que os mesmos 7500 sócios decidam por vós.

    29 de Março é a Assembleia Geral e ainda vejo alguns sócios a afirmarem que esta não é a altura para falar em alternativas.

    Para a próxima época cá estaremos todos a queixarmos-nos das mesmas coisas. Das comissões, dos empresários, dos caldeiras, da falta de banco, da frustração de não fazermos nada de jeito na Liga dos Campeões, de não apostarmos na formação dos jovens, dos SD que não para de chamar filhos da puta aos adversários em vez de gritarem pelo FCP, da venda dos melhores activos, da compra de Tariks e Alans, da imprensa, dos árbitros, do Sul, dos observadores, da liga, da federação, da justiça, do silêncio de PdC, da falta de afluência ao estádio, do scolari...

    Já não temos J. Costa, nem Aloisio, nem Domingos e para o ano também o Baía já cá não deve estar.

    É isto que queremos?

    A maioria que decida. Mas este silêncio incomoda-me. Eu não me calo. E se na Assembleia Geral não falo é porque sei que estou "sózinho" e que a democracia e liberdade de expressão não existe neste momento no clube. Não uso segurança privada e tenho família para defender das consequências da minha clubite. Deu para entender?

    Um abraço a todos
    [[]]

    ResponderEliminar
  39. Ó Teixeira

    Porque é que não te candidatas?
    Arranja equipa directiva, pode ser que arranjes mais do que 7.500 assinaturas.
    Já que não entendes nada dos portistas, filia-te mas é noutro clube.
    Parece-me que nunca foste a nenhuma assembleia, para dizeres que não existe liberdade de expressão.

    ResponderEliminar
  40. Teixeira, podia dizer-te simplesmente para leres o próximo post para te demonstrar que a questão do regionalismo deveria estar cada vez mais em cima da mesa. O problema que existe em relação a isso é também uma causa porque me tento debater aqui no blog e por certo já deves ter reparado nisso. Por vezes custa-me um pouco abordar o tema porque sei que há portistas em todo o país, mas eu sou do Porto (arredores) vivo o Porto cidade como minha e é mais forte que eu.
    São várias as provas que existem sobre as diferenças de tratamento dos vários governos entre Lisboa e o Porto e indirectamente isso acaba por afectar o FCPorto e em muito. Por consequência afecta os portistas. Por isso essa luta de PdC fez sentido, e penso que ainda faria, por isso nós sentimos muito tudo o que PdC fez por nós, se calhar de uma maneira bem diferente da que sentes. Ninguém gosta de injustiças e nós (resto do país e em particular o Porto) sentimo-las todos os dias.

    Em relação à selecção tudo teve a ver com um seleccionador que usou isso mesmo talvez a conselho de alguém e abusou, gozou e maltratou o Porto, o FCPorto e os seus adeptos, conquistando assim um apoio como nunca antes a selecção tinha tido por parte do país anti-portista. Por mais que queira apoiar a selecção, e acredita que já tentei, não consigo, não sinto o amor, a excitação e a emoção que sentia quando ouvia o hino. Já tentei, juro que já, mas não consigo. Podia ser hipócrita e calar-me, mas não sou disso.

    Qt às eleições do FCPorto já te respondi no post anterior e passo a transcrever:
    «pelo que sei até 15 de Abril podem ser apresentadas candidaturas, ou seja ainda falta muito tempo e como sabes temos o que poderá ser o jogo do título na próxima semana. Assim sendo, e depois desse jogo, voltarei ao assunto, espero que entendam isso. No entanto isso não impede como já disse de o discutirem, a caixa de comentários é livre, eu é que não lanço o assunto porque acho que não devo.»

    "Em termos práticos qualquer candidatura terá obrigatoriamente de ser apresentada até ás 19 horas de 20 de Abril"

    http://www.ojogo.pt/23-30/artigo619062.asp

    Um Abraço.

    ResponderEliminar
  41. Amigo Offshore, o palavreado do Scolari aconteceu na Confer~encia de Imprensa em que ele surgiu como uma espécie de Ministro da Educação ou guardião da moral Portuguesa! Ele quis dizer que era desportista ao ponto de não ter ficado muito melindrado com a vitória da Grécia no Europeu e foi ao limite de para poder afirmar esse "saber estar" Nacional - ele não é Brasileiro? - dizer que os Portugueses - e ele também, penso eu de que - festejaram na rua conjuntamente com os Gregos a vitória da equipa Helénica...Portanto sou obrigado a constatar que eu sou ainda mais desportista que os restantes Portugueses pois festejei com Asti Gancia a vitória dos Gregos, melhor dizendo festejei a "derrota" dos Scolarianos...E "Teixeira" não veja nisto ódio à selecção, mas sim, o repúdio pela participação acérrima do recém - na altura - chegado Filipe Scolari na guerra ao Futebol Clube do Porto que já se vinha desenvolvendo antes dele chegar e a que ele aderiu de peito aberto! Hoje nessa conferência de Imprensa estiveram dois ex-jogadores do FCP porque são isso mesmo "ex", pois estou convencido se fossem ainda "in" estariam atrás das cãmaras a escutar um qualquer jogador de outro emblema!...Alguém duvida disto que estou a dizer?...O meu País é o País que me quer e trata bem, a minha família são aqueles que gostam de mim e olham para mim com simpatia e generosidade, a minha bandeira é a bandeira da liberdade e o meu hino é o hino do Futebol Clube do Porto!

    ResponderEliminar
  42. Anónimo,

    o facto de escolheres o anonimato para te dirigires a mim só comprova aquilo que escrevi.

    E nunca em outras assembleias gerais do clube tiveram os donos dos poleiros ter que ser confrontados com oposição de ideias quanto mais de projectos eleitorais. Logo, meu caro anónimo eu sei o porquê de não me sentir à vontade para abordar esses assuntos na assembleia. Pelo menos de forma isolada. Sei o que é remar contra os poderes instalados nas mais diversas áreas deste país e tenho noção do que é preciso de abdicar para fazer frente ao corporativismo de tachos. Estes tem sempre anónimos como voce para erqguerem os bastões ao invés da argumentação de opiniões.

    Para além disso não é poder que procuro na vida. Darei o meu apoio a quem o quiser. Mas apenas aos que zelarem pelos interesses do clube. Coisa que não tem sido feita para minha tristeza pelos que lá estão aburguesados há demasiado tempo.

    ResponderEliminar
  43. Ricardo,

    1/escrevo sobre isso num comentário ao post posterior a este em que o Zirtaev cita o Rui Moreira

    2/conheço o Norte e é com o maior prazer que visito. É com enorme satisfação que o faço quando surge a oportunidade. As pessoas do Norte são as "campeãs" na arte de bem receber.

    2B/O cinismo do Sul em relação ao Norte só existe ao nível da clubite.

    3/As lamúrias tem sido evidentes por exemplo neste espaço. Os comentários são diversos mas quando chegada a oportunidade de se tomar uma posição assina-se mais uma petição de continuidade.

    De resto, também compreendo o problema do calendário para se discutir estes assuntos mas se não demonstrarmos que existe espaço para novos candidatos estes nunca se candidatarão.

    Quanto ao facto de afirmares que não critico os adversários e afins é falso. Faço-o noutros sitíos. Aqui é suposto abordarmos o FCP.

    Com o mal dos outros (entenda-se slb/scp) posso eu bem.

    A minha "indignação" vem da constatação que existem mais adeptos e sócios que não querem a continuidade desta SAD mas ao mesmo tempo nada se faz para se trilharem novos caminhos. "Queres apostar" que a seguir à luz o tema da presidência morreu? Não acredito que Rui Moreira (independentemente de se querer ou não candidatar) concorde com a política desta SAD. Mas cada vez mais perco a esperança que avançe com uma lista a sufrágio.

    O meu apoio a Rui Moreira é estritamente desportivo e não sou obrigado a perfilhar dos mesmos ideais políticos dele.

    Quanto ao jogo contra o slb também eu espero uma vitória que nos consolide a posição classificativa. Nem podia ser de outra maneira.


    Ps: a frontalidade de se assumir um pseudónimo credível e registado é sempre merecedora de respeito e eleva a discussão.

    ResponderEliminar
  44. Ricardo,

    tambem eu já tive oportunidade de aqui dizer que entendo que este não é o "mês" para PdC sair embora considere que tal tenha que ser feito no final desta época. O aproximar das datas para apresentação de candidaturas, sem que se dislumbre qualquer avanço de uma lista preocupa-me. É por isso que o faço. Bem sei que os nossos adversários aproveitam todas as oportunidades para nos dividir e esta temática não será excepção mas também aqui teremos de provar a nossa grandeza, fazendo uma discussão democrática e isenta de sentimentalismos. Uma mudança na próxima época poderá ser demasiado tempo. É urgente mudar. O problema são as datas escolhidas para apresentação de candidaturas e estas foram colocadas com alguma astúcia...

    Já se sabe que estes prazos só protegem quem lá está (entenda-se no poder). Um qualquer candidato será sempre visto por enúmeros portistas como um destabilizador quando na realidade deveria ser encarado como fruto de um enorme progresso democrático.

    Tenho o maior respeito e admiração pelo que PdC nos deu, mas chegamos a um limite insustentavél.

    Espero que a seguir à luz este tema não desapareça por força de um avanço de PdC para mais um ano de silêncio...

    Ps: não gostei das declarações de PdC ontem em Mirandela. Instigou o "ódio" e o populismo nos adeptos como já vimos LFV fazer aquando de menor fulgor da equipa nos relvados. Culpar a imprensa será sempre o caminho mais fácil. O discurso foi um género de "chutar a bola para canto". Preferia-o ter visto a ir por outro lado...


    Um abraço à bancada
    [[]]

    ResponderEliminar
  45. Ó Teixeira

    Tu o que gostavas era de te ver ao espelho. Deves ser narcisista.

    Deves é perceber da poda ou de lagares de azeite, de futebol e de direcções és uma nulidade.

    Dedica-te à pesca murcão.

    ResponderEliminar
  46. Um merdas como tu que se esconde atrás do anonimato não me dá lições de nulidade.

    Cresce e aparece.

    ResponderEliminar
  47. Eu quero que os meus amigos saibam que me custa muito que o facto da selecção ganhar ou perder me seja indiferente,preferindo até que perca!Estou consciente de que este discurso não servirá da melhor forma os interesses do FCP,como diz o amigo Teixeira!Mas também sei que impelido a raciocinar assim por força do tratamento a que o FCP tem sido submetido por parte dos agentes da capital,e não vale a pena enumerar infindáveis atitudes reveladoras de total falta de respeito para com o FCP,porque todos as conhecem tão bem como eu!Isto tudo para dizer que gostaria de vibrar com as vitórias do meu país,mas não posso,porque o meu país desportivo,e se calhar o outro,me trata mal,e as coisas são como diz o amigo Meireles,o meu país é aquele que me trata bem, a minha familia são aqueles...!Enfim,uma muitissima boa noite a todos os que aqui escrevem ou simplesmente leem !

    ResponderEliminar