18 março 2007

Dragão adormecido?

FCPorto 0-1 Sporting
Tello 71'

24 horas passadas sobre a derrota, ainda me custa escrever seja o que for sobre o meu FCPorto no jogo de ontem. Acho que esperava tudo deste jogo, mas a última coisa que esperava era uma equipa sem qualquer chama de campeão, sem garra, sem atitude, sem qualquer solução perante um resultado negativo que aconteceu a partir do excelentemente bem marcado livre de Rodrigo Tello.

Pela caixa de comentários deste mesmo post, de entre os muitos e óptimos textos, já tudo quase acabou por ser dito. Resta-me então dar a minha humilde opinião e visão do que se terá passado, podendo cair no erro de repetir algo já escrito.

Jesualdo mostrou, com a inclusão de Alan, que não quis hipotecar todo o trabalho efectuado durante a semana e assim substituiu ala por ala, ou melhor dizendo Lisandro por Alan, usando a táctica que todos achariam normal, ou seja, a táctica que fez deste FCPorto ainda o primeiro classificado. Não se deu bem, porque Alan não é Lisandro, existindo grandes diferenças. Mas Alan fez o que lhe foi pedido, atacou como soube, defendeu como pode e para mim foi dos únicos que esteve realmente presente. Se problemas existiram na primeira parte, eles existiram na ala contrária há de Alan.

Quando hoje vi os jornais, e já ontem quando li alguns comentários, fiquei completamente estupefacto com a apreciação a Quaresma. Quaresma ontem foi para mim um dos piores em campo e o que o safa é precisamente ser o menino bonito dos adeptos, fizesse Alan metade das asneiras que Quaresma fez e teria saído aos 10 minutos de jogo, tais as assobiadelas. Quaresma não teve espírito de equipa e todas as aflições que existiram na primeira parte foram, na sua maior parte, por culpa dele, que nunca, repito nunca, ajudou a sua defensiva, nem mesmo quando fazia asneiras do tamanho da Torres dos Clérigos, sendo que o perigo por parte dos verde e brancos vinha precisamente da lateral em que ele se encontrava. Sei que resolve jogos com os seus lances de génio, mas quem o viu jogar ontem chama-lhe o que antigamente chamávamos a este género de jogadores, um brinca na areia, tantos foram os lances que perdeu, pondo em causa todo o esforço da equipa. Vi Pepe já perto do intervalo a dar-lhe uma descompostura, mas o craque estava no seu mundo superior. Alguém lhe puxou as orelhas ao intervalo, já que na segunda parte os laterais adversários do lado dele já não tiveram a mesma liberdade.

Por outro lado, não quero crucificar Quaresma, já que, principalmente todo o meio campo tem culpa da forma como o clube de Alvalade caiu em cima do FCPorto na primeira parte. Raul Meireles e Paulo Assunção jogaram sempre a pensar no amarelo que os tiraria do jogo da Luz e com isso a pressão era feita de forma mais macia e feita praticamente só à entrada da área do FCPorto, dando com isso todo o meio campo ao adversário. Já Lucho nem vale a pena dizer mais nada, irreconhecível, como tem sido hábito nos últimos jogos.

Para a segunda parte Jesualdo rectificou e colocou mais alguém (Postiga) no meio campo, usou até os jogadores e a táctica que antevi. Com isso o FCPorto passou a controlar meio campo e consequentemente o jogo. Mas pouco se repercutia no ataque e muito poucas oportunidades foram criadas. Postiga pareceu-me esforçado, mas completamente inconsequente e apenas serviu para pressionar um pouco mais alto no meio campo. É uma tristeza um ataque em que só se pode contar com o Quaresma para desequilibrar, dada a total falta de ideias e é isto que mais me entristece. Será Anderson o salvador? Não contem com isso e não queiram colocar toda a pressão sobre ele.

A defesa terá sido a menos culpada. Esteve quase sempre bem, na medida do possível. Fucile não teve a ajuda que necessitava sempre com dois jogadores pela frente ( e Quaresma a ver), Marek Cech para mim foi o melhor, em todos os aspectos e Helton fez defesas só possíveis de grandes guarda-redes, só certos e determinados adeptos se lembrariam de o assobiar num jogo destes. O golo resulta de um livre muito bem executado, nada a dizer.

Por tudo isto a derrota foi mais que merecida, mas, e ao contrário do muito que li, ainda acredito, ainda estamos em primeiro e este jogo pode ter servido para acordar um Dragão que tem vindo a adormecer e caso tivesse empatado talvez chegasse à Luz mesmo a dormir. Há males que vêm por bem, esperemos que seja o caso.

PS: Está uma nova pergunta na "Opinião da Bancada", «Porque perdeu o FCPorto?», participem.

90 comentários:

  1. Que vergonha de primeira parte...

    ResponderEliminar
  2. Conforme o ponto de vista...
    Esse é que quer ser o campeão de Portugal??
    Grande baile esta a dar os terceirinhos... mas esperemos a segunda parte e sorte todos têm - e esta-me a cheirar a qualquer coisinha... voçes sabem o que eu estou a dizer...

    ResponderEliminar
  3. Golo dos lagartos. Neste jogo, parece-me que Jesualdo tem estado infeliz - entrada de Alan no 11 e excessiva demora a substituir o Lucho, em inferioridade física.

    ResponderEliminar
  4. Vamos ter de ganhar na Luz. Nada que assuste.

    ResponderEliminar
  5. Campeões???
    Peçam a costureira para cancelar a encomenda das faixas...
    Não jogam nadinha e queriam ser campeões?? Levaram um bailinho em casa e na Luz levarão outro...
    O Pepe lá caiu no fim a espera do habitual mas se esqueceu que este ano há dieta (nada de chocolatinhos)... O PC nem fala...

    ResponderEliminar
  6. axo k akele ultimo lance com o pepe, era no minino pra livre directo...
    mas pront
    o sporting na 2º parte teve sorte, pk com o "burro" do postiga a fazer akela falta sabendo k o tello marca bem akeles livres.....e o k da...
    so espero k o benfica perca pontos, e k kuando formos a luz consigamos ganhar, e facamos uma exibicao bem melhor!

    ResponderEliminar
  7. O ano pasado o jogo k acabou por decidir o campeonato foi a nossa vitória em alvalade por 0-1! Xte ano, advinha-se k será na luz ese jogo! E é já dia 1/Abril..
    Perdemos 3 pontos.. sinceram/ axo k merecidos! Tivemx lances d perigo é verdade..mas faltou sp algo!! Ñ percebi a substituição do Adriano, k p mim xtava a jogar bem, desiquilibrando a defesa adversária..
    Enfim, ñ sei k pensar deste jogo! Axo k vou começar a ansiar plo seguinte, k p mim será decisivo.. Venha a próxima final, e esa sim é p/vencer!!!
    Saudações Portistas!

    ResponderEliminar
  8. tenho um feeling, k inda vao ser akeles benfiquistas nojentos a ser campeoes a custa das nossas exibicoes menos conseguidas

    ResponderEliminar
  9. Burro do Jesualdo ao tirar o Adriano e deixar o Postiga em campo.

    Falta estúpida que deu golo (Postiga). Deve ser o único ponta de lança que tem medo de atacar de cabeça uma bola a meio metro da linha de golo.

    Não gosto de arranjar culpados mas não vou ver mais nenhum jogo em que o Postiga seja convocado. TENHO VERGONHA DE TER UM PL DESTES NO NOSSO GRANDE CLUBE.

    Mas nem estou chateado porque, no fundo, o Sporting fez por merecer. Na minha opinião até foi jsto e necessário para acordar os jogadores a tempo da Luz...

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  11. Estou curioso para lêr a opinião do maior teòrico do futebol português, e quiça europeu. Será que o Zé Luis terá essa capacidade e disposição? Que desculpa arranjará??

    ResponderEliminar
  12. Só não vê quem não quer e o holandês Co Adiaanse só precisou de 1 mês para perceber que de matador este Bostiga não tem nada. Ainda assim, pretendeu coloca-lo a número 10 e o resultado foi sempre o mesmo: preferiu sempre fazer a jogada individual a isolar o colega melhor colocado. Logo, o disciplinador do holandes mostrou-lhe a porta de saída e graças a esta medida fizemos a dobradinha. Mas na época seguinte, e para dar outro passo em frente o Adriaanse pediu ao nosso lider silencioso um ponta de lança de categoria europeia, tendo ate sugerido alguns nomes, entre os quais o bem conhecido Hesselink. Pinto da Costa entendeu que não havia dinheiro, vai dai entendeu chamar o filho pródigo Hélder Bostiga e no mercado de inverno esta verdadeira pérola que é o Renteria . É de rir e chorar por mais. Pois dia 1 de Abril se vai ver quem tinha razão: Pinto da Costa ou aquele holandês que nunca tinha ganho nada e deixou Portugal com 2 canecos.

    ResponderEliminar
  13. Por uma derrota vamos cair a Torre dos Clérigos???

    ResponderEliminar
  14. Menphis_Child said...

    Por uma derrota vamos cair a Torre dos Clérigos???


    claro k nao...
    perdemos, mas continuamos em 1º isolados, e acredito k vamos ser campeoes, se melhorarmos um pouco a forma de jogar...

    ps- o lucho ta tao abaixo daquilo que nos habituou que ate mete pena

    ResponderEliminar
  15. O meu FCP não jogou NADA,cometeram erros de pálmatória,não fazem um passe correcto,não chegam nunca primeiro à bola,lesionam-se com uma facilidade aterradora!A lagartagem mereceu ganhar em toda a linha,independentemente do facto da arbitragem ser a filha da putice que nós já sabiamos que ia ser,sabia eu sabiam todos os portistas sabia o jesualdo e sabiam os jogadores!A falta que dá o livre que decide o resultado"justo convém sublinhar" só se marca contra o Porto,e depois no último lance do jogo,penalti que ficou por marcar,nada de anormal!

    ResponderEliminar
  16. FDX para a atitude do FCP.

    Até já que estou passado dos carretos com a merda de jogo que o nosso Porto fez perante uma equipa que nem demonstra qualquer qualidade. Andamos numa de dar vantagens aos adversários? Em casa? ........


    Alan? Postiga? substituir o Adriano com 0-1???? Ó Jesualdo...

    Volto aos comentários quando estiver mais calmo.

    [[]]

    ResponderEliminar
  17. Quaresma do ceu ao inferno... para quando passar uma bola aos colegas que correm e lutam ao lado dele?

    Centrar de "letra" a perder 0-1?

    Voces podem pensar o que quiserem mas comigo e tal como na exibição de braga, era por todo o plantel do Porto a correr no fim do jogo para ouvirem a voz dos socios e adeptos do FC PORTO.
    Os jogadores iam sentir a vergonha do jogo que fizeram e que o FC PORTO É CLUBE ONDE SE LUTA E SE BATALHA E SE SUA A CAMISOLA.
    Hoje nao vi isso...

    Tou triste e deixei de acreditar.
    Acho que demos o titulo aos nossos proximos adversarios...

    Esperemos que esteja enganado.

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  18. Ainda por cima fui assaltado. Nada de grave, apenas partiram um vidro do carro e levaram uns óculos de sol.

    Noite para esquecer.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  19. Venho aqui agora para descarregar uma enorme frustração.
    Perder, acontece a qualquer um, mas perder asim, é de mais ...
    Uma equipa abulica, sem ideias, sem construtor de jogo, com n passes falhados, chegando sempre à bola depois do adversário, um meio campo inexistente, não há quem construa, um treinador que olhando para a sua postura no banco é a de um perdedor, com o monco sempre em beixo, tira o melhor ponta de lança ( Adriano ) ainda que cansado mas joga melhor com um olho fechado que um postiga com os dois abertos e sempre pronto a entrar faltosamente ás bolas, falta de preparação física, uma equip+a a arrastar-se, Lucho nãO ESTÁ BEM, Alan não tem dimensão, Quaresma anda outra vez armado em artista de circo, não houve atitude, garra, querer, ainda por cima se falharam três oportunidades claras.
    Assim não ganhamos nos lampiões e pior, vimos de lá com uma goleada.
    Espero ( sem grande esperança ) que isto tenha ferido o orgulho do plantel e que ao menos lutemos nessa final de 1 de Abril.
    E o Presidente? Onde está?
    Lamentávelmente teremos que considerar que os lagartos jogaram bem e mereceram, embora o empate fosse o resultado mais aceitável.
    Mais calmo direi mais qualquer coisa, embora isto não seja de agora.
    Falta fizeram o Lisandro e o Ibson, chamo à atenção para a falta de qualidade do nsso banco actual

    ResponderEliminar
  20. No ano passado, a equipa era mandona, e ganhou campeonato e taça. Sabíamos o que esperar, a equipa funcionava como um relógio.

    Ainda havia quem dissesse que as exibições eram fracas... Quem dissesse que ganhar a dobradinha não era mais do que uma obrigação.

    E o que vemos hoje? Hoje em dia um portista não sabe com o que contar.
    Não se trata só de irregularidade exibicional, é uma teimosia acéfala de não querer mandar dentro de campo. Já com o Amadora e o Braga ficámos a ver jogar.

    A minha previsão de início de época aproxima-se assustadoramente da realidade. Esta poderá ser uma época para esquecer... mas gostam tanto do Jesualdo que vai cá ficar por muito tempo.

    Parece que foi um treino. A derrota foi encarada como normal. Como? Como se atrevem?

    E não é responsabilidade do treinador que todos se empenhem dentro de campo?

    E não é responsabilidade do treinador a alarmante condição física deste plantel, em que ninguém se desmarca, ninguém corre?

    E não é responsabilidade do treinador a entrada em campo da maior nódoa de jogador que tivemos desde sempre, hoje responsável directo pelo golo sofrido? O Postigo para a derrota?

    Mil vezes Adriaanse ou alguém com coragem, alguém que mande, que lidere, que jogue ao ataque!

    Sinto-me triste pelo conformismo com estas Jesualdadas.

    Um abraço portista.

    ResponderEliminar
  21. É uma noite para esquecer,jogámos mal, muito mal na 1ª parte.O principal culpado é o Sr. Jesualdo Ferreira que na conferencia de imprensa disse:" perdemos a luta do meio campo"..ai sim então porque não jogou em 4*4*2 como em Londres?.O Alan revelou-se um ZERO enquanto esteve em campo, julgo que deveria ter jogado de inicio o Jorginho,uma vez que estamos debilitados devido ás lesoes do plantel e á má condição fisica do Lucho( que por azar tambem saiu lesionado no joelho..).Tambem julgo que esta falta de frescura fisica deve ser questionada..(eu não vejo os treinos..mas esta preparação fisica deixa a desejar).Em relação ao Quaresma, concordo com as criticas que lhe são apontadas,porque erra ao ser individualista, mas a verdade é que sem ele ainda estávamos pior (é uma questão de treino psicologico meus senhores(...) vejam como cresceu o Cristiano Ronaldo...corre, finta.. mas passa bola no momento CERTO!).Para terminar a arbitragem teve a influencia esperada tendo vestido a sua camisola verde...um sem numero de faltas por assinalar sobre os nossos jogadores ( Na 2ª parte assisti na zona onde me encontro no estadio a varias faltas por assinalar,que me lembre sobre o fucile(uma),Adriano (duas ), Quaresma (duas)e helder Postiga(uma)e mais tarde quando cheguei a casa verifiquei pelas imagens que houve um penaltie sobre o Pepe que o arbitro resolveu ignorar, terminando logo de seguida o Jogo.Os comentadores da TVI ...nem se pronunciaram..Alem disso houve um fora de jogo tirado suspeitosamente ao Quaresma na 1ª parte e no qual ficava isolado...enfim já estava á espera.
    Não devemos crucificar os jogadores, porque são os mesmos do ano passado( eu não simpatizo com o R.meireles nem com o Postiga)..mas agora temos que nos preparar para a batalha da Luz onde vamos ter como arbitro o Benfiquista doente Pedro Proença a apitar...vai uma aposta? Continuamos a ser roubados e assim é que o futebol esta bem...e hoje disseram apos o jogo que o campeonato está relançado..o que ? hoje não!!Desde o jogo de Leiria meus senhores...
    Cumprimentos do Louro.

    ResponderEliminar
  22. ei, ei, ei!
    calma! respirem todos fundo e contem até 10 (devagarinho...).
    foi um jogo muito mau, ponto parágrafo. não só por termos jogado mal mas, e isso é o que me custa mais, por termos jogado sem garra. sem força, sem aquela marca de campeões que carregamos com o símbolo. foi uma noite para esquecer. os 4 defesas estiveram bem, nada a apontar. dos centro-campistas, Raul Meireles esteve em grande nível, paulo assunção não esteve mal (na minha opinião, segura demais a bola, mas isso já é uma questão de personalidade enquanto jogador e nada de extraordinário a destacar nesta noite), Lucho esteve apagadíssimo, mas ele deveria estar a recuperar no banco há já muito tempo... Adriano esforçou-se mas não teve espaço para ele, Quaresma demasiado individualista (demasiada carga psicológica quando joga contra o sporting?), Alan foi uma aposta perdida, claramente perdida. quanto à tão criticada substituição de Adriano, eu concordo: Adriano é um ponta de lança à moda antiga, joga naquele pedacinho pequeno de terreno onde se marcam os golos, e o jogo pura e simplesmente não estava a chegar lá. o Moraes vem buscar o jogo mais atrás. pareceu-me uma opção equilibrada por parte do treinador. de resto, nada a assinalar nas outras substituições. faltou-nos lisandro (faltou-nos tanto lisandro!), faltou-nos o ibson como opção válida no campo, faltou-nos um postiga como o do início da época, faltou-nos um bom número 10. a lei de murphy: tudo o que podia correr mal, correu. é uma merda. alguém acha que eu sai satisfeita do estádio? saí, basicamente, na merda. agora, vamos por pontos: é UM jogo, contra uma das equipas mais fortes neste momento da bwin. o FCPorto tem vindo em recuperação depois de um recomeço de época desastroso, bateu-se de igual com o chelsea e saiu da CL de cabeça erguida. falhou contra o sporting: acusou as lesões de última hora, acusou a pressão do slb, acusou a eliminação da CL, acusou o cansaço, sei lá o que acusou. tenho dias em que tudo me corre mal no meu trabalho. isso não faz de mim incompetente.

    o Helton é um caso curioso. desde que ele chegou ao porto que eu lhe aponto as falhas, e tenho chamado atenção para a sua capacidade de segurar a bola em esforço, vital num GR. agora, de repente, passou de bestial a besta e tenho que ser eu a defendê-lo. para mim, ele é o que sempre foi: um GR bastante bom mas com muito espaço para crescer. quem o pôs num pedestal antecipado, hoje assobiou-o e insultou-o. e ele perde a cabeça. parece um menino. e fica tão frágil que me dá vontade de saltar para o campo e dar-lhe um abraço. vamos lá ver: nós NÃO vamos ter outro GR até ao final da época, e o Baía já lá não está para defender. vamos apoiar o que temos, que já nos deu muitas alegrias (ainda hoje fez uma defesa divinal) ou então simplemente deitamos tudo a perder.

    se eu tenho medo? montes dele. não via o benfica jogar tão bem há muitos anos (e sim, estou a contar com o ano em que eles foram campeões). se eu sou optimista? bem pelo contrário. BEM pelo contrário... mas nisto, eu preciso de acreditar. simplesmente preciso. e não vejo racionalmente motivos para deixar de o fazer. nem para criticar o treinador. quando o problema de uma equipa é jogar sem garra, a culpa é de todos.
    perdemos, sim. e perdemos muito bem. mas eu continuo a acreditar. não poderei ir a lisboa, mas lá estarei com o vitória de setúbal. independentemente do resultado entretanto obtido com o slb. e queres saber, zirtaev? precisava mesmo mesmo que acreditasses comigo. e, lá no fundo, eu sei que tu vais acreditar. só é preciso assentar a poeira, serenar os ânimos, e contar pelos dedos das mãos: foi um jogo. foi só um jogo muito mau.

    ResponderEliminar
  23. Catarina. Gostei imenso do que escreveste. Acho que estáva mesmo a precisar de ler um comentário como o teu. Só discordo num ponto. Não foi um jogo. Começou no Atlético e ainda não acabou. O problema é esse.

    ResponderEliminar
  24. AAAh...outra coisa. Ou eu sou ceguinho ou o Arbitro nao intreferiu minimamente no resultado do jogo. A cena do Pepe no ultimo minuto e desespero, nao penalty!
    Achei que Pedro Henriques mais uma vez mostrou ser o menos mau de Portugal. Podera ter errado aqui ou ali mas NADA de relevante. Nao foi por aqui que perdemos. Perdemos porque nao sabemos circular a bola, nao sabemos manter a posse de bola, erramos demasiados passes e a preparacao fisica e pauperrima. O jogador do Porto nunca chega a bola primeiro que o adversario numa situacao de sprint.
    Nao quero parecer de todo o tipico adepto foleiro que nos maus resultados manda o treinador embora mas depois de chegar a decima quinta jornada com 9 pontos de avanco sobre o segundo e sete jornadas depois te-los a perna demonstra incompetencia. A forma como o Porto joga demonstra incompetencia. A forma fisica dos jogadores demonstra incompetencia (que saudades de Rui Faria). Ja vi, ha bem pouco tempo, despacharem-se treinadores por menos. Agora, que termine o seu trabalho com o maximo de brio possivel, mas no final da epoca, professor, por favor, va embora. A sua missao no Futebol Clube do Porto esta terminada.
    P.s - mais uma vez vai sem acentos ortograficos porque tou sem pachorra para "copy","paste".

    ResponderEliminar
  25. Desde o meu último comentário aqui às 23h que tento dormir. Não consigo. Desde as 4h que vejo o AXN...

    Estou muito mais calmo e sinceramente acho que hipotecamos as nossas hipóteses de chegar ao título. Teremos 2 semanas para rectificar a nossa atitude e a preparação fisica. Receio que não seja suficiente. Se estivessemos no lugar dos benfiquistas estariamos cheios de moral e confiança. E será isso que vamos encontrar no estádio da luz...

    Resta-nos torcer para que o Estrela ganhe pontos ao benfica. Com a possibilidade de Beto ou Petit jogarem a centrais não deixo de ter alguma esperança no infortunio encarnado...ao que nós chegamos. Ansiar por vitórias de Estrelas quando já tivemos quase 2 mãos cheias de pontos de vantagem.

    Jesualdo não esteve bem. Colocar o Alan é demasiado redutor para uma equipa como o FCP. O que é que o homem anda lá a fazer? Estivemos a jogar com 10 toda a 1ª parte. Já nem falo no Postiga. Esse sim uma fraude como jogador. Custou-nos 7.5 milhões de euros+P.Mendes. Que falta nos faz P. Mendes neste meio campo à deriva.

    O Lucho simplesmente rebentou. Não acredito que esta época consiga fazer muito mais do que se arrastar. É notório que o andam a colocar a jogar com dores.

    O Quaresma...enfim. Eu não quero bater naquele que já nos deu muitas alegrias esta época mas o centro de letra com 0-1 deixou-me histérico.

    Maiores culpados? A administração. Não existe. Não se sabe onde estão nem o que pensam. São os maiores responsáveis pela porcaria de banco que temos. Está na cara que as contratações de inverno foram uma decisão de toda a gente menos do Jesualdo. Se tivessem sido, estariam a ser utilizados. E assim sendo eu não vou critica-lo...por agora.

    PS: gostei muito de ler a opinião da Catarina. Demonstra uma enorme atenção.


    [[]]

    ResponderEliminar
  26. A esperança da nação portista está na eventual recuperação do Anderson para o jogo contra os lampiões, pois com este meio campo, sem Ibson, com o Jorginho sem ritmo e sem garra, os gregos dos mouros e a besta do Petit vao-nos engolir.
    Lá na frente o cenário é ainda pior: o único verdadeiro avançado é o Adriano, que alguém dentro da SAD pretendeu emprestar ao Braga!!!!
    O Postiga mais uma vez demonstra a sua gritante falta de categoria, mas issso tem uma explicação: falta de carinho, como diria a besta do Scolari.
    Proponho, agora, um exercicio: o que fazer com estes jogadores para a proxima epoca:
    Vitor Baia, Ricardo Costa, Lucas Mareque, Jorginho, Alan, Bostiga, Renteria, Bruno Moraes, Ibson, Vieirinha.
    Ah! e para terminar o Sokota la voltou para a sua terra natal. Ufa! um a menos

    ResponderEliminar
  27. Com excepção do Vítor e do Ibson, esses nomeados devem ir definitivamente ( Costa, Alan, Jorginho, Postiga, Bruno )ou alguns emprestados ( Mareque, Renteria, Vieirinha )a ver o que dá.
    As contratações de Inverno foram um fracasso, para iso era melhor fazer como os lagartos, não gastaram dinheiro e ainda cá vieram mostrar como joga um meio campo com juventude.Portuguesa...
    Depois há que ir buscar alguns emprestados ( o Ivanildo não é melhor que o Alan??? ) e adquirir jovens portugueses com ambição e um médio e um ponta de lança com créditos mas sem serem brasileiros.
    E manter o Adriano, claro, só mentecaptos ou comisonistas pensaram em dispensá-lo.
    E porque não fazer regressar o Pedro Mendes? -se ele quiser???.
    E já agora, promover o saneamento financeiro o melhor possível e livrarmo-nos de Sonkaya, Pitbul, Leandros, o do bonfim e o outro.
    Vejam só o que iso nos está a custar. Que gestão!!!
    Eu sei que estou azedo, om vontade de bater emtudo, enchi a paciência, desculpem qualquer coisinha, mas acho que tenho alguma razão.
    Agora ...
    Há que emendar e acreditar que podemos ainda asim e com esta gente dar a volta por cima.
    Mourinho já teria dito... Perdemos agora, alguém vai pagar.
    Se o treinador, soft, low profile, temerário e conservador, com a cara no chão como o vi ontem que temos não o diz, temos de ser nós a incentivar os jogadores.

    ResponderEliminar
  28. Calma, que para o Benfica vai ser diferente. Espero que o Lucho se consiga recuperar nestas 2 semanas (embora receie o pior; isto de por a jogar um jogador que não está em condições paga-se caro). Mas vamos ter Lisando, Bosingwa (o que permite colocar Fucile na esquerda e abre a hipótese de reforçar o meio-campo com Marek, facilitando o 4-4-2) e talvez Anderson.
    Não sei o que anda a fazer a preparação física do Porto, mas ter um lote de lesionados como tínhamos para ontem (Anderson, Lisandro, Bosingwa e Lucho, em claras dificuldades) não ajuda nada quando se defronta uma das melhores equipas da bwin.
    Não desculpa o resultado - e parece-me que Jesualdo esteve mal - mas deu uma grande ajuda.
    Adriaanse pode ter feito as suas asneiras (os turcos). Mas tinha toda a razão sobre Postiga e a carência do FCP na posição de ponta-de-lança. E extremo, já que Quaresma é o único verdadeiro extremo de qualidade (Lisandro é mais um falso ponta-de-lança, o que pode ser muito útil contra os milhafres).

    ResponderEliminar
  29. Quem sabe que até pode ter sido bom sermos "abanados" agora, continuamos a depender de nós...enfim...o jogo contra 0 SLB deveria ser agora, vamos estar 2 semanas ansiosos.

    ResponderEliminar
  30. Já sei que ninguém vai concordar comigo, mas o Tarik Sektioui fez muita falta no jogo de hoje.

    O Quaresma e o Lisandro são os únicos jogadores que temos capazes de jogar nas alas (embora o Lisandro deixe sempre o flanco direito manco por não conseguir ir à linha).
    Basta um deles se lesionar (neste caso foi o Lisandro) para a nossa equipa se tornar inofensiva no ataque.

    E não me venham dizer que o Quaresma foi individualista. Não foi. E mesmo se fosse, neste jogo, tinha desculpa. Se eu fosse o Quaresma e estivesse indeciso entre tentar a minha sorte sozinho ou passar a bola ao Alan ou Postiga, também tentava sozinho.

    Porque não fomos buscar o Miccoli no início da época?

    Onde anda o Vieirinha?

    Quem é o nosso preparador físico?
    Que saudades do Rui Faria ou Roger Spry...

    ResponderEliminar
  31. vamos por partes:
    o nosso plantel ( e já não estou a falar nas dezenas de emprestados) custa o dobro do sporting clube de portugal.
    viram a diferença?
    o teixeira tem toda a razao: a grande culpa é da sad do FC Porto.
    Não se admite que por negociatas, por falta de criterios ou por estupidez, se tenha chegado a este ponto. Uma vegonha, Senhor Pinto da Costa! Se o senhor está diminuido por causa do apito, a gente entende. Agradecemos tudo o qu nos deu. agora dê-nos o prazer de sair, e já. porque o senhor rodeou-se de uma corja, sabia? e é essa corja que está a levar o nosso clube à falência, e nos leva a estas vergonhas.

    ResponderEliminar
  32. O problema amigo menphis,é que nós esta época já levamos vários abanões,e o que é facto é que cada vez jogamos menos!Se formos jogar assim no galinheiro saimos de lá carregados de bicadas!

    ResponderEliminar
  33. Concordo inteiramente com o anonymous. Embora o Tarik seja um jogador mediano, ou pouco mais do que isso, a verdade é que joga numa posição em que o plantel não tem alternativas.
    Pensar que o dispensaram, e queriam dispensar o Adriano, mantendo inutilidades como o Sokota (que acabou por sair pelo próprio pé)...

    ResponderEliminar
  34. Desculpem-me todos, estou demasiado aborrecido para dizer neste momento seja o que fôr a não ser que não sabia, mas pelos vistos tenho um gémeo que deambula por aqui de vez em quando...Isto é autêntica admiração por esta fraca figura que sou eu...Cheira-me a que é o anónimo que inventou esta ficção para poder estabelecer um diálogo consigo próprio pois parece completamente perdido neste vale de lágrimas! Quanto ao jogo nada digo a não ser que estou ainda em estado de choque! Mas a esperança é a última coisa a perder e tudo pode ainda acontecer e ficarmos novamente heróis...Lamento também o silêncio a que remeteram o nosso Presidente e que deixa práticamente sózinho o Prof. para qualquer necessária argumentação e isso é tarefa demasiada para um homem só!

    ResponderEliminar
  35. O que é que eu posso dizer?.Uma derrota mais que merecida.Uma exibição miserável.É arrepiante a falta de condição fisica que a equipa revela (o Lucho completamente rebentado).Ou isto leva uma grande volta,nas próximas semanas, ou as perspectivas não são nada animadoras, infelizmente.Só de pensar que, depois da situação confortável que tinhamos na viragem do campeonato, podemos vir a perder a liderança, até me sinto mal!.

    ResponderEliminar
  36. "se Postiga jogar, fará só a posição de Lisandro, flectindo de um flanco (preferencialmente esquerdo) para o meio, com Adriano na frente e Quaresma no outro flanco.
    Salvo erro o JN avança com Alan como possibilidade. Significaria o 4x3x3 com extremos fixos, pois Alan joga só na direita, tem muitas dificuldades com o pé esquerdo e o trabalho dele é furar e centrar.
    Atenção que o Sporting não tem flanqueadores, mas os laterais Abel e Tello são mais ofensivos do que as adaptações que o Paulo Bento vinha efectuando nessas posições. De resto, Nani e Djaló são rápidos e também não permitirão as subidas dos nossos laterais, pois todo o cuidado é pouco. Como Alecs e Bueno devem jogar na frente, neste cenário os encaixes seriam totais, ainda que o Porto, naturalmente, insistisse mais numa linha ofensiva de 3.
    Para o 4x4x2 sugerido pelo Zirtaev, eu colocaria o Jorginho a nº 10, porque trabalha mais com o Postiga e um 10 não é de andar distraído no jogo como o Postiga, é preciso recuar, fecar, defender, correr atrás e subir à área.
    Com a lesão de Lisandro fica, de facto, mais complicado prever a equipa. Com Bosingwa de fora, deixa de haver dúvidas nas laterais, amarrando Fucile à direita".
    Ao repto do 11 provável escrevi isto. Há aí um anónimo que me aprecia de todo, pois não o deixo sem resposta. Em parte ela está aí. Mas aponto três questões:

    1) Partir dos princípios do treinador:
    - Prefere o 4x3x3
    - em casa nem com o Chelsea fez 4x4x2
    - se o fizesse era crucificado
    - não vejo treinadores de bancada capazes de "acertarem" numa equipa e, pior ainda, num sistema de jogo que nem sabem o que é.
    - se fosse mais cauteloso e a coisa corresse mal o que diriam? não só a Imprensa que se diz entendida mas fala consoante os resultados, como os sócios mais cáusticos.
    2) O que o treinador pode/tem de fazer?
    - Eleger um 11, em princípio mediante o seu sistema de preferência
    - Jesualdo meteu Alan, como avançou o JN. Foi mau, foi bom, quem o dirá? O anónimo?
    - Alan não esteve mal. Foi o meio-campo ofensivo e... Quaresma.
    - Só que, em risco de perder a batalha mas querendo ganhar a guerra, Jesualdo fez muito bem e ao intervalo mudou para 4x4x2.
    - Alguém percebeu? Eu vi que o problema era a falta de apoio no ataque, os médios que não subiam e, aí sim, por Lucho estar mal. Alan não esteve pior do que Quaresma, logo aquele que votei para decidir o jogo. Mas Quaresma, ao quarto domingo de Quaresma no calendário pascal, fez o seu pior jogo da época. Sim, alguém aqui lembrou o mau jogo de Braga, que tamvém vi e que foi mesmo mau...
    - Adiante. Era preciso contrariar os 4/5 médios do Sporting. Losango no meio-campo, tudo bem. O Porto ficou melhor, sim senhor. Mas Postiga, engano primário de Adriaanse e depois corrigido com uma dispensa inatacável, não é 10 nem é nada. Nem quando marcava golos o era, para mim, e escrevi sobre isso. Como escrevi que era cedo, no início, para ficarem aliviados por Adriaanse ter saído. Eu disse o contrário e fiquei-lhe agradecido. Quantos mais, quantos são?
    - O losango equilibrou os números no meio. Os leões recuaram. Defenderam. Mas faltava o apoio aos da frente, Postiga nem defendia nem apoiava o ataque. Nulidade absoluta, depois confirmada como avançado quando Adriano saiu.
    - Como melhorar tudo isto que sai mal, durante um jogo? Há coisas que estão mal desde o início, corrigem-se, adaptam-se e Jesualdo fez bem. O treinador não tem culpa a não ser ter de acreditar, como eu, em Quaresma, que tem feito jogos só para ele. E quantos aqui já não lembraram o cruzamento de letra, em zona proibida? E quantos de trivela tentou, a 40 metros da baliza? Cruzamentos assim fazem-se da linha lateral da área, confundindo um adversário directo. A obrigação é ir para cima de um defesa ou fazer cruzamentos decentes até para poder surgir uma falta por carga a destempo de um defesa sobre um avançado.
    - O Sporting marca de livre, um livre estúpido de um jogador sem ideia alguma de jogo colectivo: Postiga. O que fez para o merecer? Fez para o defender, tudo bem. Entram Pereirinha e Custódio. O Porto tem de atacar. Está em 4x4x2, deve manter pressão na frente.
    - Depois de meter Postiga, tira-se o Postiga? Treinadores já o fizeram, Jesualdo não quis queimá-lo. Solução óbvia: saiu Adriano para entrar um equivalente, alto e possante, Bruno Morais. Postiga fica mais à frente com a entrada de Jorginho, um de posição nº 10 por natureza, em vez de Lucho. Mas a equipa está combalida. Jorginho, como antevi, devia jogar de início neste sistema. Como decerto jogará Anderson e Jesualdo fará o 4x4x2 na Luz porque o Benfica o faz e há que equilibrar as coisas, racionalmente, não emocionalmente pela preferência do técnico por outro sistema.
    3) Os perdedores quem são?
    - Aos anónimos, naturalmente, sem nome e visceralmente sem nada para dizer, evitando chamar-lhes outra coisa. Aos adeptos descrentes. Quem são os perdedores? Tudo bem, 3 pontos perdidos. Resta saber se o Benfica os aproveita.
    - Que pessimismo é este de pensar em perder na Luz? Porque o Benfica joga muito? Vence e convence? Quando, como, onde?
    - O FC Porto é líder, Jesualdo não é burro pelo menos como os adeptos treinadores de bancada que o chamam assim. Jesualdo não viu as coisas correrem bem, corrigiu mas a opção Postiga saiu furada (são manias, insistências, todos as temos...), as substituições posteriores pecaram por essa feita ao intervalo mas quem adivinha? Estou à vontade porque não gosto, nunca gostei, de Hélder Postiga.
    - As coisas são para analisar bem, friamente. Não vi imagens algumas, tenho na memória o que vi no estádio. E o que vi foi um FC Porto que andou atrás do jogo, certo, mas soube corrigir e encurrarlar o Sporting. Não deu para mais por causa de Postiga, mas também de Lucho e, já agora, Quaresma. Adriano foi só sacrificado com alguma naturalidade. Tudo o resto foi consequência do jogo desde o início.
    - Não é por perder, nem é por não existirem casos de jogo, que deixarei de criticar a arbitragem. Foi uma vergonha a tendência de favorecer sempre o Sporting em todas as jogadas divididas. Muitas faltas assinaladas para os leões não foram concedidas aos portistas. Só uma constatação. Cheirou-me, por isso, a "encomenda". O tal estilo "à britânica" nunca me convenceu. Porque os jogadores não são... britânicos. A cultura é diferente e não se marca faltas só para uma equipa. Tendenciosa e habilidosa. O 2º "liner" nem uma falta marcou para o FC Porto. Nem uma. Houve até lances em que Pedro Henriques marcou falta e o auxiliar não, dava lançamento ao Sporting. Eu vi o jogo naquele sector, junto à lateral, perto da linha divisória do campo. Vejo as faltas, a falta de clarividência dos árbitros. E não preciso de pedir penáltis, não sei se o do Pepe foi ou não, mas ao menos podia dar livre indirecto por jogada perigosa com entrada de Polga, salvo erro. Pois, mas nessas divididas o FC Porto não teve sorte de as ter a seu favor.
    - Não houve sorte na finalização de alguns lances, Postiga e Jorginho em cada um dos postes chegaram atrasados a um cruzamento da direita.
    - Não vejo porque razão, enfim, o FC Porto "vai" perder na Luz. É inferior ao Benfica? Não. Vai assustado? Não, tem dois resultados úteis a seu favor em três possíveis. Anderson poderá jogar e encaminhar por si só o sistema para 4x4x2 que é mais natural sem Lisandro, uma baixa importante de última hora.

    Em resumo: Sporting ganhou bem, jogou melhor globalmente, mas o empate poderia ser o resultado mais lógico, pelo predomínio repartido e ocasiões de golo também. Qual o drama? A desconfiança dos adeptos. Na época passada, também só tínhamos 11 titulares e os suplentes deixavam a desejar. Mas Adriaanse, um grande treinador, foi preponderante. Por isso disse que a dobradinha era mais dele do que de outros. Quantos dirão agora a seu favor e antes o criticaram e desejaram ver bem longe pelas costas?
    Saudações (des)portistas. E as melhoras para a azia incontrolável de quem só sabe ser portista a ganhar.

    ResponderEliminar
  37. miguel vareta_canada:
    obrigada pelo comentário ao meu comentário:)
    mas eu não me enganei nas contas e reafirmo o que disse: foi UM jogo... o atlético, o leiria e o amadora foram 3 jogos, mas já tinham sido ultrapassados. vínhamos numa senda de recuperação (acima de tudo, de recuperação de força anímica), e esse mau recomeço de temporada (na minha opinião, unicamente provocado pela escandalosa paragem natalícia...) já havia sido ultrapassado. convenhamos: se havia dois jogos em que podíamos falhar até ao final da época, este era um deles. e o sporting, há que dizê-lo, jogou muito bem.

    quando ao árbitro, concordo que não interferiu no resultado. admito que talvez não o tenha tratado carinhosamente no estádio (a sensação com que eu fiquei foi que, até ao golo do sporting, marcava toda e qualquer coisinha contra nós e nada a nosso favor... IR-RI-TAN-TE!) mas o que ditou o resultado foi que o Porto jogou mal e o Sporting atacou bem e defendeu melhor. o Pedro Henriques é um bom árbitro, e não esteve de todo mal. simplesmente, hoje em dia, para se fazer uma boa arbitragem é necessário prejudicar-se o Porto.
    mas nós já vencemos antes em arbitragens bastante mais descaradas, ontem não nos podemos queixar senão de nós próprios. repito: hora de erguer a cabeça. e APOIAR a equipa. há horas em que um assobio é motivador, há outras em que chega para quebrar uma equipa anímicamente frágil. e DEFINITIVAMENTE não é hora para por em causa as contratações e os empréstimos e o que quer que seja que não pode já ser resolvido. as armas que temos são as que temos nas mãos: não vale a pena lamentar o que devia ter sido feito (e nunca realmente saberemos se teria sido melhor) está na altura de apoiarmos os que, bem ou mal, ficaram connosco.

    ResponderEliminar
  38. Há que repensar com urgência a questão da preparação física, apostar se calhar mais no Jorginho e dar descano ao Lucho que mete dó, é uma violência o que lhe estão a pedir, ver de que forma se pode arranjar a equipa com a falta de Lisandro, em dúvida um grande contratempo na frente.
    Mas, insisto, a questão está no meio campo, sem força, construção de jogo e qualidade de passe. Foi onde os lagartos nos ganharam e bem.
    Anderson... Não se fique à espera de um messias, o miúdo se jogar em lisboa vai estar sem ritmo e não sei até se é boa ideia colocá-lo a jogar se não estiver em perfeitas condições.
    Temos duas semanas, se ganharmos lá ficamos com 4 pontos outra vez, agora continuamos na mesma, dois dias de folga ao plantel.
    Claro que acho que se pode dar a volta ao texto, matemáticamente é posível mas é incrível e lamentável que depois de termos o campeonato na mão o estejamos a deixar fugir.
    Ironia ... o Santos, esteve com 10 pontos de avanço aqui na 2ª época e perdeu o campeonato para os lagartos. Agora veio com 9 pontos a menos e tem boas hipóteses de nos passar !!!
    Ricardo apreciei o teu post.
    Zé Luís, concordo com o que dizes em relação à arbitragem e ao postiga, apesar de tudo como já disse em cima também acho que o empate seria certo, o que não invalida que não tivessemos jogado nada.

    ResponderEliminar
  39. Zé Luis, concordo com tudo o que disse. Uma vez que percebe destas coisas a sério, gostava de saber a sua opinião sobre a preparação física. Parece-me que, apesar da baixa carga de jogos deste ano - que acredito ser mais prejudicial que benéfica, se é que tem alguma vantagem de todo, a equipa deveria ter um melhor rendimento físico.

    ResponderEliminar
  40. Nuno, não sou preparador físico. Nem treinador. Gosto de futebol e com os anos fui aprendendo a vê-lo não só com os olhos de adepto. O futebol, actualmente, é de tal modo complexo que nem é só o todo que conta, é amiúde o somatório das partes. Num jogo há pequenos jogos, nesta ou naquela posição do campo. Há espaços a defender, espaços a atacar.
    Foi aí que quis tocar na apreciação ao sistema e ao 11 de Jesualdo. Pensou atacar os flancos do Sporting, com Alan. Jesualdo explicou-o.
    O contexto do jogo foi algo diferente. Apercebeu-se e adaptou o sistema ao adversário no losango. Mas em qualquer das situações andou sempre atrás do jogo que vinha "perdido" desde o início. Espero que perceba o significado disto, o que não parece ao alcance de muitos que aqui vomitam acusações a eito.
    O problema não é a preparação física, para lhe dar a minha modesta opinião.
    A equipa não está mal fisicamente. Neste jogo até esteve mais tempo em acção do que nas parcelas de jogo que preencheu nas últimas jornadas: 20 minutos bons para o resultado e depois a geri-lo, às vezes com atrapalhação. A equipa vinha a dar mostras de jogar só em momentos, não o jogo todo.
    O problema, sim, é que Lucho está mal fisicamente. Esse sim. A equipa não me parece nesse estado de "preso por arames".
    Aceito que noutras épocas a equipa fazia muitos mais jogos: acima de 50, raridade neste país.
    Mas vai da massa de que é feita os jogadores: não temos André no meio-campo ou Drulovic no ataque, duravam, duravam, duravam...
    Jesualdo apontou a falta de agressividade e é verdade. Não significa "baixar o pau", significa lutar pela bola em todas as zonas do campo. Nem é preciso fazê-lo só à frente. O bloco pode ser baixo. É preciso é que todos lutem e pressionem.
    A diferença de 3 para 5 no meio-campo não depende de Jesualdo quando Quaresma perde a bola e deixa o Nani fugir. Em Braga viu Luís Filipe roubar-lha e marcar um golo. Depois aprendeu a ir buscar o adversário. Ontem deixou Nani criar uma ocasião para Alecsandro. Nunca protegeu Fucile. E no ataque fez o que fez. Lamentável é acharem, na Imprensa, que foi o melhor do FC Porto...
    Por isto, Alan não fez pior do que Quaresma. Não deve é jogar na esquerda, porque precisa do pé direito para centrar. Alan tentou rasgar no flanco e veio defender.
    Bom, para isso então, pensou Jesualdo, vamos responder ao 4x4x2 até porque o Miguel Veloso jogava livre por Lucho não se adiantar para o estorvar. Postiga ao menos deixou-lhe essa preocupação. Mas Postiga trabalha pouco, e joga nada. Com Quaresma a cair nos devaneios já denunciados, temos o caldo entornado. Nenhum treinador ganha jogos com jogadores a actuarem assim.
    Reparei, agora, ao consultar um ou outro jornal, que Pereirinha entrou ainda com 0-0, saiu Romagnoli e Moutinho avançou um pouco para a sua posição mas sempre com o pé atrás. Nas emoções do jogo, e sem apontamentos além da memorização dos tempos e lances, nem reparei nisso mas, como disse Jesualdo, o Sporting já só queria o 0-0.
    Postiga deu um livre fácil: sem nunca fazer falta ou mossa a Polga no ataque, veio derrubá-lo no meio-campo defensivo portista.
    Como é que querem ganhar assim?
    Parece que, afinal, o Porto até teve mais bola - jogou-a de forma pior. E Jesualdo quis ganhar - não teve intérpretes à altura.
    Eu não vou tanto em cima do treinador. Ele só congemina uma táctica para ganhar. Os jogadores devem saber executá-la. Ok, Lucho deve sair, talvez com Anderson de volta saia mesmo. Mas se Lisandro reentrar, jogará com Quaresma e Adriano na Luz ao ataque?
    É que com factores assim aleatórios não é fácil acertar nem à primeira e às vezes nem à segunda quando se quer rectificar.
    Jesualdo percebeu e mudou, mas não chegou lá. Perder de vez a ideia em relação a alguns jogadores deve ajudar. Afinal, foi isso que Adriaanse fez. E ganhou em toda a linha.
    Não, não me parece fadiga. Falta de agressividade mete-se em campo quando jogdores têm carácter. Ou ganham-no ou apreendem-no. Nas meias-tintas nunca dáo jogadores de jeito em lado nenhum.
    E Jesualdo volta a ter razão. A equipa é macia, nada manhosa, nunca trauliteira. Em certos jogos há que ser duro e forte à moda do Norte.

    ResponderEliminar
  41. Existe uma diferença entre descrença e realismo. enquanto os adversários parecem ganhar confiança, nós estamos nítidamente a perder gás. As preocupações evidenciadas pelos adeptos são entendidas na medida que se eventualmente perdermos o campeonato será uma época catastrófica.

    Não vale a pena bater muito mais no ceguinho...os problemas estão mais do que identificados.

    Acredito que o FCP possa ganhar na luz. De facto o benfica não está a impressionar. Ainda assim parece-me estar com melhor condição física.

    Os dois dias de folga dados ao plantel são um absurdo depois da exibição medíocre que fizeram ontem.

    Um abraço
    [[]]

    ResponderEliminar
  42. Sou o sócio nº 7016 do F.C.Porto, desde 11 de Março de 1971, tinha seis anos e meio, mais ao menos, quando o meu Pai lá me inscreveu como sócio.Tudo isto para dizer que me fiz portista nas épocas de suprema humilhação e derrota e custa-me ver os portistas que se fizeram em tempos de glória a abandonar a equipa ao mínimo revês. Concordo,no entanto,com as críticas à SAD,aos jogadores desgarradose ao treinador que é algo covarde e insistente em jogadores cansados/magoados.Mas assobiar nunca!- lembro a todos aquando da eleminação do Panatinaikos para a TaçaUEFA em 2003,que após a derrota o público aplaudiu a equipe, porque esta mereceu - é verdade - e depois toda gente já sabe o que aconteceu...
    Lembro ainda os adeptos do Celtic que em 2001/02 para a fase de grupos da Liga dos Campeões no Estádio das Antas,que após um banho de bola e consequente derrota por 3-0 connosco,deram-nos um exemplo inesquecivel de clubismo, porque neste caso eles jogaram ainda pior do que nós neste último jogo!
    Para que conste!
    José Carvalho

    ResponderEliminar
  43. Sinto-me um pouco melhor e capaz de pensar na desgraça de ontem...Creio que o melhor que sucedeu ao Sporting, foi a lesão do Tonel que permitiu, melhor exigiu, a entrada do Tello que acabou por ser o sentenciador do jogo! Ali era mais que certo ser ele a marcar o livre e fê-lo apanhando o Helton mais próximo do poste esquerdo e com enorme dificuldade para correr todo o restante espaço à direita. De certo modo a posição do nosso Helton "convidou" o lateral a bater o livre! A barreira mal organizada permitiu que o remate a circundasse e fosse em arco ao poste direito...Um pouco mais de latitude e seria muito difícil concretizar aquele remate...Um pouco mais de atenção do Helton na colocação e poderia mesmo assim defendê-lo. Agora o que eu retive de todo o jogo foi a falta de entusiasmo dos jogadores, especialmente de alguns preponderantes como Quaresma e o próprio Helton ou Lucho...Por isso falava em tristeza na sexta à noite. Há ali um sentimento colectivo de alguma tristeza que se pega como se fosse sarna...Falta alma até Almeida! O que se passa? Toda esta onda de suspeição? Isso retira confiança aos jogadores? Admito, como também o contrário, isto é os jogadores sentirem-se espicaçados no seu orgulho e fazerem das tripas "coração, cabeça e estômago..." Agora concordo com o Zé Luis quando diz que o jogo da Luz não são favas contadas para os vermelhos/encarnados, bem pelo contrário, eles terão de fazer tudo, mesmo tudo, para mudarem o rumo das coisas e podem abrir a porta demasiado...Aí eu sinto que há falta de malandrice da parte do Prof., se aqui estivesse o Artur Jorge outro galo cantaria, comiamo-los de cebolada e ontem não perderíamos assim, sem chama, sem alma...O Pof. gosta de cultivar o perfil de bem educado - embora durante o jogo lá vá dando as suas "caralhad..."- mas findo o jogo contém-se e lá vem o tal discurso de "gentleman". Não é que eu não lhe reconheça o mérito, mas falta-lhe qualquer coisa, como não pode deixar de faltar a qualquer "um bom benfiquista..."Se os dois pudessem arquitectar o plantel -A.Jorge/Prof,Jesualdo- aí sim seríamos embatíveis! Em relação ao Adriansen só devo dizer que ele perdeu muitos joguinhos, até no Dragão e queimou jogadores que hoje nos fariam muito jeito como Diego...Queria uma boa comissão - cheirou-me - na aquisição do tal avançado alto e louro que nem sei o que é feito dele...E em contrapartida não conseguiu retirar partido do alto e moreno que tínhamos entre nós, muito mais barato e que pelos vistos até marca ao Bayern...O sistema do CoAd assentava no desempenho do Pepe e se ele se lesionasse ou falhasse adeus sistema, era um vê se te avias... -Até mais logo que vou tomar um cafézinho, a princesa chama-me!

    ResponderEliminar
  44. Teixeira, deve preferir o método Pacheco, então... Treino às 8 da manhã...
    O problema, além da falta de agressividade, é que a equipa não ganha moral, o que cresce nos rivais. É isso que tem feito mover o Benfica. Porque Simão acerta tudo, já que o resto é miserável.
    Na Luz tudo pode acontecer. Há dois resultados favoráveis ao FC Porto. Mas há detalhes que resolvem estes jogos. Pode ser Simão, pode ser Quaresma num dia bom. Pode ser o árbitro, pode ser um frango. Quem sabe?
    O inacreditável não é a vantagem folgada que se foi perdendo. Pudera, basta lembrar Leiria: olha, olha, a União não votou a ganhar um jogo desde aí. E não é coincidência. Perdemos da forma que se viu e contra uma equipa de merda. O Estrela sempre mostrou algo mais, e muito, apesar da boa estrelinha no Dragão.
    O inacreditável é os adeptos julgarem como se o FC Porto estivesse já em 2º lugar. Nunca vi um morto a cavar a sepultura. Mas com adeptos assim, quem precisa de ambientes inóspitos?
    E ainda falam do comportamento dos SD. Pois, pois, vê-se sempre quem está com a equipa.
    Já agora, para os mais afoitos nos comentários a despropósito de tudo e de nada, os adeptos críticos da SAD alguma vez se insurgiram como já chegaram a fazer os SD?...
    Eu não tomo posições, nem pela SAD, a claque, o treinador, o presidente ou outra coisa qualquer.
    Mas apetece-me lembrar tantas asneiras que por aqui têm passado nos últimos mesitos...

    ResponderEliminar
  45. Zé Luís, está de todo enganado se acha que prefiro o método Pacheco. O que me parece uma aberração pedagógica é dar-se mimos (folgas) depois da exibição desgarrada de ontem.

    O Zé Luís quer que os adeptos se calem quando é evidente que existem problemas?

    Eu também nunca vi um morto a cavar uma sepultura mas já vi vivos a comprarem o jazigo para onde queriam ser transladados...

    Nunca assobiei a equipa em toda a minha vida. E olhe que já lá vão longos anos. Sou dos que escolhi o FCP como clube porque nunca me identifiquei com a "lisbon club way of life".

    As coisas são para se discutir e o Zé Luís com todo o respeito que merece da minha parte parece optar pela estratégia de tapar o sol com a peneira. Arranja enúmeros parágrafos de tacticismos quando na verdade o problema está à vista de todos. FALTA de ATITUDE. E isso como raramente se arranja em 2 semanas parecem-me lógicas as minhas preocupações.

    Ainda assim como já o referi anteriormente considero que temos todas as possibilidades de ganhar na luz e assim dar o passo que falta rumo ao bi. Agora, se antes só dependiamos de nós e podemos continuar a afirma-lo, o mesmo podem dizer os nossos adversários.

    Quanto aos SD, todas as suas atitudes corporativistas metem-me nojo. São os pitbuls de uma direcção amedrontada, ineficaz e vendida aos empresários.

    E o Zé Luís também me parece não saber conviver com as opiniões dos outros. Evoca apenas para si o conhecimento de futebol. Talvez seja uma auto-apreciação correcta, mas um pouco mais de humildade não lhe ficaria nada mal. Todos os comentários aqui feitos desde que feitos com respeito deveriam ser bem vindos. E o Zé Luís como convidado de honra do Zirtaev poderia saber receber melhor a quem aqui se presta à dificil tarefa de opinar.

    Um forte abraço e conviva com a minha crítica pois estou aberto às suas.

    [[]]

    ResponderEliminar
  46. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  47. Zé Luis - como eu te dizer??
    Em relação aos seus comentários... igual aos passes do Quaresma... muito lindo, enche os olhos mas sempre errado... com a direcção incorrecta (ainda por cima em grande quantidade). Para poeta talvez daria qualquer coisinha. Calado é que falas bem...

    ResponderEliminar
  48. Teixeira, e quem o inibe de opinar? Eu simplesmente emito opinião diferente.
    Falta de atitude, concordo.
    Se quiser falar de falta de qualidade, também concordo.
    Mas não era eu quem via qualidades na equipa para comer o Chelsea, este mundo e o outro.
    As limitações da equipa nunca me fizeram sonhar. A não ser na 1ª parte com o Chelsea: daquela maneira só via a equipa qualificar-se de forma brilhante.
    Falta de qualidade dos jogadores. E aí o treinador também não terá muita culpa.
    Parece que caímos todos no adágio da casa onde não há pão...
    E o FC Porto ainda vai em 1º.
    Não é tapar o sol com a peneira. Eu vejo tanto méritos como falhas, só não estou disposto a disparar contra tudo e todos ao mesmo tempo, deitar tudo ao lixo, entregar o 1º lugar, cavar a sepultura. Estamos em ondas diferentes. E há muito aprendi a não assobiar. Nem para o lado...

    ResponderEliminar
  49. Zé Luís, então parece-me que estamos na generalidade com a mesma opinião.

    Não é de hoje que considero que existem falhas estruturais gravíssimas no nosso plantel. E tal como o Zé Luís, também eu não responsabilizo o treinador pelas más exibições.

    Já todos sabem quem é que eu responsabilizo.

    Alguem num comentário anterior referiu que não sabia onde estava o Hesselink. Pois este está no Celtic de Glasgow e foi comprado por 5.5 milhões de euros pelo que me parece que alguma coisa foi mal contada. Foi uma das últimas gotas de água que fizeram transbordar o copo para Adrianse e até se percebe porquê.

    Já Jesualdo faz omeletes sem ovos e até o tem conseguido contra as minhas expectativas iniciais no que diz respeito à qualidade do plantel.

    Um abraço
    [[]]

    ResponderEliminar
  50. Mas a folga de 2 dias...não entendo.

    ResponderEliminar
  51. Zé Luís, geralmente estou de acordo com o que escreves, também nunca subi tão alto em relação ao valor da equipa, estamos limitados, foi tudo herdado do Adrianse que deixou ir o Hugo Almeida e que falta faz, sempre apreciei as suas qualidades, não é de agora, também me ri quando se falava da Liga dos Caampeões ...
    Agora o Jesualdo também não é muito forte psicológicamente e dá uma imagem cinzenta e de derotismo quando as coisas correm mal e tem substituições discutíveis embora ache que o banco não vale grande coisa, ainda mais agora sem Ibson e Lisandro. E iso ambém pesou.
    Mas o que me deixou irritado foi que os jogadores do adversário chegaram sempre à bola primeiro, os nossos não correram, Adriano apanhou uma bola depois de grande esforço, centrou e estava tudo lá atrás.Por isso tenho falado aqui hoje mais.O treinador não tem culpa? Acho que tem, deve esquentar-lhes as orelhas no jogo e se preciso substituir logo e avisar a navegação e isso não vejo.
    Mas ... é evidente que passado isto estamos todos a torcer a 1 de Abril, se ganharmos lá ganhamos o campeonato, disso não tenho dúvidas, não podemos é dar mais tiros nos pés e convém chamar as coisas pelos nomes.
    Continua a fazer os bons posts como até aqui, tamb+em e estivessemos todos de acordo não tinha graça.

    ResponderEliminar
  52. Ó Teixeira, então deixe-me ficar com as minhas opiniões: sobre o jogo, as incidências e problemas, diga-me quem aqui as aflorou? Eu tento ler o jogo e algum anónimo quis que dissesse sobre ele. Dei-a sem problemas. Tive muito tempo hoje de tarde. Para dizer o que acho e responder a quem acha que só deve dizer mal.
    Ao Jorge: por mim mudava logo aos 20' o sistema, porque se via que não dava. Se calhar pegava logo o 4x4x2 de início, para não dar largas ao Sporting como se viu de início. Mas os jogadores, em campo, têm de saber ler o jogo e adaptar-se, correr, defender, contrariar o adversário e pior do que o sistema desencontrado foi os jogadores não compensarem as falhas do sistema inicial. Ou os jogadores não podem preencher outros espaços? Correr atrás dos adversários? E viu o Quaresma fazer? OK, o treinador podia mexer mais cedo. Podia fazer os jogadores mudar de posição e, até, atitude. Com o Mourinho a coisa seria diferente, mas ele é o maior não é? Mas temos estes e temos de saber aceitá-los. Nada está perdido, nem o jogo foi perdido por isso. A 2ª parte deu só Porto! Quantas vezes o Sporting chegou à baliza? Três, duas? Fez um golo de livre quando já só pensava em defender (Pereirinha, saída de Romagnoli, Moutinho nunca faria a ponta dianteira do losango...). E quase marcava outro de longe, de muito longe, daquelas que às vezes batem na perna do guarda-redes e entram, noutras batem e ressaltam para fora...
    Estou tão lixado como todos, mas não perco a cabeça. E aprecio o jogo pelo jogo, embora goste de ganhar. O Porto, desinspirado, algo titubeante, podia ter empatado o jogo sem favor mas com um bocadinho de sorte que é sempre precisa.
    São tantos factores a ter em conta que não se pode reduzi-lo a uma bola que entra numa bomba perfeita como a de Tello.
    Insisto na falta do Postiga sobre Polga, não as fazendo à frente como é obrigação e expectável, fazendo-a atrás sem cuidado algum.
    O futebol, de há muito, decide-se em pormenores. Não foi tão grande a diferença para o Sporting nem em remates, nem ocasiões nem posse de bola.
    Mirando a tv, vejo o livre de Tello e Assunção que não salta na barreira, seria o suficiente para desviar a bola de cabeça, por exemplo. E o remate foi tão perfeito... Mas o Jorginho chegou uma fracção de segundo atrasado a um cruzamento da direita.
    Sim, globalmente o Sporting foi melhor, aceito-o, mas não discuto os jogos pelo resultado. É o mais fácil como fazer prognósticos só no fim. Já estive na bancada a discordar em momentos de um treinador fazer uma substituição, mas quem sou eu? Nem me gabo por ter razão (ou não). É essa a missão de um treinador de bancada. Perceber o que o treinador pretende de início; perceber o que faz durante e como se justifica no fim. Adriaanse não gritava, não gesticulava, não falava grosso, era mais gentleman do que muitos que assim são rotulados até lhes cair o verniz das unhas mas impunha disciplina e tomava opções dele, fortes e polémicas, mas que deram dois títulos maravilhosos em que nem eu acreditei a meio do campeonato passado.
    Não é preciso um treinador vociferar, espumar da boca para meter os jogadores na ordem. Basta que eles o sintam no recato do balneário e do treino.
    Bosingwa de fora não sei nem interessa agora. Lisandro em falta pela sua agressividade e entrega contagiantes. Não é fácil gerir o plantel portista com baixas importantes. Eu nem tenho falado do Anderson, a não ser agora que está para voltar.
    Estou a voltar-me para dentro, avaliando a equipa sem a destruir. Com isto não retiro mérito ao Sporting que até jogou bem melhor do que supunha. Mas também antevi que os leões iam especular com o resultado, como fizeram na 2ª parte.
    Convenhamos que foi um lance de génio que decidiu o jogo.
    Olhem, já agora, as carpideiras do regime não vieram desencantar a lengalenga do pobre do Tello que está para sair sem renovar contrato que, agora, todos lembram ser curial propor-lhe.
    É a puta da ironia.
    E acho que por aqui me fico hoje, e pelos próximos dias que vou para fora.
    Talvez volte ao Zirtaev a vontade de comentar o jogo que ontem lhe faltou. Se calhar assuntos não faltam pelo que aqui se abordou ao longo do dia.

    ResponderEliminar
  53. Bom já tomei o meu cafézinho e um chocolatinho e estou ainda melhor para continuar o bate papo. Não queria que o Zé Luis visse nas minhas palavras algum acinte por que não o têm sinceramente. Penso que o Zé Luis faz o que acha melhor para explanar o seu pensamento tal como eu e eu erro muitas vezes...Dizia a Catarina - bem vinda do Norte da Europa - que o árbitro teve critérios diferentes para cada uma das equipas e eu confirmo essa sensação...Mas essa tem sido sempre a posição dos árbitros, é mais fácil bater no desgraçadinho que fazer o papel do cavaleiro que salva a honra da donzela! Aquele lance a terminar é duvidoso...O Polga foi de qualquer modo à bola e impediu o Pepe de efectuar o remate porque lhe tocou primeiro no pé e de sola e sendo assim o mínimo seria um livre naquela zona...A bola ficou ali a saltitar o que prova que o Polga não a afastou logo não tocou primeiro no esférico como pretendem os «entendidos»...A bola ficou ali porque o pé do Pepe amorteceu-a por ter ficado impedido de concluir o remate pelo toque do Polga. Claro que o Coroado e o Rola diriam sempre que não fora falta, quem esperaria o contrário? Daqueles senhores só se estivessem loucos é que fariam um comentário diferente, são dois «alinhados» no actual e anterior sistema, senão como justificar terem chegado tão longe? Apontaram alguma pistola aos tais corruptos que faziam as avaliações? Deixem-me rir..."Estou"- eles estiveram - sistemáticamente à frente da classificação época atrás de época e o sistema favorece os outros? LOL...E o Rosa Santos? LOL...Só posso dizer uma coisa: se os outros não ganham esta época com todas estas "nuances", quando é que ganharão? Imaginem se as coisas se passavam ao contrário: se tivéssemos uma senhora a calcar os nossos calacanhares constatntemente, nos proíbisse de reagir na Comunicação Social à campanha odiosa que essa própria Comunicação Social nos move, que faríamos? Se tívessemos todos os árbitros receosos de marcar faltas a nosso favor para não serem investigados até à exaustão nas suas vidas, o que pensam que sentiríamos? Portanto "eles" têm tudo a seu favor e mesmo assim continuamos à frente, mesmo perdendo pontos como sucedeu ontem! Acreditemos até que a voz nos doa!...Um grande abraço de solidariedade a todos os Portistas e a todos os nossos jogadores!...

    ResponderEliminar
  54. Entao Zirta? Ainda não acordaste do pesadelo? Reage homem, estamos todos à espera do novo post.
    Ze Luis, desculpa lá mas agora acho mesmo que tás a ser um bocado tótó. Criticar o nosso porto neste espaco nao e o mesmo que assobiar a equipe no estádio. Aqui estamos a falar entre nós. Estamos no nosso espaço privado onde nos é permitido por o coração (e a razão as vezes) a falar. Nao me digas que está tudo bem e só tivemos um precalço. Não me digas que perante o cenário actual a confiança de uma vitoria na luz e no campeonato é ilimitada.

    ResponderEliminar
  55. Fala-se agora muito de Adriaanse, e agora pelas boas razões. Apoiei esse grande treinador como apoio sempre os treinadores do nosso glorioso clube. Mas Adriaanse era especial. Pôs a casa em ordem (lembram-se de Fernandez e Couceiro?), e valorizou jogadores que andavam pela rua da amargura. Se o nosso mágico clube pode agora vender Pepe, Quaresma e Assunção, deve-o a Adriaanse.

    É certo, perdeu jogos, e alguns importantes, na fase de acerto com os novos métodos. Depois nunca mais perdeu. Sentia-se a disciplina, a aplicação dos jogadores, e acima de tudo, a evolução técnica da equipa.

    Por uma birra do errático presidente ( a crítica fica por aqui porque foi um grande presidente) deitou-se tudo a perder. Um capricho. Volta, Postiga! Um atleta de alta competição que é apanhado em fora de jogo 10 vezes por jogo...

    Deram-se muitos passos atrás com a contratação do antiquado Jesualdo. Voltaram os nomes, as vedetas, e perdeu-se o colectivo. Perdeu-se a abordagem constante de "formação" e, principalmente, a humildade.

    Apesar disso, sendo coerente com os meus princípios, digo...mantenha-se este treinador até ao final da época, mas por favor, por favor, depois das derrotas em toda a linha, arranje-se a seguir alguém que mande, com categoria, com ascendente sobre os jogadores.

    Alguém como Adriaanse, que foi enxovalhado pela actual direcção por ser um grande profissional.

    Adriaanse era duro, mas todos os jogadores falam do teinador em termos elogiosos. Qual será a marca de Jesualdo?

    Umas Jesualdices...
    Uma total falta de carácter na equipa...

    ResponderEliminar
  56. Zé Luís, gostei muito do seu cometário. Com efeito, a minha impressão da forma física não vinha deste jogo - tinha a ver com os tais jogos em que fazíamos 20 min., ou com o Chelsea - mesmo sabendo ser o clube que é - em que só conseguimos jogar ao mais alto nível durante 70 min.
    Para dar uma opinião muito pessoal, mesmo não concordando com algumas opções de Jesualdo - e daí dizer que me parece que não teve feliz ontem - estou convicto de que é um homem inteligente. Vendo o que escreveu, percebo melhor as opções dele. Mas tem, de facto uma diferença em relação a Adriaanse - e que se prende com a atitude face a Quaresma. É dos jogadores mais talentosos que conheço. Mas é um jogador que tem de ser mantido com rédea curta. Quando joga o que sabe, pode levar a equipa às costas. Quando sente que pode fazer o que lhe apetece, destrói jogadas de ataque e deixa o seu lateral desprotegido (e como me irritava com ele por isso na primeira época que fez no FCP!).
    É um jogador que precisa, ocasionalmente, de se sentar no banco. E Jesualdo tem imensa dificuldade em tirar jogadores como o Lucho (por outras razões, claro), ou o Quaresma, quando não estão a ajudar a equipa.
    O ano passado, toda a gente crucificava o Jorginho. É um jogador que respeito. Não é sobredotado, mas é um jogador batalhador, que pensa sempre na equipa. Recupera imensas bolas no meio-campo do adversário (que valem ouro) e faz assistências. Geralmente, é melhor ter um jogador com estas características em campo do que uma prima-dona individualista. Claro que o ideal é ter os dois em um, um jogador com grande talento e que jogue para a equipa, mas o Quaresma nem sempre o consegue - ou nem sempre faz por isso. Alías, é isso que o impede de ser um jogador verdadeiramente de classe mundial. Ao contrário do Anderson, que tem aquele talento impossível e joga sempre para a equipa.
    A permanência do Postiga, para mim, é cada vez mais um mistério. Depois de Mourinho o ter despachado e Adriaanse ter tendo fazê-lo novamente, vê-se que tinham razão. O moço é tecnicamente evoluído, mas não deve ser muito esperto. A falta de cultura táctica dele é simplesmente impressionante.
    O texto está longo, mas não quero deixar de repetir algo que já disse atrás. Depois desta derrota, temos quase a obrigação de ganhar na Luz. Não é nada que seja impossível. Espero, até, que esta derrota seja o estímulo que faltava para ir lá ganhar, agora que os jogadores têm o orgulho ferido. Porque capacidade para o fazer, eles já a têm. Ainda por cima, já contaremos com Lisandro, Anderson(?), Bosingwa, e veremos se Lucho em melhor forma (embora receie que ele precisaria de uma paragem mais prolongada. E Assunção e Meireles não terão o fantasma do 5º amarelo a pairar sobre eles.

    ResponderEliminar
  57. "Por tudo isto a derrota foi mais que merecida, mas, e ao contrário do muito que li, ainda acredito, ainda estamos em primeiro e este jogo pode ter servido para acordar um Dragão que tem vindo a adormecer e caso tivesse empatado talvez chegasse à Luz mesmo a dormir. Há males que vêm por bem, esperemos que seja o caso."

    That's more like you:)
    obrigada!

    ResponderEliminar
  58. O que me parece é que Zirtaev esta a utilizar o metodo do presidente (caladinho é que se esta bem)e ao contrário, o Ze Luis fala tanto que até doi para ler tudo.
    Um conselho: convidem o Meireles para substituir o Zé Luis neste blog que seria um sonho de vida realizado.

    ResponderEliminar
  59. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  60. Tudo se resume a uma expressão: pancadinhas nas costas. Todos nos, portistas, já percebemos que determinados jogadores têm um estatuto especial. Estou a falar do Bostiga - já repararam que desde que começou a ficar claro que o Adriano não saíria do Porto, o moço fez birra e deixou de marcar golos - do Luxo (será que está escrito no contrato dele que terá que jogar todos os minutos de todos os jogos ? será que estas exibições medíocres não irão fazer baixar o seu valor de mercado ?)e do Quaresma - jogadores jovens armados em vedetas precisam de pulso forte até para poderem evoluir a todos níveis.
    Com esta atitude de dolce fare niente, não vamos a lado nenhum. Como diria o Octávio Marado é preciso trabalho, muito trabalho.

    ResponderEliminar
  61. EM GRANDE COMEÇARAM OS INICIADOS COM UMA EXCELENTE VITÓRIA A 2ª FASE DOS INICIADOS.............9-1 AO BEIRA-MAR..........FOI LINDO.....

    ResponderEliminar
  62. Isso passemos para as camadas jovens... já que nos seniores já fomos...

    ResponderEliminar
  63. POis caros Portistas, foi uma noite de desilusão mas n atiremos a toalha ao chão. Tudo pode ainda acontecer neste campeonato. No jogo de sábdo o scp mereceu a vitória, jesualdo voltou a asneirar e muito... Mas nada está perdido, continuamos em 1º e na Luz é q se vai ver quem é melhor. A 1ª parte foi vergonhosa mas na 2ª fomos infelizes.

    ResponderEliminar
  64. Uma 1.ª parte desastrosa com Jesualdo a levar uma lição de Bento. De facto só deu Sporting e Helton. Muitos calafrios nos 50 mil adeptos Portistas. Na 2ª parte o nosso técnico admite o erro (Alan) e troca-o por outro erro (Postiga) mas o FCPorto começa a controlar o jogo. Numa falta de Postiga nasce o grande golo de Tello e o Sporting que nem passava o meio campo adiantava-se. O Porto reagiu mas sem grande convicção. Jesualdo volta a cometer um erro quando tira Adriano. São erros a mais. O Porto tem o empate na cabeça de Postiga mas este jogador falha golos de forma inacreditável. Parabéns ao Sporting que mereceu ganhar pelo que fez na 1.ª metade. O Porto está mal, muito mal. Não sei por onde vai, mas só sei que não deve ir pelo caminho que tem seguido nos últimos jogos... Jesualdo foi o pior da noite mas não lhe ficaram atrás Postiga, Alan e Lucho. Pedro Henriques foi habilidoso na marcação de faltas, deixou jogar para um lado e apitava tudo para o outro. Mas não vou por aí. Nada está perdido mas o jogo da Luz vai ser decisivo. E este Porto não pode ter a atitude da 1ª parte. Assim não vamos lá. Mas ainda acredito que tudo mude em duas semanas...passem pelo blog do lucho

    ResponderEliminar
  65. Zirtaev, estou contigo e com aqueles que acreditam.

    Perdemos uma batalha, mas a guerra será nossa, ás vezes é melhor estarmos " apertadinhos" e com pressão, a concentração é outra.

    Eles irão reflectir e acredito cegamente no título, agora é claro com outra atitude e outra ambição.

    ResponderEliminar
  66. Este blogue foi enriquecendo com a participação de todos os que gostam e amam o Porto. Agora até tem direito a comentadores semi-profissionais que conseguem fazer análises em todas as vertentes do jogo e do que se passa fora do campo.
    Ele é o Jesualdo que acertou em tudo, mas os jogadores é que não atingiram o que ele queria.
    Ele é o Jesualdo que dá dois dias de folga, mas isso até é de louvar sob pena de sermos adeptos do Pacheco.
    Ele é os Super-Dragões que agora regressaram ao activo de forma tão evidente como anteriormente haviam desaparecido de circulação.
    Ele é os que os defendem, mas parecem esquecer os exemplos de edificação e civilidade mostrados com cuspidelas públicas ou caneladas privadas quando se protegia a Carolina e se vituperava o Presidente.
    Ele é os que acham que qualquer um que para aqui venha criticar a SAD e o Presidente devia ser queimado num auto-de-fé sem quererem ver as evidências.
    Ele são os que fazem estatísticas e análises para demonstrar que foi por causa do Pedro Henriques que perdemos o jogo, quando para mim perdemos o jogo porque não o merecíamos ganhar.
    O PORTO PERDEU PORQUE NÃO JOGOU NADA!!!! NADA...
    O Lucho anda a jogar aleijado porque há alguém na SAD que espera pelo fim da época à espera de uma comissão...
    O Postiga fez a falta que dá o livre para golo, mas ninguém fala disso, nem da estupidez cerebral dum individuo que em cada 5 lances perde a bola em 3, numa atira-se para o chão e no outro faz asneira...
    O Quaresma é jogador de futebol, sim senhor, e bom. Podia era já ter aprendido que futebol não rima com circo... Fintas e mais fintas, centros de letra, pontapés de trivela.... mas é preciso fazer sempre isso quando se pode jogar simples? E os outros 10 que estão em campo são para quê? Para lhe limpar as chuteiras?
    Já agora, e esta vai direitinha para os defensores do Jesualdo e dos comissionistas da SAD: quem quis o Mareque e o Renteria?
    Como? Vieram para se adaptar ao futebol europeu e à equipa? Ah... pensei que tinham vindo para nos ajudar a resolver problemas no imediato.
    TEIXEIRA amigo: eu acredito, eu acredito... mas você vai ver que este Jesualdo nos vai fazer perder tudo.
    E esperem que se os das Finanças nos entrarem pela porta dentro (do Dragão), vai ser o bom e o bonito...

    ResponderEliminar
  67. Já começávamos a falar da próxima época, não?
    Eu concordo com o Quintino. O Prof. não tem capacidade para trabalhar a vertente psicológica e fisica da equipe. Já mais que provou! Não sejam teimosos!
    Para ganhar na Luz, o Porto vai precisar duma injecção de moral daquelas à Mourinho. Vai ser preciso gritar com eles, ofende-los se for preciso. Puxar-lhes pelos galões e trazer-lhes ao de cima o peso daquela camisola azul e branca. O professor, isso, não sabe fazer. Deixemo-nos de tretas e falsas esperanças. A minha unica esperança é que se deixe trabalhar o Vitor Baía, o Rui Barros e o João Pinto. Só esses três poderão sacar daquele plantel uma vitória na Luz.

    ResponderEliminar
  68. Não sei o que mais me revolta nas derrotas do FCP : se é a própria derrota, ou ouvir os profetas da desgraça a falar mal da equipa do FCP. Desde já aviso que não é para ninguém em especial que comentou neste blog, mas sim um colega de trabalho que a criticar é pior do que os nossos rivais.

    Os adeptos do Sporting estão todos contentes e estão a 6 pontos do 1º, nós continuámos em 1º e já não ganhámos a ninguém, não valemos nada, blá, blá...só vim aqui para desabafar, espero que não levem a mal.

    ResponderEliminar
  69. Tocou na ferida... até que enfim leio algo de interessante!! Ser portista é ser mais, é criticar quem se serve do nosso clube como o presidente e companhia (mesmo dando titulos não temos que vêr e consentir tudo o que fazem)
    Parabéns Quintino.

    ResponderEliminar
  70. Benfica campeão!!
    Tchau...até para o ano.

    ResponderEliminar
  71. Sabem qual é o "nosso" problema?
    Somos convencidos por demasia, achamos que somos os melhores do mundo, que estão todos contra nós, que do outro lado não existe equipa de futebol com valor, e ,principalmente, temos horror de perder(não no bom sentido-ambição mas sim no mal sentido - mal perder).
    Perder faz parte de um desporto, não nos tornemos, todos, animais inracionais ferozes em que os "todos os outros" que se meixam são inimigos.
    Boa sorte na vossa lenta recuperação social pois eu recuperei logo a saída do estádio.

    ResponderEliminar
  72. Caros bitaiteiros:
    julgo já ser altura de "olhar em frente".
    Assim gostaria de começar a recolher opiniões sobre a melhor forma de atacar o jogo na Luz.
    Algumas ideias:
    - acho que Jesualdo vai regressar ao 4-4-2, com o regresso de Bosingwa à direita, Fucile à esquerda e a subida de Cech para o meio campo. O problema para mim vai ser a escolha do 2º avançado, para emparceirar com o Quaresma. O Adriano (pese embora o seu valor) não me parece com as características indicadas para este sistema (segurar a bola de costas à espera de apoio);
    - o regresso do Anderson. Sinceramente acho que é contraproducente colocá-lo a jogar. Não terá ritmo (e se há coisa que os adversários do Porto já sabem é que convém um ritmo alto) e para além disso corre o risco de levar logo uma "castanha" só para não se esquecer, de modo a condicioná-lo o resto do tempo.
    - Outra hipótese que pondero (e até vai contra o que disse em relação a outros jogadores não muito utilizados, mas já estou por tudo): face à debilidade física da equipa fará sentido entrar para o meio campo o João Paulo? Eu sei que aqueles pés de futebol não percebem muito, mas o físico pode ajudar... Ou (outro devaneio) o Bosingwa no meio campo com Fucile e Cech nas laterais?
    Gostava de saber opiniões.

    ResponderEliminar
  73. DRAGÃODEÁGUEDA - eu estou como o meu amigo, já estou por tudo.
    Era capaz de arriscar jogar com o Helton; Bosingwa, Pepe, Bruno Alves, Cech; Paulo Assunção, João Paulo, Jorginho, Raul Meireles Bosingwa; Quaresma e Lisandro.
    Assim como assim... nunca se sabe...
    O Lucho está aleijado e o Anderson deixem-no estar (a não ser que algum comissionista da SAD esteja a pensar nos cobres).

    ZIRTAEV - os óculos são o menos, o pior mesmo deve ter sido o vidro do carro. Mas olhe eu quando costumo ir para esses lados, às vezes acabo com um papelinho no pára-brisas.

    PEDRO HENRIQUES - o meu amigo só começou a sua reinserção social quando saiu do Estádio? Olhe que eu aos 30 minutos da primeira parte já tinha dito para os meus botões: "não ganhámos isto". É que basta saber ver com olhos de ver. Ali só com um milagre do tamanho sei lá de quê...

    Mas, já agora, olhe que eu sou dos que acham que o Porto não é o melhor do Mundo (é apenas um dos melhores), não considero que estão todos contra nós (mas olhe que ontem e hoje tem sido um gozo rebolado ver os jornais e sites...
    essa referência - já foi, já foi - do jornalismo português chamada A BOLA até já coloca o Benfica a 1 ponto e na próxima jornada em primeiro embora com um pouco púdico ponto de interrigação), do outro lado existe sempre equipa de futebol com valor (cada uma tem o seu)...

    Qualquer derrota desde que justa não merece crítica. O que é preciso é que nós não nos coloquemos a jeito...

    ResponderEliminar
  74. O Bosingwa está duas vezes... foi lapso... foi lapso...

    ResponderEliminar
  75. Caro Quintino,
    reconheço o estado de espirito. João Paulo e Jorginho?
    E se Lisandro estiver (como tudo indica) ko?

    ResponderEliminar
  76. Lisandro KO?
    Olhe, mal por mal o Adriano... o Bruno Moraes não me inspira confiança nenhuma e o Hélder Postiga idem idem, aspas aspas.
    João Paulo e Jorginho? Eu sei, eu sei...
    O Jorginho seria pela capacidade de construir jogo... o João Paulo para reforçar o centro... mas, de facto, com aquele figurino corre-se o risco de desequilibrar profundamente a equipa nas alas...
    Sabe o que faz isto? É termos uma equipa de alguns bons jogadores, uns razoáveis e muitos remediados...e um treinador obtuso... com o raio do holandês pelo menos já se sabia que quem não corresse ia direitinho para o banco... com este, vá-se lá saber... alguns nem correr... nem a pé...

    ResponderEliminar
  77. Quintino, no seu primeiro comentário referiu penso que o Zé Luís e penso tb com alguma ironia. Não estando ele cá para se defender, cabe-me a mim tentar defendê-lo, pelo menos no que ao direito que tem em ter uma opinião. O Quintino é um dos participantes que desde o início enriqueceu e de que maneira o blog, só tenho de lhe agradecer muito, mas, e não me leve a mal, acho que deve respeitar a opinião do Zé Luís, que penso ter tb enriquecido e muito o blog, até porque, como é óbvio, tem direito a ela e até a fundamenta muito bem, acho que todos estamos de acordo nisso. Como é evidente aceito que não concorde com ele, ele próprio o aceita com certeza, por isso mais estranho me pareceu a sua ironia. Mais uma vez peço que não me leve a mal, se o digo a si é porque o respeito muito, porque a alguns não responderia sequer. Se estiver enganado espero que me corrija.

    Quanto ao que diz, tal como outros, eu penso que tem razão em muitas coisas, mas convenhamos que nem tudo está tão mal assim. Eu não sou de meter a cabeça na areia, mas tb existem jogos que correm mal e este poderá ter sido um deles. Não se esqueça por exemplo das boas exibições feitas na champions no final do ano passado e o treinador e a SAD eram o mesmo. O que mudou entretanto? Aí é que está a verdadeira questão. Uma das razões poderão estar nas lesões de jogadores muito importantes. Lisandro, Bosingwa, Anderson e um Lucho a 100% mudam uma equipa da água para o vinho.

    Mas temos de olhar para a frente e esperar que pelo menos o Lucho fique 100% recuperado, que a lesão de Lisandro não passe de um susto e que Anderson volte ao seu nível habitual e que Bosingwa deixe de dar dores de cabeça ao treinador. Senão, senão temos de ir para a guerra com as armas que temos e aí tudo é possível, tanto para o bem como para o mal.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  78. ZIRTAEV - meu caro amigo... nem era contra o Zé Luís, nem contra ele...
    Era apenas a constatação de um facto feito do somatório de muitas opiniões e de muitos contributos.

    Admito que com alguma ironia, mas penso não ter ofendido ninguém.

    O Zé Luís, por acaso, é um dos nomes de que me lembrei mas, muito sinceramente, eu até admiro a maneira como ele escreve e, mais que isso, o labor e a memória que revela.

    Eu, pelo contrário, sou mais emotivo. Tem razão numa coisa: não concordo sempre com o Zé Luís. Ele faz o mesmo comigo e com os outros. Já o disse e volto a repetir: é esta a razão do sucesso deste fórum.

    No resto, mantenho o que disse.
    Não é que esteja tudo mal ao ponto de não ficar pedra sobre pedra.
    É a questão de se ter desbaratado uma vantagem relativamente confortável.
    É a questão de não se conseguir descortinar um fio condutor na preparação da equipa em termos físicos, psicológicos e, por arrastamento, tácticos.
    É a questão de não se encontrar explicação para se ir ao mercado contratar jogadores que, pelos vistos, nem aos suplentes conseguem fazer sombra.
    É a questão de termos o Anderson, o Ibson, o Lisandro e o Pedro Emanuel lesionados e ficarmos sem equipa... E olhe que a fazer a diferença é mesmo o Anderson... o Ibson é bom mas não deslumbra, o Lisandro, coitado, só lhe falta meterem-no a defesa e o Pedro tem a idade que tem.
    E é a questão de se porem jogadores lesionados a jogar (Lucho), e a de se apostar em marretas como o Postiga desbaratando milhões e um Pedro Mendes.

    Mas é como diz: Porto até ao fim.

    ResponderEliminar
  79. Em jeito de Post Scriptum: só mencionei o nome do Zé Luís porque foi o único de que falou. Mas quando escrevi vinha balanceado pelos sessenta e tais posts...

    ResponderEliminar
  80. Amigo Quintino,

    noto desde há muito que temos ideias similares em relação ao nosso FCP. Concordo com tudo o que escreveste.

    Em relação ao Jesualdo não gosto de bater no elo mais fraco que é o treinador. E eu acho que o Jesualdo é um excelente profissional. É óbvio que não concordo com todas as suas opções mas prefiro endereçar as culpas do cancro a que estamos sujeitos e que se chama administração da SAD.

    O Jesualdo, como outros só pode fazer alguma coisa se tiver capital humano que lhe permita executar o que melhor sabe.

    Ele deve ter pedido um extremo, dão-lhe o Mareque.

    Pediu um avançado, deram-lhe o Renteria...

    Pediu um Madrid, deram-lhe uma mão cheia de nada...

    É só por isso.

    Forte abraço

    [[]]

    ResponderEliminar
  81. Helton - Boswingwa - Fucile - Pepe Bruno Alves - Paulo Assunção - R. Meireles - Jorginho - Bruno Moraes - R. Quaresma - Adriano.
    Sinceramente, não vejo outras alternativas: Lucho - não vai ser em 15 dias que vai recuperar a forma física; Anderson - sem ritmo para entrar num jogo tão decisivo; Bostiga - o Adriaanse é que lhe tirou logo o retrato; Alan - sem categoria para estas andanças (aliás, convém não esquecer que a melhor oportunidade de golo na 1º parte foi infantilmente desperdiçada pelo brasileiro).
    Isto só vem provar que o . Sousa Tavares tinha razão quando disse que o plantel do nosso F.C.P tem apenas 2 jogadores de classe mundial - PEPE + Quaresma (quando quer) - 3 jogadores interessantes
    (Helton, Lucho e Lisandro) e o resto é de uma banalidade deprimente.

    ResponderEliminar
  82. Visitem o nosso blog e vejam a programação da inauguração da nossa casa ADRAGONADA...

    http://fcpmirandela.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  83. As abéculas lá ganharam outra vez sem saber ler nem escrever. Acho que me vou permitir a sonhar que a gente saque lá pelo menos um empate.

    ResponderEliminar
  84. Lembro-me que após a eliminação da Champions deixei um comentário no qual falei da patente falta de qualidade do plantel (olhem para o nosso banco!!!), mas que apesar de tudo dava para garantir o título, mas mais importante de tudo, disse que o grande problema ia ser motivar alguns dos jogadores que saíram da montra que era a Liga dos Campeões! Parece que não me enganei.
    Infelizmente no nosso banco só temos jogadores com meia dúzia de minutos nas pernas, logo, sem qualquer ritmo competitivo!
    Na Luz podemos ganhar o campeonato, mas da maneira que isto está...tenho esperança mas deixei de ter confiança nesta equipa.
    Espero que a próxima época esteja a ser já programada e com ela uma limpeza da mediocridade de alguns elementos do plantel. Que fiquem aqueles que querem trabalhar por um objectivo (de equipa) e todos os outros que sejam muito felizes nas futuras equipas.
    Esta equipa tem sido uma desilusão e nos últimos tempos tem passeado pelos campos uma grande falta de humildade. Não merecem estádios cheios...não merecem o apoio nas ruas...que no fim disto tudo ofereçam ao menos um título aos adeptos pois pelo que me parece, são os únicos que merecem!!!

    ResponderEliminar
  85. Quintino, compreendo perfeitamente o que quer dizer. Só lhe respondi pelo Zé Luís porque ele disse que não ia estar por cá, senão não teria dito nada e ele com certeza se tivesse chegado à mesma conclusão que eu responder-lhe-ia e teriam até uma boa troca de ideias. Isto porque pensei ter sido dirigida para ele o seu comentário. É de pessoas como o Quintino e o Teixeira que precisamos, pessoas que são e sabem ser do contra da maioria das opiniões e dos consensos, que dizem as coisas que muitos pensam mas não dizem. Obrigado por serem portistas assim.

    Tal como o Vazini eu ainda acredito, mas também já não confio muito na equipa. Ainda por cima numa conjuntura completamente adversa como aquela em que estamos inseridos.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  86. Miguel, só nós não temos balizas abertas em livres a 35 metros da baliza. :-)

    Enfim, está cada vez mais difícil.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  87. "e a de se apostar em marretas como o Postiga desbaratando milhões e um Pedro Mendes.
    "

    por favor , nao voltes a falar nisso.

    levou-me muito tempo e meditação para esquecer isso. nem me relembres


    adriense .... bah ... volta , tás perdoado. estes jogadores mimados é que deviam ficar sem jantar uma semana !!! ( excepção do pepe )

    ResponderEliminar
  88. Zirtaev,
    Continuo a não poder dizer quem sou e mesmo para escrever o que escrevo sei que corro risco. gostei da cronica de MST e estou muito curioso como que Rui Moreira vai dizer hoje à noite. Com vamos ainda à frente, não vai partir muita loiça mas vamos ver. são as duas vozes que na bola, no record e no trio de ataqu vão dizendo umas verdades. agora toda a gente começa a perceber melhor se calhar tambem o que eu ja escrvi aqui. sei que para muita gente não se pod atacar a sad, não se pode falar dos erros proprios. a lei do silencio impera. cá dentro o ambiente anda de cortar à faca e já se fala que vem ai o oliveirinha para ajudar o pinto da costa a fazer mais um mandato. vai ser bonito quando eles se pegarem.
    o professor é a pessoa menos culpada como alguns já perceberam. pediu ovos de galinha para a omolete, trouxeram-lhe uma codorniz argentina e um que nao jogava. lixaram o balneario com as vendas que nao se venderam. ninguem fala com ninguem, as portas fechamse e ouvem-se sussurros. dinheiro não há. uma pergunta: se o fcp ficar em 3º o que vao dizer? e pode ficar muito bem em terceiro porque se perder na luz fica a dois do benfica e o sporting só 3 atras. eu gosto muito do que o zé luis escreve é mais inteligente do que o situacionista. quer animar a malta e não deita a toalha ao chao, como faziam as velhas equipas do nosso fcp. mas nao tenham duvidas que o rui santos tem razao e a era de jnpc já terminou. agora é uma gestao muribunda, salve-se quem puder, ganhe-se o que se pode nas negociatss enquanto é tempo. uma pergunta final:
    a sad é uma sociedade cotada na bolsa e tem um administrador que tem 60000 contos de dividas de jogo no casino? porra, não somos o FC Sicilia nem o atletico das galinheiras. e não digo mais porque o resto vai aparecer quando nao houver caroço para pagar os ordenados. podem vender as transmissoes até 2099 que noa há dinheiro que vede isto meus caros portistas.

    ResponderEliminar
  89. Zirtaez - Gostaria que me defendesse de todos os participantes que mostrem opiniões contrárias as minhas pois eu as vezes ausento-me... ou um são ricos e outros pobres neste blog??? Não se pode ter ideias diferentes as tuas ou do Zé Luis?? Agradecia que me respondesse pois se for verdade isto não é um blog e logo não deveria ser visitado por tanta gente como o é!!!

    ResponderEliminar