12 março 2007

Venham eles

Marítimo 1-2 FCPorto
Adriano 18', R. Meireles 28', Douglas 86'

Melhor o resultado que a exibição. Pelo menos será o que a maior parte dos portistas devem estar a pensar depois da má segunda parte que terão presenciado. Mas mais uma importante batalha foi ganha, só que desta vez com algumas baixas a registar, Ibson e Bruno Alves, e que, bem vistas as coisas, não terão sido muitas, dada a verdadeira batalha campal da primeira parte, principalmente por parte dos madeirenses e devidamente permitida pelo homem do apito. Nada que surpreenda. Só esperemos que não sejam graves as lesões, principalmente da parte de Bruno Alves, dada a qualidade das suas exibições.

O professor resolveu poupar dois dos jogadores em perigo de exclusão, Lisandro e Raul Meireles ficaram no banco, dando lugar respectivamente a Renteria e Ibson. O primeiro quase não existiu durante o tempo que esteve em campo e o segundo, o azarado Ibson, apenas se manteve 10 minutos até à sua falada lesão. O 4-3-3 foi a táctica utilizada. O ponta-de-lança foi Adriano e revela-se cada vez mais importante nesta segunda volta, já que tem crer e espírito de sacrifício e tem acima de tudo a pontaria afinada, o ano passado, só na segunda volta, resolveu praticamente o campeonato, este ano vai pelo mesmo caminho. E ainda bem. Fucile, que substituiu o lesionado Bosingwa, é uma aposta completamente ganha, tem feito grandes jogos e hoje não foi excepção.

Adriano ainda antes dos vinte minutos da primeira parte e depois do FCPorto estar a controlar completamente o jogo, marcou o primeiro golo da partida fazendo o seu quarto golo em quatro jogos consecutivos para o campeonato. Os dragões continuaram a dominar e a criar oportunidades de relativo perigo, até que Raul Meireles num rápido contra-ataque remata forte e faz o segundo golo. A partir daqui acabou o FCPorto de ataque, para entrar o FCPorto de gestão. Gestão que continuou pela segunda parte fora, uma gestão fraca, tal a incapacidade de segurar a bola dos jogadores do azuis e brancos, com passes errados uns atrás dos outros, e o Marítimo foi aproveitando, avançando no terreno na procura do seu golo.

Depois de uma segunda parte em que o FCPorto parecia ir controlando, mal, o jogo e em que Quaresma sempre que tinha espaço no ataque e em lances superioridade numérica só pensava nele próprio, em vez de acabar de vez com o jogo passando a bola a colegas desmarcados, já no pressing final do Marítimo e na tentativa desesperada de chegar ao golo, num cruzamento para a área portista, Helton resolveu mais uma vez colaborar com o adversário, largando uma bola, e em vez de se concentrar na bola resolveu ficar a reclamar, deixando-se bater pelo maritimista. Até ao final, e embora os comentadores da tv completamente extasiados fizessem passar uma mensagem diferente, o FCPorto dominou e teve duas ou três oportunidades flagrantes para resolver de imediato a questão, acabando por naturalmente ganhar o jogo.

Foi um jogo em que o azar perseguiu a nossa equipa, mas ela soube dar a volta e conseguiu esta importantíssima vitória contra as várias adversidades. Foi um jogo “qb” do campeão à procura do bi, um jogo depois de uma semana europeia desgastante, mas que lança por completo e da melhor forma a equipa para os dois jogos decisivos que se esperam.

Faltam vencer mais duas das cinco finais deste mês. Venham elas.

27 comentários:

  1. De positivo : GRANDE VITORIA. Importantissima rumo ao titulo.
    De negativo : Irrita-me solenemente a falta de capacidade que o Porto tem para manter a posse de bola. Adoram ser massacrados.

    ResponderEliminar
  2. Os benfas ca de Mississauga tavam com uns cornos do tamanho do mundo. No fim do jogo ja diziam que agora se comecava a ver que o Porto ia mesmo ser campeao...LIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIINDO!

    ResponderEliminar
  3. Bem...num jogo tão mal jogado e no qual, a confirmar-se a gravidade da lesão, perdemos o Ibson (nosso melhor suplente) para o resto da época, tenho de salientar algo que tenho achado muito positivo: temos laterais para o futuro!!!
    O Fucile está a encher-me as medidas e o Cech já tinha demonstrado que tem valor.
    Agora há que trabalhar muito e em durante esta semana para no Sábado arrumarmos o Sporting com categoria!
    Tal como o Miguel Vareta diz, também eu ando a ficar preocupado com a incapacidade total para ter a posse da bola...têm que trabalhar esse aspecto.

    ResponderEliminar
  4. Foi um tremendo de um jogo...Fácil no início quando marcamos cedo e nos apanhamos a ganhar por 2-0, mas o árbitro deixou que o jogo violento campeasse e não posso entender senão por ironia as palavras finais de Jesualdo Ferreira elogiando a arbitragem do fdap do João Militar Ferreira...Tudo permitiu -até aquela entrada assassina ao Helton- com a maior da desfaçatez e só mostrou amarelos já a acabar quando verificou que não podia fazer mais nada para mudar o rumo dos acontecimentos...Espero que Ibson e Bruno Alves sejam recuperáveis ou então que o Prof. decida dar uma oportunidade a João Paulo!...Quanto ao tão falado Penaltie de BAlves não me parece, houve contacto físico e nada mais que isso, senão como pensar do que foi feito ao Renteria? Agora aquele golo: o que fazia Helton saloiamente a protestar em vez de tentar a defesa do lance sabendo ele tão bem como nós que nada seria assinalado? Mas foi no essencial um bom resultado e temos(???) agora uma semana para pensar na estratégia a colocar em campo contra o Sporting.

    ResponderEliminar
  5. João Ferreira bem tentou mas lá conseguimos superar mais este obstáculo.

    tenho muita pena que o ibson se tenha lesionado. é um jogador fantástico e dosque mais aprecio.

    Fucile, grande contratação.

    Podiamos e deviamos ter matado o jogo com o 3º golo e depois acabamos a defender o resultado !!

    agora descansem para despacharmos os chorões e preparar a visita à cestinha de pão

    NOTA FINAL:
    GRANDE apoio nos barreiros !!!
    Os portistas da madeira mereceram os 3 pts

    ResponderEliminar
  6. A descrição do jogo por parte do zirtaev é correcta.(...)os comentadores da TVI ficam extasiados com os lances de Penalties que só eles vêm,alem de dizerem que a exibição do FCP na 2ª parte foi péssima (viram o mesmo jogo?)... a corrigir o egoismo do Quaresma e a sobranceria do Helton na aplicação aos lances( já vão dois erros seguidos!..mais uma e entra o Vitor Baia.Desta vez o treinador esteve bem e faltam 9 finais..mas julgo que a vitoria sobre os verdes e um empate nos vermelhos é suficiente...força FCP..ESTA QUASE!!!

    ResponderEliminar
  7. Pois é, meus amigos, gostava de saber o que os meus camaradas de lugar no Dragão disseram ontem sobre o Fucile, é que ele por ter escorregado muito num jogo, já não valia nada, a administração da SAD já não contratava os melhores,blá,blá,blá...

    Enfim..quanto ao jogo a 2ª parte foi má, não houve aquela circulação de bola que estava a ser boa na 1ª, mas ganhámos mais uma batalha, ainda mais esta semana que o Minguinhos nos ajudou mais..quer dizer, ainda nos vai ajudar mais.

    Zirtaev, parece que leste o meu pensamento...quando acabou o jogo, cumprimentei o meu pai e disse " estes já estão, agora venham eles ", é o sentimento de todos os portistas.

    ResponderEliminar
  8. Ricardo: pior do que o Ulisses Morais é mesmo o palhaço do Jorge Jesus, além de ser filmado no jogo durante 352 vezes, o que é normal na TV quando o Belenenses joga, o FCP viu um golo a não ser validado quando a bola estava lá dentro e o golo é limpinho, não fez nada durante o jogo e depois veio para a imprensa a dizer que fez um grande jogo e que o golo do FCP parecia-lhe falta.
    Contra o SLB, abriu-se todo e foi bem feita o Zé Pedro ser castigado com 3 jogos.

    ResponderEliminar
  9. A arbitragem parecia encomendada. Terá sido uma tentativa de compensar a perda irreparável - diz o Paulo Bento - do Liedson para o jogo do Dragão?
    É que se não era, parecia.

    A equipa jogou quanto baste. Isto na minha opinião.

    Correndo o risco de me cairem em cima, continuo a pensar que ou Helton está em baixo de forma ou a necessitar de um jacuzzi de menos vedetismo.
    Aquela saída em falso é sinal de quê?
    O Porto precisa de Helton ao seu melhor nível - e ele é bom - porque pode haver necessidade de fazer uma só defesa nos 90 minutos mas sem falhar...

    Quaresma é outro caso. Podem-me cair em cima, mas um jogador não pode desperdiçar lances de puro contra-ataque só por andar desesperado atrás do golo. Foi o que eu vi ontem na segunda parte.

    Lucho Gonzalez anda de rastos - basta ver as meias caídas -, mas o problema é que com Ibson lesionado não vejo para ali muitas alternativas.

    Grande notícia: menos um manco no plantel. Sokota foi-se. Ainda bem. E que quem o quis contratar que se lembre que no caixote do lixo do Benfica raramente se encontram pérolas!!!!!

    ResponderEliminar
  10. Um dos aspectos que mais me chocou foi o Renteria. O Zé Luís já vinha alertando para a sua falta de qualidade, mas mantinha a esperança de que se pudesse enganar.

    Tendo iniciado o jogo como titular, foi mais evidente a sua falta de qualidade. Lento (e, como se diz, pode-se ensinar tudo menos a velocidade), ausente do jogo e sem capacidade técnica. Uma nulidade.

    Quem contrata estes jogadores? Com o dinheiro que estouramos em pontas-de-lança medíocres já podíamos ter contratado um de classe mundial! E porquê a incapacidade de encontrar pontas-de-lança promissores? E porquê a insistência no mercado sul-americano (esquecendo completamente a Europa de Leste e África, para não falar do Oriente)?

    Num clube com o grau de profissionalismo do FCP (para mais com os cofres vazios), exige-se um maior cuidado com as contratações.

    Quanto ao jogo, está dado um passo de gigante para o bi-campeonato. Já temos a certeza de chegar à Luz na liderança - e a obrigação de sair de lá como líderes. Se firzermos 4 pontos nos próximos 2 jogos, está ganho.

    ResponderEliminar
  11. ue boy foi uma vitória sofrida, mas a equipa tb acusou o desgaste. Valeu pela importância dos 3 pontos. Gostei fundamentalmente dos laterais, então o Fucile está a ficar um excelente defesa. Parabéns Puto!

    ResponderEliminar
  12. esta foi uma vitória sofrida, mas a equipa tb acusou o desgaste. Valeu pela importância dos 3 pontos. Gostei fundamentalmente dos laterais, então o Fucile está a ficar um excelente defesa. Parabéns Puto!

    ResponderEliminar
  13. Boa tarde a todos

    O Caldeirão gelou!

    Uma exibição normal de um clube que sabe o que quer. Nao era preciso era sofrer tanto porque se os jogadores do Porto nao tivessem a protestar (principalmente o Helton) ... se calhar a bola do maritimo nao entrava e era facilmente defendida.
    Espero umas rapidas melhoras do Bruno e do Ibson. Tenho cá um pressentimento que ou o Meireles ou o Assunção ou o Lisandro... vao apanhar um amarelo no proximo jogo... HUUUUMMMM estarei enganado?

    Abraço a todos

    PS: Penso que está na hora de Quaresma deixar de ser um brincalhão em campo e começar a jogar para ser o melhor do mundo. Ele é melhor que o Cristiano Ronaldo mas tem que entender que o futebol é um jogo colectivo e que tem 9 amigos a seu lado a correr e a quem pode passar a bola fazer golos...

    ResponderEliminar
  14. Apesar de continuarmos sem deslumbrar vamos conseguindo importantes vitórias que parecem nos querer levar a ganhar mais um título. Faltam duas grandes finais.

    O Adrigol é um "ganda maluco"!

    O árbitro demonstrou o porquê de ser medíocre. Apitou mal com prejuizo para as duas equipas.

    Ainda assim o palhacinho da noite acabou mesmo por ser o Ulisses Morais que de favorito passou a birras. Andava desejoso de fazer um favor ao benfica e falhou mais uma vez. Depois espuma da boca ...uma tristeza.

    É daqueles treinadores que entrou na 1ª liga pela mão do veiga que em 3 anos seguidos trouxe o (meu)Estoril-Praia da 2ªB à 1ª liga. Nunca lhe vi competência. E mais não preciso de dizer.

    O Renteria. O que é o Renteria? É que não cheguei a perceber...

    ...

    E o benfas? Hoje perde?

    [[]]

    ResponderEliminar
  15. Fiquei claramente com a ideia que o árbitro não ia amarelar nenhum jogador do FCPorto em risco de exclusão (a não ser por algo muito escandaloso), já para a semana à mínima coisa acho que vão ser todos amarelados. É apenas uma ideia que tenho.

    Quanto ao Quaresma ontem enervei-me vezes demais e já vem de há vários jogos para cá. Só joga sozinho e têm-se perdido com isso lances importantes. Tem de mudar ou então que os assobiadores do costume que lhe dediquem tb alguns assobios, mas como é um bem amado eles esquecem-se mostrando a sua incoerência total.

    Quanto ao Renteria, temo que o Zé Luís tenha toda a razão, mas tb é necessário ver que, tanto ele, como o Lucas M., vieram de campeonatos completamente diferentes e que devem ter o período de adaptação necessário. Mas existem realmente coisas que ficaram muito à vista no que respeita à falta de qualidade.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  16. Se não perdemos um jogo perdemos no seu final com comentários e interpretações maniqueistas.~
    E jogámos com 10, mesmo quando o Jorginho entrou mas este está mesmo em fase de adaptação após longa paragem e acredito que nos será, mais uma vez, muito útil. Ele, de resto, como o Adriano. Tal e qual na época passada.
    Quanto ao jogador a menos que tivémos o tempo todo já alguns notaram a sua "ausência".
    Vocês sabem de quem estou a falar...
    Das interpretações pós-jogo, já que não conseguem abater o FC Porto de qualquer maneira, amanã escreverei qualquer coisita. Ao ataque, e não como alguns anunciam mas não cumprem.

    ResponderEliminar
  17. o que me parece é que Renteria está muito cru tacticamente, fui a Aveiro e pareceu-me ainda estar meio perdido..mas ele não é ponta de lança ?

    ResponderEliminar
  18. Realmente a exibição foi muito fraquinha,no entanto o mais importante foi conseguido.
    E esta vitória pode ter sido das mais valiosas desta temporada desde que tenha tenha continuidade no próximo jogo.
    Quanto ás prestações individuais gostei sobretudo do imperial Pepe,do batalhador Paulo Assunção e do sagaz Adriano.

    ResponderEliminar
  19. Ontem,após ter visionado o Chelsea-Tottenham,ainda mais frustado fiquei!O Chelsea esteve ao nosso alcance e uma série de factores intrínsecos à equipa levou-nos à eliminação.Tanto justa como escusada.
    Mourinho fez por merecer,uma vez mais,o seu novo apelido-"LUCKY ONE"-.O Tottenham teve a oportunidade de fazer o 4-1 por mais que uma vez e pagou caro esses falhanços.Mesmo depois do 3-3 Jermaine Defoe numa espectacular jogada emviou um míssel à barra de Cech.
    Reparei,também,na insegurança de Ricardo Rocha.A provar que não tem categoria para jogar a este nível.Só num país que tem um clube com uma propaganda,tipo NORTE-COREANA,é que se pode considerar um jogador como ele,como um dos melhores de Portugal.Já não lhes bastava ter o melhor suplente do mundo da selecção brasileira,alguém se lembrou de propagandear que o RR é um grande central.Enfim...

    Estou curioso para ver a audiênca do nosso jogo de ontem!Senti uma grande ansiedade por todos aqueles que nos odeiam e que pensam que nos destruirão com a propaganda,tipo NORTE-COREANA,que é feita a favor de um determinado clube.O comentador lisboeta demonstrou bem isso.Passou a merda do jogo a falar mal da exibição do nosso clube.Há uma semana atrás,o clube do regime,tipo NORTE-COREANO,nas Aves parecia que estava a jogar a Champions League.Enfim...

    Não tenho duvidas que ganharemos a esses clubes da 2ª circular.Só tenho pena de não poder ir à "cesta de pão" ver o nosso clube sentenciar esta liga que tem um clube que mais parece de uma liga,tipo NORTE-COREANA...

    ResponderEliminar
  20. E em relação ao Renteria é preciso dar-lhe mais algum tempo para ele se adaptar e poder demonstrar o seu real valor dado que se trata de um jogador muito jovem que pode ter um bom futuro no FCP.

    ResponderEliminar
  21. Dassse! Este último anónimo entrou para a lista dos que preferem esperar para ver alguém adaptar-se...
    Menphis, essa também eu pensei: seria ponta-de-lança? Não, não é nem nunca foi. Joga tipo 9,5 a 10, atrás do ponta-de-lança, caindo para um flanco e flectindo para o meio.
    Isto somos nós a falar, claro, imaginando coisas que com o tempo, para alguns, lá se esclarecerão.
    Tão esclalecidos?, perguntava a "coisa horrorosa" daquele programa do Jô Soares...

    ResponderEliminar
  22. Ontem jogamos com ...nove, Renteria e ...Lucho que está msmo mal, pese o seu valor.
    Jogo fraco, foi importante ganhar, Helton mal, a protestar em vez de se concentrar e golo!!
    Azar com as lesões, o Ibson então, quando está melhor, lesiona-se logo, para semanas e vai fazer falta, além do Bruno.
    Gostava que me explicassem a razão do Adriano ter estado na lista de dispensas...
    Fucile, em grande.
    Agora ... há que ganhar estes dois jogos.
    Ah, o desejo da derrota do Porto era tão grande que o comentador das entrevistas se despediu dizendo que o Marítimo tinha ganho.
    Tristes!!!

    ResponderEliminar
  23. Acabou neste momento o galinhas-leiria e mais uma vez me questiono... Eh esta merda que nos receamos???? Nao jogam a ponta dum corno. Claro que na luz, contra o Porto, vao-se matar todos, tipo equipe pequenina que joga contra um grande. Aquilo eh pontape pra frente pro simao e siga a marinha. Muito pobres.
    Uma palavra para o Domingos : Vai-te foder!!! Paulo Machado no banco? Tanta posse de bola e nada? Nem um remate em condicoes, nem um ataque com pes e cabeca? Pelo amor de Deus Domingos... pelo amor de Deus!

    ResponderEliminar
  24. .E os comentadores extasiados com a vitoria dos Mouros(....)então e a bolada do Katsouranis na cara do Harison não é Vermelho?..cuidado meus amigos...cuidado que os arbitros vão todos na cantiga deles...

    ResponderEliminar
  25. Já que surgi a coragem para falar de arbitragem... e os um/dois penaltis do Maritimo??Alguem quer comentar?? Valha-nos Deus como leio tanto disparate (o que vale é que alimenta o meu ego e confirma o que acho sobre o futebol portugues e dos seus adeptos)...

    ResponderEliminar
  26. Grande vitória do FC Porto!!
    Num terreno muito complicado, os Campeões Nacionais conseguiram uma excelente vitória, que para além de colocar pressão no nosso adversário directo, também nos dá animo para os próximos clássicos.
    A exibição não foi a 100%, mas a entrada de rompante no jogo, acabou por trazer justiça ao resultado!
    Azares foram as lesões de Ibson e Bruno Alves. O segundo ainda a tempo do próximo jogo. Tal como disse Jesualdo, "Faltam oito vitórias para sermos Campeões!"

    Um Abraço,
    Tripeiro
    http://magicoporto.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar