07 junho 2007

Bendita realidade

Da cruel realidade exposta pelo Zirtaev na semana passada, a venda de Anderson ainda deixa os portistas presos ao passado, remoendo, invectivando, desesperando sem razão, à constatação, mais uma, da insustentável leveza que é a genética incapacidade de os clubes portugueses poderem competir com os milhões do estrangeiro.

Mas a leveza do futebol português, restringida à natural inferioridade no mercado global que é apanágio de todos os sectores da vida nacional, diz mais do mesmo sobre este aspecto das transferências, quando o futebol português, parodoxo ou não, está mais forte, muito mais forte. Parece-me um tiro na água ou no vazio.

Nada de novo, nada de actual sequer. Podia ser de há 10 anos, de há 20 anos. Até sair só nos próximos 15 anos. As regras, o futebol mercado, as transferências com a Lei Bosman funcionam assim, mais desbragadas desde 1995. Nada de novo. Constatações.

O futebol português não esteve sempre à mercê dos potentados? Desde quando se multiplicaram as vendas para o exterior? Dantes era só um por ano, o Futre ou Rui Barros, depois até o ocaso de Rui Águas deu para vender naqueles tempos loucos -- esses sim, irresponsáveis! -- do "calcio" que de muito poderio financeiro hoje compra e vende tudo, mas não compra ao mais alto nível a não ser com desconto tipo Ronaldo.

Em vez de lágrimas de crocodilo de carpideiras do regime, de olhar só o mau e não encarar o óbvio que entra pelos olhos dentro de um qualquer calhau que os tenha, há que pensar no que é inevitável fazer e não se pode contrariar - vender, mas vender bem - e no que se está a fazer.

No caso, porque parece que o Dragão está sob o fogo do Diabo, Pinto da Costa disse que vendido o Anderson não precisava de vender mais ninguém. Para mim era óbvio.

Pois é esta a grande notícia. A boa notícia. Aquela que deve seguir-se à notícia irrevogável de vender Anderson.

Pinto da Costa disse e ontem, pelo visto, repetiu em O Jogo, precisamente por intermédio de... um empresário. Rui Neno comunica que o presidente lhe disse que Bosingwa e Bruno Alves não são para vender. Para o ano há Europeu, os jogadores chegaram à Selecção, Pepe naturalizado também lá chegará e para o ano, com mais uma Liga dos Campeões e quiçá outro título nacional, poderão valer, esses sim, o dobro ou até o triplo do que hoje se parangona como ofertas da estranja mas que são irrelevantes face ao valor de mercado, com títulos no bolso e não títulos de jornais, que potencialmente terão no próximo Verão.

Aí, chegará a altura de vender, voltar a vender.

Mas não tem sido assim? Sempre?

Uma fatalidade alegre, porque os nossos clubes dependem da massa, não de manter os jogadores em vitrinas para o que não têm salários suficientes para lhes manter o brilho e a vontade de se exibirem ao mais alto nível. A não ser, caso Simão, para proteger as costas de quem não tem mais bandeira alguma para levantar e tentar salvar o salvável. Há parolos até que disseram ter o Benfica "escapado à investida do Manchester". Uff, que alívio...

Ironicamente, um empresário comunica o que o presidente do FC Porto já exprimira. Ninguém deve acreditar...

Ao mesmo tempo, a Selecção faz, olha!, olha!, um jogo amigável, para os camelos da margem sul, lá no Kuwait. Jogam Bruno Alves e Bosingwa já citados, mais Meireles, Quaresma, além e Deco e Paulo Ferreira vendidos não há muito tempo - tudo com a marca do Dragão!

Exibicionismos? Não, valor de mercado!

Agora digam lá se isto vos causa surpresa...

Em contraponto, tivemos mais uma vez o camuflar de certos actos de gestão que, por omissão de comentários, parecem formidáveis.

Houve quem vendesse património imobiliário, secretaria e secretária também, com a garantia de não precisar de vender jogadores. Bem, como notei em comentário a propósito, não só foi o Nani, foi também o Tello de borla (grande acto de gestão), o Custódio que de 5 milhões só rendeu 1,5, mais o Miguel Garcia também em fim de contrato, estes dois produtos da Academia e há um par de anos eleitos como jogadores de futuro pelas mesmas carpideiras do regime que se entretêm a questionar os negócios dos outros.

O que é insustentável, sim, são as manobras encapotadas de que a Imprensa é palco, veiculando teorias consoante a bandeira mas sem avaliar os bons e maus negócios, os bons e mais jogadores, as boas e más equipas ou... actos de gestão.

Na habitual homilia com ar professoral, como se pudesse destronar Marcelo Rebelo de Sousa, alguém elencava esta semana na televisão a péssima gestão portista na contratação de jogadores. É uma face do problema que se chama um monte de títulos, apesar de tudo isso, ganhos pelo FC Poto. Mas também quem considerou um "flop" a contratação de Jorge Fucile deve saber, quanto a outros cliubes da capital, do que está a falar...

35 comentários:

  1. Zé Luís,

    a diferença de opinião que eu tenho em relação à tua tem unica e exclusivamente a ver com a minha falta de confiança no que diz respeito à manutenção dos principais activos.

    Sobre a venda de Anderson, não discuto o enorme saco de euros que o Man Utd nos deixou, mas tão só o que levou. Continuo a entender que Anderson valerá muito mais. E o Manchester sabe isso. Com ou sem visto de trabalho, esta pérola já ninguém lhes tira.

    De resto, os tiros nos pés que esta SAD insiste em dar são por demais merecedoras de critica. Copo meio cheio ou meio vazio? Para mim isto anda meio vazio.

    Abraço
    [[]]

    ResponderEliminar
  2. eu escrevi este comentário no post anterior,mas ´como não sei se o iriam ler deixo-o aqui também!











    É triste o que o MeirelesPortuense e o Ze Luis andam a fazer.

    MeirelesPortuense disse que eu era um Henrique que escrevia para o Dia Seguinte.
    Respondi NA ALTURA a essa suspeita dizendo claramente que não me chamo Henrique Ventura nem vejo o Dia Seguinte.
    Mas continua a lançar a suspeita..
    Depois por eu ter vida própria e não passar aqui a vida vi algures este senhor dizer que eu "evaporei" ou algo do género.
    fique a saber você e quem quiser que eu não me escondo.
    Já me chamam de benfiquista,sportinguista,infiel,sei lá uma comédia!
    Sou Portista desde que nasci e não preciso de dar provas do meu Portismo a ninguém.Eu não ponho em causa o Portismo de ninguém que aqui se assume como Portista.

    Há pessoas que parecem saídas de um regime fascista.Não toleram a opinião contrária,a crítica,a diferença.
    Quem não pensar da mesma forma é infiel,é mouro,é para abater!

    Fico feliz por Zirtaev demarcar-se da atitude de Meireles e Ze Luis,se não fosse assim deixaria de escrever neste blog,pois a minha vida não é só isto e não tenho tolerância para gente que não sabe o que é a Democracia.

    É fácil chegar aqui e escrever uma data de posts a tentar denegrir quem tem uma opinião contrária,levantar calúnias e tal.

    Veja-se o que muitos fazem para com rui Moreira.Uma vergonha.

    Eu decidi e disse-o aqui que não pago mais cotas nem lugares anuais enquanto esta SAD lá estiver.
    Estou farto daquela gente.

    Eu não quero o que meu clube seja um estado fascista.
    E é isso que acontece.

    Veja-se que o dono deste blog tem medo que por deixar que se critique a SAD,eles persigam-no...


    Fiquei triste com o conteúdo dos posts do Ze Luis e do Meireles.Mas acreditem que não vou dizer que são Mouros ou levantar calúnias.

    ResponderEliminar
  3. Efectivamente a gestão do nosso clube não é boa. Se fosse não dava prejuízos nem tinha o passivo que apresenta.

    Mas... cadê os outros? São melhores? Dão lucro? O Passivo é menor?

    Naturalmente que estou ansioso que a n/Sad enverede por uma política correcta que consiga ir superando o passivo sem prejudicar a capacidade competitiva. Isto só se consegue com muito rigor, critério e disciplina.

    Quanto às vozes dos "velhos do Restelo" que insistem em denegrir o que se faz por aqui valorizando a mediocridade dos da capital, faz parte da herança do património "cultural" do Salazarismo.

    ResponderEliminar
  4. «Ratos
    JORGE MAIA

    Afinal, a montanha pariu um rato. Aliás, a montanha está a ficar achatada de tanto parir ratos. Desta vez, foi a estrondosa ameaça do Benfica não participar na Taça da Liga que a deixou prenha, a ameaçar explodir e arrasar tudo num raio de centenas de quilómetros em redor. Ia ser terrível, uma catástrofe capaz de envergonhar a explosão do Monte Vesúvio e fazer esquecer definitivamente Pompeia, o suficiente para inspirar um filme, talvez até um épico, quem sabe mesmo uma trilogia. Até já estou a ver quem poderia realizá-lo, quem ia adorar escrever o argumento e pelo menos uma boa parte do elenco... Mas afinal, a montanha pariu um rato. Afinal, o Benfica vai participar na Taça da Liga. Contrariado, com um pé entalado na porta, mas vai. E tudo o que se ouviu da tal explosão que ameaçava mudar o aspecto do futebol português tal como o conhecemos hoje foi o silêncio dos inocentes: o Benfica absteve-se durante a Assembleia Geral da Liga que serviu para aprovação dos regulamentos da prova. Pelo caminho, o presidente dos encarnados passou das críticas a Hermínio Loureiro, que teceu a semana passada, ao silencioso voto de confiança. E passou quase tão depressa e coerentemente como, há coisa de um ano, passou das críticas a Valentim Loureiro ao apoio à sua candidatura para a presidência da Mesa da Assembleia Geral da Liga de Clubes, apenas para voltar às críticas um pouco mais adiante. Entretanto, já engravidaram a montanha outra vez. Agora é que é. Quando explodir vai ser o fim do Mundo. Até veio anunciado nos jornais. A menos que se limite a parir outro rato. E nesse caso, talvez o melhor fosse mandá-los para a montanha que os pariu.

    Anderson
    Sem intermediários

    O FC Porto esclareceu ontem, em comunicado emitido pela administração da SAD, que a negociação da transferência de Anderson para o Manchester foi tratada directamente entre os dois clubes, sem recurso a intermediários e, por isso mesmo, sem o pagamento de qualquer comissão. O esclarecimento surgiu na sequência das dúvidas colocadas por Miguel Sousa Tavares à forma como o negócio se processou num comentário publicado no jornal A Bola. De resto, o FC Porto fez questão de esclarecer igualmente que também a contratação de Jesualdo Ferreira no início da última temporada se concretizou depois de negociações entre o FC Porto e o Boavista e sem a intervenção de qualquer intermediário.»

    Com tenho feito ultimamente aqui deixo cópia do artigo de hoje no JOGO de Jorge Maia. Note-se sem segundas intenções...

    ResponderEliminar
  5. Henrique, não é nada triste o que o Zé Luís e o Meireles andam a fazer, eles apenas dão a opinião deles tal como tu dás a tua. Todos têm esse direito aqui e é através do debate de ideias que se podem tirar conclusões e aprender coisas. Por um lado até fico contente por ter um convidado meu que possa ter ideias completamente diferentes das minhas, é sinal da democraticidade deste blog e é esse o principal objectivo dele.

    Eu qd digo que tenho medo que me "persigam" nunca falei especificamente da SAD. O meu objectivo é apenas precaver-me de algo ou alguém que o possa fazer por não gostar das minhas ideias, opções, linha editorial do blog, etc. Precaução apenas. Até hoje ainda nada nem ninguém me fez ou pediu fosse o que fosse. Isto que fique bem claro.

    Espero que as pessoas se respeitem, está visto que somos todos portistas e o principal objectivo é o mesmo, o melhor para o nosso FCPorto.

    Mais tarde comento o post.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Mario Ariel Bolatti - centrocampista argentino, de 20 anos, Belgrano de Córdoba ,(1,89 m e pesa 81 kg)


    Milan Jovanovic extremo 26 anos (1,83m e 73 kgs.), Standard de Liège

    Estas pérolas são as notíciadas hoje. Alguem conhece?

    ResponderEliminar
  7. Zé Luís, acho que acabas por ter razão em tudo o que dizes. É óbvio que tinhamos de vender, sempre assim foi e agora ainda mais, é a tal cruel realidade.

    Quanto ao ganharmos, sim ganhamos no presente, mas pergunto, a que custos em termos de futuro?

    E já agora eu não me acredito que não saia mais ninguém. Jã não seria a primeira vez que o PdC dizia isso e não cumpria. E aqui sinto-me dividido, se não vendermos, em termos desportivos fico muito contente, desde que não se andem a comprar jogadores às dúzias e vierem um ou dois de grande qualidade, acho que ficamos com uma grande equipa para o próximo ano.

    Já na vertente financeira, o não vender pode significar o aumento do passivo, prejuizos, etc e ainda por cima com nedócios deste género, a pagar 30.000€ ao Pitbul para ele jogar... no Leixões, e este é só um exemplo. Acredito e quero acreditar que têm tudo controlado de modo a, para o ano com o Europeu, aí sim valorizar os activos do FCPorto que estão na selecção e vender bem. Mas continuo a não acreditar que segurem mais um ou dois jogadores, mesmo com PdC a dizê-lo.

    Que a equipa fique equilibrada mesmo com saídas e que se vão equilibrando as contas é o que desejo.

    Entretanto o jogo fala num trinco chamado Bolati (será que o Assunção fica?), em Rossi como grande possibilidade e num puto chinês que vai ficar nos júniores (será que andam a ler os meus comentários e do Quintino? ;-))

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Bem, mas só olhamos para as vendas quando nos preocupamos com a chamada delapidação do património desportivo, esquecendo as finanças; mas se não vendermos, preocupamo-nos com as finanças, ai Jesus o passivo. Em que ficamos?
    Ou, mesmo ganhando 175 milhões de euros em vendas de 3 anos, ganhando dois campeonatos e uma taça, mais duas supertaças, este percurso desportivo foi feito com 175 milhões no banco (a render juros, não entre os suplentes) ou houve que gastar algum?
    São estas contradições de que as pessoas não se dão conta. Isto não é só vender e pôr no banco o dinheiro a render. É preciso comprar, reforçar e ganhar, custa dinheiro, há que pagar a quem está e gastar para comprar.
    Paga-se, agora, por erros do passado, é um facto. Houve dinheiro mal gasto e gestão descuidada, outro facto. Mas não é preciso agora bater mais como se o dinheiro, agora, estivesse a ser mal gasto ou desviado para bolsos estranhos. Isto é esquizofrenia!
    Eu acredito que nenhum mais será vendido, a não ser uma coisa do outro mundo, claro. Mas se for assim, o que tem de ser tem muita força. Não há milagres e para os continuamente desatentos, a SAD do FC Porto é a que está, entre os 3 grandes, em melhor estado. E ganha no campo!
    Mas ao ler tantos experts, parece que não é assim. Querem, então, vender, não gastar, ter o dinheiro no banco e continuar a somar títulos. Essa só contaram para eles! Haja paciência!
    Não adianta vir com a leveza das finanças dos nossos clubes que não têm hipótese de competir com os rivais dos países mais fortes em demografia e economia. E quando muitos dizem que estamos mais pobres, não é verdade; as nossas equipas de topo continuam competitivas num mercado concorrencial em que têm menos meios. O futebol português só sobrevive com as vendas e mais-valias que fizer. E ao fazê-las não deixa de se bater bem, nas suas limitações e possibilidades, nas eurotaças.
    Daí eu não alinhar em cenários catastrofistas e em lugares-comuns de quem não tem maneira de compreender o mundo do futebol. Mesmo que se julgue um expert.

    ResponderEliminar
  9. Zé Luís :

    Nao é possível estarmos mais de acordo |

    ResponderEliminar
  10. Zé Luís assim não há argumentos que valham. Entram 175M de euros (35 milhões contos), mas como o FCPorto ganha, não interessa para onde vai o dinheiro, o clube está nas mãos da banca, o passivo é enorme, andam 70 jogadores a rodar com o clube a pagar a maior parte dos luxuosos ordenados, mas o clube ganha dois campeonatos e por outro lado o passivo dos outros é pior. É esta a argumentação que convence 99% dos sócios votantes a votarem nesta direcção. Enquanto se for ganhando é o que interessa, o resto não interessa. Isto é preocupar-se realmente com o clube? Eu não acho, mas tb não vou discutir mais sobre isso.

    Assim sendo e quanto a este assunto estamos conversados.

    Vamos então pensar no argentino Bolati, trinco de 20 anos. Alguém conhece?

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. Zé Luís, o problema de tudo é que de à uns anos para cá, mais ou menos, na altura do Adriaanse virou moda os portistas falarem mal do Porto. parece que gostam todos de ir atrás do Miguel Sousa Tavares.

    ResponderEliminar
  12. Fala-se muito de um número elevadíssimo de jogadores ligados ao Porto. O Zirtaev nomeou agora setenta, será assim mesmo? E já agora quando os jogadores são emprestados é o Clube que continua a pagar-lhes o ordenado? Não me parece muito verosímil...Assim também eu queria que o Porto o fizesse mas no sentido contrário: recebesse alguns dos jogadores que estão ligados aos grandes Clubes estrangeiros! Mas agora que se fala na possível vinda de um jogador do MU todos ficam com os cabelos em pé porque não temos dinheiro para lhes pagar os ordenados! Devemos ser mesmo muito burros, compramos os passes dos jogadores, emprestamo-los a outros e ainda continuamos a sustentar os seus vencimentos, se fôr ao contrário os outros livram-se desses encargos e somos nós que temos de os suportar!...Sinceramente não acredito que o Pinto da Costa seja assim tão burro! Setenta jogadores dá para três planteis completos...Já agora o que acontece nos outros Grandes? Como se justifica que eles tenham tão grandes desiquilíbrios orçamentais se não cometem tantas asneiras? Ou será que também as cometem e em vez de setenta têm 100 ou 140 jogadores a eles ligados contratualmente?
    Se fôr assim não falemos mais em contratações e vá de consumir estes setenta que ainda andam por cá até os contratos se extinguirem em definitivo e depois é o Saneamento Total...Zerinho!...A partir daí só vai entrar receita.

    ResponderEliminar
  13. Meireles eu devo-me ter enganado, queria dizer 7, e de qq das formas, como já tinha dito Meireles, não vou discutir mais sobre isso, afinal o FCPorto foi campeão.

    Qd PdC sair, vai sair campeão tenho a certeza, e olhem quem vier atrás que feche a porta e a travessia no deserto vai ser longa, acreditem. Claro que vão todos dizer, com PdC é que era, ele era o maior (com orçamentos de 60M euros), estes não valem nada. Pois, vão estar a tapar os buracos deixados, mas o que é que isso interessa se somos bi-campeões agora.

    Prometo, aqui à frente de toda a gente, não tocar mais no assunto SAD e finanças do clube, nem em comentários, nem em postas minhas no blog. Como devem compreender as postas dos meus convidados não são da minha responsabilidade.

    Olhem, amanhã vou colocar aqui os novos equipamentos do FCPorto, bem mais importantes para os adeptos que a chatice das contas.

    Tem piada que até tem tudo a ver com o FCLimpaTudo que deve estar a dar pulos de alegria. É menos um a tentar abrir os olhos de quem só vê resultados desportivos do imediato.

    35 milhões de contos é muita nota! Que pena eu não ter tido lá um tachinho como alguns.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  14. Já vi que fiz asneira da grossa, eu não quis brincar com esta história, portanto só posso fazer uma coisa para mudar as circunstâncias: se tu Zirtaev abandonares os comentários eu vou fazer a mesma coisa e só voltarei a comentar, quando tu voltares também a fazê-lo. Mas já agora antes de vos dar o meu adeus devo afirmar-te que não tenho nenhum tacho no Clube - já o disse repetidas vezes, sou apenas um simples adepto - e mais, gostaria muito de poder um dia lá colaborar, apenas para poder sentir por dentro como tudo aquilo funciona, mas não mais do que isso... Um abraço!

    ResponderEliminar
  15. Calma caro Meireles que eu não disse que deixaria de comentar, disse que deixaria de falar desse assunto. E de qq forma não tem nada a ver consigo, muito menos a questão dos tachos, pode ter a certeza disso.

    Deixo de falar porque estou simplesmente cansado desse assunto e de tudo o que ele já me trouxe de problemas. Se calhar preciso de férias :-)

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  16. Interpretei mal as tuas palavras, sigamos então em frente!
    Um abraço para ti.

    ResponderEliminar
  17. Parece-me que hoje já estou mais de acordo com os vossos comentários,pois tem havido demasiadas criticas.
    Mas tambem é verdade que devemos levantar um pouco a ponta do Véu.
    cumprimentos do louro

    ResponderEliminar
  18. Zirtaev, caro amigo, será que lá para os lados do Dragão há quem leia os posts e comentários deste blogue?

    Mesmo que assim não seja, eis que constato que o Porto contratou um júnior chinês. Sem alaridos (que é como eu gosto e acho que deve ser). Vamos ver se a aposta rende desportivamente e até no plano da imagem. Coisa de que ambos muito aqui falámos.

    Venham de lá as imagens desses equipamentos...

    Zé Luís, grande amigo, olhe que eu ainda não cheguei à idade de estar sempre no contra... Digo isto porque estive mesmo agora a ler os comentários e vi que num - post anterior - falava de mim e do Teixeira quase como se fossemos os dois velhos dos Marretas.

    Eu tenho para mim que o amigo há-de concordar que pagar mais de 30.000,00€ ao Pitbull por mês é coisa para um tipo ficar de cara à banda... no que ao Anderson concerne, mais que a venda o que me deixou preocupado é o destino do "bago".

    De qualquer modo, agradeço-lhe a referência e constato que, pelo menos, já quase me coloca nos veteranos.
    E olhe que eu tenciono continuar a cá vir. Para aplaudir e para "cascar"... como o meu amigo faz.

    ResponderEliminar
  19. "De resto, os tiros nos pés que esta SAD insiste em dar são por demais merecedoras de critica. Copo meio cheio ou meio vazio? Para mim isto anda meio vazio."

    Tenho assistido a este debate e encontro nas palavras do teixeira o melhor espelhar do meu pensamento. Já aqui afirmei, desde há muito tempo, o clube funciona num regime de COMISSIONISTAS e promiscuidade, e os seus principais actores são, Reinaldo Teles, Caldeira, Joaquim Pinheiro, e mais alguns.
    Infelizmente nesta matéria parece-me que as actuais SADs do SLB e SCP nos dão licões de amor ao clube, ou se quiserem de profissionalismo .
    Esperemos que toda esta onda de criticas,feita pelos adeptos, condicione os maus elementos do clube, e dê alento a quem, como eu, e acredito todos que aqui opinam, amam este clube, esta ideia, esta filosofia de ser portista.
    Acho que o FCP é muito maior que as pessoas que lá estão hoje, estiveram ontem, ou estarão no futuro. Acho que a PC se deve muito, não o devemos esquecer, mas um futuro de sucesso do clube existirá mesmo sem ele.
    Quanto a Anderson, aceito a sua venda, nos moldes em que se desnrolaram os acontecimentos, mas devemos estar atentos às compras...aqui sim está o busílis da questão!

    ResponderEliminar
  20. O MST é um Deus? Nunca se engana!
    Há anos que anda a desancar no Club, em especial no PdC.
    Já pensaram o que seria o MST, sem falar mal do Clube, Presidente e Afins, só para manter o tacho em Lisboa.
    Assim, dá umas no cravo e outras na ferradura.
    De vez em quando acerta uma.
    Já o vimos falar mal, do Lucho, do Quaresma quando veio do Barcelona, do Helton que veio do Leiria e não prestava, enfim....
    Isto de escrever e mandar bitaites é muito difícil e custa.
    Vamos ter calma e em especial muita paciência.
    Eu já apontei várias vezes os nomes dos COMISSIONISTAS.
    Mas acontece que nas eleições são sempre votados os mesmos, porque estamos a falar da lista do Pdc,e, eles vêm sempre atrás.
    Assim, não dá.
    Saudações blues

    ResponderEliminar
  21. David Copperfield se me permites assino por baixo TUDO o que disseste..
    O FCP é bem melhor e maior do que as pessoas que lá estão..

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  22. «Futebol
    JUNIORES – Benfica e Sporting empatam; FC Porto na liderança

    Benfica e Sporting empataram hoje (1-1) no Estádio da Luz, em jogo da quarta jornada da fase final do campeonato nacional de juniores. O FC Porto venceu o Boavista (1-0) e assumiu a liderança.
    ASF
    Quando falta disputar duas jornadas, o FC Porto soma agora nove pontos, contra sete do Benfica, cinco do Sporting e um do Boavista.

    Perante mais de uma dezena de milhar de espectadores, assistiu-se a um derby equilibrado. O Sporting colocou-se em vantagem aos 42 minutos, através de autogolo de Nuno Ferreira, quando tentava cortar um disparo de Ricardo Nogueira. O Benfica chegou à igualdade ao cair do pano, por intermédio de Yu Dabao, na recarga a cabeceamento de Miguel Vítor.

    Com arbitragem de António Taia (Setúbal), as equipas alinharam:

    BENFICA – Casaleiro; André Magalhães, Miguel Vítor, Nuno Ferreira e Ruben Lima; João Ferreira (Patafta, 57 m), Romeu Ribeiro e Miguel Rosa (Carlos Correia, 75 m); Sami (João Alberto, 89 m), André Carvalhas e Yu Dabao

    SPORTING – Rui Patrício; João Gonçalves (Tiago Pedrosa, 87 m), Marco Lança, Carriço e Tiago Pinto; Adrien, João Martins (Pupo, 87 m) e André Pires; Marco Matias, Nogueira e Alison (Arrais, 72 m).»

    Sem cortes, notícia passada do site da BOLA: estranho o Porto vai à frente em JUNIORES!...

    ResponderEliminar
  23. Tenho lido e ouvido muita opinião neste e noutros blogues e na comunicação social!Uma coisa me parece que sucedeu,a corja mentora do pito dourado já obteve uma vitória importantissima!Dividiu os portista!Dividir para reinar...será que irão conseguir reinar?

    ResponderEliminar
  24. antes de mais quero dar os parabens ao zirtaev pelo blog e dizer-lhe que ando por aqui há muito tempo e que vou tentar agora começar a participar mais vezes.
    começo por dizer que os 7 jogadores do fcp emprestados são só os que estão emprestados ao leixoes e ao leiria. se calhar falta especificar muitos mais. + 63 deve ser exagero, mas não serão muito menos.
    meireles tens a certeza que é o fcp que vai à frente ou será o fcpdcosta? é que hoje em dia parece haver muito essa confusão.
    saudações desportistas

    ResponderEliminar
  25. Houve muito boa gente que andou a dizer barbaridades quando o Apito Dourado rebentou. Um deles foi sem duvida o MST. Lembro-me daquele artigo em que pede a demissao do Pinto da Costa. A troco de que?

    Acho que durante a época os Portistas deviam estar unidos em torno da equipa e do Presidente que tinha uma posiçao fragilizada.
    Mas agora estamos no defeso.
    A época começa a ser preperada e nao acho que devamos aceitar tudo o que esta SAD faz ou tenta fazer.

    E nao se trata de estarmos ou nao divididos. Cada um pensa pela sua cabeça e queremos todos o bem do clube.

    Os rios de dinheiro perdidos em contrataçoes miseraveis que serviram para encher os bolsos a alguns, e outras que serviram para garantir contratos futuros com outros jogadores de monta em quem o Porto tinha o olho, minaram as contas do clube.
    Sera isto fruto da realidade actual do futebol? Ou sera simplesmente ma gestao?
    Nao sei. O que sei é que as asneiras monetarias nao param.

    Desportivamente os resultados estao ai a comprovar que Pinto da Costa é o homem certo no lugar certo. Estara bem acompanhado? Nao sei.

    Agora sejamos realistas e aceitemos que, os exitos fora de portas se deveram a Mourinho.
    Aceitemos que Jesualdo, por uma razao ou outra nao tem pulso para uma equipa deste calibre e que nao ganhamos assim tanto dinheiro no negocio do Anderson, ou seja, as asneiras do passado representam mais milhoes do que esta venda apressada do activo com maior margem de progressao do clube.

    Com os males dos outros posso eu bem. Quero la saber o que diz o Rascord ou a Bolha. Isso nao vai mudar nesta geraçao concerteza.
    Quero la saber que o Sporting perca euros atras de euros e faça transacçoes idioticas. Isso ja é apanagio desse clube ha décadas.

    Quero saber é o que se passa no meu clube. E o que se passa é que ha muita gente a ganhar dinheiro mal ganho.

    Nao sei se o Lino é bom ou mau ou se a venda do Anderson foi boa ou ma desportivamente. Agora as asneiras monetarias continuam e nao temos que acenar todos com a cabeça para o mesmo lado.

    ResponderEliminar
  26. Desculpem-me o atraso.
    Zirtaev, faz as contas: 175 milhões ganhos em transferências. Três épocas decorridas à razão de 50 milhões por época de orçamento (média), dá 150 milhões de euros gastos com a equipa (só a equipa).
    Percebes como é preciso vender para manter o nível, comprando? E ganham-se títulos. Sobram 25 milhões. Lucro? Sim, mas entre amortizar o passivo, regularizar passes de jogadores (Anderson foi comprado em 3 tranches para dar os 80% do seu passe), financiamento para aqui, manutenção para ali e muito disto não tem a ver com a equipa. É assim, mais ou menos. Sobra uma fortuna? Há passivo anterior, pois é o problema e esse vem de há mais tempo, de antes de Mourinho, quando em 2000 o orçamento tocou pela primeira vez os 50 milhões de euros, 10 milhões de contos.
    Menphis, pois o problema é críticas a mais, não só a legitima preocupação de saber para onde vai o dinheiro... Vamos aguardar.
    Quintino, resmunga sempre, eu só quis notar, face a arrivistas de ocasião, que há aqui gente identificada há muito tempo, ou seja que já são conhecidos, já debatemos muita coisa. Não quero insinuar que vou estar de olho em ti e denunciar-te, nada disso. Não sei é de onde vêm muitos que aqui pululam agora. Mas de uns ou outros, dos mais recentes e dos mais antigos, vejo criticismo a mais e, no momento, sem razão de ser. Ai quem vem como reforço; ai para onde vão os 31 milhões do Anderson; mas há a SAD para tratar disso.
    Ja´agora, volto a registar o que há algum tempo apontei como favoritos para reforços: Antunes e Edgar (Beira-Mar). Gostava de os ver no Dragão. Parece que não vai ser, há outros interessados a sério. Depois, quando acabarem as entradas e saídas, vou fazer a avaliação. Então, criticarei. Agora fico à espera. Não sou eu que decido, mas verei se ambos farão ou não falta à equipa. Mas é só a minha opinião, não preciso de fazer crítica destrutiva se a ocasião se proporcionar. Decide quem tem poder para isso. E depois farei a avaliação na altura própria. Direi bem ou mal, mas também não arrastarei no tempo essa questão. Há outras coisas importantes daí para a frente.
    Nem sempre quem decide o faz bem. A maior perda, só por uns 12 milhões de euros, em minha opinião foi o Jardel em 2000 e por responsabilidade de Octávio e Pinto da Costa que depois não a quiseram assumir.
    O Anderson não fez um décimo para se considerar uma perda fundamental, comparativamente ao Jardel. Mas foi vendido por 31 milhões, líquidos. Parece que uns críticos do negócio já baixaram um pouco o tom de censura e amenizar o seu inconformismo. Mas, entretanto, engrossaram inconscientemente uma toada de críticas algo injustas e sem razão por não cuidarem de saber os factos/números reais.
    Eu já critiquei muitas coisas mas não faço disso uma bandeira. Muitos sabem a minha opinião sobre vários jogadores, dos mais pintados ao mais "colorado" de que recuso dizer até o nome tal a fraude que, para mim, foi a sua contratação e assim me manterei até poder ser contrariado pela valia que alguns supõem o moço ter.
    Se eu for além disto, estarei a fazer "campanha".
    E muito coro de críticas aqui vertidas soam a campanha. E más companhias não me servem, pelo menos a mim, até porque tenho o direito de ficar desconfiado de alguns comportamentos, como esses críticos acérrimos desconfiam de tudo e todos no FC Porto.

    ResponderEliminar
  27. Zé Luís compreendo teu ponto de vista e por isso mesmo decidi calar-me, não quero que me vejam como se estivesse em alguma espécie de campanha como afirmas. Podes não estar a falar directamente para mim, mas o certo é que tb eu sou crítico e assim a minha imagem acaba, se é que já não está, por ser completamente desgastada e alguns dos que têm opinião contrária colam-me rótulos que de todo não tenho, nem quero ter.

    É preciso ver as coisa com razoabilidade, pareces estar a fazer isso, embora eu não concorde com algumas das tuas conclusões. Se eu infelizmente não estiver enganado o tempo falará por mim, é isso que eu temo, mas no futuro se verá.

    Mudando de assunto, tb terás de concordar que esta "silly season", como lhe chama, é mesmo para isto, falar de contratações, quem vem, quem poderá vir, quem vai sair, dar a opinião sobre estas "transacções", etc. É natural o assunto entre os portistas neste momento ser sobre estes assuntos, é até quase impossível passar ao lado deles. Não estranhes ver por aqui rumores ou notícias veiculadas por jornais. Estamos mesmo em tempo disso.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  28. Corroboro completamente o último comentário do Zé Luis, aceito perfeitamente os argumentos usados e também me interrogo sobre algumas figuras que aparecem assim como que vindos do nada e zás, bicada em cima!
    Mas gostaria de afirmar também aqui o meu apoio ao caro Zirtaev, porque o considero totalmente indispensável nesta área de discussão. Já disse que não gosto de uniformidade, o Mundo é composto de variedade e ainda bem que é assim, para se gostar muito de alguma coisa, tem que haver outra coisa para poder comparar...Não confundo uniformidade com harmonia que é bem diferente e aprecio. O Processo Apito Dourado não veio dividir os Portistas, na minha opinião até os uniu em muitas situações, mas veio criar clivagens e acentuar algumas posições críticas que já existiam e que agora com o Processo em crescendo ganharam novos argumentos. Mas ainda antes, muito antes do Processo era vulgar escutar especialmente da boca dos que nos "amam" particularmente, todos estes argumentos...Essa "vox populi" é que acabou por conduzir ao desenvolvimento do Processo e não o contrário...Portanto quem pensava mal do Clube continuará a pensar, independentemente do resultado final e quem tinha alguma sensatez continuará sensato e neste caso se o Processo parir um rato como diz o Jorge Maia ficarão mais conscientes que procederam bem. Dentro das Antas/Dragão anda muita gente que é oportunista, concordo, aliás muitos Benfiquistas - e não só - asssumidos por lá andaram, foram atletas ou algo mais e quando não conseguiram um tacho, partiram a loiça toda...Colavam-se ao Reinaldo Teles e quando ele não lhes estendia o tapete, transformava-se no "maior azeiteiro do País"...Levavam os filhos a treinar ao Porto, porque Lisboa era muito longe e se por qualquer razão os miúdos não aprovavam, desabafavam coisas que até me faziam doer os ouvidos. Portanto tudo isto não me surpreende é natural, num País de oportunistas e bufos, que mais podemos esperar?...Mas há que separar o Trigo do Joio e saber escutar as vozes dos que sentem as coisas com sinceridade, porque erros ali cometidos são de certeza muitos, até porque aquela sinceridade que eu refiro, não estará presente em muitos do que conseguiram furar a peneira e lá arranjaram um lugar...Isto para lá da competência sempre necessária nestes casos. Portanto há que esperar pelo que vai suceder em todos os parâmetros e depois ajuizar, mas sempre com o espírito crítico muito alerta, porque também é preciso saber ler nas entrelinhas...

    ResponderEliminar
  29. Também não é para ti, Zirtaev, a do cirticismo.
    Contudo, nota que há dias li num blog portista que este mesmo blog e outro, salvo erro o O Dragão, são considerados dos mais contestatários.
    Uma coisa é criticar e em muitas alturas também o fiz, como sabem. Outra é insistir e essa repetição, persistência, teimosia resulta numa campanha. Entretanto, engrossada por alguns novos comentadores que aqui apareceram. Dá-se oportunidade e um fósforo cria um fogo. Como não respondo pelo alinhamento do Blog, estou à vontade. Embora me pareça injusto essa colagem a uma facção de críticos, esses sim, disseminados, talvez dissimulados, quem sabe?, porventura mal disfarçados.
    Tudo bem que se critique um aspecto de gestão da SAD ou a substituição do treinador. Mas tenha-se em conta, e falo para o universo dos comentadores, que se saiba o que se está a falar. Ninguém acerta sempre as boas contratações nem nenhum treinador faz sempre as melhores substituições. E é essa moderação que tem faltado à generalidade dos comentadores, daí o tom exageradamente crítico que apontei e que também me parece injustificado.
    Que haja perplexidades, tudo bem; alguma desconfiança, também está bem. Mas os menos críticos deviam ser os portistas e nos outros clubes só quando as coisas correm mesmo muito mal e nada se ganha em coisa nenhuma os chamados papagaios aparecerem. Há galinheiros a propósito...
    Por este caminho, passamos o Verão a denegrir sempre o FC Porto, o treinador, o jogador, o dirigente, o pavilhão.
    Faz falta, quiçá, um olhar a outras realidades, para distrair e até tirar lições, aprender. E, lá está, pela comparação negativa não será o FC Porto que sairá a perder.

    ResponderEliminar
  30. Zé Luís e para quem me quiser ler, se há algo que não me podem acusar, apesar de se falar muito nisso no blog é de estar sistemáticamente contra a SAD e a prova de que sou suficiente moderado nesse aspecto é fácil de mostrar pelo que tenho escrit. Sou contestatário, mas suficientemente isento para aprovar e a defender nas boas medidas que esta toma e vou dar só dois exemplos bem recentes:
    1º O Pavilhão: numa altura em que todos contestavam o facto de ser pequeno, vim defender a opção da direcção o fazer assim e explicar o porquê. Este post foi divulgado pela interner azul-e-branca fora e fez muitos compreenderem a opção da direcção.

    2º Anderson: qd ainda todos estavam de cabeça muito quente, dispostos até a realizarem um golpe de estado, fiz um post a alertar que esta venda era necessário e que fora um bom negócio. Qts não se acalmaram com o meu post que foi lido por mais de 700 visitantes nesse dia só aqui no blog?

    Mais exemplos existem e seriam mais que suficientes para fazer compreender que eu nem estou a favor da SAD nem contra a SAD, estou pelo FCPorto, como sempre estive e como sempre vou estar.

    Qt aos novos comentadores, eu saúdo-os, tenham que opinião tiverem e temos de crer que há partida estarão com boas intenções.

    Um abraço

    ResponderEliminar