09 junho 2007

a Tua Voz

somos feitos disto. de pó do caminho tatuado nos joelhos. de angústias gastas que não nos pertencem, de berros alucinados que morrem antes de nascer. de espaços vazios. somos fragmentos de ventos contrários que nunca se encontram. para sempre perdidos, para sempre encontrados. somos feitos disto. de paixões que se (des)gastam em lágrimas que não se choram. somos pedaços de corpos a caminho de pequenos nadas. somos intensos e vazios. somos concentrados mas dispersos. e, no meio de tudo, amamos. com uma irracionalidade suprema que nos devora o ser e nos alonga a sombra.

foram os 15 minutos mais longos da história do Dragão. acho que bati palmas quando entrou a equipa de andebol, vencedora da taça nessa mesma tarde. acho que olhei para o chão o resto do tempo. por natureza, sou de extremos: de mim, duvido sempre; neles, acredito até ao último segundo do último minuto da última hora da última vida. enquanto houver relva para comer. camisola para honrar. acredito sempre. acreditei contra o Paços, quando a derrota pesava num marcador que teimava em não se alterar. antes disso, acreditei contra o Chelsea. enquanto ganhávamos, enquanto empatávamos, enquanto perdíamos. muito antes disso, acreditei contra um AC Milan todo poderoso numa Liga dos Campeões que, na altura, era “outro campeonato”. [lembro-me direitinho do alinhamento do resultado: 1-0 para eles, 1-1 para nós, 2-1 para eles, 2-2 para nós, e, ó milagre, Artur e Jardel lá na frente, 3-2 para nós.] podia recuar até onde me lembro de mim e dos onze rapazes de azul e branco atrás de uma bola: acreditei sempre. neles, não em mim. mas – confesso – neste domingo vacilei. foram os 15 minutos mais longos da história do Dragão. olhei para o chão e disfarcei como pude as lágrimas que não soube reter, a dor que não soube ocultar. pensei que a vida era assim: lutamos e ganhamos e permanecemos na frente. marcamos um golo e julgamos que a história acaba ali, que o coração pode explodir de uma só vez e os destroços são mesmo parte da festa. e depois vem algo que nos empata a alma. éramos o que tínhamos de ser e de repente já não o somos. éramos tudo e de repente acordamos no sonho errado. e sofre-se, aperta-se as lágrimas contra o peito porque as mãos não seguram mais nada. foram os 15 minutos mais longos da história do Dragão. mas eis que eles voltaram. e eu levantei os olhos do chão e o corpo da cadeira. e bati as palmas todas, desde o início da época até àquele momento, bati-as todas, sofri-as todas, berrei por vocês. mesmo vencidos, ainda que saíssem vencidos, tinha valido a pena. ainda que por dentro estivesse um trapo gasto de uma esperança que eu já não reconhecia, ia-vos apoiar até ao fim. é para cair? então vamos lá: caimos juntos.

e vocês responderam. e levantaram-se. se fosse para cair, eu caía convosco. de pé. mas vocês quiseram voar. e levaram-me nos braços. e as lágrimas caíram, mas bem lá de cima. onde só quem se supera consegue chorar.

somos nós,
a Tua Força, a Tua Voz.
tu nunca estarás só,
força Porto, vence por Nós!

até ao fim. ganhar um campeonato, há mais quem o faça. mas sofrê-lo, senti-lo, chorá-lo. um estádio inteirinho a gritar por ti, Baía (o primeiro e o último de todos os campeões). um argentino a atravessar meio campo para abraçar um português. um Pepe a esquecer o sotaque para gritar bem alto “e quem bate palmas é tripeiro!”. um Fucile deslumbrado com o carinho dos adeptos a disparar memórias numa câmara fotográfica. um Bosingwa eufórico, a dançar ainda o apito final não tinha acalmado a dor pouco antes tão sentida. um Adriano a mostrar que ficou por nós, para nós. um Lisandro imparável, um Lucho a jogar como há muito não o via. um Bruno Alves, a calar os descrentes com um crescimento inimaginável. um Meireles que demorou a chegar ao varandim – era a barba, a promessa que foi desfazer. um Hélton, companheiro e lutador. um Anderson, a magia na cara de uma criança. um Quaresma, sempre tão capaz do melhor e do pior, sempre tão genial. e um Jesualdo a sorrir. um Jesualdo, finalmente, a sorrir. de ti, que toda a gente duvidou. para ti, este título numa bandeja de espanto! tu, que recebeste uma equipa fragmentada, violentada por um treinador que quis impôr as suas vontades à força de pressões psicológicas e chantagem infantil. eu gostava dele. mas não lhe perdôo ter criado o turbilhão e abandonado o barco para morrer na praia. tal como menino mimado, aterrorizado com a hipótese de falhar. tu, Jesualdo, que pegaste numa equipa que não construíste, assustada e com vícios de forma, e a fizeste Campeã. tu, que nunca tinhas jogado “neste campeonato”, e soubeste ser grande. tu que trouxeste para o Porto uma política de sobriedade e sensatez. se jogas de uma forma mais tradicional do que aquela que eu gostaria? sem qualquer dúvida. se cometeste erros? uma porrada deles. mas soubeste erguer a cabeça. e aprendeste (aprendeste tanto desde o início da época até agora...). aguentaste quem te queria roubar o espaço e o mérito e foste de uma dignidade espantosa. se mais ninguém o diz, digo-to eu, arrancado cá das entranhas da alma que te aplaudiram sempre de pé: mereceste este campeonato inteirinho. e quero que fiques para o ano, quero ser Campeã contigo outra vez. e quero a Europa. sim, não tenho medo de o dizer: quero a Europa. e sei que tu consegues. sei que sim.

somos feitos disto. foram os 15 minutos mais longos da história do Dragão. fosse como fosse, doesse onde doesse, eu sairia daquele estádio de cabeça erguida. e orgulhosa.

mas obrigada, rapazes. por calarem outras dores e me encherem a face de lágrimas. outras, que não as que isolo do resto do mundo. obrigada. do fundo da minha alma, ainda vos grito: OBRIGADA!

tripeiro eu SOU!

e tenho o Porto no meu Coração,
serás sempre a minha paixão,
eu dou a vida para seres Campeão.

a mim não me interessa onde vás jogar,
seja onde for sabes que eu vou lá estar,
nem a morte nos vai separar,
até no céu por ti eu vou cantar!

se dar a vida é exagero? não sei porquê... penso na quantidade de coisas pelas quais entrego a vida, dia após dia, nesta dança desigual que nem sempre sei dançar. no pouco da minha vida – no nada, às vezes – que ainda me pertence. mas no meio de tudo, amamos. no meio de todas as entregas em que gasto a minha vida, a tua nem será a mais irracional.

[e obrigada a ti. por estares lá, sempre ao meu lado. por protestares comigo, por ficares calado comigo, por festejares comigo. por me dares alento, ainda que em silêncio. por não te importares que eu te entorte os óculos num abraço incontido – erámos Campeões. seja onde for, sabes que nós vamos lá estar. até ao fim. enquanto houver relva para comer. camisola para honrar. eu e tu, sempre.]

eu sou Bi-Campeã. e vocês?


Catarina no blog inconTiNências de uma bióloga

PS: Eu sei que já foi há mais de duas semanas, eu sei que para muitos a conquista do título já está esquecida, mas este maravilhoso texto da Catarina é intemporal. Disse-lhe na altura que era um verdadeiro hino de amor ao FCPorto e disse-lhe que todos os portistas mereciam lê-lo. Só espero que se tenham deliciado com ele tanto como eu. Parabéns Catarina, tenho orgulho de ser do mesmo clube que tu, o nosso grande FCPorto.

33 comentários:

  1. Um post espectacular, exprimindo de forma perfeita o orgulho que temos em ser deste clube tão especial, e as emoções que sentimos em momentos especiais.
    Parabéns, Catarina!

    ResponderEliminar
  2. isto sim,é AMOR ao clube.partilho também esses sentimentos,pois todos unidos serê-mos imparáveis.
    parabéns Catarina,és um exemplo para todos os portistas.
    cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. É sem dúvida um bom texto. Pessoalmente deste titulo só quero exibir o escudo da camisola. De resto, apenas o desejo de fazer o TRI. E para isso, muita coisa tem de ser trabalhada. Como diz o outro: "trabalho! Trabalho! Trabalho!"

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Todos nos emocionamos com as vitórias e a grandeza do nosso Clube.
    Eu acabei de me emocionar a ler este belo texto.
    Obrigado Catarina.

    ResponderEliminar
  5. 'quem disse que um tripeiro não chora??!!??... alguém me arranje lenço óhh faxavôr!!! obrigado por este texto, para o ano quero um igualzinho na força!!.. muito obrigado'

    ResponderEliminar
  6. UAU! O melhor texto, atrevo-me a dize-lo, sobre o AMOR. Sim, pk é disso mesmo k trata. O amor incondicional, akele k arde sem se ver. O Porto das nossas paixões, sublimemente retratado num texto k devia pertencer a um manual. O manual de ser portista. Está lá tudo. A exaltação. A crença fervorosa.A mística. Obrigado por partilhares isso connosco.

    ResponderEliminar
  7. é belo o texto, um verdadeiro hino de amor ao fcp como diz o zirtaev. nós somos a voz do fcp e este texto é a prova disso mesmo. parabéns catarina

    ResponderEliminar
  8. Eu gostaria de ficar por aqui apenas a ler todos os outros comentários, mas não é justo que eu não refira e sobreleve a qualidade da sua escrita, que eu já conhecia confesso, da embora distante na maior parte dos casos, amiga destes espaços...Gostei também das inovações introduzidas em termos ortográficos que considero excelentes...Bons sonhos Catarina...Também sou BiCampeão e portanto esses sentimentos também passaram por aqui! "Tu che me hai preso il cuor"...Luciano Pavarotti&Laura Pausini.

    ResponderEliminar
  9. A Catarina tem dois dons, pelo menos, um é escrever lindamente e com muita emotividade, outro é ser portista. O resultado de ela querer transmitir para a escrita as emoções do jogo que nos deu o título só podia ser um, este fantástico e emocionante texto.

    Não me canso de repetir a beleza que é ler este hino de amor ao FCPorto e como bem diz o Paulo Pereira, a quem aproveito para dar as boas vindas aqui ao blog, este texto deveria pertencer a um manual, o manual do portista.

    Mais uma vez, parabéns Bi-Campeã.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. Mais uma victória! Já começa a ser fastidioso enumerá-las e sempre contra os mesmos "mecos". Amanhã se tudo correr bem temos a possibilidade de os esmagar duas vezes no mesmo dia o que seria óptimo para os calar mais uma vez...Isto em ano de Apito Dourado nem de encomenda...MJM continue com o "processo" que afinal até nos ajuda bastante, se o seu marido Fiscalista soubesse do que estava para acontecer, não a tinha aconselhado a fazê-lo decerto!..."Tu, che me hai preso el cuore..."

    «09-06-2007 HÓQUEI EM PATINS:
    Juvenis sagram-se Campeões com goleada sobre o Benfica
    Um triunfo expressivo sobre o Benfica, por 4-1, valeu este sábado a consagração dos juvenis do F.C. Porto como Campeões Nacionais, um título alcançado em Castelo de Paiva e que vem acentuar o sucesso dos Dragões no hóquei em patins, mostrando que é na formação que se começam a construir grandes vencedores.
    O conjunto azul e branco iniciou a luta pelo título esta sexta-feira, arquitectando um resultado igualmente esclarecedor perante o O. Barcelos, pelos mesmos 4-1, e carimbou a conquista do troféu já hoje, transformando o jogo de amanhã, frente ao Parede, numa mera formalidade de calendário.
    O F.C. Porto encontra a formação de Cascais este domingo, a partir das 18 horas, no Pavilhão Municipal dos Desportos de Castelo de Paiva, num desafio em que os jogadores orientados por João Lapo podem aproveitar para confirmar o estatuto de Campeões Nacionais e fechar a competição com chave de ouro.»
    Retirado do site Oficial do Porto! Espero que o Presidente não se importe...

    ResponderEliminar
  11. é sem dúvida um dos textos mais bonitos que li, ainda por cima sobre o meu PORTO
    Não me atrevo a escrever mais do que..
    PARABÉNS CATARINA!!

    FORÇA PORTO!!
    ouve os teus adeptos

    ps: alguém sabe o nome da música do filme do youtube?grande filme tb :P

    ResponderEliminar
  12. http://www.porto-madeira.blogspot.com/

    Visitem...

    ResponderEliminar
  13. Fiquei deveras sensibilizado pelo óptimo texto da Catarina.
    Escrever com o coração, só para muito poucas pessoas.
    Parabéns, isto é uma obra d'arte.
    Espero a continuação?

    ResponderEliminar
  14. Ricardo Oliveira a música é dos Vast e o nome é Touched

    ResponderEliminar
  15. Já conhecia este texto e a escrita da Catarina, já lhe disse no blog dela que o blog deveria passar para livro, mas ela diz-me que não tem a dimensão da Carolina Salgado e eu aí fico sem resposta...lol.

    O texto é lindo, e quando o li pela 1º vez também fiquei todo arrepiado e com uma lágrima no canto do olho, como o Bonga canta.

    Mais uma vez, parabéns Catarina pelo texto, e Zirtaev por o ter postado.

    ResponderEliminar
  16. Catarina, simplesmente divinal e tão divinalmente simples!
    Uma laude, uma ode heróica, um poema dumas sensibilidade e emoção profundas e sinceras. Deixa-nos sem palavras! Viva o seu Porto! Que ele lhe dê motivos para mais e merecidos poemas.

    ResponderEliminar
  17. Pelo que pude saber hoje tal como eu previa, foram mais duas vitórias, uma delas concludente...Este ano foi arrasador...Levaram aquilo que vulgarmente se poderá denominar por uma "geral" em todas as frentes...Sem direito a queixumes, porque o Apito é deles e mesmo assim não conseguem, é muita responsabilidade para ombros tão pequeninos e melões tão grandes...Viva Almeirim, deve estar em festa com tanto produto a sair....

    ResponderEliminar
  18. E já agora, o FCP já não era campeão de juniores desde 2000/2001, para apostar na formação é necessário tê-los com qualidade e habituados a ganhar. Segundo o jornal Abola se ficarem mesmo os 3 ex-juniores, o FCP terá, na próxima época, mais jogadores de formação durante alguns anos para cá.

    ResponderEliminar
  19. Por alguma razão o orelhas nos quer ver afastados ou ameaça afastar-se ... É que não ganha nada e perde com o FCPORTO em todas as frentes. Coitado. é um triste.

    ResponderEliminar
  20. Eu diria mais, é um Cabeçudo!...O arbitro não gostou do jogador do Porto que marcou o Golo do Título expulsou-o de seguida....E deu sete(!) minutos de descontos...Hihihihihihihihi!!!!

    ResponderEliminar
  21. Para que não hajam dúvidas sobre a "isenção" do Jornal a "BOLHA" às 22,21 horas no seu site transcrevia o seguinte:



    «NOTÍCIAS NA HORA
    Figo
    ASF

    Futebol Internacional
    Figo decidiu continuar no Inter
    O médio português Luís Figo decidiu continuar mais uma temporada ao serviço do Inter e adiar desse modo a retirada do futebol internacional.
    10-06-2007 19:52

    Selecção
    Portugal estreia-se com empate frente à Bélgica
    A Selecção portuguesa de sub-21 estreou-se com empate (0-0) frente à Bélgica, no Europeu da categoria que hoje teve início na Holanda. No outro jogo do Grupo A, a Holanda (próximo adversário de Portugal, na quarta-feira) venceu Israel por 1-0 e assumiu a liderança.
    10-06-2007 21:57
    Rui Silva repetiu vitória de ontem

    Sporting
    Sporting campeão nacional de atletismo pela sexta vez consecutiva
    O Sporting sagrou-se este domingo na Covilhã campeão nacional de atletismo em pista, conseguindo o seu sexto título consecutivo no sector masculino e o 13.º em femininos.
    10-06-2007 21:41

    Futsal
    Sporting vence Fundação Jorge Antunes
    O Sporting derrotou hoje a Fundação Jorge Antunes apenas nas grandes penalidades, por 4-2, após o jogo ter terminado empatado a quatro golos no prolongamento, no quinto jogo dos «play-offs» do Nacional de futsal.
    10-06-2007 21:07
    Automobilismo - Automobilismo
    GP do Canadá: Kubica sofre violento acidente e fractura perna
    10-06-2007 20:55
    Diversos - Diversos
    Vítor Rodrigues vencedor do GP Abimota
    10-06-2007 20:40
    Futebol - Futebol
    Portugal-Bélgica (sub-21) – Empate (0-0) ao intervalo
    10-06-2007 20:39
    Futebol Internacional - Futebol Internacional
    Dínamo de Kiev campeão da Ucrânia
    10-06-2007 20:08

    Automobilismo - Automobilismo
    Lewis Hamilton vence atribulado GP do Canadá
    10-06-2007 20:06
    Futebol - Futebol
    Portugal-Bélgica (sub-21): pontapé de saída
    10-06-2007 19:46
    Futebol Internacional - Futebol Internacional
    Trezeguet de saída da Juventus
    10-06-2007 19:35
    Futebol Internacional - Futebol Internacional
    «Europeu» de Sub-21: Holanda entra a ganhar no Grupo de Portugal
    10-06-2007 19:09»


    Sem mais comentários...

    ResponderEliminar
  22. Belo é a Catarina sentir esta emoção por mais um titulo. E o Zirtaev poder trazê-lo à colação quando já muitos o esqueceram e viraram as suas atenções para outros "títulos".
    Títulos como os de hoje, de novo em futebol e de novo no hóquei, e mais uma vez com a vítima preferencial, dão ânimo para o resto de Verão. Verão, bem, vamos ver, ainda não entrou, mas também parece estar tímido. São tantos títulos que, Verão, tem vergonha.

    P.S. - o Sportugal, diz que é uma espécie de site desportivo na internet, não tem destaque algum dos títulos de hoje do FC Porto. Esteve na parada a ver o 10 de Junho...

    ResponderEliminar
  23. Hoje aqui, só se devia comentar a tão magnífica quanto sensual prosa da Catarina.
    SIMPLESMENTRE MUITO OBRIGADO!
    Mas como foi dia de mais dois títulos: Parabéns Campeões!
    Ps-Não entendo como um portista pode comprar jornais como OS DOIS ESCARROS DE DIÁRIOS DESPORTIVOS: ''a Bolha'' e os ''Rascord''- ´só se tivesse vontade de vomitar e não conseguisse... e a a seguir cagasse e não tivesse papel higiénico...

    ResponderEliminar
  24. Sensual, olá a coisa está fina... Realmente se a Catarina vier aqui ler a elevada prosa do "azulebranco" vai ficar apaixonadíssima...

    ResponderEliminar
  25. ahh....
    ok. estou assim um pouco sem palavras. o que, numa fala-barato como eu, é coisa que tem que se lhe diga:)
    não posso dizer que o Zirtaev não me tenha avisado deste copy-paste... mas confesso que, depois de tanto tempo e de tanta água já passada debaixo do moinho, me apanhou um pouco desprevenida... até porque, de fim-de-semana em Trás-os-montes para o casamento de uma amiga, só agora dei conta do sucedido.
    estou, como disse, sem palavras. mas recuso, sem qualquer tipo de falsas modéstias, os vossos "parabéns". brincar com as palavras, qualquer um brinca. mas o sentimento que nos une, o que no meu texto vos arrepia, pertence-nos a todos, por inteiro. nada do que eu escrevi é realmente meu: o que eu (d)escrevi foi a NOSSA emoção. a NOSSA vitória. as palavras são minhas, mas são vossas também, e são de todos os corações que se desfizeram e se refizeram naquela tarde magnífica...:)
    amor? seja. é, pois... e é tão bom amar assim...:)

    o Zirtaev sabe o quanto admiro este blog, que considero sem dúvida o melhor na área... (tu sabes, gajo, limpa lá a baba que eu não estou para te aturar:)). ser citada aqui é, acima de tudo, uma honra. ser comentada por vós, cuja maioria já conhecia de outros comentários (a minha vida nem sempre me permite ter tempo para dizer tudo aquilo que gostaria de dizer, mas sou leitora assídua deste blog, e não perco um único post ou comentário), torna essa honra quase insustentável. obrigada. cá do fundo, obrigada.

    ResponderEliminar
  26. LOL!
    ó meireles, apaixonadíssima não diria, mas um comentário destes realmente mexe com o ego de uma portadora de dois cromossomas xx...:)

    de facto, e agora só para ti: obrigada pelo elogio, mas não me julgues "distante" destes espaços, como escreveste. eu ando sempre aqui. não tenho é tempo para comentar, quando o que tenho para dizer nunca é pouco... mas cuidado com o que dizes, porque eu ando de olho em ti:)

    ResponderEliminar
  27. Quando digo "distante" digo-o pensando nas terras do fim do Mundo por onde passeias o teu requintado espírito...Tens razão, nem sempre cuido muito do que atiro pelas teclas fora, mas sou um impulsivo e aquele caramelo do "azulebrancodixit" provocou-me sinceros e arrepiados ciúmes.
    Foi mesmo a pensar em ti e que ias muito provavelmente ler estas palavras que me levaram a conter um pouco e não lhe disse -ou escrevi- tudo o que me ia na alma eu que nunca tive a gloriosa oportunidade, de "espreitar" ainda que por breves momentos a tua sonhada figura!

    ResponderEliminar
  28. LOL!
    xiii... vá gente, assim deixam-me o teclado do pc todo babado e eu não consigo trabalhar:) de resto, tens razão: cuidado com o que dizes, porque eu agora (desde há uns 6 meses, aliás) ando por estes lados:) é melhor seres cauteloso, nunca se sabe quando vais tropeçar em mim na rua... já aconteceu com outros, precisamente nas imediações do Dragão...:)

    ResponderEliminar
  29. Bem miúda, não me venhas mais com elogios desses que fico mesmo todo convencido :-). Quantos aos elogios que te enviaram, mereces cada um deles porque a realidade é que este teu texto, como outros, é de excelência. Sabes que até já foste elogiada tb no forum dos portal dos dragões depois de verem este teu aqui. Sabes bem como fico contente com isso, tu mereces.

    Um beijo.
    PS: Ainda continuo há espera de uma resposta. Tu sabes de que é que estou a falar... ;-)

    ResponderEliminar
  30. Sinceramente. supunha andares ainda por terras frias do Norte e confesso. tenho mesmo de me acautelar e estar atento a todos os vultos com que me cruze...Mas podes crer não é com medo que me possas pisar que pode levar a eu estar mais desperto!...

    ResponderEliminar