28 junho 2007

O próximo FCP

"Como será o FC Porto depois de absorvidos os reforços já contratados ou em vias disso? É uma pergunta a que o próprio Jesualdo Ferreira talvez não gostasse de responder sem antes abrir os embrulhos, mas nem por isso será difícil dar-lhe resposta. Começando por Lino, que qualquer adepto atento terá visto jogar na Académica, o novo FC Porto disporá de um defesa-esquerdo teoricamente mais habilitado para atacar e, como sempre nestes casos, sujeito à orfandade a que os laterais estão entregues nos clubes grandes. Se não souber desenrascar-se sozinho, nada feito; se souber, depende da primeira ocasião em que o esqueça.

Salvaguarda a diferença de grau, para cima ou para baixo, ter Bolatti será em tudo como era ter Costinha: nas duas áreas e no caminho dos despejos, ali pelo meio-campo. Kazmierczak é senhor de duas características em falta: a estatura e o pé esquerdo, sendo que Anderson emprestou este último no pouco que jogou em 2006/07 e Jesualdo foi remendando as ocasiões que achou importantes com Cech. O remate de meia-distância, supondo-se que discutirá a vaga com Raul Meireles, não é um acrescento tão óbvio, mas, dos dois, foi ele quem marcou mais golos de fora da área esta época.

Do que se escreveu sobre Luís Aguiar, ressalta a habilidade para os livres directos, outro recurso inexistente no FC Porto, e a insinuação de que poderá cair para qualquer das alas. Neste ponto, uma pequena ajuda ao raciocínio: dispensando Alan e Vieirinha, Jesualdo não perde os extremos; perde os substitutos dos substitutos dos extremos.

A idade é o principal dado a respeito de Leandro Lima. Se for titular do FC Porto com 19 anos, será forçosamente a estrela da equipa, porque o expectável é que não entre de imediato nestas contas. Ainda assim, é o dez que chega melhor recomendado, mas só um grande jogador pega numa equipa por esse lado tão difícil com aquela idade. Edgar é do mesmo escalão etário, mas com uma diferença: tenha vinte anos ou trinta, medirá sempre um metro e noventa e começa por ser esse o seu contributo para a diferença no FC Porto 2007/08.

Os reforços ideais
«Queremos jogadores mais robustos do ponto de vista físico e mental»
Jesualdo Ferreira, em entrevista a O JOGO "

José Manuel Ribeiro in O Jogo

Plantel 2007/2008 - Ponto da situação

Legenda:
Azul mais escuro - jogadores que não deverão ficar no plantel ou que terão sido dados como dispensáveis.
# - jogadores dados como entradas no plantel, mas que o FCPorto ainda não oficializou.

33 comentários:

  1. Excelente crónica, já que vê de outra maneira, talvez da maneira mais correcta aquelas contratações que o FCP tem vindo a fazer.

    Jesualdo pediu jogadores robustos e altos para o meio campo e é isso que está a fazer, como disse o Pinto da Costa na sua entrevista as contratações são sempre questionáveis podem brilhar ou não, mas os títulos dizem-me que o FCP acerta a maior parte das vezes.

    O jogador que tenho mais fé, é mesmo o Kaz porque é um jogador que tem características que precisávamos,ontem falou-se por aqui no Thiago Motta mas o problema é mesmo o ordenado, portanto se calhar prefiro mesmo o Kaz.

    ResponderEliminar
  2. Entre o Kaz e o Thiago Motta, prefiro o Kaz.
    O Motta tem tiques de vedetas e às vezes pára-lhe o cérebro!

    ResponderEliminar
  3. Para mim e com os dados que temos neste momento a melhor contratação do FCP foi o Kaz embora tenha alguma expectativa para saber como é que Leandro Lima vai evoluir na próxima época.

    Hoje no jornal o Jogo um dado interessante - Lucho que era o médio mais alto (1,85) vai passar a ser o mais baixo. Excelente aposta do Jesualdo, porque para mim na época passada perdemos a eliminatória com o chelsea muito por culpa da falta de peso no meio campo.

    Sobre o Motta, o Jorge Mendes é o empresário dele e viajou hoje para Barcelona...

    Não sei não. Bom jogador, mas o nosso miolo está muito preenchido. O ordenado também não ajuda, mas que entrava de caras no plantel do FCP ninguém pode ter dúvidas.


    [[]]

    ResponderEliminar
  4. Há jogadores q colocas como dispensáveis e acho q isso n irá acontecer: Assunção e Jorginho. São 2 mais valias. Então o Assunção, só se o Jesualdo perder o juízo...

    ResponderEliminar
  5. Relativamente ao Jorginho...não sei não, talvez acho que deverá ficar porque, segundo o que ouvi falar o Aguiar poderá ser descair para a esquerda, será que ele poderá jogar mesmo a extremo, embora não seja um extremo puro ?

    Sobre a táctica que pões Zirtaev, acho que devias de trocar o Kaz pelo Raul Meireles já que, ambos, estão no lado errado, o Kaz vai descair para a esquerda, o Meireles para a direita.

    O Bonfim, o Maciel e o Areias já não estão mesmo fora, embora ainda não arranjassem clubes ?

    ResponderEliminar
  6. Quando li pela primeira vez o desejo do Jesualdo em obter jogadores mais robustos, veio-me logo à cabeça o jogo com o Chelsea (tal como o Teixeira refere).

    No Dragão foi perfeitamente perceptivel a diferença de estatura e de porte atletico entre os dois meios campos.

    Agora poderemos jogar taco a taco nesse particular
    Lucho: 1,85
    Kaz: 1,92

    Edgar (1,90) será o avançado mais alto destronando o Renteria (1,86).

    ResponderEliminar
  7. Lucho, atenção que não sou eu que dou o P.Assunção e o Jorginho como dispensáveis. Sobre o Assunção e devido talvez a problemas no jogo de Paços, foram veiculadas informações nesse sentido. Qt ao Jorginho ainda ontem ouvi na rádio o mesmo ser entrevistado por esse assunto ter vindo à baila.

    Se calhar em vez de ter escrito " Jogadores que foram dados como dispensáveis" deveria ter escrito " Jogadores que terão sido dados como dispensáveis.

    Menphis, o certo é que esses jogadores, para já, ainda fazem parte do plantel e ainda não foram colocados em lugar algum. É evidente que sei que não deverão ficar, mas para já ainda estão, por isso os coloquei.

    Qt à táctica, vou já tratar de alterar isso. Obrigado pela rectificação.

    Sinceramente não me acredito na vinda do Thiago Motta. Aliás acho que seria uma grande asneira. A ter um jogador com um grande ordenado, que seja um grande avançado ou extremo para por o Quaresma a correr mais ou para jogar no lado contrário de onde ele jogar. Isto se a táctica for o 433.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Atenção críticos e não críticos da SAD: parece (PARECE) que o MP e as Finanças estão a passar a pente fino a contabilidade... negócios envolvendo Pepe, Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho e outros e, segundo li, quase todos com um denominador comum - António Araújo, "again".
    Se for verdade, é capaz de ser desta que se descobre se há ou não há comissionistas.
    Também parece que andam a meter o nariz no Alverca. Castiço é no negócio do Mantorras só quererem entalar Jorge Mendes. E eu que acahava que Luís Filipe Vieira não era santo, ainda vou ter de passar a acreditar que ele é a encarnação do Jacinto (o de Fátima)!!!!

    ResponderEliminar
  9. Vocês desculpem lá a teimosia, mas se estamos para aqui a falar em Thiagos Mottas para a frente e para trás com um meio campo onde Leandro Lima, Luís Aguiar, Raúl Meireles, Lucho Gonzalez, Kazmierczak, Castro e, quem sabe, até Paulo Assunção, Marek Cech e Jorginho têm lugar, então porque é que não podemos para aqui divagar sobre o ROQUE SANTA CRUZ para um sector que tem Adriano, Edgar, Renteria, Quaresma, Lisandro e, eventualmente, Hélder Postiga????
    Ordenado por ordenado...

    ResponderEliminar
  10. Eu até penso que é muito bom para nós que passem a contabilidade a pente fino.
    Se não der em nada, é menos um argumento (?) que podem utilizar contra nós. Se houver algo, que o infractor seja punido.
    O clube ficará sempre a ganhar qualquer que seja o desfecho.

    E já agora fica-se a saber se a auditoria às contas é bem feita ou se é uma auditoria à semelhança da que era feita às contas do SCP.

    o mesmo se aplica às acusações que envolvem o Presidente.
    Esta do Nacional-benfica é mesmo patética.
    Não bastava ele estar arrolado por se ter encontrado com o Araújo (lá esta ele novamente) 4 dias antes do jogo, hoje foi tornado público que para o MP "Para se contabilizar como único erro de arbitragem em benefício do Nacional um lance no qual o árbitro Augusto Duarte aplica a lei da... vantagem. Aconteceu ao minuto 8 quando, citamos, “um jogador do Benfica derruba com os pés um jogador do Nacional, a bola está já dentro da grande área mas, no entanto, fica a dúvida se a falta foi cometida dentro ou fora da área”, resultando desse lance um golo da equipa madeirense.

    Quase irrelevante é, por outro lado, o erro que beneficiou a equipa do Benfica e que foi detectado no relatório técnico. Trata-se simplesmente de um pontapé de baliza que deveria ter sido um pontapé de canto."

    isto é uma arbitragem viciada ???

    Alguém que mostre ao MP os nossos jogos arbitrados pelo Lucílio Baptista !!!

    ResponderEliminar
  11. Quintino, acho que tens razão, se se fala do Thiago Motta, porque não no Santa Cruz. Acho que até há mais necessidade para a frente de ataque.

    Sobre o assunto do apito dourado e as contas do FCPorto, concordo inteiramente com o Offshore, acaba sempre por ser bom, mas por outro lado enerva-me, porque não passa de mais uma perseguição. Desculpem a expressão, mas parecem nazis e que querem por qq meio exterminar os azui-e-brancos. O que se está a passar é simplesmente nojento. E mais não digo.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. nisso concordo eu, ordenado alto que seja por um avançado ou por um extremo esquerdo.

    ResponderEliminar
  13. pessoal fala-se agora no avançado do celta de vigo, fernando baiano como possível reforço do FCP!!

    eu admito q não conheço mas alguém tem informações sobre ele??

    ResponderEliminar
  14. Pois, eu também concordo que a contratar-se um jogador com um ordenado alto que seja para a posição de ponta de lança ou extremo puro.

    quanto às investigações à contabilidade do FCP estou como o Offshore. O clube vai sair a ganhar seja qual for o resultado.

    Quintino, mais do mesmo em relação ao Araújo. Será que ainda vão a tempo de aprender? Esse "senhor" faz-me lembrar o Veiga e não sei porquê...

    ResponderEliminar
  15. O Baiano entrava de caras no 11 do FCP.

    É um excelente avançado. Ora aí está uma boa solução e relativamente barata.

    ResponderEliminar
  16. 15 golos na liga espanhola é garantia de qualidade e de Vigo ao Porto é um pulinho :)

    ResponderEliminar
  17. Já tinha colocado o nome do Fernando Baiano no Mercado de transferências: Certezas e rumores III de 20 de Junho. Confesso que o tirei do post de ontem porque nunca mais ouvi falar no assunto. Acho que o vou colocar outra vez.

    Não sei porquê mas esse nome faz-me lembrar um tal de fabuloso chamado Fabiano. Se vier, espero que não seja como ele, espero que se pareça mais com outro vindo de Vigo, o Benny. Sinceramente não conheço nem nunca tinha ouvido falar dele.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  18. Nem Motta, nem Santa Cruz... que o Porto não caia no erro e que buscar bons jogadores... bons profissionais...
    Continuo a achar que estão ai jogadores a mais que ja foram emprestados ao leixões...
    Nao confio muito nesse Baiano, mas é um jogador que desconheço... Não vou tecer grandes comentarios...

    ResponderEliminar
  19. Xas, repara que até já tirei alguns que não sei ao certo se sairam, apenas pelos jornais, já que oficialmente nem no site do clube para onde vão nem no site do FCPorto dizem nada. Por exemplo o Pitbull e o Vieirinha dizem que foram para o Leixões, tal como outros que já tirei, mas oficialmente... Tal como o Maciel dizem que foi para o Leiria. O máximo que posso fazer é ir acreditando nos jornais e mesmo assim não posso acreditar em qq um.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  20. antes de mais quero mandar um bem aja ao zirtaev pela ajuda.
    eu em relação ao fernando baiano pelo que já vi penso que pode ser um jogador a ter em conta. gostei do pouco que vi.
    Queria muito ver o nosso clube na nossa época a ganhar mais um campeonato, mas se possivel com outra entrega dos jogadores, com raça, pois este ano apesar de termos vencido pareceu-me que faltou alguma daquela agressividade no bom sentido que o nosso clube sempre teve como imagem de marca. não sei se foi pela ausência do (bicho), e do baia dentro do campo.

    ResponderEliminar
  21. em relação aos outros dois jogadores falados, o roque santa cruz na minha opinião era uma excelente aquisição, gosto muito. o thiago motta sendo um bom jogador é um instável, perde-se muito durante a época pois ferve em pouca água e um jogador desses no nosse clube seria um achado para os nossos detractores, penso que não teriamos muito sorte. tenho pena pois é o tipo de jogador que eu gosto, raçudo quanto baste.

    ResponderEliminar
  22. o Fernando Baiano por 4 milhões?

    está tudo doido. deixem-se estar quietos.

    ou sabem fazer prospecção ou não gastem dinheiro dessa maneira.

    ResponderEliminar
  23. Ninguém arranja as fotos dos novos equipamentos? São muito bonitos. Excelentes.

    ResponderEliminar
  24. «Maria José Morgado investiga transferências de jogadores no FC Porto»
    Já foram feitas aqui algumas referências a este novo rumo do "Processo FCP/Dourado", concordo que quem não deve não teme e portanto se tudo foi e fôr feito às claras não há que recear a acção da Justiça, mas, tudo isto me está parecer cada vez mais um "remake" miserável do livro "OS MISERÀVEIS" em que Jan Valjean é agora "PdCosta e o FCPorto" e o funcionáriozito obcecado e idiota uma personalidade bem identificada...Victor Hugo termina o enredo com o suicídio do Justiceiro Implacável em plenas águas do Sena...Rios não faltam em Portugal e suicidas também não. Sei no entanto que certos hipocondríacos procuram, tanto e tão afanosamente, durante tanto e tanto tempo, que acabam por descobrir uma doençazinha que os satisfaça plenamente... O que eu gostaria e EXIJO é que este tipo de investigação seja feito em todos os Clubes muito particularmente os que transferem mais e mais avultadas verbas, aqueles que ganharam alguma coisa ao longo da sua existência em títulos justos ou menos justos, até para que a VERDADE DESPORTIVA seja EFECTIVAMENTE conseguida, porque isto já cheira, TRESANDA a perseguição completamente direccionada...Porque não começar a fiscalizar também as operações dos fiscalistas?....E a descobrir as suas relações com os meandros do Poder Desportivo, Judicial e Político? E por aí fora: as relações do Poder Económico com o Poder Político e Desportivo, as relações do Poder Judicial com o Poder Económico e Político?...Porque não investigar a fundo como um pacóvio como o Joe Berardo é tão ricaço e obriga o Estado a negociar com ele segundo as suas próprias condições?...Se estamos em maré de PROCURAR A VERDADE então vamos ATÉ AO FUNDO! Desconfio que vão ter que ser construídas muitas prisões, umas para prender os criminosos, outras para prender os que os condenam e ainda outras para prender quem os vai controlar diáriamente...Estas que existem não chegam decerto para as encomendas, se é que vai sobrar mesmo alguém neste Portugal de reguilas e chicos espertos, para gozar todo o resultado final...Talvez os camponeses em extinção da Serra da Estrela, alguém ao estilo do acérrimo admirador do Quim Barreiros projectado há pouco tempo para a ribalta pela RTP....

    ResponderEliminar
  25. Excelente análise do JMR que li no próprio jornal. Mas parece que hoje o Alcides Freire foi pelo mesmo ângulo de avaliação, não deve ter lido o colega/chefe...
    Queria ficar só por aqui, até por não ser dado a comentar rumores e a falar de tantos jogadores de que se fala.
    Mas não deixei de rir perante o humor do Quintino e do Offshore sobre outros assuntos, nomeadamente a ridícula acusação do Nacional-Benfica e os erros de arbitragem dignos dos peritos, se assim os detectaram ou acharam merecer a pena falar de erros de arbitragem, que avaliaram o canudo do Sócrates. Ai como vai este país...
    Voltando ao "mercado": já passou a maluqueira com a saída do Anderson. E o saldo vendas-compras é claramente vantajoso, prova de que há juízo, vai-se comprando sem cometer loucuras. E acredito que os reforços são bons, tal como imaginava, a seu tempo, que a definição de Jesualdo para os reforços viesse a dar nisto: jogadores robustos, atléticos. Que sejam também mentalmente fortes, porque vamos voltar a lutar contra tudo e todos.

    P.S. - Não esquecerei a fixação do Teixeira no Vukcevic. Até já tenho curiosidade em ver o jogador nem que seja no Sportem. Não é ironia, amigo, estou mesmo à espera de ver o que vale o moço que faz o protótipo do director-desportivo moderno e de leitura actualizada, lá em Alvalade, mexer mundos e fundos para o ter. Deve ser outro Kmet ou Ktira.

    ResponderEliminar
  26. Eu não vejo grandes razões para mexer na frente. O ano passado a equipa fartou-se de marcar golos. Nas épocas do Mourinho nunca tivemos um grande goleador. No futebol de hoje, podem ser prescindíveis. Vamos lá ver:

    Roque Santa Cruz - Sinceramente, não percebo o que vêem num jogador que nunca se impôs, que em 8 anos de Bayern marcou uns 30 golos (marca um em cada 5 jogos), que chega a ser 4ª opção atrás do Guerrero e que tem um ordenado que é para aí o dobro do jogador mais bem pago do actual do plantel. Só ser for para vender camisolas às miúdas e exclusivos às revistas do coração.

    Baiano - Não é tão bom como o Benny - é menos excitante, falta-lhe fibra, espectacularidade. Mas é um bocadinho melhor que o Adriano ou o Postiga (e faz tudo o que o Santa Cruz faz mas ainda junta os golos). E nunca, no corinthias ou nos 3 clubes europeus, deixou de marcar golos em série. No Porto, muito me admiraria que não chegasse aos 25. E é bom rapaz e trabalhador. E enfim, marcou mais golos em 2 anos e meio de la liga, a jogar em equipas lá do fundo, que o Santa Cruz em 8 anos de Bundesliga a jogar no campeão crónico.

    Mas, mesmo que os galegos o vendam por 4 milhões (ainda há 2 anos o compraram pelo dobro), será que o bocado de qualidade a mais vale a pena? Tenho dúvidas.

    ResponderEliminar
  27. mas cum raio ? tá tudo doido ?!

    dispensar assunções , ibsons , postigas , ... bem , vamos lá a ver

    p assunção : nada a dizer , sempre foi e será excelente. nao é por causa de uns centrimetros que já nao vale nada! porra , dei-lhe saltos altos em vez de pitons

    ibson : qual é o problema de ibson ? teve quase sempre lesionado, e com a ausencia do diego, tentou-se armar em medio criativo. metam-lhe na cabeça que têm que jogar como dantes jogava e pronto

    postiga : demos o p. mendes por este gajo ! estupideza , mas estupideza é não reparar que é um excelente avançado, se estiver motivado! por isso , pk em vez de perder milhoes e milhoes em vendas e compras , por que nao se contrata uma babe brasileira para o motivar antes dos jogos ????

    é oficial : tornamo-nos pior que o benfica. agora só temos merda , e queremos altos e raçudos. por que nao fazemos como os tempos do treinador ingles no benfica, e vamos comprar o pringle?! ele éra alto !

    muda-se de treinador , muda-se de plantel. holandez queria ... holandeses , este quer raçudos ( é o j. ferreira ou o j. pacheco ? é para jogar á "boavista" ? )

    dispensem mas é o alan , r costa e etc's ! ainda , por pouco tempo mas ainda temos muita qualidade no plantel.

    ResponderEliminar
  28. Aguentei esta madrugada até às "quinhentas" para ver o Brasil/México que deu como resultado final 0-2 feitos na primeira parte. A equipa inicial meteu apenas -dos nossos conhecidos- o Diego que continua o mesmo brinca na areia, complicativo e inconsequente...Na segunda parte entraram o Jurema e o Afonso e tudo mudou para melhor na equipa brasileira, mais rápida, mais incisiva e sobretudo mais infeliz, duas/três grandes oportunidades perdidas por Anderson impediram a recuperação...Anderson é mais acutilante, rectilíneo no seu futebol e corajoso no avançar directamente para a baliza...Foi perdendo fôlego e acabou muito atrás no meio-campo mercê das marcações muito apertadas dos mexicanos. A equipa brasileira é muito jovem e tem dois centrais que não se completam muito bem, jogam muito lateralizado, o futebol tem que ser jogado sempre em progressão, a bola deve ser metida preferencialmente num espaço existente um pouco/o mais possível à frente de quem a coloca e não como alguns jogadores brincalhões preferem, ao lado ou no alinhamento de si próprios, como que a pedir "vá passa lá novamente"...O guarda redes "chuchou" dois golos em dois remates e não era o Helton! No primeiro o avançado "xicano" passou a bola sucessivamente sobre o central e o goleiro...

    ResponderEliminar
  29. Um abraço para todos, especialmente para o Zé Luís, Zirtaev e Quintino grande amigo ultimamente contratado, após uma daquelas discussões de torcer o pescoço e ferrar nas orelhas até deitar sangue...Desculpem mas tenho andado "adormecido"...A verdade é que -lembrando bem- os meus grandes amigos de infância, só se tornavam assim, após termos andado à bolachada a sério uma catrafilada de vezes...Depois parecia-mos quase os Templários...

    ResponderEliminar
  30. Meireles, está-se a despedir? Vai de férias?

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  31. Ó Meireles, mas o amigo vai deixar de andar por cá ou isso foi um daqueles ataques de "saudades" que eu às vezes também tenho?

    O amigo venha é cá comentar o post acima...

    ResponderEliminar
  32. Não, tenham calma, não vou de férias nem emigrar, só vim dar um remate mais justo naquilo que foi uma situação passada e a que urgia dar um "toque" mais pessoal. Creio que o Quintino entendeu...Mas vou continuar por aqui, aliás tenho estado sempre por aqui, sempre que abro o Comput a primeira coisa que faço é vir aqui "espreitar" -é pena é as miúdas terem arrumado as botas- e só depois vou tratar de outras coisas! Se calhar expressei-me mal e suou a Requiem...Mas eu tão só pretendia expressar o meu apreço por todos os que mergulham nestas mesmas águas e nada mais. De resto relativamente ao Post acima colocado eu gostaria de esperar um pouco mais porque acho que as coisas estão ainda um pouco indefinidas, especialmente aquela novela do Bollatti está a transformar-se num autêntico êxito de audiência. Eu se fosse ao FCPorto indicava aquele Juiz à Dtra Morgado, estavam os dois mesmo a jeito para fazerem o casamento ideal...Os dois juntos resolviam os problemas judiciários deste País em menos de um Milénio...Para além disso o fiscalista já mostrou que não é muito inteligente, ultimamente até falhou nas provas finais...Se calhar também anda metido com a Carolina e já está a sentir os efeitos do gaz que ela despertou no Pintinho...Ela -a MJM- só tem que aproveitar a oportunidade e sentenciar de vez o "gajo" e arrumar para o seu colo bem fornecido(?) este Saul Silvestre que é um juiz de estalo!...

    ResponderEliminar